• Nenhum resultado encontrado

LOCAL E PERÍODO DE INSCRIÇÕES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LOCAL E PERÍODO DE INSCRIÇÕES"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

COMUNICADO

Abertura de Processo Seletivo de Ingresso ao programa de Pós-Graduação em Ecologia, área de concentração Ecossistemas Terrestres e Aquáticos, cursos de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto.

O Programa de Pós-Graduação em Ecologia do Instituto de Biociências da USP, que tem conceito 5 na CAPES, oferece 12 vagas para o Mestrado e 20 vagas para o curso de Doutorado, para portadores do título de mestre, ou Doutorado Direto, para graduados sem a obtenção prévia do título de mestre, com início no primeiro semestre de 2012. Os interessados nessas vagas devem inscrever-se para o processo seletivo de 3 a 27 outubro de 2011.

LOCAL E PERÍODO DE INSCRIÇÕES

As inscrições deverão ser feitas pessoalmente pelos candidatos na Secretaria de Pós-Graduação do Instituto de Biociências da USP, à Rua do Matão, Travessa 14, nº 321 - Cidade Universitária, CEP: 05508-900 - São Paulo, ou enviadas por correio para este endereço. As inscrições feitas pelo correio serão aceitas contanto que a data de postagem tenha ocorrido dentro do período de inscrição regular. Não serão aceitas inscrições fora do prazo estipulado.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

A inscrição será realizada mediante a apresentação do requerimento padrão (disponível em http://ecologia.ib.usp.br/pos), no qual constará o aceite prévio do futuro orientador; e cópias dos seguintes documentos:

1 Histórico escolar da graduação; 2 Diploma da graduação;

3 Se brasileiro nato ou naturalizado, os seguintes documentos pessoais de identificação:

a) carteira de identidade (RG); b) CPF;

c) Título de Eleitor;

d) Certificado de Reservista para candidatos do sexo masculino;

(2)

4 Se candidato estrangeiro não naturalizado, passaporte no prazo de validade. 5 Curriculum Vitae, preferencialmente no formato Lattes (http://lattes.cnpq.br/); 6 Certificado de proficiência em inglês (ver abaixo);

7 Se candidato estrangeiro, certificado de proficiência em português (ver abaixo); 8 Projeto de dissertação (candidatos ao mestrado) ou de tese ( candidatos ao

doutorado), ver abaixo;

9 Se candidato ao Doutorado (portador do título de mestre): a) Histórico escolar do mestrado;

b) Documento comprobatório da obtenção do título de Mestre ou documento que comprove o agendamento da defesa;

c) Um exemplar da dissertação ou trabalho equivalente;

10 Se candidato ao Doutorado Direto (candidatos sem título de mestre), cópias de dois artigos científicos de autoria do candidato, que estejam publicados, no prelo ou comprovadamente aceitos para publicação na área do projeto de tese, em periódicos com fator de impacto maior ou igual a 1,0 (um) no JCR (Journal Citation Reports), sendo que o candidato deve ser o primeiro autor em pelo menos um deles.

No ato da inscrição, os candidatos deverão recolher junto à Secretaria de Pós-Graduação do IB USP a importância de R$ 50,00. Não serão aceitas inscrições sem o aval de um orientador credenciado ou com documentação incompleta.

PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA

A comprovação de proficiência em língua inglesa é feita no ato de inscrição para o exame ingresso. Para tanto, os candidatos deverão apresentar, junto com sua inscrição, um dos certificados de proficiência com a pontuação mínima a seguir, sem restrições à validade:

Candidatos ao Mestrado

a) TOEFL ITP, “Institutional Testing Program”, mínimo de 450 pontos; b) TOEFL iBT, “Internet-based Test”, mínimo 62 pontos;

c) TOEFL “Computer-based Test”, mínimo 190 pontos; d) - TOEFL “Paper-based Test”, mínimo 500 pontos

e) IELTS, “International English Language Testing Service”, com nota mínima 5,0 (cinco);

(3)

f) ESLAT, “English as a Second Language Achievement Test”, com nota mínima 5,0 (cinco);

g) FCE-Cambridge “Frist Certificate in English”, nota mínima C; f) CPE “Certificate of Proficiency in English”;

g) TOEIC “Test of English for International Communication”, mínimo de 600 pontos. h) Teste de Proficiência em Inglês da União Cultural Brasil Estados Unidos, mínimo de 50% de aproveitamento.

Candidatos ao Doutorado e Doutorado Direto:

a) TOEFL ITP, “Institutional Testing Program”, mínimo de 500 pontos; b) TOEFL iBT, “Internet-based Test”, mínimo de 82 pontos;

TOEFL “Computer-based Test”, mínimo de 215 pontos; TOEFL “Paper-based Test”, mínimo de 550 pontos

e) IELTS, “International English Language Testing Service”, com nota mínima 6,0 (seis);

f) ESLAT, “English as a Second Language Achievement Test”, com nota mínima 6,0 (seis);

g) FCE-Cambridge “First Certificate in English”, nota mínima B; f) CPE “Certificate of Proficiency in English”;

g) TOEIC “Test of English for International Communication”, mínimo de 700 pontos. h) Teste de Proficiência em Inglês da União Cultural Brasil Estados Unidos mínimo de 70% de aproveitamento.

A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ecologia (CCP) pode emitir “Certificado de Proficiência em Língua Inglesa” para fins de ingresso no programa aos candidatos que comprovarem que seu idioma nativo seja o inglês, ou que tenham sido alfabetizados na língua inglesa ou que tenham residido por mais de seis meses em países cujo idioma oficial seja o inglês. Para tanto, o candidato deve enviar uma carta ao Coordenador do Programa de Ecologia solicitando o certificado. Caso o pedido seja denegado, o candidato será notificado e poderá encaminhar um dos certificados de proficiência usuais indicados acima, até o fim do prazo de inscrição.

(4)

Para candidatos estrangeiros, a comprovação de proficiência em língua portuguesa é feita no ato de inscrição para o exame ingresso. Para tanto, os candidatos estrangeiros deverão apresentar junto com sua inscrição, o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa – Celpe-Bras, sem restrições à validade.

A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ecologia (CCP) poderá emitir “Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa” para fins de ingresso no programa aos candidatos que comprovarem que seu idioma nativo seja o português, ou que tenham sido alfabetizados na língua portuguesa ou que tenham residido por mais de seis meses em países cujo idioma oficial seja o português. Para tanto, o candidato deve enviar uma carta ao Coordenador do Programa de Ecologia solicitando o certificado. Caso o pedido seja denegado, o candidato será notificado e poderá encaminhar o certificado usual de proficiência indicado acima, até o fim do prazo de inscrição.

PROJETO DE DISSERTAÇÃO

Para o Mestrado, o projeto de dissertação a ser apresentado deverá ter sido previamente discutido com o(a) potencial orientador(a) e deverá conter, no máximo, 50.000 caracteres incluídos espaços, com os itens: a) Título; b) Resumo; c) Introdução, na qual o candidato deve apresentar o problema a ser abordado e indicar o seu estado atual de conhecimento, utilizando material bibliográfico específico e apresentando os objetivos e/ou hipótese(s) do trabalho de maneira clara e precisa; d) Procedimentos, nos quais o candidato deve descrever a área e/ou o objeto de estudo, indicar detalhadamente o material a ser empregado e os procedimentos metodológicos, apresentar o delineamento amostral ou experimental e os métodos de análise a serem adotados; e) Cronograma, no qual o candidato deve indicar, em um quadro semestral, as etapas de atividades a serem desenvolvidas durante o curso de Mestrado (obtenção de créditos em disciplinas, coleta dos dados, processamento dos dados, análise dos dados, reuniões do comitê de acompanhamento, redação e apresentação da dissertação), contemplando idealmente 4 semestres, ou o prazo máximo de 28 meses.

PROJETO DE TESE

Para o Doutorado o projeto de tese a ser apresentado deverá ter sido previamente discutido com o(a) potencial orientador(a) e deverá conter, no máximo, 50.000 caracteres incluídos espaços, com os itens: a) TÍTULO; b) RESUMO; c)

(5)

INTRODUÇÃO - apresentar o problema a ser abordado e indicar o seu estado atual de conhecimento, utilizando material bibliográfico conceitual e específico, apresentar objetivos e/ou hipótese(s) do trabalho de maneira clara e precisa; d) PROCEDIMENTOS - descrever a área e/ou o objeto de estudo; indicar detalhadamente o material a ser empregado e os procedimentos metodológicos; apresentar o delineamento amostral ou experimental e os métodos de análise a serem adotados; e) CRONOGRAMA - indicar, em um quadro semestral, as etapas de atividades a serem desenvolvidas durante o curso de Doutorado (obtenção de créditos em disciplinas; coleta dos dados; processamento dos dados; análise dos dados; exame de qualificação; redação final; apresentação da dissertação), contemplando o prazo máximo de 8 semestres e de 10 semestres para o Doutorado Direto; f) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.

ETAPAS DO EXAME E SUAS NOTAS

O processo seletivo constará de duas etapas: (1) prova escrita de Ecologia para todos os candidatos; (2) entrevista sobre o projeto de dissertação ou tese, para os aprovados na prova escrita. Nas duas avaliações a Comissão Julgadora atribuirá notas entre 0 e 10 (zero e dez) aos candidatos, com precisão de uma casa decimal. Os candidatos que obtiverem nota na prova escrita igual ou superior a 5,0 (cinco) serão convocados para a entrevista, e os demais estarão eliminados. A nota final dos candidatos será a média aritmética das notas obtidas na prova e na entrevista. Serão considerados habilitados os candidatos que obtiverem nota final igual ou superior a 7,0 (sete). Os candidatos habilitados são classificados por sua nota final no exame. Os candidatos ao doutorado habilitados das três sub-áreas são classificados em uma lista única, por sua nota final. Em caso de empate na classificação pela nota final, será utilizada a nota da prova como critério de desempate.

SUB-ÁREAS DO EXAME DE DOUTORADO

O exame de ingresso para o doutorado é separado em três sub-áreas: (1) Ecossistemas Terrestres; (2) Ecologia Aquática e (3) Ecologia Evolutiva e Comportamental. O candidato deve indicar a sub-área na qual se insere o seu projeto, no formulário de inscrição. A escolha da sub-área cabe ao candidato e seu orientador, e não é obrigatório que seja a sub-área principal do orientador. O exame de ingresso de cada sub-área tem

(6)

sua prova específica e entrevista separada, realizadas por Comissões Julgadoras independentes.

PROVA ESCRITA DE ECOLOGIA

A prova escrita de Ecologia é eliminatória. Para os candidatos ao Mestrado versará sobre o programa e bibliografia único, relacionados abaixo. Para os candidatos ao Doutorado, versará sobre programa e bibliografia da sub-área.

TÓPICOS DA PROVA ESCRITA

Tópicos do Programa para a Prova Escrita de Ecologia (candidatos ao Mestrado): - Ecologia - conceito, histórico, níveis de organização e escalas.

- Condições e recursos: efeitos, respostas ecológicas e evolutivas.

- Biomas: definição, padrões globais, principais biomas terrestres e aquáticos do mundo. - Ecologia de sistemas: fluxo de energia, ciclos de nutrientes e estrutura trófica dos ecossistemas.

- Ecologia evolutiva: variação genética, evolução por seleção natural, especiação e coevolução.

- Ecologia de populações: demografia, competição intra-específica e dinâmica populacional.

- Ecologia e evolução das interações entre espécies: parasitismo, mutualismo, competição, predação e pastejo.

- Ecologia comportamental: evolução e ecologia do comportamento animal.

- Ecologia de comunidades: padrões de riqueza e composição e seus determinantes, teias tróficas e sucessão.

- Ecologia aplicada: sustentabilidade, poluição e biologia da conservação.

Tópicos do Programa a para a Prova Escrita de Ecologia (candidatos ao Doutorado após o Mestrado e Doutorado Direto) dos Exames das Sub-Áreas: (a) Doutorado Ecossistemas Terrestres:

- Condições e recursos: respostas ecológicas e evolutivas

- Ecologia de populações: dinâmica e estrutura populacional, competição intra-específica, migração e dispersão, metapopulações.

(7)

- Estrutura e dinâmica das interações entre espécies.

- Ecologia de comunidades: estrutura e dinâmica de comunidades, teias tróficas, sucessão.

- Ecologia de paisagens: princípios básicos e aplicações. - Biomas: conceitos, padrões globais, biomas brasileiros.

- Ecossistemas: fluxo de energia, ciclos de nutrientes, estrutura trófica dos ecossistemas. - Ecologia aplicada: princípios básicos para conservação, restauração e manejo de populações, comunidades e ecossistemas.

(b) Doutorado Ecossistemas Aquáticos:

- A água: propriedades físicas e químicas; suas implicações ecológicas. - Ecossistema marinho costeiro.

- Ecossistema marinho oceânico. - Ecossistema lêntico

- Ecossistema lótico.

- Influências das atividades antrópicas nos ecossistema aquáticos.

(c) Doutorado Ecologia Evolutiva e Comportamental: - Seleção natural, ecologia e comportamento. Níveis de seleção.

- Evolução de estratégias de exploração de recursos: seleção sexual, sistemas de acasalamento, forrageamento, termorregulação.

- Comunicação.

- Territorialidade e ordem de dominância. - Investimento e cuidado parental.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

Bibliografia Recomendada para a Prova Escrita de Ecologia, candidatos ao Mestrado:

BEGON, M.; HARPER, J.L. & TOWNSEND, C.R. 2007. Ecologia. ARTMED, Porto Alegre.

(8)

Bibliografia Recomendada para a Prova Escrita de Ecologia (candidatos ao Doutorado após o Mestrado e Doutorado Direto) dos Exames das Sub-Áreas: (a) Doutorado Ecossistemas Terrestres:

BEGON, M.; HARPER, J.L. & TOWNSEND, C.R. 2007. Ecologia. ARTMED, Porto Alegre.

GOTELLI, N.J. 2007. Ecologia. Ed. Planta. Londrina.

GUREVITCH, J. 2009. Ecologia Vegetal. ARTMED, Porto Alegre.

MEFFE, G.K. & CARROLL, R. 1997. Principles of conservation biology. Sinauer Ass., Massachusetts. 2nd ed.

(b) Doutorado Ecossistemas Aquáticos:

BEGON, M.; HARPER, J.L. & TOWNSEND, C.R. 2007. Ecologia. ARTMED, Porto Alegre.

LEVINTON, J.S. 1995. Marine biology - Function, biodiversity, ecology. New York, Oxford University Press.

NYBAKKEN, I.W. 1988. Marine biology. An ecological approach. New York, Harper/Collins. 2ª ed.

TUNDISI, J.G.; MATSUMURA-TUNDISI, T. 2008. Limnologia. São Paulo, Oficina de Textos.

(c) Doutorado Ecologia Evolutiva e Comportamental:

ALCOCK, J. 2011. Comportamental Animal. Artmed, Porto Alegre.

BEGON, M.; HARPER, J.L. & TOWNSEND, C.R. 2007. Ecologia. ARTMED, Porto Alegre.

DANCHIN, E.; GIRALDEU, L-A. & CEZILLY, F. 2008. Behavioural ecology: an evolutionary perspective on behaviour. Oxford University Press., USA, 688 p.

RIDLEY, M. 2003. Evolution. Oxford, Blackwell Science. 752 p.

WILSON, E.O. 2000. Sociobiology: the new synthesis, twenty-fifth anniversary edition. Cambridge, Mass. Belknap Press, Harvard University Press, 720 p.

LOCAIS E DATAS DA PROVA ESCRITA

A Prova Escrita de Ecologia será realizada no dia 07/11/2011, das 14 às 18h, na Sala de Seminários do Departamento de Ecologia – IB/USP. A critério da Comissão

(9)

Coordenadora do Programa (CCP), a mesma prova poderá também ser aplicada em outras cidades do Brasil e do exterior. Nesse caso, a CCP divulgará os locais e horários adicionais de aplicação da prova e respectivos professores responsáveis, após o encerramento das inscrições, na página do Programa de Pós-Graduação em Ecologia (http://ecologia.ib.usp.br/pos).

O resultado da prova escrita será divulgado no dia 16/11/2011, após as 14hs, na página do Programa de Pós-Graduação em Ecologia na Internet (http://ecologia.ib.usp.br/pos).

ENTREVISTA

Os candidatos de cada sub-área de conhecimento aprovados na prova escrita serão convocados para uma entrevista, a ser realizada pela corresponedente Comissão Julgadora. A entrevista consistirá de uma avaliação oral sobre o conhecimento do candidato em relação ao conteúdo do projeto de dissertação (mestrado) ou de tese (doutorado) requerido na inscrição, mediante respostas a perguntas pré-estabelecidas em um roteiro padronizado (disponível em http://ecologia.ib.usp.br/pos). A nota da entrevista será a média das notas emitidas pelos três examinadores.

LOCAIS E DATAS DAS ENTREVISTAS

As entrevistas serão realizadas nos dias 17 e 18/11/2011, no Departamento de Ecologia do IB-USP. Os aprovados para a entrevista, bem como locais e horários de cada entrevista, serão divulgados dia 16 de novembro de 2011, na página do curso (http://ecologia.ib.usp.br/pos). A critério da Comissão Coordenadora do Programa (CCP), a entrevista poderá ser realizada por vídeo-conferência, mantendo-se a mesma Comissão Julgadora e demais procedimentos.

RESULTADOS FINAIS

A lista de aprovados com suas notas e sua ordem de classificação será divulgada até dia 21/11/2011, no Depto de Ecologia do IBUSP, e também na página do Programa de Pós-Graduação em Ecologia na Internet (http://ecologia.ib.usp.br/pos). Os classificados até o número de vagas oferecido no processo seletivo para os cursos terão direito à matrícula por até três períodos de matrícula regular. Candidatos aprovados cuja ordem de classificação exceda o número de vagas não terão direito à matrícula.

(10)

Os candidatos não aprovados e excedentes deverão retirar a documentação apresentada até 60 dias após o encerramento do concurso.

Secretaria de Pós-Graduação-IB USP - Telefone: (0xx11) 3091-7517 - E-mail: cpg@ib.usp.br - URL: http://www.ib.usp.br/pos

Referências

Documentos relacionados

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

A maior vantagem do modelo Perfil de Qualidade Percebida é a indicação clara do que os clientes realmente querem, podendo também se utilizado para comparar a percepção dos gerentes

O Patrimônio Histórico, concebido aqui como uma relação entre memória social (CARLAN, 2008, p.82) e soma dos bens culturais, agrega conjuntos de informações,

Esta atividade é importante para que você reforce os conceitos básicos vistos em sala de.. aula e os correlacione com uma aplicação prática, no caso o conceito de sistemas

Os produtos ou serviços contratados que não integram os serviços mínimos bancários estão sujeitos às comissões e despesas em vigor neste preçário. As contas de serviços

Os resultados indicaram que, em ambas as espécies, a seção transversal exerceu influência na propagação da onda de ultrassom e que a velocidade longitudinal foi fortemente afetada

Com a investigação propusemo-nos conhecer o alcance real da tipologia dos conflitos, onde ocorrem com maior frequência, como é que os alunos resolvem esses conflitos, a

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e