• Nenhum resultado encontrado

CONTROLE DA VARIAÇÃO TEMPORAL DA TEMPERATURA E UMIDADE RELATIVA EM AMBIENTE PROTEGIDO DE DEFERENTES NÍVEIS TECNOLOGICOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONTROLE DA VARIAÇÃO TEMPORAL DA TEMPERATURA E UMIDADE RELATIVA EM AMBIENTE PROTEGIDO DE DEFERENTES NÍVEIS TECNOLOGICOS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1

Eng°. Agr° e Doutorando em Engenharia Agrícola, Universidade estadual de Campinas, Av. Cândido Rondon, 501 – Cidade Universitária Prof. Zeferino Vaz, CEP: 13083-875 Campinas-SP. Fone: (19) 3521-1123 e-mail: haroldfa@gmail.com

2

Eng°. Agrícola e Mestrando em Engenharia Agrícola na UNICAMP, Campinas-SP 3

Prof. doutor da faculdade de engenharia agrícola, FEAGRI/UNICAMP, Campinas-SP

CONTROLE DA VARIAÇÃO TEMPORAL DA

TEMPERATURA E UMIDADE RELATIVA EM AMBIENTE

PROTEGIDO DE DEFERENTES NÍVEIS TECNOLOGICOS

H. F. de Araújo1; D. L. Ferrari2; P. A. M. Leal3

RESUMO: Devido à grande importância da temperatura e umidade relativa para a produção

das culturas, o objetivo desta pesquisa foi avaliar o controle da temperatura e umidade relativa no interior de diferentes casas de vegetação com diferentes graus tecnológicos. A pesquisa foi desenvolvida no campo experimental da Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), situada em Campinas – SP (22º 47' S; 45º 47' W; 678m), no período de maior variação climática na região (janeiro e fevereiro de 2012) dentro da estação do verão. O delineamento estatístico utilizado foi o de blocos ao acaso com 04 tratamentos e 30 repetições no tempo. Os tratamentos foram compostos por diferentes casas de vegetação (A, B e C) e ambiente natural (D). Foram avaliadas as temperaturas e umidades relativas nos horários de 9:00 horas e as 15:00 horas com auxilio de termo-hidrômetros. Os resultados permitiram concluir que a casa de vegetação A controlou eficientemente as variáveis climáticas analisadas, permitindo o cultivo de uma grande variedade de hortaliças dentro das condições de conforto térmico.

PALAVRAS-CHAVE: Resfriamento evaporativo; Graus tecnológicos; Controle ambiental.

TEMPORAL VARIATION OF TEMPERATURE AND

HUMIDITY ON GREENHOUSE AIR LEVELS OF

TECHNOLOGICAL DEFERENTES

SUMMARY: Due to importance of temperature and relative humidity for crop production, the

aim of this study was to evaluate of control the temperature and relative humidity within different greenhouses with different technology. The research was conducted the experimental field of Agricultural Engineering College (FEAGRI), State University of Campinas (UNICAMP), located in Campinas - SP (22 º 47 'S, 45 º 47' W, 678m), the period of greater climate variability in region (January and February 2012) in the summer season. The statistical design used was randomized blocks with 04 treatments and 30 repetitions in time. The treatments consisted of different greenhouses (A, B and C) and the natural environment (D). We

(2)

evaluated the temperatures and relative humidities during the hours of 9:00 pm and 15:00 hours with the aid of thermo-meters. Results showed that the greenhouse control efficiently the climatic variables analyzed, allowing the cultivation of a wide variety of vegetables under conditions of thermal comfort.

KEYWORDS: Evaporative cooling; Degrees technology; Environmental Control.

INTRODUÇÃO

Os ambientes protegidos na maioria das vezes utilizam cobertura de polietileno de baixa densidade, o que altera os balanços de energia e de massa do seu interior, gerando reflexos diretos nos fatores de maior relevância para o bom desenvolvimento das culturas, como a temperatura e umidade relativa. A temperatura tem importante função no controle da velocidade das reações químicas celulares, as quais governam o crescimento e desenvolvimento da planta (Cockshull, 1992; Ganesan, 1999). Outro importante componente climático é a umidade relativa do ar, que pode afetar a transpiração da planta por interferir na condutância estomática. Indiretamente, pode afetar a turgência dos tecidos alterando processos metabólicos ligados ao crescimento da planta, como por exemplo, a absorção de nutrientes (Andriolo, 2000). Todos esses componentes climáticos têm que estarem numa faixa considerada ótima para as culturas, caso contrário seu potencial produtivo é prejudicado, fato muitas vezes observado em ambiente protegido quando não se usa nenhuma tecnologia para o controle destas componentes. A temperatura afeta o crescimento e o desenvolvimento dos vegetais, em termos de germinação de sementes, floração, polinização e frutificação, qualidade da produção, e da ocorrência de doenças e pragas. O crescimento e desenvolvimento das culturas dependem das condições ambientais (Polverente et al, 2005). Para as hortaliças em geral a faixa de temperatura considerada suportável são superiores a 5°C e inferiores a 40°C. O crescimento normalmente aumenta com o aumento da temperatura até 40°C e, posteriormente diminui drasticamente. Segundo Angelocci (2002), as condições climáticas internas nas casas de vegetação são os fatores determinantes no desenvolvimento e produtividade das culturas, dos quais os mais importantes são: a Radiação solar, Temperatura, Umidade e o Fluxo de Ar. Desta forma o objetivo deste trabalho foi avaliar o controle da temperatura e umidade relativa no interior de diferentes casas de vegetação com diferentes graus tecnológicos para condição de conforto térmico para produção da maioria das hortaliças.

MATERIAL E MÉTODOS

A presente pesquisa foi feita no período de maior variação climática na região (janeiro e fevereiro de 2012) dentro da estação do verão em três casas de vegetação com diferentes graus tecnológicos, situada na área do campo experimental da Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), situada em Campinas – SP. A região está situada na latitude 22º 47' S e longitude 45º 47' W, apresenta altitude média de 678 metros acima do nível do mar, com microrelevos de 0 a 3% de declividade e segundo a carta de Köppen possui classificação climática do tipo Aw.

As casas de vegetação utilizada foram dotadas de: casa de vegetação A; estrutura totalmente fechada com PEBD (Polietileno de Baixa Densidade) com 150μm de espessura, tratado contra

(3)

raios ultravioleta e equipada com sistema de ventilação mecânica e resfriamento evaporativo acionados automaticamente para o controle das variáveis climáticas (temperatura e umidade relativa), através de um termostato combinado ao umidostato que juntos eram responsáveis pelo acionamento e desligamento do sistema e ainda uma tela termo-refletora tipo alumínio modelo aluminet com 60% transmissividade de ondas curtas e 40% de ondas longas, sendo esta fixa; casa de vegetação B: Esta foi feita para caracterizar os sistemas convencionais de cultivo protegido pelos agricultores, a qual foi composta de cobertura superior de PEBD, laterais moveis com movimentação manual das saias para ventilação natural, deixado uma abertura fixa em meia saia e sem tela termo-refletora: casa de vegetação C, esta foi feita assim como a B, apenas acrescentado uma tela de sombreamento preta de 50% de passagem de luz.

O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso com 04 tratamentos e 30 repetições no tempo. Os tratamentos foram compostos por diferentes casas de vegetação (A, B e C) e ambiente natural (D), sendo avaliada a temperatura e umidade relativa do ar. Para obter os valores das temperaturas e umidade relativa foi utilizado termos-hidrômetros com termômetros de bulbo seco e bulbo úmido alocados em tubos de PVC de 100 mm com 0,40 m de comprimento revestido com papel alumínio para proteger dos efeitos da radiação, colocados a uma altura de 1,5 m do solo na posição vertical no centro geométrico das casas de vegetação, sendo as leituras feitas as 9:00 horas da manhã e as 15:00 horas da tarde. Após coleta dos dados, estes foram rodado no solfware psicro v1.4-DAU-UFRRJ-RC/2001 para determinação da umidade relativa.

Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e para as médias dos dados foi empregado o teste de Tukey conforme recomendações estatísticas. As análises de variância e teste de Tukey foram feitas com o auxílio do programa estatístico ASSISTAT versão 7,5 beta 2010.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os resultados das análises de variância para a variável temperatura e umidade relativa função das diferentes casas de vegetação para observação as 9:00 horas estão apresentados na Tabela 1. Os dados da análise de variância apresentados na Tabela 1 demonstram efeito altamente significativo entre os tratamentos para as variáveis temperatura e umidade relativa às 9:00 horas da manhã. Tabela 1 - Análise de variância para temperatura e umidade relativa às 9:00 horas da manhã.

Fonte de Variação G L

Quadrados médios Temperatura Umidade relativa Tratamentos 3 17,44** 2592,316**

Blocos 29 14,589** 221,299** Resíduo 87 2,306 47,71

CV (%) 6,037 9,354

** Significativo em nível de 1% de probabilidade (p < ,01) pelo teste F.

Já os dados contidos na Tabela 2, que trata da comparação de médias entre tratamentos através do teste de Tukey, constatam que apenas a casa de vegetação B diferenciou-se das demais casas para a variável temperatura, isso devido o uso da tela de sombreamento. Quanto à variável umidade relativa, esta não se diferenciou entre as casas A e B, sendo as mesmas diferenciando-se das demais. Fernandes et al., (2006) observaram que durante o ciclo da cultura do tomate em casa de vegetação convencional com tela termo-refletora fixa, uma média mensal de temperatura

(4)

mínima nos meses de janeiro e fevereiro, março, abril e maio foram, respectivamente, 24, 21, 18, 15 e 11 °C; para a umidade relativa do ar mínima diária, 35, 37, 38, 39 e 40%.

Tabela 2 - Comparação de médias pelo teste de Tukey para as diferentes casas de vegetação

Casas de vegetação Temperatura Umidade relativa

A 25,16 a 81,60 a

B 24,09 b 80,09 a

C 25,45 a 72,40 b

D 25,88 a 61,27 c

DMS 1,03 4,67

Médias seguidas da mesma letra não diferem estatisticamente em nível de 5% pelo teste de Tukey.

Na tabela 3 esta a ANOVA para observação da temperatura e umidade relativa às 15:00 horas da tarde, período que muitos autores considera como primordial para avaliação de dados climatológicos. Observa-se uma significância dentre os tratamentos o qual vai-se distinguir no teste de média apresentado na tabela 4.

Tabela 3 - Análise de variância para temperatura e umidade relativa as 15:00 horas da tarde.

Fonte de Variação G L

Quadrados médios Temperatura Umidade relativa Tratamentos 3 846,994** 6366,593**

Blocos 29 100,461** 819,174** Resíduo 87 22,769 81,851

CV (%) 10,714 16,98

** Significativo em nível de 1% de probabilidade (p < ,01) pelo teste F.

Na comparação de médias (tabela 4), constatam que a casa de vegetação A não se diferenciou do ambiente natural (D), fato explicado pelo uso do pé-de-fan na casa de vegetação A, porém se diferenciando das demais casas de vegetação. Quanto à variável umidade relativa apenas a casa de vegetação A se diferenciou das demais casas, isso devido o uso do resfriamento evaporativo que fornece umidade.

Tabela 4 - Comparação de médias pelo teste de Tukey para as diferentes casas de vegetação

Casas de vegetação Temperatura Umidade relativa

A 27,77 a 74,90 a

B 37,79 b 46,74 b

C 37,99 b 43,29 b

D 29,84 a 48,11 b

DMS 2,41 6,12

Médias seguidas da mesma letra não diferem estatisticamente em nível de 5% pelo teste de Tukey

Fernandes et al., (2006) observaram que durante o ciclo da cultura do tomate em casa de vegetação convencional com tela termo-refletora fixa, uma média mensal de temperatura máxima nos meses de janeiro e fevereiro, março, abril e maio foram, respectivamente, 41, 39, 36, 33 e 29 °C; para a umidade relativa do ar mínima diária, 89, 93, 95, 97 e 99%.

(5)

CONCLUSÕES

A casa de vegetação A dotada de ventilação mecânica, resfriamento evaporativo e tela-termo-refletora controlou eficientemente a umidade relativa e temperatura no verão no período de maior variação climática (15:00 horas), permitindo dessa forma o cultivo de uma grande variedade de hortaliças dentro das condições de conforto térmico.

AGRADECIMENTOS

A UNICAMP pelo apoio logístico e a FAPESP pelo apoio financeiro e ao CNPq pela Bolsa de estudos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANDRIOLO, J. L. Fisiologia da produção de hortaliças em ambiente protegido. Horticultura Brasileira, Brasília, v.18, p.26-33, 2000.

ANGELOCCI, L.R. Água na planta e trocas gasosas com a atmosfera, IAC, Campinas, 2002, 272p. COCKSHULL, K. E. Crop environment. Acta Horticulturae, n.312, p.77-85, 1992.

FERNANDES, C; CORÁ, J.E.; BRAZ, L.T. Desempenho de substratos no cultivo do tomateiro do grupo cereja. Horticultura Brasileira, 24: 42-46.

GANESAN. M. Effect of Poly-Greenhouse Models on Plant Growth and Yield of Tomato (lycopersicon esculentum), 1999. Disponível em: < http://openmed.nic.in/1038/02/Article_02.pdf>. Acesso em: 22 dez. 2010. POLVERENTE, M. R.; FONTES, D. C.; CARDOSO, A. I. I. produção e qualidade de sementes de berinjela em função do horário de polinização manual. Bragantia, Campinas, v.64, n.3, p.467-472, 2005

Referências

Documentos relacionados

Pinturas, depilatórios, unguentos mamilares, colorantes para o cabelo e até pomadas à base de vidro em pó (que, aparentemente, permitiam simular a virgindade) (Braunstein, 1990),

The UV-B treatments did not show any important effect on glucose levels of tomatoes at any harvest stages; whereas, UVB8 treatment showed high glucose levels in tomatoes at the

Table 7 presents the 20 features obtained using the GLCM, in which few chosen features have vital information regarding the tumor section, which further can be

Study of the immune response and protective effect against neosporosis elicited by mucosal immunization with Neospora caninum antigens.. Tese de Candidatura ao grau

O exemplo da exploração de quartzito em Pirenópolis possibilita o entendimento dos processos da atividade de mineração bem como o diagnóstico e prognóstico dos impactos inerentes

Sylvia L. F. Reis 1 , Arlene M. S. Freitas 2 * , Geraldo D. de Paula 3  Marcílio S. R.  Freitas 4    

Além da multiplicidade genotípica de Campylobacter spp., outro fator que pode desencadear resistência à desinfecção é a ineficiência dos processos de limpeza em si,