• Nenhum resultado encontrado

COORDENAÇÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA FÍSICA - BACHARELADO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COORDENAÇÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA FÍSICA - BACHARELADO"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Aprovar o Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso(TCC) do Curso de Engenharia Física do Instituto de Física da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, anexo desta Resolução.

DIOGO DUARTE DOS REIS

Documento assinado eletronicamente por Diogo Duarte dos Reis, Presidente de Colegiado, em 21/09/2020, às 11:33, conforme horário oficial de Mato Grosso do Sul, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufms.br/sei/controlador_externo.php?

acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2151328 e o código CRC 7757DC32.

COORDENAÇÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA FÍSICA - BACHARELADO

Av Costa e Silva, s/nº - Cidade Universitária Fone:

CEP 79070-900 - Campo Grande - MS

(2)

ANEXO DA RESOLUÇÃO Nº 12, DE 15 DE SETEMBRO DE 2020

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE ENGENHARIA FÍSICA

CAPÍTULO I

DA NATUREZA E OBJETIVOS

O Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) se caracteriza como uma atividade orientada que busca consolidar a integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, com aplicação de conceitos e metodologias bem definidas. O Trabalho de Conclusão Curso é um componente curricular não disciplinar (CCND) obrigatório para a obtenção do diploma de Bacharelado em Engenharia Física, possuindo uma carga horária de 34 horas. Além de estimular a curiosidade e a análise crítica do acadêmico, o TCC tem como finalidade: desenvolver o poder de síntese do acadêmico, aprimorar sua capacidade de análise e resolução de problemas recorrentes na sua área de competência e aperfeiçoar os conhecimentos básicos, profissionalizantes e específicos estudados ao longo do curso. Desta forma os TCCs deverão ser desenvolvidos em áreas relacionadas com a atribuição profissional.

Entende-se por Trabalho de Conclusão do Curso de Engenharia Física o desenvolvimento individual pelo aluno, sob a orientação de um docente, de um conjunto de atividades relacionadas com pesquisa, desenvolvimento e inovação, nas quais sejam aplicados conhecimentos e técnicas constantes do campo das Engenharias e da Física Básica, despertando no acadêmico a criatividade, motivando-o para o enriquecimento de sua formação ao iniciar-se no mundo do trabalho, assim como a ampliação do interesse pela pesquisa científica e tecnológica relacionada com os problemas peculiares às áreas da atividade profissional de preferência e também ampliar o referencial bibliográfico disponível.

Art. 1º. O TCC será proveniente de:

I - Pesquisa realizada pelo estudante, no âmbito de sua Iniciação Científica (quando as atividades de TCC implicarem na complementação de atividades já desenvolvidas

(3)

anteriormente, com anuência e supervisão do orientador). Considera-se Iniciação Científica o trabalho aprovado em Edital da Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UFMS;

II - Atividades desempenhadas durante estágio curricular ou extracurricular (desde que as duas atividades sejam distintas, podendo ser complementares);

III - Atividades desempenhadas durante sua participação em projetos de pesquisa ou extensão, desenvolvidos por professores do Curso de Engenharia Física. Neste caso é exigido que os projetos estejam cadastrados no Sistema de Gestão de Projetos (Sigproj) da UFMS, de forma a melhorar a agilidade da condução e a qualidade dos trabalhos;

IV - Trabalho de revisão de literatura ou pesquisa documental sobre temas atuais e relevantes na área de Engenharia Física, Física ou áreas afins.

Art. 2º. Para a formalização do registro do TCC é necessário que o aluno encaminhe à coordenação do Curso de Engenharia Física, via Secretaria Acadêmica do Instituto de Física (INFI), por e-mail (secac.infi@ufms.br) e em formato PDF, os seguintes documentos, devidamente preenchidos e assinados pelo discente e pelo professor orientador: termo de aceite de orientação (Anexo I) e requerimento para desenvolvimento do plano de trabalho de TCC (Anexo II).

Art. 3º. O início do desenvolvimento do projeto do TCC fica condicionado à aprovação pelo Colegiado de Curso do Curso de Engenharia Física do plano de trabalho e também da indicação de orientador.

CAPÍTULO II DAS ORIENTAÇÕES

Art. 4º. Poderão ser orientadores de TCC os docentes do quadro permanente do Instituto de Física da UFMS. Docentes não efetivos e de outras Unidades da Administração Setorial da UFMS poderão orientar discentes do Curso de Engenharia de Física no TCC, mediante solicitação do acadêmico e manifestação favorável do Colegiado de Curso do Curso de Engenharia Física. Os orientadores deverão possuir pelo menos o título de mestre.

(4)

Art. 5º. Poderá haver mudança de orientação de TCC, por solicitação do acadêmico ou do orientador, ou por motivos excepcionais a critério do Colegiado de Curso do Curso de Engenharia Física.

Art. 6º. Os docentes orientadores de TCC serão responsáveis por acompanhar o desenvolvimento do Plano de Trabalho de TCC em todas as suas etapas.

CAPÍTULO III

DO DESENVOLVIMENTO DO TCC

Art. 7º. O TCC deverá ser desenvolvido individualmente, e deve estar relacionado com as atribuições profissionais do Engenheiro Físico. Por ser um trabalho acadêmico, deverá ser fundamentado com base na metodologia científica.

Art. 8º. Caso o TCC seja desenvolvido em uma Instituição ou Empresa será obrigatória a apresentação de autorização assinada para sua realização. Na conclusão do TCC a Instituição deverá receber cópia do trabalho final.

Art. 9º. Caso o trabalho envolva pesquisa com seres humanos ou uso de animais, o mesmo deverá ser submetido e aprovado respectivamente pelo Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos e pela Comissão de Ética no uso de Animais da UFMS.

Art. 10º. Pesquisas com acesso ao patrimônio genético do país ou ao conhecimento tradicional associado ao patrimônio genético deverão atender a Lei n. 13.123, de 20 de maio de 2015.

Art. 11º. O acadêmico elaborará um trabalho impresso seguindo o disposto no manual de redação de TCC disponível na página do Instituto de Física da UFMS.

Art. 12º. Caso o Trabalho de Conclusão de Curso esteja relacionado à um pedido de patente, este pedido deve seguir os procedimentos do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais (Aginova) da UFMS.

§ 1º No caso de que trata o caput deste artigo, o acadêmico deverá encaminhar a comunicação de invenção do produto ou processo (contento título, resumo,

(5)

contextualização, metodologia, problema, aplicação e diferencial) para o NIT até a segunda semana letiva do semestre em que apresentará o TCC.

§ 2º O Núcleo de Inovação Tecnológica emitirá um parecer (favorável ou não) quanto ao pedido da invenção. Em caso favorável, o texto será encaminhado ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

§ 3º Caso o parecer seja favorável, o acadêmico deverá elaborar o TCC no formato de relatório descritivo de invenção (título, resumo, revisão de literatura, objetivos, metodologia descritiva detalhada da invenção e reivindicação). Neste caso o relatório descritivo deve ser apresentado de forma restrita à banca, sem participação do público.

§ 4º Se o parecer for desfavorável, o acadêmico deverá redigir o trabalho escrito da forma tradicional seguindo o manual de redação de TCC do curso.

CAPÍTULO IV DA DEFESA DO TCC

Art. 13º. O professor orientador deverá requerer a defesa do TCC de aluno sob sua orientação ao Colegiado do Curso de Engenharia Física, por e-mail via Secretaria Acadêmica do INFI (secac.infi@ufms.br), mediante entrega de formulário específico (Anexo III) e de cópia em formato digital (PDF) do trabalho, com pelo menos 15 dias de antecedência da data solicitada para defesa.

§ 1º As defesas de TCC ocorrerão até sete dias antes do último dia letivo do semestre, previsto em calendário acadêmico da UFMS.

§ 2º Será de responsabilidade do orientador o envio das cópias impressas ou digitais do trabalho final aos demais membros da banca do examinadora com uma antecedência mínima de 7 dias da data da defesa.

Art. 14º. Consideradas as sugestões do professor orientador, a Banca Examinadora do TCC deverá ser designada pelo Colegiado do Curso, devendo esta ser composta pelo professor orientador, que a presidirá, opcionalmente pelo coorientador caso exista, e por

(6)

dois outros membros titulares, e dentre esses últimos, ao menos um membro que tenha ministrado disciplina no Curso de Engenharia Física.

§ 1º Será permitida a participação de 1 (um) membro de outra IES ou profissional de nível superior com atuação na área objeto do trabalho, desde que aprovado pelo Colegiado do Curso.

§ 2º Parentes de primeiro grau em linha reta descendente ou ascendente, de segundo grau colateral ou cônjuge do acadêmico não poderão participar como membro da banca avaliadora.

Art. 15º. A apresentação oral do TCC será aberta à comunidade universitária (salvo quando da defesa de relatório de invenção para pedido de patente) e terá duração de 30 minutos.

Art. 16º. Após a apresentação, cada membro da banca terá 15 minutos para arguir o candidato.

CAPÍTULO V DA AVALIAÇÃO

Art. 17º. A avaliação do TCC será feita pela banca avaliadora utilizando-se o Formulário de Avaliação de TCC (Anexo IV). Cada membro atribuirá nota de 0 (zero) a 10 (dez), sendo a nota geral obtida pela média aritmética dos três membros da banca.

Art. 18º. Se a nota geral for maior ou igual a 6 (seis) deve ser emitido o parecer de aprovação. Se a nota geral for menor que 6 (seis) o acadêmico será considerado reprovado.

§ 1º Caso o aluno seja reprovado, uma nova defesa deverá ser solicitada ao colegiado de curso, respeitando-se um intervalo mínimo de sessenta dias corridos para a nova defesa a contar do dia da primeira defesa, observando-se a data limite de sete dias antes do último dia letivo do semestre.

§ 2º Caso a nota geral seja superior a 4,0 (quatro) e inferior a 6,0 (seis), a critério da banca examinadora, o candidato poderá apresentar uma nova defesa dentro de trinta

(7)

dias corridos a contar do dia da defesa, observando-se a data limite de sete dias antes do último dia letivo do semestre.

Art. 19º. Sendo o aluno aprovado, este deverá realizar as correções e alterações determinadas pela banca de defesa e encaminhar a versão digital do texto final do TCC (formato PDF), corrigida e revisada pelo orientador, por via eletrônica para aprovação do Colegiado de Curso do Curso de Engenharia Física em até trinta dias corridos após o dia da defesa ou em até 5 (cinco) dias antes do último dia letivo previsto no calendário acadêmico da UFMS, o que ocorrer primeiro.

Art. 20º. É responsabilidade do orientador encaminhar os formulários de avaliação do TCC e a Ata de Sessão de Avaliação (Anexo V), com parecer devidamente assinado pela banca e pelo acadêmico, ao Colegiado de Curso do Curso de Engenharia Física, via secretaria acadêmica do INFI, em até 7 (sete) dias após a data da defesa ou em até 5 (cinco) dias antes do último dia letivo previsto no calendário acadêmico da UFMS, o que ocorrer primeiro.

Art. 21º. O Colegiado de Curso do Curso de Engenharia Física emitirá os pareceres finais de TCC dos acadêmicos – aprovado ou reprovado.

Art. 22º. Caso os prazos que tratam os artigos 19º e 20º deste regulamento não sejam cumpridos, o aluno será considerado reprovado e deverá requerer nova defesa de TCC.

CAPÍTULO VI

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 23º. Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado de Curso do Curso de Engenharia Física.

(8)

ANEXO I – TERMO DE ACEITE DE ORIENTAÇÃO REGULAMENTO TCC – ENGENHARIA FÍSICA

DECLARAÇÃO

Eu, __________________________________________________, portador(a) do CPF n.º _____________________, docente na IES __________, lotado na Unidade _______ declaro que aceito orientar o(a) acadêmico(a) ___________________________________________, RGA _____________________, regularmente matriculado(a) no Curso de Engenharia Física da UFMS, em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) cujo tema central será ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________. Declaro também pelo presente instrumento ter conhecimento das normas aprovadas pelo Colegiado de Curso do Curso de Engenharia Física para o TCC.

Local e data: ____________________________, _____de __________________de 20___.

________________________________________ Assinatura do(a) Orientador(a)

Estou CIENTE das normas do TCC do Curso de Engenharia Física e DE ACORDO com os termos do presente Termo de Aceite.

________________________________________ Assinatura do(a) Acadêmico(a)

(9)

ANEXO II – REQUERIMENTO PARA DESENVOLVIMENTO DO PLANO DE TRABALHO

REGULAMENTO TCC – ENGENHARIA FÍSICA À

Coordenação de Curso do Curso de Engenharia Física,

Eu, __________________________________________________, aluno(a) regularmente matriculado(a) no Curso de Engenharia Física da UFMS sob RGA __________________ venho apresentar este requerimento para desenvolvimento do plano de trabalho intitulado ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ sob orientação do Professor ___________________________________________ como parte integrante do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por mim desenvolvido.

Declaro também pelo presente instrumento ter conhecimento das normas aprovadas pelo Colegiado de Curso do Curso de Engenharia Física para o TCC.

Local e data: ____________________________, _____de __________________de 20___.

________________________________________ Assinatura do(a) Acadêmico(a)

________________________________________ Assinatura do(a) Orientador(a)

(10)

ANEXO III - REQUERIMENTO DE DEFESA DE TCC REGULAMENTO TCC – ENGENHARIA FÍSICA À

Coordenação de Curso do Curso de Engenharia Física,

Eu, Professor Orientador ________________________________________________, solicito a marcação da sessão de defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do acadêmico __________________________________________, RGA __________________, cujo trabalho é intitulado __________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ a ser realizada dia ____/____/______ às ___h ___ min, com a seguinte sugestão de composição da banca examinadora: Titulares: 1-_____________________________________________ IES/Empresa: ________________ 2-_____________________________________________ IES/Empresa: ________________ Suplente: 1-_____________________________________________ IES/Empresa: ________________

Local e data: ____________________________, _____de __________________de 20___.

________________________________________ Assinatura do(a) Orientador(a)

(11)

ANEXO IV - FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DE TCC REGULAMENTO TCC – ENGENHARIA FÍSICA

Acadêmico: ___________________________________________

Título do trabalho: ____________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

Avaliador: ____________________________________________

Aspectos avaliados Nota (0 a 10,0) Qualidade do texto escrito, formatação e linguagem adequada.

Qualidade da investigação científica apresentada e sua relevância. Domínio do tema.

Apresentação oral do trabalho quanto à técnica de exposição, domínio de conteúdo e tempo de apresentação.

Nota média:

Local e data: ____________________________, _____de __________________de 20___.

________________________________________ Assinatura do(a) Avaliador(a)

(12)

ANEXO V – ATA DE SESSÃO DE AVALIAÇÃO REGULAMENTO TCC – ENGENHARIA FÍSICA

ATA DE SESSÃO DE AVALIAÇÃO

Aos ___ dias do mês de ______________ do ano de _____ reuniu-se a Banca Examinadora de Avaliação de Trabalho de Conclusão de Curso formada pelos membros <nome do orientador> (orientador), <nome professor do curso de Engenharia Física>, <nome professor convidado> para, sob a presidência do primeiro, avaliar o trabalho de Conclusão de Curso do(a) acadêmico(a) <nome do acadêmico>, intitulado “<título do trabalho>”. Após a apresentação oral do trabalho pelo(a) acadêmico(a) e a avaliação pelos membros da banca examinadora, foi atribuída a nota _____ ( ______ pontos e _______ décimos) o(a) mesmo(a) foi considerado(a): ( ) Aprovado(a).

( ) Reprovado(a), com nova defesa dentro de 30 dias.

Observações: ________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ( ) Reprovado(a). <Local e data> _____________________________________________ <Orientador> _____________________________________________ <nome professor do Curso de Engenharia Física> _____________________________________________

<nome professor convidado>

_____________________________________________ <nome do acadêmico>

Referências

Documentos relacionados

Especificamente, procurou analisar o lançamento da IIRSA, da União das Nações Sul-americanas (UNASUL) e de um de seus principais conselhos, o Conselho Sul-americano de

apagamento que contém os blocos, após copiar os blocos válidos (de outros arquivos) para uma nova posição. Huang realiza estas duas passagens para ficar em conformidade com

Todavia, há poucos trabalhos sobre interferência de herbicidas no crescimento da cultura; portanto, visando avaliar os efeitos de amicarbazone e diuron + paraquat, estes foram

O Decreto‐Lei n.º 21/2019, de 30 de janeiro (e anteriormente o Decreto‐Lei n.º 30/2015, de 12  de  fevereiro,  para  contratos  assinados  no  seu 

A coparticipação em percentual sobre o custo do tratamento é proibida apenas nos casos de internação, e somente para os eventos que não tenham relação com a

O Presidente da Comissão Permanente do Processo Seletivo da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Paraíso do Tocantins, com fundamento na legislação em vigor, torna público

Para todos os Processos Seletivos – Processo Seletivo Principal, Processo Seletivo Continuado e Processo Seletivo Itinerante –, o candidato poderá optar pela entrega do

Com a aprovação do artigo científico pelo/a professor/tutor orientador, o/a estudante deverá enviar a versão final, em formato digital à Coordenação de curso, para a defesa