• Nenhum resultado encontrado

RESPOSTAS E RESOLUÇÕES DOS EXERCÍCIOS DE SALA Apostila 2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RESPOSTAS E RESOLUÇÕES DOS EXERCÍCIOS DE SALA Apostila 2"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

RESPOSTAS E RESOLUÇÕES DOS EXERCÍCIOS DE SALA Apostila 2

Aulas 19 e 20 1 Alternativa: D.

As setas presentes no mapa representam os fluxos de petróleo no mundo. Como se pode perceber observando a espessura das setas, que é proporcional à quantidade de petróleo comercializado, a Venezuela está entre os mais importantes fornecedores de petróleo para os Estados Unidos.

2 a) As principais áreas on shore de extração de petróleo no Brasil estão localizadas no litoral do Rio Grande do Sul, de Sergipe e de Alagoas e também no Recôncavo Baiano. Essas áreas são antigas bacias sedimentares, que se encontravam abaixo do nível do mar antes do soerguimento da América do Sul. Assim sendo, o petróleo foi formado sob as condições em que normalmente se dá sua formação, ou seja, embaixo de água salgada, em uma região que, posteriormente, sofreu soerguimento. O mesmo se aplica a outra área, ainda pouco explorada, mas que é vista como uma região de expansão da atividade petrolífera – a Bacia Amazônica, região que se encontrava abaixo do nível do mar antes de seu soerguimento.

b) O principal motivo para que haja tal déficit é que boa parte do petróleo extraído no Brasil é o chamado petróleo “pesado”, com alto teor de elementos como o asfalto e o piche e com teor relativamente pequeno de gasolina, gás, diesel e outros. Assim sendo, é preciso importar petróleo mais “leve”, que é mais caro, para misturar ao pesado presente no país, de modo que seja produzida uma quantidade suficiente de gasolina e diesel. No caso do diesel, há um agravante, pois o modelo de transporte de mercadorias brasileiro é baseado nos caminhões e, portanto, o consumo desse combustível é muito grande, tornando necessária grande produção.

3 Alternativa: D.

O item 3 está incorreto, pois a diminuição dos limites geraria prejuízos para o Brasil, que procura garantir uma extensão maior da área econômica exclusiva.

4 Alternativa: A.

A questão trata do pré-sal, nome pelo qual ficou conhecido um grande conjunto de reservatórios de petróleo que se estendem por centenas de quilômetros da costa brasileira e estão localizados abaixo de uma camada de sal, em média a mais de 6.000 metros de profundidade. Além de ter o potencial de possuir grandes volumes de petróleo, que elevariam muito as reservas brasileiras, seu óleo é mais leve que outros normalmente encontrados em território brasileiro.

Aulas 21 e 22 1 Alternativa: A.

O carvão mineral foi a fonte de energia que teve maior destaque durante a Primeira Revolução Industrial. Ele era utilizado para aquecer as caldeiras das máquinas a vapor. As maiores reservas localizam-se no hemisfério Norte, e destacam-se as dos Estados Unidos, Rússia e China. O grande problema, no entanto, é que, além de sua queima contribuir para a intensificação do efeito estufa, ela também libera o óxido de enxofre (SO2), que, ao se unir ao vapor-d’água na atmosfera, gera a chuva ácida.

2 Alternativa: C.

O gasoduto Brasil-Bolívia foi construído com o principal objetivo de disponibilizar grande quantidade de gás natural para uso em indústrias da região Centro-Sul. Espera-se, dessa forma, estimular a substituição da utilização de carvão e petróleo por gás como fonte de energia e, principalmente, estimular a instalação de novas unidades produtivas.

3 A Rússia possui grandes reservas de gás natural. Ao mesmo tempo, a Europa Ocidental, devido ao alto poder aquisitivo e à intensa urbanização, é uma grande consumidora desse combustível. Por

(2)

isso, em primeiro lugar, a construção de novos dutos visa garantir que o gás russo chegue com maior regularidade e em maior quantidade à Europa Ocidental. No entanto, há também duas outras razões para a construção de tais dutos. Uma delas é a entrada de novos fornecedores de gás, de modo a diminuir a dependência europeia em relação à Rússia. A outra é o desvio dos novos dutos em relação a regiões de instabilidade política, para garantir maior segurança à continuidade do fornecimento.

4 Alternativa: D.

O biodiesel é um combustível relativamente novo, não tendo tradição de uso industrial, principalmente no Brasil. A afirmativa até poderia ser considerada correta se estivesse se referindo ao etanol, este sim um agrocombustível com tradição na produção agrícola e industrial brasileira. Aulas 23 e 24

1 Soma = 07

O item 08 está incorreto, pois a descrição corresponde à agropecuária intensiva, que utiliza extensões relativamente pequenas devido ao uso intensivo de técnicas e instrumentos.

O item 16 está incorreto, pois o plantation é típico de países subdesenvolvidos, sendo caracterizado por baixo nível tecnológico, mão de obra barata, latifúndios, monocultura e produção voltada à exportação de produtos tropicais.

2 Alternativa: B.

O organograma põe os bancos e o financiamento no topo, destacando o papel fundamental que o setor financeiro tem atualmente na agricultura, o que se deve à necessidade de grandes investimentos em maquinários e outras tecnologias.

3 Alternativa: C.

O etanol produzido nos Estados Unidos é feito a partir do milho, produto cultivado em grande quantidade no país. O principal estímulo à produção vem, justamente, da busca por maiores lucros, proporcionados tanto pela venda do milho para agroindústria do etanol como pelos incentivos governamentais para o setor.

4 a) As commodities são os produtos que apresentam baixo valor unitário, sendo vendidos em grandes quantidades, com um preço-padrão estabelecido, em geral, no mercado nacional ou internacional. Devido a tais características, o que mais importa em sua produção é a alta produtividade, que garante lucro mesmo com preços reduzidos. Para tanto, adotam-se a intensa mecanização, a aplicação de agrotóxicos e adubos químicos, e o uso de sementes modificadas. b) Os produtos de grande valor unitário são aqueles que apresentam mais importância na qualidade do que na quantidade; portanto, é aquela que tem que ser valorizada. Assim sendo, as condições para sua produção são a atenção à qualidade das sementes, mão de obra intensiva e, quando possível, produção orgânica. Deve-se destacar, ainda, o foco em mercados específicos, que valorizam tais produtos.

Aulas 25 e 26

1 a) O forte aumento de produtividade da agricultura brasileira vem ocorrendo devido ao intenso uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos. Tais estratégias, na intensidade em que vêm sendo utilizadas, tendem a mudar a agricultura de forma a tornar questionável a primeira afirmativa. Dizendo de outra forma, a tecnificação da agricultura vem aproximando-a cada vez mais da indústria e do tempo que caracteriza essa unidade produtiva.

b) A afirmativa III refere-se à concentração do capital nas mãos de poucas empresas estrangeiras, principalmente em setores como o da biotecnologia, que exigem grandes investimentos. Essa concentração do capital gera grande poder de controle do mercado consumidor por parte das empresas.

(3)

c) Em termos ambientais, o uso intensivo de agrotóxicos provoca vários impactos no meio; poderíamos citar como exemplos a contaminação do solo e da água e a diminuição da biodiversidade. Em termos sociais, pode-se falar da intoxicação dos trabalhadores e da concentração da estrutura fundiária, devido à incapacidade dos camponeses de concorrerem com os grandes produtores, uma vez que os altos investimentos em agrotóxicos, que só os grandes podem fazer, permitem que eles dominem o mercado.

2 Alternativa: C.

Denomina-se fronteira agropecuária a área de expansão da produção agrícola e da criação de animais em direção a uma área que ainda não era ocupada por esse tipo de atividade, pelo menos não intensamente. Portanto, a expansão da fronteira agropecuária pode ser destacada como o processo econômico que mais colaborou com a degradação do cerrado.

3 Os dois biomas que mais vêm sofrendo com o avanço da soja são o cerrado e a Floresta Amazônica. A elevação da produção e da produtividade da soja no Centro-Oeste se devem à aplicação de adubos e agrotóxicos, à mecanização e ao desenvolvimento de técnicas de melhoria do solo.

4 a) A expansão da produção de cana-de-açúcar no campo brasileiro foi um dos grandes vetores da chamada modernização agrícola, caracterizada pela substituição da agricultura camponesa de subsistência por uma agricultura comercial voltada à exportação (do açúcar) ou à agroindústria (açúcar e etanol) e pelo desemprego promovido pela mecanização. Tal processo contribuiu para a intensificação da concentração fundiária e para o aumento do êxodo rural. Apesar de o Estado de São Paulo ser o maior produtor, a expansão atual se dá nos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins e Goiás.

b) As políticas de segurança alimentar têm como objetivo a garantia de alimentação saudável para a população, seja de um país ou de uma região mais específica. Podem estar incluídos em tais políticas o estímulo à produção de alimentos e a garantia de que essa produção seja sustentável, não comprometendo, portanto, a segurança alimentar de futuras gerações.

5 Alternativa: A.

O que se pode verificar por meio da leitura do gráfico é que houve aumento de produtividade, uma vez que a produção apresentou um grande crescimento sem que a área cultivada aumentasse expressivamente. Tal aumento de produtividade se deu graças ao uso de fertilizantes químicos, sementes selecionadas e pesticidas.

Aulas 27 e 28 1 Alternativa: A.

Centro-Oeste e Norte são as regiões brasileiras com maior concentração fundiária, o que se deve ao fato de terem sido ocupadas por meio dos grandes projetos de colonização realizados durante as décadas de 1960, 1970 e 1980, projetos estes que tinham como objetivo ocupar tais áreas com grandes projetos agrícolas.

2 Alternativa: C.

O foco da questão é a relação entre as características da organização espacial e suas consequências nos processos sociais. O exemplo dado é o da relação entre a estrutura fundiária brasileira, extremamente concentrada, e o processo de urbanização exagerado pelo qual o país passou. Tal relação se intensifica ainda mais com o processo de mecanização da agricultura. Em ambos os casos –, concentração fundiária e mecanização –, pode-se notar o estímulo à imigração do campo para a cidade.

(4)

Ao contrário do que muitos entendem, a reforma agrária não se constitui em uma tomada pura e simples de terras por parte do Estado, mas sim em um processo de valorização da atividade produtiva e combate ao acúmulo improdutivo de terra. Tal política está diretamente ligada à noção de função social da terra.

4 a) O conflito de natureza social relacionado à lei em questão se dá entre o interesse privado do produtor agrícola e o interesse público, ou interesse comum, representado pela preservação das matas, dos rios e das terras protegidas pela cobertura vegetal.

b) A maior parte dos entrevistados concorda com o ponto de vista da lei, o que parece indicar que realmente a preservação não só é representante do bem comum como também é reconhecida como tal.

Aulas 29 e 30

1 a) Estado é a instituição que organiza politicamente uma sociedade. Ele existe sempre que é possível diferenciar os governantes dos governados, seja qual for o sistema político. A diferença entre Estado e governo é que, enquanto o Estado é a instituição acima citada, o governo é o conjunto de pessoas que controla tal instituição durante determinado período, podendo-se diferenciar, por exemplo, o governo “Lula” do governo “FHC”, que controlaram o Estado brasileiro em períodos distintos.

b) Porque, atualmente, o sistema internacional é formado por Estados nacionais, cada um tendo sua soberania reconhecida pelos outros, contanto que siga as regras das relações internacionais. Outras instituições, como as empresas, as ONGs ou as igrejas, têm de se submeter às regras que cada Estado define para seu território, sobre o qual tem soberania.

2 Alternativa: A.

Os termos utilizados para tratar desses três elementos podem ser, também, nação, Estado e território. A nação é um grupo de pessoas que tem identidade nacional; o Estado é a organização política da sociedade e o território é a área controlada por esse Estado e ocupada pela nação. 3 Alternativa: B.

A bipolaridade entre Estados Unidos e União Soviética no período da Guerra Fria fazia com que conflitos aparentemente pequenos tomassem proporções políticas mundiais, uma vez que se podia ter, como ocorreu no caso da Coreia e em vários outros, o alinhamento de cada um dos lados a uma das grandes potências.

4 Alternativa: A.

O CS da ONU é uma herança da Ordem Bipolar da Guerra Fria, o que fica claro quando percebemos que, de seus membros permanentes (e com direito de veto), dois eram socialistas (China e URSS) e três eram capitalistas (EUA, Reino Unido e França) na época da Guerra Fria. Também chama a atenção o fato de que eram essas as cinco potências nucleares da época, o que também era uma característica daquela organização do poder mundial.

Aulas 31 e 32 1 Alternativa: D.

A afirmação I está incorreta, pois apesar de essa visão às vezes transparecer em discursos de políticos e outras lideranças, não há, por parte das Nações Unidas, essa posição, assumida oficialmente, que divide os povos em primitivos e não primitivos.

2 Segundo a visão do mundo unipolar, o poder militar dos Estados Unidos faria deste o único polo de poder hegemônico no mundo, sendo os outros apenas subpolos de poder; no caso, meramente econômicos. Já segundo a visão multipolar, os Estados Unidos dividiriam a hegemonia mundial com a União Europeia, com o Japão e, principalmente, com a China. Nesse caso, a hegemonia é vista

(5)

como fortemente determinada pelo poder econômico, uma vez que o poder militar ainda está muito ligado à hegemonia estadunidense.

3 Alternativa: C.

Apesar de ainda ser apenas uma tendência e ainda não ter se manifestado na prática política, o crescimento econômico da China está resultando em um aumento de seu poder militar, superando, desta forma, a situação de unipolaridade bélica (da parte dos Estados Unidos) que vem caracterizando a ordem pós-Guerra Fria.

4 Alternativa: A.

Atualmente, além da visão da multipolaridade devido ao poder da China, da União Europeia e do Japão, relativizando o poder dos Estados Unidos, há também o crescimento do poder de países até então fora da luta pela hegemonia em escala mundial. Destaca-se, nesse sentido, o BRICS.

Aulas 33 e 34 1 Alternativa: B.

Em termos culturais, econômicos e políticos, há uma clara continuidade entre a Europa e a Ásia, pelo menos na região da Rússia. Na visão clássica, o que divide mesmo os dois continentes são os montes Urais, ou seja, o limite é meramente físico.

2 Alternativa: A.

Nas três primeiras situações apontadas pela tira, as tentativas de unificação da Europa, ou de parte dela, ocorreram por meios militares. Nesses casos, a unificação se daria sob o comando de uma nação conquistadora, como seria o caso da tentativa de Hitler de fundar o Terceiro Reich. Na situação atual, ao contrário, a unificação, representada pela formação da União Europeia, apresenta um caráter voluntário, ou seja, é uma opção dos membros participantes, e não uma imposição.

3 V; F; V; F; V.

Falsa – Apesar de haver uma relação direta entre a expansão da UE e a da Otan, não se pode afirmar que a primeira tem seu peso centrado na esfera bélica. Essa questão continua ligada à Otan organização bem mais ampla que a UE.

Falsa – A Guerra Fria não era uma disputa econômica, mas sim político-militar, não sendo possível, portanto, fazer essa associação. Além disso, não há uma disputa pela hegemonia militar entre Estados Unidos e UE, visto que, apesar de vivenciar uma crise em sua hegemonia política, o país segue como a maior potência militar mundial.

4 a) Podem-se citar duas entre as vantagens a seguir:

– integração econômica, proporcionando aumento das compras e vendas entre os países, o que tende a impulsionar o crescimento econômico de cada um deles.

– integração produtiva, possibilitando complementaridade entre as economias nacionais por meio da troca de matérias-primas, máquinas e mão de obra.

– diminuição das taxas alfandegárias e outras barreiras à importação/exportação, proporcionando maior acesso às mercadorias vindas de outros países.

– possibilidade de criação de organismos reguladores para controlar melhor a economia dos países do bloco, diminuindo a fragilidade que existia em cada país separadamente.

– maior poder do bloco no conjunto da economia mundial do que possuía cada país-membro isoladamente.

b) A principal característica que diferencia a União Europeia de outros blocos é a existência da união política, representada pelo Parlamento Europeu.

Aulas 35 e 36 1 Alternativa: D.

(6)

Esse exercício nos proporciona um outro enfoque sobre a questão demográfica europeia. Apesar de ser um problema geral, a queda da fecundidade é menor entre a população católica da Irlanda do Norte, devido a fatores culturais.

2 Alternativa: E.

O aumento do desemprego e da imigração vem levando ao crescimento dos questionamentos acerca da livre circulação de mão de obra no contexto da União Europeia. Esse é um dos muitos sinais da crise pela qual o bloco passa atualmente.

3 Alternativa: C.

Apesar da xenofobia existente no continente, muitos países europeus dependem da entrada de imigrantes para compensar a tendência de estacionamento ou mesmo de queda da população devido à diminuição das taxas de fecundidade.

4 Alternativa: C.

Um dos principais sintomas da crise econômica que assola a Europa é, justamente, o crescente desemprego, que se liga à desindustrialização e à crise de confiança na moeda única.

Referências

Documentos relacionados

Para reduzir o peso dos veículos, porém, é permitido a substituição do material metal por fibra de vidro do capô, saia dianteira com ou sem

Por fim, esse diagnóstico subsidia as proposições ergonômicas, apresentadas neste trabalho e à gerência do serviço, cujo objetivo é favorecer a

Figura 93 – Variação do perfil da intensidade de amônia formada durante a introdução de H2 na mistura gasosa, obtida na configuração de superfície para diferentes materiais

O presente ensaio busca, portanto, discutir as implicações do isolamento social devido à pandemia do Covid-19 para o uso intensivo da internet entre crianças e adolescentes e

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Derecho Procesal. 19 FAIRÉN GUILLÉN, Victor. Estudios de Derecho Procesal. In: Nuovo Digesto Italiano. 21 SILVA, Ovídio Baptista da; GOMES, Fábio Luiz. Teoria Geral do

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,