• Nenhum resultado encontrado

Dimensionamento de Coifas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Dimensionamento de Coifas"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

DIMENSIONAMENTO DE COIFAS DIMENSIONAMENTO DE COIFAS 1. Dimensões.

1. Dimensões.

As dimensões da coifa deverão ser tais que cubram completamente o fogão e ultrapassem no mínimo 15 cm para cada As dimensões da coifa deverão ser tais que cubram completamente o fogão e ultrapassem no mínimo 15 cm para cada lado aberto para o ambiente (figura 2).

lado aberto para o ambiente (figura 2). 2. Material

2. Material

Quando construídas em chapa de aço inoxidável deverão empregar bitola mínima 20. Quando construídas em outra Quando construídas em chapa de aço inoxidável deverão empregar bitola mínima 20. Quando construídas em outra chapa metálica deverão empregar bitolas que confiram resistência mecânica e resistência ao fogo equivalente às das chapa metálica deverão empregar bitolas que confiram resistência mecânica e resistência ao fogo equivalente às das chapas de aço inoxidável especificada.

chapas de aço inoxidável especificada. 3. Montagem.

3. Montagem. A altura da base da

A altura da base da coifa a superfície do fogão não poderá ser inferior a coifa a superfície do fogão não poderá ser inferior a 0.75 m e não 0.75 m e não superior a 1.0 m (figura 2).superior a 1.0 m (figura 2). 4. Elementos Construtivos (figura 3).

4. Elementos Construtivos (figura 3).

a) Internamente, a coifa deverá possuir filtros inerciais para

a) Internamente, a coifa deverá possuir filtros inerciais para recolhimentrecolhimento de o de gordura. Esses filtros são construídos gordura. Esses filtros são construídos comcom calhas formando chicanas (figura 4) e têm a finalidade de recolher uma parcela de gordura condensada e também calhas formando chicanas (figura 4) e têm a finalidade de recolher uma parcela de gordura condensada e também propiciar efeito corta-chama. A inclinação dos filtros deverá ser o mais próximo possível dos 45º para seu correto propiciar efeito corta-chama. A inclinação dos filtros deverá ser o mais próximo possível dos 45º para seu correto funcionamento.

funcionamento.

b) Na borda inferior da coifa deverá haver uma calha em todo o seu perímetro para recolher a gordura condensada. b) Na borda inferior da coifa deverá haver uma calha em todo o seu perímetro para recolher a gordura condensada. Também deverá haver uma calha central para recolher a gordura dos filtros inerciais (corta-chama). As calhas deverão Também deverá haver uma calha central para recolher a gordura dos filtros inerciais (corta-chama). As calhas deverão ser providas de dreno ou bujão.

ser providas de dreno ou bujão. c) Na conexão da coifa com o

c) Na conexão da coifa com o duto de exaustão deverá ser instalado damper corta-fogo. O sistema de acionamento doduto de exaustão deverá ser instalado damper corta-fogo. O sistema de acionamento do damper corta-fogo poderá ser do tipo elétrico ou fusível. No duto,

damper corta-fogo poderá ser do tipo elétrico ou fusível. No duto, logo acima do damper corta-fogo, deverá haver janelalogo acima do damper corta-fogo, deverá haver janela de inspeção para acesso ao mesmo internamente.

de inspeção para acesso ao mesmo internamente.

d) As coifas não poderão possuir luminárias convencionais expostas ao fluxo de ar. Para essa finalidade as luminárias d) As coifas não poderão possuir luminárias convencionais expostas ao fluxo de ar. Para essa finalidade as luminárias deverão ser protegidas contra passagem direta dos vapores de exaustão, serem facilmente removívei

deverão ser protegidas contra passagem direta dos vapores de exaustão, serem facilmente removíveis para a s para a troca troca dede lâmpadas e limpeza de component

(2)

CÁLCULO DE VAZÃO PARA COIFA Coifa tipo Ilha

P = ( 2 x C ) + ( 2 x L ) Área de face = L x C Área Frontal = P x H

Vazão 1 (m3/h) = 2300 x Área de face. Vazão 2 (m3/h) = 915 x Área frontal (Assumir a vazão maior)

Coifa Encostada - 1 ou 2 lados P = ( 2 x C ) + L ( 1 lado encostado ) P = C + L ( 2 lados encostados ) Área de face = L x C

Área frontal = P x H

Vazão 1 (m3/h) = 1460 x Área de face. Vazão 2 (m3/h) = 950 x Área frontal (Assumir a vazão maior)

Coifa tipo Capela - 3 lados fechados Área frontal = L x H

Vazão (m3/h) = 1050 x Área frontal

Coifa para churrasqueira - 3 lados fechados Área frontal = L x H

Vazão (m3/h) = 1830 x Área frontal

CÁLCULO DE VENTILAÇÃO DE COZINHAS INDUSTRIAIS

O dimensionamento e o balanceamento das vazões de ar pretendem garantir que se atinjam os seguintes objetivos: a) Impedir que os odores gerados na cozinha sejam dispersados para o salão do restaurante e daí para a parte externa (corredores de shopping centers) ou mesmo a rua.

b) Propiciar vazão de ar suficiente dentro da cozinha de modo a haver um mínimo de conforto térmico e garantir a retirada dos gases de combustão e da gordura liberada de frituras e do cozimento em geral.

1) Vazão total de Exaustão

A vazão de ar de exaustão nas cozinhas (V6) poderá ser calculada aplicando-se a seguinte sequência: a) Calculo da vazão mínima total necessária para a cozinha.

Exige-se um mínimo de 60 trocas de ar. Vazão = Volume Interno [m3] * 60.

b) Calcula-se a vazão necessária para a coifa (V7). Para ver detalhes de Dimensionamento de Coifas.

Para as condições dos itens "a" e "b" adota-se a vazão que resultar maior (V6). Caso esta vazão seja maior do que a vazão da coifa a diferença deverá ser direcionada para o ventilador através da saída V8.

2) Controle de odores

Para atingirmos o controle dos odores deveremos ter pressão negativa no salão de atendimento em relação à parte externa e pressão negativa na cozinha em relação ao salão de atendimento. Assim,

Calcula-se a vazão de ar que deverá ser aspirada pelas portas frontais (V4): Vazão V4 = 0.1 [m/s] * Área da porta [m2] * 3600.

Calcula-se a vazão que deverá penetrar na cozinha através de boquetas, frestas, etc. (V5). Vazão V5 = V2 + V4.

(3)

3) Dimensionamento da rede de dutos Velocidades

A rede de dutos para exaustão, em toda a sua extensão, deverá ser dimensionada para velocidades no intervalo de 10.0 a 14.0 m/s.

Espessura da chapa

Chapa de aço preta: bitola mínima = #16. Chapa de aço inox: bitola mínima = #18. 4) Construção dos dutos.

a) Os dutos não poderão ter internamente elementos passíveis de acumulação de gordura, tais como veias, registros, dampers ou splitters.

b) Tanto as juntas dos segmentos dos dutos quanto às emendas longitudinais deverão ser soldadas para que não haja vazamento de líquidos.

c) Sempre que possível, os dutos deverão ter declividade no sentido da coifa e nos pontos mais baixo da rede deverá haver dreno para líquidos.

d) Os dutos deverão ter portas de inspeção em intervalos que permitam a observação do estado de acumulação de gordura em toda a extensão da rede. As portas de inspeção deverão ser fabricadas com o mesmo material do duto e vedadas com amianto. Sua montagem deverá ser feita na lateral do duto.

5) Filtros

A instalação de um sistema de filtros eletrostáticos é imprescindível para retenção de gordura e dos resíduos de combustão recolhidos pelas coifas. Deve ser observado que a obrigatoriedade de instalação de filtro eletrostático não se aplica aos casos de cozinhas onde somente exista aquecimento e portanto não haja cozimento, fritura ou qualquer  processo que utilize óleo, banha ou gordura.

O dimensionamennto do filtro eletrostático deverá seguir rigorosamente os catálogos dos fabricantes no que diz respeito à vazão de ar bem como as percentagens de eficiência. O filtro deverá possuir bateria própria de pré-filtros convencionais para gordura; caso contrário o projetista deverá especificar separadamente. No projeto deverá constar o fabricante, o tipo e o modelo selecionado.

A finalidade primeira do filtro eletrostático é a retenção de gordura, impedindo portanto sua acumulação nos dutos. A gordura é combustível; portanto sua acumulação nos dutos (inevitável ) é um risco permanente no caso de incêndio. O local previsto pelo projetista para a instalação do filtro eletrostático deverá ser o mais próximo possível dos fogões, pois somente estará protegido o que ficar após o filtro.

O local deverá ser protegido e de fácil acesso para manutenção. Nenhum de seus componentes deverá estar  bloqueadas por paredes, divisórias ou estantes. O equipamento possue luzes de advertência e sinalização o que deverá ser visto sem dificuldade pelos ocupantes da cozinha.

6) Ventiladores

Ventiladores de Insuflamento

O ventilador de insuflamento da cozinha, quando houver, deverá estar o mais próximo possível do duto de entrada e será do tipo convencional, centrífugo, dimensionado para as condições de vazão e pressão estática necessária para o atendimento de rede de insuflamento.

Ventiladores de Exaustão

O ventilador de exaustão deverá ser do tipo centrífugo, simples aspiração, de pás retas ou curvadas para trás. Deverá ser dimensionado para as condições de vazão e pressão estática necessária para o atendimento da rede de exaustão. Montagem

Os conjuntos moto-ventiladores deverão ser montados sobre amortecedores de vibração. Os dutos de aspiração e descarga deverão ser montados através de conexões flexíveis e de material incombustível.

(4)

7) Proteção contra incêndio

Além dos elementos já mencionados que permitem uma efetiva proteção às pessoas a aos materiais na cozinha, é necessária a instalação de sistema manual e automático de injeção de CO2 nas coifas e dutos de exaustão. O projeto

de tal sistema deverá ser independente do projeto de ventilação e deverá acompanhá-lo; o projeto de ventilação deverá mencionar a existência do projeto de injeção de CO2.

Os ventiladores deverão possuir botoeiras de acionamento próximo aos fogões para serem acionadas com rapidez em caso de emergência. V1 = Insuflamento do Condicionador  V2 = Ar Externo V3 = V1 - V2 V4 = Área da porta * 360 V5 = V2 + V4

V6 = Vazão total da Cozinha V7 = Vazão da Coifa

V8 = V6 - V7 (caso V6 seja > V7) V9 = V6 - V5 (caso V6 seja > V5)

1)é a diferença entre DEPURADOR e COIFA? Qual é mais EFICIENTE?

O depurador retém somente a gordura no filtro, no entanto a fumaça e o calor aspirados, retornam para o próprio ambiente, fazendo com que o ar fique num ciclo vicioso.

A coifa além de possuir um poder de exaustão maior e reter a gordura no filtro elimina a fumaça e o calor  para fora do ambiente, através do duto de saída, renovando o ar da cozinha; Portanto, a coifa é mais eficiente que o depurador. 2) O que significa VAZÃO de uma coifa?

Vazão é o volume de ar (vapores e gases) retirados do ambiente, normalmente medido em m³/h. 3) De que forma podemos obter o melhor RENDIMENTO possível de uma coifa?

É importante que a tubulação da coifa seja bem dimensionada, de modo que se obtenha maior poder de exaustão e menor nível de ruído.

(5)

4) Qual é VAZÃO necessária para minha coifa? Como ela pode ser calculada?

De acordo com a NBR 14518, temos 02 formas de calcular a vazão de uma coifa. Calcula-se as duas formas e adota-se a de maior vazão.

As fórmulas são as seguintes: 1) Q1 = V1 x A1

Sendo: Q1 = Vazão n. 01 (m3 / s)V1 = Velocidade do ar na base da coifa - Adota - SE V1 = 0,64 m/s A1 = Área da base da coifa (m2)

2) Q2 = V2 x A2 Sendo:

Q2 = Vazão n. 02 (m3 / s)

V2 = Velocidade do ar na base da coifa - Adota - SE V1 = 0,25 m/s

A2 = Área da base da coifa (m2) - Levando - Se em conta os lados sem anteparos o seguinte cálculo: A2 = P x H (m2)

Sendo:

P = Perímetro dos lados da coifa sem anteparos (m)

H = Distância entre o tampo do fogão e a base da coifa (m)

5) Qual é a fase da obra mais indicada, para preparar a cozinha ( comercial e ou Industrial ) para receber uma coifa?

De preferência, logo no início da obra, antes da fase de acabamento, pois nesta ocasião poderemos prever: Posição e medidas da saída da coifa (abertura na alvenaria ou no caixilho da janela)

Dutos que serão embutidos em forro de gesso. Ponto de força (alimentação da coifa)

Recomendamos, portanto, que seja solicitada a visita de nossos projetistas técnicos à obra, de modo que eles orientem o cliente sobre todas as informações necessárias, para que a sua cozinha: industrial ou comercial esteja preparada para a instalação de uma coifa eficiente que atenda as suas necessidades.

(6)

Referências

Documentos relacionados

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for