• Nenhum resultado encontrado

Efeito da adubação orgânica sob o perfilhamento de mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar / Effect of organic fertilization under the perdaughtering of pre-sprouted sugarcane seedlings

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Efeito da adubação orgânica sob o perfilhamento de mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar / Effect of organic fertilization under the perdaughtering of pre-sprouted sugarcane seedlings"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Efeito da adubação orgânica sob o perfilhamento de mudas pré-brotadas de

cana-de-açúcar

Effect of organic fertilization under the perdaughtering of pre-sprouted

sugarcane seedlings

DOI:10.34117/bjdv6n4-164

Recebimento dos originais: 10/03/2020 Aceitação para publicação: 13/04/2020

Haroldo Wilson da Silva

Mestrando em Ciencia e Tecnologia Animal pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho Endereço: R. Terezina, 174 – Vila Paulo Roberto, Presidente Prudente - SP, 19.046-230

E-mail: haroldowsilva@gmail.com

Samara Cristina Andriguetti

Medica Veterinária pela Universidade Camilo Castelo Branco Endereço: R. Hortência, 609, Parque Morada do Sol, Descalvado – SP

E-mail: samara.agrovet@gmail.com

Valter Alves Pradela

Mestre em Agronomia, pela UNOESTE – Universidade do Oeste Paulista Instituição: Fatec – Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente Endereço: Rua Teresina 75, Vila Paulo Roberto, Presidente Prudente – SP

E-mail: valter.pradela@fatec.sp.gov.br

Augusto Aparecido Alves Donha

Graduando em Tecnologia em Agronegócio, pela Fatec – Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente

Endereço: Rua Lee Chiu, 150, Mário Amato, Presidente Prudente – SP E-mail: augustoalvess91@gmail.com

Guilherme Campos Henrique

Graduando em Tecnologia em Agronegócio, pela Fatec – Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente

Endereço: Rua Fortunato Milhorança, 220, Vila São Vicente, Presidente Bernardes – SP E-mail: gui_henrique48@hotmail.com

Anderson de Oliveira Dutra

Graduando em Tecnologia em Agronegócio, pela Fatec – Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente

Endereço: Rua Porto Alegre, 125, Jardim Brasília, Presidente Bernardes – SP E-mail: andersondeoliveiradutra@gmail.com

RESUMO

Objetivou-se avaliar o efeito de diferentes adubações orgânicas confeccionadas por meio de compostagens de borra de café e esterco de galinha consorciada com biomassa verde de cana-de-açúcar, milho e sorgo sob o perfilhamento de mudas de pré-brotadas de cana-de-açúcar. A pesquisa foi dividida em dois experimentos. No primeiro experimento, adotou-se um delineamento experimental inteiramente casualizado organizado com a distribuição dos toletes de maneira aleatória

(2)

nos saquinhos de mudas com quatro repetições por tratamento. No segundo experimento, adotou-se delineamento experimental em blocos ao acaso com quatro repetições por tratamento, com parcelas experimentais constituídas por quatro fileiras de quatro metros, espaçadas de 1,30 m. A variável delimitada foi o perfilhamento da cana-de-açúcar em função da adubação orgânica utilizada para cada tratamento. A brotação dos toletes iniciou aos 7 dias com ocorrência até 10 após o plantio. A população máxima de perfilho foi alcançada aos 120 dias após o plantio em todos os tratamentos. Os números de perfilhos aos 60, 90 e 120 dias no tratamento quatro apresentaram quantidade média de maneira mais homogenia. Entretanto, o tratamento três aos 90 e 120 de apresentaram quantidade superior em perfilhos, indicando a evolução dessa planta. Conclui-se que o tratamento três com adubação por meio de compostagem confeccionada com borra de café, biomassa verde de milho e esterco apresentou melhor resultado significativo.

Palavras-chave: Alimentação volumosa. Forrageira. Produção vegetal.

ABSTRACT

The objective of this study was to evaluate the effect of different organic fertilizations made by means of coffee borra and chicken manure composting’s with green biomass of sugarcane, corn and sorgo under the per daughtering of pre-sprouted seedlings of sugarcane. The research was divided into two experiments. In the first experiment, a completely randomized experimental design was adopted organized with the distribution of the tolets randomly in the seedling bags with four replications per treatment. In the second experiment, experimental design was adopted in randomized blocks with four replications per treatment, with experimental plots consisting of four rows of four meters, spaced of 1.30 m. The delimited variable was the tillering of sugarcane as a function of organic fertilization used for each treatment. The sprouting of the toilets began at 7 days with occurrence up to 10 after planting. The maximum per child population was reached at 120 days after planting in all treatments. The number of tillers at 60, 90 and 120 days in treatment four presented an average amount more homogeneously. However, treatment three at 90 and 120 presented a higher amount in tillers, indicating the evolution of this plant. It was concluded that treatment three with fertilization by composting made with coffee grounds, green corn biomass and manure showed better significant results.

Keywords: Bulky feeding. Forage. Vegetable production.

1 INTRODUÇÃO

A cana-de-açúcar (Saccharum spp) foi introduzida no Brasil no período colonial e se transformou em uma das principais culturas da economia brasileira. O gênero Saccharum tem origem na Ásia e no Norte da África, possuindo seis espécies em que as principais são Saccharum officinarum

L. e Saccharum spontaneum L., das quais derivam a maioria das variedades de cana-de-açúcar

cultivadas e produzidas no mundo (LIRA, 2018).

A cana-de-açúcar é um dos pilares da economia brasileira, e a partir dela vários produtos podem ser gerados, em que o álcool e o açúcar os mais importantes, sendo inclusive a responsável por mais da metade do açúcar comercializado no mundo (FIGUEIREDO, 2010).

O estado de São Paulo destaca-se como o maior produtor de cana, açúcar e álcool do país. Na safra 2017/2018, foi responsável por 52% da produção brasileira, com cerca de 6 milhões de hectares cultivados, produzindo total de 304 milhões de toneladas (CONAB, 2018).

(3)

A utilização de matéria orgânica no solo promove mudanças nas suas características físicas, químicas e biológicas, pois melhora a estrutura do solo, aumenta a capacidade de retenção de água e a aeração, permitindo maior penetração e distribuição das raízes (MALAVOLTA et al., 1997).

De acordo com Malavolta et al. (2002) quimicamente, a adubação orgânica é importante fonte de nutrientes, especialmente N, P, K e micronutrientes, sendo a única forma de armazenamento de N que não volatiliza e, ainda, responsável por 80% do fósforo total encontrado no solo. Pois, quimicamente, a matéria orgânica é a principal fonte de macro e micronutrientes, que são importantes no desenvolvimento e produção das plantas (FREITAS et al., 2012).

A adubação é um elemento importante na formação e na qualidade destas mudas, bem como na produtividade da cultura. A adubação é responsável por 17 a 25% de todos os custos do plantio de cana (ROSSETTO et al., 2010). Os estudiosos Santiago e Rossetto (2005) afirmam que, a adubação orgânica ainda tem outros aspectos favoráveis, uma vez que ela utiliza resíduos e o descarte dos mesmos causaria impactos ambientais.

Assim, objetivou-se avaliar o efeito de diferentes adubações orgânicas confeccionadas por meio de compostagens de borra de café e esterco de galinha consorciada com biomassa verde de cana-de-açúcar, milho e sorgo sob o perfilhamento de mudas de pré-brotadas de cana-de-açúcar.

2 MATERIAL E MÉTODOS

O experimento com a cana-de-açúcar cultivar RB 867515 foi conduzido no setor experimental na Faculdade de Tecnologia de São Paulo nas dependências da FATEC de Presidente Prudente no período de julho a dezembro de 2019. O município Presidente Prudente foi oficialmente fundado em 1917, e localizado no extremo oeste do estado de São Paulo, na fronteira com os estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul. As coordenadas geográficas do município são: Latitude 22° 07' 04" Longitude 51º 22' 57" Altitude (Praça Monsenhor Sarrion) - 472 metros acima do nível do mar e temperatura entre 15 ºC a 32 o C, com média de 21,6 0C e uma pluviosidade média anual de 1207 mm.

A pesquisa foi dividida em dois momentos: No primeiro momento dessa pesquisa foi realizado a produção das Mudas Pré-brotadas de cana-de-açúcar com toletes de 3 cm. As Mudas Pré-brotadas de cana-de-açúcar durante cinquenta dias, foram mantidas sob condições de irrigação em estufa e, posteriormente foi realizado o plantio. No segundo momento foi realizado o transplantio das mudas em covas (± 0,20 m de profundidade) no dia 27 de agosto de 2019. A área foi delimita em 4m comprimento 3m de largura perfazendo uma área total de 12 m2. Foi definido espaçamento de 1,30 m entre linhas e 1,0 m entre plantas, referente à população de 75 plantas ha-1.

(4)

Após o transplantio das mudas em definitivo na área demarcada foi realizado a primeira adubação de cobertura de acordo com os tratamentos. Posteriormente, com intervalo de trinta dias entre uma adubação e outra, perfazendo um total de quatro adubações durante o período da pesquisa. Subsequente a adubação foi realizada a contagem de perfilho a partir de trinta dias, após o transplantio e com intervalo de trinta dias num total de três contagens.

Quanto à metodologia empregada, evidencia-se que se trata de uma pesquisa denominada experimental, utilizando-se de uma abordagem quantitativa.

O delineamento experimental utilizado nos dois experimentos foram: No primeiro momento, adotou-se um delineamento experimental inteiramente casualizado organizado com a distribuição dos toletes de maneira aleatória nos saquinhos de mudas. No segundo momento, adotou-se delineamento experimental em blocos ao acaso com quatro tratamentos e quatro repetições por tratamento, com parcelas experimentais constituídas por quatro fileiras de quatro metros, espaçadas de 1,30 m.

Adotou-se quatro tratamentos: T1 – Testemunha; T2 – Compostagem de borra de café com biomassa de cana + esterco de aves; T3 – Compostagem de borra de café com biomassa milho + esterco de aves 4T4 – Compostagem de borra de café com biomassa milho + esterco de aves.

A variável delimitada nessa pesquisa foi: perfilhamento da cana-de-açúcar em função da adubação orgânica utilizada para cada tratamento, submetidas à análise estatística no software SASM-Agri.

3 RESULTADO E DISCUSÃO

A brotação dos Minirrebolos iniciou aos 7 dias com ocorrência até 10 após o plantio. De acordo com Thomas et al. (2016, p. 59) a brotação dos toletes inicia 7 a 10 dias após o plantio, com o desenvolvimento de raízes a partir das pontuações radiculares existentes na zona radicular do nó, formando as raízes do tolete ou de fixação. Verificou-se que o tamanho dos rebolos não afetou a germinação, o crescimento e o desenvolvimento da cana-de-açúcar (Figura 1 e 2).

(5)

Imagem 1. Minirrebolos de Cana-de-Açúcar para produção de Mudas-Pré-Brotadas

Fonte: Foto produzida pelos autores (2019)

Figura2. Produção de Mudas Pré-brotada (MPB) de cana-de-açúcar

Fonte: Foto produzida pelos autores (2019)

Os custos para fins de produção de mudas pré-brotadas (MPB) de cana-de-açúcar nesta pesquisa num período de dois meses estão contabilizados na Tabela 1.

Tabela 1. Custo total de produção de mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar Item Descrição Qtd. Valor unitário Valor total

1 2 3

Terra orgânica (10kg)

Saquinhos de mudas (Vol.1kg) Esterco de aves (kg) 1 20 9 R$ 9,90 R$ 0,30 R$ 6,00 R$ 16,00 R$ 6,00 R$ 54,00 Custo total de mudas

Custo unitário de mudas

R$ 76,00 R$ 4,75 Fonte: Dados coletados pelos autores (2019)

(6)

O custo decorrente de mão-de-obra para funcionamento de um projeto envolve o pagamento de um operador. Nesta estimativa não foi considerada remuneração de um trabalhador exclusivamente nessa atividade, bem como o custo com a irrigação faz parte do custo das instalações experimentais da Fatec Presidente Prudente e a biomassa verde utilizada na compostagem.

A população máxima de perfilho foi alcançada aos 120 dias após o plantio em todos os tratamentos (Figura 3). Diola e Santos (2010) descrevem que o perfilhamento se inicia em torno de 40 dias após o plantio e pode durar até 120 dias, enquanto a população máxima é alcançada entre 90 e 120 dias.

Figura 3. Perfilhamento da cana-de-açúcar aos 120 dias

Fonte: Foto produzida pelos autores (2019)

Notou-se que os números de perfilhos aos 60, 90 e 120 dias no tratamento quatro apresentaram quantidade média de maneira mais homogenia. Já o tratamento três aos 90 e 120 de apresentaram quantidade superior em perfilhos, indicando a evolução dessa planta (Figura 4).

Figura 4. Números de perfilhos em mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar em função dos dias

0 2 4 6 8 10 12 14 16 18 60 dias 90 dias 120 dias 60 dias 90 dias 120 dias 60 dias 90 dias 120 dias 60 dias 90 dias 120 dias Quantidade Quantidade Quantidade Quantidade

T3 T2

(7)

Ressalta-se que a adubação orgânica (compostagem de borra de café com biomassa de milho + esterco de galinha) foi mais efetiva em promover maior média em número de perfilho (Tabela 2). Entretanto, Matsuoka et al. (2002) verificaram similaridade na produtividade da cana-de-açúcar adubadas em áreas submetidas às adubações orgânicas, e à adubação mineral.

Tabela 2. Análise de variância para perfilhamento de mudas de Pré-brotadas (MPB) de cana-de-açúcar em função de diferentes adubações orgânicas.

Tratamentos Compostagens/adubos Média

T3- Borra de café + biomassa de milho + esterco aves

T2- Borra de café + biomassa de cana + esterco aves

T4- Borra de café + biomassa de sorgo + esterco aves T1- Testemunha 11,83 a 9,25 b 8,5 bc 6,41c C.V. 25,43% Fonte: Dados coletados pelos autores (2019)

Médias seguidas de letras diferentes na coluna diferem pelo teste de Tukey, o nível de 1% de probabilidade.

Por sua vez, Ramos et al. (2011) utilizando torta de filtro e cama de frango como adubos orgânicos em substituição a adubação mineral, concluíram que esta substituição não afeta a produtividade da cana de açúcar. De acordo com Schulz et al. (2014) O composto orgânico também apresentou efeitos positivos para altura de plantas de Aveia (Avena sativa L.), onde, de forma semelhante, foi observada uma relação direta da concentração do composto com a variável altura.

4 CONCLUSÕES

As plantas de cana-de-açúcar responderam favoravelmente às adubações testada nessa pesquisa. Porém, os resultados indicam efeito positivo do uso da adubação por meio de compostagem confeccionada com borra de café, biomassa verde de milho e esterco sob o tratamento três com diferença significativa na média em relação aos demais tratamentos.

REFERÊNCIAS

COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO (CONAB). Acompanhamento de safra brasileira de cana-de-açúcar, v.4 – Safra 2017/18, n.4 - Quarto levantamento, Brasília p.1-73, 2018.

(8)

DIOLA, V.; SANTOS, F. Fisiologia. In: SANTOS, F.; BORÉM, A.; CALDAS, C.

Cana-de-açúcar: bioenergia, açúcar e álcool: tecnologias e perspectivas. Viçosa: Editora UFV. p. 25-49, 2010.

FIGUEIREDO, P. Breve história da cana-de-açúcar e do papel do instituto agronômico no seu estabelecimento no Brasil. In: DINARDO-MIRANDA L., VASCONCELOS A. C. M., LANDELL M. G. A (ed.) Cana-de-açúcar, Instituto Agronômico. p.31-44, 2010.

FREITAS, G. A. et al. Adubação orgânica no sulco de plantio e sua influência no desenvolvimento do sorgo. Journal of Biotechnology and Biodiversity,Vol. 3, N. 1: pp. 61-67, February, 2012.

LIRA, M. V. S. Adubação de plantio e foliar com micronutrientes na produção da cana-de-açúcar. 87f. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência e tecnologia animal). Universidade Estadual Paulista, 2018.

MALAVOLTA, E.; PIMENTEL-GOMES, F.; ALCARDE, J. C. Adubos e adubações. São Paulo: Nobel, 2002, 200p.

MALAVOLTA, E.; VITTI, G. C.; OLIVEIRA, S. A. Avaliação do estado nutricional das plantas: Princípios e aplicações. 2 Ed., Piracicaba: Potafos, 1997, 201p.

MATSUOKA, S. et al. Comportamento de variedades de cana-deaçúcar em um sistema orgânico de produção. In: Congresso Nacional da STAB, 8,2002, Recife. Anais... Recife: 2002, p.301-308.

ROSSETTO, R, Dias, FLF, Vitti AC, Prado Junior JPQ Fósforo. In: Dinardo Miranda LL, Vasconcelos ACM, Landell MGA (ed) Cana- de-açúcar, Instituto Agronômico. 2010, p.271-287.

SCHULZ, H.; DUNST, G.; GLASER, B. No Effect Level of Co-Composted Biochar on Plant Growth and Soil Properties in a Greenhouse Experiment. Agronomy, v. 4, p. 34– 51, 2014.

THOMAS, A. L.; COSTA, J. A.; LANGE, C. E. Desenvolvimento da Planta de Cana-de-açúcar. In: André Luis Thomas (Org.) Desenvolvimento das Plantas da Batata, Mandioca, Fumo e Cana-de-açúcar. 1 ed., Porto Alegre, RS: UFRS v.1, p. 55-75, 2016.

Imagem

Tabela 1. Custo total de produção de mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar
Figura 4. Números de perfilhos em mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar em função dos dias
Tabela 2. Análise de variância para perfilhamento de mudas de Pré-brotadas (MPB) de cana-de-açúcar em função de  diferentes adubações orgânicas

Referências

Documentos relacionados

Depois da abordagem teórica e empírica à problemática da utilização das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação em contexto de sala de aula, pelos professores do

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

Este artigo parte de um contexto de mudança de paradigma no que diz respeito ao arquivo, assim como da emergência de novas formas de experimentar a memória através da arte do

Através deste diploma, a UE exige a adopção das normas internacionais de contabilidade [IAS/IFRS] emitidas pelo International Accounting Standards Board [IASB]

En este sentido, el concepto de interés general, ahora abierto a la participación por exigencias de un Estado que se presenta como social y democrático de Derecho, presenta

This was considered a unique case in Portugal, since power transformers are only available for this type of assessment, when a catastrophic failure occurs, preventing an analysis

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to