• Nenhum resultado encontrado

Junior da Violla. Projeto Violando Conceitos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Junior da Violla. Projeto Violando Conceitos"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Junior da Violla

Projeto

(2)

JUNIOR DA VIOLLA

O violeiro Junior da Violla é um dos maiores nomes da viola no Brasil. Possui 20 anos de carreira como concertista e professor, três trabalhos lançados, diversas apresentações em mídias, SESCs e shows em bares e eventos diversos, endorser das duas maiores marcas de instrumentos musicais do país (Rozini no segmento de violas e Giannini no segmento de cordas). Agraciado com 2 Prêmios Rozini de Excelência na Viola Caipira em 2010 na categoria PROFESSOR e em 2013 na categoria VIOLEIRO, é também um dos maiores divulgadores das antigas violas de 12 cordas.

Desde 1999 apresenta o PROJETO VIOLANDO CONCEITOS aonde leva sua viola ao extremo da experimentação sonora com o uso de looping e efeitos diversos transformando seu instrumento em uma banda completa sem o auxílio de outros músicos. O repertório também é bastante eclético indo da música caipira á blues rock passando por nomes como Tião Carreiro, Almir Sater, Beatles, Creedence, Luiz Gonzaga e Villa-Lobos. Este projeto pode ser apresentado em formato pocket show como também em grandes palcos. Temos constituição jurídica no caso da necessidade de nota fiscal ou cadastro de CNPJ. Conheça a seguir este projeto na íntegra.

Caso queira ver o projeto basta passar o celular no QR Code ao lado.

Junior da Violla

Projeto Violando Conceitos

(11) 5052-0923 / Cel.: (11) 99181-2928

www.juniordaviolla.com.br

e-mail@juniordaviolla.com.br

Junior da Violla usa e recomenda as violas ROZINI e cordas GIANNINI

(3)

Projeto Violando Conceitos

Descrição: espetáculo musical com até 3 horas de duração (ou a combinar) com o violeiro

Junior da Violla revelando todo o potencial da viola, não só como um instrumento do universo caipira mais como um instrumento universal de sonoridades ímpares tirando de sua viola sons percussivos, harmônicos e melódicos, utilizando tecnologias inusitadas para o universo do violeiro e um repertório diversificado que vai da música caipira ao blues e rock, do erudito a MPB. De seu bojo o violeiro tira sonoridades de uma banda completa sem o auxílio de outros músicos ou bases pré-gravadas. Todos os sons saem de sua viola e as músicas são construídas ao vivo na frente do público.

Justificativa: a viola nos últimos cem anos é reconhecida como um instrumento musical

do homem do campo brasileiro. Sendo um instrumento musical considerado específico de um nicho cultural, de estrutura extremamente simples, de origem popular e não sendo um produto vislumbrado pela mídia infelizmente não goza de popularidade em nosso país, causando falta de identificação e estranhamento do público com o instrumento apesar de ter sido um dos primeiros instrumentos musicais inseridos em nossa terra. A assimilação de uma nova cultura ou da quebra de paradigma mostrando a viola, tão associada á

(4)

música caipira, em uma apresentação com a utilização de abordagens modernas e em uma linguagem mais compatível ás novas gerações, trará reflexões de novas linguagens e entendimento ao público derrubando o preconceito existente com o instrumento.

Objetivo: apresentar a viola ao público através de shows em teatros, praças, escolas,

bibliotecas, casas de culturas entre outros locais destinados a cultura através de um espetáculo musical de até 3 horas de duração (ou a combinar) aonde músicas de diversos estilos musicais como o rock dos Beatles em Norwegian Wood, o baião de Luiz Gonzaga em Asa Branca, o erudito em Trenzinho do Caipira ou o blues são apresentados em um espetáculo aonde o violeiro Junior da Violla nos revela todo o potencial da viola, não só como algo característico do universo caipira mas como um instrumento universal, sem rótulos ou preconceitos, utilizando não só as técnicas tradicionais dos violeiros antigos como também técnicas e tecnologia contemporânea, tirando de seu instrumento sons de uma banda completa com direito a percussão, baixo, harmonia e melodia sendo tocados ao mesmo tempo por um único instrumentista sem auxílio de outros músicos ou playback, apenas pedais de looping e efeitos.

Metas: Projeto que visa mostrar ao público em geral a viola como um instrumento musical

moderno e compatível com nosso tempo.

Público Alvo: Livre Faixa Etária: Livre

Gênero: Viola Instrumental / World Music

Metodologia: No início do show será dada uma breve descrição do que é a viola e antes

de cada música uma breve contextualização sobre o autor, a época e a importância da obra a ser tocada.

(5)

Divulgação: Será feita através das mídias sociais do músico como o site

(www.juniordaviolla.com.br) assim como em redes sociais como facebook e instagram.

Currículo

- Nascido em 2 de Janeiro de 1978 em São Paulo, capital, desde muito cedo teve contato com a música. Começou os primeiros acordes no violão de seu pai e aos 5 anos ganhou um pequeno teclado aonde compôs a primeira música. Pouco depois em 1984 ingressou em um curso de piano em uma escola perto de sua casa.

- Entre 1990 e 92 ingressa na banda Sus Four como percussionista e em 1996 como baixista na banda Web of Spider. Inicia a carreira como violeiro no mesmo ano e ingressa nas bandas Blood Eyes e WhyRock misturando a viola caipira com as guitarras pesadas do rock.

- Atua entre Fevereiro de 2000 e Agosto de 2001 na Orquestra Paulistana de Viola Caipira participando de programas de TV como "Viola Minha Viola", "Programa Célia e Celma", "Globo Rural", entre outros, além de vários shows pelo interior de São Paulo. Tornou-se um dos violeiros solistas da orquestra. Entre Agosto de 2001 a Agosto de 2003 foi regente da Orquestra dos Violeiros de São Paulo.

- A partir de Março de 2000 inicia a carreira como professor de viola e violão lecionando a domicílio ou em escolas de música como a Escola de Música Opus (2000 a 07), Escola Livre de Música Pitch & Bend (2001 a 08), Escola de Música Jam Session (2002 a 03), Núcleo Musical NAM (2003). Desde 2006 oferece o curso de viola e violão a distância via internet sendo pioneiro no aprendizado online da viola e desde 2008 leciona em seu próprio escritório.

(6)

- Cursou SENAC (viola caipira em 2000), Escola de Música Pitch & Bend (viola caipira em 2000 e 01), UNICSUL (bacharelado em violão em 2001) e FAAM (bacharelado em composição em 2006 e violão popular de 2014 a 17). É bacharel em música pela FAAM formado em 2017. Atualmente cursa Cordas Dedilhadas Barrocas na EMESP.

- Em Junho de 2001 inaugura seu portal na internet (www.juniordaviolla.com.br), hoje grande referência sobre viola caipira na internet e em Março de 2012 um portal sobre violão (www.oviolao.com.br).

- Desde 1999 trabalha em carreira solo desenvolvendo apresentações de viola instrumental com o Projeto Violando Conceitos, com repertorio variando desde composições próprias, a clássicos da música caipira, passando também por versões de MPB, rock, música flamenca, erudito, entre outros gêneros. Utiliza em seus shows efeitos diversos, inclusive pedais de looping transformando-se em uma ”banda de um homem só”. Atua também como artista de rua, principalmente na região da Avenida Paulista e Parque do Ibirapuera em São Paulo capital além de já ter apresentado este trabalho em diversos SESCs (Santo Amaro, Itaquera, Taubaté, Santana, Consolação, Interlagos, Bauru, Campinas), CEUs, bares, bibliotecas, casas de culturas entre outros.

- Conquistou o 7º Festival de Música da UNICSUL com a dupla Lulu e Zé Gaúcha com os prêmios de “1º lugar” e “melhor arranjo”. Em 2006 ficou em 3º lugar no Festival de Música de Viola Irmãs Volpi e em 2010 recebe do Instituto Brasileiro de Viola Caipira o Prêmio Rozini de Excelência na Viola Caipira na categoria “Professor”. Em 2013 recebe o mesmo prêmio na categoria “Violeiro”. Foi júri do 7º Festival Anapolino de Viola em 2017 e finalista do Prêmio Profissionais da Música 2018 na categoria “Som da Rua”.

- Lançou o CD "Chão Marcado" em 2009, o CD Grandes Clássicos da Música Sertaneja em 2016 e o CD Violando Conceitos em 2018, todos em viola instrumental solo.

(7)

- Participou das bandas Forró com Viola (2001 a 03), Nix Le Plix (2002 a 05), Sus Four (2003 a 05) , Maraska (2005), Electroman (2005), Why (2008), Destilados Elétricos (2010), Carcaráz (2013 á 15) e Junior da Violla Experience (2015 a 17).

- Tornou-se endorse das violas e violões Rozini a partir de Outubro de 2012 e desenvolveu um modelo de viola 12 cordas junto á fábrica, denominado JV Signature 12 cordas. Também se tornou endorse a partir de Janeiro de 2014 dos encordoamentos Giannini.

Junior da Violla – Sinopse Violando Conceitos

A viola também pode ser universal. É sobre este parâmetro que o violeiro Junior da Violla apresenta seu trabalho de viola instrumental desde 1999. Músicas de diversos estilos musicais como o rock dos Beatles em Norwegian Wood, o baião de Luiz Gonzaga em Asa Branca, o erudito em Trenzinho do Caipira ou o blues rock do Creedence em Born on The Bayou são apresentados em um espetáculo aonde o violeiro Junior da Violla nos revela todo o potencial da viola, não só como algo característico do universo caipira mas como um instrumento universal, sem rótulos ou preconceitos, utilizando não só as técnicas tradicionais dos violeiros antigos como também técnicas e tecnologia contemporânea, tirando de seu instrumento sons de uma banda completa com direito a percussão, baixo, harmonia e melodia sendo tocados ao mesmo tempo por um único instrumentista sem auxílio de outros músicos ou playback, apenas pedais de looping e efeitos.

(8)

Mapa de Palco

Projeto Violando Conceitos

ÍTENS NECESSÁRIOS PARA A REALIZAÇÃO DO EVENTO

2 pedestais para microfones ( 1 para voz e outro para o amplificador 1 microfone específico para instrumento

1 microfone específico para voz

1 mesa de som de no mínimo 4 canais com operador capacitado para manuseio

1 direct box com no mínimo 3 entradas para os 2 microfones e para viola para ser ligado em linha na mesa de som

cabos para microfones

cabos de ligação da mesa do som para os retornos e caixas de som

OBS: NA FALTA DE QUALQUER UM DESSES ÍTENS PEDIMOS A GENTILEZA DE

INFORMAR COM ANTECEDÊNCIA. TENHO EQUIPAMENTO PARA APRESENTAÇÃO PARA CERCA DE 300 PESSOAS ( 1 AMPLIFICADOR MARSHALL AS100D 100W, 1

AMPLIFICADOR FENDER ACOUSTASONIC 150W E UMA MEDUSA LANEY 150W )

Junior da Violla

Projeto Violando Conceitos

(11) 5052-0923 / Cel.: (11) 99181-2928

www.juniordaviolla.com.br

e-mail@juniordaviolla.com.br

Junior da Violla usa e recomenda as violas ROZINI e cordas GIANNINI

(9)

Junior da Violla

Projeto Violando Conceitos

(011) 5052-0923 / (11) 99181-2928

www.juniordaviolla.com.br

e-mail@juniordaviolla.com.br

Junior da Violla usa e recomenda as violas ROZINI e cordas GIANNINI

REPERTÓRIO SHOW VIOLANDO CONCEITOS

01) Trilha Nova ( Junior da Violla )

02) Calibre 12 ( Junior da Violla )

03) Chalana ( Mário Zan )

04) Rio Sorocaba ( Junior da Violla )

05) Chão Marcado ( Junior da Violla )

06) O Ganso ( Almir Sater )

07) Comitiva Esperança ( Almir Sater )

08) Trenzinho do Caipira ( Heitor Villa-Lobos )

09) Canção nº 4 ( Johann Kaspar Mertz )

10) Rainy Day Blues ( Junior da Violla )

11) Alma ( Junior da Violla )

12) Spoonful ( Willie Dixon )

13) The Rings of The King ( Junior da Violla )

14) Estudo nº19 OP60 E maior ( Matteo Carcassi )

15) Blackbird ( John Lennon e Paul McCartney )

16) Estudo nº18 Carulli La Menor ( F. Carulli )

17) Estudo Simples nº6 ( Leo Brower )

18) Funk Blues in E ( Junior da Violla )

19) Born on The Bayou ( John Fogerty )

20) Paco ( Junior da Violla )

21) Estudo nº3 Carcassi La Maior ( Matteo Carcassi )

22) Canarios ( Gaspar Sanz )

23) Tristezas do Jeca ( Angelino de Oliveira )

24) Lang Lang ( Junior da Violla )

25) Norwegian Wood ( The Beatles )

26) Boiada Cuiabana ( Raul Torres )

27) Asa Branca ( Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira )

28) Seleção de Pagodes do Tião Carreiro

29) Pietra ( Junior da Violla )

30) Luzeiro ( Almir Sater )

31) Toque de Chamar Moça ( Junior da Violla )

32) Violando Conceitos ( Junior da Violla )

Referências

Documentos relacionados

Se eu morresse amanhã, viria ao menos Fechar meus olhos minha triste irmã; Minha mãe de saudades morreria. Se eu

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

A Lei nº 2/2007 de 15 de janeiro, na alínea c) do Artigo 10º e Artigo 15º consagram que constitui receita do Município o produto da cobrança das taxas

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

No Turno Integral, os alunos participam do Programa Inglês Todo Dia Learn Makers, recebem orientações diá- rias para os estudos, frequentam atividades esportivas,

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir