• Nenhum resultado encontrado

uma escola que honra o passado e constrói o futuro 19/20

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "uma escola que honra o passado e constrói o futuro 19/20"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

uma escola que honra o

passado e constrói o futuro

(2)

Mensagem

Diretor da FMUL

Fausto J. Pinto

Diretor da FMUL

A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) é uma Escola centenária, integrada na Universidade de Lisboa e cuja excelência e prestígio são reconhecidos a nível nacional e internacional, tendo sido distinguida em 2015 com a medalha de Serviços Distintos “Grau Ouro” do Ministério da Saúde.

Promotora de um currículo académico centrado no estudante, na sua capacidade de auto-apredizagem e na responsabilização individual, como elementos estruturantes para uma vida profissional de aprendiza-gem permanentes, a FMUL aposta fortemente numa maior exposição à realidade prática das Ciências da Nutrição, logo desde o início do curso.

Inserida num Campus onde coexistem um Hospital de referência - Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN) e um setor de investigação fundamental relevante - Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM João Lobo Antunes), a Faculdade integra - jun-tamente com estas duas instituições - desde 2009, o Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML), um conceito pioneiro a nível nacional, com vantagens com-petitivas óbvias ao nível da organização dos centros de ensino, investigação e prática médica diferenciada. As Ciências da Nutrição representam uma área de grande importância e atualidade. Na FMUL estamos fortemente empenhados em promover um ensino de base científica, enaltecendo os valores que defende-mos: dedicação, altruísmo, carácter, integridade moral e espírito de serviço.

Escolher a FMUL é apostar numa formação sólida, exi-gente, de reconhecida qualidade e prestígio, sempre orientada numa perspetiva integradora do conheci-mento, fatores essenciais ao desenvolvimento pessoal e académico e ao exercício profissional.

Acreditamos que com o entusiasmo e empenho de todos, estudantes, investigadores, colaboradores docentes e não docentes, continuaremos a construir uma Escola que honra o passado e constrói o futuro!

Coordenadora da Licenciatura

em Ciências da Nutrição

Catarina Sousa Guerreiro

A nutrição assume nos nossos dias um papel cada vez mais determinante. A sua importância incide não só na forma como permite o alcance de um ótimo estado de saúde, como também no papel que desempenha no tratamento e prevenção de muitas das doenças tão prevalentes dos nossos dias.

Com vista a promover um maior conhecimento nesta área do saber, a Faculdade de Medicina de forma pio-neira proporciona a partir deste ano letivo a licencia-tura em Ciências da Nutrição cuja essência central se baseia na criação de um profissional de excelên-cia, capaz de responder às inúmeras e mais distin-tas necessidades do mercado atual. Estamos certos que a implementação da Licenciatura em Ciências

da Nutrição numa instituição como a Faculdade de Medicina permitirá dotar os nossos futuros nutricio-nistas de um conhecimento único, suportado nos mui-tos anos de experiência que esta instituição possui, e que muito beneficiará também da proximidade física e institucional com Centro Hospitalar Lisboa Norte e Instituto de Medicina Molecular.

E como a nutrição é hoje transversal a muitas áreas, desenvolvemos um currículo único, com uma forte componente associada à nutrição no desporto, bem como espaço curricular destinado ao estudo profundo da qualidade dos alimentos. A Faculdade de Motricidade Humana e a de Farmácia serão os aliados perfeitos para uma formação interdisciplinar de sucesso.

Estamos certos que daqui a quatro anos teremos orgu-lho nos nutricionistas aqui formados, capazes de ino-var, questionar, refletir, aconselhar e tratar, contribuindo para uma sociedade mais saudável.

(3)

ÓRGÃOS DE governo DA FACULDADE

Direção

Prof. Doutor Fausto J. Pinto (Diretor)

gab.director@medicina.ulisboa.pt | 217 985 113

Conselho Científico

Prof. Doutor José Melo Cristino (Presidente) ccientifico@medicina.ulisboa.pt | 217 985 117

Conselho Pedagógico

Prof. Doutor Joaquim Ferreira (Presidente) cpedagogico@medicina.ulisboa.pt| 217 985 118

para acesso à fmul

pedagogica@medicina.ulisboa.pt

CONTACTOS

M: Av. Professor Egas Moniz 1649-028 Lisboa T: 217 985 100 // F: 217 985 110 @: Geral –fmul@medicina.ulisboa.pt Direção – gab.diretor@medicina.ulisboa.pt www.medicina.ulisboa.pt

faculdade de medicina da

universidade de Lisboa

Grande Oficial da Ordem de Sant’Iago da Espada

Prémio Nobel da Medicina e Fisiologia Prof. Egas Moniz (1949) Medalha de Serviços Distintos Grau “Ouro” do Ministério da Saúde

centro académico de medicina de lisboa [caml]

A Faculdade de Medicina é uma instituição de ensino superior integrada na Universidade de Lisboa. É her-deira da Real Escola de Cirurgia, criada no Hospital de São José, em 1825, e designada a partir de 1836, por Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, e a partir de 1911 por Faculdade de Medicina de Lisboa.

Missão

A sua missão é a formação de médicos, o ensino e a in-vestigação da Medicina e das ciências essenciais à pro-moção da saúde, prevenção, diagnóstico, tratamento

e reabilitação da doença, através da criação, transmis-são e difutransmis-são de ciência, tecnologia e cultura, no res-peito pela liberdade intelectual e pela ética, reconheci-mento do mérito e sentido de serviço à comunidade.

Visão

Assegurar à FMUL lugar cimeiro como a instituição de referência do ensino médico nacional e da investi-gação biomédica e, pelo desenvolvimento do Centro Académico de Medicina de Lisboa, constituir institui-ção académica relevante no contexto europeu.

(4)

O Centro Académico de

Medicina de Lisboa

Desde 2009 a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, em cooperação com o Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes e com o Centro Hospitalar Lisboa Norte, integra o Centro Académico de Medicina de Lisboa, que representa um conceito inovador da organi-zação dos centros de ensino, investigação e prática médica diferenciada. Os seus objetivos são o incremento da ati-vidade científica e o desenvolvimento da investigação de translação entre as Ciências Biomédicas e a Medicina Clínica, a diferenciação tecnológica e inovação nos ser-viços clínicos e o desenvolvimento dos programas de Formação Pós-Graduada, de Mestrado e Doutoramento para médicos e outros profissionais de Saúde.

No âmbito do CAML foi criado o Programa de Douto-ramento Comum em Ciências Médicas, Biomédicas e de Saúde, desenvolvidas outras iniciativas de Formação Pós-Graduada e Educação Médica Continuada assim como programas de Mestrado profissionalizante e em áreas de interdisciplinaridade. Através das atividades realizadas pelos Laboratórios dos Institutos de Ciência Biomédica e pelas Clínicas Universitárias localizadas no Hospital de Santa Maria e CHLN a Faculdade presta uma vasta gama de serviços à Comunidade.

Centro Hospitalar

UNIVERSTÁriO de Lisboa Norte

O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte constitui o Hospital Universitário da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, instituição nuclear para o ensino da Medicina Clínica e das Ciências da Nutrição, e é um centro de referência clínica nacional e para os países de expressão portuguesa.

É sua missão a prestação de cuidados de saúde, na formação pré e pós graduada e treino de especialistas em diferentes áreas das Ciências da Saúde e constitui um Centro de Investigação e Inovação, sendo uma unidade essencial e de referência no Serviço Nacional de Saúde português.

Nele estão presentes capacidades notáveis ao nível dos recursos humanos, das tecnologias praticadas e do saber acumulado. A par do apoio que presta às populações da sua zona de influência direta, o CHLN garante referenciação diferenciada em múltiplas áreas clínicas, no âmbito regional e nacional e dos países de expressão portuguesa.

www.chln.pt

imm

instituto de medicina molecular João Lobo Antunes

O iMM João Lobo Antunes foi criado em 2001 e resulta da associação de 5 centros de investigação da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e um do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil. É um dos principais institutos de investigação do país, e tem o estatuto de Laboratório Associado, concedido pelo Ministério da Educação e da Ciência. O iMM João Lobo Antunes tem como missão a investi-gação biomédica básica, clínica e de translação, com o objetivo de contribuir para uma melhor compreensão dos mecanismos de doenças e o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas, para o desenvolvi-mento de novos testes de diagnóstico ou de previsão, e para novas terapêuticas.

https://imm.medicina.ulisboa.pt

HSM

(5)

atividades para

Os estudantes

dia do candidato

Desde o ano letivo de 2007/2008 a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) promove e organiza um programa de dia aberto, aos alunos do ensino secundário, intitulado “Estudar na FMUL - Dia do Candidato”, um evento que suscita grande inte-resse por parte de alunos e docentes.

O objetivo é contribuir para o esclarecimento das potencialidades científicas, pedagógicas, culturais e sociais da FMUL e para transmitir aos candidatos uma perspectiva objectiva do nosso ensino, da profissão médica e da dimensão humana, ética e moral indis-pensáveis ao exercício da Medicina.

www.medicina.ulisboa.pt/diacandidato

acolhimento ao aluno

A FMUL proporciona, durante o período das matrículas, o Acolhimento ao Aluno do 1º ano, 1ª vez. Esta inicia-tiva conta com a participação ainicia-tiva da comunidade da FMUL (funcionários e discentes) com o objetivo central de apoiar e dar as boas-vindas aos seus novos alunos. A receção e as matrículas realizam-se no Edifício Egas Moniz onde se encontram disponíveis quiosques de várias instituições, com material de divulgação e ofertas, assim como, balcões provisórios de vários serviços da Faculdade, concedendo ao aluno, a pos-sibilidade imediata de realizar vários procedimentos académicos, nomeadamente, o cartão de aluno, tornar-se membro da AEFML, entre outros.

Dia da faculdade

O Dia da Faculdade decorre na 1.ª semana de aulas. É uma Cerimónia de boas-vindas aos novos alunos da Faculdade de Medicina e decorre com alocuções do Diretor, de um Conferencista convidado e com as homenagens aos docentes e aos não docentes da FMUL. Neste dia são também atribuídos os Prémios de Mérito e de Excelência da Faculdade aos melhores alunos do ano letivo anterior.

(6)

biblioteca

ÁRea de Biblioteca e Informação

A Área de Biblioteca e Informação da FMUL visa pro-mover a acessibilidade do utilizador à informação constituindo um polo de conhecimento e dissemi-nação do saber, contribuindo para a educação, investi-gação e tomadas de decisão na prática clínica.

No seu papel de facilitador do ensino/ aprendizagem/ investigação, promove o acesso a diversos recursos online, através da Biblioteca Digital, onde se destacam a PubMed, a B-on, a Cochrane Library, a Web of Science, a DynaMed, e a coleção de Periódicos Eletrónicos e ebooks, disponíveis 24 horas por dia / 7 dias por semana, em qualquer parte do mundo.

PISO 6

Salas de Leitura Geral e Periódicos

2.ª - 6.ª | 9h-21h // Sáb. | 9h-12h30

Sala Multimedia e Auto-aprendizagem

2.ª - 6.ª | 9h- 6h

PISO 7

Sala de Tratamento Técnico e Depósitos

2.ª - 6.ª | 9h-18h

PISO 01

Pólo das Ciências Morfológicas

2.ª - 6.ª | 9h30-6h (ininterruptamente)

Sáb. | 9h-12h30 e 14h30-6h de segunda-feira

www.medicina.ulisboa.pt/biblioteca

ÁREAS DE APOIO

Área Académica

A Área Académica compreende:

a) O Núcleo Académico que, em termos gerais,

asse-gura a gestão dos percursos académicos, o acesso e reconhecimento de habilitações e os processos de equivalência, bem como a gestão da mobilidade académica.

Gestão de Percurso Académico

academica@medicina.ulisboa.pt

2.ª / 4.ª / 6.ª | 10h-13h

3.ª / 5.ª | 10h-13h – 14h-16h

Gestão da Mobilidade Académica

nci@medicina.ulisboa.pt

2.ª / 4.ª / 6.ª | 10h-13h

3.ª / 5.ª | 10h-13h – 14h-16h

Gestão do Acesso e Reconhecimento de Habilitações

pedagogica@medicina.ulisboa.pt

2.ª / 4.ª / 6.ª | 10h-13h

3.ª / 5.ª | 10h-13h – 14h-16h

b) A Unidade de Gestão Curricular que, em termos

gerais, organiza e executa os procedimentos admi-nistrativos associados aos Núcleos Curriculares Obrigatório e Optativo, ao Estágio Clínico do 6.º ano e ao Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina e gere os espaços pedagógicos.

ggc@medicina.ulisboa.pt

2.ª / 4.ª / 6.ª | 10h-13h

3.ª / 5.ª | 10h-13h – 14h-16h

c) A Unidade de Desenvolvimento Académico e Avaliação Pedagógica que, em termos gerais, apoia os órgãos

de governo, comissões e conselhos de ano, elabora estudos e projetos, apoia o processo de avaliação e monitorização do ensino-aprendizagem, bem como os processos de acreditação e os processos de revisão curricular e assegura os mecanismos de auditoria peri-ódica e sistemática dos mesmos.

avaliacao@medicina.ulisboa.pt

2.ª / 4.ª / 6.ª | 10h-13h

(7)

Laboratório

de Nutrição

O Laboratório de Nutrição é uma

das Unidades Estruturais da FMUL, estando associado ao ensino das valências relacionadas com a Nutrição na FMUL. Esta unidade tem uma missão de ensino na área da Nutrição, mas também de desenvolvimento de investigação sobretudo clínica, epidemiológica e também de saúde pública.

Através do seu secretariado, e em estreita ligação com a coordenação da licenciatura em CN, tem papel facilitador na resolução de questões relacionadas com funcionamento desta licenciatura.

lab.nutricao@medicina.ulisboa.pt | 217 999 465 Edifício Egas Moniz, Bloco C, Piso 2

2.ª - 6.ª | 9h-12h – 14h-16h

Mobilidade

A FMUL dispõe de uma área vocacionada para a Cooperação Internacional responsável pela organização de programas de mobilidade, nomeadamente:

• Programa Erasmus +

Programa de ensino e formação da União Europeia, que promove atividades de mobilidade para estu-dantes, pessoal docente e não-docente, dentro do espaço europeu

• Programa Almeida Garrett

Programa de intercâmbio de estudantes universitá-rios nacionais.

• Convénios e Protocolos

A Reitoria da ULisboa tem firmado convénios e pro-tocolos com instituições do Mundo inteiro e com instituições nacionais das mais variadas áreas aos quais os alunos da FMUL podem aceder.

www.medicina.ulisboa.pt/mobilidade

programa educação pela ciência

GAPIC (Gabinete de Apoio à Investigação

Científica, Tecnológica e Inovação)

De forma a promover a cultura científica, a FMUL criou o Programa “Educação pela Ciência” – Projetos de Investigação para Alunos, da responsabilidade do Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação – GAPIC, o qual visa estimular a prática da investigação científica na fase pré-graduada. Na visão da FMUL, a prática de investigação científica deve ser estimulada precocemente e essa exposição contribui para melhorar a prática clínica no futuro. Com efeito, a possibilidade de acesso a atividades de investigação durante a pré-graduação, em ambientes clínico-laboratoriais de excelência, tem constituído um forte motivo de opção pela FMUL.

O Programa “Educação pela Ciência” destina-se a alunos do Curso de Mestrado Integrado em Medicina, e de outros cursos pré-graduados em que a FMUL é parceira como a Licenciatura em Ciências da Nutrição e em Engenharia Biomédica.

O GAPIC, em conjunto com a AEFML, organiza anu-almente o Dia da Investigação na FMUL, durante o qual os alunos apresentam os resultados dos seus trabalhos científicos e participam noutras atividades de partilha de experiências.

Com o intuito de promover a boa investigação cientí-fica desenvolvida pelos alunos em fase pré-graduada, é também atribuído anualmente o Prémio GAPIC David-Ferreira, o qual visa distinguir os melhores Trabalhos Finais / Teses do Mestrado Integrado em Medicina. O GAPIC promove igualmente a investigação junto dos jovens médicos recém-graduados, através da Bolsa de Investigação Fundação AstraZeneca/FMUL.

gapicmail@medicina.ulisboa.pt | 217 999 420

2.ª - 6.ª | 9h30-13h – 14h-16h30 www.medicina.ulisboa.pt/gapic

(8)

GABINETE DE APOIO AO ESTUDANTE

O Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE) surgiu no

ano de 2018 substituindo a anterior Área de Apoio ao Aluno (3As) no âmbito de uma iniciativa partilhada entre a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) com a missão de apoiar transversalmente todas as áreas de desenvolvimento pessoal, social e profissional do estudante ao longo do seu percurso académico, favorecendo um espaço de inte-gração e abertura à diversidade e ao crescimento pessoal. Com o intuito de dar forma à missão do Gabinete, na sua área de atuação estão integrados atualmente 4 projetos: Espaço S, Mentoring, Mentoring 2.0 e Solvin’It.

www.medicina.ulisboa.pt/

menu-topo/alunos/gab_apoio_estudante

O Espaço S tem o objetivo de prestar apoio psicológico aos estudantes da FMUL. É um local onde poderás abordar os assuntos que para ti são essenciais. Onde poderás compreender-te melhor e compreenderes os teus problemas. Um espaço onde poderás ser tu, sem barreiras, onde o que tu achas ser importante é o que realmente é importante. O Espaço S conta com um Psicólogo Clínico exclusivo, sem ligação de docência à Faculdade e tem ainda um espaço de atendimento.

O Mentoring tem como visão principal a melhor

inte-gração dos novos estudantes no ambiente académico e social, através de um acompanhamento psicopeda-gógico, de modo a minorar as possíveis dificuldades de adaptação decorrentes da transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior.

Tudo isto, através da aproximação dos novos alunos, os “ Mentorandos” – aos alunos de outros anos cur-riculares, os “Mentores”, contribuindo também para o enriquecimento pessoal dos participantes, poten-ciando as dinâmicas de networking entre todos. Podes ver os álbuns das várias atividades realizadas este ano no nosso Instagram (@ProjetoMentoring).

O Mentoring 2.0 é um projeto de acompanhamento,

interação e discussão entre internos do Ano Comum ou Formação Específica e um conjunto de estudantes dos anos clínicos, por forma a fornecer um maior insight sobre determinadas especialidades ou temas essenciais ao desenvolvimento do internato médico, bem como esclarecer dúvidas sobre essas temáticas.

O Solvin’It corresponde a um projeto de peer-teaching

com a dinamização de sessões periódicas de educação pelos pares. As sessões formativas são preparadas e dinamizadas pelos Monitores Solvin’ It, estudantes que frequentam anos curriculares mais avançados relativamente aos do público-alvo da sessão, devi-damente validadas pelos Tutores. Neste projeto, os participantes têm a possibilidade de aprender num ambiente onde podem fazer questões, resolver as suas dúvidas e desenvolver o seu conhecimento de uma forma mais informal. Atualmente atua sobre cinco áreas: Anatomia, Bioquímica, Fisiologia, Microbiologia e Neuroanatomia.

(9)

OUTROS

Instituto de

Formação Avançada

A FMUL aposta na formação avançada

ao longo da vida e os futuros alunos de pós-graduação podem encontrar no Centro Académico de Medicina de Lisboa soluções formativa únicas, numa perspetiva integrada em ensino e investigação. Com efeito, a FMUL tem capacidades e condições de ensino e inves-tigação únicas, com acesso a informação atualizada e possibilidade de exposição dos alunos a um ambiente científico privilegiado.

A Formação Avançada na FMUL pode oferecer um vasto naipe de opções formativas muito diversificadas, num conceito integrador de formação/investigação/ prática que beneficia de maneira muito especial os estudantes da pós-graduação.

ifa@medicina.ulisboa.pt

217 985 100

(Selecionar na Guia Vocal, a opção: Formação Pós-Graduada)

www.medicina.ulisboa.pt/ifa

news@fmul

A News@FMUL é a newsletter

eletró-nica bilingue da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e constitui o órgão oficial de divulgação da informação desta Escola Médica. É um instrumento de divulgação da sua vida científica, educacional e clí-nica, e contribui para reforçar cada vez mais a comuni-cação entre o Ensino, a Clínica e a Investigação.

news@medicina.ulisboa.pt | 217 985 109

http://news.medicina.ulisboa.pt

Gabinete de

Inovação e

Empreendedorismo

O Gabinete de Inovação e Empreendedorismo (GIE) criado no final de 2016, surgiu da necessidade de potenciar as ideias com valor da comunidade FMUL, funcionando como uma ponte entre a academia e a sociedade. Tem como principal missão dinamizar a transferência de conhecimento da Faculdade de Medicina para as empresas e motivar a comunidade académica a criar e a desenvolver as suas próprias ideias com sucesso e com geração de valor.

A sua visão é ser vir a ser considerados como uma referência na catalisação de ideias, criação de start--ups e projetos na área da saúde, assim como de par-cerias entre a academia, empresas e outras entidades como as de carácter social em conjunto com inicia-tivas semelhantes da Ulisboa. Foi lançado em Janeiro de 2018, o SynerGIEs, um ciclo de notícias bimensal que informa a comunidade FMUL de notícias, finan-ciamentos, eventos ou formações na área do empre-endedorismo e da inovação. inovacaofmul@medicina.ulisboa.pt | 217 985 125 www.medicina.ulisboa.pt/gie

Associação de Estudantes

da Faculdade de Medicina da

Universidade Lisboa

A Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), uma

das mais antigas Associações de Estudantes do País, com mais de 100 anos de existência, defende ativa-mente a cultura e desenvolvimento de espírito crítico numa constante defesa dos interesses dos mais de 2000 estudantes que representa.

A AEFML trabalha incessantemente na criação de oportuni-dades de qualidade para alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, organizando e proporcionando uma panóplia de iniciativas de enorme valor cultural, des-portivo, recreativo, formativo e ainda de voluntariado inter-nacional e promoção da saúde na comunidade.

Neste enorme trabalho e dedicação, a AEFML afirma-se como uma das associações mais ativas no panorama nacional e uma casa a que todos nos orgulhamos de pertencer.

informativa@aefml.pt

(10)

Departamento

de Educação Médica

O Departamento de Educação Médica (DEM) da FMUL foi reativado em 2015 tendo como principais objetivos:

• Melhorar o ensino

• Promover a investigação em educação médica • Prestar serviços na área da educação à comunidade

académica

• Projetar e desenvolver a carreira docente

• Implementar uma “nova visão” institucional na FMUL Para alcançar estas metas o DEM tem organizado conferências e reuniões internacionais, implemen-tado ações de formação para docentes e discentes e dado apoio a nível de desenvolvimento curricular em várias áreas. Tem publicado e apresentado trabalhos de investigação em várias reuniões científicas por convite e tem apoiado/desenvolvido investigação em Educação Médica sob a responsabilidade de discentes. De todas estas vertentes, destaca-se o excelente contributo dos discentes, que integram a equipa do DEM desde o início, após convite dirigido aos interes-sados em iniciar a sua formação em Investigação em Educação Médica.

Tem sido notável o trabalho realizado com os alunos a apresentarem projetos de Investigação em Educação Médica em Conferências Nacionais – Beyond Med (FMUL) e CNIEM (Congresso Nacional de Investigação em Educação Médica) 15/16/17 e Internacionais – AMEE (The International Association for medical Education) e SEDEM XXIII (Congreso de la Sociedad Espanola de Educación Médica).

dem@medicina.ulisboa.pt

Sessão de Inauguração

Departamento de

Educação Médica

Departamento de

Educação Médica

Departamento de

Educação Médica

14MAR

’16

(11)

A FMUL, de forma pioneira, apresenta no ano letivo de 2018/2019 a oferta formativa de licenciatura em Ciências da Nutrição, cujo plano de estudos está acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) a 21 de abril de 2017, registado pela Direção-Geral do Ensino Superior, a 24 de maio de 2017, com o n.º R/A-Cr 34/2017 e publicado em Diário da República pelo Despacho n.º 4843/2018, de 16 de maio.

Esta oferta formativa resulta da ação conjunta de três faculdades da Universidade de Lisboa: A Faculdade de Medicina (promotora do projeto), a Faculdade de Motricidade Humana e a Faculdade de Farmácia, ins-tituições de referência na área das Ciências da Saúde. Trata-se de um projeto único e inovador no âmbito das Ciências da Nutrição em Portugal, onde cada faculdade contribui com o know-how específico e especializado nas áreas base de formação académica do Nutricionista. A particularidade de ser um ciclo de estudos ministrado na FMUL, instituição académica de reconhecido valor, dotada de recursos físicos e humanos fundamentais à formação em Ciências da Nutrição, com estreita ligação a um hospital universitário (Centro Hospitalar

Lisboa Norte) bem como a um centro de investigação de renome internacional (Instituto Medicina Molecular João Lobo Antunes), permite uma comunicação eficaz entre a ciência básica, a prática clínica e a investigação translacional, comparável aos grandes centros acadé-micos mundiais.

Tendo por base o referencial para a formação acadé-mica do nutricionista em Portugal, da Ordem dos Nutricionistas, e por forma a ser compatível com a estrutura de formação académica na Europa, o plano de estudos apresenta 240 ECTS, com duração de 4 anos e 8 semestres académicos, sendo o último semestre des-tinado exclusivamente à realização de estágio na área específica das Ciências da Nutrição.

As caraterísticas subjacentes a esta oferta formativa permitem desenvolver uma formação consistente, de base sólida e completa, com interesse particular num ensino apoiado na prática e investigação científica. Ao longo da formação são asseguradas as competências base das três principais áreas de especialidade do nutricionista: Nutrição Clínica, Nutrição Comunitária e Saúde Pública e Alimentação Coletiva e Restauração, mas também desenvolver competências relacionadas com as exigências da sociedade atual, nomeadamente na área do desporto, indústria e desenvolvimento ali-mentar, marketing alimentar e nutricional, bem como investigação e ensino na área das Ciências da Nutrição.

(12)

Formas de Acesso

(2018/19)

Pré-requisitos

Tipo: Seleção Grupo A Comunicação Interpessoal Forma de Comprovação – Declaração médica, sob a forma de resposta a um questionário, nos termos do regulamento publicado como anexo III à Deliberação n.º 218/2018, de 26 de fevereiro, comprovando que satisfaz o pré-requisito a entregar no ato da matrícula e inscrição neste estabelecimento de ensino.

Minuta do Pré-Requisito Grupo A Provas de Ingresso

02 Biologia e Geologia e 07 Física e Química

Fórmula de cálculo da nota de candidatura

50% Classificação final do ensino secundário; 50% Provas de ingresso

Classificações Mínimas

Nota de candidatura: 140 Provas de ingresso: 100 Último colocado: 159,5

Duração: 4 anos, 8 Semestres | ECTS: 240 Nº de Vagas: 30

Estrutura Curricular

Áreas científicas

Sigla

Créditos

Obrigatórios Opcionais

Ciências da Nutrição CN 142

-Ciências Sociais CS 12

-Ciências Naturais e Exatas CNE 26

-Ciências Médicas e da Saúde CMS 52 8

Subtotal 232 8

Total 240

Propinas

Os estudantes da ULisboa estão obrigados ao paga-mento das propinas, sem prejuízo das situações espe-ciais previstas na lei e no Regulamento de Propinas da Universidade de Lisboa [Despacho n.º 67/2015].

O valor das Propinas é fixado anualmente, pelo Conselho Geral da Universidade de Lisboa. A propina pode ser paga em prestações, em datas a fixar pelo Diretor da FMUL. O valor da propina é de 1.063,47 euros.

Saídas Profissionais

Um licenciado em Ciências da Nutrição, detentor de uma licenciatura reconhecida pela Ordem dos Nutricionistas, terá acesso à profissão de Nutricionista. As competências desenvolvidas neste ciclo de estudos permitirão a construção de um nutricionista de exce-lência, apto a desenvolver a sua atividade em várias áreas profissionais, em locais como: centros de saúde, hospitais, clínicas, empresas de alimentação coletiva, autarquias, instituições particulares de solidariedade social, farmácias, clubes ou empresas desportivas e recreativas, indústria alimentar, produção alimentar, entidades formativas e de investigação, entre outras.

(13)

plano de estudos

1

º

ano

Unidades curriculares científicaÁrea Tipo Tempo de trabalho (h) Créditos

Total Contacto

1.º semestre

Anatomia CMS Sem. 140 40 5

Bioestatística I CNE Sem. 112 40 4

Biologia Molecular e Celular CNE Sem. 112 40 4

Sociologia e História da Alimentação CS Sem. 112 45 4

Microbiologia CMS Sem. 112 40 4

Química dos Alimentos CNE Sem. 140 52.5 5

Saúde Pública CMS Sem. 112 40 4

2.º semestre

Bioquímica CNE Sem. 140 50 5

Fisiologia CMS Sem. 168 44 6

Genética CMS Sem. 112 45 4

Histologia CMS Sem. 112 40 4

Psicologia CS Sem. 112 40 4

Alimentação e Nutrição Humana CN Sem. 196 90 7

2

º

ano

Unidades curriculares científicaÁrea Tipo Tempo de trabalho (h) Créditos

Total Contacto

1.º semestre

Epidemiologia Nutricional CN Sem. 112 45 4

Farmacologia CMS Sem. 112 45 4

Avaliação Nutricional CN Sem. 140 45 5

Imunologia CMS Sem. 112 40 4

Patologia I CMS Sem. 112 40 4

Nutrição no Ciclo de Vida CN Sem. 140 75 5

Legislação e Normalização Alimentar CN Sem. 112 45 4

2.º semestre

Contaminantes Alimentares CN Sem. 112 75 4

Modificação Comportamental em Saúde CS Sem. 112 45 4

Bioquímica Clínica CNE Sem. 112 52.5 4

Gastrotecnia CN Sem. 112 45 4

Fisiologia do exercício CMS Sem. 112 45 4

Patologia II CMS Sem. 140 40 5

(14)

3

º

ano

Unidades curriculares científicaÁrea Tipo Tempo de trabalho (h) Créditos

Total Contacto

1.º semestre

Dietoterapia I CN Sem. 140 60 5

Ética e Deontologia Profissional CN Sem. 112 45 4

Análise e Conservação dos Alimentos CN Sem. 140 52.5 5

Segurança dos Alimentos CN Sem. 112 45 4

Marketing Alimentar e Nutricional CN Sem. 112 45 4

Gestão em Alimentação CN Sem. 112 45 4

Opção* CMS Sem. 112 Variável 4

2.º semestre

Dietoterapia II CN Sem. 140 60 5

Metodologias de Investigação CN Sem. 112 45 4

Nutrição Comunitária CN Sem. 140 60 5

Exercício na Saúde e Doença CMS Sem. 112 45 4

Política Nutricional CN Sem. 112 45 4

Tecnologia Alimentar e Inovação CN Sem. 112 45 4

Nutrição, Obesidade e Controlo de Peso CN Sem. 112 45 4

* A escolher do elenco das Unidades Curriculares Opcionais

4

º

ano

Unidades curriculares científicaÁrea Tipo Tempo de trabalho (h) Créditos

Total Contacto

1.º semestre

Bioestatística II CNE Sem. 112 40 4

Investigação Aplicada CN Sem. 224 45 8

Nutrição Artificial CN Sem. 140 60 5

Nutrição no Desporto CN Sem. 140 45 5

Qualidade Alimentar e Sistemas de Gestão CN Sem. 112 45 4

Opção* CMS Sem. 112 Variável 4

2.º semestre

Estágio em Ciências da Nutrição CN Sem. 840 90 30

* A escolher do elenco das Unidades Curriculares Opcionais

Unidades curriculares opcionais

Mecanismos da Doença CMS Sem. 112 40 4

EcoNutrição CMS Sem. 112 40 4

Economia e Saúde CMS Sem. 112 40 4

Promoção da adesão à dietoterapia CMS Sem. 112 40 4

Observação:

O presente elenco de unidades curriculares opcionais é meramente representativo

(15)

WWW.MEDICINA.ULISBOA.PT/lcn

Edição

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Conceção e Projeto Gráfico

Gabinete de Relações Públicas, Internacionais e Comunicação (GRPIC) – FMUL Unidade de Design

Referências

Documentos relacionados

Com relação à germinação das sementes armazenadas em câmara fria, aos três meses de armazenamento (Tabela 10), observou-se em sementes tratadas ou não com fungicidas e

Note on the occurrence of the crebeater seal, Lobodon carcinophagus (Hombron & Jacquinot, 1842) (Mammalia: Pinnipedia), in Rio de Janeiro State, Brazil.. On May 12, 2003,

Desta maneira, observando a figura 2A e 2C para os genótipos 6 e 8, nota-se que os valores de captura da energia luminosa (TRo/RC) são maiores que o de absorção (ABS/RC) e

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

a) política nacional de desenvolvimento do turismo; b) promoção e divulgação do turismo nacional, no país e no exterior; c) estímulo às iniciativas públicas e privadas de

A motivação para o desenvolvimento deste trabalho, referente à exposição ocupacional do frentista ao benzeno, decorreu da percepção de que os postos de

Informative microsatellites for genetic population studies of black-faced lion tamarins ( Leontopithecus caissara ).. Milene Moura Martins and Pedro Manoel

Fica autorizada a formação de grupo de no mínimo 10 (dez) passageiros, que gozarão de um desconto de até 15% (quinze por cento) a ser aplicado sobre o menor valor obtido para