• Nenhum resultado encontrado

RBS e da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS) para contribuir de forma efetiva na melhoria da qualidade da Educação Básica do Brasil.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RBS e da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS) para contribuir de forma efetiva na melhoria da qualidade da Educação Básica do Brasil."

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

APRESENTAÇÃO

O Prêmio RBS de Educação – Para Entender o Mundo é uma iniciativa do Grupo RBS e da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS) para contribuir de forma efetiva na melhoria da qualidade da Educação Básica do Brasil.

Em sua quarta edição, o Prêmio tem o objetivo de valorizar educadores que disseminam práticas educativas de estímulo às habilidades de leitura e escrita, e jovens estudantes que buscam transformar os lugares em que vivem por meio de ações de fomento à leitura.

Realizado pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e com assessoria técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), o Prêmio RBS de Educação – Para Entender o Mundo fundamenta-se nos princípios divulgados pelo Ministério da Educação para promover novos olhares para a realidade da educação brasileira.

O projeto também tem um eixo de formação, por meio do curso online “Encontros de leitura para boas conversas”.

Com suas iniciativas na área da educação, o Grupo RBS e a FMSS buscam proporcionar espaços de formação a todos os participantes do Prêmio e demais interessados no tema, além de compartilhar com cada cidadão a responsabilidade e o desejo de fazer a sua parte para que nossos jovens possam aproveitar plenamente as oportunidades geradas pelo desenvolvimento do Brasil.

A atual edição do Prêmio RBS de Educação – Para Entender o Mundo destacará educadores de escolas públicas e privadas e jovens estudantes do Rio Grande do Sul.

Aos educadores, é proposto elaborar um vídeo que apresenta e explica seus projetos desenvolvidos na escola que tenham como tema práticas de mediação de leitura. As atividades podem ser desenvolvidas em quaisquer áreas do conhecimento (e não apenas em Língua Portuguesa e Literatura). Os jovens são convidados a apresentar em formato de vídeo uma ação que realizaram com o objetivo de fomentar a leitura na sua região, cidade, bairro e/ou escola.

1. COORDENAÇÃO

O Prêmio RBS de Educação – Para Entender o Mundo é uma iniciativa do Grupo RBS, com realização da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS) e apoio técnico do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

(2)

2. CATEGORIAS: QUEM PODE PARTICIPAR

2.1. Categoria I: Educador de Escola Pública

Podem participar educadores, de todas as áreas do conhecimento, que estejam lecionando em 2016, no Estado do Rio Grande do Sul, a alunos matriculados em instituições públicas de ensino, mantidas pelo poder público estadual, municipal ou federal, na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio) do ensino regular ou EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Também podem se inscrever nesta categoria os demais profissionais vinculados a estas instituições (ex: bibliotecários, técnicos administrativos, gestores e demais profissionais) que desenvolvam atividades regulares de mediação de leitura.

2.2. Categoria II: Educador de Escola Privada

Podem participar educadores, de todas as áreas do conhecimento, que estejam lecionando em 2016, no Estado do Rio Grande de Sul, a alunos matriculados em instituições de ensino privadas — assim entendidas as particulares no sentido estrito, comunitárias, confessionais ou filantrópicas, conforme descritas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e Sistema S — na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio) do ensino regular ou EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Também podem se inscrever nesta categoria os demais profissionais vinculados a estas instituições (ex: bibliotecários, técnicos administrativos, gestores e demais profissionais) que desenvolvam atividades regulares de mediação de leitura.

2.3. Categoria III: Jovem Protagonista de Escola Pública

Podem participar jovens alunos de 12 a 24 anos, matriculados em escolas públicas da Educação Básica, do ensino regular ou EJA, conforme itens 2.1., no Estado do Rio Grande do Sul, interessados em promover ações de fomento à leitura em espaços públicos e/ou organizações não governamentais sem fins lucrativos (escolas públicas, bibliotecas, centros culturais, ONGs) ou em ambientes virtuais (sites, blogs, perfis em redes sociais etc., desde que abertos ao público).

A inscrição deve ser feita pelo site do Prêmio RBS de Educação.

Ao fazer a inscrição, o jovem deverá informar o nome da escola em que está matriculado e o ano de estudo.

(3)

2.4. Categoria IV: Jovem Protagonista de Escola Privada

Podem participar jovens alunos de 12 a 24 anos, matriculados em escolas privadas da Educação Básica, do ensino regular ou EJA, conforme itens 2.2., no Estado do Rio Grande do Sul, interessados em promover ações de fomento à leitura em espaços públicos e/ou organizações não governamentais sem fins lucrativos (escolas públicas, bibliotecas, centros culturais, ONGs) ou em ambientes virtuais (sites, blogs, perfis em redes sociais etc., desde que abertos ao público).

A inscrição deve ser feita pelo site do Prêmio RBS.

Ao fazer a inscrição, o jovem deverá informar o nome da escola em que está matriculado e o ano de estudo.

3. OBJETO DE PREMIAÇÃO

3.1. Categorias I e II: Educador de Escola Pública e Educador de Escola Privada

Os participantes das Categorias I e II deverão enviar à coordenação do Prêmio

RBS de Educação – Para Entender o Mundo, por meio do site

www.premiorbsdeeducacao.com.br, um relato em formato de vídeo com até 5 minutos de duração, que apresenta sua prática realizada em 2016 (finalizada ou em andamento) de mediação de leitura.

O vídeo deve ser postado em modo público no seu canal pessoal do Youtube e o link gerado deve ser inserido no momento do cadastro na seção “Seja um inspirador” do site www.premiorbsdeeducacao.com.br.

O título do vídeo no Youtube deve seguir o modelo: Nome do projeto | Meu nome

completo | Prêmio RBS de Educação 2016

O relato deve narrar a experiência de mediação de leitura, considerando os seguintes itens:

Contexto de trabalho – contextualização do trabalho e avaliação inicial, trazendo

informações sobre o público, repertório e tempo de realização do projeto;

1. Apresente-se, indicando sua função (professor de educação infantil, ensino fundamental I, II, ensino médio, educação para adultos, bibliotecários, técnicos administrativos, gestores etc.) a escola e o ano escolar do grupo com o qual fez sua atividade;

2. Mostre o livro ou texto e explique o motivo de sua escolha, diga sobre o que trata;

(4)

Ambiente para a leitura – modificações no espaço e a escolha dos recursos que

precisaram ser feitas para ambientar o trabalho de leitura na sala de aula; e o modo como os alunos foram envolvidos nessa organização;

3. Conte em detalhes como apresentou o livro/texto para seu grupo – se leu ou não o título, se apresentou o autor, se leu a sinopse do livro, ou comentou o assunto do texto e contextualizou a escolha etc, etc, etc. Pois há várias maneiras de se apresentar um livro, não é mesmo?

O dia a dia da leitura – exemplos de rodas de leitura que aconteceram durante o

trabalho, em que se pode reconhecer o avanço dos alunos na compreensão leitora, explicitando os passos do trabalho de mediação (o que foi feito antes, durante e depois das rodas de leitura);

4. Quais os encaminhamentos durante a leitura? Fez algum comentário, pausa ou pergunta? Pediu alguma explicação que ajudasse na compreensão do texto informativo?

O perfil e a formação do leitor – Reflexões sobre como foi organizado o trabalho

visando desenvolver alguns comportamentos leitores;

5. Por fim: Como foi a conversa depois, o que as crianças e jovens comentaram? Você planejou uma boa pergunta para disparar a conversa? Qual? E você, fez algum comentário? Pode ser interessante incluir no vídeo um trecho da conversa com as crianças – mas é preciso que o áudio esteja compreensível.

Dicas

Leitura de texto informativo – Atente para que o grupo estabeleça relações e conexões entre o texto e a realidade que o cerca, com experiências pessoais e/ou com outros textos lidos anteriormente. Auxilie com os procedimentos de leitura – usar índice, analisar imagens, ler legendas e outros. Observe se o grupo se apropriou da ideia central do texto, se teve dúvidas com vocabulário específico etc.. Leitura literária – Lembre-se, o objetivo aqui não é ensinar um conteúdo, uma moral ou “fechar uma questão, uma interpretação”, ao contrário disso, queremos que a leitura seja o ponto de partida para boas conversas, que todos possam apreciar o estilo do autor, comentar ilustrações (se tiver), conhecer um gênero, trocar impressões, fruir.

Os vídeos selecionados passarão por uma comissão de avaliação que escolherá os 12 melhores projetos (6 de educadores, 6 de estudantes). Os 12 finalistas serão

(5)

submetidos à votação popular e os autores dos 4 projetos mais votados (de cada categoria) receberão cada um troféu e um ZH Tablet que será entregue em evento de divulgação a ser comunicado pela coordenação do Prêmio.

3.1.2. Desclassificação dos relatos

- Serão desclassificados relatos:

- cujos autores não puderem comprovar a autoria da ação narrada, bem como do vídeo enviado. Nesse sentido, recomenda-se ao participante arquivar documentos comprobatórios de sua experiência, tais como fotos e gravações, diários de classe, registros dos encontros, depoimentos dos envolvidos. Esse material poderá ser solicitado pela coordenação do Prêmio, em qualquer momento do processo de seleção, a fim de comprovar a autoria da experiência. Com a mesma finalidade, poderão ser solicitados ao participante telefones ou endereços de contato de pessoas envolvidas na experiência relatada.

3.2. Categorias III e IV: Jovem Protagonista de Escola Pública e Jovem Protagonista de Escola Privada

Os jovens participantes das Categorias Jovens Protagonistas de Escola Pública ou Privada deverão enviar à coordenação do Prêmio RBS de Educação – Para

Entender o Mundo, por meio deste site, um vídeo com até 5 (cinco) minutos de

duração que mostra a ação de fomento à leitura realizada na sua região, cidade, bairro ou escola que pode ser desenvolvida por meio virtual ou presencial e que seja inovadora.

O vídeo deve ser postado em modo público no seu canal pessoal do Youtube e o link gerado deve ser inserido no momento do cadastro na seção “Seja um inspirador” do site.

O título do vídeo no Youtube deve seguir o modelo: Nome do projeto | Meu nome

completo | Prêmio RBS de Educação 2016

O vídeo deve apresentar uma ação realizada, seguindo orientação disponível neste site e considerando o seguinte roteiro:

1. Para quem sua ação é direcionada (faixa etária, sexo, perfil, características etc.)?;

2. Local – Na entrada de um supermercado, na praça da cidade, no posto de saúde, em um asilo, na biblioteca pública, na escola etc.;

(6)

4. Com qual tipo de acervo trabalhou? (variado ou com algum enfoque específico, como: crônicas, contos de fadas, contos de suspense, ficção científica, HQ, poemas, etc.);

5. O desenvolvimento da ação – O que foi feito e como;

6. Duração – A ação foi única ou ocorreu/ocorrerá várias vezes no mês no ano? 7. Resultados – como as pessoas reagiram, tem uma noção de quantas

participaram da ação?;

8. Outros detalhes que possam enriquecer seu vídeo.

3.2.1 Desclassificação dos projetos

- cujos autores não puderem comprovar a autoria da ação descrita, bem como do vídeo enviado. Nesse sentido, recomenda-se ao participante arquivar documentos comprobatórios de sua experiência, tais como fotos e gravações, diários de classe, registros dos encontros, depoimentos dos envolvidos. Esse material poderá ser solicitado pela coordenação do Prêmio, em qualquer momento do processo de seleção, a fim de comprovar a autoria da experiência. Com a mesma finalidade, poderão ser solicitados ao participante telefones ou endereços de contato de pessoas envolvidas na experiência relatada.

4. COMO PARTICIPAR - INSCRIÇÃO

4.1. Categorias I e II: Educador de Escola Pública e Educador de Escola Privada

Os educadores que estiverem dentro dos requisitos indicados nos itens 2.1. e 2.2. deste regulamento (Categoria I: Educador de Escola Pública Categoria II: Educador de Escola Privada) poderão se inscrever durante o período de 21/07/2016 a 12/09/2016.

A inscrição é gratuita e realizada exclusivamente pelo site: www.premiorbsdeeducacao.com.br

Ao se inscrever, o educador deverá: (I) informar todos os dados solicitados (inclusive um endereço eletrônico para recebimento de e-mail) e (II) ter obtido autorização do respectivo diretor da escola para participar do Prêmio RBS de Educação – Para Entender o Mundo.

O educador poderá se inscrever em mais de uma categoria, desde que atue em instituições diferentes. Nesse caso, será preciso preencher os dados referentes a cada instituição.

(7)

A veracidade das informações declaradas no ato da inscrição é de responsabilidade exclusiva do participante.

A Coordenação do Prêmio RBS de Educação – Para Entender o Mundo não se responsabiliza pelo não recebimento de eventuais inscrições enviadas pelos interessados, ainda que em decorrência de falhas ou erros de envio ocasionados por problemas no provedor de internet utilizado ou no próprio site.

4.2. Categorias III e IV: Jovem Protagonista de Escola Pública e Jovem Protagonista de Escola Privada

Os jovens que preencherem os requisitos indicados no item 2.3. e 2.4 deste regulamento (Categorias III e IV: Jovem Protagonista de Escola Pública e Jovem Protagonista de Escola Privada) poderão se inscrever durante o período de 21/07/2016 a 12/09/2016.

A inscrição é gratuita e realizada exclusivamente pelo site: www.premiorbsdeeducacao.com.br

Ao se inscrever o jovem deverá: (I) informar todos os dados solicitados (inclusive um endereço eletrônico para recebimento de e-mail), (II) ter obtido autorização dos pais ou responsáveis, no caso de menores de 18 anos e (III) ter obtido autorização do respectivo diretor da escola para participar do Prêmio RBS de Educação – Para Entender o Mundo.

A veracidade das informações declaradas no ato da inscrição é de responsabilidade exclusiva do participante.

A Coordenação do Prêmio RBS de Educação – Para Entender o Mundo não se responsabiliza pelo não recebimento de eventuais inscrições enviadas pelos interessados, ainda que em decorrência de falhas ou erros de envio ocasionados por problemas no provedor de internet utilizado ou no próprio site.

4.3. Curso online

O curso online “Encontros de leitura para boas conversas” pode ser realizado por qualquer interessado no tema mediação de leitura de todo o Brasil. É gratuito e certificado pela Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul (Seduc - RS).

O curso está dividido em duas categorias: um curso para estudantes da Educação Básica; e outro, para educadores e demais adultos interessados. No momento da inscrição, você será direcionado para o curso correto de acordo com as informações de seu cadastro.

(8)

4.4. Não efetivação das inscrições (para todas as Categorias)

Não serão efetivadas as inscrições de educadores e jovens que:

a) não tenham preenchido todos os campos da ficha de inscrição eletrônica indicados como obrigatórios;

b) tenham inserido informações incompletas ou incorretas em sua ficha de inscrição eletrônica;

c) não cumprirem qualquer requisito para a inscrição indicado nesse regulamento.

5. PROCESSO DE SELEÇÃO

O processo de seleção do Prêmio RBS de Educação – Para Entender o

Mundo acontecerá em duas etapas. Na primeira, haverá a seleção de 12 (doze)

finalistas – escolhidos por uma comissão de especialistas na área e colaboradores do Grupo RBS – assim organizados:

- Categoria I – Educador de Escola Pública - 3 (três) finalistas do Rio Grande do Sul - Categoria II – Educador de Escola Privada

- 3 (três) finalistas do Rio Grande do Sul

- Categoria III – Jovens Protagonistas de Escola Pública - 3 (três) finalistas do Rio Grande do Sul

- Categoria IV – Jovens Protagonistas de Escola Privada - 3 (três) finalistas do Rio Grande do Sul

Na segunda etapa, os 12 (doze) finalistas irão para votação popular que escolherá os 4 (quatro) vencedores mais votados, 1 (um) de cada categoria.

Nesta quarta edição, o Prêmio RBS de Educação – Para Entender o Mundo, contará com 12 (doze) finalistas e até 4 (quatro) vencedores.

Primeira etapa Segunda etapa

(9)

Categoria I (Educador de Escola Pública)

- 3 (três) finalistas do Rio Grande do Sul

- 1(um) vencedor do Rio Grande do Sul

Categoria II (Educador de Escola Privada)

- 3 (três) finalistas do Rio Grande do Sul

- 1 (um) vencedor do Rio Grande do Sul

Categoria III (Jovem Protagonista

de Escola Pública)

- 3 (três) finalistas do

Rio Grande do Sul - 1(um) vencedor do Rio Grande do Sul

Categoria IV (Jovem Protagonista de Escola Privada)

- 3 (três) finalistas do Rio Grande do Sul

- 1(um) vencedor do Rio Grande do Sul Total: 12 (doze)

finalistas

Total: 4 (quatro) vencedores

5.1. Primeira etapa: seleção dos finalistas

5.1.1.Seleção dos finalistas das Categorias I e II – Educador de Escola Pública e Educador de Escola Privada

A coordenação do Prêmio RBS de Educação – Para Entender o Mundo irá organizar e coordenar as atividades da Comissão Julgadora das Categorias I e II que será composta por especialistas na área e colaboradores do Grupo RBS.

Os avaliadores farão uma avaliação de cada vídeo, conforme os critérios a seguir: - Conformidade da ação com o tema mediação de leitura;

- Conformidade da ação com as diretrizes informadas no item 3 deste regulamento; - Criatividade;

- Coerência da ação com o ano escolar; - Formato da ação;

(10)

5.1.2. Seleção dos finalistas das Categorias III e IV – Jovem Protagonista de Escola Pública e Jovem Protagonista de Escola Privada

A coordenação do Prêmio RBS de Educação – Para Entender o Mundo irá organizar e coordenar as atividades da Comissão Julgadora das Categorias III e IV que será composta por especialistas e colaboradores do Grupo RBS.

Os avaliadores farão uma avaliação de cada vídeo, conforme os critérios a seguir: - Conformidade da ação com o tema mediação de leitura;

- Conformidade da ação com as diretrizes informadas no item 3 deste regulamento; - Criatividade;

- Formato da ação; - Resultado da ação.

5.2. Segunda etapa: seleção dos vencedores

Os 4 (quatro) vencedores serão escolhidos por votação popular pelo site www.premiorbsdeeducacao.com.br, que será realizada de 28/09/2016 a 21/10/2016.

6. PREMIAÇÃO

Os 4 (quatro) vencedores receberão um ZH tablet cada um. Os prêmios, nas quatro Categorias, são pessoais e intransferíveis.

7. DA ENTREGA DA PREMIAÇÃO

Os 12 finalistas serão comunicados dos resultados por meio de ligação telefônica e de e-mail enviado pela coordenação do Prêmio, conforme dados informados no momento da inscrição. E também terão os vídeos incluídos no site do Prêmio para votação popular.

A entrega dos prêmios acontecerá mediante apresentação, pelos vencedores, de documento oficial de identificação.

A entrega será realizada em evento de premiação a ser divulgado pela coordenação do Prêmio.

(11)

A data e a hora da entrega da premiação e doação serão comunicados a todos os finalistas no momento da divulgação dos resultados.

Os custos com deslocamento (transporte) dos 12 (doze) finalistas até o local da entrega da premiação serão de responsabilidade exclusiva da coordenação do Prêmio. No caso dos inscritos nas Categorias III e IV (Jovens Protagonistas) a coordenação do Prêmio arcará com o deslocamento de uma das pessoas inscritas (no caso de grupos) e de um responsável legal (no caso de menores de 18 anos).

8. CRONOGRAMA

21/07/2016 – Lançamento do Prêmio

De 21/07/2016 a 12/09/2016 – Inscrições e envio dos vídeos para as quatro

categorias.

De 13/09/2016 a 26/09/2016 – Seleção dos 12 (doze) finalistas. 28/09/2016 – Divulgação dos 12 (doze) finalistas.

De 28/09/2016 a 21/10/2016 – Votação Popular para todas as Categorias. 22/10/2016 – Premiação e divulgação dos vencedores.

9.DIVULGAÇÃO DO PRÊMIO RBS DE EDUCAÇÃO

Ao se inscreverem neste Prêmio, os participantes estão, automaticamente, autorizando o Grupo RBS e a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, de forma gratuita, definitiva e irrevogável, a utilizar seu nome, imagem, som de voz, bem como as informações constantes em seu vídeo-relato, em qualquer veículo de mídia impressa, eletrônica e digital, tanto para os fins previstos no item 5.2.2. deste Regulamento, como para fins de divulgação deste Prêmio, da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e de quaisquer das empresas identificadas pela marca Grupo RBS.

Os participantes isentam, expressamente, a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e o Cenpec de quaisquer responsabilidades pelo uso não autorizado dado por terceiros aos relatos/ projetos participantes deste Prêmio, em decorrência da divulgação prevista no item 5.2.2. deste regulamento. Dessa forma, a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e o Cenpec não serão responsáveis por quaisquer danos ou prejuízos que decorram de tais usos dados por terceiros aos relatos dos participantes.

(12)

10. DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM

Ao efetuarem suas inscrições, os participantes assumem, automaticamente, plena e exclusiva responsabilidade pelos vídeo-relatos por si enviados, declarando-se titulares exclusivos dos direitos autorais decorrentes de tais relatos, e atestando sua originalidade, bem como que obtiveram as devidas autorizações de uso de imagem, responsabilizando-se por eventuais violações a direitos de propriedade intelectual e/ou direitos de imagem de qualquer pessoa e/ou a quaisquer outros bens juridicamente protegidos, eximindo quaisquer das empresas identificadas pela marca Grupo RBS, a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, bem como o Cenpec, de qualquer responsabilidade relativamente a tais fatos, aspectos, direitos e/ou situações.

Os participantes autorizam, ainda, de forma gratuita, com a efetivação de suas inscrições no Prêmio, a utilização pelo Cenpec dos relatos por si enviados, exclusivamente para fins de pesquisas e estudos pelo prazo de 5 (cinco) anos a partir da data de divulgação dos vencedores desta edição.

11. RESTRIÇÕES

Estão impedidos de participar de qualquer instância do Prêmio RBS de Educação

– Para Entender o Mundo – como inscritos – os empregados de quaisquer das

empresas identificadas pela marca Grupo RBS, da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e os colaboradores diretos do Cenpec, seus cônjuges, seus parentes até terceiro grau ou pessoas que de alguma forma participem, direta ou indiretamente, da produção do prêmio, bem como parentes até terceiro grau dessas pessoas.

12. DISPOSIÇÕES FINAIS

As decisões da Comissão Julgadora serão soberanas, não se admitindo contra elas nenhum recurso.

Não serão devolvidos vídeos ou quaisquer materiais entregues ou enviados pelos participantes para a Coordenação do Prêmio RBS de Educação – Para Entender

o Mundo.

Caso seja constatado pela coordenação qualquer descumprimento deste Regulamento, o participante será automaticamente excluído do prêmio, independentemente do envio de qualquer notificação. Caso o participante seja um dos vencedores, o prêmio e a doação serão transferidos para o próximo classificado, dentro das condições válidas e previstas neste Regulamento.

(13)

A coordenação prestará esclarecimento de eventuais dúvidas decorrentes deste Regulamento. Casos omissos serão resolvidos pela coordenação, cuja decisão será soberana e contra ela não caberá qualquer recurso.

O presente Regulamento poderá ser alterado e/ou o Prêmio suspenso ou cancelado, sem aviso prévio, por motivo de força maior ou por qualquer outro motivo que esteja fora do controle da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e que comprometa a sua realização, de forma a impedir ou modificar substancialmente a sua condução como inicialmente previsto.

Para esclarecer eventuais dúvidas sobre o Prêmio, os participantes poderão entrar em contato pelo e-mail: premioeducacao@gruporbs.com.br.

A participação no Prêmio implica a aceitação total e irrestrita de todos os itens previstos neste Regulamento.

Referências

Documentos relacionados

Desse modo, a narrativa ―fortaleceu extraordinariamente o sentimento de que existe uma história, de que essa história é um processo ininterrupto de mudanças e, por fim,

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

o Gerir Ficheiros Relacionados: Permite ao utilizador fazer a gestão dos ficheiros relacionados com as oportunidades, imóveis, contactos, tarefas;. o Ver Arquivo de Ficheiro:

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Ainda nos Estados Unidos, Robinson e colaboradores (2012) reportaram melhoras nas habilidades de locomoção e controle de objeto após um programa de intervenção baseado no clima de

Este trabalho se propôs a analisar a participação sociopolítica do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra MST em conselhos gestores do município de Nossa Senhora da Glória,