• Nenhum resultado encontrado

REGRAS DE ARBITRAGEM DE TAOLU DE ESTILOS INTERNOS ANEXO III-10

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGRAS DE ARBITRAGEM DE TAOLU DE ESTILOS INTERNOS ANEXO III-10"

Copied!
39
0
0

Texto

(1)

1

Filiada à International Wushu Federation

Filiada à Panamerican Wushu Federation Vinculada ao Comitê Olímpico Brasileiro Fundada em 1992 – C.N.P.J. 01.010.189/0001-66

REGRAS DE ARBITRAGEM DE TAOLU DE ESTILOS INTERNOS

ANEXO III-10

10/06/2013

Paulo Hiroshi Sakanaka

(Diretor de Internos da CBKW)

Sakanaka321@yahoo.com.br

Tania Emi Sakanaka

(Árbitra Grau - C da IWUF)

taniasakanaka@yahoo.com.br

Vilma Mayumi Kurihara

(Árbitra Nivel - III da CBKW )

vilmakuri@gmail.com

ÍNDICE GERAL

1. Introdução

páginas

02-03

2. Resumo de Codificação – QM e PG – Não Opcionais ...

04-07

3. Resumo de Codificação – QM e PG – Opcionais ...

08-11

4. GRUPO A – Codificação de Arbitragem de Qualidade de Movimento QM

12-20

5. GRUPO B – Codificação de Arbitragem de Performance Geral PG

21-26

6. GRUPO C – Codificação de Arbitragem de Dificuldades (Nandu)

27-30

7. Codificação de Dificuldades (Nandu) ...

31-34

8. Arbitragem de Tuishou ... 35-39

(2)

2

INTRODUÇÃO

A conscientização da necessidade da busca pela execução correta do Taijiquan está cada vez mais presente entre as pessoas que praticam esta arte marcial. Isto é conseqüência tanto do estabelecimento desta arte como esporte – tendo em vista a sua possível inclusão nos Jogos Olímpicos de 2020, como pela crescente aceitação do Taijiquan como exercício físico para a manutenção e preservação da saúde pela população em geral.

Existe um paradigma da execução correta dos movimentos de Taijiquan. A biomecânica norteia os movimentos básicos, porém, uma característica singular do Taijiquan é a consciência de movimentação interna do corpo humano, sem a qual o verdadeiro sentido de Taijiquan não é compreendido. A análise biomecânica de Taijiquan é baseada nas leis da física de meio contínuo, dos fluidos, com interação ativa dos nervos; as ondas que se propagam dentro do corpo humano são estudadas como uma propagação de pulso de ondas; a projeção de um pacote de energia que se propaga neste meio contínuo é compreendida como jin. O jin está presente em toda a movimentação do Taijiquan.

Para o Taijiquan evoluir como esporte, a arbitragem deve ser justa. As regras de arbitragem devem ser construídas a partir do paradigma de movimentos de Taijiquan, distinguindo a execução correta da execução falha.

Foi feita uma revisão completa das Regras de Arbitragem de Competições de Estilos Internos, que inclui majoritariamente o Taijiquan. Contemplam também outros estilos internos, como Baguazhang, Xinyiquan e Bajiquan. Esta revisão foi o produto de muitos workshops visando o aperfeiçoamento do Regulamento de Arbitragem existente, baseados na IWUF, organizados pela CBKW sob a nossa orientação, com o intuito de impulsionar o desenvolvimento do Taijiquan no Brasil. O trabalho desenvolvido por todos esses anos concretiza a base para o estabelecimento de parâmetros sólidos para a prática da execução correta do Taijiquan, dentro dos padrões estabelecidos pela IWUF e Campeonatos Nacionais da China. A conclusão deste trabalho contou com a supervisão de Tania Emi Sakanaka, Mestre pela Universidade de Esportes de Beijing com especialização em Estudos Biomecânicos de Taijiquan, orientada pelo Prof. Xu Weijun, autoridade máxima em Wushu Moderno e Árbitro Central em Campeonatos Mundiais de Wushu e Campeonatos Nacionais da China; participando também do Curso de Arbitragem oferecido pela IWUF - International Wushu Federation, também sob a direção do Prof. Xu Weijun, em agosto de 2010.

Campinas, 10 de JUNHO de 2013. Paulo Hiroshi Sakanaka Tania Emi Sakanaka Vilma Mayumi Kurihara

NOTA: Este trabalho se baseou na codificação usada pelas Regras de Arbitragem da IWUF- International Wushu Federation, onde se utilizam códigos de 2 (dois) dígitos. Estas regras estão limitadas à arbitragem de competições internacionais de taijiquan e taijijian, no formato de taolu opcionais e compulsórios para categoria juvenil. Como nos campeonatos que ocorrem no Brasil as modalidades de competições são bem mais variadas e amplas, complementamos o código com as regras de arbitragem usadas nos campeonatos nacionais chineses; a fim de distinguir entre as duas origens de onde incorporamos as regras, utilizamos a codificação de 3(três) dígitos para as regras originárias dos campeonatos chineses.

(3)

3

SUMÁRIO DA CODIFICAÇÃO

Posturas de Corpo e Mãos e Técnicas de Membros Superiores (código 00_) QM Rotinas Obrigatórias (01-09) PG

Equilíbrios (Códigos 10-19) QM opcionais

 Técnicas de Membros Inferiores (Códigos 20 -29) QMSaltos (Códigos 30-39) QM opcionais

 Saltos acrobáticos (cambalhotas) (40-49) QM Estilos do Sul  Posturas de Membros Inferiores (Códigos 50-59) QM  Manejo de Armas (Códigos 60-67) QM

 Rotinas (Códigos 68-69) QM

 Outros Erros: balanços, etc. (Códigos 70-79) QM  Coreografia e Posturas obrigatórias (80-89) PG  Grupos (Códigos 90-99) QM

QM – Qualidade de Movimentos PG - Performance Geral

APRESENTAÇÃO DO MATERIAL

1. Resumo de Codificação – QM e PG – Não Opcionais

Este material foi preparado para facilitar os árbitros a procurarem os códigos certos durante na

mesa de arbitragem (cola) para competições de taolu

não opcionais

.

2. Resumo de Codificação – QM e PG – Opcionais

Este material foi preparado para facilitar os árbitros a procurarem os códigos certos durante na

mesa de arbitragem (cola) para competições de taolu

opcionais.

3. GRUPO A – Codificação para Arbitragem de Qualidade de Movimento – QM

4. GRUPO B - Codificação para Arbitragem de Performance Geral – PG

5. GRUPO C – Codificação para Arbitragem de Dificuldades – Nandu

6. Codificação de Dificuldades – Nandu

(4)

4

RESUMO DE CODIFICAÇÃO

- NÃO OPCIONAL-

Q u a l i d a d e d e M o v i m e n t o (QM)

 Posturas de Corpo e Mãos e Técnicas de Membros Superiores (código 00_) 001-Posturas do Corpo: cabeça (e pescoço), tronco e membros

- Cabeça inclinada, pescoço muito tensionado. - Ombro elevado ou muito tensionado.

- Peito estufado ou coluna arqueada demais (tensionada). - Quadril protuberante.

- Giro  “sem  força”  da  cintura/tórax.

- Membros superiores ou inferiores muito tensionados.

- Membros superiores ou inferiores se movem sem a participação do tronco ou vice-versa (desconectados).

Atenção: o código 001 pode totalizar no máximo 0,90 em todo o taolu.

002- Palmas, dedos e mãos. Palma (<45°, dedos unidos, dedos muito desalinhados, muito tensionados ou sem tônus, palma muito côncava / estilo Chen: base do polegar não se fecha direcionada ao dedo mínimo; os outros quatro dedos não se estendem voltando-se para as costas da mão ou não são levemente separados ; punho (pressão excessiva ao fechar o punho, polegar para cima ou sem tônus); gancho (muito tensionado, deitado, aberto, hukou não arredondado).

Atenção: o código 002 pode totalizar no máximo 0,90 em todo o taolu.

003- Peng – membro superior elevado acima da altura do ombro, muito estendido ou flexionado. 004- Lv – membros superiores muito estendidosou fechados, pressionando as axilas.

005- Ji - membros superiores não arredondados expandindo-seexcessivamente para frente, ou mais altos que a altura da boca; ombros e/ou cotovelos muito tensionados para cima. 006- An - trazer os membros superiores de baixo para cima; membros superiores muito estendidos, cotovelos muito tensionados para cima.

007- Yunshou – rotação pequena do tronco, membros superiores muito flexionados, mãos elevadas acima da altura da sobrancelha.

008- Jiazhang – membro superior elevado abaixo da altura da cabeça, não arredondado.

009- Fajin – falta de precisão na aplicação da força, rigidez e desconexão ao absorver e liberar a força. 010 - Jin gang dao dui - falta de precisão na aplicação da força, rigidez e desconexão ao absorver e liberar a força.

 Técnicas de Membros Inferiores (Códigos 20 -29)

24 - Chutes Denjiao, Fenjiao – membro inferior que chuta flexionado e/ou não atinge a linha horizontal;

(5)

5

25 - Chute Bailianjiao – membro inferior que chuta flexionado no momento do tapa, sem tapa,

varredura do bailian pequena.

251 - ponta do pé não atinge a linha do ombro .

26 - Chute Paijiao - membro inferior que chuta flexionado no momento do tapa, sem tapa. 261 - ponta do pé não atinge a linha do ombro .

27 - Quedilong – ângulo entre as coxas inferior a 45°, sola do pé da frente toca o piso quando vira para dentro.

Observação: pubu é aceita.

271 - sem rotação externa da sola do pé de trás.  Posturas de Membros Inferiores (Códigos 50-59):

50 - Gongbu – a) *joelho passa ; b)**coxa flexionada fora do ângulo; c) calcanhar de trás levantado. 501 - Joelho da frente flexionado atrás da linha do dorso do pé.

511 - Mabu – a) tronco inclinado (+45°); b) largura entre os pés não é maior que a largura do ombro; c)**coxa flexionada fora do ângulo; d) calcanhar de trás levantado; e) pontas do pé >45°. 521 - Xubu – a)**coxa flexionada fora do ângulo; b) calcanhar levantado.

* Joelho passa da linha da ponta do pé: quando o ultrapasse é pequeno e não está havendo um comprometimento do eixo do equilíbrio do corpo, desconto é relevado.

**Coxa flexionada fora do ângulo: ângulo com a linha vertical menor que 30° ou maior que 90°.

53 - Pubu – a)*** agachamento incompleto; b) membro inferior da frente flexionado; c) ponta do pé da frente > 45°. 45° 531 - d) calcanhar de trás levantado. *** agachamento incompleto:

a)Tradicional e compulsório: coxa não abaixo do joelho; b) Opcional: glúteo não toca a perna.

54- Shangbu, Tuibu, Jinbu, Genbu, Cexingbu:

- arrastar a ponta do pé ou arrastar o pé (no Estilo Chen é permitido arrastar a lateral interna da sola do pé);

- oscilar o centro da gravidade (permitir a oscilação provocada pelo relaxamento); - elevar o pé que se move para frente, bem acima da linha do tornozelo.

551 – Duli – a) coxa elevada abaixo da linha horizontal; b) membro inferior de apoio muito flexionado .

561 – Xiebu –a) Agachamento incompleto: coxa da perna de apoio >45° da horizontal; b) Cruzamento incompleto dos membros inferiores: o joelho não toca a perna.

 Manejo de Armas (Códigos 60-67)

60 - Gua e liao jian – punho reto, não acompanha o movimento; espada distante do corpo. 61 – Wo jian – apoia o dedo indicador na lâmina ao segurar a espada.

601 – Jiao jian – ponta da espada não faz um movimento circular, ou desenha um círculo muito grande ou muito pequeno.

(6)

6

602 – Pi jian – braços e espada não alinhados ao completar o movimento.

603 – Jian zhi – dedos indicador e médio abertos ou flexionados, ou polegar e dedos anular e mínimo sem contato.

Observação: (603) mantém a dedução do código 002 (máximo 9 vezes).  Rotinas Compulsórias (Códigos 68-69)

68 – Desvio de direção do passo > 45° .

69 - Cada inclusão ou exclusão de movimento completo.

 Outros Erros: balanços, etc. (Códigos 70-79)

70 – (0,1) – Desequilíbrio – balançar o tronco, mover um ou dois pés ou saltitar. 71 – (0,2) – Apoio adicional.

72 – (0,3) – Queda.

73 – (0,1) – Problema de manejo do equipamento: escapa da mão, dobra >45°, toca o piso dentro da área de competição ou corpo.

74 – (0,2) – Quebra do equipamento. 75 – (0,3) – Derrubar o equipamento.

76 – (0,1) – Problemas com acessórios: pingente ou ornamento cai, pingente enrola no corpo ou na mão, botão cai, vestimenta se rasga, ou tênis sai do pé.

77 – (0,1) – Permanência no equilíbrio – menos de 2 segundos em equilíbrios de longa duração. 78 – (0,1) – Saída da área - corpo toca o piso fora da área de competição.

79 – (0,1) – Esquecimento - esquecer movimento.  Grupos (Códigos 90-99)

96 – Método: postura ou movimento dos pés e técnicas de membros inferiores e superiores não atingem os padrões de estilos internos exigidos.

98 – Método: uso de armas não atinge os padrões de estilos internos exigidos. 99 – Coordenação: falta sincronização

Nota: considerar todos os componentes do grupo como uma única entidade com suas diversas ramificações.

(7)

7

RESUMO DE CODIFICAÇÃO

- NÃO OPCIONAL-

P e r f o r m a n c e G e r a l (PG)

Posturas obrigatórias e coreografia (Códigos 80-89)

TABLELA I - Avaliação de Nível de Performance em Taolu Não Opcional

NÍVEL NOTA CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO

A (Superior)

5,00 - 4,81 4,80 – 4,51 4,50 – 4,21

1) Movimentos Técnicos Corretos; 2) Direcionamento correto da força;

3) Harmonia (coordenação) entre olhos e movimentos;

4) Harmonia (coordenação) entre corpo e movimento de membros inferiores e superiores;

5) Harmonia (coordenação) entre corpo e equipamento; 6) Harmonia entre movimento e música;

7) Ritmo e estilo. B (Médio) 4,20 – 3,81 3,80 – 3,41 3,40 – 3,01

Características acima mencionadas presentes em um grau razoavelmente bom.

C (Inferior)

3,00 – 2,51 2,50 – 2,01 2,00 – 1,51

Falta das características mencionadas acima.

Avaliação de Coreografia (Tabela 5)

Conteúdo 0,20 Por cada inclusão ou exclusão de um movimento completo em rotinas compulsórias. 86- 88

Taolu de Grupo

0,30 Acompanhamento musical com voz humana 84

(8)

8

RESUMO DE CODIFICAÇÃO

- OPCIONAL -

Q u a l i d a d e d e M o v i m e n t o (QM)

 Equilíbrios (Códigos 10-19)

10 – ND113C – Cechaotian - membro inferior de apoio ou elevado flexionado.

15 – ND143A – Qianjutui – membro inferior elevado abaixo da linha horizontal; membro inferior elevado flexionado.

16 – ND143B – Houchatui – pé do membro inferior que estende toca o piso.

17 – ND142A – Dishi Qiandeng – calcanhar levantado; não extensão do membro inferior ao chutar; sem rotação externa.

18 – ND132A – Cechuai – membro inferior não passa de flexionado para estendido.  Técnicas de Membros Inferiores (Códigos 20 -29)

24 - Chutes Denjiao, Fenjiao – Membro inferior que chuta não atinge a linha horizontal. 25 - Chute Bailianjiao – membro inferior que chuta flexionado no momento do tapa, sem tapa. 26 - Chute Paijiao - membro inferior que chuta flexionado no momento do tapa, sem tapa. 27 - Quedilong – ângulo entre as coxas inferior a 45°; sola do pé da frente toca o piso quando vira para dentro.

30 - Chutes  no  “saltos”- Tengkong Feijiao, Tengkong Zhuanti, Tengkong Bailian,

Xuan Fengjiao – ponta do pé que chuta não atinge a linha do ombro ou sem tapa. 31 – Chute no Salto Zhengtitui - membro inferior de impulsão flexionado.

 Posturas de Membros Inferiores (Códigos 50-59):

50 - Gongbu – a) *joelho passa ; b)**coxa flexionada fora do ângulo; c) calcanhar de trás levantado;

* Joelho passa da linha da ponta do pé: quando o ultrapasse é pequeno e não está havendo um comprometimento do eixo do equilíbrio do corpo, desconto é relevado.

**Coxa flexionada fora do ângulo: ângulo com a linha vertical menor que 45° ou maior que 90° (avançado).

53 - Pubu – a) agachamento incompleto: o glúteo não toca a perna. b) membro inferior da frente flexionado;

c) ponta do pé da frente > 45° ou fora do piso. 54-Shangbu, Tuibu, Jinbu, Genbu, Cexingbu:

- Arrastar a ponta do pé ou arrastar o pé (no Estilo Chen é permitido arrastar a lateral interna da sola do pé):

- Oscilar o centro da gravidade (permitir a oscilação provocada pelo relaxamento); - Elevar o pé que se move para frente bem acima da linha do tornozelo.

 Manejo de Armas (Códigos 60-67)

60 - Gua e Liao jian – punho reto, não acompanha o movimento; espada distante do corpo. 61 – Wo jian – apoia o dedo indicador na lâmina ao segurar a espada.

(9)

9

 Outros Erros: balanços, etc. (Códigos 70-79)

70 – (0,1) – Desequilíbrio – balançar o tronco, mover um ou dois pés ou saltitar. 71 – (0,2) – Apoio adicional.

72 – (0,3) – Queda.

73 – (0,1) – Problema de manejo do equipamento: escapa da mão, dobra >45°, toca o piso dentro da área de competição ou corpo.

74 – (0,2) – Quebra do equipamento. 75 – (0,3) – Derrubar o equipamento.

76 – (0,1) – Problemas com acessórios: pingente ou ornamento cai, pingente enrola no corpo ou na mão, botão cai, vestimenta se rasga, ou tênis sai do pé.

77 – (0,1) – Permanência no equilíbrio – menos de 2 segundos em equilíbrios de longa duração. 78 – (0,1) – Saída da área - Corpo toca o piso fora da área de competição.

79 – (0,1) – Esquecimento - esquecer movimento.  Grupos (Códigos 90-99)

96 – Método: postura ou movimento dos pés e técnicas de membros inferiores e superiores não atingem os padrões de estilos internos exigidos.

98 – Método: uso de armas não alcançam os padrões de estilos internos exigidos. 99 – Coordenação: falta sincronização.

Nota: considerar todos os componentes do grupo como uma única entidade com suas diversas ramificações.

(10)

10

RESUMO DE CODIFICAÇÃO

- OPCIONAL -

P e r f o r m a n c e G e r a l (PG)

SEM NANDU

TABELA II - Avaliação de Nível de Performance em Taolu Opcional

NÍVEL NOTA CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO

A (Superior)

5,00 - 4,81 4,80 – 4,51 4,50 – 4,21

1) Movimentos Técnicos Corretos; 2) Direcionamento correto da força;

3) Harmonia (coordenação) entre olhos e movimentos;

4) Harmonia (coordenação) entre corpo e movimento de membros inferiores e superiores;

5) Harmonia (coordenação) entre corpo e equipamento; 6) Harmonia entre movimento e música;

7) Ritmo e estilo.

B (Médio)

4,20 – 3,81 3,80 – 3,41

3,40 – 3,01 Características acima mencionadas presentes em um grau razoavelmente bom.

C (Inferior)

3,00 – 2,51 2,50 – 2,01 2,00 – 1,51

Falta das características mencionadas acima.

Avaliação de Coreografia (Tabela 2-1) Veja abaixo

COM NANDU

Avaliação de Nível

NÍVEL NOTA CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO

A (Superior)

3,00 – 2,91 2,90 – 2,71 2,70 – 2,51

1) Movimentos Técnicos Corretos; 2) Direcionamento correto da força;

3) Harmonia (coordenação) entre olhos e movimentos;

4) Harmonia (coordenação) entre corpo e movimento de membros inferiores e superiores;

5) Harmonia (coordenação) entre corpo e equipamento; 6) Harmonia entre movimento e música;

7) Ritmo e estilo.

B (Médio)

2,50 – 2,31 2,30 – 2,11

2,10 – 1,91 Características acima mencionadas presentes em um grau razoavelmente bom.

C (Inferior)

1,90 – 1,61 1,60 – 1,31 1,30 – 1,01

(11)

11

Avaliação de Coreografia (Tabela 2-1)

Conteúdo 0,20 Pela falta de uma rotina em taolu opcional; LQW-YMFZ-LXAB-YS-ZYCS-YSGC-DJH-BLC CJ - GJ – LJ – DJ – PJ – JieJ – MJ - JiaoJ Gongbu Xubu Pubu Código 01-08 86 87 88 Estrutura e Composição

0,10 Pausa maior que 3 s exceto em equilíbrio de longa duração e/ou antes de nandu;

81

0,10 Pausa inadequada à estrutura do taolu; 82

0,10 Não utilização do centro ou de 1 ou mais dos 4 setores da área de competição; 83

Música

0,30 Música com acompanhamento vocal; 84

0,50 Falta de acompanhamento musical, ou falta de congruência (harmonia) entre movimentos e música.

85

 Rotinas Obrigatórias (Códigos 01-08) (OPCIONAL)

01 – falta LQW – Lan Que Wei falta CJ – Ci Jian 02 – falta YMFZ – Ye Ma Fen Zong falta GJ – Gua Jian 03 – falta LXAB – Lou Xi Ao Bu falta LJ – Liao Jian 04 – falta YS – Yun Shou falta DJ – Dian Jian 05 – falta YNCS – Yu Nv Chuan Suo falta PJ – Pi Jian 06 – falta YSGC – Yan Shou Gong Chui falta JieJ – Jie Jian 07 – falta DJH – Dao Juan Hong falta MJ – Mo Jian 08 – falta BLC – Ban Lan Chui falta JiaoJ – Jiao Jian

09 CÓDIGOS DE ROTINAS EM EVENTOS OPCIONAIS – Tabela 2-2

Posturas Básicas Rotinas Básicas

Cod. 86 87 88 01 02 03 04 05 06 07 08

TJQ GB XB PB LQW YMFZ LXAB YS ZYCS YSGC DJH BLC

(12)

12

GRUPO A

ARBITRAGEM DE QUALIDADE DE MOVIMENTO (QM)

CRITÉRIOS DE DEDUÇÃO PARA ERROS DE QUALIDADE DE MOVIMENTO

EM TAIJIQUAN E TAIJIJIAN

NOTA INICIAL: 5,0: dedução de 0,10 pontos para cada falha no cumprimento das exigências na execução dos movimentos, durante toda a apresentação do taolu, e dedução de 0,10 – 0,30 para cada ocorrência de outros tipos de erros.

 POSTURAS DE CORPO E MÃOS E TÉCNICAS DE MEMBROS SUPERIORES (Código 00)

Dedução Código Posturas de Corpo Cabeça (e pescoço), Tronco e Membros 0,10 - Cabeça inclinada.

- Pescoço muito tensionado.

- Ombro elevado ou muito tensionado. - Tronco inclinado.

- Peito estufado ou coluna arqueada demais (muito tensionada).

- Quadril protuberante.

- Giro  “sem  força”  da  cintura/tórax.

- Membros superiores ou inferiores muito tensionados.

-Membros superiores ou inferiores se movem sem a participação do tronco ou vice-versa (desconectados).

001

Observação: O código 001 pode totalizar no máximo 0,90 em todo o taolu.

Posturas de Mãos

Zhang (palma) 0,10 -dedos unidos

- dedos muito desalinhados, muito tensionados ou sem tônus.

- Palma na horizontal ou estendida em ângulo menor que 45°.

- Palma muito côncava com os dedos excessivamente curvos.

- Palma convexa.

002

(13)

13

Zhang (palma,

Estilo Chen)

0,10 - Estilo Chen: base do polegar não se fecha direcionada ao dedo mínimo; os quatro dedos (indicador, médio, anelar e mínimo) não se estendem voltando-se para as costas da mão, ou não são levemente separados.

Quan (punho)

0,10

- Polegar para cima ou sem tônus. - Pressão excessiva ao fechar o punho.

Gou (gancho)

0,10

- Muito tensionado.

- Deitado (as pontas dos dedos apontam para as laterais).

- Aberto (pontas dos dedos não se tocam). - Hukou (linha lateral da mão, conectando o Polegar e o indicador) não arredondado. Observação: O código 002 pode totalizar no máximo 0,90 em todo o taolu.

ATENÇÃO: Todas as deduções abaixo relacionadas são cumulativas e devem ser deduzidas quantas vezes ocorrerem. Assim,

quando dois (2) ou mais erros ocorrerem em uma mesma rotina, as deduções para cada erro devem ser somadas; no entanto, se ocorrerem dois ou mais erros em um mesmo movimento, apenas uma (1) dedução deverá ser realizada.

Técnicas de Membros Superiores

Peng 0,10 - Membro superior elevado acima da linha do ombro.

- Membro superior muito flexionado (<90°) e/ou estendido (>150°).

003

Lv 0,10 - Membros superiores puxam muito estendidos ou fechados, pressionando as axilas.

004 Ji 0,10 - Membros superiores não arredondados

expandindo-se excessivamente para frente, ou mais altos do que a altura da boca.

- Ombros e/ou cotovelos muito tensionados para cima.

005

An 0,10 - Trazer os membros superiores de baixo para cima.

- Palma das mãos se fecham de fora para dentro. - Membros superiores muito estendidos. Cotovelo tensionado para cima.

006

Yunshou 0,10 - Rotação muito pequena do tronco. - Membro superior muito flexionado.

- Mãos elevadas acima da altura da sobrancelha.

007

Jiazhang

(defesa de palma)

0,10 - Membro superior elevado abaixo da altura da cabeça.

- Membro superior elevado não arredondado.

(14)

14

Fajin 0,10 - Falta de precisão na aplicação da força.

Rigidez ao absorver e liberar a força.

009 Jin Gang Dao Dui 0,10 - Falta de precisão na aplicação da força.

- Rigidez e desconexão ao absorver e liberar a força.

010

 Equilíbrios (Códigos 10-19) – opcionais

TABELA 1-2 IWUF 2005

Nome Ilustração Erros C.I Ded. Código

CECHAOTIAN (Cechaotian Dengzhili)

“Cegonha” ND 113C

- Membro inferior de apoio flexionado.

- Membro inferior elevado flexionado.

0,10 10

QIANJUTUI (Qianjutui Dishi

Pingheng) = Equilíbrio baixo com perna

estendida para frente ND 143A

- Membro inferior elevado flexionado.

- Membro inferior elevado abaixo da linha horizontal.

0,10 15

HOUCHATUI (Houchatui Dishi Pingheng) =

Equilíbrio baixo com perna inserida por trás ND 143B

-Pé do membro inferior que estende toca o piso.

0,10 16

DISHIQIANDENG (Dishiqian Dengcaijiao) =

Passo baixo com chute para frente

ND 142A

- Calcanhar do membro inferior de apoio fora do piso.

- Membro inferior que chuta não estende no momento do chute. - Não há rotação externa do membro inferior ao chutar.

0,10 17

CECHUAI (Ce Chuai Ping Heng)= Equilíbrio com chute lateral de

sola ND 132A

- Membro inferior que chuta não passa de flexionado para

estendido.

0,10 18

Observação: Para cada item acima podem ocorrer acúmulos de deduções dos códigos: 70, 71 e 72 1

(15)

15

 TÉCNICAS DE MEMBROS INFERIORES (Códigos 20-29)

DJ=Dengjiao ND-212A Chute de calcanhar Dedução 0,10 0,10

- Membro inferior que chuta flexionado.

- Membro inferior que chuta não atinge a linha horizontal. Código 24 241 FJ= Fenjiao ND-212A

Chute de ponta - Membro inferior de apoio muito flexionado.

BLJ = Bailianjiao ND-212A Chute Lótus Chute para fora

0,10

- Membro inferior que chuta flexionado no momento do tapa.

- Sem tapa.

25 251 - Varredura do bailian pequena.

- Ponta do pé que chuta não atinge a linha do ombro.

PJ = Paijiao ND-212A Chute frontal

0,10

- Membro inferior que chuta flexionado no momento do tapa.

- Sem tapa.

26

261 - Ponta do pé que chuta não atinge a linha do

ombro.

QDL= Quedilong ND +5

Dragão desliza para baixo

0,10 - Ângulo entre as coxas menor que 45°. -A sola do pé da frente toca o chão quando vira para dentro .

- Tocar uma mão no piso: QM-71. - Tocar duas mãos no piso: QM- 72.

- Consertar ângulo de aterrissagem: QM-72.

Nota:

Quedilong no Taolu Compulsório Básico: permitido abaixamento como da postura pubu.

27

271 - Sem rotação externa da sola do pé de trás .

(16)

16

 Saltos (Códigos 30-39) – opconais

Nome Ilustração Erros C.I Ded. Cod.

TENGKONG FEIJIAO (Teng Kong Fei Jiao) Chute no salto frontal

ND 312A

- Ponta do pé que chuta não atinge a linha do ombro.

ou

- Sem tapa.

3 0,10 30

TENGKONG ZHUANTI (Teng Kong Fei Jiao Xiang Nei

Zhuan Ti 180°)

Chute no salto frontal com meio giro para dentro

ND 322B - 180°

XUANFENGJIAO (Xuan Feng Jiao) “Chute  Furacão”

Chute no salto para dentro com uma volta inteira, +meia

ND 323B, C -360°/540°

TENGKONG BAILIAN ( Teng Kong Bai Lian)

“Chute  de  lotus”

Chute no salto para fora com uma volta inteira, + meia ND 324B,C - 360°/540° TENGKONG ZHENGTITUI (Teng Kong Zheng Ti Tui) “Chute  Frontal  na  testa”

ND312B

-Membro inferior de impulsão flexionado.

(17)

17

 POSTURAS DE MEMBROS INFERIORES (Códigos 50-59)

Nome Exemplo ilustrativo Dedução Cód.

*GB= Gongbu = Postura do Arqueiro ND-+7

0,10 - Joelho da frente flexionado **à frente da linha da ponta do pé (linha vermelha).

Nota: **à frente da linha da ponta do pé: quando o ultrapasse é pequeno e não está havendo um comprometimento do eixo do equilíbrio do corpo, a dedução é relevada.

- Membro inferior de trás com o calcanhar levantado (sola claramente elevada).

- Coxa da frente fora do ângulo formado entre a linha horizontal e 45° (opcional).

Nota: avaliado apenas na finalização.

50

- Joelho da frente flexionado atrás da linha do dorso do pé (linha preta).

- Coxa da frente fora do ângulo formado entre a linha horizontal e 60°.

501

*MB= Mabu= Postura do

Cavaleiro

0,10 - Tronco flexionado além de 45°. - Coxas fora do ângulo formado entre a linha

horizontal e 60°.

- Coxas abaixo da linha horizontal. - Afastamento entre as laterais internas dos pés

inferior à largura dos ombros. - Calcanhar levantado.

- pontas do pé >45°.

511

*XB = Xubu Postura Vazia

0,10 - Coxas fora do ângulo formado entre a linha horizontal e 60°.

- Calcanhar do pé de apoio levantado.

521

PB= Pubu = Postura Rasteira ND +0

0,10 - Agachamento incompleto da perna de apoio. - Membro inferior da frente flexionado.

- Planta do pé do membro inferior da frente não está completamente encostada no chão e/ou com a ponta do pé aberta em ângulo > 45°.

Nota: quanto ao agachamento:

a) Tradicional e compulsório: coxa não abaixo do joelho.

b)Taolu opcional: glúteo não toca a perna.

53

531 - Calcanhar da perna de apoio fora do chão.

(18)

18

SHANGBU, TUIBU, JINBU, GENBU (Estilo Sun, Xingyiquan), CEXINGBU, XINGBU.

0,10 - Arrastar o pé no chão quando o centro de gravidade é transferido ou a ponta do pé que avança arrasta o chão.

Nota: no Estilo Chen pode arrastar a lateral interna da

sola do pé.

- Oscilar o centro de gravidade.

Nota: Permitir a oscilação provocada pelo

relaxamento.

- Levantar o pé que se move para frente, bem acima da linha do tornozelo.

Nota: deduzir apenas quando o pé que eleva está

claramente alto.

54

TXDL = Tixi Duli Galo sobre um pé ND +3

0,10 - Coxa elevada abaixo da linha horizontal. - Membro inferior de apoio muito flexionado.

551

Xiebu 0,10 - Agachamento incompleto: coxa da perna de apoio

>45° da horizontal.

- Cruzamento incompleto dos membros inferiores: joelho não toca a perna.

561

 MANEJO DE ARMAS (Códigos 60-67) - tabela 1.2

Liao Jian 0,10

- Punho reto, não acompanha o movimento. - Espada distante do corpo.

60

Gua Jian

Wo Jian 0,10 - Segura a espada apoiando o dedo indicador na

lâmina.

61 Jiao Jian 0,10 - Ponta da espada não faz um movimento circular,

ou desenha um círculo muito grande ou muito pequeno.

(19)

19

Pi Jian 0,10 -Ao completar o movimento, braço e espada não

estão alinhados.

602

Jianzhi 0,10 -Mão de espada com os dedos indicador e médio

separados ou flexionados.

- Polegar sem contato com os dedos anelar e mínimo.

Observação: (603) mantém a dedução do código 002 (máximo 9 vezes).

603

 ROTINAS (Códigos 68-69)

Taolu Compulsório

0,10 Desvio de direção do passo >45° 68

0,10 Subtração ou adição de passos completos 69

 OUTROS ERROS (Códigos 70-79) – tabela 1-4

Perda de equilíbrio

0,10 -Oscilar o tronco em duas direções opostas; mover um ou ambos os pés.

70 Apoio Adicional 0,20 -Apoiar uma mão, cotovelo, joelho, cabeça, braço, pé (que não está

apoiando o peso do corpo) ou equipamento no piso dentro da área de competição.

71

Queda 0,30 -Apoiar ambas as mãos, ombro, glúteo ou tronco no piso. 72 Problema de manejo ou

deformação do equipamento

0,10 -Equipamento escapa da mão (sem cair), toca o corpo ou o piso, ou é deformado em mais de 45°.

73

Quebra do equipamento 0,20 -Quebra do equipamento. 74

Derrubar o equipamento 0,30 -Equipamento é derrubado. 75

Problemas com acessórios 0,10 -Lenço do facão, pingente da espada ou pendão da lança cai; -Corpo ou mão do competidor fica preso enrolado ao lenço do facão, ao pingente da espada ou a equipamentos maleáveis. -Ornamento da vestimenta ou da cabeça cai;

-Botões se abrem, vestimenta se rasga, tênis sai do pé;

76

Permanência no equilíbrio 0,10 -Postura não é mantida no equilíbrio de longa duração por pelo menos dois (2) segundos.

77 Saída da área 0,10 -Qualquer parte do corpo toca o piso fora da área de

competição.

Nota: válido somente quando a apresentação é de um único competidor

ocupando a área de competição.

(20)

20

Esquecimento 0,10 -Esquecimento momentâneo ou prolongado de movimento. 79

Notas explicativas:

1. Oscilar o tronco em duas direções opostas, durante o apoio em um pé só ou dois, tem validação apenas para Taolu Opcionais; para os demais taolu a dedução é feita já na primeira oscilação.

O  termo  “mover”  aqui  significa  movimento  de  qualquer  um  dos  pés  durante  o  apoio  em  um  pé  só  ou  em  ambos.  

2.  O  termo  “apoio  adicional”  significa  aquele  que  ocorre  durante  a  perda  de  equilíbrio,  quando  a  mão,  cotovelo,  joelho,  cabeça, ou pé que não é o de apoio do competidor toca o piso dentro da área de competição ou quando se apóia nele com a ajuda do equipamento.

3.  O  termo  “queda”  significa  aquela  que  ocorre,  durante  a  perda  de  equilíbrio,  quando  ambas  as  mãos,  ombro,  glúteo  ou  tronco   tocam o piso.

4. O cálculo da duração do “equilíbrio  de  longa  duração”  inicia  quando  o  atleta  atinge  uma  postura  estática.

5.  Não  é  considerado  “fora  da  área  de  competição”  quando  o  equipamento  toca  o pisofora daárea de competição ou qualquer parte do corpo passa pelo espaço além do plano vertical acima das linhas laterais da área de competição.

 G R U P O S (Códigos 90-99) – tabela 7

Entram  aqui  todos  os  erros  dos  códigos  de  “Posturas de Tronco e Mãos e Técnicas de Membros Superiores”,   “Posturas de Membros Inferiores”,  “Técnicas de Membros Inferiores”,  “Manejo de Armas”,  e  “Outros Erros”.

Ded. Código

Métodos 0,10 -Postura/movimentos de pés e técnicas de membros inferiores e superiores não alcançam os padrões de estilos internos exigidos.

96 0,10 -Técnicas de manejo de equipamentos não alcançam os padrões de estilos

internos exigidos.

98

Coordenação 0,10 -Movimentos iguais não estão sincronizados. 99

Observação: Todas as deduções são cumulativas e devem ser deduzidas quantas vezes ocorrerem. Lembrando que nos critérios de

dedução para apresentações em grupo deve-se considerar o grupo (todos os componentes do grupo) como uma única entidade. Desta maneira, se um ou mais componentes do grupo cometer erros em um mesmo movimento, deve-se considerar apenas 1 (uma) dedução.

(21)

21

GRUPO B

ARBITRAGEM DE PERFORMANCE GERAL (PG)

1.

AVALIAÇÃO – TAIJIQUAN

NÃO OPCIONAIS

►Avaliação de Nível - Tabela 5

NÍVEL NOTA CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO

A (Superior)

5,00 - 4,81 4,80 – 4,51 4,50 – 4,21

1) Movimentos Técnicos Corretos, 2) Direcionamento correto da força,

3) Harmonia (coordenação) entre olhos e movimentos,

4) Harmonia (coordenação) entre corpo e movimento de membros inferiores e superiores,

5) Harmonia (coordenação) entre corpo e equipamento, 6) Harmonia entre movimento e música,

7) Ritmo e estilo. B (Médio) 4,20 – 3,81 3,80 – 3,41 3,40 – 3,01

Características acima mencionadas presentes em um grau razoavelmente bom. C (Inferior) 3,00 – 2,51 2,50 – 2,01 2,00 – 1,51

Falta das características mencionadas acima.

►Avaliação de Coreografia (Tabela 5)

Conteúdo 0,20 Por cada falta ou acréscimo de um movimento completo em rotinas compulsórias. Código 86 Taolu de

Grupo

0,30 Acompanhamento musical com voz humana 84

0,50 Sem acompanhamento musical (Grupo) 85

Notas explicativas:

 Coordenação entre Olhos e Movimentos: Avaliação da sincronia entre os olhos e direção da aplicação dos golpes ou entre

os olhos e as mãos.

 Coordenação entre Corpo e Passos: Avaliação da sincronia entre os passos e a movimentação executada pelo corpo como

um todo. Os movimentos devem ocupar o maior espaço possível.

 Coordenação entre Corpo e Equipamento: Avaliação da harmonia entre o manejo do equipamento e a movimentação do

corpo.

 Ritmo e Estilo: Avaliação do ritmo e estilo apresentados durante o taolu, valorizando as características individuais do

atleta, desde que isto não descaracterize a modalidade apresentada.

 Música e movimentos: A música e os movimentos devem combinar harmoniosamente.  Por cadafalta de um movimento em rotinas compulsórias: entende-se como

Ausência total da rotina. Exemplo: não faz a rotina estababelecida pelo taolu apresentado, ou há uma substituição de uma rotina pela outra (Yamafenzongpelo louxi ao bu).

 Falta de uma parte da rotina. Exemplo: a rotina dao juan gong da forma 24,faz dois passos para trás em vez de quatro.

(22)

22

No código 801 -avaliação da coreografia- da  PG,  não  é  levada  em  consideração  a  “Qualidade  do  Movimento”,  então  se   se realiza o chute deng jiao abaixo do nível horizontal, embora sofra dedução pelo código 24 na QM, não há dedução na Coreografia da PG, uma vez que a rotina foi realizada sem que houvesse alguma subtração no movimento.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Para o ano de 2012, experimentalmente, e 2013, compulsoriamente, nas categorias de Grupos e Tradicionais, será obrigatório inserir um conjunto de Rotinas Obrigatórias (como em opcionais, sob códigos 01 a 08 – caso não estejam presentes haverá dedução de 0,20 pontos); assim como 3 Posturas Obrigatórias (sob códigos 86, 87 e 88). Atenção: para taolu obrigatório compulsórios - Básicos e Avançados - a dedução ocorre por cada falta ou excesso de movimentos (rotinas) do taolu (dedução de 0,20 pontos).

2. AVALIAÇÃO - TAIJIQUAN

O P C I O N A L

(9 níveis):

SEM NANDU

Avaliação de Nível

NÍVEL NOTA CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO

A (Superior)

5,00 - 4,81 4,80 – 4,51 4,50 – 4,21

1) Movimentos Técnicos Corretos; 2) Direcionamento correto da força;

3) Harmonia (coordenação) entre olhos e movimentos;

4) Harmonia (coordenação) entre corpo e movimento de membros inferiores e superiores;

5) Harmonia (coordenação) entre corpo e equipamento; 6) Harmonia entre movimento e música;

7) Ritmo e estilo.

B (Médio)

4,20 – 3,81 3,80 – 3,41

3,40 – 3,01 Características acima mencionadas presentes em um grau razoavelmente bom.

C (Inferior)

3,00 – 2,51 2,50 – 2,01 2,00 – 1,51

Falta das características mencionadas acima.

(23)

23

COM NANDU

Avaliação de Nível

NÍVEL NOTA CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO

A (Superior)

3,00 – 2,91 2,90 – 2,71 2,70 – 2,51

1) Movimentos Técnicos Corretos; 2) Direcionamento correto da força;

3) Harmonia (coordenação) entre olhos e movimentos;

4) Harmonia (coordenação) entre corpo e movimento de membros inferiores e superiores;

5) Harmonia (coordenação) entre corpo e equipamento; 6) Harmonia entre movimento e música;

7) Ritmo e estilo.

B (Médio)

2,50 – 2,31 2,30 – 2,11

2,10 – 1,91 Características acima mencionadas presentes em um grau razoavelmente bom.

C (Inferior)

1,90 – 1,61 1,60 – 1,31 1,30 – 1,01

Falta das características mencionadas acima.

Avaliação de Coreografia (Tabela 2-1)

Conteúdo 0,20 Pela falta de uma rotina em taolu opcional; LQW-YMFZ-LXAB-YS-ZYCS-YSGC-DJH-BLC CJ - GJ – LJ – DJ – PJ – JieJ – MJ - JiaoJ Gongbu Xubu Pubu Código 01-08 86 87 88 Estrutura e Composição

0,10 Pausa maior que 3 s exceto em equilíbrio de longa duração e/ou antes de nandu;

81

0,10 Pausa inadequada à estrutura do taolu; 82

0,10 Não utilização do centro ou de 1 ou mais dos 4 setores da área de competição; 83

Música

0,30 Música com acompanhamento vocal; 84

0,50 Falta de acompanhamento musical, ou falta de congruência (harmonia) entre movimentos e música.

85

Notas explicativas:

 Coordenação entre olhos e Movimentos: Avaliação da congruência entre os olhos e direção da aplicação dos golpes ou

entre os olhos e as mãos.

 Coordenação entre Corpo e Passos: Avaliação da sincronia entre os passos e a movimentação executado pelo corpo como

um todo. Os movimentos devem ocupar o maior espaço possível.

 Coordenação entre Corpo e Equipamento: Avaliação de harmonia entre o manejo do equipamento e movimentação do

corpo.

 Ritmo e Estilo: Avaliação do ritmo e estilo apresentado durante o taolu, valorizando as características individuais do

atleta, desde que isto não descaracterize a modalidade apresentada.

(24)

24

 CÓDIGOS DE ROTINAS EM EVENTOS OPCIONAIS – Tabela 2-2

Posturas Básicas Rotinas Básicas

Cod. 86 87 88 01 02 03 04 05 06 07 08

TJQ GB XB PB LQW YMFZ LXAB YS ZYCS YSGC DJH BLC

TJJ GB XB PB CJ GJ LJ DJ PJ JieJ MJ JiaoJ

 EXIGÊNCIAS TÉCNICAS PARA ROTINAS PRINCIPAIS EM TAIJIQUAN OPCIONAL

1. Lan Que Wei (alisar a cauda do pássaro) abrev.: LQW – Peng: O braço que apara deve ser mantido arredondado na altura

entre o nível da boca e do peito. Em gongbu, o joelho da frente não deve passar da linha da ponta do pé. Lv: mover ambas as mãos em curva. Quando mudando o centro de gravidade para trás, fazer uma distinção clara entre o vazio e cheio das duas pernas, mantendo o tronco alinhado. Ji: manter ambos os braços arredondados e expandidos para fora quando pressioná-los para frente, com o braço da frente mais baixo que o nível da boca. An: mover ambos os braços em curva quando empurrá-los para baixo.

2. Ye Ma Fen Zong (separar a crina do cavalo selvagem) abrev.: YMFZ – Quando separando as mãos manter ambos os braços arredondados, trazendo a mão da frente na altura entre o nível do topo da cabeça e dos ombros. Em gongbu, o joelho da frente não deve passar da linha da ponta do pé.

3. Lou Xi Ao Bu (roçar o joelho) abrev.: LXAB – Manter os braços arredondados enquanto  “roça”  em  volta  do  joelho.  Empurrar  a   mão para frente passando pela lateral da orelha. Não arrastar o pé de trás nem ajoelhar sobre a perna de suporte ao avançar o passo. Em gongbu, o joelho da frente não deve passar da linha da ponta do pé.

4. Yun Shou (mãos como nuvens) abrev.: YS – A cintura agindo como pivô conduz o movimento circular vertical das mãos à frente, rotacionando e desviando. A altura das mãos se mantém abaixo do nível das sobrancelhas. Não oscilar abruptamente o centro de gravidade.

5. Zuo You Chuan Suo (trabalhar no tear em ambos os lados) abrev.: ZYCS – Manter ambos os braços arredondados, com uma mão amparando para cima e a outra empurrando para frente, simultaneamente. A altura da mão que empurra deve estar entre o nível da sobrancelha e da cintura. Manter ombros e cotovelos afundados, cintura relaxada e quadril alinhado com o tronco.

6. Yan Shou Gong Chui (esconder a mão e socar com o ante-braço) abrev.: YSGC – Com uma rotação interna do braço e partindo da lateral das costelas, fazer com o que punho estremeça ao socar para frente em fajin. Socar na altura entre o nível do peito e da cintura, a força alcançando a face do punho.

7. Dao Juan Hong (recuar e repelir o macaco) abrev.: DJH – Passo leve e ágil para trás, com o tronco mantido estável sem inclinar para as laterais, e com a mão que empurra à frente na altura entre o nível das sobrancelhas e dos ombros. 8. Ban, Lan, Chui (desviar para baixo, aparar e socar) abrev.: BLC – Manter o braço arredondado, ao desviar (ban) e bloquear

(lan), o movimento deve ser claramente circular, não reto para frente e para trás. A rotação do tronco deve estar precisamente coordenada com o movimento dos braços.

(25)

25

 EXIGÊNCIAS TÉCNICAS PARA ROTINAS PRINCIPAIS EM TAIJIJIAN OPCIONAL

1. Ci Jian (furo com espada) abrev.: CJ – Furar reto à frente com a espada, mantendo-a alinhada com o braço, com a força

alcançando a ponta da espada.

2. Gua Jian (defesa para baixo com espada) abrev.: GJ – Partindo da posição vertical, mover a espada para frente e para cima, ou

para baixo e para trás, em círculo vertical próximo ao corpo, com a força alcançando a parte frontal da lâmina.

3. Liao Jian (erguer a espada) abrev.: LJ – Partindo da posição vertical, trazer a espada em curva de baixo para cima e para

frente, cortando para cima, com a força alcançando a parte frontal da lâmina.

4. Dian Jian (apontar a espada para baixo) abrev.: DJ – Partindo da posição vertical, elevar o punho fazendo com que a ponta da

espada aponte para frente e para baixo, com a força alcançando a ponta da espada.

5. Pi Jian (corte com a espada) abrev.: PJ – Partindo da posição vertical, cortar com a espada de cima para baixo, com a força

alcançando o comprimento da lâmina.

6. Jie Jian (interceptar com a espada) abrev.: JieJ – Com a espada mantida na posição inclinada, balançar a espada para cima ou

para baixo, bloqueando, com a força alcançando a parte frontal da lâmina.

7. Mo Jian (mover a espada horizontalmente) abrev.: MJ – Com a espada mantida na horizontal, fatiar movendo-a da direita

(esquerda) para frente e para a esquerda (direita), na altura entre o nível do peito e do abdômen, com a força alcançando o comprimento da lâmina.

8. Jiao Jian (giros com espada) abrev.: JiaoJ – Com a espada mantida na horizontal e o membro superior levemente flexionado,

girar a ponta da espada no sentido horário ou anti-horário em círculos verticais pequenos, com a força alcançando a parte frontal da lâmina.

► Buxing (posturas) mãos e espada: GONGBU (postura do arqueiro), PUBU (postura rasteira) e XUBU (postura  vazia,  “gato”).

 ROTINAS BÁSICAS OBRIGATÓRIAS (Cód. 01-08)

Taiji42quan Taijijian Taijidao Taijishan Xingyiiquan Baguazhang Código Lanquewei (LQW) Alisar a cauda do pássaro Cijian (CJ) Estocar Chantou (CT) Girar sobre a cabeça (sentido anti-horário) Kaishan (KS) Abrir Zhang Palma Zhang Palma 01 Yemafenzong (YMFZ) Separar a crina do cavalo Guajian (GJ) Aparar circular vertical Guonao (GN) Girar sobre a cabeça (sentido horário) Heshan (HS) Fechar Genbu Passo seguido Yunzhang Palma de nuvens 02 Louxiaobu (LXAB) Roçar o joelho e avançar Liaojian (LJ) Cortar para cima Pidao (PD) Cortar para baixo Liaoshan (LS) Cortar para cima

Santishi Postura de 3 corpos Tuozhang Levantar a palma 03 Yunshou (YS) Mãos de nuvens Dianjian (DJ) Apontar Zhandao (ZD) Cortar na altura do pescoço Zhashan (ZS) Estocar para frente Pi Rachar Moleizhang Limpar abaixo do braço 04

(26)

26

Donzela de Jade Trabalha no tear Cortar para baixo Aparar circular vertical

Apontar Arrebentar Passo escorregando

para frente Yanshougongchui

(YSGC) Esconder a mão e socar com o

ante-braço Jiejian (JieJ) Interceptar Yundao (YD) Como nuvens Pi/Zhanshan (PZS) Cortar para baixo ou na horizontal Zhuan Parafusar 06 Daojuanhong (DJH) Passo para trás rotacionando o ante-braço Mojian (MJ) Fatiar Zhadao (ZD) Estocar o facão para frente Bengshan (BS) Oscilar com força o leque Heng Atacar horizontalmente 07 Banlanchui (BLC) Desviar, aparar, socar JiaoJian (JiaoJ) Enroscar Beihuadao (BHD) Girar mantendo o punho como pivô Pao Explodir para fora

(27)

27

GRUPO C

ARBITRAGEM DE DIFICULDADES (NANDU) E TRANSIÇÕES

3-3-2 -Confirmação de Movimentos Fora de Conformidade com Exigências para

Dificuldades (Nandu) em Taijiquan e Taijijian Opcionais (Tabela 1-15)

Dificuldade Tipo Conteúdo Fora de Conformidade com

Exigências Nandu Equilíbrios [143A] Qianjutui Dishi Pingheng

Postura baixa de equilíbrio mantendo a perna esticada à frente

[143B] Houchatui Dishi Pingheng Postura baixa de equilíbrio inserindo a perna por trás

- manter a coxa do membro inferior de apoio acima do nível horizontal. - apoiar a mão no membro inferior de apoio.

[142A] Dishi Qiandeng Caijiao Postura baixa chutando à frente

- coxa do membro inferior de apoio acima do nível horizontal.

- membro inferior que chuta encosta no piso.

[132A] Cechuai Pingheng

Equilibrio com chute lateral de sola

- lateral interna do pé que chuta não atinge a linha do ombro. - inclinação do tronco superior a 45°.

[113C] Cechaotian Dengzhili

Elevação lateral de perna com calcanhar para cima em posição em pé

- membro inferior elevado não atinge a linha vertical.

- inclinação do tronco superior a 45°.

(28)

28

Técnicas de Membros Inferiores

[212A] Fenjiao FJ / Dengjiao DJ Chute com a ponta do pé Chute com o calcanhar

- calcanhar do pé que chuta não atinge a linha do ombro.

Saltos [323B,323C] Xuanfengjiao XFJ360° / XFJ 540°

Chute para dentro com giro de 360° e 540°

- exceder um (1) passo para impulsão.

- grau de rotação incompleto. - ponta do pé que chuta não atinge a linha do ombro. Horizontal

[324B,324C] Tengkong Bailian TKBL 360° / TKBL 540°

Chute para fora com giro de 360° e 540°

- exceder um (1) passo para impulsão.

- grau de rotação incompleto. - ponta do pé que chuta não atinge a linha do ombro. horizontal

[312A] Tengkong Feijiao TKFJ Chute frontal no ar

- exceder um (1) passo para impulsão.

- não é executado no ar.

[312B] Tengkong Zhengtitui TKZTT Chute frontal com batida na testa

- exceder um (1) passo para impulsão.

- ponta do pé que chuta não toca a testa.

[322B] Tengkong Feijiao Xiangnei Zhuanti 180° TKFJXNZT 180°

Chute frontal no ar com meio giro para dentro

- exceder um (1) passo para impulsão.

(29)

29

CONEXÕES DE NANDU Entre Posturas Dinâmica + Dinâmica

[312A+324B] TKFJ + (sem passo de impulsão) Tengkong Bailian TKBL 360° [312A+324C] Tengkong Feijiao TKFJ + (sem passo de impulsão) Tengkong Bailian TKBL 540°

- adicionar um ou mais passos de impulsão. Entre Posturas Dinâmica + Estática

[312A+8] Tengkong Feijiao TKFJ + Danjiao Luodi DJLD [323B+8] Xuanfengjiao XFJ 360°+ Danjiao Luodi DJLD [324B+8] Tengkong Bailian TKBL 360°+ Danjiao Luodi DJLD [312B+8] Tengkong Zhengtitui TKZTT + Danjiao Luodi DJLD

- não aterrissar sobre o pé que chuta.

- mover o pé. - saltitar.

[312A+3] Tengkong Feijiao TKFJ + Tixi Duli TXDL

[322B+3] Tengkong Feijiao Xiangnei Zhuanti 180° TKFJXNZT 180° + Tixi Duli TXDL

[323B+3] Xuanfengjiao XFJ 360° + Tixi Duli TXDL

[323C+3] Xuanfengjiao XFJ 540° + Tixi Duli TXDL TKBL 360° + Tixi Duli TXDL [324C+3] Tengkong Bailian TKBL 540° + Tixi Duli TXDL

- não aterrissar sobre o pé que chuta.

- mover o pé. - saltitar.

- pé elevado em tixiduli encosta no piso. [324B+5] Tengkong Bailian TKBL 360°+ Quedilong QDL [324C+5] Tengkong Bailian TKBL 540° + Quedilong QDL - aterrissar em turnos. - apoio adicional ou queda.

Entre Posturas Estática + Estática

[142A+3] Dishi Qiandeng Caijiao + Zhuanti 180° Cheng Tixiduli TXDL [143A+3] Qianjutui Dishi Pingheng + Zhuanti 180° Cheng Tixiduli TXDL [143B+3] Houchatui Dishi Pingheng + Zhuanti 180° Cheng Tixiduli TXDL

- balançar o tronco na conexão. - mover os pés ou saltitar. - grau de rotação incompleto.

(30)

30

Notas explicativas:

1- Em movimentos de salto seguidos por quedilong (QDL) aterrissando nopiso, o cálculo de rotação é baseado no ângulo formado pela extensão da linha traçada entre o calcanhar e a ponta do pé que chuta no momento de impulso e por aquela do pé da frente (oposto), no momento de aterrissagem.

2- Em saltos com giros aterrissando sobre um pé, o cálculo do grau de rotação é baseado no ângulo formado pela extensão da linha traçada entre o calcanhar e a ponta do mesmo pé de apoio no momento de impulso e por aquela no momento da aterrissagem.

3- Em conexões entre dois movimentos dinâmicos em 312A+324A+5 e 312A+324C+5, o impulso para o segundo salto deve ser feito diretamente após a aterrissagem – com os dois pés ao mesmo tempo – do salto anterior.

4- Nenhum passo para frente deve ser dado nas conexões entre dois movimentos parados. O cálculo do grau de rotação é baseado no ângulo formado pela extensão da linha traçada entre o calcanhar e a ponta do mesmo pé de apoio antes do giro do corpo e por aquela depois dele.

5- Na aterrissagem sobre um pé, o mesmo pé deverá ser usado para chutar, dar o tapa e aterrissar.

6- Em conexões entre dois movimentos dinâmicos, se o nandu não for completado, tanto a conexão anterior como a conexão posterior serão descontados.

(31)

31

CÓDIFICAÇÃO DE DIFICULDADES – NANDU

 GENEALOGIA DOS CÓDIGOS DE NANDU

3.1.1 Códigos de Equilíbrios e Técnicas de Membros Inferiores

Tipo Código I Posição de corpo

Código II Moviment o de pernas

Código III Código IV

Equillíbrio 1

Ereto 1 Move 1 Classe A 0

Inclinado para trás 2 Chuta 2 Classe B 1 Técnica de Perna 2 Inclinado para frente 3 Controla 3 Classe C 2 Agachado 4 Arrasta 4

3.1.2 Códigos de Saltos e Acrobacias

Tipo Código I

Eixo de Movimento Código II

Direção da Perna Código III

Código IV

Saltos 3

Sem rotação 1 Nenhuma 1 Classe A 0

Rotação no eixo longitudinal

2 Para cima 2 Classe B 1

Rotação no eixo sagital

3 Para dentro, para esquerda

3 Classe C 2

Rotação no eixo transversal

4 Para fora, para direita 4 Acrobacia s 4 Eixos Combinados Separadamente 5 Para frente 5 Eixos Combinados Simultaneamente 6 Para trás 6 Para baixo 7

(32)

32

3.1.3 Códigos de Movimentos de Arremessar-e-Pegar e de Conexões (Tabela 3-3)

Pubu Mabu Diebu Tixiduli Dieshucha Quedilong Zuopan Gongbu

Danjiao Luodi (aterris) Jie (pegar) +0 +1 +2 +3 +4 +5 +6 +7 +8 +9

+2 Diebu +4 Dieshucha +6 - Zuopan

 CODIFICAÇÃO DE NANDU EM TAIJIQUAN E TAIJIJIAN

3.2.2 Determinação de Níveis e Valores de Dificuldades em Taijiquan e Taijijian Opcionais (Tabela 4-2)

NANDU

Tipo Nível Valor Conteúdo Código

Equilíbrios

A 0,20

前举腿低势平衡 Qianjutui Dishi Pingheng

(Equilíbrio,agachado,perna para frente)

143A

低势前蹬踩脚 Dishi Qianpeng Caijiao

(Equilíbrio,agachado,chutar para frente)

142A

侧踹平衡

Cechuai Pingheng

(Equilíbrio,inclinado para frente, chutar ao lado com a sola do pé)

132A

B 0,30 后插腿低势平衡

Houchatui Dishi Pingheng

(Equilíbrio, agachado,perna por trás enrolada)

(33)

33

C 0,40 侧朝天蹬直立

Cechaotian / Dengzhili

(Equilíbrio, ereto,levantar a perna por lado com o calcanhar voltado para cima-cegonha)

113C

Técnicas de Membros Inferiores

A 0,20 分脚, 蹬脚

Fenjiao / Dengjiao

(Chute pra frente, ereto, com a ponta ou calcanhar)

212A

Saltos

A 0,20 腾空飞脚

Tengkong Feijiao

(Salto, sem rotação, para cima)

312A

B 0,30

腾空正踢腿 Tengkong Zhengtitui

(Salto,sem rotação, para frente, acertar a testa)

312B

腾空飞脚向内转体 180 度 Tengkong Feijiao Zhuanti 180°

(Salto, rotação eixo horizontal, para cima)

322B

旋风脚 360 度 Xuanfengjiao 360°

(Salto, Rotação 360° eixo horizontal, para dentro)

323B

腾空摆莲 360 度 Tengkong Bailian 360°

(Salto, Rotação 360° eixo horizontal,para fora )

324B

C 0,40

旋风脚 540 度 Xuanfengjiao 540°

(Salto, Rotação 5400° eixo horizontal, para dentro)

323C

腾空摆莲 540 度 Tengkong Bailian 540°

(Salto, Rotação 540° eixo horizontal,para fora )

324C

CONEXÕES DE DIFICULDADES

Tipo de Conexão Nível Valor Conteúdo Código

Entre Dinâmicos e Dinâmicos

A 0,10

腾空飞脚 + 腾空摆莲 360 度(无步) Tengkong Feijiao + Tenkong Bailian 360° (sem passos)

312A +(A)324B

Entre Dinâmicos e Estáticos

旋风脚 360 度 + 单脚落地 Xuanfengjiao 360° + Danjiao Luodi

323B +8A

腾空摆莲+ 单脚落地

Tengkong Bailian 360° + Danjiao Loudi

324B +8A

腾空飞脚 + 单脚落地 Tengkong Feijiao + Danjiao Luodi

312A +8A

Entre Posições Estáticas

低势前蹬踩脚 + 转体 180 度成提膝独立 Dishi Qianpeng Caijiao + 180° + Tixiduli

142A +3A

前举腿低势平衡 + 转体 180 度成提膝独立 Qianjutui Dishi Pingheng + 180° + Tixiduli

(34)

34

Entre Dinâmicos e

Dinâmicos

B 0,15

腾空飞脚 + 腾空摆莲 540 度(无步) Tengkong Feijiao + Tenkong Bailian 540° (sem passos)

312A +(B) 324C

Entre Dinâmicos e Estáticos

腾空正踢腿 + 单脚落地

Tengkong Zhengtitui + Danjiao Loudi

312B +8B

腾空飞脚向内转体 180 度+提膝独立 Tengkong Feijiao Zhuanti 180° + Tixiduli

322B +3B

腾空飞脚+提膝独立 Tengkong Feijiao + Tixiduli

312A +3B

腾空摆莲 360 度 + 雀地龙

Tengkong Bailian 360° + Quedilong

324B +5B

Entre Posições Estáticas 后插腿低势平衡+摆莲脚转体 180 度成提膝独立

Houchatui Dishi Pingheng + Bailianjiao + 180° + Tixiduli 143B +3B Entre Dinâmicos e Estáticos C 0,20 腾空摆莲 540 度 + 雀地龙 Tengkong Bailian 540° + Quedilong

324C +5C

旋风脚 360 度 + 提膝独立 Xuanfengjiao 360° + Tixiduli

323B +3C

腾空摆莲 360 度 + 提膝独立 Tengkong Bailian 360° + Tixiduli

324B +3C D 0,25 旋风脚 540 度 + 提膝独立 Xuanfengjiao 540° + Tixiduli 323C +3D 腾空摆莲 540 度 + 提膝独立 Tengkong Bailian 540° + Tixiduli

324C +3D

Observações:

1. Em dificuldades, somente um passo de impulso pode ser dado para saltar. 2. O membro inferior que chuta deve ser o mesmo de impulso em 312B.

3. Na conexão danjiao luodi (aterrisagem), o membro inferior de aterrissagem deve ser o mesmo que chuta.

4. 312A + 324B (ou 324C) deve ser conectado com quedilong (+5), membro inferior esquerdo à frente. A conexão quedilong pode ser utilizada apenas uma vez no taolu.

Nota:

1. O árbitro central tem o poder de decisão final sobre as notas dos atletas. Na ausência da figura do árbitro central, o árbitro chefe de mesa é o responsável pela decisão final.

(35)

35

ARBITRAGEM DE TUISHOU

Artigo 1º – Das Regras de competição - As regras de competição de Tuishou de passos fixos são baseadas nos Regulamentos da:

- United States Chinese Kuoshu Federation, junho de 1997; - Canadian Chinese Kuoshu Federation, junho de 1998;

- United States of America Wushu/ Kung Fu Federation, agosto de 1998.

a) Os competidores serão distinguidos por uma faixa preta ou vermelha na cintura; b) Os competidores devem respeitar e acatar as decisões dos árbitros;

c) Não serão permitidos gritos e/ ou sinais/ gestos de orientação durante o combate;

d) Durante o campeonato, se um competidor desistir sem motivos, os resultados obtidos até então pelo mesmo, serão desconsiderados integralmente;

e) O atleta que durante as competições de Tuishou usar de força excessiva será penalizado pelo árbitro. Caso continue aplicando força excessiva será desclassificado pelo árbitro central.

Artigo 2º – Da Desistência

a) Durante o campeonato, o competidor que, por motivos de ferimento/doença ou outros, for impedido de continuar, será considerado como desistente;

b) O competidor que não se apresentar após a 3.ª chamada ou não tiver condições de apresentar-se na área de competição a tempo, apresentar-será considerado desistente.

Artigo 3º – Do Números de Assaltos, Duração e Resultado - Cada combate consiste em 2 assaltos de 1 minutos cada, com um intervalo de 30 segundos. A duração de cada assalto não inclui o tempo entre cada parada e recomeço. No final da luta o competidor com a pontuação mais alta é o vencedor.

Parágrafo único - Caso ocorra empate, haverá mais um assalto de 1 minuto com inversão de lado aos 30 segundos. Se continuar o empate, vence aquele que tiver menor peso.

Referências

Documentos relacionados

( N ) nasce no ponto N1, que está localizado próximo à unha do polegar e do mínimo no lado do dedo médio, flui pela palma, reverte sua direção e sobe até os lados do dedo médio.

Realizar diagnósticos, com levantamento dos problemas de saúde que requeiram ações de prevenção de deficiências e das necessidades em termos de reabilitação, na área adstrita

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação/Superintendência de Capacitação e Formação Tecnológica, em parceria com a Secretaria de Estado

A primeira se propõe a analisar a criação de doutrinas de segurança e a construção do ideal de potência mundial; a segunda será uma investigação sobre o pensamento

O que se vê é uma Identidade Intermediária que demonstra que há surdez, mas ainda são induzidos pela cultura ouvinte, quando isso acontece, é comum dar maior importância aos

(d) If there is a hash index on D.projid and P.projid what is the plan with lowest estimated cost. (e) Suppose that there is a clustered B+ tree index on D.did and a hash index

A) Nervo mediano: polegar, indicador e metade radial do dedo médio. Nervo ulnar: dedos mínimo, anular e metade ulnar do dedo médio. Nervo radial: pele da região da

חה ךרד רובעיש ידכ רודכה תא קורזל ןקחשה לע תוריהמ הזיאב קושי ( 8. םע ליבקמה תוריהמה ביכר ראשנ חטשמב העיגפה חטשמל בצינה ביכרהש דועב עובק חטשמל ולדוג