• Nenhum resultado encontrado

Manual do Segurado SulAmérica Empresarial. Maio/2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual do Segurado SulAmérica Empresarial. Maio/2011"

Copied!
119
0
0

Texto

(1)

Manual do Segurado

SulAmérica Empresarial

(2)

Prezado(a) Segurado(a),

Obrigado por ter contratado o SulAmérica Empresarial. A partir de agora conte com toda experiência, confiança e agilidade da SulAmérica, associada ao ING.

Este é o Kit boas vindas que contém todas as informações necessárias sobre o seu seguro e instruções de como proceder em caso de sinistro. Leia o material atentamente, confirme seus dados e guarde-o em local de fácil acesso para tornar a sua consulta mais rápida.

Sua apólice corresponde aos dados que foram submetidos e aceitos pela SulAmérica, ela não pode ser transferida ou cedida a terceiros, mesmo que você venda o seu imóvel, sem prévia comunicação e expressa concordância da Seguradora.

Existe à sua disposição uma equipe especializada pronta para atendê-lo (a) através dos telefones:

– Assistência 24 Horas: 4004-4100* (capitais e áreas metropolitanas) ou 0800 727 4100 (demais regiões).

– SAC ou Aviso de Sinistro: 4004-4102* (capitais e áreas metropolitanas) ou 0800 727 4102 (demais regiões).

O site www.sulamerica.com.br é um canal de comunicação 24 horas, onde são encontradas todas as informações sobre a SulAmérica, descontos oferecidos e muito mais.

As condições deste manual são válidas para apólices com vigência a partir de 15 de maio de 2011.

Agradecemos sua confiança, SulAmérica Seguros.

(*) Não é necessário discar o código da área. A ligação será tarifada pela operadora local.

(3)

Índice

I. Condições Gerais ... 05

II - Coberturas ... 39

Cláusula 01 - Incêndio (Inclusive decorrente de tumultos), queda de raio, explosão e implosão de qualquer natureza ... 39

Cláusula 02 - Assistência 24 Horas ... 41

Cláusula 03 - Anúncios Luminosos... 49

Cláusula 04 - Danos Elétricos... 50

Cláusula 05 - Danos Morais ... 52

Cláusula 06 - Demolição e Desentulho ... 53

Cláusula 07 - Derrame de Sprinklers ... 54

Cláusula 08 - Derrame e/ou Vazamento de Tubulação Hidráulica ... 55

Cláusula 09 - Desmoronamento ... 57

Cláusula 10 - Despesas com Instalação em Novo Local ... 58

Cláusula 11 - Despesas Fixas ... 59

Cláusula 12 - Equipamentos Eletrônicos ... 61

Cláusula 13 - Equipamentos Estacionários, Inclusive quando arrendados ou cedidos à terceiros ... 62

Cláusula 14 - Equipamentos Móveis, Inclusive quando arrendados a terceiros ... 65

Cláusula 15 - Fidelidade ... 67

Cláusula 16 - Impacto de Veículos ... 69

Cláusula 17 - Perda ou Pagamento de Aluguel ... 70

Cláusula 18 - Quebra de Vidros ... 71

Cláusula 19 - Responsabilidade Civil Estabelecimentos Comerciais e Industriais ... 73

Cláusula 20 - Responsabilidade Civil do Empregador... 76

Cláusula 21 - Recomposição de Documentos ... 79

Cláusula 22 - Roubo e/ou Furto Qualificado de Conteúdo ... 81

(4)

Cláusula 24 - Roubo ou Furto Qualificado de Valores

no Interior do Estabelecimento ... 90 Cláusula 25 - Tumultos, Greve e Lock-out ... 93 Cláusula 26 - Vendaval, Furacão, Ciclone, Tornado, Granizo,

Queda de Aeronaves, Impacto de Veículos

e Fumaça ... 94

Cobertura Específica para o Segmento Bares/Restaurantes ... 97

Cláusula 27 - Responsabilidade Civil Estabelecimento Bares/ Restaurantes ... 97

Coberturas Específicas para o Segmento Hotéis e Pousadas ... 100

Cláusula 28 - Responsabilidade Civil Estabelecimento de

Hospedagem (Hotéis) ... 100 Cláusula 29 - Roubo de Bens de Hóspedes... 104

Coberturas Específicas para os Segmentos Bares/Restaurantes e Hotéis/Pousadas ... 107

Cláusula 30 - Deteriorização de Mercadorias em Ambiente

Frigorificado ... 107 Cláusula 31 - Responsabilidade Civil Garagista ... 108 Cláusula 32 - Responsabilidade Civil Garagista - Exclusiva

para Riscos de Incêndio, Roubo e/ou Furto

Qualificado ... 112

Cobertura Exclusiva para o Segmento Shopping Center... 115

Cláusula 33 - Responsabilidade Civil Shopping Center ... 115

Coberturas Específicas para as Atividades Escola Particular e Universidade ... 117

Cláusula 34 - Responsabilidade Civil Estabelecimento

(5)

I. Condições Gerais 1.1. Objetivo do Seguro

A Seguradora declara a aceitação do risco objeto do presente contrato, ressalvados os Riscos Excluídos discriminados abaixo.

O presente seguro garante, nos termos da especificação desta apólice, até o Limite Máximo de Responsabilidade (LMR), o pagamento de Indenização ao Segurado, por prejuízos consequentes dos riscos cobertos, deduzindo as respectivas franquias e/ou participação do Segurado.

As Garantias do Sul América Compreensivo Incêndio têm validade em todo o Território Nacional.

2. Locais Segurados

Os locais segurados são os locais de propriedade do Segurado que se encontram discriminados no “Resumo” desta apólice.

3. Seguro sobre frações autônomas de edifício

Fica entendido e acordado que, nos casos de seguros sobre frações autônomas de edifícios em condomínio, o seguro abrange as partes privativas e comuns do Condomínio, na estrita proporção do interesse do condômino segurado.

4. Riscos Cobertos

Fica entendido e acordado que o presente seguro garante as perdas e danos de origem súbita, imprevista e acidental, sofridos pelo Segurado, em decorrência dos riscos especificados como cobertos na especificação da apólice e respectivas cláusulas e definições.

Os eventuais desembolsos efetuados pelo Segurado, decorrentes de Despesas de Salvamento consequentes de um sinistro, com o objetivo de evitar o seu agravamento, minorar o dano, ou salvaguardar o bem, desde que considerados adequados e razoáveis, e, sejam realizados em consonância com a Seguradora, estão cobertos pelo presente Seguro até 10% do valor do bem na data do sinistro ou do LMR da cobertura contratada, o que for menor.

(6)

5. Formas de Contratação

Prevalecerá, para fins deste contrato, relativamente ao Limite Máximo de Responsabilidade (LMR), a forma de contratação indicada na proposta.

5.1. Seguro a Primeiro Risco Relativo

Cobertura Básica e Cobertura de Lucros Cessantes

As coberturas Básica e de Lucros Cessantes, esta última apenas caso venha a ser contratada, serão concedidas a 1º Risco Relativo, e desta forma fica entendido e acordado que a Seguradora responderá pelos prejuízos cobertos até os respectivos Limites Máximo de Responsabilidade (LMR), desde que o Valor em Risco Apurado (VRA de cada cobertura), no momento do sinistro, não seja superior a 1,25 vezes o Valor em Risco Declarado (VRD de cada cobertura) nesta apólice. Caso contrário, o Segurado participará dos prejuízos que vierem a ser apurados, participação esta que será calculada de acordo com a seguinte fórmula (cláusula de rateio):

PS: P x ((VRA - VRD) / VRA) onde:

PS: Participação do segurado

P : Prejuízo apurado (menor ou igual ao LMR relativo ao local sinistrado) VRD: Valor em Risco Declarado na apólice para o local sinistrado VRA: Valor em Risco Apurado para o local sinistrado

Caso o prejuízo apurado seja superior ao Limite Máximo de Responsabilidade (LMR) declarado na apólice para o local sinistrado, a diferença será de responsabilidade integral do Segurado, independente da aplicação da fórmula acima.

5.2. Seguro a Primeiro Risco Relativo II

Cobertura Básica e Cobertura de Lucros Cessantes As coberturas Básica e de Lucros Cessantes, esta última apenas caso venha a ser contratada, serão concedidas a 1º Risco Relativo, e desta forma fica entendido e acordado que a Seguradora responderá pelos prejuízos cobertos até os respectivos Limites Máximo de Responsabilidade (LMR), desde que o Valor em Risco Apurado (VRA de cada cobertura), no momento do sinistro, não seja superior a 2 vezes o Valor em Risco Declarado (VRD de cada cobertura) nesta apólice. Caso contrário, o Segurado participará dos prejuízos que vierem a ser apurados, participação esta que será calculada de acordo com a seguinte fórmula (cláusula de rateio):

(7)

PS: P x ((VRA - VRD) / VRA) onde:

PS: Participação do segurado

P : Prejuízo apurado (menor ou igual ao LMR relativo ao local sinistrado) VRD: Valor em Risco Declarado na apólice para o local sinistrado VRA: Valor em Risco Apurado para o local sinistrado

Caso o prejuízo apurado seja superior ao Limite Máximo de Responsabilidade (LMR) declarado na apólice para o local sinistrado, a diferença será de responsabilidade integral do Segurado, independente da aplicação da fórmula acima.

5.3. Demais Coberturas da Apólce

Nas demais coberturas concedidas pela presente apólice, a Seguradora responderá integralmente pelos prejuízos cobertos, independente do Valor em Risco dos objetos segurados, até os respectivos Limites de Máximos de Responsabilidade, estabelecidos nesta apólice.

Fica ainda entendido e acordado que:

a) Em caso de sinistro, o Segurado não poderá alegar excesso de verba em qualquer cobertura para compensação de eventual insuficiência de outra.

b) A soma de todas as indenizações pagas pela presente apólice em todos os sinistros não poderá exceder o limite da Cobertura de Incêndio/ Queda de Raio/Explosão de qualquer natureza, ficando a apólice automaticamente cancelada quando tal limite for atingido, exceto nos casos que forem acordados a reintegração do Limite Máximo de Responsabilidade (LMR), conforme condições para realização da mesma, explicitas na Cláusula 23 - REINTEGRAÇÃO E REDUÇÃO DO

LIMITE MÁXIMO DE RESPONSABILIDADE destas Condições Gerais.

6. Franquias Dedutíveis

Correrão por conta do Segurado os primeiros prejuízos indenizáveis relativos a cada sinistro coberto por esta apólice, até o limite da Franquia e/ou Participação Obrigatória do Segurado (POS), expressa na Seção 1 - Resumo, desta apólice, indenizando a Seguradora somente o que exceder a este valor.

Se duas ou mais Franquias ou POS, previstas nesta apólice, forem aplicáveis a uma única ocorrência, deverá ser utilizada a franquia de maior valor, a menos que haja disposição em contrário expressas no

(8)

7. Bens Não Cobertos

FICA ENTENDIDO E ACORDADO QUE A PRESENTE APÓLICE NÃO COBRIRÁ OS SEGUINTES BENS:

a) PAPÉIS DE CRÉDITO, PEÇAS DE ARTE, JÓIAS, METAIS PRECIOSOS OU PEDRAS PRECIOSAS, OBRIGAÇÕES EM GERAL, TÍTULOS, SELOS, MOEDA CUNHADA, PAPEL MOEDA, CHEQUES, DINHEIRO EM ESPÉCIE, LETRAS, LIVROS DE CONTABILIDADE OU QUAISQUER OUTROS LIVROS COMERCIAIS;

b) AERONAVES, EMBARCAÇÕES, VAGÕES E LOCOMOTIVAS, DE QUALQUER ESPÉCIE;

c) ÁGUA ESTOCADA, ESTRADAS, RAMAIS DE ESTRADAS DE FERRO, ÁRVORES, GRAMADOS, FLORESTAS, PLANTAÇÕES E ANIMAIS; d) MINAS SUBTERRÂNEAS OU NÃO E OUTRAS JAZIDAS, DE

QUALQUER ESPÉCIE; e) BENS EM TRÂNSITO;

f) NOTEBOOKS, NETBOOKS, LAP-TOPS, PALM-TOPS, PODS, I-PADS, E-BOOKS, BLACK BERRY, MP5, MP6, MP7, MP8, MP9, MP10, MP11, MP12, MP13, GPS, SMART FONE E SIMILARES; g) MOLDES, MODELOS E DEBUXOS, EXCETO PELO VALOR

INTRÍNSECO DO PRÓPRIO MATERIAL;

h) BENS AO AR LIVRE, EXCETO QUANDO SE TRATAR DE OBRIGATORIEDADE OPERACIONAL;

i) ANIMAIS VIVOS, OVOS E VEGETAIS DE QUALQUER ESPÉCIE (PLANTAÇÕES), MESMO SENDO MERCADORIA INERENTE À ATIVIDADE FIM DO SEGURADO;

j) VEÍCULOS DE QUALQUER ESPÉCIE OU FINALIDADE NO INTERIOR DO ESTABELECIMENTO SEGURADO;

k) DOCUMENTOS DE QUALQUER ESPÉCIE, SALVO QUANDO CONTRATADA A COBERTURA DE RECOMPOSIÇÃO DE DOCUMENTOS; l) ACESSÓRIOS DE VEÍCULOS, FERRAMENTAS, SOBRESSALENTES OU COMPONENTES DE QUALQUER ESPÉCIE DE PROPRIEDADE DO SEGURADO OU DE TERCEIROS;

m)BENS, MERCADORIAS, EQUIPAMENTOS E VEÍCULOS AO AR LIVRE, EXCETO OS EQUIPAMENTOS DE REFRIGERAÇÃO, CALDEIRAS, REATORES INDUSTRIAIS E SIMILARES QUE FIZEREM PARTE DAS INSTALAÇÕES PREDIAIS OU FABRIS ONDE SEJA NECESSÁRIO PARA FUNCIONAMENTO A INSTALAÇÃO DO ITEM AO AR LIVRE;

(9)

n) SOFTWARES, SISTEMAS E DADOS ARMAZENADOS OU PROCESSADOS EM EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA;

o) BENS E MERCADORIAS NÃO COMPROVADOS ATRAVÉS DE NOTAS FISCAIS OU LIVROS CONTÁBEIS, INERENTES A ATIVIDADE DO SEGURADO;

p) AMPOLAS DE RAIOS X, VÁLVULAS E SIMILARES COM VIDA ÚTIL; q) QUALQUER BEM DE VALOR ESTIMATIVO;

r) TERRENOS, FUNDAÇÕES E ALICERCES, REPRESAS, RESERVATÓRIOS D'ÁGUA, AÇUDES;

s) GALPÕES DE VINILONA E ASSEMELHADOS, INCLUSIVE O SEU CONTEÚDO;

t) TORRES E LINHAS DE TRANSMISSÃO; u) EQUIPAMENTOS DE PRECISÃO MÉDICA.

Ainda com relação aos bens acima, caso haja disposição em contrário, expressas "Resumo" desta apólice, e mediante pagamento de prêmio adicional tais bens poderão ser cobertos em situações extraordinárias.

8. Prejuízos Indenizáveis

São indenizáveis, até os respectivos Limites de Responsabilidade fixados na apólice, os danos materiais decorrentes:

a) Diretamente dos riscos cobertos pela presente apólice;

b) De desmoronamentos diretamente resultantes dos riscos cobertos pela presente apólice;

c) Da impossibilidade de remoção ou proteção dos salvados, por motivo de força maior;

d) De providências tomadas para o combate e propagação dos riscos cobertos, para o salvamento e proteção dos bens descritos nesta apólice e para o desentulho do local, bem como as despesas decorrentes destas providências.

(10)

9. Prejuízos Não Indenizáveis

ESTE SEGURO NÃO COBRE:

a) QUALQUER PERDA, DESTRUIÇÃO OU DANO DE QUAISQUER BENS MATERIAIS OU QUALQUER PREJUÍZO OU DESPESA EMERGENTE OU QUALQUER DANO CONSEQUENTE, OU QUALQUER RESPONSABILIDADE LEGAL DE QUALQUER NATUREZA, DIRETA OU INDIRETAMENTE CAUSADOS POR, RESULTANTES DE, OU PARA OS QUAIS TENHAM CONTRIBUÍDO RADIAÇÕES IONIZANTES OU DE CONTAMINAÇÃO POR RADIOATIVIDADE DE QUALQUER COMBUSTÍVEL NUCLEAR OU DE QUALQUER RESÍDUO NUCLEAR, RESULTANTE DE COMBUSTÃO DE MATERIAL NUCLEAR, BEM COMO QUALQUER PERDA, DESTRUIÇÃO, DANO OU RESPONSABILIDADE LEGAL DIRETA OU INDIRETAMENTE CAUSADOS POR MATERIAL DE ARMAS NUCLEARES, FICANDO, AINDA, ENTENDIDO QUE, PARA FINS DESTAS EXCLUSÕES, "COMBUSTÃO" ABRANGERÁ QUAL QUER PROCESSO AUTO-SUSTENTADOR DE FISSÃO NUCLEAR; b) PERDAS OU DANOS DIRETA OU INDIRETAMENTE CAUSADOS POR

GUERRA, INVASÃO, ATO DE INIMIGO ESTRANGEIRO, HOSTILIDADES OU OPERAÇÕES BÉLICAS, GUERRA CIVIL, GUERRA QUÍMICA, GUERRA BACTERIOLÓGICA, INSURREIÇÃO, REBELIÃO, REVOLUÇÃO, CONSPIRAÇÃO OU ATO DE AUTORIDADE MILITAR OU USURPADORES DE AUTORIDADE OU ATOS DE QUALQUER PESSOA QUE ESTEJA AGINDO POR PARTE DE, OU EM LIGAÇÃO COM QUALQUER ORGANIZAÇÃO CUJAS ATIVIDADES VISEM À DERRUBADA, PELA FORÇA, DO GOVERNO "DE JURE" OU "DE FACTO" OU A INSTIGAR A QUEDA DO MESMO POR MEIO DE ATOS DE TERRORISMO OU SUBVERSÃO, NEM COBRE, AINDA, PREJUÍZOS RELACIONADOS COM, OU PARA OS QUAIS TENHAM CONTRIBUÍDO TUMULTOS, MOTINS, ARRUAÇAS, GREVES, LOCK-OUT E QUAISQUER OUTRAS PERTURBAÇÕES DA ORDEM PÚBLICA; c) PREJUÍZOS OU DANOS CAUSADOS POR DANOS ELÉTRICOS

DEVIDOS A VARIAÇÕES ANORMAIS DE TENSÃO, CURTO-CIRCUITO, ARCO VOLTAICO, SOBRECARGA, FUSÃO, CALOR GERADO ACIDENTALMENTE POR ELETRICIDADE, DESCARGAS ELÉTRICAS, ELETRICIDADE ESTÁTICA OU QUALQUER EFEITO OU FENÔMENO DE NATUREZA ELÉTRICA, EXCETO QUEDA DE RAIO;

d) PREJUÍZOS CAUSADOS POR EXTRAVIO, ROUBO, FURTO, DESAPARECIMENTO INEXPLICÁVEL OU SIMPLES EXTRAVIO, AINDA QUE, DIRETA OU INDIRETAMENTE, TENHAM CONCORRIDO PARA TAIS PERDAS QUAISQUER DOS EVENTOS COBERTOS;

(11)

e) PERDAS OU DANOS EM CONSEQUÊNCIA DE FERMENTAÇÃO PRÓPRIA OU AQUECIMENTO ESPONTÂNEO;

f) PERDAS OU DANOS DECORRENTES DE SUBMISSÃO DOS BENS SEGURADOS A QUAISQUER PROCESSOS DE TRATAMENTO, DE AQUECIMENTO OU DE ENXUGO;

g) QUAISQUER DANOS NÃO MATERIAIS, TAIS COMO PERDA DE PONTO, LUCROS CESSANTES, PERDA DE MERCADO OU DE LUCROS ESPERADOS, MULTAS, JUROS E OUTROS ENCARGOS FINANCEIROS DECORRENTES DO NÃO CUMPRIMENTO DE QUALQUER CONTRATO, BEM COMO DA PARALISAÇÃO TOTAL OU PARCIAL DO ESTABELECIMENTO SEGURADO;

h) QUAISQUER ÔNUS DECORRENTES DE DANOS A TERCEIROS, INCLUSIVE QUALQUER TIPO DE POLUIÇÃO, EM FUNÇÃO DOS SERVIÇOS E BENS GARANTIDOS PELA APÓLICE, MESMO OS CONSEQUENTES DOS RISCOS COBERTOS;

I) CUSTOS EXTRAS DE REPARO OU SUBSTITUIÇÃO EXIGIDOS POR QUALQUER NORMA, REGULAMENTO, ESTATUTO OU LEI QUE RESTRINJA O REPARO, ALTERAÇÃO, USO, OPERAÇÃO, CONSTRUÇÃO, RECONSTRUÇÃO OU INSTALAÇÃO NA PROPRIEDADE SEGURADA;

j) PERDAS OU DANOS DIRETAMENTE CONSEQUENTES DE DESGASTE PELO USO, DETERIORAÇÃO GRADATIVA DE QUALQUER PARTE DO OBJETO SEGURADO, VÍCIO INTRÍNSECO, INCLUSIVE QUAISQUER EFEITOS OU INFLUÊNCIAS ATMOSFÉRICAS, OXIDAÇÃO, FERRUGEM, ESCAMAÇÕES, INCRUSTAÇÕES, CAVITAÇÃO E CORROSÃO DE ORIGEM MECÂNICA, TÉRMICA OU QUÍMICA;

k) PERDAS OU DANOS CONSEQUENTES DE DESTRUIÇÃO (SALVO SE PARA EVITAR PROPAGAÇÃO DE RISCOS COBERTOS), CONFISCO, NACIONALIZAÇÃO OU REQUISIÇÃO POR ORDEM DE QUALQUER AUTORIDADE QUE POSSUA O PODER "DE JURE" OU "DE FACTO" PARA ASSIM PROCEDER;

l) QUAISQUER PREJUÍZOS OU DANOS MATERIAIS CAUSADOS POR MERA CESSAÇÃO, TOTAL OU PARCIAL, DO TRABALHO OU DE RETARDO OU INTERRUPÇÃO OU CESSAÇÃO DE QUALQUER PROCESSO OU OPERAÇÃO, MESMO DURANTE OS ACONTECIMENTOS COBERTOS;

(12)

n) PERDAS OU DANOS CONSEQUENTES DE OPERAÇÕES DE TRANSPORTE, OU TRANSLADAÇÃO DOS BENS SEGURADOS FORA OU DENTRO DO RECINTO OU LOCAL DE FUNCIONAMENTO EXPRESSAMENTE INDICADO NESTA APÓLICE;

o) PERDAS OU DANOS DECORRENTES DE ATOS PROPOSITAIS, NEGLIGÊNCIAS, AÇÃO OU OMISSÃO DOLOSA DO SEGURADO, SEUS DIRETORES, PREPOSTOS, FUNCIONÁRIOS OU DE QUEM EM PROVEITO DELES ATUAR;

p) QUALQUER TIPO DE RESPONSABILIDADE DO FORNECEDOR OU FABRICANTE PERANTE O SEGURADO POR FORÇA DE LEI OU DE CONTRATO;

q) PERDAS OU DANOS CONSEQUENTES, DIRETA OU INDIRETAMENTE, DE TERREMOTO, MAREMOTO, INUNDAÇÃO, ERUPÇÃO VULCÂNICA OU QUALQUER CONVULSÃO DA NATUREZA; r) PERDAS OU DANOS CONSEQUENTES DE INCÊNDIO RESULTANTE

DE QUEIMADAS EM ZONAS RURAIS;

s) DANOS CAUSADOS POR ATOS ILÍCITOS DOLOSOS OU POR CULPA GRAVE EQUIPARÁVEL AO DOLO, PRATICADOS PELO SEGURADO, PELO BENEFICIÁRIO OU PELO REPRESENTANTE LEGAL DE UM OU DE OUTRO. NOS SEGUROS CONTRATADOS POR PESSOA JURÍDICA, A EXCLUSÃO PREVISTA NESTA CLÁUSULA APLICA-SE AOS SÓCIOS CONTROLADORES, AOS SEUS DIRIGENTES E ADMINISTRADORES LEGAIS, AOS BENEFICIÁRIOS E RESPECTIVOS REPRESENTANTES LEGAIS.

10. Cálculo do Prejuízo e Indenização

10.1. Para determinação dos prejuízos indenizáveis, de acordo com as

condições expressas na apólice, a responsabilidade da Seguradora ficará limitada da seguinte forma:

a) No caso de mercadorias e matérias - primas, será tomado por base o custo de reposição, no dia e local sinistrado, tendo em vista o gênero de negócio do Segurado, limitado ao valor de venda caso este seja menor que o custo de reposição; b) No caso de filmes, registros, documentos, manuscritos, desenhos, plantas e

projetos, será tomado por base o custo de reposição pelo valor do material em branco, mais o custo de copiar informações de meios de suporte ou de originais de geração anterior. Esta apólice não cobre qualquer outro custo, inclusive mas não somente custo de pesquisa, engenharia ou outro, restauração ou recriação de informações e elaboração de programas de informática / software;

(13)

c) No caso de edifícios, maquinismos, instalações, móveis e utensílios, será tomado por base o custo pelo valor de novo correspondente ao conserto, reconstrução ou substituição, no mesmo tamanho, tipo, capacidade e qualidade do bem sinistrado, desde que reconstruídos ou instalados no mesmo ou em outro local dentro de um ano a contar da data do Sinistro. Este valor é limitado a duas vezes o valor atual sendo que para este contrato entende-se como valor atual o valor de novo subtraído do valor da depreciação.

10.2. Apuração dos Prejuízos e Indenização

10.2.1. Seguro contratado com LMR Único (Limite Máximo de Responsabilidade Único)

Caso o LMR Único seja superior ao Valor em Risco Declarado para o local sinistrado, a indenização ficará limitada a este Valor em Risco.

A indenização será fixada de acordo com os seguintes elementos:

a) Prejuízos indenizáveis;

b) LMR Único declarado na apólice;

c) Valor em Risco Declarado para o local sinistrado; d) Cláusula de Rateio (conforme Cláusula 5. Formas de

Contratação destas Condições Gerais).

Os seguintes critérios serão adotados para apuração da indenização:

I) LMR Único igual ou inferior ao Valor em Risco Declarado na apólice para o local sinistrado:

a) Caso o prejuízo indenizável seja igual ou superior ao LMR Único, a indenização será limitada a este LMR. b) Caso o valor do prejuízo indenizável seja inferior ao

LMR Único, a indenização será realizada de acordo com o valor do prejuízo indenizável;

II) LMR Único superior ao Valor em Risco Declarado na apólice para o local sinistrado:

a) Caso o prejuízo indenizável seja igual ou superior ao Valor em Risco Declarado na apólice para o local sinistrado, a

(14)

b) Caso o prejuízo indenizável seja inferior ao Valor em Risco Declarado na apólice para o local sinistrado, a indenização será realizada de acordo com o valor do prejuízo indenizável;

III) Deverão ser observados ainda os critérios para aplicação da Cláusula de Rateio, conforme Cláusula 5. Formas de

Contratação destas Condições Gerais. 10.2.2. Seguro contratado com LMR por local

A indenização será fixada de acordo com os seguintes elementos: a) Prejuízos indenizáveis;

b) LMR declarado na apólice para o local;

c) Cláusula de Rateio (conforme Cláusula 5 - FORMAS DE

CONTRATAÇÃO destas Condições Gerais).

Serão adotados os seguintes critérios:

a) Caso o prejuízo indenizável seja igual ou superior ao LMR declarado na apólice para o local sinistrado, a indenização será limitada ao LMR declarado para o mesmo.

b) Caso o prejuízo indenizável seja inferior ao LMR declarado na apólice para o local sinistrado, a indenização será realizada de acordo com o valor do prejuízo indenizável;

c) Deverão ser observados ainda os critérios para aplicação da Cláusula de Rateio, conforme Cláusula 5. Formas de Contratação constante nestas Condições Gerais.

Em qualquer situação, para fixação da indenização, deverá ser deduzido dos prejuízos indenizáveis, o valor da franquia e/ou participação do Segurado, expressa no “Resumo” desta apólice, assim como toda e qualquer parte danificada do bem sinistrado que tenha valor econômico, quando essa ficar de posse do Segurado.

11. Limite Máximo de Responsabilidade

Limite Máximo de Responsabilidade por Cobertura Contratada (LMR) é o valor a ser pago pela Seguradora com base nesta apólice, referente a danos materiais sofridos pelos bens segurados, consequentes de determinado evento ou série de eventos ocorridos na vigência desta apólice e garantidos pela cobertura contratada. Esse limite não representa, em qualquer hipótese, pré-avaliação dos bens segurados.

(15)

Fica entendido e acordado que o valor da indenização a que o Segurado terá direito, com base nas condições desta apólice, não poderá ultrapassar o valor dos bens segurados no momento do sinistro, independentemente de qualquer disposição constante desta apólice. A contratação da Cobertura Básica de Incêndio/Queda de Raio/Explosão de Qualquer Natureza é a base deste seguro.

O Segurado, a qualquer tempo, poderá subscrever nova proposta ou solicitar emissão de endosso, para alteração do LMR contratualmente previsto, ficando a critério da sociedade seguradora sua aceitação e alteração do prêmio, quando couber.

12. Concorrência De Apólices - Duplicidade De Seguro

12.1. O Segurado que, na vigência do contrato, pretender obter novo

seguro sobre os mesmos bens e contra o mesmos riscos, deverá comunicar sua intenção, previamente, por escrito, a todas as Sociedades Seguradoras envolvidas, sob pena de Perda de Direito.

12.2. O prejuízo total relativo a qualquer sinistro amparado por cobertura de responsabilidade civil, cuja indenização esteja sujeita às disposições deste contrato, será constituído pela soma das seguintes parcelas:

a) despesas, comprovadamente, efetuadas pelo Segurado durante e/ou após a ocorrência de danos a terceiros, com o objetivo de reduzir sua responsabilidade;

b) valores das reparações estabelecidas em sentença judicial transitada em julgado e/ou por acordo entre as partes, nesta última hipótese com a anuência expressa das sociedades seguradoras envolvidas.

12.3. De maneira análoga, o prejuízo total relativo a qualquer sinistro

amparado pelas demais coberturas será constituído pela soma das seguintes parcelas:

a) despesas de salvamento, comprovadamente, efetuadas pelo Segurado durante e/ou após a ocorrência do sinistro;

b) valor referente aos danos materiais, comprovadamente, causados pelo Segurado e/ou por terceiros na tentativa de minorar o dano ou salvar a coisa;

(16)

12.4. A indenização relativa a qualquer sinistro não poderá exceder, em

hipótese alguma, o valor do prejuízo vinculado à cobertura considerada.

12.5. Na ocorrência de sinistro contemplado por coberturas

concorrentes, ou seja, que garantam os mesmos interesses contra os mesmos riscos, em apólices distintas, a distribuição de responsabilidade entre as sociedades seguradoras envolvidas deverá obedecer às seguintes disposições:

I. será calculada a indenização individual de cada cobertura como se o respectivo contrato fosse o único vigente, considerando-se, quando for o caso, franquias, participações obrigatórias do Segurado, limite máximo de indenização da cobertura e cláusulas de rateio;

II. será calculada a "indenização individual ajustada" de cada cobertura, na forma abaixo indicada:

a) se, para uma determinada apólice, for verificado que a soma das indenizações correspondentes às diversas coberturas abrangidas pelo sinistro é maior que seu respectivo limite máximo de garantia, a indenização individual de cada cobertura será recalculada, determinando-se, assim, a respectiva indenização individual ajustada. Para efeito deste recalculo, as indenizações individuais ajustadas relativas às coberturas que não apresentem concorrência com outras apólices serão as maiores possíveis, observados os respectivos prejuízos e limites máximos de indenização.

O valor restante do limite máximo de garantia da apólice será distribuído entre as coberturas concorrentes, observados os prejuízos e os limites máximos de indenização destas coberturas. b) caso contrário, a "indenização individual ajustada" será a indenização

individual, calculada de acordo com o inciso I deste artigo. III. será definida a soma das indenizações individuais ajustadas das

coberturas concorrentes de diferentes apólices, relativas aos prejuízos comuns, calculadas de acordo com o item II deste artigo;

IV. se a quantia a que se refere o inciso III deste artigo for igual ou inferior ao prejuízo vinculado à cobertura concorrente, cada sociedade seguradora envolvida participará com a respectiva indenização individual ajustada, assumindo o Segurado a responsabilidade pela diferença, se houver;

(17)

V. se a quantia estabelecida no inciso III for maior que o prejuízo vinculado à cobertura concorrente, cada sociedade seguradora envolvida participará com percentual do prejuízo correspondente à razão entre a respectiva indenização individual ajustada e a quantia estabelecida naquele inciso.

12.6. A sub-rogação relativa a salvados operar-se-á na mesma proporção

da cota de participação de cada sociedade seguradora na indenização paga.

12.7. Salvo disposição em contrário, a sociedade seguradora que tiver

participado com a maior parte da indenização ficará encarregada de negociar os salvados e repassar a quota-parte, relativa ao produto desta negociação, às demais participantes.

12.8. Esta cláusula não se aplica às coberturas que garantam morte e/

ou invalidez.

13. Pagamento do Prêmio

Fica entendido e acordado que:

a) Para efeito de cobertura nos seguros custeados através de fracionamento de prêmios, no caso de não pagamento de uma das parcelas subsequentes à primeira, deverá ser observado, no mínimo, o número de dias correspondentes ao percentual do prêmio calculado a partir da razão entre o prêmio efetivamente pago e o prêmio devido, conforme tabela de curto prazo abaixo. A Seguradora informará ao Segurado ou ao seu representante legal, por meio de comunicação escrita, o novo prazo de vigência ajustado.

(18)

Tabela de Prazo Curto

Para percentuais não previstos na tabela acima, deverão ser aplicados os percentuais imediatamente superiores.

b) O Segurado poderá restabelecer os efeitos da apólice, pelo período inicialmente contratado, desde que retome o pagamento do prêmio devido, dentro do prazo estabelecido na tabela anterior, sendo facultado à Seguradora a cobrança de juros legais. Ao término do prazo estabelecido na tabela acima, sem que haja o restabelecimento previsto, a apólice ficará automaticamente cancelada.

c) A falta de pagamento da 1ª (primeira) parcela ou do prêmio à vista implicará no cancelamento da apólice.

d) Quando a data limite cair em dia que não haja expediente bancário, o pagamento do prêmio poderá ser efetuado no 1º (primeiro) dia útil seguinte em que houver expediente bancário.

e) A cobrança do prêmio à vista ou parceladamente será efetuada por meio de documento emitido pela sociedade seguradora, diretamente ao Segurado ou a seu representante legal, ou, ainda, por expressa solicitação de qualquer um destes, ao corretor de seguros, observada a antecedência mínima de 5 (cinco) dias úteis, em relação à data do respectivo vencimento.

Relação (%) entre a Parcela do Prêmio Paga e o Prêmio

Total da Apólice

Fração a ser aplicada sobre a vigência original Relação (%) entre a Parcela do Prêmio Paga e o Prêmio Total da Apólice

Fração a ser aplicada sobre a vigência original 13 20 27 30 37 40 46 50 56 60 66 70 15/365 30/365 45/365 60/365 75/365 90/365 105/365 120/365 135/365 150/365 165/365 180/365 73 75 78 80 83 85 88 90 93 95 98 100 195/365 210/365 225/365 240/365 255/365 270/365 285/365 300/365 315/365 330/365 345/365 365/365

(19)

f) No caso de um sinistro ocorrido dentro do prazo de pagamento do prêmio à vista ou de qualquer uma de suas parcelas, sem que o mesmo tenha sido efetuado, o direito à indenização não ficará prejudicado. Quando o pagamento da indenização acarretar o cancelamento do contrato de seguro, as parcelas vincendas do prêmio deverão ser deduzidas do valor da indenização, excluído o adicional de fracionamento.

g) Quando houver parcelamento com juros, o Segurado poderá antecipar o pagamento de qualquer uma das parcelas, com a consequente redução proporcional dos juros pactuados.

h) A presente Cláusula prevalece sobre quaisquer outras condições que dispuserem em contrário.

14. Mora do Segurador

Ressalvados os motivos de caso fortuito ou de força maior, conforme definido em lei, não efetuado o pagamento da indenização dentro do prazo de 30 (trinta) dias contados da entrega de todas as informações e documentos exigidos, desde que aptos a determinar a cobertura e seu valor nos termos do contrato, a indenização ficará sujeita aos juros moratórios de 1% (um por cento) ao mês, calculados pro rata dia, além da atualização monetária segundo a variação do IPCA, tudo até o efetivo pagamento, bem como à pena convencional de 2% (dois por cento) sobre o valor do débito.

15. Mora do Segurado por Risco Decorrido

Havendo mora do Segurado no pagamento do prêmio por risco decorrido assumido pela Seguradora, o débito ficará sujeito a juros moratórios de 1% (um por cento) ao mês, calculados pro rata dia, além da atualização monetária segundo a variação do IPCA, tudo até o efetivo pagamento, bem como à pena convencional de 2% (dois por cento) sobre o valor do débito, que poderá ser exigido por via executiva nos termos da lei.

16. Vício Intrínseco

Não especificado pelo Segurado vício intrínseco do bem ou interesse segurado (conforme o Código Civil), ou não aceito tal risco pela Seguradora, o mesmo não se inclui na garantia do seguro contratado".

(20)

17. Agravamento de Risco

O Segurado perderá o direito à garantia se agravar intencionalmente o risco objeto do contrato.

a) Em caso de agravação do risco sem culpa do Segurado, este, logo que saiba e no prazo máximo de 10 (dez) dias, fica obrigado a comunicar à Seguradora qualquer fato ou circunstância que venha a agravar o risco coberto, sob pena de perder o direito à garantia. b) Feita a comunicação a que se refere o item anterior, a Seguradora

poderá, dentro do prazo de 15(quinze) dias seguintes ao do recebimento do aviso de agravação do risco, optar pela rescisão do contrato, que se tornará eficaz 30 (trinta) dias após a notificação, ou pela cobrança adicional do prêmio, sendo que, na primeira hipótese, devolverá, no prazo de 10 (dez) dias, a diferença do prêmio correspondente ao tempo restante de vigência da apólice. Não devolvido o prêmio no prazo de 10 (dez) dias, o valor a ser restituído será corrigido monetariamente pela variação do IPCA. Na hipótese de continuidade do contrato, a Seguradora poderá cobrar a diferença de prêmio cabível.

18. Redução do Risco

Para efeito do Código Civil será de 15 (quinze) dias o prazo decadencial para o Segurado, por escrito, pleitear análise junto à Seguradora para redução do prêmio em caso de diminuição considerável do risco, entendendo-se como diminuição considerável do risco, a redução do valor em risco segurado ou alteração da atividade exercida pelo Segurado, que resulte, de acordo com critérios de análise da Seguradora, em diminuição do prêmio em relação ao prêmio inicialmente cobrado.

19. Perda de Direitos

19.1. SEM PREJUÍZO DO QUE CONSTA NAS DEMAIS CLÁUSULAS DESTAS CONDIÇÕES E DO QUE EM LEI ESTE JÁ PREVISTO, O SEGURADO PERDERÁ TODO E QUALQUER DIREITO COM RELAÇÃO AO PRESENTE CONTRATO NOS SEGUINTES CASOS: a) FIZER DECLARAÇÕES FALSAS OU, POR QUALQUER MEIO, PROCURAR OBTER BENEFÍCIOS ILÍCITOS DO SEGURO A QUE SE REFERE ESTE CONTRATO;

(21)

b) RECUSAR-SE A APRESENTAR OS LIVROS COMERCIAIS E/ OU FISCAIS, ESCRITURADOS E REGULARIZADOS DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR, BEM COMO TODA E QUALQUER DOCUMENTAÇÃO QUE SEJA EXIGIDA E INDISPENSÁVEL À COMPROVAÇÃO DA RECLAMAÇÃO DE INDENIZAÇÃO APRESENTADA OU PARA LEVANTAMENTO DOS PREJUÍZOS;

c) EFETUAR QUALQUER MODIFICAÇÃO OU ALTERAÇÃO NO ESTABELECIMENTO SEGURADO OU NOS OBJETOS SEGURADOS, OU AINDA NO RAMO DE ATIVIDADE, QUE RESULTEM NA AGRAVAÇÃO DO RISCO PARA A SEGURADORA, SEM SUA PRÉVIA E EXPRESSA ANUÊNCIA; d) NEGLIGÊNCIA DO SEGURADO, SEUS FUNCIONÁRIOS, SÓCIOS, DIRETORES, SEUS PREPOSTOS OU DE QUEM EM PROVEITO DELES ATUAR; DEIXANDO DE TOMAR TODA E QUALQUER PROVIDÊNCIA QUE SEJA DE SUA OBRIGAÇÃO OU QUE ESTEJA AO SEU INTEIRO ALCANCE, NO SENTIDO DE EVITAR, REDUZIR OU NÃO AGRAVAR OS PREJUÍZOS RESULTANTES DE UM SINISTRO;

e) PRESTAR QUALQUER DECLARAÇÃO INEXATA OU OMITIR INFORMAÇÕES QUE POSSAM INFLUIR DIRETA OU INDIRETAMENTE NO CONHECIMENTO, ANÁLISE E ACEITAÇÃO DO RISCO E NA TAXA DO PRÊMIO;

f) NÃO INFORMAR FORMALMENTE À SEGURADORA SOBRE A DESOCUPAÇÃO OU DESABITADO DOS PRÉDIOS SEGURADOS, OU QUE CONTENHAM OS BENS SEGURADOS, POR UM PERÍODO SUPERIOR À 30 (TRINTA) DIAS SEGUIDOS; g) NÃO INFORMAR FORMALMENTE À SEGURADORA SOBRE A ALTERAÇÃO DA FIRMA OU TRANSMISSÃO A TERCEIROS DO INTERESSE NO OBJETO SEGURADO;

h) SE O SINISTRO FOR DEVIDO A CULPA GRAVE, DOLO DO SEGURADO, SEUS FUNCIONÁRIOS, SÓCIOS, DIRETORES, SEUS PREPOSTOS OU DE QUEM EM PROVEITO DELES ATUAR;

i) SE FOR CONSTATADA FRAUDE OU MÁ FÉ DO SEGURADO, SEUS FUNCIONÁRIOS, SÓCIOS, DIRETORES, SEUS PREPOSTOS OU DE QUEM EM PROVEITO DELES ATUAR;

(22)

j) FICA EXPRESSAMENTE VEDADA A TRANSFERÊNCIA DO PRESENTE CONTRATO DE SEGURO A TERCEIROS, AINDA QUE EM DECORRÊNCIA DE ALIENAÇÃO, CESSÃO, OU DE CONSTITUIÇÃO DE GRAVAMES A QUALQUER TÍTULO DO INTERESSE SEGURADO, BEM COMO QUALQUER ALTERAÇÃO DO INTERESSE SEGURADO E DE SUAS EVENTUAIS CARACTERÍSTICAS OU ESPECIFICAÇÕES , SALVO PRÉVIA E EXPRESSA CONCORDÂNCIA DA SEGURADORA (CONFORME EXPRESSO NO CÓDIGO CIVIL). PARA OS FINS DESTA CLÁUSULA, EVENTUAIS MODIFICAÇÕES DO INTERESSE SEGURADO E DE SUAS CARACTERÍSTICAS E ESPECIFICAÇÕES DEVERÃO SER SUBMETIDAS À SEGURADORA, DENTRO DO PRAZO DECADENCIAL 10 (DEZ) DIAS, SOB PENA DA PERDA DO DIREITO À GARANTIA.

19.2. PERDERÁ TAMBÉM INTEIRAMENTE O DIREITO À GARANTIA DO SEGURO E À INDENIZAÇÃO, ALÉM DE FICAR OBRIGADO AO PRÊMIO VENCIDO, O SEGURADO OU BENEFICIÁRIO QUE, POR SI, SUCESSORES, OU REPRESENTANTE, INCLUSIVE SEU CORRETOR, FIZER DECLARAÇÕES INEXATAS OU OMITIR CIRCUNSTÂNCIAS QUE POSSAM INFLUIR NA ACEITAÇÃO DA PROPOSTA, NA TAXA DO PRÊMIO, OU NO PAGAMENTO DA INDENIZAÇÃO EM DECORRÊNCIA DO SINISTRO, NOS TERMOS DO CÓDIGO CIVIL.

19.3. SE A INEXATIDÃO OU A OMISSÃO NAS DECLARAÇÕES NÃO RESULTAR DE MÁ-FÉ, A SEGURADORA PODERÁ:

19.3.1. NA HIPÓTESE DE NÃO OCORRÊNCIA DE SINISTRO: a) CANCELAR O SEGURO, RETENDO DO PRÊMIO

ORIGINALMENTE PACTUADO A PARCELA PROPORCIONAL AO TEMPO DECORRIDO; OU b) PERMITIR A CONTINUIDADE DO SEGURO,

COBRANDO A DIFERENÇA DE PRÊMIO CABÍVEL. 19.3.2. NA HIPÓTESE DE OCORRÊNCIA DE SINISTRO SEM

(23)

a) CANCELAR O SEGURO, APÓS O PAGAMENTO DA INDENIZAÇÃO, RETENDO, DO PRÊMIO ORIGINALMENTE PACTUADO, ACRESCIDO DA DIFERENÇA CABÍVEL, A PARCELA CALCULADA PROPORCIONALMENTE AO TEMPO DECORRIDO; OU

b) PERMITIR A CONTINUIDADE DO SEGURO, COBRANDO A DIFERENÇA DE PRÊMIO CABÍVEL OU DEDUZINDO-A DO VALOR A SER INDENIZADO. 19.3.3. NA HIPÓTESE DE OCORRÊNCIA DE SINISTRO COM

INDENIZAÇÃO INTEGRAL, CANCELAR O SEGURO, APÓS O PAGAMENTO DA INDENIZAÇÃO, DEDUZINDO DO VALOR A SER INDENIZADO A DIFERENÇA DE PRÊMIO CABÍVEL.

19.3.4. SE DA INEXATIDÃO OU OMISSÃO, SE VERIFICAR QUE O RISCO ERA TÉCNICA E/OU JURIDICAMENTE IMPOSSÍVEL DE ACEITAÇÃO, NÃO HAVERÁ DIREITO À GARANTIA, SENDO QUE, HAVENDO BOA-FÉ, O SEGURADOR DEVOLVERÁ O VALOR DO PRÊMIO. 20. Inspeção

A Seguradora se reserva o direito de proceder, durante a vigência desta apólice, inspeções e verificações que julgar necessárias, com relação, ao presente seguro. O Segurado se obriga a facilitar tais inspeções e a fornecer documentos e esclarecimentos que venham a ser solicitados.

21. Sinistros

No caso de sinistro que possa vir a ser indenizável por este Contrato, deverá o Segurado, ou quem suas vezes fizer, sob pena de perder o direito à indenização:

a) Comunicá-lo imediatamente à Seguradora, pela via mais rápida ao seu alcance, sem prejuízo da comunicação escrita, que deverá ser formalizada, a fim de proporcionar à Seguradora a vista do cenário atingido, salvo disposição em contrário expressa em cobertura contratada;

b) Fazer constar da comunicação escrita: data, hora, local, bens sinistrados, estimativa e causas prováveis do sinistro;

(24)

c) Tomar as providências consideradas inadiáveis para resguardar os interesses comuns e minorar os prejuízos;

d) Franquear ao representante da Seguradora o acesso ao local do sinistro e prestar-lhe as informações e os esclarecimentos solicitados, colocando-lhe à disposição a documentação para comprovação ou apuração dos prejuízos;

e) Preservar as partes danificadas e possibilitar a inspeção e verificações das mesmas pelo representante da Seguradora;

f) Proceder caso necessário a imediata substituição dos bens sinistrados, visando evitar a diminuição da eficiência de seus serviços e o prosseguimento normal de suas atividades, sem prejuízo dos itens acima. g) Fica facultada à Seguradora exigir, quando couber, atestados ou certidões de autoridades competentes, bem como certidão de abertura e de resultado de inquérito ou processo instaurado em virtude do fato que produziu o sinistro, sem prejuízo do pagamento da indenização no prazo devido.

h) Principais documentos em caso de sinistro (de acordo com as coberturas contratadas): Carta Aviso, Certidão de Ocorrência Policial, Certidão do Corpo de Bombeiros, Laudo Pericial, Inquérito Policial, Declaração escrita sobre a existência ou não de outros seguros sobre os mesmos bens, Relação detalhada dos prejuízos, Orçamentos para reposição/restauração dos bens sinistrados, Notas fiscais de aquisição dos bens sinistrados, Escritura/Registro do Imóvel, Boletim Meteorológico, Comprovantes de Despesas Fixas pagas, anteriores ao sinistro, Contrato Social e Contrato de Locação.

i) O prazo para a liquidação dos sinistros é limitado a 30 (trinta) dias, contados a partir da entrega de todos os documentos básicos previstos no item anterior (h). No caso de solicitação de documentação e/ou informação complementar, o prazo de 30 (trinta) dias será suspenso, reiniciando sua contagem a partir do dia útil subsequente àquele em que forem completamente atendidas as exigências.

22. Prova do Sinistro

a) O pagamento de qualquer indenização com base neste contrato somente poderá ser efetuado após terem sido relatadas pelo Segurado as circunstâncias da ocorrência do sinistro, apuradas as suas causas, comprovados os valores a indenizar e o direito de recebê-los, cabendo ao Segurado prestar toda a assistência para que isto seja concretizado;

(25)

b) Todas as despesas efetuadas com a comprovação ou apuração do sinistro, e com os documentos de habilitação efetivamente necessários a essa comprovação ou apuração, ficam por conta do Segurado, salvo as diretamente realizadas ou autorizadas pela Seguradora;

c) As despesas prevista na Cláusula 21. Sinistros, correrão por conta da Seguradora e serão deduzidas do Limite Máximo de Responsabilidade (LMR) para a respectiva cobertura sinistrada, quando não houver limite específico estipulado;

d) A Seguradora poderá exigir atestados ou certidões de autoridades competentes, bem como o resultado de inquéritos ou processos

instaurados em virtude do fato que produziu o sinistro;

e) Os atos ou providências que a Seguradora praticar após o sinistro não importam, por si só, no reconhecimento da obrigação de pagar a indenização reclamada.

23. Reintegração e Redução do Limite Máxima de Resposabilidade

Observadas as exceções especificadas neste contrato, o Limite Máximo de Responsabilidade (LMR), em caso de sinistro parcial, poderá ser reintegrado ao seu valor original por acordo das partes, mediante cobrança de prêmio adicional calculado a partir da data do sinistro até o término de vigência do contrato, sendo para tanto facultado à Seguradora proceder a nova análise do risco.

Se durante a vigência desta apólice ocorrer um ou mais sinistros pelos quais a Seguradora seja responsável, o Limite Máximo de Responsabilidade (LMR) do item sinistrado ficará reduzido da importância correspondente ao valor da indenização paga, a partir da data da ocorrência do sinistro, não tendo o Segurado o direito a restituição do prêmio correspondente a aquela redução. Nessa hipótese, desde que expressamente solicitada pelo Segurado, e haja anuência formal da Seguradora, fica facultada a reintegração do Limite Máximo de Responsabilidade (LMR), observados os seguintes critérios:

a) A partir da data da ocorrência do sinistro - Desde que a solicitação do Segurado seja feita num período não superior a 72 (setenta e duas) horas após a ocorrência do sinistro.

b) A partir da data da anuência formal da Seguradora - Quando a solicitação do Segurado for feita em data posterior ao período de 72 (setenta e

(26)

Em qualquer hipótese, o respectivo prêmio será calculado proporcionalmente ao período a decorrer da vigência da apólice. É facultado à Seguradora não aceitar a reintegração, segundo sua análise técnica.

24. Salvados

Ocorrido o sinistro que atinja os bens descritos nesta apólice, o Segurado não poderá fazer o abandono dos salvados e deverá tomar, desde logo, todas as providências cabíveis no sentido de protegê-los e de minorar os prejuízos.

A Seguradora poderá tomar providencias para o melhor aproveitamento dos salvados, ficando, no entanto, entendido e acordado que quaisquer medidas tomadas por ela não implicarão no reconhecimento de obrigação de indenização nem a admissão do abandono dos mesmos por parte do Segurado.

25. Reposição

25.1. Nas coberturas contratadas contra danos materiais, a Seguradora indenizará o Segurado com pagamento em dinheiro, podendo optar pela reparação ou substituição dos bens sinistrados, a fim de repô-los no estado em que se achavam imediatamente antes do sinistro, até os Limites de Responsabilidade estabelecidos nesta apólice; 25.2. O Segurado se obriga a fornecer à Seguradora plantas,

especificações, registros contábeis e quaisquer outros esclarecimentos necessários à reposição prevista no item anterior; 25.3. Em nenhum caso a Seguradora será responsável por quaisquer alterações, ampliações, melhorias ou revisões feitas na reparação do bem segurado que sofreu o sinistro, que resultem no aumento do valor a ser indenizado, conforme o item "a" acima.

26. Sub-Rogação de Direitos

26.1. A Seguradora, paga a indenização do sinistro, fica sub-rogada, observados os limites desta indenização, nos direitos e ações do Segurado contra terceiros cujos atos ou fatos tenham dado causa ao prejuízo indenizado, podendo exigir do Segurado, em qualquer tempo, o instrumento de cessão e os documentos hábeis para o exercício desses direitos.

(27)

26.2. O Segurado e/ou seus prepostos não podem praticar qualquer ato que venha a prejudicar o direito de sub-rogação da Seguradora, nem fazerem acordo ou transação com terceiros responsáveis pelo sinistro, salvo mediante expressa autorização da Seguradora. 26.3. Salvo dolo, a sub-rogação não tem lugar, se o dano foi causado pelo cônjuge do Segurado, seus descendentes ou ascendentes, consanguíneos ou afins. É ineficaz qualquer ato do Segurado que diminua ou extinga, em prejuízo do segurador, os direitos a que se refere esta Cláusula.

27. Rescisão

O presente contrato de seguro poderá ser rescindido, total ou parcialmente, a qualquer tempo, por acordo entre as partes contratantes. Em qualquer hipótese, a Seguradora restituirá ao Segurado a parte do prêmio recebido proporcional ao tempo não decorrido, a contar da data do cancelamento.

28. Renovação da Apólice

No período que preceder o término de vigência da presente apólice, fica desde já franqueado à Seguradora, o direito de emissão dos documentos de renovação e apresentação dos mesmos ao Segurado, correspondente a mais um período de vigência anual, nas condições tarifárias vigentes na época da renovação. É garantido ao Segurado o direito de desistência da mesma ou a alteração de seus termos. A nova apólice ou o endosso de renovação, terão vigência de 1 (um) ano.

29. Atualização Monetária e Juros Moratórios

29.1. Fica expressamente pactuado o Índice de Preços ao Consumidor

Amplo/Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -IPCA/IBGE para atualização, quando couber, de todos os valores contratados e de eventuais importâncias a serem pagas, devolvidas ou complementadas, observadas as disposições específicas de cada cláusula deste contrato;

29.2. Os valores devidos a título de devolução de prêmios pela

(28)

a) No caso de cancelamento do contrato, os valores de prêmio serão

exigíveis a partir da data de recebimento da solicitação de cancelamento ou a data do efetivo cancelamento, se o mesmo ocorrer por iniciativa da sociedade seguradora;

b) No caso de recebimento indevido de prêmio pela sociedade

seguradora, os valores serão exigíveis a partir da data de recebimento do prêmio;

c) Os valores das obrigações pecuniárias, não contempladas nos itens

anteriores, sujeitam-se à atualização monetária pela variação positiva do índice estabelecido no plano, na hipótese de não cumprimento do prazo para o pagamento da respectiva obrigação pecuniária a partir da data de exigibilidade;

d) Nenhuma correção será devida, caso o valor da indenização, apurada

com base em tabela referencial no ato da contratação, seja equivalente ao valor da reposição do bem na data do seu efetivo pagamento;

e) Nenhuma atualização das obrigações pecuniárias será devida, no caso

de cumprimento do prazo previsto para o pagamento da respectiva obrigação;

f) A atualização de que trata esta cláusula será efetuada com base na

variação apurada entre o último índice publicado antes da data de exigibilidade da obrigação pecuniária e aquele publicado imediatamente anterior à data de sua efetiva liquidação;

g) No caso de extinção do índice pactuado - IPCA/IBGE, será utilizado

como índice substituto, aquele definido pelo Conselho Monetário Nacional - CMN como índice de preços relacionado às metas de inflação;

h) Ressalvados os motivos de caso fortuito ou de força maior conforme

definido em lei, não efetuado o pagamento da indenização, pela Seguradora, dentro do prazo de 30 (trinta) dias ou do prazo previsto em cláusula específica, da entrega de todas as informações e documentos exigidos, desde que aptos a determinar a cobertura e seu valor nos termos do contrato, a indenização ficará sujeita aos juros moratórios de 1% (um por cento) ao mês, calculados pro rata dia, além da atualização monetária segundo a variação do IPCA/IBGE, tudo até o efetivo pagamento, bem como à pena convencional de 2% (dois por cento) sobre o valor do débito;

(29)

i) Havendo mora do Segurado no pagamento do prêmio por risco

decorrido assumido pela Seguradora, o débito ficará sujeito a juros moratórios de 1% (um por cento) ao mês, calculados pro rata dia, além da atualização monetária segundo a variação do IPCA/IBGE, tudo até o efetivo pagamento, bem como à pena convencional de 2% (dois por cento) sobre o valor do débito, que poderá ser exigido por via executiva nos termos da lei;

j) Esta cláusula prevalece sobre todas as outras cláusulas presentes

neste contrato, que dispuserem em contrário;

k) Os juros moratórios, são contados a partir do primeiro dia posterior

ao término do prazo fixado em contrato.

30. Vigência e Cancelamento da Apólice

30.1. Este seguro entrará em vigor pelo prazo estipulado no item

Vigência, na Seção 1 - Resumo desta apólice , a contar das 24 (vinte e quatro) horas da data de início de vigência indicada na proposta e somente poderá ser cancelado ou rescindido, total ou parcialmente, excetuados os casos previstos em Lei, por acordo entre as partes contratantes.

Também são causas determinantes da extinção e/ou cancelamento deste contrato:

a) Quebra de vínculo entre o Segurado e o Estipulante; b) A ocorrência de perda total do bem segurado; c) Acordo entre o Segurado e a Seguradora;

d) Solicitação, por escrito, do Segurado à Seguradora;

e) Não pagamento do prêmio (total ou parcelas) à Seguradora; f) Transmissão do Objeto Segurado para terceiros.

30.2. Os contratos de seguros, cujas propostas tenham sido

recepcionadas com adiantamento de valor para futuro pagamento parcial ou total do prêmio, terão seu início de vigência a partir da data de recepção da proposta pela Seguradora.

Não havendo pagamento de prêmio, quando do protocolo da proposta, o início de vigência da cobertura coincidirá com a data da aceitação da proposta ou com data distinta, desde que expressamente acordada entre as partes.

(30)

30.3. Se, por qualquer motivo previsto no contrato, for solicitado o

cancelamento do seguro, estando o Segurado em dia com suas obrigações contratuais, inclusive a do pagamento integral do prêmio ou das suas respectivas parcelas, a Seguradora poderá atender a solicitação, mediante acordo com o Segurado. Neste caso, a Seguradora pode reter, no máximo, além dos emolumentos, o prêmio calculado de acordo com a tabela de prazo curto, exposta na cláusula 13 - Pagamento de Prêmio destas Condições Gerais.

31. Aceitação do Seguro

31.1. Após protocolada a proposta, devidamente assinada pelo

Segurado e/ou corretor de seguros, na sucursal, a SulAmérica tem o prazo de 15 dias, contados a partir da data do seu recebimento, para se manifestar a respeito da aceitação do seguro, seja para seguros novos, renovações, bem como para alterações que impliquem modificação do risco.

31.2. Caso o proponente do seguro seja pessoa física, a solicitação de

documentos complementares, para análise e aceitação do risco ou da alteração proposta, poderá ser feita apenas uma vez, durante o prazo previsto no item 31.1, acima. Se o proponente for pessoa jurídica, a solicitação de documentos complementares, poderá ocorrer mais de uma vez, durante o prazo previsto no item 31.1, acima, desde que a sociedade seguradora indique os fundamentos do pedido de novos elementos, para avaliação da proposta ou taxação do risco.

31.3. Na hipótese prevista no item anterior, o prazo de 15 dias ficará

suspenso, voltando a correr a partir da data em que se der a entrega da documentação.

31.4. Caso não haja nenhuma manifestação expressa e por escrito, por

parte da Seguradora, no prazo previsto em 31.1. e 31.2., o seguro está automaticamente aceito.

31.5 Em caso de recusa da proposta, a Sul América comunicará ao

Segurado, por carta protocolada via corretor, com as justificativas cabíveis, no prazo máximo de 15 (quinze) dias.

(31)

31.6. Não obstante o eventual recebimento antecipado do prêmio, no

todo ou em parte, em caso de recusa do risco proposto, a Seguradora efetuará a devolução dos valores pagos, atualizados com base na variação do IPCA, a partir da data do pagamento pelo proponente até a data da efetiva restituição, que ocorrerá no prazo máximo de 10 dias corridos, deduzido da parcela "pro rata temporis" correspondente ao período em que tiver prevalecido a cobertura.

31.7. No caso de proposta com pagamento de prêmio, haverá cobertura

do risco até a decisão da Seguradora quanto a sua aceitação ou não, que na hipótese da recusa do risco proposto, dentro do prazo estabelecido nesta cláusula, haverá cobertura de seguro por mais 2 (dois) dias úteis após a formalização da recusa ao Segurado e/ ou seu representante, descontando-se do prêmio pago, calculado com base pro rata temporis, aquele devido pelo período em que houve cobertura condicional.

31.8. O contrato poderá ser alterado em qualquer tempo dentro da vigência

deste contrato, somente mediante proposta assinada pelo proponente e/ou seu Corretor da apólice vigente.

31.9. O disposto nesta cláusula se aplica a seguros novos e renovações,

bem como para alterações que impliquem modificação do risco.

31.10. A emissão da apólice, do certificado ou do endosso será feita

em até 15 (quinze) dias, a partir da data da aceitação da proposta.

32. Foro Competente

O foro competente para nele dirimirem litígios, por motivo existente direta ou indiretamente no presente contrato será o do domicílio do Segurado. Na hipótese de inexistência de relação de hipossuficiência entre as partes, será válida a eleição de foro diferente do domicílio do Segurado.

33. Prescrição

Decorridos os prazos estabelecidos pelo Código Civil, opera-se a prescrição.

(32)

34. Disposições Gerais

34.1. A aceitação do seguro estará sujeita a análise do risco;

34.2. O registro deste plano na SUSEP não implica, por parte da Autarquia, incentivo ou recomendação a sua comercialização; 34.3. O Segurado poderá consultar a situação cadastral de seu corretor

de seguros, no site www.susep.gov.br, por meio do número de seu registro na SUSEP, nome completo, CNPJ ou CPF.

35. Número de Processo da SUSEP

Este seguro possui registro na SUSEP sob número 15414.004334/2004-08.

36. Legislação Aplicável

O presente contrato de seguro é regido pelo Código Civil e demais normativos vigentes aplicáveis às operações de seguro.

37. Cláusula de Exclusão - Interpretação de Datas por Equip. Eletrônicos (Circular Susep nº 55 de 05 / 08 / 1998)

Fica entendido e acordado que este seguro não cobre quaisquer prejuízos, danos, destruição, perda e/ou reclamações, responsabilidades de qualquer espécie, natureza ou interesse, ainda que decorrentes de lei ou imposição judicial, que possam ser, direta ou indiretamente originados de, ou consistirem em:

37.1. Falha ou mal funcionamento de qualquer equipamento e/ou

programa de computador e/ou sistema de computação eletrônica de dados em reconhecer, corretamente interpretar, processar, distinguir e/ou salvar como real e correta, a data de calendário da virada do milênio e qualquer outra data posterior decorrente da mesma falha.

37.2. Qualquer ato, falha, inadequação, incapacidade, inabilidade ou

decisão, do Segurado ou de qualquer terceiro, relacionados com a não utilização ou não disponibilização de qualquer propriedade ou equipamento de qualquer tipo, espécie ou qualidade, em virtude do risco de reconhecimento, interpretação ou processamento de datas de calendário.

(33)

Para todos os efeitos, entende-se como equipamento ou programa de computador os circuitos eletrônicos, microchips, circuitos integrados, microprocessadores, sistemas embutidos, hardwares (equipamentos computadorizados), softwares (programas utilizados ou a serem utilizados em equipamentos computadorizados), firmwares (programas residentes em equipamentos computadorizados), computadores, equipamentos de processamentos de dados, sistemas ou equipamentos de telecomunicações ou qualquer outro equipamento similar, sejam eles de propriedade do Segurado ou não.

A presente cláusula se refere exclusivamente a problemas relativos à virada do milênio, sendo abrangente e derrogando inteiramente qualquer dispositivo do contrato de seguro que com ela conflite ou que dela divirja.

38. Cláusula de Exclusão - Atos de Terrorismo (Circular Susep n.º 168 de 31 de outubro de 2001)

Não obstante o que em contrário possam dispor as condições gerais, especiais e/ou particulares do presente seguro, fica entendido e concordado que, para efeito indenitário, não estarão cobertos danos e perdas causados direta ou indiretamente por ato terrorista, cabendo à Seguradora comprovar com documentação hábil, acompanhada de laudo circunstanciado que caracterize a natureza do atentado, independentemente de seu propósito, e desde que este tenha sido devidamente reconhecido como atentatório à ordem pública pela autoridade pública competente.

39. Mediação e Arbitragem

O Segurado e Seguradora poderão optar, para solução de qualquer controvérsia quanto à interpretação dos termos e condições da presente apólice, assim como na regulação e liquidação de qualquer sinistro, pela Mediação ou Arbitragem, cuja decisão terá o mesmo efeito de sentenças proferidas pelo Poder Judiciário.

39.1. A parte interessada em estabelecer uma das referidas modalidades

de solução de conflito deverá intimar a outra, por escrito, de seu interesse para que, no prazo de 15 (quinze) dias, a parte intimada se pronuncie sobre a sua expressa e formal aceitação.

(34)

39.2. Caso aceita pelas partes, a mediação ou arbitragem será realizada,

preferencialmente, por um "Árbitro ou Mediador Comum" que as partes nomearão conjuntamente e, também preferencialmente, por meio institucional, através do Centro Brasileiro de mediação e Arbitragem do Rio de Janeiro - CBMA, observados os termos da Lei nº 9.307, de 23/09/1996.

39.3. Todas as questões relativas ao processamento da Mediação ou

Arbitragem, tais como seu regulamento, regime de custas, prazos, serão pelas partes convencionadas no respectivo "Compromisso" a ser assinado no momento da instauração da Mediação ou da Arbitragem.

40. Âmbito Geográfico

Considera-se como âmbito geográfico todo o território nacional.

41. Definições Gerais

Para efeito deste seguro, prevalece as seguintes definições: A

Apólice - É o contrato do seguro no qual constam os dados do Segurado,

além das coberturas, das condições gerais e particulares que identificam o risco e o patrimônio do segurado.

Aviso de Sinistro - É a comunicação específica de um dano pessoal ou

material, a que o Segurado é obrigado a fazer à sua Seguradora com a finalidade de dar conhecimento imediato à mesma da ocorrência do sinistro, informando o dia, a hora, as circunstâncias da ocorrência etc., visando evitar ou minimizar a extensão dos prejuízos.

B

Beneficiário - É a pessoa física ou jurídica que, de direito ou por ter sido

nomeada pelo Segurado, goza da condição de favorecida em caso de pagamento da indenização, ou de parte dela, que seja devida pelo contrato de seguro.

Bens (objeto dos seguros) - Todas as coisas, móveis e imóveis, direitos

e ações, apreciáveis economicamente e que são objeto de propriedade.

C

Caso Fortuito/Força Maior - É o acontecimento imprevisto, independente

(35)

Cláusula de Rateio - Cláusula que estipula a participação proporcional

do Segurado em caso de sinistro segundo estabelecido nas condições gerais da apólice.

Condições Especiais - Conjunto das disposições específicas relativas a

cada modalidade e/ou cobertura de um plano de seguro, que eventualmente alteram as Condições Gerais.

Condições Gerais - Conjunto das cláusulas comuns a todas as

modalidades e/ou coberturas de um plano de seguro, que estabelecem as obrigações e os direitos das partes contratantes.

Condições Particulares - Conjunto de cláusulas que alteram as Condições

Gerais e/ou Especiais de um plano de seguro, modificando ou cancelando disposições já existentes, ou, ainda, introduzindo novas disposições e eventualmente ampliando ou restringindo a cobertura.

Corretor - É o profissional legalmente autorizado a angariar e promover

contratos de seguro entre as Seguradoras e as pessoas físicas ou jurídicas.

D

Dano - É o prejuízo sofrido pelo Segurado, indenizável ou não, de acordo

com as condições de sua apólice.

Depreciação - É a perda progressiva de valor de bens, móveis ou imóveis,

pelo seu uso, idade ou estado de conservação.

Dolo - Artifício fraudulento empregado pelo Segurado para obrigar a

Seguradora a algo que não assumiu. É a vontade deliberada de produzir o dano. Assim como a culpa grave é risco excluído de qualquer contrato de seguro.

E

Endosso ou Aditivo - Documento emitido pela Seguradora durante a

vigência do contrato, que promove alterações, correções, inclusões, enfim, quaisquer modificações nos dados constantes na apólice. Sua emissão e autenticação ficam a cargo do Segurador. Este documento, sempre que emitido, torna-se parte integrante da apólice, ficando uma via em poder do Segurador, uma em poder do corretor e outra do Segurado.

Estipulante - É a pessoa jurídica que contrata um seguro. Nos seguros

(36)

F

Franquia - É um valor inicial da importância segurada, pelo qual o segurado

fica responsável como segurador de si mesmo.

I

Indenização - Valor a ser pago pela Seguradora, em caso de sinistro,

que corresponderá ao valor dos prejuízos indenizáveis, menos a franquia, e limitada ao Limite Máximo de Responsabilidade (LMR).

L

Liquidação de Sinistro - Processo de pagamento de indenização, ao segurado

ou a seus beneficiários.

Limite Máximo de Responsabilidade (LMR) - É o limite máximo, fixado

nos contratos de seguro, representando o máximo que a seguradora irá suportar num risco ou contrato.

M

Modalidade - É a subdivisão do ramo de seguros para os quais são

aplicadas certas condições e regras tarifárias.

O

Objeto do Seguro - Designação genérica dada a todo interesse que se

quer segurar, seja este uma coisa, um bem, uma pessoa, uma responsabilidade, uma obrigação ou uma garantia.

P

Participação Obrigatória do Segurado - Condição contratual do seguro

que restringe ao segurado a transferência ao segurador do total do risco proposto, independentemente da existência ou não de franquia obrigatória ou facultativa.

Prêmio - É o valor pago pelo Segurado ao segurador, para que este

assuma a responsabilidade por um determinado risco coberto pelo contrato de seguro.

Pró-rata Temporis - É o método utilizado para calcular o prêmio de seguro

com base nos dias de vigência do contrato quando este for realizado por período inferior a 1 (um) ano e sempre que não cabível o cálculo do prêmio com a Tabela de Prazo Curto.

(37)

Proponente - É a pessoa que se propõe a realização de um seguro,

preenchendo uma proposta.

Proposta de Seguro - Documento pelo qual o Segurado propõe à

Seguradora a contratação do seguro. Formulário que você preencheu fornecendo os dados para que seja avaliada a aceitação, custos e condições de seu seguro. Qualquer dado omitido ou falseado na proposta que influencie na aceitação do risco, acarretará a perda de direito a indenização, nos termos do Código Civil.

R

Reintegração - Restabelecimento da importância segurada, após o sinistro

e o pagamento de uma indenização. Esta reintegração é prevista em alguns ramos de seguro.

Restituição de Prêmio - Qualquer redução de cobertura ou de valores

segurados do contrato, expressamente aceita pela Seguradora, que venha a gerar devolução de parte do prêmio pago.

Risco - É o evento incerto ou de data incerta, independente da vontade

das partes contratantes, contra qual é feito o seguro. Por exemplo: incêndio, roubo, etc.

Roubo - Subtração do bem segurado para si ou para outrem mediante

grave ameaça ou violência a pessoa ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido a possibilidade de resistência.

S

Salvados - São os bens que, indenizados pela Seguradora, passam a

ser de propriedade desta, por direito sub-rogatório.

Segurado - É a pessoa física ou jurídica perante a qual o segurador

assume a responsabilidade dos riscos previstos no contrato de seguro.

Seguradora - A Sul América Cia Nacional Seguros, que emite a apólice e

assume a cobertura dos riscos de acordo com as condições do seguro contratado.

Sinistro - É a concretização do risco cujas consequências são cobertas

financeiramente pela apólice contratada (o conjunto de danos corporais e materiais resultantes de um mesmo acontecimento constitui um único sinistro, para efeito de cobertura e indenização).

Sub-rogação - Após receber qualquer indenização, o Segurado passa

(38)

SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) - É o órgão de controle

e fiscalização do mercado segurador brasileiro.

T

Tabela de Prazo Curto - É a tabela que contém os percentuais utilizados

para se calcular o período de seguro feito por prazo inferior a um ano. As condições do prazo curto implicam em um prêmio proporcionalmente maior que o pró-rata temporis.

Taxa - É o elemento necessário à fixação das tarifas de prêmios. A taxa

é uma percentagem fixa, que se aplica a cada caso determinado e estabelece a importância necessária ao fim visado.

Terceiro - Qualquer pessoa que para efeito de cobertura não tenha relação

de parentesco com o Segurado e nenhum tipo de relacionamento ou dependência econômico - financeira com ele. Terceiro também pode ser todo aquele que causar dano e contra qual a Seguradora exercerá o seu direito de sub-rogação independentemente de qualquer relação de parentesco ou dependência econômica.

V

Valor Atual - É o custo de reposição ao preço corrente, no dia e local do

sinistro, menos o valor correspondente à sua depreciação pelo uso, idade e estado de conservação e obsolescência.

Valor de Novo - O valor em risco denomina-se valor de novo sempre

que se refira ao custo de reposição do bem sinistrado, sem que se leve em conta a depreciação do mesmo pelo tempo, uso ou desgaste, sujeito este processo a limitações.

Valor em Risco (VR) - É o valor do bem segurado existente tanto na data

de contratação do seguro como na de ocorrência do sinistro, no seu estado de novo, deduzida a depreciação pelo uso, idade e o estado de conservação.

Vício Intrínseco - Entende-se por vício intrínseco o defeito próprio da

coisa, que não se encontra normalmente em outras da mesma espécie.

Vigência do Seguro - Período de tempo que determina a data de início

Referências

Documentos relacionados

[r]

1.1. Não obstante o que possa dispor em contrário nas Condições Gerais da Apólice, fica entendido e acordado que esta Seguradora responderá, até o Limite Máximo de

1.1. Não obstante o que possa dispor em contrário nas Condições Gerais da Apólice, fica entendido e acordado que esta Seguradora responderá, até o Limite Máximo de

2 No caso do controlo de grupo, estabeleça as ligações elétricas do controlo remoto com a unidade principal quando ligar ao sistema de operação simultânea (as ligações elétricas

Aprova as (IR 60 – 10) Instruções Reguladoras para a Organização e o Funcionamento do Programa de Atualização dos Diplomados pela Escola de Comando e Estado-Maior do

1 - Origem Geográfica das Escolas Lisboa Beja Faro Bragança Santarém Castelo Branco Coimbra Évora Leiria Portalegre Setúbal Viseu Estrangeiro... 55 e 56 – Memórias Terrenas de um

[r]

[r]