• Nenhum resultado encontrado

Guia do Professor. Módulo Propriedades das substâncias e dos materiais. Processos de separação de Misturas. Área de Aprendizagem: Química

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Guia do Professor. Módulo Propriedades das substâncias e dos materiais. Processos de separação de Misturas. Área de Aprendizagem: Química"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Guia do Professor

Olá Professor(a)! Este Guia tem por finalidade ajudar você a conduzir as atividades propostas para o estudo de Processos de separação de misturas!

Módulo – Propriedades das substâncias e dos materiais Processos de separação de Misturas

O vídeo “Fazendo e desfazendo café” faz parte do Programa “A Química nossa de cada dia”, produzido pela Universidade Federal Fluminense, no Projeto Condigital, com apoio da Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação – Ministério da Educação e Cultura – Ministério da Ciência e Tecnologia.

(2)

Guia do Professor

FAZENDO E DESFAZENDO CAFÉ

Professor(a), a série de vídeos “A Química nossa de cada dia” produzido pela Universidade Federal Fluminense, tem como objetivo tratar de maneira simples vários aspectos conceituais da Química ligada a fatos cotidianos. O tema escolhido para este vídeo discute como a preparação do café envolve vários conceitos da Química num contexto bastante familiar a qualquer estudante, que é a cozinha. Nesse ambiente, é possível abordar todos os tópicos fundamentais da Química, e alguns já foram abordados no vídeo “Química na Cozinha” que faz parte desta série e seria bastante interessante você consultar.

Este guia tem a finalidade de ajudá-lo a conduzir este assunto em sua sala de aula. Você poderá segui-lo integral ou parcialmente. Lembre-se, que a sua formação e experiência serão os fatores determinantes de sua ação.

Introdução:

O ato de preparar e tomar uma xícara de café são hábitos dos mais tradicionais do povo brasileiro. Por isso buscamos este tema para mostrar que preparar café tem tudo a ver com a Química. O café nada mais é do que uma solução cujo solvente é a água e o soluto são as substâncias que estão presentes no pó de café que são solúveis em água quente As principais técnicas utilizadas na preparação do café: extração por solvente e filtração são fundamentais também no cotidiano dos químicos, que usam essas técnicas para isolamento e purificação de misturas. Podemos obsevar que ao “passar” o café, fazemos também uma mudança de fase com a água. Ao colocar a água líquida para ferver com o bule tampado podemos perceber após o aquecimento

(3)

líquida. Esse é o princípio usado no vídeo para mostrar como “desfazer” o café, ou seja, utilizamos a técnica de destilação simples, indicada para separação de líquidos em uma mistura homogênea.

Nesste caso, mostramos que a destilação do café pronto, leva a purificação da água, separando-a da parte do café que havia se solubilizado na água quente durante a etapa de preparação da bebida. A destilação é uma técnica que pouco alunos têm oportunidade de ver nas escolas, pois várias não tem laboratórios e ou material necessários. Por isso, mostramos no vídeo a destilação simples associada a um produto de uso cotidiano e a outras técnicas como extração e filtração.

No momento em que se coloca o pó dentro do papel de filtro e derrama-se a água fervente sobre o pó, vários compostos deixam a faderrama-se sólida e solubilizam na água quente, formando assim a bebida, uma mistura de vários componentes como: taninos, polifenóis e o mais conhecido deles, a cafeína, um alcalóide com propriedades estimulantes, que ao contrário do que muitos pensam é um sólido branco, de gosto amargo e sem cheiro. O grão do café também possui aminoácidos, proteínas, lipídeos, além de açúcares e polissacarídeos. Mas, o principal segredo: possui uma enorme quantidade de polifenóis antioxidantes, chamados ácidos clorogênicos. Durantea fase de torrefação do café, esses ácidos clorogênicos formam novos compostos bioativos: os quinídeos. É nessa etapa também que as proteínas, aminoácidos, lipídeos e açúcares formam os quase mil compostos voláteis, entre eles o cafeol, um éster volátil solúvel em água quente, um dos principais responsáveis pelo aroma característico do café. É toda essa composição que faz do café uma bebida natural e saudável, se ingerida com moderação.

Objetivo Geral:

Introduzir o estudo de processos de separação e purificação de misturas usando o café com tema motivador.

Objetivos Específicos:

(4)

2- Reconhecer vários processos de separação de mistura, com destaque para: extração por solvente, filtração e destilação simples.

3- Reconhecer quais processos de separação são mais apropriados em relação às propriedades da mistura e do componente que se deseja isolar.

Pré-requisitos de conhecimento:

 Conhecer matéria e suas propriedades específicas;

 Saber diferenciar substâncias de misturas;

 Conhecer diferentes tipos de mistura;

Tempo previsto para a atividade:

Requerimentos técnicos:

Para a exibição do vídeo poderá ser utilizado um computador ou um aparelho de DVD conectado a uma Televisão ou a um Datashow.

Professor(a), você poderá usar duas aulas de 50 minutos: uma para o vídeo e uma para as atividades complementares propostas!

(5)

Professor(a), o vídeo desenvolvido tem cerca de 12 minutos de duração e sua principal finalidade é discutir processos de separação de misturas.

Preparação para a atividade:

Professor(a), o vídeo produzido tem a finalidade de mostrar que em várias atividades humanas a separação dos mais diferentes materiais estão presentes em nosso cotidiano. Neste caso, escolhemos fazer e “desfazer” o café para exemplificar essa prática. É importante que você conheça as concepções prévias de seus alunos sobre este tema, para isso promova uma discussão geral sobre o assunto. Esta discussão poderá acontecer antes ou depois da realização da atividade. É claro, que o momento mais oportuno para isto acontecer depende de você.

Antes de iniciar o vídeo, você pode solicitar a seus alunos que tenham lápis e papel em mãos para anotarem as possíveis dúvidas que possam surgir. Crie um ambiente tranquilo e peça a seus alunos que prestem bastante atenção.

Durante a atividade:

Para um melhor aproveitamento desta atividade é necessário silêncio absoluto, para que se ouça detalhes da narrativa. Se necessário, veja novamente.

Professor(a), após a exibição do vídeo estimule seus alunos a comentarem sobre o assunto. Faça perguntas provocativas, preste muita atenção nas dúvidas que podem surgir!

(6)

Avaliação

Após a execução do vídeo, avalie a participação de seus alunos. Promova uma discussão geral ou peça aos alunos que escrevam uma pequena dissertação sobre o assunto.

Atividades Complementares

Atividade 1 - Pesquisa:

Se possível, divida a turma em dois grandes grupos e peça aos alunos de cada grupo que façam uma pesquisa sobre:

GRUPO 1: Discutir sobre o grau de pureza de alguns materiais ou reagentes. Por exemplo, por que não bebemos água destilada e sim filtrada? Qual é a diferença entre as duas?

GRUPO 2: Lixo urbano: por que é importante a coleta seletiva? Quais técnicas de separação são empregadas nesse processo?

Atividade 2 - Experimentos:

Filtração

Objetivo

(7)

Materiais e Reagentes  4 Coadores de café

 Suporte para o coador;

 Copos ou frascos similares para colocar as misturas e os materiais filtrados;

 Sugestões de misturas: 1) água e sal; 2) água e areia; 3) água e óleo; 4) areia e sal.

Procedimento

Preparar as misturas sugeridas e colocá-las no coador para tentar filtrá-las. Anotar os resultados.

Resultados

Os alunos perceberão que o método só será eficiente para separar misturas de heterogêneas de sólidos com líquidos. Peça que eles pesquisem de que forma poderiam separar as outras misturas.

Atividade 3: Áudio e Vídeos

Sugere-se também como atividade complementar assitir ao vídeo “ “Química na Cozinha” da série “A Química nossa de cada dia” produzidos pela Universidade Federal Fluminense.

Bibliografia consultada

ATKINS, P. W.; JONES.L.L. Princípios de Química. Porto Alegre: Bookman, 2001.

BRENELLI, Eugênia Cristina Souza. A extração de cafeína em bebidas estimulantes: uma nova abordagem para um experimento clássico em química orgânica. Quím. Nova, São Paulo, v. 26, n. 1, Jan. 2003.

MOREIRA, Ricardo Felipe Alves; TRUGO, Luiz Carlos; DE MARIA, Carlos Alberto Bastos. Componentes voláteis do café torrado. Parte II. Compostos

(8)

alifáticos, alicíclicos e aromáticos. Quím. Nova, São Paulo, v. 23, n. 2, Apr. 2000.

MORTIMER, E. F., MACHADO, A. H. Química para o Ensino Médio. São Paulo: Scipione, 2002, 398p.

SNYDER, C., H. The extraordinary chemistry of ordinary things. 4th ed. New Jersey: John Wiley & Sons, 2002, 814 p.

Para estudos complementares

Associação Brasileira da Indústria de Café- ABIC.

Referências

Documentos relacionados

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

3259 21 Animação e dinamização de actividades lúdico-expressivas - expressão musical 50 3260 22 Animação e dinamização de actividades lúdico-expressivas -

Seja o operador linear tal que. Considere o operador identidade tal que. Pela definição de multiplicação por escalar em transformações lineares,. Pela definição de adição

A Psicologia, por sua vez, seguiu sua trajetória também modificando sua visão de homem e fugindo do paradigma da ciência clássica. Ampliou sua atuação para além da