• Nenhum resultado encontrado

Áreas de Integração para o Governo Eletrônico

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Áreas de Integração para o Governo Eletrônico"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Corporativa, no âmbito do

segmento Áreas de Integração para o Governo Eletrônico

, da

Arquitetura ePING – Padrões de

Interoperabilidade Brasil

.

Para a e-PING interoperabilidade envolve elementos técnicos, semânticos e organizacionais, considerando como

direcionadores dessas dimensões: o reconhecimento e a colaboração entre organizações que desejam trocar

informações, mantendo diferentes estruturas e processos de negócios variados, no que concerne a Dimensão

Organizacional; garantir que os dados trocados tenham seu significado corretamente interpretado dentro do contexto de uma

determinada transação ou busca de informação, no que se relaciona a Dimensão Semântica; e utilização de padrões para

apresentação, coleta, troca, processamento e transporte de dados, na Dimensão Técnica.

Prestar serviços eletrônicos de qualidade à sociedade requer a harmonização precisa entre destas dimensões, que é

o objetivo final da Arquitetura e-PING. Governança Corporativa também inclui as relações entre os envolvidos e os

objetivos para os quais a organização é governada e é, portanto, um tema multifacetado, principalmente pela natureza

e pela extensão da responsabilidade de indivíduos específicos na organização.

Em sua essência, a Governança

Corporativa tem como principal objetivo garantir a confiabilidade das organizações, criando um conjunto eficiente de

mecanismos, tanto de incentivos como de monitoramento, a fim de assegurar uma gestão alinhada e eficiente.

O I Fórum de Governança Corporativa acontece no dia 28 de agosto de 2014, das 9h às 18h, no auditório do

edifício-sede do Serpro, na SGAN 601, módulo V, Asa Norte e tem como público-alvo membros da Comunidade

Áreas de Integração, gestores e administradores públicos, especialistas em governança em todos os segmentos,

especialistas envolvidos na implementação de ações de integração e interoperabilidade, representantes de

entidades disciplinadoras de padrões relacionados ao segmento áreas de integração e cidadãos interessados em

participar de debates envolvidos a melhoria dos serviços eletrônicos prestados à sociedade.

As inscrições deverão ser realizadas pelos telefones (061) 2021 8276 ou (061) 2021 7263 ou pelo e-mail

plancad.unise@serpro.gov.br

, informando nome, RG, CPF, e-mail e telefone do interessado.

(2)

09h

09h40

Boas Vindas e Abertura: A

Integração pela Governança

Gilberto Paganotto é Diretor-Superintendente do Serpro. Cursou Administração de Empresas na PUC-RS. Atuou como Diretor Técnico e Assessor de Tecnologia na Celepar. Foi Coordenador da Assessoria de Informações da Secretaria de Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul, Supervisor de Sistemas e Diretor Substituto no Serviço Municipal de Água e Esgotos de Caxias do Sul, Assessor de Tecnologia do Diretor Geral do

departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre. Na PROCEMPA, em Porto Alegre, atuou Como Analista de Sistemas, Representante Técnico, Supervisor de Análise e Diretor Técnico. No Banrisul iniciou a carreira na área pública em 1980. Foi programador de computador e analista de sistemas.

Brasília

Fernando A. Braga de Siqueira Júnior possui graduações em Ciências Contábeis pelo Centro de Ensino da Alta Paulista (1987) e em Tecnologia em Processamento de Dados pela Fatec/Unesp (1991). Tem especializações em Auditoria pela USP e em Auditoria de Sistemas pela UnB e é Mestre em Administração pela UnB. Desde 1981 é funcionário do Banco do Brasil (em TI desde 1993), onde atuou como Gestor de TI de 2002 a 2009. Tem certificado de participação em cursos nas áreas de TI, Gestão e Mercado Financeiro. Na UnB, foi professor de Sistemas de Computação Aplicados à Administração na Faculdade de Administração e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Administração. Foi Diretor de TI do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (DTI/SE-MPOG) e desde abril/2014 é Secretário-Adjunto - Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação no Ministério do Planejamento (SLTI/MPOG).

Brasília

09h40 10h

Debate

Moderador: Marcus Vincius da Costa é Coordenador do Segmento Áreas para Integração do Governo Eletrônico, na Arquitetura e-PING de Interoperabilidade do Governo Brasileiro, fazendo parte também da Coordenação-Geral e é Coordenador de Integração e Interoperabilidade da Coordenação Estratégica de Tecnologia no SERPRO. Com artigos publicados a partir de sua experiência em Integração de Dados e Processos e Interoperabilidade, é Pós-graduado em Análise e Projeto de Sistemas e em

Organização, Métodos e Sistemas, possui MBA nas áreas de Estratégia Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, e de Comunicação com o Mercado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing.

(3)

10h

10h20

A Experiência da ASEGE na gestão

de projetos estratégicos do Governo

Federal

• Quais os Projetos considerados

estratégicos e os impactos que causarão para a sociedade (cidadãos, governo e organizações/empresas);

• O papel de facilitador exercido por meio do monitoramento das iniciativas; e

• Como são avaliados os resultados, compartilhadas as informações de desempenho e exercitado o processo de decisão sobre alavancagem e correção dos problemas identificados.

Epaminondas Dimitrios Karagiannis é Gerente de Projetos na Assessoria Especial para Modernização da Gestão – ASEGE, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. EPPGG, formado em Direito (UniCEUB/DF) e em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. No Ministério do Planejamento, foi Assessor no Departamento de Cooperação Internacional da antiga SEGES e Diretor do Programa de Modernização do Poder Executivo Federal (PMPEF). Na ASEGE, exerce o cargo de Gerente de Projeto e participou na condução dos trabalhos de contratação de serviço de consultoria para a modelagem de processos organizacionais.

Brasília

10h20 10h30 Debate

Moderador: Daniel de Melo Viero é Analista de Informática do Senado Federal e Coordenador do SubGrupo de Trabalho Padrão BPM (Business Process Management) no segmento Áreas de Integração para o Governo Eletrônico e-PING. Tem Graduação e Mestrado em Ciência da Computação e MBA em Gestão Empresarial. Atua em projetos nas áreas de Arquitetura de Software, Gestão de Conteúdo e Gestão de Processos. Atuou ainda como professor nos cursos de Especialização em Governo Eletrônico da ESAF e no MBA em Administração de TI da Unisinos/RS.

(4)

10h30 11h30

As Arquiteturas e a Governança

Corporativa, de TI e de Dados

• Conceitos e premissas;

• Pontos comuns e especificidades;

• Resultados para a sociedade (cidadãos, governo e organizações/empresas); e

• Papel das Instituições no processo de implementação.

Rossano Tavares é PMP, MBA, MPhil, Sócio-diretor da Data Project Consulting e Presidente do Capítulo Brasil da DAMA (Data Management Association). Possui mais de 25 anos de experiência em projetos ligados a tecnologia da informação; marketing de relacionamento e reorganização de processos. Sócio-diretor da DataProject Consulting. É doutorando em Business Administration com foco em Gestão e Governança de Dados na University of Management & Technology (Virginia-USA), possui MBA e Mestrado, ambos pela PUC-SP, e diversos outros cursos de especialização. Um dos responsáveis pela criação e organização do curso de pós-graduação em gestão e governança de dados na Universidade Cruzeiro do Sul, local no qual também é professor no curso de

pós-graduação em gestão de projetos. Organizador da tradução e também um dos tradutores do DMBOK (Guia para o Corpo de Conhecimento em Gerenciamento de Dados). É o idealizador da abertura do Capítulo Brasil da DAMA (Data Management Association) do qual é o atual presidente.

Brasília

Daniel Jezini é Secretário de Fiscalização de TI no Tribunal de Contas da União (TCU). Graduado em Ciência da Computação pela UFRJ, com MBA. É instrutor do Instituto Serzedello Correa (ISC) do TCU desde 2008, e palestrante em eventos diversos nas áreas de governança, contratações, controle e auditoria de TI. Possui certificações CISA® e Auditor Líder ISO 27001. Foi co-autor do Referencial Básico de Governança do TCU, destinado a organizações públicas, e tem estado à frente dos levantamentos de governança de TI realizados pelo TCU, desde 2010.

(5)

José Geraldo Loureiro Rodrigues é mestre em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília e especialista em Auditoria pela Universidade de São Paulo. Tem certificação internacional CRISC-Certified in Risk and Information Systems Control pela ISACA, entidade na qual ocupa o cargo de Presidente do Capítulo Brasília. Como funcionário do Banco do Brasil S.A. gerenciou equipes de Desenvolvimento de Sistemas e de Auditoria Interna, bem como exerceu a função de Diretor da BB Tecnologia e Serviços. Com passagem pelo Governo Federal, como Diretor de Sistemas e Informação na CGU, fundou a comunidade TIControle, que congrega os principais órgãos do Governo Federal que têm relação direta ou indireta com o controle dos recursos públicos, também recebeu 7 prêmios nacionais e internacionais com o Portal da Transparência do Governo Federal. Atualmente é Diretor-Executivo do Instituto Brasileiro de Governança Pública (IBGP) que tem por objetivo melhorar os processos de governança do setor público brasileiro.

Brasília

11h30 12h

Debate

Moderadora: Ana Paula Mello é Secretária Executiva da e-PING, atua na Coordenação do SubGrupo de Trabalho Governança Corporativa, no segmento Áreas de Integração para o Governo Eletrônico e participa também do segmento Organização e Intercâmbio de Informações. È analista na SLTI/Ministério do Planejamento, bacharel em Informática e pós-graduada em Administração e Sistemas de Informação pela Universidade Federal Fluminense, atuando há mais de 20 anos atuando no mercado privado, principalmente nas áreas de varejo e em telecomunicações no desenvolvimento de sistemas.

Brasília

(6)

14h

15h40

Experiências em Governança

• Como ocorreu a implementação da Governança;

• Resultados para a sociedade (cidadãos, governo; e

organizações/empresas/mercado);

• Como é realizada a medição; e

• Próximas etapas/desafios.

na Academia

Prof. Dr. João Souza Neto é Professor do Mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação da Universidade Católica de Brasília. Doutor em

Engenharia Elétrica pela UNB. Mestre em Engenharia Eletrônica pelo Philips International

Institute da Holanda. Possui as certificações internacionais CGEIT, CRISC, Certified

COBIT Assessor (Avaliador Certificado de Ambientes de TI com base no COBIT 4.1 e COBIT 5), COBIT 5 Implementation, COBIT 5 Assessor e COBIT 5 Foundation da ISACA.

Brasília

no Governo Federal: o caso do

Ministério da Fazenda

Fernando Nascimento Barbosa é aluno do Curso do Mestrado Profissional em Administração Pública da EBAPE/FGV, pós-graduado em Gestão de Sistema de

Informação pela Universidade Católica de Brasília - UCB, Analista de Finanças e Controle - AFC com especialização em TI lotado da Secretaria do Tesouro Nacional - STN, cedido à Secretaria Executiva - SE do MF desde 2011, no exercício da Função de Coordenador-Geral de Desenvolvimento Institucional e Programas de Gestão – CODIP,

Conselheiro Fiscal do Banco do Estado da Amazônia, representante titular do Ministério da Fazenda no Comitê Gestor de Segurança da Informação e no ICP-Brasil –

Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras.

(7)

no Governo Estadual

Andresa Linhares de Oliveira Nunes é Diretora da Central de Suporte à Governança Corporativa na Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais. Pós-graduada em Controle Interno pela Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho. Membro da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental-EPPGG.

Belo

Horizonte

Deborah Arôxa é Superintendente de Modernização da Gestão e do Atendimento ao Cidadão, na Secretaria de Planejamento, Orçamento de Gestão do Estado do Sergipe. Autora dos livros BPM Transformando Organizações Públicas: Um novo olhar para o atendimento ao cidadão e BSC em BPM: Desmistificando Conceitos para Concretizar Sonhos, Bookess. É CBPP, membro do Comitê Estadual de Implantação da LAI – Lei de Acesso à Informação, Gestora Regional Sergipe da ABPMP, Coordenadora Estadual do PNAGE da UCE – Sergipe, Gestora Geral do e-DOC Sergipe, Professora da Graduação de Gestão de Processos de Negócio da FANESE – SE, da

Pós-Graduação de Gestão da Qualidade em Serviços da FANESE – SE e da Pós-Pós-Graduação de Gestão de Processos de Negócio da Faculdade Santa Helena – PE.

Brasília

no Mercado

Maria Helena Barros é Mestre em Administração, PMP, CBPP, Coach Executivo e Empresarial em Governança e Gerenciamento de Projetos, ministrou cursos pela POSEAD, UNIP, H3, UNICEUB, UNICTS, ICESP, FAMATEC, FINATEC e mestrado pela UNB, é ainda especialista em ensino a distância e implementação de projetos de gerenciamento de processos, envolvendo mapeamento de situação existente, análise, desenho e redesenho de processos de negócio, sensibilização, capacitação e

documentação de processos, desenvolvimento de plano de implantação, implantação e transformação de processos e documentação de negócio (documento de apoio para desenvolvimento de sistemas de TI).

(8)

15h40 16h10 Debate

Moderador: Quédima Maria Soares Sales é Coordenadora do SubGrupo de Trabalho Padrão MGD (Modelo Global de Dados) no segmento Áreas de Integração para o Governo Eletrônico e-PING. Bacharel em Sistemas de Informação, pós-graduada em Governança de TI pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), empregada pública, Analista de Sistemas, atualmente exerce a função de Gerente de Governança de TI na Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária - Infraero.

Brasília

16h10 16h20

Networking

16h20 17h

O Desenvolvimento de

Competências para a Governança

Corporativa

Adriano César Ferreira Amorim é Diretor-Geral do Instituto Sezerdello Corrêa, possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa e Especialização em Gestão Orçamentária e Financeira no Setor Público. Atualmente é Auditor Federal de Controle Externo no Tribunal de Contas da União.

Brasília

Emílio Carazzai é sócio diretor-presidente da HabitaSec Securitizadora S.A.; conselheiro do Banco Modal, da MDL Realty, da D.Center S.A.e da Vix Logística S.A.; membro do LA Advisory Board da Roland Berger, e do NAT/SECOVI. Foi CEO da Medial Saúde, Banco Pine e Caixa Econômica Federal; CFO do Grupo Abril; Diretor da BompreçoPar; Consultor da Booz Allen & Hamilton; Secretário-Executivo do Ministério da Fazenda; e diretor do Banco Banorte S.A. Foi conselheiro do Banco do Brasil, Caixa, Febraban, Cibrasec, Mastercard (LA), CHESF, Bompreço (Ahold), Klabin Segall, dentre outras organizações públicas e privadas. É mestre (M. Phil. BA) pela Manchester Business School (Inglaterra) e Conselheiro Certificado pelo IBGC.

(9)

17h

17h20 Debate

Moderador: Amanda Nascimento Rique é Coordenadora do SubGrupo de Trabalho Padrão XBRL (eXtensible Business Reporting Language), no segmento Áreas de Integração para o Governo Eletrônico. Formada em Ciências Contábeis pela Faculdade Jorge Amado - Salvador/Ba e especialista em Gestão Pública pela Faculdade Projeção - Brasília/DF. Atua na contabilidade a 13 anos. Ingressou no SERPRO em 2005, onde atua na Superintendência de Gestão Financeira na área contábil.

Brasília

17h20 18h

Encerramento

Andrea Thalhofer Ricciardi é Diretora de Governo Eletrônico no Ministério do Planejamento do Governo Federal Brasileiro a partir de 2014. Coordenadora-Geral de Sistemas de Planejamento na Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos no mesmo órgão de 2009 a 2012 atuando com a gestão e a elaboração do Plano Plurianual de governo e sistema de informação do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC. Cientista da Computação formada na Universidade de Brasília. 15 anos de experiência em atividades de desenvolvimento de sistemas, incluindo áreas de requisitos, modelagem, programação, arquitetura e gerenciamento de projetos em empresas como Hospital Sarah Kubitschek, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Banco Cooperativo do Brasil e Receita Federal do Brasil.

Brasília

Marcus Vincius da Costa é Coordenador do Segmento Áreas para Integração do Governo Eletrônico, na Arquitetura e-PING de Interoperabilidade do Governo Brasileiro, fazendo parte também da Coordenação-Geral e é Coordenador de Integração e Interoperabilidade da Coordenação Estratégica de Tecnologia no SERPRO. Com artigos publicados a partir de sua experiência em Integração de Dados e Processos e

Interoperabilidade, é Pós-graduado em Análise e Projeto de Sistemas e em Organização, Métodos e Sistemas, possui MBA nas áreas de Estratégia Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, e de Comunicação com o Mercado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Referências

Documentos relacionados

A Teoria Contemporânea da Restauração, de Viñas, vem, com todo o contexto artístico da atualidade, pontuar que o momento metodológico também deve reconhecer os

Para os candidatos ao doutorado, a nota final será obtida por meio da média ponderada das seguintes notas: entrevista (peso 2); avaliação do CV (peso 2); projeto de pesquisa (peso

Figura 34 – Análise comparativa dos dados de estoque de carbono no solo (Ct); carbono na biomassa microbiana (CBM); quociente microbiano (qMic); respiração basal do solo

Quando analisamos os estilos de aprendizagem dos discentes através dos questionários CHAEA e o Questionário Estilo de Uso no Virtual tínhamos um mapa conceitual

Embora algumas obras tratem do controle e dos critérios seletivos de estrangeiros que desejaram entrar no Brasil durante o Estado Novo, autores como Avraham Milgram, Jeffrey

This paper is organized as follows: the following section presents AFPM machine design issues for low speed applications which may affect the cogging torque profile and

Taxado muitas vezes de plagiário (KAGAN 2009, p. 172- 173), a fina análise de Kagan permite reconstruir a imagem do autor como um leitor judicioso das obras que utilizava para

A explicação para a representação de uma solução supersaturada foi classificada na categoria 3 – Não compreensão do conceito –, pois o estudante A11 mencionou que