• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL

SUPERIOR

DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL – DEB

EDITAL Nº 018/2010/CAPES

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

PIBID – Edital 2010 Municipais e Comunitárias

ANEXO II

Área 3

Detalhamento de SUBPROJETO

LETRAS

1. Nome da Instituição 2. UF

Universidade de Santa Cruz do Sul RS

3. Subprojeto de licenciatura em: Letras

4. Número de bolsistas de iniciação à docência participantes do subprojeto (de 10 até 20):

5. Número de supervisores participantes do subprojeto: 6. Número de Escolas 20 bolsistas 4 4

7. Coordenador de área do Subprojeto:

Nome: Ângela Cogo Fronckowiak CPF: 375.965.190-91 Departamento/Curso/Unidade: Departamento de Letras

Endereço residencial: Rua Thomaz Flores, 1172. CEP: 96810-090

Telefone: 51-3717-2946 E-mail: acf@unisc.br

Link para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5317551525182488 8. Plano de trabalho

A constatação de que a educação não está atendendo às demandas atuais da sociedade, necessitando de uma mudança, levou Isabel Alarcão (2001) e seus colaboradores a lançarem a ideia de uma Escola Reflexiva em analogia ao conceito de Professor Reflexivo (NÓVOA, 1995 e SCHÖN, 1988). Esta nova escola se pensa e se avalia em relação ao projeto político-pedagógico e a seu compromisso social, constituindo-se numa organização aprendente, que qualifica não só os que nela ensinam, mas todos os que apoiam professores e alunos.

Essa nova visão de educação decorre da concepção de escola como organismo vivo, em desenvolvimento e aprendizagem, norteada pela finalidade de educar, intenção que se concretiza num grande plano de ação: o projeto político-pedagógico. É esta escola, mais situada, mais responsável e preparada para as situações emergentes, mais flexível e livre, que se designa por Escola Reflexiva (ALARCÃO, 2001). A escola que se pensa através de seus atores.

(2)

Uma Escola Reflexiva é uma escola inteligente, autônoma e responsável, que decide o que precisa fazer nas situações específicas da sua existência, e registra o seu pensamento no projeto político-pedagógico que vai sendo pensado e (re) construído no cotidiano das práticas pedagógicas. Na Escola Reflexiva pensa-se o presente para se projetar o futuro.

Queremos uma educação voltada para a cidadania individual e social que perceba as diferenças e a produção de conhecimentos próprios como horizontes de oportunidades para todos, possibilitando a participação ativa e consciente de todos como sujeitos sociais de seu tempo.

Nesta perspectiva, apontamos para a formação de uma Escola Reflexiva, com base na consciência da capacidade de pensamento e reflexão do ser humano como um ser criativo, ressignificando o compromisso profissional dos educadores, reavaliando suas ações e suas práticas num contexto de escola em que todos aprendam a pensar, argumentar, questionar, escutar com atenção.

Não se trata apenas da cidadania comum, mas daquela que se organiza com conhecimento de causa, produz e usa conhecimento para intervir, orienta-se pela informação mais atualizada possível, coloca as questões pertinentes e as enfrenta.

Neste contexto, o curso de Licenciatura de Letras possui componentes curriculares que priorizam a pesquisa, a elaboração, a análise, possibilitando ao estudante autonomia e criatividade em sua tarefa, tornando-o autor de sua proposta.

O Curso de Letras da Unisc, implantado em 1967, já formou quase três mil professores em atuação na rede pública e privada das escolas da região do Vale do Rio Pardo. Assume, portanto, um papel histórico e tem compromisso com a qualidade de ensino de ampla região do Rio Grande do Sul. Sua função precípua é formar professores. Por vezes, os estágios não cobrem suficientemente a necessária capacitação de que esses profissionais necessitam. O projeto do PIBID vem propor um outro olhar ao aproximar acadêmicos da realidade das escolas. Acompanhado não apenas de atividades práticas, mas também de reflexão e produção de saber, vai representar um ingrediente inestimável para a formação dos futuros professores.

Em conjunto com os professores e a Supervisão da Escola, pretendemos detectar as principais carências em relação à leitura, escrita e compreensão de textos e, a partir disso, sugerir ações para a obtenção de mais qualidade e melhor desempenho dos alunos nas escolas. Nesse sentido, dirigimos nossas ações para as seguintes grandes metas:

Leitura:

• detectar as carências de leitura;

• selecionar textos de diversas tipologias, encaminhando – a partir do contato com os textos mais apreciados pelos alunos – o manejo com estratégias de leitura de textos na área de maior dificuldade;

• criar roteiros de leitura para esses textos, incluindo a leitura oral;

• ler textos de diversas tipologias;

• ler também textos de outras áreas de aprendizagem além da língua portuguesa e literatura, a fim de melhorar a compreensão leitora e o encantamento dos estudantes com essa prática social. Escrita:

• detectar as principais carências na escritura de textos por parte dos alunos;

• reconhecer as diversas tipologias de texto escrito e suas especificidades;

• atuar a partir das principais dificuldades, com proposição de estudos e exercícios de aprendizagem;

• acompanhar a escritura de textos por parte dos alunos, procurando corrigir problemas durante o processo de elaboração;

• acompanhar a reescrita de textos, auxiliando na compreensão e superação das carências detectadas.

Compreensão:

• ler compreensivamente para, a partir disso, estender a aprendizagem e o conhecimento;

(3)

• interpretar textos de diversas áreas do conhecimento;

• estabelecer conexões entre o texto lido e outras fontes de conhecimento;

• ler provas de avaliação, como as do Enem, por exemplo, para qualificar a interpretação;

• transformar em comunicação oral aquilo que o texto lido abordou.

Assim, as atividades que serão desenvolvidas no Subprojeto de Licenciatura em Letras, como parte do PIBID/Unisc, têm por objetivo principal fortalecer os conhecimentos acadêmicos em relação à teoria e prática pedagógica no Ensino Fundamental e Médio, especialmente no que se refere à leitura, escrita e compreensão dos conhecimentos na área que compõem os currículos, através da interação com professores e estudantes e, por meio da vivência concreta com alunos das escolas participantes do PIBID/Unisc.

A avaliação será sistemática, contínua e processual envolvendo todas as atividades interdisciplinares e específicas de Pedagogia, na busca de alcançar resultados que qualifiquem os bolsistas-estudantes e os profissionais envolvidos nas comunidades escolares em que o projeto se desenvolve.

9. Nome e endereço das escolas da rede pública de Educação Básica (enumerar todas as participantes do subprojeto institucional)

Nº de alunos matriculados na escola considerando apenas o Nível de Licenciatura1 Último IDEB (quando houver)

Nome: Escola Municipal de Ensino Fundamental São Canísio.

Endereço: Rua Victor Frederico Baumhardt, 2398, Bairro Dona Carlota, Santa Cruz do Sul, RS.

Ensino Fundamental: 242 Anos Iniciais= 3,9 Anos Finais= 3,8

Nome: Escola Estadual de Ensino Médio Willy Carlos Frohlich.

Endereço: Rua Dona Carlota, 127, Bairro Faxinal, Santa Cruz do Sul, RS.

Ensino Fundamental: 396 Ensino Médio: 578

Anos Iniciais= 4,8 Anos Finais= 4,5 Ensino Médio= 3,4 Nome: Escola Estadual de Ensino Médio Alfredo

José Kliemann.

Endereço: Rua Argentina, 140 PA, Bairro Bom Jesus, Santa Cruz do Sul, RS.

Ensino Fundamental: 769 Ensino Médio: 190

Anos Iniciais= 4,7 Anos Finais= 2,7 Ensino Médio= 3,4 Nome: Colégio Estadual Professor Luiz Dourado.

Endereço: Rua Daltro Filho, 1020, Bairro Arroio Grande, Santa Cruz do Sul, RS.

Ensino Fundamental: 865 Ensino Médio: 496 Anos Iniciais= 5,2 Anos Finais= 4,0 Ensino Médio= 3,4 10. Ações Previstas

O acompanhamento das atividades acontecerá semanalmente, da seguinte forma:

• Aproximar os alunos bolsistas dos professores atuantes na área de sua formação;

• Estabelecer o contato permanente com os professores das escolas para conhecer as carências e dificuldades e aprender a lidar com elas;

• Conhecer a realidade de ensino nas escolas;

• Analisar, em conjunto com os professores, as metodologias de trabalho e, se necessário, buscar novas alternativas;

1

(4)

• Conhecer a biblioteca da escola, e propor a renovação de bibliografia e o melhor aproveitamento do acervo existente;

• Organizar grupos de estudo, a realização de oficinas extraclasse, a criação de blogs, a publicação de textos em jornais ou meios eletrônicos;

• Apoiar os alunos com dificuldades de aprendizagem, incentivando-os à escrita e reescrita de seus textos;

• Incentivar o hábito da leitura nas dimensões oral e silenciosa;

• Planejar encontros/reuniões para propor, planejar e/ou avaliar as ações previstas e/ou desenvolvidas;

• Construir materiais didáticos para o trabalho com os alunos das escolas;

• Escrever Diários de Campo, elaborados por professores, bolsistas e alunos, que se constituirão em um rico registro escrito das atividades e experiências vivenciadas subsidiando os diferentes níveis possíveis de reflexão na ação didático-pedagógica;

• Organizar sessões de estudos sistemáticas que subsidiarão os fundamentos epistemológicos, a leitura, as discussão e reflexões que contribuirão com a qualificação do trabalho pedagógico;

• Planejar seminários de avaliação do programa, confecção de relatório final de atividades e de artigo científico (relato de experiências, metodologias, práticas aplicadas e resultados) do PIBID/Unisc na área.

11. Resultados pretendidos

• Estabelecer um engajamento efetivo dos estudantes de Letras com a realidade escolar, propiciando a adoção de atitudes de solidariedade, cooperação, respeito e a construção criativa de soluções para a melhoria de sua atuação docente e da escola pública;

• Conseguir o cumprimento das ações previstas contribuindo com a qualificação da prática docente a partir da observação e reflexão das ações do cotidiano com as turmas das escolas participantes;

• Melhorar a qualidade de leitura em geral, qualificando tanto sua dimensão oral quanto silenciosa;

• Ampliar o domínio e reconhecimento da estrutura dos gêneros a serem trabalhados;

• Melhorar a qualidade de leitura em todas as áreas do currículo;

• Qualificar a estrutura, a organização e os conteúdos de textos escritos, considerando elementos de coesão e coerência;

• Produzir de textos competentes, seja no domínio da escritura, seja no das idéias;

• Qualificar o domínio de resumos;

• Melhorar a interpretação e compreensão leitora dos textos;

• Conhecer a realidade escolar tendo em vista sua futura docência;

• Aproximar a Universidade da escola;

• Contribuir para incremento positivo nos resultados do IDEB, da Prova Brasil e ENEM;

• Contribuir para qualificar os alunos das escolas tendo em vista suas avaliações internas e externas;

• Auxiliar os alunos bolsistas a pôr em prática sua aprendizagem na universidade, tornando visível o caráter interativo e dialógico da leitura e produção de textos;

• Incentivar os bolsistas a se formarem como profissionais que contemplam uma visão de gramática focada no texto;

(5)

• Analisar situações de aprendizagem para melhor intervir no processo ensino-aprendizagem individual e coletivo;

• Instituir a prática de sessões de estudo (movimentos de reflexão/ação/reflexão) junto aos professores com atividades nas escolas envolvidas.

12. Cronograma específico deste subprojeto

Atividade Mês de início Mês de conclusão

1. Selecionar alunos bolsistas e professor supervisor julho/2010 agosto/2010

2. Capacitar professor supervisor e alunos bolsistas para atuar no projeto

agosto/2010 setembro/2010

3. Selecionar material didático para utilização nas escolas agosto/2010 julho/2012

4. Sessões de estudo com os alunos bolsistas agosto/2010 julho/2012

5. Acompanhar os bolsistas em suas ações nas escolas e assessorá-los em suas dificuldades

agosto/2010 julho/2012

6. Contato permanente com as escolas e seus responsáveis pelo projeto

agosto/2010 julho/2012

7. Contato permanente com os propósitos do PIBID e possível correção de rumos

agosto/2010 julho/2012

8. Acompanhar e registrar as ações do projeto agosto/2010 julho/2012

9. Elaborar o relatório anual julho/2011 julho/2012

13. Previsão das ações que serão implementadas com a verba de custeio – a proposta deverá ser

detalhada, pois será usada como parâmetro durante toda a vigência do convênio

Ano 1

Atividade da Rubrica Valor Total Atividades a Serem Executadas

Serviços de Terceiros

Reprografia, impressão de fotos, assinatura de periódicos, confecção de

uniformes, de banner para apresentação em eventos científicos

5.345,00

3, 4, 5, 9, 11, 16

Material de Consumo Material escolar e de escritório

6.867,50

1, 2, 3, 5, 9, 11, 16

Passagens e despesas com locomoção

Transporte de bolsistas de iniciação à docência e do coordenador de área

3.085,00

4, 5, 9, 12

(6)

Ano 2

Atividade da Rubrica Valor Total Atividades a Serem Executadas

Serviços de Terceiros

Reprografia, impressão de fotos, assinatura de periódicos, confecção de material para publicação, confecção de banner para apresentação em eventos

científicos

6.619,00

3, 4, 5, 9, 11, 16

Material de Consumo Material escolar e de escritório

6.018,50

1, 2, 3, 5, 9, 11, 16

Passagens e despesas com locomoção

Transporte de bolsistas de iniciação à docência e do coordenador de área

1.252,50

4, 5, 9, 12

Total 13.890,00

14. Outras informações relevantes (quando aplicável) Referências

ALARCÃO, Isabel (Org.). Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001. ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003.

NÓVOA, António (Coord.). Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995. SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Referências

Documentos relacionados

5.8 O plano de trabalho definitivo deverá conter, no seu texto final, uma apresentação da temática, resultante do estudo que o grupo realizou para uma maior

Essa necessidade de intervenção fez com que o antigo modelo da autonomia da vontade abrisse espaço para a liberdade de contratar (que retira da vontade das partes

A força exercida sobre o osso zigomático, que ocorre geralmente de fora para dentro e de cima para baixo, dissipa-se em toda a extensão em zonas de resistência e de

(“Terceira Emissão de Debêntures”); e (ii) principal da primeira amortização das debêntures da primeira série da quarta emissão da Companhia, nos termos do

APELAÇÃO - RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO - BULLYING SOFRIDO POR LONGO PERÍODO DE TEMPO DENTRO DE ESTABELECIMENTO DE ENSINO - DANOS MORAIS - Pretensão

Um dos desafios, para quem trabalha com loucos, é tornar isso vivível para ele, viável, convivível, suportável, sem esmagar essas forças, esses devires, essas velocidades

Um framework do tipo middleware para sistemas multi- agentes na internet / Aluízio Haendchen Filho ; orientador: Carlos José Pereira de Lucena ; co-orientadora: Viviane Torres

No geral, estas modificações são materializadas na paisagem pelos cortes de talude no sistema vertente (morros e colinas) e aterros e modi- ficações de canais no sistema