• Nenhum resultado encontrado

CADERNO DE ATIVIDADES PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CADERNO DE ATIVIDADES PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

1 CORPOFREUDIANOESCOLADEPSICANÁLISE-SÃOPAULO

C

ADERNO DE

A

TIVIDADES

P

RIMEIRO

S

EMESTRE DE

2021

Desde março de 2020, adotou-se, como medida de

proteção diante da pandemia pelo Corona Vírus, o

isolamento social e a suspensão das atividades

presenciais. Todas as atividades do C

ORPO

F

REUDIANO

E

SCOLA DE

P

SICANÁLISE

-

S

ÃO

P

AULO

durante o período de isolamento social passaram a

ser realizadas sob o modo online. Entendemos hoje

que também devemos estender o uso exclusivo da

modalidade online a este primeiro semestre de

2021, independentemente das vitórias que a ciência

possa realizar na nossa luta contra esse estado

mortífero. Reconhecemos ainda, porém, após esta

nossa travessia pelo ano pandêmico de 2020, que

não poderemos abrir mão do uso da modalidade

online para as nossas atividades. A modalidade

online será, em muitas das nossas atividades,

levada adiante mesmo quando pudermos retornar

à atividade presencial. Vamos superar a situação

pandêmica, mas não vamos retornar ao que fomos.

O que fomos produziu o que não mais queremos.

São Paulo, 17 de dezembro de 2020.

CFEP-SP

(2)

2

A

PRESENTAÇÃO

P

OR QUE

E

SCOLA

? –

O

ARGUMENTO

O CORPO FREUDIANO ESCOLA DE PSICANÁLISE -SÃO PAULO se constitui a partir do

desejo de construção de uma comunidade psicanalítica na qual cada um, em movimento constante de interlocução com os demais, possa reinventar a descoberta freudiana segundo seu próprio estilo e colaborar de maneira ativa tanto para sua constante elaboração teórica e clínica, quanto para a transmissão da Psicanálise.

Sua proposta é uma aposta: a de que o discurso analítico, enquanto forma do laço social, possa se elaborar continuamente através de esforços – sempre claudicantes e incompletos – para dar conta do encontro de cada um com o real. Este mesmo real que sustenta o desejo, os sonhos, que está à base do sofrimento, do sintoma, que se atualiza na clínica e que deve constituir o fundamento das soluções singulares e sempre mutantes que os seres falantes criam para conseguir existir em conformidade consigo mesmos e em relação ética com os outros. O Corpo é a referência – tanto institucional, como ética – desse coletivo: trata-se de considerar a condição do humano, enquanto falante, em seu assujeitamento original e inescapável à linguagem. A partir desta, cada um é instalado e se instala em uma condição erótica sexuada e concretamente encarnada. Nesse estranho erotismo dos seres constituídos na e pela linguagem, a alteridade é sua referência necessariamente paradoxal: o Outro é, a um só tempo, seu fundamento e seu horizonte de plenitude desejada, mas impossível.

Dessa forma, nossa postura ética relativa à Psicanálise é a de que é enquanto corpo erótico e falante, constituído em relação necessária com o Outro, que o sujeito revelado por Freud e por Lacan deve lidar com a incompletude e com a morte. Com a referência ao significante Corpo para nomear este coletivo, os seus fundadores desejaram inscrever no Simbólico a sua aposta. Incompletude e morte, se elas, por um lado, designam no corpo seus limites, por outro, possibilitam, pela linguagem e pela plasticidade das formas possíveis de gozo, que a transcendência de que somos capazes possa, através da produção da obra de cada um, se realizar e ser reconhecida. Que aqui a obra de cada um, sempre singular e oferecida como contribuição ao movimento psicanalítico, possa efetivar-se num movimento de mão-dupla: ela é aquilo que cada um oferece na construção do laço social, ao mesmo tempo que o laço social é o que propicia a inscrição do nome próprio à produção que cada um lhe oferece.

(3)

3

S

EJA BEM

-

VINDO

!

A

COLHIMENTO

Responsáveis: Lusimar M. Pontes e Graça Del Corso

Acolhimento é a instância do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise -São Paulo através da qual ele recebe, apresenta, acolhe o que se lhe pede e encaminha quem com ele deseje ter algum contato ou se inscreverem em quaisquer de suas atividades. Seja bem-vindo ao Corpo Freudiano Escola de Psicanálise – Núcleo São Paulo!

O Acolhimento pode ser acessado pelo e-mail:

▪ < cfsp_acolhimento@corpofreudiano.com.br >. Acompanhe nossa programação pelo site:

< corpofreudiano.com.br/w/nucleo-sao-paulo > Ou pelo Facebook:

< @corpofreudianosaopaulo >.

A

S ATIVIDADES DO

C

ORPO

F

REUDIANO

E

SCOLA DE

P

SICANÁLISE

-S

ÃO

P

AULO

As atividades clínicas, teóricas e de investigação sobre a práxis da psicanálise propostas pelo CORPO FREUDIANO ESCOLA DE PSICANÁLISE - SÃO

PAULO são concebidas como processos contínuos de reflexão sobre a formação do

analista e sobre a função de uma Escola de Psicanálise.

Os dispositivos propostos incluem: atividades de Formação Fundamental – Estudos Teóricos e Oficinas Clínicas – e de Formação Permanente – Seminários, Secção Clínica, Cartéis, Oficinas de Leitura, Ateliers de Leitura, Eventos em Sábados Especiais, Supervisões Clínicas, Intervenções com Convidados, Simpósios, Jornadas, Encontros (Locais Nacionais e Internacionais).

Para participar das atividades do CORPO FREUDIANO ESCOLA DE PSICANÁLISE -SÃO

PAULO, independentes de elas serem pagas ou não, é necessário que o participante

faça a sua inscrição junto ao Acolhimento, pelo e-mail:

< cfsp_acolhimento@corpofreudiano.com.br >.

Para todas as atividades do CORPO FREUDIANO ESCOLA DE PSICANÁLISE –SÃO PAULO

que envolvam pagamento, este é feito junto a nossa tesouraria, através de depósito ou transferência bancária seguido do envio do comprovante da transação ao e-mail < cfspfinanceiro@gmail.com >.

(4)

4

O

C

ARTEL

O

C

ARTEL COMO AQUILO QUE TORNA A ASSOCIAÇÃO

C

ORPO

F

REUDIANO

E

SCOLA DE

P

SICANÁLISE

-

S

ÃO

P

AULO UMA EFETIVA

E

SCOLA DE

P

SICANÁLISE

Comissão organizadora do espaço para os cartéis no CFEPSP: Graça Del Corso, Maria Tereza Lamberte e Rodolpho Ruffino. O que é o Cartel?

1. Trata-se de um instrumento original que propõe como dispositivo de Escola em psicanálise um laço particular entre seus membros, independente do momento da análise de cada um ou do momento em que se encontra em sua formação.

2. Os cartéis são constituídos por três a cinco pessoas que se juntam a partir do interesse de estudar um tema que, embora este seja o amarrador da função do encontro em comum por transferência de trabalho, a produção será de cada um.

3. Em seguida, elegem mais um participante: o “+1”; cuja função principal é a de barrar os efeitos de grupo, desarticulando os fenômenos imaginários. Nesse sentido o mais-um funcionará como mais um e também como menos um. A presença da ausência. Esse participante também produzirá em torno do tema.

O cartel como um dos dispositivos de Escola

O objetivo principal deste dispositivo é o de causar uma elaboração de produção escrita, singular/de cada um, provocar cada participante, um a um, em efeitos de dizer e, quaisquer que sejam estes, já terá sido um produto do encontro a se transmitir a posteriori, como também uma produção do próprio produto do Cartel, que deverá ser dirigido à comunidade e apresentado – voluntariamente e opcional – “a céu aberto” ao fim de um ano de trabalho, no máximo dois, quando então o cartel se dissolverá.

O cartel como o dentro/fora da Escola

O cartel como um dispositivo de base da Escola, tem um lugar e uma função peculiar: seus integrantes não são necessariamente membros dela. Esta é uma das portas abertas da Escola. Assim, considerando a relação do cartel (célula do coletivo analítico) com o espaço de endereçamento para essas produções, que daí podem advir, ou seja, lançadas ao coletivo, quanto ordem da alteridade, pode-se dizer que a comunidade Escola de Psicanálipode-se – voltada para a formação do analista e a transmissão da Psicanálise – esteja em função desta alteridade! Como constituir um Cartel?

Em breve comunicaremos àquele que desejar constituir um Cartel, qual o lugar (físico ou virtual), a ser estabelecido pela Comissão de Carteis, ao qual se dirigir para declarar seu interesse na atividade. Caso tenham interesse em algum tema já proposto ou apresentar uma nova proposta de seu interesse, poderá ali registrar seu desejo, deixando seu nome, Whatsapp e o tema de seu interesse.

(5)

5

FORMAÇÃO FUNDAMENTAL EM PSICANÁLISE –

UM PERCURSO

A

F

ORMAÇÃO

F

UNDAMENTAL É COMPOSTA POR

D

OIS

C

ONSTITUINTES

:

1.

E

STUDOS

T

EÓRICOS

2.

O

FICINAS

C

LÍNICAS

Comissão Responsável pela Concepção Coordenação e Didática Lusimar Pontes, Graça Del Corso, Rodolpho Ruffino, Tereza Lamberte

Quando? Às quintas-feiras, das 15h00 às 22h30 (com intervalos) Investimento: mensalidade de R$ 300,00

Informações e inscrições: Acolhimento

<cfsp_acolhimento@corpofreudiano.com.br> Início (no primeiro semestre de 2021): 04.03.2021. Término (no primeiro semestre de 2021): 24.06.2021. Tempo de travessia do Percurso: oito semestre.

Toda FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE é sempre uma FORMAÇÃO PERMANENTE,

entretanto, toda FORMAÇÃO PERMANENTE, por necessidade lógica, atravessa um

tempo inicial no qual o esperado é que nele se dê tanto uma travessia pela constelação dos conceitos que caracterizam a teoria psicanalítica, quanto uma passagem pela experiência transformadora dos princípios que sustentam a práxis psicanalítica, transmitido a ética que lhe é própria. Este tempo preliminar da formação em psicanálise é o chamamos tempo da FORMAÇÃO FUNDAMENTAL EM PSICANÁLISE. O Programa que aqui oferecemos refere-se a este tempo, tempo

de apropriação da história e da arquitetura conceitual que dá sustentação à práxis, à teoria e à ética da Psicanálise.

Para cumprir com sua vocação enquanto associação de analistas e escola de psicanálise, o CORPO FREUDIANO ESCOLA DE PSICANÁLISE - SÃO PAULO

instaurou o PERCURSO FORMAÇÃO FUNDAMENTAL EM PSICANÁLISE, composto

de oito módulos semestrais a serem percorridos em oito semestre. Ao se inscrever neste PERCURSO, o integrante – seja qual tenha sido o módulo pelo qual ele

iniciou o seu percurso – sua travessia se encerrará no momento em que ele perfizer a série dos oito módulos.

A atividade ocorre semanalmente, sempre às quintas-feiras, nas quais são oferecidas, em horários diferentes, duas atividades constituintes: os MÓDULOS DE ESTUDOS TEÓRICOS, coordenado por Rodolpho Ruffino e Tereza Lamberte, a

ocorrer entre 18h30 e 20h00, e a OFICINA CLÍNICA, coordenado por Tereza

Lamberte, Rodolpho Ruffino, Lusimar de Melo Pontes e Graça Del Corso, a ocorrer entre 15h00 e 16h30. Para que o inscrito no PERCURSO possa ter acesso

à OFICINA CLÍNICA, entretanto, é necessário que ele, além de estar inscrito no

Programa, esteja em análise.

Aos inscritos neste percurso formativo está, além disso, aberto, sem implicar em custo adicional algum, o acesso a algumas outras atividades oferecidas pelo CFEPSP que ocorrem também às quintas feiras, das 20h30 às 22h30. Algumas destas atividades serão de frequência necessária aos inscritos neste percurso.

(6)

6

O conjunto dessas atividades são: (1) SEMINÁRIO FORMATIVO – VOLTADO AOS

PARTICIPANTES DA FORMAÇÃO FUNDAMENTAL E ABERTO AOS ASSOCIADOS AO

CFEPSP(mensal), coordenado por Mario Eduardo Costa Pereira; (2) SECÇÃO

CLÍNICA (mensal)1, coordenado por Maria Tereza Lamberte; (3) SEMINÁRIO

ABERTO DE LEITURAS (mensal), coordenado por Mario Eduardo Costa Pereira;

(4) PRODUÇÃO E ESTILO (mensal), coordenado por Amanda Teixeira Rizzo e

Daniel Hamer Roizman; e (5) uma atividade extra para os meses em que houver cinco quintas-feiras, a ser divulgada no início do mês em questão.

Todas estas cinco atividades situam-se, em meio ao conjunto das atividades do CFEPSP, na intersecção em que Formação Fundamental e Formação Permanente compartilham o mesmo espaço. Deste modo todas as atividades direta ou indiretamente relacionadas à Formação Fundamental desta Associação, cujo acesso aos nela inscritos está franqueado, estão propositadamente disponibilizadas para ocorrer entre a tarde e a noite de um único dia da semana2.

Dentre essas cinco atividades situadas na intersecção entre as formações fundamentais e permanentes, as de FREQUÊNCIA NECESSÁRIA para os participantes

da Formação Fundamental são as acima referenciadas pelos números 1, 2 e 3.

1. MÓDULOS DE ESTUDOS TEÓRICOS

Primero semestre 2021 – A IDENTIFICAÇÃO

Coordenação Geral: Maria Tereza Lamberte e Rodolpho Ruffino Coordenação do Módulo A identificação: Rodolpho Ruffino.

Frequência semanal: todas as quintas-feiras das 18h30 às 20h00.

Agendamento de entrevista: cfsp_acolhimento@corpofreudiano.com.br Início dos trabalhos: 04.03.2021.

Finalização do semestre: 24.06.2021.

O programa de MÓDULOS DE ESTUDOS TEÓRICOS é, ao lado da OFICINA

CLÍNICA, parte constitutiva do PERCURSO DE FORMAÇÃO FUNDAMENTAL EM

PSICANÁLISE e, como o nome indica, está organizado em uma série de módulos

temáticos, cada um com a duração de um semestre. Esses módulos foram concebidos de um modo que nos fez estabelecer o número de oito deles como condição necessária de serem atravessados por um pesquisador inscrito no PERCURSO DE FORMAÇÃO FUNDAMENTAL EM PSICANÁLISE para que ele

complete o tempo fundamental de sua formação. A constelação temática distribuída nesses oito módulos segue uma abordagem freudo-lacaniana. Com isso queremos dizer que a constelação temática organizadora de nossa abordagem está centrada na estrutura conceitual freudiana – fundamento que consideramos histórica e conceitualmente incontornável para a constituição de um saber minimamente indispensável a quem inscreve seu nome no campo da disciplina psicanalítica –, e no exame da confrontação com tal constelação que, 1 Por razões éticas, as atividades da Secção Clínica estarão suspensas até que se possa retornar às

atividades presenciais.

2 Em outro documento, mais específico e, consequentemente mais completo – chamado Formação Fundamental 1º. Semestre de 2021 –, são apresentadas descrições mais detalhadas (1) dos MÓDULOS DE

ESTUDOS TEÓRICOS, (2) do Módulo específico a ocorrer, ao redor do tema A IDENTIFICAÇÃO, neste semestre e (3) da OFICINA CLÍNICA. Convidamos o interessado a lê-lo.

(7)

7

pela sua releitura do texto freudiano, Lacan realizou – percurso que consideramos necessário para uma efetiva apropriação do pensamento lacaniano. Essa constelação conceitual será abordada à luz do movimento histórico-conceitual de sua constituição, em diálogo com os outros saberes e as outras práticas com as quais tenham alguma relação de vizinhança e focada nas questões e desafios que a clínica e o mundo contemporâneos impõem à atual geração de psicanalistas. O que passar disso e o muito que ficará por se fazer após esse momento de Formação Fundamental, já será assunto para outros momentos da Formação Permanente do praticante da psicanálise e do psicanalista.

2. OFICINA CLÍNICA

Coordenação:

Lusimar Pontes, Graça Del Corso, Rodolpho Ruffino e Tereza Lamberte

Frequência semanal: todas as quintas-feiras das 15h00 às 16h30.

Agendamento de entrevista: cfsp_acolhimento@corpofreudiano.com.br Início dos trabalhos: 04.03.2021.

Finalização do semestre: 24.06.2021.

A OFICINA CLÍNICA é, ao lado dos MÓDULOS DE ESTUDOS TEÓRICOS, parte

constitutiva do PERCURSO DE FORMAÇÃO FUNDAMENTAL EM PSICANÁLISE e a

travessia pela sua experiência por oito semestres é condição necessária para a conclusão da FORMAÇÃO FUNDAMENTAL daquele que nela se inscreveu.

Entretanto, por razões éticas e como requisito de formação pessoal, apenas o inscrito em FORMAÇÃO FUNDAMENTAL que está em análise terá acesso imediato

à OFICINA CLÍNICA.

A OFICINA CLÍNICA é um espaço criativo e acolhedor na formação do

psicanalista, cujo objetivo principal é, em rodas de conversas, sustentar as questões acerca da clínica em psicanálise. A proposta é buscar as especificidades e a elaboração singular de cada um, em cada grupo e nos diferentes momentos da formação, procurando afinar o que poderia ser uma escuta e a leitura na clínica. Em cada encontro as demandas apresentadas na roda serão acolhidas, a fim de propiciar condições para o grupo construir uma questão em torno de um tema ou de um recorte de uma situação clínica. A partir daí, discute-se a questão levantada, sustentando uma reflexão que inclua a experiência de cada um.

A psicanálise tem como fonte de inesgotável de inspiração e permanente reinvenção, a clínica. Desde Freud até os dias atuais, é a partir das problemáticas que incidem na clínica psicanalítica que a psicanálise terá o seu motor posto em marcha. Serão essas problemáticas advindas da clínica, uma vez acolhidas, escutadas e lidas por aquele que se posiciona no lugar do proceder da psicanálise, os norteadores da atividade que aqui propomos sob a insígnia de OFICINA

CLÍNICA. Concebemos esta proposta como uma porta de entrada para a formação

permanente em psicanálise. Um espaço referenciado em Freud e Lacan oferecido para aqueles que se interessem em compartilhar dizeres e em trazer as questões que envolvam o proceder clínico em psicanálise. Todos os que se instigam e se entusiasmam pela complexidade e delicadeza da clínica, sempre, a cada instante e a cada impasse, original, desde que estando em análise e inscritos na FORMAÇÃO FUNDAMENTAL (inclusive seguindo os MÓDULOS DE ESTUDOS

(8)

8

ESPAÇO DE INTERSECÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO

PERMANENTE E A FORMAÇÃO FUNDAMENTAL

EM PSICANÁLISE

Estas atividades que ocorrem entre as 20h30 às quintas-feiras situam-se num espaço que não é nem exclusivo da FORMAÇÃO PERMANENTE e nem da

FORMAÇÃO FUNDAMENTAL. Elas se situam na intersecção em que estão reunidas

as atividades que estão destinadas tanto à FORMAÇÃO FUNDAMENTAL quanto à

FORMAÇÃO PERMANENTE.

À PRIMEIRA QUINTA-FEIRA DE CADA MÊS:

SEMINÁRIO FORMATIVO DE LEITURA

TEXTOS FUNDAMENTAIS DA CLÍNICA

Seminário voltado aos participantes da Formação Fundamental Aberto aos associados do CFEP-SP

Coordenação: Mário Eduardo Costa Pereira

A frequência é requisito necessário aos participantes da Formação Fundamental Ocorre mensalmente, à primeira quinta de cada mês, das 20h30 às 22h30. Inicio: 04.03.2021

Término: 03.06.2021

O tema prosseguirá no segundo semestre de agosto a novembro. A atividade ocorrerá em reunião pelo Google Meet.

A senha de acesso será passada no dia a todos pelo coordenador.

O seminário de leituras deste ano será dedicado ao estudo e comentário de textos de Freud nos quais são colocadas – com todo o frescor da descoberta – as questões e conceitos decisivos para a fundamentação da clínica psicanalítica. PROGRAMAÇÃO

1. A descoberta da “talking cure”: O caso Anna O.

2. O sintoma neurótico e a linguagem – uma outra forma de escutar: o caso Cecile;

o caso Elisabeth von R.

3. O sintoma e o corpo: as neuroses atuais 4. A transferência: o caso Dora

5. O dispositivo clínico da psicanálise: os artigos sobre a técnica – Repetir, recordar,

elaborar

6. A compulsão à repetição: “Além do Princípio do Prazer”

7. As finalidades, os fins, os limites e os desafios da análise: “Análise terminável e

interminável”

8. A formação do analista: “A questão da análise leiga”

À SEGUNDA QUINTA-FEIRA DE CADA MÊS:

SECÇÃO CLÍNICA

Aos participantes do CFEP-SP e aos convidados dos expositores Coordenação: Maria Tereza Martins Ramos Lamberte

A frequência é requisito necessário aos participantes da Formação Fundamental Ocorre mensalmente, à segunda quinta-feira de cada mês, das 20h30 às 22h30. Investimento para inscritos em Formação Fundamental: já está pago.

Investimento para os demais: R$ 60,00 por encontro.

ATIVIDADE SUSPENSA ATÉ QUE OS ENCONTROS VOLTEM A SE DAR SOB O MODO PRESENCIAL.

(9)

9

A Secção Clínica é proposta como um lugar, um dispositivo, a partir do qual se sustenta a pergunta sobre a transmissão – o que se transmite em psicanálise? Ocorrem mensalmente – às segundas quintas-feiras de cada mês – e é uma atividade aberta, a todos que se interessem pelas questões acerca da clínica, em psicanálise.

Parte da consideração de que só se transmite os efeitos que ressoam, só um tempo depois (a posteriori), a partir do que se recolhe, acerca da experiência com o inconsciente (ek-sistência). Trata-se da aposta de se constituir um lugar como função de sustentação das questões que daí possam advir, a partir dos impasses inerentes com a psicanálise, daquilo que se extrai na clínica.

Considera-se secção – diferente da sessão analítica –, como uma parte, fragmento, corte atualizado em outro espaço, em outro tempo e lugar, enlaçando os registros R.S.I.Portanto, uma aposta topológica frente às questões que a práxis psicanalítica nos impõe e convida ao compartilhamento no coletivo.

As Secções Clínicas têm funcionado de maneira artesanal, trazendo efeitos, um a um. Nesta, um analista é convidado a apresentar um fragmento clínico, num segundo momento um outro analista apresenta seus comentários – tendo lido o material com dias de antecedência – e num terceiro momento abre-se ao debate. Esses encontros têm propiciado ressonâncias interessantes, na perspectiva de se formalizar, a partir do que se diz, daquilo que se leu, em sua dimensão de ato, as questões acerca da transmissão da psicanálise e a formação do analista, aí sustentadas e compartilhadas no coletivo. Assim, a pergunta que se vai construindo/constituindo neste momento fundante do Núcleo SP Escola de Psicanálise Corpo Freudiano e que rege essa experiência é: se podemos dizer de efeitos de Escola?

À TERCEIRA QUINTA-FEIRA DE CADA MÊS:

SEMINÁRIO ABERTO DE LEITURA

INTRODUÇÃO AOS ESCRITOS DE LACAN (1966) Seminári0 aberto a todos

Coordenação: Mário Eduardo Costa Pereira

A frequência é requisito necessário aos participantes da Formação Fundamental Ocorre mensalmente, à terceira quinta de cada mês, das 20h30 às 22h30. Inicio: 18.03.2021

Finalização: 17.06.2021

O tema prosseguirá no segundo semestre de agosto a novembro. Transmissão gratuita através de lives pelo FaceBook do CFEP-SP

Recobrindo quase trinta anos da produção escrita de Lacan, esses textos reunidos em 1966, em seus famosos “Escritos”, constituem a porta de entrada decisiva e incontornável para o pensamento do que se convencionou chamar “o primeiro Lacan”. Para este ano, foram escolhidos textos ainda não debatidos de forma sistemática nos vídeos já disponíveis no FaceBook do CF-SP, relativos às lives do seminário de leitura de 2020.

PROGRAMAÇÃO

1. Função e campo da fala e linguagem em psicanálise – O discurso de Roma (1953) 2. O estágio do espelho como formador da função do Eu (1936/1949)

3. O seminário da “Carta roubada” (1957)

4. A instância da letra no Inconsciente ou a razão depois de Freud (1957) 5. Questão preliminar a todo tratamento possível da psicose (1959) 6. A significação do falo (1958)

(10)

10 7. Kant com Sade (1963)

8. Posição do Inconsciente (1966) 9. A ciência e a verdade (1966)

ÀQUARTA QUINTA-FEIRA DE CADA MÊS:

PRODUÇÃO E ESTILO EM PSICANÁLISE

Coordenação: Amanda Teixeira Rizzo e Daniel Hamer Roizman

Frequência mensal: quarta quinta-feira do mês, das 20h30 às 22h30. Inicio: 25.03.2021.

Atividade Gratuita

Transmissão gratuita através de lives pelo FaceBook do CFEP-SP

Foi com o objetivo de acolher aqueles analistas fisgados pelo desejo de produzir que esse dispositivo foi criado. A proposta é abrir um espaço de apresentação de criações analíticas, cujo objetivo é debater o lugar do analista-produtor a partir de sua posição de sujeito e de seu estilo singular.

À QUINTA QUINTA-FEIRA DE CADA MÊS (QUANDO HOUVER):

(11)

11

FORMAÇÃO PERMANENTE EM PSICANÁLISE

Toda formação em psicanálise é sempre uma FORMAÇÃO PERMANENTE, ainda

que esta possa ser atravessada por um primeiro tempo que também é seu e ao qual demos o nome de FORMAÇÃO FUNDAMENTAL. Para efeitos práticos de

distinção dos dois momentos, nomearemos como FORMAÇÃO PERMANENTE,

aqui, apenas o momento posterior ao momento inicial em que a FORMAÇÃO

PERMANENTE vivia o seu tempo de FORMAÇÃO FUNDAMENTAL.

ATELIER DE LEITURA DA OBRA DE ALAIN DIDIER-WEILL:

Alain Didier-Weill e a clínica psicanalítica, um convite a leitura de sua obra.

Coordenação: Rodolpho Ruffino

Atividade voltada à Formação Permanente

Frequência: quinzenal, às primeiras e terceiras quintas-feiras de cada mês, das 16h30 às 18h30.

Duração: 90 minutos por encontro. Início dos trabalhos: 04.03.2021.

Inscrição: Enviar e-mail para o Acolhimento, declarando-se “interessado(a) em

ALAIN DIDIER-WEILL E A CLÍNICA PSICANALÍTICA”, deixando seu nome e o número de seu telefone celular (para que o Atelier inclua seu nome no grupo mantido no Whatsapp). O passo seguinte lhe será informado pelo Acolhimento, ao responder ao seu e-mail.

Acolhimento: < cfsp_acolhimento@corpofreudiano.com.br > Investimento: R$ 60,00 por encontro.

A atividade vem ocorrendo sob a forma online através do Zoom

Visamos neste espaço efetivar uma leitura da obra de Alain Didier-Weill, psicanalista que, ao seu modo – discreto e poético –, introduziu uma nova revolução na já revolucionária vertente freudo-lacaniana da psicanálise: a inclusão, na arte clínica do psicanalista, dos recursos pelos quais a arte – tais como lidos por ele a partir da psicanálise – toca o real para considerar o efeito de surpresa que ela produz quando a apreciamos.

A obra escrita de Alain Didier-Weill situa-nos diante do que lhe fundamentou a esse passo revolucionário: foi através de um diálogo travado entre suas inquietações (advindas à clínica a partir da música, do teatro, da dança, do humor) e o legado teórico freudo-lacaniano. A leitura de sua obra permite, por isso, que a nossa introdução ao caminho contundentemente eficaz por ele proposto à clínica possa ocorrer, apesar da ousadia corajosa que o caracteriza, pois, com ela, estaremos também munidos de um dispositivo de balizas rigorosas e inteligíveis. Tais balizas, ele começou a construi-la aprofundando a ideia de pulsão invocante, já adiantada por Lacan, com quem, aliás, ele as discutiu diversas vezes, algumas de modo público e documentado. Nosso trabalho consistirá em acompanhar a formação dessas balizas, respeitando a ordem de suas aparições na obra do autor, lendo-a e cotejando-a com os textos em que estão as principais referência que a mesma evoca.

Neste primeiro semestre de 2021 tomaremos como ponto de partida a leitura de Uma nova teoria a respeito do super-eu, texto que retoma a exposição de Alain

(12)

12

Didier-Weill acontecida no encontro do dia 08 de maio de 1979 do 26º seminário público de Lacan, A topologia e o tempo. O texto bilingue (francês e português) será fornecido pelo atelier antes do início das atividades, via e-mail, aos inscritos. Esse texto foi o ponto de partida das reflexões que levaram Alain Didier-Weill, em 1995, ao livro Os três tempos da Lei e depois, em 2016, ao seu Qu’est-ce que le surmoi? Recherche clinique et théorique, ainda não traduzido para o português.

PAIXANALITICOM

A Clínica Psicanalítica na Interface com as Artes Coordenação: Daniel Hamer Roizman.

Meio de Transmissão: Plataforma Zoom Frequência: quinzenal.

Quando? Duas vezes por mês, às segundas-feiras. Horário: das 10h30 às 12h00.

Início: 08.03.2021. Término: 28.06.2021.

Investimento: R$ 60,00 por encontro.

Pré-requisito: possuir análise em andamento ou concluída; possuir experiência clínica; ter atuação como psicanalista ou ser profissional da saúde; passar por entrevista individual com o coordenador.

Contato, informação e inscrição: Enviar e-mail para o Acolhimento, declarando-se “interessado(a) em PAIXANALITICOM”, deixando seu nome e o

número de seu telefone. O passo seguinte lhe será informado pelo Acolhimento ao responder ao seu e-mail.

Acolhimento: < cfsp_acolhimento@corpofreudiano.com.br >

Esta oficina tem como objetivo o desenvolvimento da capacidade criativa dos psicanalistas. É na aposta de um gozo possível e alegre entre analista e analisando que nosso fio condutor percorrerá a abordagem de casos clínicos na interface com o humor, a música, a dança e o gesto espontâneo. Haverá leitura de apoio.

(13)

Referências

Documentos relacionados

A mitomicina apenas pode ser diluída em água para preparações injectáveis, soro fisiológico ou solução de dextrose a 20%.. Não deve ser associada a nenhum

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

Here, we aim to understand how expression of RA degradation enzymes (Cyp26) can be correlated with RA distribution and functions during amphioxus (B. lanceolatum)

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Considerando-se que o trabalho de Coordenação Pedagógica revela complexidades pró- prias que, num contexto prático, posiciona o profissional perante a validação de registros de

Por fim, cumpre ressaltar que o Projeto de Lei 5080/2009 privilegia de forma cabal o incremento do devido processo legal, que se faz presente na desnecessidade de garantia do

proposta, detentor de atestado de responsabilidade técnica para execução de serviço de características semelhantes às do objeto desta licitação deverá ser feita através de