• Nenhum resultado encontrado

GRUPO DE ESTUDOS DIREITO E REGULAÇÃO DO CAPITALISMO (GEDIRC)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GRUPO DE ESTUDOS DIREITO E REGULAÇÃO DO CAPITALISMO (GEDIRC)"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE DIREITO ECONÔMICO E FINANCEIRO

R.Riachuelo, 185 –8ºandar – tel.: 3111-4013 e 3111-4020 (fone/fax) e-mail: def@usp.br

GRUPO DE ESTUDOS DIREITO E REGULAÇÃO DO CAPITALISMO (GEDIRC)

PROFESSOR: LUÍS FERNANDO MASSONETTO

MONITORES: MARIANA LORENZI, PEDRO MONTI SCHÖNBERGER, GIULIANO SALVARANI LOCAL: SALA 5 (2ºANDAR –PRÉDIO HISTÓRICO - FDUSP)

HORÁRIO: QUINZENALMENTE, ÀS TERÇAS-FEIRAS, DAS 19H00ÀS 21H00 EMAIL PARA CONTATO: gedirc.usp@gmail.com

BLOG DO GRUPO: https://gedirc.wordpress.com MOODLE COM TEXTOS E PROGRAMAÇÃO: http://disciplinas.stoa.usp.br/course/view.php?id=28207

(2)

2

PROGRAMA - "CONFORMAÇÃO JURÍDICA DOS FATORES DE PRODUÇÃO NO BRASIL: TERRA, TRABALHO E

CAPITAL”

DATA CONTEÚDO TEXTOS OBRIGATÓRIOS TEXTOS COMPLEMENTARES

01/09 Encontro de Apresentação Auditório Arcadas do Prédio Anexo -02/09 Encontro de Apresentação Sala dos Estudantes -13/09 Direito como escola de

hierarquia

KENNEDY, Duncan. La enseñanza del derecho. Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores, 2012. (Cap. 1: La importancia política de la estructura del plan de estudios de la facultad de derecho)

FERRAZ JR. Tércio Sampaio. Introdução ao Estudo do Direito. São Paulo: Atlas, 2003. (trechos selecionados sobre os modelos de dogmática jurídica, função social da decisão, da hermenêutica e analítica)

-27/09 Análise Funcional do Direito e sua crítica

BOBBIO, Norberto. Da estrutura à função: novos estudos de teoria do direito. São Paulo: Manole, 2006. (Capítulo 5: Análise funcional do direito: tendências e problemas)

RADCLIFFE-BROWN, Alfred. Estrutura e Função da Sociedade Primitiva. Petrópolis: Vozes, 1973. (O conceito de função em ciências sociais)

(3)

-DATA CONTEÚDO TEXTOS OBRIGATÓRIOS TEXTOS COMPLEMENTARES

11/10 Direito e análise dos fatores de produção

POLANYI, Karl. A grande transformação: as origens políticas e econômicas do nosso tempo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000. (Capítulo VI: O mercado auto-regulado e as mercadorias fictícias: trabalho, terra e moeda)

HOLSTON, James. Cidadania Insurgente: disjunções da democracia e da modernidade no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. (Capítulo 6: Legalizando o ilegal)

-25/10 Formação da Estrutura da Propriedade da Terra no Brasil

SECRETO, Maria Verônica. Legislação sobre terras no Brasil do oitocentos: definindo a propriedade. Raízes, Campina Grande, v.26, n.1-2, p.10-20, jan-dez. 2007.

FRANK, Andre Gunder. A agricultura brasileira: capitalismo e mito do feudalismo – 1964. In: STEDILE, João Pedro. A questão agrária no Brasil, vol. II, São Paulo: Expressão Popular, 2012.

SMITH, Roberto. Propriedade de terra e transição: Estudo da Formação da Propriedade Privada da Terra e Transição para o Capitalismo no Brasil. pp 284 – 338 (O Estado e a formação da propriedade de terra no Brasil). São Paulo: Editora Brasiliense. 1990

(4)

4

DATA CONTEÚDO TEXTOS OBRIGATÓRIOS TEXTOS COMPLEMENTARES

8/11 Formação do Trabalho livre no Brasil e cidadania do trabalhador

KOWARICK, Lúcio. Trabalho e Vadiagem: a ordem do trabalho livre no Brasil. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1994. (Capítulos 2 e 4 - pp. 35-64 e 81-100) Angela Maria de Castro Gomes. A invenção do Trabalhismo, Rio de Janeiro, Editora FGV, 2005. (Capítulos 4 e 6–“A lógica do 'quem tem ofício, tem benefício’" e “A invenção do trabalhismo”);

Wanderley Guilherme dos Santos. Cidadania e Justiça, Rio de Janeiro: Campos, 1979 (Capítulo 4: Do Laissez Faire repressivo à Cidadania em Recesso)

22/11 Acumulação de capital no Brasil pós-Bretton Woods

TAVARES, Maria da Conceição. Império, território e dinheiro In: FIORI, José Luís. Estados e moedas no desenvolvimento das nações. Petróplis, Vozes, 1999. Coleção Zero àesquerda.

-06/12 Entrega Plano de Trabalho

- Artigo i) 1 página

ii) Deve conter: título provisório do trabalho, o problema relacionado a um dos encontros do curso, justificativa do tema, sumário contendo os pontos específicos de que se tratará, bem como a bibliografia básica com referências bibliográficas completas (ver abaixo).

(5)

DATA CONTEÚDO TEXTOS OBRIGATÓRIOS TEXTOS COMPLEMENTARES

14/02 Entrega Artigo

i) 3.000 palavras (espaço 1,5, fonte 12, Times New Roman com margens normais)

ii) Apresentar escolha de um problema relacionado a um dos encontros do curso e exploração o assunto (ou um aspecto do assunto), mobilizando os principais argumentos da historiografia e incluindo a própria interpretação do assunto.

iii) Deve ser analítico e não somente descritivo.

iv) Qualquer tipo de plágio (no trabalho ou prova) resultará em reprovação na disciplina. Dessa forma, é obrigatório encaminhar relatório do programa CopySpider (http://www.copyspider.com.br/) do respectivo documento (formato .docx).

METODOLOGIA

(6)

6 disponibilizar. As discussões dos respectivos conteúdos dos textos com docentes e alunos da graduação e pós-graduação consistem no objetivo

principal na realização deste Ciclo de Formação.

Dessa forma, em todo encontro seráproduzida uma ata das discussões, de responsabilidade de algum participante tomado previamente, a ser disponibilizada aos outros participantes por meio da plataforma Google Docs para edição. Com isso, ao final do Ciclo de Formação, as atas dos 6 (seis) encontros serão disponibilizadas de forma compilada na rede, para compartilhamento com o público em geral das discussões realizadas.

AVALIAÇÃO

Seráexigido 65% de presença das e dos participantes nos encontros, isto é, em 4 (quatro) dos 6 (seis) encontros.

No final do semestre, os membros do GEDIRC deverão produzir um breve artigo científico com cerca de 3.000 (três mil) palavras, com base em um ou mais pontos tratados nos encontros realizados.

i) Plano de trabalho - Artigo (1 página, prazo para entrega: 06/12) – Contendo: título provisório do trabalho, o problema relacionado a um dos encontros do curso, justificativa do tema, sumário contendo os pontos específicos de que se tratará, bem como a bibliografia básica com referências bibliográficas completas (ver abaixo).

ii) Artigo: (3.000 palavras, espaço 1,5, fonte 12, Times New Roman com margens normais, prazo para entrega: 14/02). Escolha de um problema relacionado a um dos encontros do curso e exploração o assunto (ou um aspecto do assunto), mobilizando os principais argumentos da historiografia e incluindo a própria interpretação do assunto. Deve ser analítico e não somente descritivo. Qualquer tipo de plágio (no trabalho ou prova) resultará em reprovação na disciplina. É obrigatório encaminhar relatório do programa CopySpider (http://www.copyspider.com.br/) do respectivo documento (formato .docx).

1) Serão admitidas referências a livros ou artigos acadêmicos. Revistas e sites não acadêmicos da Internet, e não do nível universitário, não serão aceitas.

(7)

2) É necessário, rigorosamente, referenciar as fontes e todas as ideias que forem emprestadas de outros autores. Use notas bibliográficas completas (de rodapé ou no fim) SEM bibliografia no final do trabalho. Portanto, todas as fontes usadas tem que ser referenciadas nas notas bibliográficas.

Norma NBR 6023 (NB 66)

a) Livro: nome(s) do autor, título (em itálico). Cidade, editora, data, pagina(s). Exemplo: SOUZA, Jessé, A tolice da inteligência brasileira – ou como o país se deixa manipular pela elite. São Paulo: LeYa, 2015, p.83.

b) Artigo: nome do autor, titulo do artigo (entre aspas), nome do periódico (em itálico), cidade e/ou editora, volume e/ou número do periódico, data (mês e/ou ano), páginas usadas. Exemplo: SINGER, André, “Cutucando as onças com varas curtas - O ensaio desenvolvimentista no primeiro mandato de Dilma Rousseff (2011-2014)”, Revista Novos Estudos Cebrap, São Paulo, n. 105 (2015), 40 p.

c) Colaboração em obra coletiva: nome do autor, título do capítulo (entre aspas), in: nome(s) do organizador ou editor, título do livro (em itálico). Cidade, editora, data (ano), números das páginas usadas. Exemplo: HALL, Michael e SPALDING, Hobart, “A Classe Trabalhadora Urbana e os Primeiros Movimentos Trabalhistas na América Latina, 1880-1930”. In: BETHELL, Leslie (org.) História da América Latina. vol.IV. São Paulo: EDUSP/Imprensa Oficial do Estado, 2003, pp.22-45. 4)

Referências

Documentos relacionados

A variável em causa pretende representar o elemento do modelo que se associa às competências TIC. Ainda que o Plano Tecnológico da Educação preveja a conclusão da

Finally,  we  can  conclude  several  findings  from  our  research.  First,  productivity  is  the  most  important  determinant  for  internationalization  that 

Principais fontes de financiamento disponíveis: Autofinanciamento: (corresponde aos fundos Principais fontes de financiamento disponíveis: Autofinanciamento: (corresponde aos

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São

O período de redemocratização foi consolidado com a edição da Constituição Federal, de 5 de outubro de 1988, instrumento jurídico democrático que restaura a

Como já foi dito neste trabalho, a Lei de Improbidade Administrativa passa por uma releitura doutrinária e jurisprudencial, visando delimitar de forma precisa os tipos ímprobos,

Pensar a formação continuada como uma das possibilidades de desenvolvimento profissional e pessoal é refletir também sobre a diversidade encontrada diante

Contudo, não é possível imaginar que essas formas de pensar e agir, tanto a orientada à Sustentabilidade quanto a tradicional cartesiana, se fomentariam nos indivíduos