• Nenhum resultado encontrado

MALTA TRUSTS EM MALTA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MALTA TRUSTS EM MALTA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

MALTA

(2)

1.

MALTA – Possibilidades de

Planeamento através de Trusts

Seja para efeitos de planeamento fiscal, planeamento sucessório, detenção de

participações sociais ou ainda para proteção de outros ativos, os Trusts são um instrumento cada vez mais procurado e interessante em muitos aspetos.

Malta é das poucas jurisdições de direito civil que desenvolveu o seu próprio regime jurídico sobre Trusts que, além de reconhecer os Trusts constituídos nos termos de legislações estrangeiras (desde os anos 80), permite ainda a constituição de novos Trusts regidos pela legislação de outra jurisdição. Já em 1994, Malta ratificou a Convenção de Haia sobre reconhecimento de Trusts. Dentro da União Europeia, os Trusts de Malta mantêm o conceito de trust anglo-saxónico, tudo dentro de um ambiente altamente regulado, confiável e seguro.

Um Trust existe quando uma entidade (trustee) detém, como proprietário ou que tendo sido investido nele a propriedade, com a obrigação de administrar esses bens para o benefício de pessoas (beneficiários), quer estejam ou não identificados ou existentes, ou para fins filantrópicos ou de caridade. Trata-se de um acordo entre duas partes, o settlor ou instituidor e o trustee. O settlor coloca

determinados bens sob o controlo do trustee, para benefício do(s) beneficiário(s) ou de um propósito específico filantrópico ou de caridade.

Assim, o trust não é uma entidade mas sim

uma relação jurídica que não tem

personalidade jurídica autónoma, sendo que os bens que compõem o trust são autónomos do património do settlor, trustee e beneficiários, assegurando assim uma maior proteção. Os bens que compõem o ativo do trust podem ser contas bancárias, imóveis, ações e outros títulos, mobília, arte, etc. Sendo o trust um instituto legal sem personalidade jurídica, não está sujeito a registo nem a formalidades de manutenção, exceto aquelas que recaem sobre o trustee, no âmbito da administração do trust. Um trust está sujeito à duração máxima de 125 anos, podendo terminar antes desde que todos os beneficiários nisso acordem. Esta regra contra a perpetuidade, não se aplica em relação a trust com determinados propósitos (ex: caridade).

O acordo fiduciário ou trust deed é o instrumento pelo qual o trust é criado e que deverá conter todos os termos e condições porque se regerá o trust, sendo que pode ser sob a forma de uma declaração unilateral (ex: testamento).

Os trusts podem revestir diversas modalidades, com maior ou menor discricionariedade na atuação do trustee, podendo ainda variar consoante os benefícios a atribuir aos beneficiários.

Um family trust será o trust instituído por um settlor ou settlors para benefício das

necessidades presentes e futuras dos

membros da família e seus dependentes que sejam identificados ou identificáveis.

(3)

Settlor

Trustee

Beneficiário

Protetor

O settlor é a pessoa que constitui o trust. Terá de ser maior de idade

e com capacidade para dispor dos seus bens. Após a constituição do trust, e ainda que com algumas exceções, o settlor deixa de ter direitos sobre os bens do trust.

Não obstante, o settlor poderá reservar para si algum benefício aos bens do trust ou os poderes para nomear ou remover trustees, sem que tal afete a validade do trust.

O settlor poderá emitir uma Carta de intenções ou Letter of Wishes, através da qual transmite diretivas ao trustee sobre como este deverá exercer as suas funções, com ou sem o conhecimento dos beneficiários.

O Trustee é a entidade incumbida de administrar os bens do trust, na qualidade de proprietária, nos termos do acordo fiduciário e da legislação específica aplicável (Trusts and Trustees Act). É uma atividade regulada, supervisionada e sujeita a licenciamento pelo MFSA (Malta Financial Services Authority).

Um Trustee constituído como uma empresa:

(a) cujo objeto seja limitado a atuar como trustee em relação a um settlor ou settlors específicos e a prestar serviços

administrativos em relação a family trusts específicos; (b) que não se apresente ao público como trustee; e (c) que não atue como trustee em relação a mais de cinco settlors de cada vez,

não está sujeito a autorização nos termos do Trusts and Trustees Act, mas é obrigado a registar-se, sendo que nenhuma empresa poderá atuar como trustee de um family trust a menos que esteja registada.

O settlor poderá ainda instituir a figura do Protetor (Protector), que será uma pessoa da sua confiança pessoal, ao qual poderá entregar diversos poderes, como por exemplo os de nomear ou remover trustees, vetar determinadas operações, etc.

O beneficiário é a pessoa que poderá ou irá beneficiar dos bens do Trust. Deverá ser devidamente identificado pelo nome ou identificável por uma categoria ou relação com uma pessoa, viva ou morta.

Os direitos do beneficiário são pessoais e tratados como bens móveis. Como tal, mas sujeito aos termos do trust deed, poderão ser vendidos, criados ónus, etc., podendo ainda o beneficiário renunciar ao seu direito, no todo ou em parte, Os seus direitos não são transmitidos por morte, exceto se previsto nos termos do trust. Sujeito às leis eventualmente aplicáveis e apenas nos termos do trust, os direitos dos credores, cônjuges, herdeiros ou legatários do beneficiário são apenas na medida dos direitos do beneficiário no trust, não tendo quaisquer outros direitos em relação aos bens do trust ou

contas bancárias imóveis

ações e outros valores mobiliário

(4)

2.

Regime Fiscal

Transferência dos bens pelo settlor ao trust

Em princípio, o settlor estará sujeito a imposto, ainda que não receba qualquer quantia aquando da transferência dos seus bem ao trust. De qualquer forma, a colocação de bens em trust não deverá criar um regime mais oneroso do que o que seria aplicável numa qualquer transmissão.

Quando o settlor é o único beneficiário do trust

Quando os beneficiários do trust forem os familiares próximos do settlor, tenham o direito irrevogável de receber os bens do trust e existam à data da constituição do trust

Quando os beneficiários do trust forem os familiares próximos do settlor e inclua pelo menos uma pessoa que esteja incapacitada, interdita ou debilitada Quando os bens consistam em participações societárias, haja mais do que um settlor e estes sejam os únicos beneficiários do trust na mesma proporção que o eram na data de constituição do trust

A transmissão de propriedade derivada pela alteração do trustee, desde que não haja alterações dos beneficiários

Quando os bens sejam transferidos para um trust constituído para uma transação comercial específica que inclua, inter alia, a custódia de instrumentos de investimento e a constituição ou detenção de garantias reais ou pessoais (hipoteca, penhor, privilégios, garantias)

Assim, não será considerada como transferência:

Normalmente, será devido Imposto do Selo na transmissão de bens imóveis ou participações societárias ao trust. Contudo, existem algumas exceções em que estará isento deste imposto:

Quando o settlor é o único beneficiário do trust e tenha um direito irrevogável aos bens do trust

Quando se trate da troca de trustees Na reversão dos bens ao settlor

Quando o trust seja constituído para uma transação comercial específica ou obtenha aprovação nesse sentido

(5)

Rendimento do Trust

Um trust está sujeito a imposto em Malta quando pelo menos um dos trustees seja uma pessoa residente em Malta. Muito embora um trust não tenha personalidade jurídica, para efeitos fiscais é relevante o rendimento atribuível a um trust, nomeadamente os rendimentos obtidos por um trustee derivado de: bens do trust; bens adquiridos durante a administração do trust e qualquer rendimento obtido da exploração dos bens do trust.

O princípio geral é de que o rendimento imputável ao trust está sujeito a 35% de imposto, tal como se tratasse de uma pessoa residente e domiciliada em Malta (base de tributação mundial), mas excluindo os rendimentos que sejam alocados aos beneficiários, sujeito a determinadas condições. Nenhuma pessoa será sujeita a mais imposto sobre o rendimento derivado do trust que tenha já sido tributado a 35% na esfera do trustee.

Existe ainda a possibilidade dos trusts serem tratados como

entidades transparentes para efeitos fiscais (look through). Neste

caso, se o rendimento do trust tiver origem fora de Malta e se os

beneficiários não forem residentes ou domiciliados em Malta, o

rendimento do trust é considerado como obtido pelos seus

beneficiários e não pelo trust, estando assim fora do âmbito de

tributação em Malta.

MALTA

Beneficiário RENDIMEN TO Tributação ao nivel do beneficiário

(6)

O imposto sobre o rendimento será de 35% Essa opção será irrevogável

O acordo fiduciário ou trust deed deverá mencionar expressamente que o rendimento do trust consistirá apenas em royalties, dividendos, mais valias, juros, rendas e qualquer outro rendimento derivado de investimentos (atividade operacional ou trading não é possível)

O rendimento tributável deverá ser calculado como se de uma empresa residente e domiciliada em Malta se tratasse

As distribuições do trust serão tratadas como se de distribuição de dividendos aos sócios de uma empresa se tratasse

As obrigações contabilísticas serão as mesmas que as de uma empresa Esta opção pode ser muito útil, porquanto é possível criar uma entidade não empresarial à luz do direito estrangeiro, mas com um tratamento empresarial em Malta. Acresce que, dependendo do tipo de rendimento (se alocado às contas fiscais MTA – Maltese Taxed Account – e FIA – Foreign Income Account), existe a possibilidade de recorrer à devolução de imposto quanto às distribuições feitas aos beneficiários não residentes.

De facto, Malta oferece um regime fiscal extremamente competitivo baseado num sistema único de imputação total (full imputation system) criado para evitar a dupla tributação do mesmo rendimento (ao nível da sociedade/trust e, depois, do sócio/beneficiário). Conjugado com o sistema de devolução de imposto, que no caso dos trusts estará entre os 2/3 e os 5/7 do imposto pago, proporciona oportunidades de planeamento fiscal muito eficientes.

De igual forma, os vários mecanismos previstos em Malta para eliminar a dupla tributação internacional estão também disponíveis. Daqui resultam excelentes oportunidades de planeamento fiscal utilizando um trust com beneficiários não residentes em Malta.

Se o trustee, residente em Malta, optar pela

tributação do

(7)

Transmissão do direito do beneficiário

A transmissão do direito do beneficiário num trust (transfer of beneficial interest), significa que esse beneficiário deixará de o ser nesse trust. Esta transmissão será tributada em determinadas situações, sendo certo que haverá isenção:

Se a transmissão dos bens ao trust tiver sido originalmente isenta Se a reversão ocorrer pela cessação ou termo do trust

Reversão dos bens do trust ao settlor

A regra geral é de que a reversão dos bens do trust ao settlor é tratada como uma transmissão a terceiros, sendo o custo de aquisição o valor por que foi adquirido como propriedade do trust. Contudo, existem duas exceções:

Quando o Comissário considerar que uma renúncia irrevogável do direito do beneficiário não foi feita com o único ou principal propósito de evitar, reduzir ou adiar a sujeição a imposto

Quando a transmissão do direito do beneficiário se dê num trust em que o trustee detenha a propriedade para uma transação comercial específica

O rendimento do trust pode igualmente incluir mais-valias quando

o trustee:

Transmite bens do trust durante a administração do trust ou Distribui os bens do trust ou

(8)

3.

NEWCO

No inquérito realizado sobre o grau de satisfação dos

nossos clientes, os números falam por si:

93%

87%

recomendariam os serviços NEWCO aos seus pares e homólogos

reconhecem que a NEWCO oferece serviços líderes no seu setor.

We know how

A NEWCO é uma prestadora de serviços a empresas (corporate services provider) que, sob a sua anterior marca "New Madeira" apoia, há mais de duas décadas, a constituição e a gestão de empresas em jurisdições competitivas. Dotada de grande experiência e com o know how que lhe permitiu apoiar com sucesso tanto grandes multinacionais como empresas mais pequenas e start-ups, a NEWCO está também presente na Madeira e em Malta, onde ajuda os seus clientes a beneficiarem de um conjunto mais alargado de oportunidades fiscais nestas jurisdições extremamente atrativas.

Enquanto os clientes se concentram no seu negócio, a NEWCO, em conjunto com os especialistas fiscais dos seus clientes, oferece soluções efetivas que podem levar a um aumento de lucros líquidos até 35%. Como prestadora de serviços, a NEWCO

assegura que os seus clientes recebem todo o apoio necessário para a eficaz implementação das suas empresas na Madeira e em Malta, nomeadamente a nível da sua constituição e gestão.

Os valores estratégicos que norteiam as atividades de negócios da NEWCO são o know how, satisfação do cliente, integridade, serviço de excelência e inovação; e os nossos clientes reconhecem-nos nos serviços que prestamos.

Para compreender melhor como podemos ajudar a sua empresa a aproveitar as oportunidades que a Madeira e Malta lhe oferecem, visite-nos em www.newco.pro . Ou simplesmente siga-nos online através do nosso blogue, linkedIn, twitter ou facebook.

Referências

Documentos relacionados

Este livro é o primeiro capitulo do livro “Hugo o Vampiro – As Luzes na Idade das Trevas”, publicado originalmente em 2008, durante a 20º Bienal Internacional do Livro de

O planejamento fatorial foi aplicado satisfatoriamente para a otimização dos parâmetros da técnica de voltametria linear de redisso- lução anódica no desenvolvimento

3.1. Constitui objeto da presente Carta-Cotação a contratação de empresa para para fornecimento de equipamentos, softwares e serviços de instalação, configuração

A evasão escolar compreende, em linhas gerais, o abandono da escola durante o período letivo, ou seja, o aluno se matricula, inicia suas atividades escolares,

Diante da importância de fatores endógenos, i.e., indicadores contábeis no retorno acionário empresarial, surge o seguinte problema de pesquisa: Quais são as

Este trabalho teve como objetivo diagnosticar e avaliar o desempenho dos serviços municipais de limpeza urbana do Estado de Mato Grosso do Sul, através da busca de dados a respeito

A licitante vencedora deverá apresentar, juntamente com os originais dos documentos de habilitação jurídica ou as respectivas cópias autenticadas por tabelião, 01 (um)

O presente estudo teve como objetivo avaliar o efeito de programas nutricionais com a suplementação de diferentes níveis de óxido de zinco com e sem a adição