• Nenhum resultado encontrado

Manual do Aluno do 3º Ano

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual do Aluno do 3º Ano"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Manual do Aluno do

(2)

SEICHO-NO-IE DO BRASIL- Manual do aluno – 3º Ano

1

Superintendência das Atividades dos Educadores da

SEICHO-NO-IE DO BRASIL

DOS VALORES DA SEICHO-NO-IE

AS SETE DECLARAÇÕES ILUMINADORAS DA SEICHO-NO-IE

1. Declaramos transcender todo sectarismo religioso e, reverenciando a Vida, viver em fiel obediência à Lei da Vida.

2. Acreditamos que a lei da manifestação da Vida é o caminho do progredir infinito e acreditamos, também, que é imortal a Vida que se alojada em cada indivíduo. . 3. Estudamos e publicamos a Lei da Criação da Vida para que a humanidade possa seguir o verdadeiro caminho do progredir infinito.

4. Acreditamos que o amor é o alimento da Vida e que a oração, as palavras de amor e o elogio constituem o poder criador da palavra que concretiza o amor.

MISSÃO

Baseados no correto uso do poder da palavra, organizar movimentos educacionais que propaguem o princípio de que todo homem é filho de Deus e possui em seu interior potencialidade infinita, para construir na face da Terra laços de amor mútuo e cooperação.

VISÃO

Ser referência no setor educacional brasileiro, por meio de Propostas Pedagógicas que contribuam para a formação de uma cultura de respeito às múltiplas manifestações da Vida de Deus no planeta Terra e para a consolidação da paz ativa entre os povos.

Manual do Aluno do

(3)

2

5. Acreditamos que, como de filhos de Deus, possuímos, em nosso interior a possibilidade infinita e podemos atingir o estado de absoluta liberdade com o uso controlado do poder da palavra. . 6. Para melhorarmos o destino da humanidade, mediante o poder criador das boas palavras, divulgamos a doutrina em livros, publicações,

seminários, conferências, transmissões em rádio e TV e outros meios culturais.

.

7. Baseados na correta filosofia da vida, no correto modus vivendi e no correto modo de educar, organizamos movimentos concretos que dominam doenças e todas as demais formas de sofrimento humano, para construir, na face da Terra o Reino do Céu de amor mútuo e cooperação.

REVELAÇÃO DIVINA DA MÃE QUE EDUCA O FILHO

“Muitas mães se preocupam demasiadamente com seus filhos, e consequentemente lhes transmitem vibrações mentais negativas, prejudicando-lhes a saúde e o destino. Algumas mães são tão apreensivas que não conseguem deixar seus filhos fora do alcance de sua vista, mesmo por um momento. Elas imaginam cenas em que seus filhos estão tropeçando e caindo, sendo atropelados por um automóvel, afogando-se no mar, etc. Por que não podem proceder de outra maneira? Elas se inquietam dessa maneira porque consideram suas crianças como filhos dos homens em vez de considerá-los filhos de Deus. Os filhos de Deus são criados por Deus, e os filhos dos homens são criados pelo homem. Quem pensa que seus filhos são filhos dos homens terá de viver preocupado a vida toda para criá-los. Porém, quem os considera filhos de Deus respeita-os e cuida deles com zelo, mas sem preocupação alguma, pois sabe que Deus os está protegendo. Se alguém pensa que pode manter seus filhos vivos por meio de sua força humana, tente ficar velando por eles dia e noite sem dormir. Certamente não o conseguirá. É a força de Deus que faz as crianças viverem, mesmo enquanto os pais dormem”.

(4)

SEICHO-NO-IE DO BRASIL- Manual do aluno – 3º Ano

3

OS QUATRO PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA EDUCAÇÃO DA VIDA

1. Conscientizar a Verdade única: o homem é filho de Deus. Isso significa ter o correto conhecimento da natureza verdadeira do ser humano.

2. Persistir no método de educar contemplando e essência divina do ser humano. Segundo esse método, manifesta-se aquilo que contemplamos e, contemplar a essência divina do ser humano, é despertá-lo para a Verdade de que o mundo tridimensional é manifestação da mente.

3. Viver acreditando que existem somente Deus e o bem. O fenômeno é apenas manifestação; parece existir, mas não é existência verdadeira; o mal parece existir mas não é existência verdadeira.

4. Conscientizar o “agora eterno” que transcende o tempo fenomênico. O agora é tudo, não existe outro momento senão o agora.

Kanuma Keiyo, Educação do Filho de Deus, vol. 1, p. 91 - 8ª edição, 200

INFORMAÇÃO IMPORTANTE

Lembramos que o CEEV é um curso livre, que não prepara o aluno para exame para preletores. Portanto, aqueles que se formarem no CEEV e que não sejam preletores ou líderes da Iluminação não estão autorizados a fazer palestra em nome da SEICHO-NO-IE DO BRASIL.

MUITO OBRIGADO!

(5)

4

PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS DA

“EDUCAÇÃO DA VIDA”

Carga horária: 7 encontros de 80 minutos e 1 encontro de 30 minutos (avaliação)

Ementa da disciplina: No terceiro ano, trabalharemos, em cada encontro, temas específicos que estão no cotidiano dos educadores, como sexualidade, relação familiar, meio-ambiente, violência, consumismo, dificuldade de aprendizagem, entre outros.

O propósito é preparar os cursistas para compreenderem aspectos da atualidade escolar, sob a Luz da Educação da Vida. ..

Diário de aprendizagem: Neste ano iremos incluir o “Diário de aprendizagem” para que ocorra uma integração com as três disciplinas: Projetos, Educação da Vida e Doutrina. .

ATENÇÃO: O mesmo será utilizado pelo aluno na última aula de cada encontro. Sendo assim, o encontro nunca deverá terminar com a mesma disciplina, ou seja, haverá um “rodízio” entre as disciplinas: projetos, Educação da Vida e Doutrina.

1º Encontro:

TEMA: O QUE É A

EDUCAÇÃO DO RENASCIMENTO

Bibliografia:

Educação do “Renascimento”, Keyo Kanuma, p.p 17 a 27, 6ª edição. Guia da Educação no Lar, Masaharu Taniguchi, p.p 13 a 43, 6ª impressão.

2º Encontro:

TEMA:

EDUCAÇÃO FAMILIAR

Bibliografia:

Guia da Educação no Lar, Masaharu Taniguchi, p.p 109 a 115, 6ª impressão. Namoro, Casamento e Maternidade, Masaharu Taniguchi, p.p 59 a 73, 1ª edição.

(6)

SEICHO-NO-IE DO BRASIL- Manual do aluno – 3º Ano

5

Assim se Concretiza o Amor, Masaharu Taniguchi, p.p 73 a 159, 4ª edição.

Atenção:

Para o próximo encontro os alunos deverão preparar um seminário a partir do levantamento de assuntos de interesse deles.

3º ENCONTRO:

TEMA: MEIOS DE COMUNICAÇÃO: TV, INTERNET, JORNAIS, ETC.

Bibliografia:

Revista Mundo Ideal – março, 2011.

4º ENCONTRO:

TEMA: VIOLÊNCIA

Bibliografia:

Educação do “Renascimento”, Keyo Kanuma, p.p 93 a 143, 6ª edição. Educação do Filho de Deus, Keyo Kanuma, vol. 2, p.p 17 a 45, 1ª edição. Material de Estudo Preparatório ao Exame de Preletor Regional e Líder da Iluminação – ano 2010, p.p 10 a 13.

Namoro, Casamento e Maternidade, Masaharu Taniguchi, p.p 378 a 387, 1ª edição.

5º ENCONTRO:

TEMA: SEXUALIDADE

Bibliografia:

Ensinando e Disciplinando os Filhos, Keiyo Kanuma, p.p 187 a 209, 4ª edição. Guia da Educação no Lar, Masaharu Taniguchi, p.p 79 a 103. 6ª impressão Educação do Renascimento, Keiyo Kanuma, p.p 151 a 198, 6ª edição.

6º ENCONTRO:

TEMA: DISCIPLINA

Bibliografia:

Ensinando e Disciplinando os Filhos, Keiyo Kanuma, p.p 13 a 53, 4ª edição. Pedagogia da Seicho-No-Ie, Masaharu Taniguchi, p.p 31 a 53 e p.p 102 a 104, 13ª edição.

(7)

6

7º ENCONTRO:

TEMA: SEMINÁRIO

8º ENCONTRO:

AVALIAÇÃO (30´)

PRINCÍPIOS FILOSÓFICO-

DOUTRINÁRIO DA

SEICHO-NO-IE

Carga horária: 7 encontros de 80 minutos e 1 encontro de 30 minutos (avaliação)

Ementa da disciplina: Considerando o amadurecimento da turma, torna-se necessário imprimir uma dinâmica de aula diferente nesse ano, contando com uma maior participação dos alunos. Essa participação deve envolver atividades de pesquisa, exposição com os dados obtidos, além da apresentação propriamente dita.

Dois temas serão abordados: “A unicidade das religiões na sua essência” e “Atualização do ensinamento”.

Orientações gerais ao orientador

O orientador, por sua vez, atuará como um facilitador, cabendo-lhe as seguintes atribuições:

 Fornecer no início do ano a bibliografia básica para os temas a serem percorridos. Lembrar aos alunos que a bibliografia apresentada não exaure todas as possibilidades. Representa apenas uma diretriz.

 Fornecer suporte aos alunos, no que se refere à superação de dificuldades, no trabalho de pesquisa ou construção da apresentação.

 Ao final de cada apresentação, com duração de 60 minutos, deverá efetuar os reforços positivos, individualizados na medida do possível, além de “amarrar as pontas” que eventualmente ficaram soltas. Terá 20 minutos para fazer isso.

 Mediador a apresentação, incentivando a participação dos mais tímidos.

(8)

SEICHO-NO-IE DO BRASIL- Manual do aluno – 3º Ano

7

 Observar a parte formal da apresentação: postura, gestos, dicção, respeito ao limite de tempo, etc.

 A aula terá duração de 80 minutos. Serão 10 minutos a mais do que o tempo destinado para as aulas nos anos anteriores.

1º ENCONTRO:

O orientador deve aproveitar esse encontro para explicar o novo formato, a dinâmica de cada aula e as habilidades que pretende desenvolver nos alunos, uma vez que ao final desse ano eles deverão estar habilitados para falar em nome da Seicho-No-Ie, sempre que se tratar de público oriundo do setor educacional. As habilidades a serem desenvolvidas serão: a capacidade de pesquisa, a de coligir dados de diversas fontes e integrá-los harmoniosamente numa apresentação, a de trabalhar em equipe, a de se auto-organizarem, a de se expressar adequadamente (oratória), a de dominarem um conteúdo mínimo da Seicho-No-Ie, entre outras. Sugerimos a filmagem da apresentação de nossos alunos e a entrega do CD, com essa gravação, a cada aluno.

Dinâmica do 1º encontro

1. Explanar o objetivo do curso justificando as escolha dos temas. Dos três princípios doutrinários da Seicho-No-Ie dois já foram abordados no segundo ano – Verdade Vertical e Verdade Vertical faltando agora trabalharmos: Identidade das religiões na essência.

2. Explicar o motivo de estudarmos o que aqui denominamos de “atualização do ensinamento”. (Para explanar a respeito desse aspecto, utilize o “Material de Estudo Preparatório ao Exame de Promoção de Grau – 2010”, p.p 3 a 6)

3. Explanar o motivo da escolha de uma bibliografia que não é da Seicho-No-Ie. Como eles mereceram farta referência do prof. Masanobu Taniguchi em seu livro PRIMEIRO PASSO PARA A PAZ, 1ª ed., (Jeremy Rifkin – p. 76 e 111, Jessica Stern – p. 99 e ss.) acreditamos não existirem problemas em sua aquisição, utilizando as verbas do próprio curso. Pedir para que os alunos construam uma ponte entre o conteúdo estudado e a sua realidade.

Isto posto, divida a sala em dois grupos:

4. Distribua os livros para os grupos e solicite para que se organizem com relação a: divisão de tarefas, preparação dos seminários cronograma de trabalho, etc. Serão entregues três exemplares de cada um dos livros não editados pela Seicho-No-Ie (Jessica Stern e Jeremy Rifkin), que ao final do ano irão compor a biblioteca da Superintendência (Regional).

(9)

8

GRADE

GRUPO 1:

O grupo 1 apresentará os seminários no 2º, 4º e 6º encontros DATA TEMA A APRESENTAR BIBLIOGRAFIA BÁSICA

2º encontro A identidade das religiões na sua essência. “Não sectarismo / Fundamentalismo”

1. CAMINHO DE PAZ PELA FÉ. Capítulos: “Consideração sobre o fundamentalismo” e “A Seicho-No-Ie não é fundamentalista”.

2. IMAGEM VERDADEIRA E FENÔMENO. 1ª Ed, p. 77. Tópicos: “Porque transcendemos o sectarismo religioso e pregamos a identidade das religiões na essência”; “A Seicho-No-Ie respeita a herança cultural dos povos”; “O significado de Acendedor dos Sete Candeeiros”.

4º ENCONTRO:

A IDENTIDADE DAS RELIGIÕES NA SUA ESSÊNCIA

1. “A Sutra do Lótus e considerações diversas”

A Verdade da Vida vol.11 – cap. 2 – Sutra do Lótus analisada sob o ponto de vista da Seicho-no-Ie.

2. A Verdade da Vida vol.11 – cap. 3 – Todas as religiões se unificam em torno da mesma verdade.

3. A Verdade da Vida vol. 12 – cap. 1 – Conciliação de todas as doutrinas religiosas.

4. A Verdade da Vida vol. 6 – 3ª ed., p. 48 – Interpretação do Pai Nosso

6º ENCONTRO:

ATUALIZAÇÃO DO ENSINAMENTO

(10)

SEICHO-NO-IE DO BRASIL- Manual do aluno – 3º Ano

9

GRUPO 2

O grupo 2 apresentará os seminários no 3º, 5º e 7º encontros DATA - TEMA A APRESENTAR- BIBLIOGRAFIA BÁSICA

3º ENCONTRO:

A IDENTIDADE DAS RELIGIÕES NA SUA ESSÊNCIA

1. “A Seicho-No-Ie dá vida a todas as religiões”

A Verdade da Vida vol.3 – Cap. 1 – A Seicho-No-Ie dá vida a todas as religiões.

2. A Verdade da Vida vol.5 – Cap. 7 – A Seicho-No-Ie aplica a religião no cotidiano.

3. A Verdade da Vida vol.27 – Cap. 7 – A vida que flui eternamente.

5º ENCONTRO:

ATUALIZAÇÃO DO ENSINAMENTO – A ECONOMIA DO

ENSINAMENTO

Atualização do ensinamento PRIMEIRO PASSO PARA A PAZ.

 Cap. 1 – Tópico 1: Nada existe que seja supérfluo.

 Cap. 1 – Tópico 2: O que pode ser feito em prol da paz.

7º ENCONTRO:

ATUALIZAÇÃO DO ENSINAMENTO – A ECONOMIA DO

ENSINAMENTO

Encontro Atualização do ensinamento A ECONOMIA DO HIDROGÊNIO. Jeremy Rifkin

(11)

10

8º ENCONTRO:

AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA 30´(TRINTA MINUTOS)

O restante do tempo será utilizado para apresentação das memorias e outras produções.

7º ENCONTRO:

ATUALIZAÇÃO DO ENSINAMENTO – A ECONOMIA DO

ENSINAMENTO

PROJETOS E PRODUÇÃO EM

EDUCAÇÃO DA VIDA

Carga horária: 8 encontros de 80 minutos.

EMENTA

Pesquisa e investigação. Avaliação dos projetos elaborados na Etapa 2. Análise e interpretação dos dados obtidos. Estudo metodológico para a elaboração de um relatório de pesquisa . Exposição oral dos resultados. OBJETIVOS

Gerais

 Definir e implementar as ações entendidas como necessárias à execução do plano de ação, conforme as necessidades apontadas no levantamento das necessidades, realizado no 2o. Ano.

 Avaliar continuamente as ações para verificar a necessidade de adaptações nas ações.

 Promover o registro dessas ações, por meio de relatório, monografia, narrativa, relato científico, ou outro meio que se entenda como possível e/ou necessário.

(12)

SEICHO-NO-IE DO BRASIL- Manual do aluno – 3º Ano

11

Específico

 Cada turma deverá estabelecer seus objetivos específicos e acompanhá-los, dando o suporte necessário a cada aluno.

Dinâmica das aulas

A dinâmica das aulas do 3º. ano é bastante diferente daquelas utilizadas nos anos anteriores. Na 1ª. Aula apresenta-se o que se espera do aluno. Principalmente, ouve-se o que ele tem a dizer. Suas dúvidas, seus anseios e quereres. É o ano em que ele vai efetivamente agir e contar para nós, como foi esse agir. Ele conta na aula, para nós e para os colegas. E ele escreve também. É possível transformar as aulas em oficinas. Assim, cada um vai apontando e fazendo seu registro, sobre suas ações sendo, paulatinamente, orientado pelos professores. Não é necessário que todos contem tudo em todos os encontros, pois dessa forma não sobra tempo para a escrita. É importante orientar as discussões para não deixar as ideias se diluírem, ou seja, deixar “muito solto”. Talvez, seja conveniente estabelecer datas para que cada um exponha seus trabalhos.

Mas, cabe ao professor de projetos observar o que é melhor para sua turma. Bibliografia

BAGNO, M. Pesquisa na escola: O que é, como se faz. São Paulo: Loyola. 2010.

COSTA, M.A. e COSTA M.F. B. Projeto de pesquisa – Entenda e Faça. Rio de Janeiro: Vozes. 2012.

KANUMA, K. Educação para o renascimento. São Paulo: Seicho-No-IE. 2006. ___________ Educação do Filho de Deus.vol 2. 3ª ed. São Paulo: Seicho-No-IE. 2007.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 21ª Ed. São Paulo: Cortez, 2002.

TANIGUCHI, M. A Verdade da Vida v. 14. 5ª ed. São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil: 2006.

CONTATOS:

SUPERINTENDÊNCIA DAS ATIVIDADES DOS EDUCADORES DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL

Av.: Eng.º. Armando de Arruda Pereira, 1266-Jabaquara 04308-900 – São Paulo – SP.

Telefones: (11)5014-2237 / 5014-2253 / 5014-2281 Endereço eletrônico: educadores@sni.org.br Site: www.sni.org.br/educadores

Referências

Documentos relacionados

Entendemos, assim, que é oportuna a ideia de institucionalizar, também do Brasil, a figura do paralegal, permitindo a milhares de bacharéis em Direito aperfeiçoar seus

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Seja o operador linear tal que. Considere o operador identidade tal que. Pela definição de multiplicação por escalar em transformações lineares,. Pela definição de adição

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo