• Nenhum resultado encontrado

Adaptabilidade de cultivares de soja (glycine max) no município de Frederico Westphalen

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Adaptabilidade de cultivares de soja (glycine max) no município de Frederico Westphalen"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

4

ADAPTABILIDADE DE CULTIVARES DE SOJA NO MUNICÍPIO DE

F

REDERICO

W

ESTPHALEN

ADAPTABILITY OF SOYBEAN CULTIVARS IN THE COUNTY OF

FREDERICO WESTPHALEN

ADAPTABILIDAD DE CULTIVARES DE SOJA EN EL MUNICÍPIO DE

FREDERICO WESTPHALEN

Lucas Gaviraghi1

Anderson Werner2

Jardel Pellegrin3

Eduardo Pellegrin Bellé4

Claudir José Basso5

Resumo: O conhecimento das características de cada cultivar de soja torna-se imprescindível para a obtenção de

melhores resultados. Por isso, este trabalho objetivou conhecer a adaptação de cultivares na região de Frederico Westphalen. As avaliações foram realizadas a campo utilizando-se o delineamento experimental em blocos ao acaso, determinando-se a produtividade de cada genótipo. O melhor resultado foi alcançado pela cultivar TMG 7062.

Palavras-chave: Produtividade. Adaptação. Genótipo.

Abstract: The knowledge of the characteristics of each soybean cultivar becomes essential to obtain the best results. Therefore, this work aimed to know the adaptation of cultivars in the region of Frederico Westphalen. The evaluations were performed in the field using the experimental desing in randomized blocks, determining the productivity of each genotype. The best result was reached by TMG 7062 cultivar, obtaining the highest productivity and, therefore better adaptation to the region under study.

Keywords: Productivity. Adaptation. Genotype

Resumen: El conocimiento de las características de cada cultivar de soja se vuelve imprescindible para la obtención de mejores resultados. Por eso, este trabajo objetivó conocer la adaptación de cultivares en la región de Frederico Westphalen. Las evaluaciones fueron realizadas a campo utilizando el delineamiento experimental en bloques al azar, determinándose la productividad de cada genotipo. El mejor resultado fue alcanzado por la cultivar TMG 7062.

Palabras-clave: Productividad. Adaptación. Genótipo.

Envio 28/08/2018 Revisão 30/08/2018 Aceite 15/10/2018

1 Estudante de graduação em Agronomia. UFSM-Frederico Westphalen, RS. lucasgaviraghi@hotmail.com 2 Estudante de graduação em Agronomia. UFSM-Frederico Westphalen, RS. anderson301997@homail.com 3 Estudante de graduação em Agronomia. UFSM-Frederico Westphalen, RS. jardelpellegrin1@hotmail.com 4 Estudante de graduação em Agronomia. UFSM-Frederico Westphalen, RS. eduardo_belle97@hotmail.com

(2)

5

Introdução

A soja é uma das principais commodities cultivadas na região Sul do Brasil. Sua história como cultura extensiva no Brasil iniciou-se na década de 40 no estado do Rio Grande do Sul, onde teve sua adaptação facilitada por uma espécie originária de clima temperado. Mais tarde, a soja expandiu-se para outras regiões ocupando extensas áreas no Cerrado na década de 70 (Komori, 2004). Essa expansão só se tornou possível graças ao avanço do melhoramento genético e de novas tecnologias, principalmente aquelas ligadas à criação de novas cultivares, adaptadas a diferentes condições ecofisiológicas (Câmara , 1998).

Contudo, para o alcance do sucesso nesta cultura, é fundamental conhecer a exigência hídrica e nutricional, bem como fazer o uso de cultivares com resistência ao acamamento, pragas e doenças, com boa arquitetura de planta, adaptada as mais variadas condições ambientais e preferencialmente com elevada produtividade (Ferrari, 2008). O estudo da adaptação de cultivares para diferentes microclimas torna-se importante para o conhecimento do melhor material produtivo e o seu comportamento frente às variações ambientais.

Programas de melhoramento genético vêm sendo priorizados em busca de lançamentos de cultivares que atendam as características necessárias para o estabelecimento de determinada cultivar em uma região e por isso, no mercado atual, muitas são as opções de escolha para o produtor, tornando-se necessário o amplo conhecimento sobre as mesmas, buscando-se assim realizar o manejo de acordo com cada genótipo para o alcance do máximo potencial produtivo (Komori, 2004).

Uma cultivar de soja deve possuir uma alta produtividade, estabilidade de produção e ampla adaptabilidade aos mais variados ambientes existentes na região onde é recomendada, além de possuir uma ampla resistência ás principais pragas e doenças e tolerância a fatores abióticos para que possa garantir a estabilidade e um bom retorno econômico (Rocha, 2009).

Na literatura, várias são as definições sobre adaptabilidade, Gonçalves (2007) considera adaptabilidade como a aptidão que o genótipo demonstra em se beneficiar dos efeitos ambientais assegurando alto nível de produtividade. Mariotti (1976), definiu adaptabilidade como a capacidade de genótipos responderem vantajosamente à melhoria do ambiente aumentando sua capacidade produtiva.

(3)

6

Além da importância da escolha da melhor cultivar, deve-se levar em conta que altas produtividades só são alcançadas quando se consegue justapor o desenvolvimento das fases fenológicas da cultura com a ocorrência de ambiente climático favorável à expressão da produtividade da cultivar em uso (Oliveira, 2003).

Além da cultivar possuir um amplo aspecto de produção de grãos, Carvalho (2010) aponta que essa deve apresentar boa altura de inserção do primeiro legume e de planta que favoreçam a colheita mecanizada. Essas características são dependentes de cada cultivar, principalmente no que se remete a duração do ciclo que irá influenciar diretamente sobre a época de florescimento e consequentemente aliada as condições ambientais do momento, a redução ou não do porte da planta.

Algumas práticas de manejo devem ser consideradas além da escolha de uma boa cultivar, como por exemplo, a semeadura na época recomendada para a região de produção, o uso de espaçamentos e densidades adequados a essas cultivares, o monitoramento e o controle de plantas daninhas, pragas e doenças e a redução das possíveis perdas de grãos que ocorrem na colheita (Ritchie, 1994).

Portanto a condução de experimentos voltados a análise de diferentes genótipos visando conhecer o desempenho agronômico mais responsivo a ambientes distintos aliado à utilização de métodos estatísticos voltados a seleção de genótipos com maior adaptabilidade e estabilidade fenotípica, tem ganhado importância para o fornecimento de informações relevantes para a tomada de decisão, tanto pelos departamentos técnicos como dos agricultores (Oliveira, 2018).

Considerando-se a safra 2013/14 até 2017/18, constatou-se que houve um aumento de 9% no custo de produção da soja (Deral, 2018), o que justifica a importância de uma boa gestão empresarial da propriedade onde cada fator da produção possa ser analisado individualmente, buscando-se os altos ganhos.

Embora seja considerada que a capacidade produtiva de uma planta dependa de sua constituição genética, a demonstração dessa característica fica a decorrer das condições ambientais em que ela se encontra (Urben, 1993). Com isso, o objetivo deste trabalho foi

avaliar a adaptação de cultivares de Soja na região do Alto Médio Uruguai do estado do Rio Grande do Sul.

(4)

7

Metodologia

O experimento foi conduzido em uma área experimental da Universidade Federal de Santa Maria Campus Frederico Westphalen- RS localizada aproximadamente entre 27°23’51” de latitude Sul e 53°35’19” de longitude Oeste, com altitude de 484 metros.

O solo é classificado como Latossolo Vermelho Distroférrico Típico, possuindo as seguintes características físico-químicas: 64% de argila; 5,9 pH H2O; 3,2mg dm-3 de P

(Mehlich-1); 214,5mg dm-3 de K; 6,2 cmolc dm-3 de Ca2+; 3,4 cmolc dm-3 de Mg2+ e 3,1% de

matéria orgânica. A classificação climática da região segundo Köppen é cfa, caracterizado como subtemperado subúmido, precipitação média anual de 1881 mm e temperatura em média de 19,1°C.

O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, com quinze tratamentos (cultivares) e três repetições. Para este trabalho utilizou-se cultivares com diferentes ciclos produtivos e características de desenvolvimento, sendo elas: DM 61 I 59, M 5730, BMX Raio, NS 6535, M 5838, DM 63 I 64, 5855 (Elite), 58 I 60 (Lança), DM 54 I 52, DM 5958, NS 6209, 53 I 54, TMG 7062, NS 5959, BMX Icone.

As parcelas experimentais foram constituídas de seis linhas de semeadura espaçadas

0,45m entre elas e 5,0 m de comprimento, totalizando 13,5 m2. A semeadura das cultivares foi

realizada no dia 30 de novembro de 2016, utilizando-se a densidade de 12,8 sementes por metro linear a uma profundidade de aproximadamente 3 a 5 cm.

A adubação foi realizada na ocasião da semeadura, usando-se 350 kg ha-1 da

formulação química NPK 2-24-12, levando-se em conta a análise de solo e corrigindo para níveis recomendados para a cultura da soja segundo o manual de calagem e adubação dos estados de Santa Catarina e Rio grande do Sul (2016).

Durante o desenvolvimento da cultura, foram realizadas técnicas de manejo condizentes com a cultura para o seu bom desenvolvimento sem a influência de fatores externos que poderiam vir a afetar os resultados da pesquisa. Durante todo o ciclo, para o controle de plantas daninhas presente no local, realizou-se o rouguing da área experimental evitando assim a interferência destas plantas pelo sombreamento sob a cultura ou competição por nutrientes no solo.

(5)

8

Para o combate à principal doença que ataca a cultura, a ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi), foram realizadas aplicações preventivas de fungicidas durante todo o ciclo, começando-se ao fechar das entre linhas da cultura no estádio vegetativo, aproximadamente no estádio fenológico V6 até o estádio R6 da fase reprodutiva da soja, com intervalos de aplicações entre 15-25 dias, realizando-se, portanto um total de 6 aplicações.

A colheita foi realizada manualmente, onde cada cultivar foi retirada do campo a partir de sua plena maturação de acordo com o seu ciclo produtivo. Cada amostra recolhida, foi levada ao laboratório e posteriormente efetuada as devidas avaliações.

As avaliações realizadas foram: Número de nós na haste principal, número de legumes total, produtividade e PMS (peso de mil sementes), onde que o rendimento em Kg ha-1 foi

obtido por meio da colheita de 3,6m2 de cada parcela, sendo posteriormente realizada a trilha,

limpeza das amostras, pesagem e determinação da umidade para correção do peso a 13%. Os resultados obtidos foram submetidos à análise de variância e quando significativa para as variáveis analisadas, as médias foram comparadas pelo teste de Tukey à 1,0 % e 5,0% de probabilidade pelo programa Assistat 7.7 beta.

Resultados e discussões

Os resultados de rendimento de grãos em kg ha-1 e PMS obtidos, assim como os

valores de número de legumes por planta, número de nós viáveis encontram-se nas tabelas 1 e 2 respectivamente. As médias de produtividade obtidas variaram de 3622,8 Kg ha-1 a 4906,1

Kg ha-1 o que mostra a variação existente entre diferentes genótipos e sua interação com o

ambiente de cultivo.

Trabalhos realizados em diferentes condições ambientais, demostraram que 80% da variação na produtividade da soja é causada, em geral, pelo ambiente, enquanto apenas 10% da variação ocorre em virtude dos efeitos de genótipos e da interação genótipo x ambiente (Yan, 2001; Asfaw et al., 2009).

Quando submetidas a diferentes condições ambientais, cultivares de soja podem

apresentar diferentes respostas devido a alterações fisiológicas que podem decorrer principalmente da mudança de temperatura e umidade relativa entre os locais.

Na figura 1, encontram-se os valores de temperatura média do ar e precipitação referentes aos meses de novembro a dezembro de 2016 e de janeiro a fevereiro de 2017,

(6)

9

período em que o experimento esteve a campo. Os dados obtidos são da estação meteorológica localizada na UFSM Campus Frederico Westphalen, distante 400m do local do experimento. Podemos observar que durante o desenvolvimento da cultura, a temperatura e precipitação foram favoráveis, não sendo variáveis que pudessem interferir nos resultados obtidos na pesquisa.

Figura 1- Gráfico com valores de precipitação (mm) e temperatura do ar (°C) durante o período de condução do experimento. Frederico Westphalen, RS. Fonte: INMET.

No presente estudo, o tratamento com a cultivar TMG 7062 dentre todos os demais genótipos, apresentou a melhor produtividade, sendo este de 4906,1 Kg ha-1, diferindo-se

estatisticamente, correlacionado também com o maior valor de peso de mil sementes (PMS), número de legumes e nós na haste principal (Tabela 1). Estes resultadosvão de encontro ao

trabalho de Junior (2014), que observou maior adaptação e produtividade desta cultivar para o clima preponderante no Rio Grande do Sul.

(7)

10

Cultivares Produtividade PMS -- Kg ha-1-- - - g --

T1 – DM 61159 4032.4 ab 177.05 abcd T2 – M 5730 4611.2 ab 174.08 bcd T3 – BMX RAIO I PRO 4751.7 ab 179.05 abcd T4 – NS 6535 4053.9 ab 174.32 bcd T5 – M 5838 I PRO 4632.7 ab 163.13 de T6 – DM 63 I 64 3622.8 b 165.91 de T7 – 5855 (BMX Elite) 4455.3 ab 167.59 cde T8 – 58 I 60 (Lança) 4606.6 ab 158.38 de T9 – DM 54 I 52 4419.1 ab 157.79 de T10 – DM 5958 I PRO 4626.1 ab 160.77 de T11 – NS 6209 4198.3 ab 148.30 e T12 – 53 I 54 4559.1 ab 194.47 ab T13 – TMG 7062 4906.1 a 201.07 a T14 – NS 5959 4629.1 ab 192.31 abc T15 – BMX Icone I PRO 3796.4 ab 196.57 ab

Tabela 1. Valores de produtividade em Kg ha-1 e PMS em gramas. Médias seguidas por letras distintas diferem entre si pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade.

A média geral de produtividade das 15 cultivares estudadas foi de 4393 kg ha-1, o que

corresponde a 73,2 sc ha-1. Levando-se em conta este valor, as cultivares M 5730, BMX

RAIO, M 5838, 5855 (Elite), 58 I 60, DM 54 I 52, DM 5958, 53 I 54, TMG 7062 e NS 5959 mostraram-se as mais produtivas, possuindo valores de produtividade acima dos 73,2 sc ha-1.

Vale ressaltar que esta produtividade ainda esta aquém do potencial genético da cultura, e que diversos mecanismos de manejo podem contribuir para os altos rendimentos.

A cultivar TMG 7062 obteve produtividade de 81,7 sc ha-1, sendo 26% maior que a

DM 63 I 64 que produziu 60,3 sc ha-1, registrando-se como a menor produtividade obtida

(8)

11

legumes da cultivar DM 63 I 64 quando comparada a TMG 7062, tenha sido os principais fatores causadores dessa diferença de produtividade obtida entre estes materiais (Tabela 2).

Trabalhos realizados por Oliveira (2018) mostram uma maior produção de legumes por planta e um maior número de nós por planta na cultivar TMG 7062, demostrando a importância destes parâmetros para a obtenção do alto potencial produtivo. Bastidas et al., (2008) salientam que quando se tem um maior número de nós, o potencial produtivo é maior

em função de estas estruturas servirem como locais para o desenvolvimento reprodutivo, favorecendo a formação de vagens. No presente estudo, a cultivar TMG 7062, possui os maiores valores de número de nós e um dos maiores valores do número de legumes.

Cultivares N° DE NÓS N° DE LEGUMES T1 – DM 61 I 59 18.3 ab 45.7 b T2 – M 5730 15.7 bc 77.0 ab T3 – BMX RAIO I PRO 18.0 abc 82.3 a T4 – NS 6535 15.3 bc 50.7 ab T5 – M 5838 I PRO 17.7 abc 66.3 ab T6 – DM 63 I 64 13.0 c 43.3 b T7 – 5855 (BMX Elite) 13.7 bc 66.0 ab T8 – 58 I 60 (Lança) 16.3 abc 59.0 ab T9 – DM 54 I 52 15.0 bc 70.0 ab T10 – DM 5958 I PRO 16.7 abc 59.0 ab T11 – NS 6209 14.0 bc 43.3 b T12 – 53 I 54 17.7 abc 55.7 ab T13 – TMG 7062 21.0 a 82.0 a T14 – NS 5959 16.0 abc 49.0 ab T15 – BMX Icone I PRO 17.3 abc 49.0 ab

Tabela 2. Valores de número de nós na haste principal e número de legumes totais. Médias seguidas por letras distintas diferem entre si pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade.

(9)

12

Em estudo realizado por Peixoto (2007), analisando parâmetros como comprimento de parte aérea, massa seca da parte aérea e total, o autor demostrou que a cultivar TMG 7062 juntamente com a FPS Solar, apresentou os melhores desempenhos, indicando bom desenvolvimento inicial de plântula e maior estabelecimento da cultura uma vez que sua maior velocidade de emergência fará com que a planta atinja um IAF (índice de área foliar) fotossínteticamente ativo em um menor período de tempo.

Além da produtividade de 10,5% a mais em comparação com a média de todos os genótipos obtida pela cultivar TMG 7062, este material se caracteriza por possuir um maior ciclo produtivo sofrendo menores danos a estresses hídricos, uma boa altura de inserção do primeiro legume facilitando à colheita mecanizada, tecnologia INOXTM conferindo resistência

a ferrugem asiática da soja e tecnologia INTACACTATM contra lagartas que venham a atacar

a cultura. Estas características conferem algumas vantagens quando se fala em manejo de plantas e condução da lavoura.

Os estudos de novos genótipos de soja é uma prática relevante a ser realizada ao longo dos anos e que vêm a contribuir muito com a geração de dados importantes do ponto de vista agronômico. Como demonstrou o presente trabalho, muitas são as variações das produtividades das cultivares em relação ao seu ambiente de cultivo, necessitando adapta-las ao melhor clima de determinada região para o seu bom desenvolvimento e alcance do potencial produtivo.

Conclusão

A cultivar TMG 7062 obteve a melhor produtividade em relação às demais cultivares, o maior número de legumes e maior valor de PMS, tornando-se uma alternativa para a região em estudo.

A utilização da cultivar DM 63 I 64 não se mostrou adaptada, necessitando de maiores estudos para o conhecimento de sua produtividade frente a variações do ambiente.

(10)

13

Referências

ASFAW, A.; ALEMAYEHU,F.; GURUM,F.; ATNAF. M.AMMI and SREG GGE biplot analysis for matching varieties onto soybean production environments in Ethiopia. Scientific Research and Essay, V.4, P.1322-1330, 2009.

BASTIDAS, A.M.; SETIYONO, T.D.; DOBERMANN,A.; CASSMAN,K.G.; ELMORE,R.W; GRAEF,G.L.;SPECHT,J.E. Soybean sowing date: vegetative, reproductive, and agronomic impacts. Crop Science, v.48, p. 727-740,2008.

CAMÂRA, G. M. S.; HEIFFIG, L. S. Desempenho vegetativo e produtivo de cultivares e linhagens de soja de ciclo precoce no município de Piracicaba – SP. Scentia Agrícola, Piracicaba, v.55, n.3, Jul./Set.,p.395-408, 1998.

CARVALHO, E. R.; Desempenho de cultivares de soja [Glycine max (L.) Merrill] em cultivo de verão no sul de Minas Gerais. Ciênc. agrotec. [online]. 2010, vol.34, n.4, pp.892-899.

DEPARTAMENTO DE ECONOMIA RURAL- DERAL. SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA E DO ABASTECIMENTO DO PARANÁ- SEAB. Estimativa do custo de produção. Disponível em: <

http://www.agricultura.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=228>. Acesso: 03 de Agosto de 2018.

FERRARI, S. Development and yield of soybean plant spacing and growth regulator application of upswing. Acta Scientiarum Agronomy, V.30, p. 365-371, 2008.

GONÇALVES, E. C. P.; DI MAURO, A. O.; CARGNELUTTI FILHO, A. Adaptabilidade e

estabilidade de genótipos de soja conduzidos em duas épocas de semeadura, na região de Jaboticabal- SP. Cientifica, v.35, n.1, p.61-70, 2007.

INMET- Instituto Nacional de Metereologia. Disponível em < http://www.inmet.gov.br/portal/>. Acesso em: 25 de Janeiro de 2018.

JUNIOR, F. J . V. DESEMPENHO DE CULTIVARES DE SOJA GMR 6 CURTO NA SAFRA 2014/15, NA EMBRAPA CLIMA TEMPERADO. Embrapa clima temperado, 2014. p.53. KOMORI, E.; HAMAWAKI, O. T.; SOUZA, M. P.; SHIGIHARA, D.; BATISTA, A. M. Influência da época de semeadura e população de plantas sobre características agronômicas na cultura da soja. Revista Bioscience Journal, Uberlândia, MG, v. 20, n. 3, p. 13-19, 2004.

MARIOTTI, J.A.; OYARZABAL, E.S.; OSA, J.M.; BULACIO, A.N.R., ALMADA, G.H. Análisis de estabilidade y adaptabilidad de genótipos de caña-de-azúcar. I: interaciones dentro de uma localidade experimental. Revista agronômica do Noroeste Argentino, v.13, p.105-127, 1976.

OLIVEIRA, G.A.; Componentes de produção, produtividade, adaptabilidade e estabilidade fenotípica de materiais de soja no Paraná. Dissertação (mestrado), Universidade Estadual do Oeste do Paraná Campus de Marechal Cândido Rondon. 68p. 2018.

PEIXOTO, P.H.O.; PIMENTA, D.L.; CAMBRAIA, J. Alterações morfológicas e acúmulo de compostos fenólicos em plantas de sorgo sob estresse de alumínio. Bragantia, 2007. 66:17-25.

(11)

14

RITCHIE, S.W. et al. How a soybean plant develops. Ames: Iowa State University of

Science and Thechnology, Cooperative Extension Service, 1994, 20p. (Special Report, 53).

ROCHA, R. S.; Avaliação de variedades e linhagens de soja em condições de baixas latitudes. Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Piauí – UFPI, 2009. 59 f.: il. col.

URBEN FILHO, G.; SOUZA, P. I. M. Manejo da cultura da soja sob cerrado: época, densidade e profundidade de semeadura. In: ARANTES, N. E.; SOUZA, P. I. M. (Ed.). Cultura da soja nos cerrados. Belo Horizonte: POTAFOS, 1993. 535 p.

YAN, W. GGE biplot- a Windows application for graphical analysis of multienvironment trial data and other types of two-way data. Agronomy Journal, v.93, p.1111-1118, 2001.

Imagem

Figura  1-  Gráfico  com  valores  de  precipitação  (mm)  e  temperatura  do  ar  (°C)  durante  o  período  de  condução do experimento
Tabela 1. Valores de produtividade em Kg ha -1  e PMS em gramas. Médias seguidas por letras distintas  diferem entre si pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade
Tabela 2. Valores de número de nós na haste principal e número de legumes totais. Médias seguidas  por letras distintas diferem entre si pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade

Referências

Documentos relacionados

Dispõe tal MP que o poder concedente, por meio de órgão ou entidade da Administração Pública federal, será responsável pela realização do serviço público de energia elétrica

De acordo com o Decreto-Lei n.º 209/94, de 6 de agosto , os medicamentos sujeitos a receita médica devem preencher uma das seguintes condições: a) possam constituir um risco para

A receita deve conter alguns requisitos, nomeadamente a respetiva numeração, a identificação do médico prescritor, o local da prescrição, os dados do utente (nome, número

Considerando as associações entre a vitimização sofrida por jovens de minorias étnicas e LGB e o pior ajustamento demonstrado, quer a nível interno quer a nível

As principais características técnicas são a ArchestrA Graphics, vista na solução da Sysmaker, que passam pela aquisição de dados, histórico, gráficos, relatórios,

For additional support to design options the structural analysis of the Vila Fria bridge was carried out using a 3D structural numerical model using the finite element method by

The strict partition problem is relaxed into a bi-objective set covering problem with k-cliques which allows over-covered and uncovered nodes.. The information extracted