• Nenhum resultado encontrado

MEMORIAL DESCRITIVO DAS INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS SESCOOP - SP FEIRA INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA AGRÍCOLA EM AÇÃO AGRISHOW RIBEIRÃO PRETO - SP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MEMORIAL DESCRITIVO DAS INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS SESCOOP - SP FEIRA INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA AGRÍCOLA EM AÇÃO AGRISHOW RIBEIRÃO PRETO - SP"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Data: 24/01/2019 Revisão: 00 MEMORIAL DESCRITIVO DASINSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS

SESCOOP - SP

FEIRA INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA AGRÍCOLA EM AÇÃO – AGRISHOW RIBEIRÃO PRETO - SP

APRESENTAÇÃO

O presente memorial descritivo tem como objetivo apresentar a descrição geral das instalações hidrossanitárias que compõem a montagem do Estande da SESCOOP a ser na Feira AGRISHOW 2019 em

Ribeirão Preto-SP.

Para melhor esclarecimento deste memorial deverão ser consultados os desenhos específicos de cada item componente do projeto.

ÍNDICE

Este memorial descritivo está dividido nas seguintes seções: 1. RELAÇÃO DE PRANCHAS E DOCUMENTOS

2. DESCRIÇÃO GERAL DAS INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS 2.1. NORMAS

2.2. INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS 2.3. INSTALAÇÕES SANITÁRIAS

2.4. DRENAGEM DE AR CONDICIONADO

3. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE SERVIÇOS 3.1. GENERALIDADES

3.2. ESPECIFICAÇÃO PARA EXECUÇÃO 3.3. TESTES DE ACEITAÇÃO

4. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE MATERIAIS E COMPONENTES 4.1. GENERALIDADES

4.2. MATERIAIS E COMPONENTES DAS INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS 4.3. MATERIAIS E COMPONENTES DAS INSTALAÇÕES SANITÁRIAS 4.4. MATERIAIS E COMPONENTES DA REDE DE DRENAGEM

(2)

1. RELAÇÃO DE PRANCHAS E DOCUMENTOS

ARQUIVO/PRANCHA CONTEÚDO

SESCOOP-AGS-EXE-HID-101-R00 Planta de Instalações Hidrossanitárias SESCOOP-AGS-EXE-HID-201-R00 Quantitativo e Lista de Materiais

SESCOOP-AGS-EXE-HID-202-R00 Memorial Descritivo das Instalações Hidrossanitárias

2

. DESCRIÇÃO GERAL DAS INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS

2.1 - NORMAS

O projeto, foi elaborado baseado nas Normas Brasileiras da ABNT e adaptados para o Manual do Expositor AGRISHOW 2019.

• NBR 5626 - Instalações Prediais de Água Fria; • NBR 8160 - Instalações Prediais de Esgoto Sanitário. 2.2 - INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS

2.2.1. Generalidades

O abastecimento da pia da copa do estande será por meio de mangueira instalada em uma torneira liberada pela organização da feira. Esta torneira está a aproximadamente 15 metros da copa. A instalação desta mangueira, bem como utilização de braçadeira de mangueira é de responsabilidade da montadora.

A loja possui dois banheiros químicos que são autossuficientes – não necessitam de obras ou ligações externas de água ou esgoto.

2.3 - INSTALAÇÕES SANITÁRIAS 2.3.1 Generalidades

O projeto de captação de esgoto sanitário foi elaborado de modo a permitir um fácil escoamento, de modo a se evitar ruptura dos fechos hídricos e evitar a volta de gases.

2.3.2 Captação

Todo o efluente de esgoto proveniente da Pia deverá ser lançado no terreno sob o estande (chão de terra), conforme definição da Organização Feira AGRISHOW.

Foi prevista uma caixa de gordura com cesto afim de filtrar os detritos e não os lançar diretamente no solo. 2.4 - DRENAGEM DE AR CONDICIONADO

2.4.1 Generalidades

Todo o efluente de esgoto proveniente Drenos de ar condicionado deverá ser lançado no terreno sob o estande (chão de terra), conforme definição da Organização Feira AGRISHOW.

(3)

3. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE SERVIÇOS 3.1 GENERALIDADES

O projeto executivo dos sistemas hidrossanitários foi desenvolvido de acordo com as normas técnicas brasileiras vigentes, bem como todos os regulamentos e decretos legais do Estado e, Município, atendendo as exigências da Organização da Feira AGRISHOW 2019.

Os trabalhos foram desenvolvidos em harmonia e coordenação com os demais projetos, tais como, arquitetura, elétrica, som, procurando soluções técnicas e econômicas, de modo a não agredir nenhum projeto envolvido no processo. Portanto, este projeto deverá ser considerado como executivo, não cabendo modificações, por parte do executor, salvo necessidade das condições de obra, ou solicitação expressa do cliente. Em caso de dúvidas ou omissões do projeto, deverá ser feito contato com a empresa projetista, a fim de solucionar as questões levantadas.

Todas as especificações e recomendações deste memorial descritivo, referem-se as exigências de norma vigentes, portanto não serão aceitas interpretações que estejam em desacordo com as normas ou fujam da boa conduta da engenharia.

O executor das instalações, não poderá se eximir do conhecimento pleno das normas especificas de execução e projeto, bem como os regulamentos e decretos, que são pertinentes ao sistema como um todo.

3.2 ESPECIFICAÇÕES PARA EXECUÇÃO

A execução dos serviços deverá ser feita de acordo com o que prescreve a norma brasileira para a execução dos sistemas prediais hidráulicos, com os seguintes cuidados a saber:

3.1.1 - Não serão permitidas curvas forçadas nas tubulações para não prejudicar a sua resistência a pressão interna, nem a seção de escoamento;

3.1.2 - Todas as tubulações que trabalham sob pressão deverão ser testadas a uma pressão equivalente ao dobro do trabalho e de conformidade com as especificações da norma NBR 9650.

3.1.3 - As tubulações que não trabalham sob pressão deverão ser testadas pelo meio convencional (teste de fumaça).

3.1.4 - As declividades indicadas no projeto deverão ser consideradas como mínimas, devendo ser procedidas uma verificação geral dos níveis, antes a execução dos coletores, até seus destinos.

3.1.5 - Para efeito de locação de pontos as medidas deverão ser previamente conferidas em obra e aprovadas pelo arquiteto/engenheiro responsável pela execução.

3.1.6 - No recebimento dos materiais deverão ser verificadas as especificações técnicas dos mesmos, devendo estar de acordo com a lista de materiais e memorial descritivo.

3.3 TESTES DE ACEITAÇÃO 3.2.1 Generalidades

Estes ensaios destinam-se a assegurar que a mão de obra, os métodos, os materiais aplicados e as instalações dos equipamentos em referência, estejam de acordo com as normas aplicáveis, com as especificações de projeto e as instruções dos fabricantes.

A empreiteira deverá ser responsável por todos os testes, os quais deverão ser feitos somente por pessoas qualificadas e com experiência neste tipo de teste.

(4)

Todos os testes deverão ser executados na presença do engenheiro fiscal do proprietário.

Todos os resultados dos testes e das inspeções com a completa informação de todas as leituras tomadas, deverão ser incluídas em um relatório individual para cada sistema e equipamento testado.

3.2.2 - Procedimentos de Ensaios de Recebimento dos Sistemas Prediais de Esgoto NORMA TÉCNICA REFERÊNCIA NBR 8160/99 - ABNT

3.2.2.1 - Condições Exigíveis

- Todo o sistema de esgoto, seja novo ou existente que tenha sofrido modificações ou acréscimos, deve ser inspecionado e ensaiado antes de entrar em funcionamento.

- Após concluída a execução, e antes dos ensaios, deve ser verificado se o sistema se encontra adequadamente fixado e se existe algum material estranho no seu interior.

- Depois de feita a inspeção final e antes da colocação de qualquer aparelho sanitário, a tubulação deve ser ensaiada com água ou ar, conforme item 3.2.3.2, não devendo apresentar nenhum vazamento.

- Após a colocação dos aparelhos sanitários, o sistema deve ser submetido a ensaio final de fumaça, conforme item 3.2.3.2.

3.2.3.2 - Ensaios

- Ensaio com água: No ensaio com água, toda a abertura deve ser convenientemente tamponada, exceto a mais alta, por onde deve ser introduzida água até o nível de transbordamento da mesma e mantida por um período de 15 minutos, observando-se se a carga hidrostática não ultrapasse 60 KPa(6,0 mca).

- Ensaio a ar: No ensaio a ar, toda a entrada ou saída da tubulação deve ser convenientemente tamponada à exceção daquela pela qual o ar será introduzido. O ar deve ser introduzido no interior da tubulação até que atinja uma pressão uniforme de 35 Kpa (3,5 mca), a qual deve ser mantida pelo período de 15 minutos sem a introdução de ar adicional.

3.2.4 - Procedimento de Ensaios de Recebimento dos Sistemas Prediais de Água Fria NORMA TÉCNICA REFERÊNCIA NBR 5626 – ABNT

3.2.4.1 - Condições Exigíveis

- Todo o sistema de água potável, seja novo ou existente que tenha sofrido modificações ou acréscimos, deve ser inspecionado e ensaiado antes de entrar em funcionamento.

- As tubulações a serem testadas devem ser preenchidas com água potável, cuidando-se para que o ar seja expelido completamente do seu interior.

3.2.4.2 - Ensaio

- Um equipamento que permita elevar gradativamente a pressão de água deve ser conectado as tubulações. Este equipamento deve possuir manômetro adequado e aferido para leitura das pressões das tubulações. - O valor da pressão de ensaio deve ser no mínimo 4,0 kgf/cm².

- Alcançado o valor da pressão de ensaio, as tubulações devem ser inspecionadas visualmente, bem como, deve-se observar eventual queda de pressão no manômetro. Após um período de pressurização de 48 horas, a parte da tubulação ensaiada pode ser considerada estanque.

(5)

4. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE MATERIAIS E COMPONENTES

4.1 Generalidades

As especificações técnicas dos materiais e dos componentes das Instalações Hidrossanitárias, tem por objetivo fixar as características técnicas gerais e mínimas dos materiais e componentes a serem aplicados.

As especificações técnicas recomendadas neste documento deverão ser rigorosamente observadas pela Empreiteira ou Instaladora, a fim de que os objetivos do projeto, assim como a sua funcionalidade sejam plenamente atendidos.

Reserva-se a Proprietária o direito de exigir da Empreiteira ou Instaladora os testes e ensaios que venha a julgar pertinentes, com a finalidade de assegurar a absoluta qualidade dos elementos utilizados na instalação. Somente poderão ser admitidos para a instalação os produtos que estejam adequadamente amparados por Normas Técnicas.

Todos os produtos a serem instalados deverão ter a sua fabricação e métodos de ensaio, de acordo com as normas e padrões da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, quando aplicáveis.

Em casos omissos poderão ser adotados as normas do IEC - International Eletrotecnical Comission ou de outras entidades internacionais.

Quanto às especificações técnicas dos equipamentos elétricos e hidráulicos, a empreiteira ou instaladora deverá apresentar ao proprietário, antes de efetuar o pedido de compra junto aos fabricantes, toda a especificação técnica, catálogos, desenhos para aprovação, amostras e propostas de, no mínimo, três fornecedores e, só após obter aprovação, iniciar o processo da compra efetiva dos equipamentos, os quais relacionaremos neste memorial.

4.2 MATERIAIS E COMPONENTES DAS INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS - Mangueira:

Mangueira de Jardim de PVC de 30 metros – 1/2". Marcas de referência: Tramontina ou Vonder. - Registro de Esfera:

Registro de Esfera com união dentada para mangueira em PVC 1/2" – Marcas de referência: Cipla ou Plastilit. - Adaptador para torneira:

Adaptador Rosca Macho para Mangueira – 1/2" – Marcas de referência: Tigre ou Amanco. - Louças Sanitárias e Acessórios:

Todas as louças sanitárias e acessórios serão especificados no memorial descritivo de arquitetura. 4.3 MATERIAIS E COMPONENTES DAS INSTALAÇÕES SANITÁRIAS

- Tubulações e Conexões para Esgoto Sanitário:

Tubulações PVC rígido, Série Normal. Marcas de referência: Tigre ou Amanco. - Caixa de Gordura:

Caixa Sifonada com tampa e cesto para limpeza – 250x250x75mm. Marca de referência: Herc. - Prolongador:

Prolongador sem entrada DN300mm – Marcas de referência: Tigre ou Amanco. - Sifão:

(6)

- Eletrocalha:

Eletrocalha metálica perfurada 100x100mm, apenas para possível contenção de água no chão de terra – Marcas de referência: Poleoduto, Eletropoll ou Similar.

4.4 MATERIAIS E COMPONENTES DA REDE DE DRENAGEM - Tubulações e Conexões para Rede de Drenagem:

Tubos de PVC rígido, soldável, classe 15, pressão de serviço 7,5 Kgf/cm². Marcas de referência: Tigre ou Amanco.

- Curva de Transposição:

Tubos de PVC rígido, soldável, para utilização com efeito de sifão da tubulação do dreno do ar condicionado. Marcas de referência: Tigre ou Amanco.

- Caixa de Passagem:

Caixas de passagem em PVC com duas opções de saída para dreno de ar condicionado. Marcas de referência: Polar ou Dalsochio.

Referências

Documentos relacionados

Fisicamente esta conclusão é coerente, já que a maiores velocidades a força centrífuga é au- mentada conduzindo mais facilmente as partículas para a parede, não sendo necessário

Modelos específicos de equação estimada generalizada foram usadas para avaliar o impacto destes poluentes no risco de Systemic Lupus Erythematosus Disease Activity Index 2000

Results indicate relatively low PCBs contamination in aquatic birds, but it is implied the close relationship of environmental contamination, showing potential power of

Assim, este estudo teve como objetivo investigar os limiares de sensibilidade somestésica térmica, dolorosa, tátil, vibratória e elétrica, gustativa e olfativa durante o ciclo

Na saúde, esse monitoramento é realizado a partir de indicadores, que são “medidas-síntese” que contêm informação relevante sobre di- mensões do estado de saúde,

Porque, para nós, abra- çando as idéas do illustre sábio allomão, os espiro- chetas são uma das formas do involução dum hema- tozoario ( 1 ) que não so tardará a descobrir.

A análise avançada é definida, no contexto da AS4100 (1990), como uma análise inelástica de segunda ordem muito precisa em que são incluídos os aspectos importantes (curvatura

(E) Entretanto vimos uma nova imagem do mundo, na qual a arte procurara o seu