• Nenhum resultado encontrado

O IMPACTO DOS ESTUDOS QUALITATIVOS DE ENFERMAGEM EM SAÚDE DA CRIANÇA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O IMPACTO DOS ESTUDOS QUALITATIVOS DE ENFERMAGEM EM SAÚDE DA CRIANÇA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

O I

MPACTO

DOS

E

STUDOS

Q

UALITATIVOS

DE

E

NFERMAGEM

EM

S

AÚDE

DA

C

RIANÇA

T

HE

I

MPACTOF

N

URSING

Q

UALITATIVE

S

TUDIES IN

C

HILD

S

H

EALTH

Ivone Evangelista Cabral*

RESUMO: RESUMO:RESUMO: RESUMO:

RESUMO: O impacto dos estudos qualitativos de enfermagem em saúde da criança foi investigado para identificar a incidência de artigos de enfermagem geral e de saúde da criança em periódicos de enferma-gem e analisar a apropriação das referências adotadas pelos autores. Foram analisados quatro periódi-cos publicados no Brasil e classificados pelo Qualis, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (CAPES), como nacional B, internacional B e C, no ano de 2003. A pesquisa quantita-tiva exploratória de 274 artigos revelou que 90,2% eram de enfermagem geral e 9,8%, de enfermagem em saúde da criança. Há um predomínio de artigos de pesquisa publicados em autorias múltiplas. Os autores dessa área apropriaram-se de referenciais teóricos das ciências biológicas, sociais, comportamentais e de enfermagem para interpretar os seus achados. As citações de enfermagem em saúde da criança produziram pouco impacto na geração de novos conhecimentos quando comparado com outras áreas.

Palavras-chave: Palavras-chave:Palavras-chave: Palavras-chave:

Palavras-chave: Enfermagem; pediatria; produção científica; saúde da criança. ABSTRACT

ABSTRACTABSTRACT ABSTRACT

ABSTRACT::::: The impact of qualitative studies in Nursing upon the knowledge on child’s health has been investigated by means of the identification of the incidence of general and pediatric nursing articles in nursing journals and of the analysis of the adequacy of the references used by the authors. Four Brazilian Nursing Journals, classified by the Qualis Program/CAPES (a program of a Brazilian Government institution for the evaluation of graduation programs) as of level B National, and levels B and C International, in 2003, were analyzed. The exploratory qualitative analysis of 274 articles revealed that 90.2% referred to general nursing and 9.8% to child’s health. The majority of the research articles had been published by several authors (up to 4). The authors borrowed the theoretical referential from biological, social and behavioral sciences, as well as from nursing itself, in order to interpret their findings. The nursing citations on child’s health produced a low impact upon the generation of new knowledge, when compared to other areas.

Keywords: Keywords: Keywords: Keywords:

Keywords: Nursing; pediatrics; scientific production; child’s health.

C

ONSIDERAÇÕES

I

NICIAIS

C

ompreendo que

qualquer discussão em

tor-no do impacto de estudos, independente de sua abor-dagem, requer um repensar sobre o compromisso social da pesquisa e com sua produção. Essa produ-ção é historicamente situada e socialmente deter-minada ao apontar diretrizes ou solucionar proble-mas que afetam um dado segmento social, o infan-til, por exemplo. Ela veicula interesses e visões de mundo historicamente construídas, embora suas contribuições e seus efeitos teóricos e técnicos ul-trapassem as intenções de seu desenvolvimento1.

Os resultados de estudos e pesquisas científi-cas têm relação estreita com as motivações do

pes-quisador para desenvolver uma certa pesquisa. Conseqüentemente, ao se produzir ciência tam-bém está se gerando possibilidades de transformá-la na arte de criar, de etransformá-laborar processos (meca-nismos e modelos) e inventar instrumentais que facilitam o viver do ser humano no mundo social2, donde se conclui que o pesquisador espera de sua produção uma fonte geradora de impacto3.

A problematização em foco suscita questionamentos que refletem o deslocamento da preocupação com o processo de pesquisar para a apropriação dos resultados (produto) pela enfer-magem em saúde da criança, de diferentes

(2)

ma-neiras. Como os resultados de outras pesquisas são apropriados pela enfermagem em saúde da crian-ça? Qual é o lugar dos resultados de estudos de enfermagem em saúde da criança na geração de novos conhecimentos nessa área? São duas ques-tões que nortearão a investigação sobre o impac-to dos estudos qualitativos de enfermagem em saúde da criança.

Quando penso em apropriação, reporto-me a Smolka4, ou seja, os modos de tornar próprio e seu, de adequar e avaliar a pertinência de valo-res e normas socialmente estabelecidos por ou-tros textos que não são seus. Ao se apoderar da visão marxista de apropriação, ela considera que o tornar próprio implica fazer e usar instrumentos numa transformação recíproca de sujeitos e obje-tos, constituindo modos particulares de trabalhar/ produzir. Nesse sentido, tenho os objetivos de: identificar a incidência de referências de enfer-magem geral e de enferenfer-magem em saúde da cri-ança nos estudos qualitativos da área, em quatro periódicos de enfermagem publicados no ano de 2003; analisar como os autores e autoras se apro-priaram das referências de enfermagem em saúde da criança em seus estudos qualitativos.

R

EVISÃO DE

L

ITERATURA

P

arti do pressuposto

de que as diversas

formas de apresentação das publicações de enfer-magem na área de saúde da criança - resumos, notas prévias, relatos de experiência, artigos de revisão e de pesquisa - revelam o avanço científi-co da especialidade de enfermagem pediátrica e sua consolidação como área de saber.

O impacto de estudos na prática de assistir, cuidar, educar em saúde e educar para a forma-ção de novos talentos profissionais implica re-pensar qual é o valor da produção científica de enfermagem em saúde da criança, a quem ela atende, que interesses estão envolvidos. Esses estudos refletem o interesse dos enfermeiros em investigar questões que os inquietam em sua prática profissional, ou buscam respostas que não estão disponíveis ou que não atendem àquelas inquietações.

Se a atividade de pesquisa é compreendida como uma das molas propulsoras do avanço do conhecimento, da construção e validação de no-vas tecnologias e o fortalecimento profissional5, a consolidação de uma área de saber depende do entendimento que os pesquisadores têm sobre o

valor da pesquisa e o impacto que ela deve pro-duzir em sua área de atuação.

Na análise da produção de teses e disserta-ções na área de saúde da criança e do adolescen-te, no período de 1995-1999, Christoffel e Rodrigues6 identificaram que os estudos qualita-tivos foram a opção metodológica para 75,4% dos pesquisadores, contra 19,3% de estudos quanti-tativos e 5,3% de quanti-qualitativo. Entre as abordagens metodológicas adotadas por esses au-tores, não houve variação estatística significante entre a representação social (18,4%) e a fenomenologia (17,6%). Fizeram-se presentes o

survey descritivo, materialismo histórico e dialético,

estudo de caso, interacionismo simbólico/ grounded

theory, etnográfico/ etnoenfermagem, estudo

com-parado, história de vida, estudo experimental, cri-ativo-sensível.

Rodrigues e Bagnato7 relatam que 52,5% dos trabalhos publicados nos periódicos sobre a temática de saúde da criança e adolescente tra-tam desse grupo humano no ambiente hospitalar contra 43,8% no extra-hospitalar. A produção de conhecimentos gerada por enfermeiros assistenciais é menor que a procedente de enfer-meiros docentes, também constatada em outros estudos sobre produção científica na área de saú-de da criança8-10.

O impacto pode ser avaliado pela utilização da investigação científica, ou partes dela, em si-tuações que não aquela da pesquisa original11; há, ainda, uma relação estreita entre impacto e utili-zação dos resultados de pesquisa no cotidiano da enfermagem12.

Nesse sentido, impacto deriva do latim

impactu13 e possui vários significados. Pode-se di-zer que é o choque de algo contra algo, uma co-lisão; que é um abalo moral causado por um acon-tecimento, uma comoção; uma impressão muito forte, muito profunda, causada por diversos efei-tos; um efeito14. Desse conjunto de significados etimológicos e para o interesse da pesquisa, a pa-lavra impacto é ressignificada como efeito. Qual é o efeito que a pesquisa de enfermagem em saú-de da criança exerce sobre a produção saú-de outra pesquisa?

A não incorporação dos resultados de pes-quisa na enfermagem deve-se a várias possibili-dades, com destaque para a dicotomia teoria-prática, idéia distorcida de que o pesquisador renunciou à condição de enfermeiro assistencial, a não valorização daquilo que vem sendo

(3)

gera-do por meio de nossos próprios esforços, prefe-rindo buscar em outras áreas o suporte teórico necessário à análise e discussão de seus acha-dos12. O impacto de pesquisas na produção de teses e dissertações de enfermagem ainda não se fez presente, pondo em questão se as pesqui-sas que são produzidas na área têm sido relevan-tes e se seus objetos de estudo têm sido explora-dos adequadamente.

M

ATERIAIS E

M

ÉTODOS

A

pesquisa foi

realizada em quatro

periódi-cos publicados no ano de 2003, das regiões sul e sudeste do país. A opção por esses periódicos deve-se à sua classificação pelo Qualis da Coordena-ção de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Su-perior15 (CAPES) como nacional B, internacio-nal B e internaciointernacio-nal C, por serem publicados por instituições com programas de pós-graduação

stricto sensu e por receberem matérias de todas as

áreas de atuação de enfermagem.

Trata-se de um estudo exploratório descriti-vo com abordagem quantitativa, tendo em vista que nos preocupamos com as descrições e desco-bertas de relações entre os elementos que tomam parte no fenômeno investigado. O método exploratório descritivo permite um aprofunda-mento do investigador em um determinado pro-blema, sua observação, registro, análise e corre-lação de fatos ou fenômenos (variáveis) sem manipulá-los16. A análise documental8-10 foi com-binada à análise estatística de freqüência abso-luta e relativa para apreender a dimensão do fe-nômeno.

Foram aplicados dois instrumentos de aná-lise documental9,10, contendo os descritores (pa-lavras ou expressões) artigos de pesquisa, refle-xão, de revisão, relato de experiência, nota pré-via, comunicação, resenha, conferência e

resu-mos. Esse movimento nos permitiu identificar a incidência de publicações de enfermagem em saúde da criança entre as publicações de natu-reza geral, bem como localizar os artigos da área em foco.

O segundo instrumento levantou informa-ções sobre citação de autores de enfermagem em saúde da criança, de enfermagem geral, de ou-tras áreas de conhecimento, tipo de estudo, nú-mero e nome do periódico nacional de enferma-gem citado e o suporte teórico adotado pelos au-tores do artigo.

R

ESULTADOS

O

bserva-se na

Tabela 1 que o periódico

in-ternacional B teve o maior número de exempla-res publicados no ano de 2003 (37,5%), possivel-mente por sua periodicidade bimensal, seguido pelo periódico Internacional C (24,9%) com pe-riodicidade quadrimestral. Já os periódicos naci-onais têm periodicidade trimestral.

TTTTTABELAABELAABELAABELA 1:ABELA 1: 1: 1: 1: Classificação do número de exemplares publicados anualmente pelos quatro periódicos nacionais de enfermagem. Sistema Qualis/CAPES. Brasil. 2003.

No ano de 2003, os quatro periódicos in-vestigados publicaram um total de 274 artigos, sendo 247 com temáticas de enfermagem geral e 27 de saúde da criança, conforme mostra a Tabela 2. O periódico que mais publicou arti-gos com temática geral foi o classificado como

(*)Não foram analisados dois resumos por não conter a lista de referências, restando um f=25

TTTTTABELAABELAABELAABELAABELA 2: 2: 2: 2: 2: Distribuição das publicações de enfermagem saúde da criança em quatro periódicos de enfermagem classificados conforme Sistema Qualis/CAPES. Brasil. 2003.

(4)

internacional B (36,4%), seguido pelo interna-cional C (28,7%). A mesma tendência é obser-vada em relação à temática de enfermagem em saúde da criança, pois 55,6% dessas publica-ções foram feitas no internacional B, seguido de 22,2% no internacional C. A soma dos percentuais de artigos de enfermagem em saú-de da criança publicados pelos dois periódicos nacionais é igual ao índice do internacional C. Excluindo-se da análise os dois resumos publi-cados pelo periódico internacional C, chega-se a quatro, não havendo diferença estatística entre os periódicos nacionais.

Os artigos que tratam da temática enferma-gem em saúde da criança representam 9,8% do total, sendo que maior número de artigos foram publicados pelo periódico com maior periodicida-de. Portanto, o maior número de exemplar/ano contribuiu para um maior quantitativo de publi-cações de saúde da criança.

A Tabela 3 mostra que o maior número de publicações de enfermagem geral publicado é clas-sificado como artigo de pesquisa ou original (151), seguido pelo de revisão (28) e atualidades (25). Embora os artigos de pesquisa ou originais correspondam ao maior número (17), houve uma distribuição mais eqüitativa entre os artigos de re-flexão, revisão, comunicação, relato de

experiên-cia e atualidades.

Os estudos qualitativos representaram 84% dos artigos de enfermagem em saúde da criança publicados nos quatro periódicos, no ano de 2003, como demonstra a Tabela 4. Os estudos e pesqui-sas quantitativas representaram 16% e continham em sua lista de referência a citação de estudos qualitativos.

A análise dos resultados indicou que há um predomínio de citação de autores de outras áreas do conhecimento (60,6%), enquanto a citação de autores de enfermagem em saúde da criança corresponde a 27,6% de todos os autores citados nos artigos. Trata-se de uma evidência do baixo impacto das produções de enfermagem em saúde da criança na conformação do saber de enferma-gem nessa área.

Considerando os textos analisados, as auto-rias múltiplas predominaram, tendo em vista que 20 (80%) deles tiveram entre dois e quatro auto-res. A autoria única contribuiu com 20%. Esse achado indica uma mudança de comportamento dos pesquisadores de enfermagem em saúde da criança, que, além de publicarem mais artigos de pesquisa, o fazem em parceria intelectual. Trata-se de um resultado diferente do encontrado por Kakehashi8 ao analisar 63 anos (1932-1995) de produção científica de enfermagem pediátrica, em

TTTTTABELAABELAABELAABELAABELA 3: 3: 3: 3: Distribuição dos artigos de enfermagem geral e enfermagem em saúde da criança, segundo o tipo de 3: artigo e periódico classificado conforme Sistema Qualis/CAPES. Brasil. 2003.

(5)

que a maioria das publicações correspondia a ar-tigos de revisão e reflexão e com autoria única.

Das 110 referências de enfermagem em saú-de da criança, encontradas neste estudo, 31 correspondem à citação de artigos de periódicos de enfermagem editados no Brasil, nas categorias nacional e internacional. Esse quantitativo corresponde a um terço da produção nacional da área, contra dois terços de citações de produções internacionais.

O referencial teórico adotado pelos(as) autores(as) nos artigos de enfermagem em saúde da criança indica uma forte tendência de apropri-ação de quadro teórico pertencente às ciências biológicas (pediatria, neonatologia, epidemiologia, puericultura); ciências humanas e sociais (filoso-fia, antropologia, sociologia, fenomenologia, repre-sentação social, direito, metodologia da pesquisa); comportamentais (psicologia do desenvolvimento, psicologia comportamental).

TTTTTABELAABELAABELAABELAABELA 4: 4: 4: 4: 4: Distribuição dos artigos de enfermagem em saúde da criança, segundo o tipo de pesquisa ou publicados nos periódicos classificados conforme Sistema Qualis/CAPES. Brasil. 2003.

Apesar de haver uma fraca tendência de apro-priação de quadro teórico da enfermagem (neonatal, de saúde da criança, fundamental, administração), em comparação com outros referenciais teóricos, ela aponta que os estudos das ciências da enfermagem produzem algum efeito na geração de novos conhe-cimentos de enfermagem em saúde da criança.

C

ONCLUSÕES

C

onstatou-se que

a maioria dos artigos

pu-blicados nos quatro periódicos investigados refe-re-se à área de enfermagem geral. Os artigos de enfermagem em saúde da criança contribuem com a décima parte (9,8%) e envolveram as mais vari-adas temáticas dos diversos segmentos etários (do nascimento à infância).

As diretrizes da CAPES para avaliação de programas de pós-graduação stricto sensu têm direcionado esses programas a manterem periódi-cos com perfil internacional. Em contrapartida, a barreira do idioma e o alto custo da publicação em periódicos de língua estrangeira levam os en-fermeiros e as enfermeiras a buscarem os periódi-cos publicados no Brasil com esse perfil para es-coarem as suas produções, justificando a maior demanda de artigos para os periódicos internaci-onais B e C - em média 18 artigos publicados por exemplar e maior periodicidade – e a menor para os nacionais B – em média 14 artigos e menor periodicidade.

O maior número de publicações de enferma-gem geral e de enfermaenferma-gem em saúde da criança é classificado como artigo de pesquisa ou original,. Na primeira área foi seguido pelo artigo de revisão e atualização, e na segunda seguiu-se uma distri-buição eqüitativa dos artigos de reflexão, revisão, comunicação, relato de experiência e atualidades. Esse achado difere do encontrado por Kakehashi8 que, ao analisar a produção científica de enferma-gem pediátrica entre 1932 e 1995, constatou maior quantitativo de artigos de revisão e menor de ori-ginais de pesquisa. A inversão nessa ordem é re-sultado do avanço das produções de pesquisas aca-dêmicas e profissionais, conseqüência da qualifi-cação de enfermeiros e enfermeiras em programas de pós-graduação, cuja expansão foi marcante nos anos 90. Nesse ponto, pode-se dizer que há impac-to significativo da produção acadêmica sobre a pro-dução de artigos científicos, veio natural de divul-gação do conhecimento produzido.

Conclui-se que não só o número de publica-ções de enfermagem em saúde da criança repre-senta uma pequena parcela no conjunto da en-fermagem geral, mas também que os autores da área específica vem se apropriando de autores de outras áreas para analisar, discutir e interpretar os seus achados de pesquisa. O impacto da pro-dução científica de enfermagem em saúde da cri-ança na geração de conhecimentos específicos ainda é bastante limitado e pouco consistente, do ponto de vista quantitativo.

(6)

As formas de apropriação das referências de enfermagem em saúde da criança indicam que os(as) enfermeiros(as) adotam o quadro teórico das ciências biológicas, sociais, comportamentais e da enfermagem para analisar e interpretar os seus achados. Se, por um lado, se observa que os(as) autores(as) sentem necessidade de se apro-priar de quadros teóricos de outras áreas para explicar os fenômenos investigados, por outro, há uma incipiente aproximação com o quadro teóri-co da própria enfermagem para discutir/ teóri- compre-ender/interpretar os seus achados.

R

EFERÊNCIAS

1. Minayo MCS, organizadora. Pesquisa social: teoria,

mé-todo e criatividade. 21a ed. Petrópolis (RJ): Vozes; 2002.

2. Lopes JL. Ciência e liberdade escritos sobre ciência e educação no Brasil. Rio de Janeiro: Ed UFRJ; 1998. 3. Lo-Biondo-Wood G, Haber J. Pesquisa em enfermagem:

métodos, avaliação crítica e utilização. 4a ed. Tradução de

Ivone Evangelista Cabral. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2001.

4. Smolka ALB. O (im)próprio e o (im)pertinente na apro-priação das práticas sociais. Cad Cedes 2000; 20(50):26-40. 5. Neves EP, Souza IEO. Pesquisa em enfermagem: bus-cando resgatar a posição do sujeito que a desenvolve. Tex-to ContexTex-to Enferm 2003; 12(3):387-93.

6. Christoffel MM, Rodrigues BMRD. As abordagens metodológicas na pesquisa em enfermagem na área de saúde da criança e adolescente: análise da produção

ci-entífica no período de 1995 a 1999. Esc Anna Nery Rev Enferm 2003; 6 (supl 1):15-24

7.Rodrigues RM, Bagnato MHS. Pesquisa em enfermagem no Brasil: problematizando a produção de conhecimentos. Rev Bras Enferm 2003; 56(6):646.

8. Kakehashi S. Enfermagem pediátrica brasileira: produ-ção científica de 1932 a 1995 [tese de doutorado]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 1998.

9. Silva FD, Cabral IE. O cuidado de enfermagem à crian-ça no pós-terapia intensiva pediátrica: reflexos da produ-ção científica nacional da década de 90. Esc Anna Nery Rev Enferm 2001; 5(1): 93-103.

10. Silva FD, Cabral IE. O cuidado de enfermagem ao egresso da terapia intensiva: reflexos na produção científi-ca nacional de enfermagem pediátricientífi-ca na décientífi-cada de 90. Rev Eletrônica Enferm [online], 2001; 3(2). Disponível em World Web http://www.fen.ufg.br/revista.html. Acesso em 18 maio 2004.

11. Ferreira ABH. Novo Dicionário de Língua Portuguesa.

14ª reimpressão. Rio de Janeiro: Ed Nova Fronteira;

2000:744-5.

12. Polit DF, Hungler BP. Fundamentos da pesquisa em

enfer-magem. 3ª ed. Porto Alegre (RS): Ed Artes Médicas; 1995.

13. Santos ZMSA, Oliveira VLM. A pesquisa de enferma-gem e o impacto do conhecimento produzido. Esc Anna Nery Rev Enferm 2003; 7(2):176-85.

14. Ciampone, MHT. Impacto da pesquisa em enferma-gem na sociedade. In: Anais do 9º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, Brasil. Vitória (ES): ABEn; 1997. 15. Qualis das áreas. Portal Capes. Disponível em World Web http://www.capes.gov.br. Acesso em 20 set. 2004.

16. Cervo AL, Bervian PA. Metodologia científica. 5a ed.

São Paulo: Prentice Hall; 2002.

EL IMPACTODELOS ESTUDIOS CUALITATIVOSDE ENFERMERÍAEN SALUDDEL NIÑO

RESUMEN: RESUMEN: RESUMEN: RESUMEN:

RESUMEN: El impacto de los estudios cualitativos de enfermería en salud del niño fue el objeto inves-tigado para identificar la incidencia de artículos de enfermería general y de salud del niño en periódicos de enfermería y analizar la apropiación de las referencias adoptadas por los autores. Fueron analizados cuatro periódicos de enfermería publicados en Brasil y clasificados por el Qualis de la Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior/CAPES como nacional B, internacional B y C, en 2003. El enfoque cuantitativo exploratorio de 274 artículos indicó que 90,2% eran de enfermería general y 9,8% de enfermería en salud del niño. Hay un predominio de artículos de pesquisa publicados en autorías múltiplas. Los autores de esa área se utilizaron de referenciales teóricos de las ciencias biológicas, sociales, de comportamiento y de enfermería para interpretar su hallazgos. Las citaciones de enfermería en salud del niño producieron poco impacto en la generación de nuevos conocimientos cuando se compara con otras áreas.

Palabras Clave: Palabras Clave: Palabras Clave: Palabras Clave:

Palabras Clave: Enfermería; pediatría; producción científica; salud del niño... Recebido em: 12.11.2004

Aprovado em: 31.08.2005

Notas NotasNotas NotasNotas

*Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Materno-infantil da Escola de Enfermagem Anna Nery. UFRJ. Coordenadora da

Comissão de Publicação, Divulgação e Comunicação Social da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras/SOBEP. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa de Enfermagem em Saúde da Criança/NUPESC.EEAN. Pesquisadora do CNPq. Rua José Rangel 40 aptº 101- Ilha do Governador- Rio de Janeiro-RJ. CEP:21931-320 E-mail: icabral@superig.com.br

**Trabalho apresentado na Reunião Internacional de Pesquisa em Enfermagem na Saúde da Mulher e da Criança, na Faculdade de

Referências

Documentos relacionados

Capo´- Vicedo, Mula e Capó (2011) Scmij proposição de framework Descrição da realidade Redes sociais, Gestão de conhecimenteo Pesquisa exploratória, Estudo de caso

Um teste utilizando observa¸c˜ oes de fra¸c˜ ao de massa do g´ as de aglomerados de ga- l´ axias e SNe Ia foi proposto por Gon¸calves, Holanda e Alcaniz (2012)[ 41 ]. Eles

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

Este dado diz respeito ao número total de contentores do sistema de resíduos urbanos indiferenciados, não sendo considerados os contentores de recolha

Figure 6.4 shows the results of using different hash functions in the ISB scheme and the impact of the hash functions presented in Section 5.2.1 on the usage of local (on-chip)

Apesar de pesquisadores na França, na Inglaterra e no Brasil (e talvez em outros tantos lugares) terem identificado igualmente seus processos de fixação da imagem

Além da multiplicidade genotípica de Campylobacter spp., outro fator que pode desencadear resistência à desinfecção é a ineficiência dos processos de limpeza em si,

Índices como os de riqueza de espécies e de diversidade tradicional, que são medidas de diversidade alfa, não são suficientes se o propósito for selecionar sítios