• Nenhum resultado encontrado

AUTARQUIA DO ENSINO SUPERIOR DE GARANHUNS AESGA ADIAMENTO DE LICITAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AUTARQUIA DO ENSINO SUPERIOR DE GARANHUNS AESGA ADIAMENTO DE LICITAÇÃO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

AUTARQUIA DO ENSINO SUPERIOR DE GARANHUNS – AESGA

ADIAMENTO DE LICITAÇÃO

Processo n° 006/2019. CPL. Pregão Presencial nº 001/2019. Compras.

Adiamento do Pregão nº 001/2019 cujo objeto é aquisição parcelada de materiais,

produtos, ferramentas e acessórios de manutenção predial, mediante sistema de

registro de preços, para a AUTARQUIA DO ENSINO SUPERIOR DE

GARANHUNS

– AESGA. Valor: R$ 229.049,54. Data e local da sessão de

abertura: adiada sine die. O presente adiamento decorreu de impugnação

protocolada tempestivamente, questionando o valor de referência de

determinados itens a serem licitados, havendo a necessidade de analisar a

cotação dos itens. Mais informações podem ser obtidas diretamente na sede da

AESGA, situada na Av. Caruaru, 508, Heliópolis, Garanhuns-PE (CEP

55295-380) ou através do Fone: (87) 3763-8275, no horário das 08:00 às 17:00h, de

segunda a sexta-feira ou, ainda, através de solicitação por email:

licitacoes@aesga.edu.br

. Pedro Henrique R da Silva. Pregoeiro.

(2)

Materiais

À

Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA

Ilustríssimo Senhor Pregoeiro Pedro Henrique Rodrigues da Silva Ref. Pregão Presencial nº 01/2019 - Processo Licitatório nº 006/2019

A empresa E&M COMERCIO DE MATERIAIS DE CONSTRUCAO EIRELI, pessoa jurídica de direito privado inscrita no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas do Ministério da Fazenda sob o nº. 24.708.262/0001-73, com sede na Rua Rio Xingu, 295, Ibura, Recife/PE, CEP. 51.240-040, neste ato representada por seu Sócio, Sr. Elvis José de Brito, portador do RG nº 6.073.456, emitido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de Pernambuco, e inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas sob o nº. 013.297.774-50, vem tempestivamete a presença de Vossa Senhoria, com fundamento da Lei Federal nº 8.666/93 solicitar sua intervenção e oferecer IMPUGNAÇÃO AO EDITAL supramencionado.

I - IMPUGNAÇÃO AO EDITAL

Pelos seguintes fundamentos de fato e de direito:

O edital apresenta-se como "o ato por cujo meio a Administração faz público seu propósito de licitar um objeto determinado, estabelece os requisitos exigidos dos proponentes e das propostas, regula os termos segundo os quais os avaliará e fixa cláusulas do eventual contrato a ser travado."

Tratado pela doutrina atual também como Instrumento Convocatório, nesta denominação incluso o Pregão Eletrônico, traduz-se no coração do procedimento licitatório. É neste que o órgão licitante irá basear todo o procedimento, valendo como a "lei interna" a ser observada. Quando de sua elaboração, utiliza-se o ente licitante da parcela de discricionariedade que lhe cabe. De um instrumento convocatório cuidadoso, resultará um certame tranqüilo e ágil; do contrário, decorrerá um certame problemático, onde o edital será o ponto de origem das disputas, contendas e discussões que atravancam a Administração Pública.

Procurando precaver estas situações, prejudiciais aos participantes e principalmente à Administração, a Lei 8.666/93 possibilita, tão logo levada a público a notícia de ocorrência do certame, seja efetuada a Impugnação ao Edital, com o fito de combater eventuais ilegalidades, abusos ou irregularidades que possam viciar o processo, redundando em futura anulação. Tal prática, no dia-a-dia, revela-se como importante mecanismo de controle da regularidade das licitações.

(3)

Materiais

Prevista no artigo 41 e parágrafos da mencionada Lei, a Impugnação poderá ser levada a efeito por qualquer cidadão (§ 1º) ou pelos licitantes (§ 2º). Estes dispositivos trazem diferenciações no tratamento da Impugnação, por sua origem. II - DA ALTERAÇÃO DO EDITAL

Não raro, as impugnações resultam em alterações nos termos do Ato Convocatório. Quando desta ocorrência, qual o procedimento a ser observado pelo Administrador? Basta a resposta ao impugnante?

Como vimos, o instrumental da Impugnação serve para evitar que o certame prossiga eivado de vícios que poderão levá-lo à anulação. Como tal, é do interesse da Administração levar a conhecimento público qualquer alteração. É também direito de todos os participantes tomar conhecimento das mudanças no torneio.

Assim, não basta cientificar apenas o Impugnante sobre as modificações eventualmente realizadas; pois este não é um direito individual advindo de sua intervenção, mas sim a correção de uma irregularidade ou ilegalidade, que alcança todos os concorrentes.

Estas alterações deverão ser divulgadas pela mesma forma observada no Ato Convocatório, reabrindo-se o prazo inicialmente estabelecido, a teor do artigo 21, § 4º da Lei. Apenas assim estará assegurada a igualdade dos competidores no certame. Esta divulgação só será dispensável quando, inquestionavelmente, a alteração não afetar a formulação das propostas, bem como a apresentação dos documentos.

III – DO FATO

Ocorre, que da análise de referido edital de licitação e seus anexos, é possível

verificar que os preços estimados para o fornecimento de determinados

materiais são totalmente inexequíveis, que justificam a presente impugnação,

conforme será amplamente explorado a seguir.

.

IV – DO DIREITO

A estimativa de preços apresentada pela Administração Pública deve corresponder a uma contraprestação justa e razoável, de forma a cobrir os custos e permitir que o contratado aufira lucro.

No entanto, pelo que se constata a partir da leitura dos itens dos grupos abaixo relacionados, devido as especificações técnicas apresentadas, o valor estimado não é condizente e fica aquém dos preços atualmente praticados no mercado.

Grupo 1 - itens: 11; 14; 24; 28; 29; 31; 32; 50; 53; 73; 76; 88; 90; 91; 92; 93; Grupo 2 - itens: 98; 100; 114; 117; 125;

Grupo 3 - itens: 136; 137; 139; 140; Grupo 4 - itens: 165,166; e

(4)

Materiais

Grupo 5 - itens: 208; 211; 212; 222.

Logo, tal estimativa de preços é impraticável no mercado, pois sequer cobre os custos para à manutenção do serviço. Ainda, vale frisar que o particular, a contrário da Administração Pública, visa o lucro na contratação. No entanto, o valor estimado para à execução do objeto ora licitado, apresenta indícios de inexequibilidade, pois não é suficiente sequer para cobrir as despesas necessárias para à execução do objeto, tais como: impostos, taxas, fretes, encargos fiscais e comerciais, sendo assim inexequível contratar por tal valor.

Portanto, a ilegalidade dos preços estimados de diversos itens do edital constitui-se em vício insanável de origem, ficando o edital nulo de pleno direito, e seus frutos sem efeito, tornando-o não adjudicável ainda que seja mantido o certame nas atuais condições.

O valor não representa a realidade do mercado e corresponde a um preço abaixo do praticado pelas empresas que atuam no seguimento de material de construção, hidráulica, elétrica, pintura marcenaria. Logo, sendo um valor insuficiente para cobrir os custos para sua execução e em clara desconformidade com os preços usualmente praticados no mercado, esse valor inviabilizará o fornecimento por preço justo e razoável.

Nesse sentido, a lição de Marçal Justen Filho:

“Ressalte-se que o preço máximo fixado pode ser objeto de questionamento por parte dos licitantes, na medida em que se caracterize como inexequível. Fixar preço máximo não é a via para a Administração inviabilizar contratação por preço justo. Quando a Administração apurar certo valor como sendo o máximo admissível e produzir redução que tornar inviável a execução do contrato, caracterizar-se-á desvio de poder.” (in Comentários à Lei de Licitações e Contratos Administrativos, 11º Edição, 2005, Ed. Dialética, pág. 393). (grifo nosso)

Caso seja mantida a estimativa constante no Edital a contratada arcará com os gastos para fornecer os materiais quando solicitados pelo Órgão, o que não é permitido, configurando flagrante afronta ao princípio da legalidade e até mesmo da moralidade, pois a contratante, através de sua estimativa, tem como escopo receber um serviço sem a contraprestação justa e razoável pela execução do mesmo. Essa situação ainda viola o princípio da razoabilidade, pois a presente estimativa não supre nem os custos da aquisição das mercadorias e assim, não pode ser considerado razoável.

Impõe-se assim a necessidade de alteração da presente estimativa, de forma a ser previsto um preço justo e razoável frente a todas exigências e especificações dos

(5)

Materiais

materiais solicitados. Tal valor deve ser suficiente a cobrir o custo de sua execução, coadunando-se assim à realidade do mercado.

IV - DO PEDIDO

Diante do exposto, que seja acolhida a presente impugnação ao edital, seja revisto o valor estimado por meio de nova pesquisa de mercado, atualizando o seu preço máximo aceitável, e posteriormente republicação do novo prazo abertura do certame.

Nestes termos, pede deferimento.

Referências

Documentos relacionados

Como pontos fortes, destacam-se a existência de iniciativas já em- preendidas em torno da aprovação de um Código de classificação e uma Ta- bela de temporalidade e destinação

Autarquia Ensino Superior de Garanhuns - AESGA Faculdades Integradas de Garanhuns - FACIGA. Curso de

Idealmente, a melhor comparação para as UC tratadas viria do grupo de UC tratadas, ou seja, o grupo que receberam as ações de EE, mas na situação em que eles não tivessem

3 Mecanismos que visam garantir que o grupo de controle não receba as ações de EE são fundamentais para que a contaminação do grupo de controle não inviabilize a

The purpose of the auction is to hire entities to carry out energy efficiency (EE) actions aimed at reducing electricity consumption in the city of Boa Vista in the state of

a) Realizar entrevistas com duas empresas importadoras, sendo uma de equipamentos médico-hospitalares, para identificação de requisitos para desenvolvimento de um protótipo de

Após a fundamentação teórica, baseada nas conferências anuais sobre o clima, em artigos científicos e acadêmicos, na legislação e decisões governamentais sobre

EUSILEIDE SUIANNE RODRIGUES LOPES DE MELO COORDENADOR ACADEMICO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO - FACEG FCAA 2 FABIANA MARIA SOMÕES SILVA VILAR COORDENADOR DE NUCLEO DE PRATICAS