• Nenhum resultado encontrado

Cabo Verde acolhe mais uma edição da GEW

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Cabo Verde acolhe mais uma edição da GEW"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

EDIÇÃO

2014

Agência para o Desenvolvimento Empresarial e Inovação

45

NOVEMBRO

Turismo,

Indústria e Energia

Cabo Verde acolhe mais uma edição da GEW

(2)

Editorial

Frantz Tavares

Presidente da ADEI

Prezados empreendedores e empresários,

Chegou o mês mais agitado da nossa instituição. Na bagagem vem mais uma Semana Global do Empreendedorismo, com actividades a nível nacional, mais duas edições do StartUp Weekend: na Praia e Mindelo, a nossa participação na Expomar, Feira de Microfinanças e Feira Internacional de C. Verde, o lançamento de quatro Concursos de Ideias de Negócios: na Industria Criativa – Ilha do Fogo, na Economia do Mar – Ilha de São Vicente, em Porto Novo – Santo Antão e em São Nicolau, a 22ª e 23ª edição da Oficina do Empreendedorismo nas ilhas de Santo Antão e Santiago respectivamente, as actividades de promoção do empreendedorismo em parceria com Universidades a nível nacional – a Uniempreende, Formação em Técnicas Agro-ecológicas para Recuperação e Melhoramento da Cafeicultura, Acções do Momento do Empreendedor, formações no âmbito do programa Academia MPME, entre outras.

Mas, não ficamos por aqui. Acompanhe as novidades nas páginas web: www.adei.cv / www.pme.cv e rede social Facebook. Junte-se a nós, o nosso lema é inovar para crescer.

Boa leitura

Edição nº 45| NOVEMBRO 2014

Cabo Verde acolhe mais uma edição da

GEW ... 3

Mais duas edições do Startup Weekend

2014 ... 3

Vem aí o 2º Concurso Empreendedorismo

Feminino ... 4

Concurso de Ideias "Empreender Agora

acontece em alguns pontos do País ... 4

Aconteceu na Praia a Mesa Redonda

sobre Financiamento das PME ... 4

Cabo Verde passa a contar com Balcão

Único de Investimentos ... 4

Minuto do Empresário já é difundido em 4

Rádios ...

5

Aconteceu/ Participamos: ... 5

v

Agência para o Desen olvimento Empresarial e Inovação

(3)

-:

No dia 17, o Auditório da Universidade Jean Piaget acolheu o acto de abertura oficial da 5ª Edição da Semana Global do Empreendedorismo -GEW, com a presença do Sr. Presidente da República de Cabo Verde – Dr. Jorge Carlos Fonseca. A semana global veio cimentar a sensibilidade nacional para a prioridade que representa o empreendedorismo, num contexto em que o país acredita que o seu futuro dependerá de uma atitude audaciosa e de desafio face à incerteza. O país assume o desafio e

vem executando nos últimos anos várias reformas do ambiente de negócios, investimentos em infra-estruturas, uma forte política de atracção de investimentos no quadro de uma estratégia clara de desenvolvimento de novos pólos de competitividade para além do Turismo.

A GEW é mais do que uma campanha de consciencialização, é uma plataforma para interligação e colaboração ao envolver todos os actores ao longo do espectro do empreendedorismo no fortalecimento dos ecossistemas em todo o mundo. De 17 a 23, foram realizadas mais de 200 actividades um pouco por todo o país, no qual destacamos as formações no âmbito do programa Academia MPME, as sessões práticas de trabalho nas universidades, as palestras nas escolas secundárias, workhops, sessões de cinema empresarial, aldeia cultural, entre outras.

Conheça as actividades e veja as fotos na página Facebook da ADEI

Leia o discurso do Sr. Presidente da República de Cabo Verde aqui

Cabo Verde acolhe mais uma edição da GEW

Sob o lema “Dê forma às suas ideias! Crie uma startup durante um fim-de-semana”, decorreram este mês mais duas edições do evento.O StartUp Weekend é um programa global que já é desenvolvido em 295 cidades e visa proporcionar um ambiente onde os participantes possam obter novas ideias, construir projectos inovadores, desenvolver novas habilidades e reforçar redes de contactos e de sinergias, de forma a explorarem todo o seu potencial empreendedor.

Durante um fim-de-semana, em 54 horas de trabalho, os participantes são incentivados a transformarem as suas ideias em verdadeiras Startups, com o auxílio de mentores especialistas e experientes nas diversas áreas. As duas edições realizadas uma na Praia de 14 a 16 e a outra em Mindelo de 21 a 23, permitiram aos vencedores receber como prémios: assistência técnica para elaboração de um Plano de Negócio financiado 90% pela ADEI e acesso à Incubadora de Empresas – BIC ou assistência técnica durante 6 meses para apoio à implementação do negócio.

Mais duas edições do Startup Weekend 2014

Na cidade da Praia estiveram presentes 42 participantes, que lançaram inicialmente 28 ideias das quais apenas 9 foram seleccionadas para serem trabalhadas durante o fim-de-semana: Ateliê de Artesanato, Ervas naturais, Mudjer ta laba carro, Queijo Terra Terra, Auto Mecânica Móvel, Transformação de pescados e derivados, Diaristas especializadas, Kasa da Pizza e Jardim de Infância. Os vencedores foram: 1º - "Auto Mecânica Móvel", 2º - "Jardim de Infância" e 3º - Ervas Naturais. Na cidade de Mindelo estiveram presentes 32 participantes, foram lançadas 17 ideias e trabalhadas as 6 mais votadas: Fábrica de confecção, AF8F Design, Cuidar do Lar, Criolinha, CV Events e Crematório. As ideias vencedoras foram: 1º lugar: FitnessCare, 2º lugar: Cuidar no Lar e 3º lugar: Lírio Azul. Os depoimentos e as fotos estão disponíveis na página Facebook da ADEI e na página Startupweekend Praia.

(4)

A ADEI, o Banco Mundial e a CCISS organizaram no dia 13, à margem da Feira Internacional de Cabo Verde, uma Mesa Redonda sobre o Financiamento Bancário a Pequenas e Médias Empresas, na cidade da Praia.

A abrir a sessão dos trabalhos, a Dra. Irina Astrakhan, directora da secção do Banco Mundial para o sector financeiro em todo o continente africano apresentou o Estudo sobre o Financiamento Bancário a Pequenas e Médias Empresas que foi apreciado pelos representantes das instituições financeiras e das instituições do sector privado. Os participantes foram convidados a debater, constatou-se um elevado grau técnico do debate e a apresentação de um conjunto de recomendações para melhoria das condições de acesso ao financiamento para serem posteriormente submetidas à apreciação do Governo, do Banco Central, dos Conselhos de Administração, a nível da direcção das Empresas e das Associações Empresariais.

O Sector Financeiro, pela sua relevância no processo de desenvolvimento económico e social, é colocado no centro da actual estratégia de Crescimento e Redução da Pobreza, sendo assumido o desafio de construção de um forte Cluster de Serviços Financeiros. Esse exercício de construção estratégico exige um fórum permanente de diálogo e concertação de modo a garantir um elevado nível de alinhamento entre os atores.

Aconteceu na Praia a Mesa Redonda

sobre Financiamento das PME

Desde o dia 14, Cabo Verde passou a contar com um "One Stop Shop" para investimentos que é gerido conjuntamente pela Cabo Verde Investimentos e pela ADEI.A plataforma electrónica, Janela Única para Investimentos, será crucial para a promoção, fixação e monitoramento de investimentos no país. A plataforma proporcionará maior eficiência e eficácia dos processos de investimento, melhoria da compreensão e comunicação entre clientes e outras partes interessadas, entidades públicas e privadas, os promotores de projectos de investimentos nacionais e estrangeiros. O serviço estará disponível através da página web -

www.cvinvest.cv | www.adei.cv | www.diasporainvest.cv| www.portoncv.gov.cv

Cabo Verde passa a contar

com Balcão Único de Investimentos

Vem aí o 2º Concurso

Empreendedorismo Feminino

A ADEI em parceria com a AJEC apresentou, no dia 19, no Auditório do Centro de Emprego e Formação Profissional, a 2ª edição do Concurso "Empreendedorismo Feminino". Este, que tem o apoio financeiro do Governo dos Países Baixos, ADEI e AJEC, tem como objectivo promover uma maior e melhor participação das mulheres no tecido empresarial cabo-verdiano, através de ideias de negócios duradouras e economicamente viáveis. Pretende-se assim capacitar as mulheres em técnicas de gestão de micro e pequenas empresas e incentivá-las a implementar o seu próprio negócio. Para isso será aplicada a metodologia de formação GERME, que se baseia num conteúdo simples, claro e adaptado às necessidades em gestão do micro e pequenas empresas.

O lançamento Público do concurso foi enquadrado na Semana Global do Empreendedorismo, mais concretamente no Women'sEntrepreneurship Day que foi estipulado Mundialmente para o dia 19 e que em Cabo Verde teve como Madrinha a Sra. Ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento de Recursos Humanos, a Dra. Janira Hopffer Almada.

Concurso de Ideias

"Empreender Agora acontece

em alguns pontos do País

Com o objectivo de promover e dinamizar o empreendedorismo e a inovação no seio dos jovens empreendedores, fomentar o desenvolvimento de ideias inovadoras e geradoras de novas empresas com elevado potencial de sucesso, promover o auto-emprego e inserção socioeconómica dos jovens, incentivar a competitividade das micro, pequenas e médias empresas através de elementos inovadores, a ADEI lançou há algum tempo o Concurso de Ideias “Empreender Agora”.

Este ano e no mês em que se comemora a Semana Global do Empreendedorismo, foi organizado o Concurso de Ideias em alguns pontos do país nomeadamente em Porto Novo, São Filipe - Fogo, São Nicolau e São Vicente. Acompanhe as notícias na página web da ADEI, mais concretamente no banner do Concurso de Ideias.

(5)

-Minuto do Empresário

já é difundido em 4 Rádios

A ADEI está na rádio com o programa “Minuto do Empresário”. Esta iniciativa tem por objectivo elevar o conhecimento para ampliar a sustentabilidade, a competitividade e contribuir para o crescimento dos pequenos negócios.O programa Minuto do Empresário já está a ser difundido na:

• RTC de segunda a sexta às 08:05 e às 18:10 (logo após o jornal em crioulo) e Sábado às 08:05 e às 19:20. • Rádio Comercial, de segunda a sexta no seguinte horário: 07:55 da manhã e às 18:00.

• Rádio Comunitário Voz de Bubista, de segunda a sexta nos horários de 09:50 e 14:20

• Rádio Comunitário de Espargos -Sal, de segunda a sexta nos horários de 08:30 e 09:55 | 15:00

Todos os conteúdos são postados diariamente. Fique atento: Soundcloud | Grupo no Facebook

Aconteceu/ Participamos:

• Na 3ª Feira de Actividades Económicas ligadas ao Mar - Expomar, de 6 a 8 em Mindelo

• Na Feira de Microfinanças nos dias 14 e 15 • Na XVIII Edição da FIC, de 19 a 23

• A primeira Formação em Social Media Marketing, no âmbito do projecto TRQN III-Regresso Temporário de Nacionais Qualificados

• A 22ª Edição da Oficina do Empreendedorismo em Ribeira Grande de Santo Antão, com a participação de 211 potenciais empreendedores

• A 23ª Edição da Oficina do Empreendedorismo na Cidade da Praia, com a participação de cerca de 230 empreendedores e potenciais empreendedores

• Iniciativas empreendedoras nas Universidades Nacionais – A Uniempreende, no ISCEE e na Universidade Santiago

• Assinatura de Protocolo entre a ADEI e a ARP-CV em que se pretende trabalhar em prol de uma maior integração laboral dos profissionais de Relações Públicas em Cabo Verde, através da promoção de eventos, actividades e formações no âmbito das Relações Públicas.

• Assinatura de Protocolo entre a ADEI e BCA, no qual pretende-se criar as condições para operacionalização de mecanismos facilitadores do acesso aos incubados da RENI ao financiamento através do BCA

• 1º Congresso de Compras Públicas de Cabo Verde

(6)

Rua Dr. Júlio Abreu nº3 Plateau CP nº710

Tel.:2601980 /90 Fax.:2616042

Rua Patrice Lumumba Mindelo

CP nº 100 Tel.:2317623 Fax.:2318517 Envie suas dúvidas e sugestões para:

adei@adei.cv

Visite-nos em www.adei.cv http://adeiadei.blogspot.com

e nas Redes Sociais

v

Agência para o Desen olvimento Empresarial e Inovação

(7)

2012

20| SETEMBRO 2012

Agência para o Desenvolvimento Empresarial e Inovação

Inovar para Crescer

www.adei.cv

Novembro 2014

Propriedade:

Agência para o Desenvolvimento Empresarial e Inovação |

Colaboradores:

Sálua Barbosa e Helga Almeida

Edição:

Sálua Barbosa e Helga Almeida |

Paginação:

Helder Cardoso |

Distribuição:

Referências

Documentos relacionados

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Considera-se que a interdisciplinaridade contribui para uma visão mais ampla do fenômeno a ser pesquisado. Esse diálogo entre diferentes áreas do conhecimento sobre

O termo extrusão do núcleo pulposo aguda e não compressiva (Enpanc) é usado aqui, pois descreve as principais características da doença e ajuda a

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

[r]

Also due to the political relevance of the problem of repressing misguided employment relationships, during the centre-left Prodi Government (2006-2008) and the