• Nenhum resultado encontrado

MATERIAL E MÉTODOS Caracterização da área de estudo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "MATERIAL E MÉTODOS Caracterização da área de estudo"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

ANÁLISE TEMPORAL DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO E QUALIDADE DA ÁGUA NA MICROBACIA RIBEIRÃO IRMA, MASSARANDUBA, SC

Fabrice SILVEIRA Epagri/Ciram. Bolsista CNPq, Geógrafa, Rod. Admar Gonzaga, 1347, CEP 88034-901, Florianópolis SC fabricesilveira@gmail.com

Denilson DORTZBACH Epagri/Ciram, Pesquisador, Florianópolis SC denilson@epagri.sc.gov.br

Iria Sartor ARAUJO Epagri/Ciram, Pesquisadora, Florianópolis SC iriaaraujo@epagri.sc.gov.br

Juliana Mio de SOUZA Epagri/Ciram, Pesquisadora, Florianópolis SC, julianamio@yahoo.com.br

Ivan Luiz Zilli BACIC Epagri/Ciram, Pesquisador, Florianópolis SC bacic@epagri.sc.gov.br

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar as transformações ocorridas no uso do solo entre os anos 1978 e 2008 e suas implicações na mata ciliar e qualidade da água, na microbacia do Ribeirão Irma, município de Massaranduba, SC. Foram utilizados fotos aéreas de 1978 e imagem satélite de 2008. As classes de uso definidas foram reflorestamento, arroz irrigado, banana, campo, campo sujo, complexo doméstico de subsistência, floresta primária, floresta secundária nos estágio inicial, médio e avançado de regeneração. As áreas de mata ciliar foram definidas baseadas na legislação federal. Para a análise da qualidade da água os parâmetros analisados foram coliformes fecais, turbidez, fósforo total e nitrato. Os resultados mostraram que houve poucas mudanças no uso e ocupação do solo na comparação entre o ano de 1978 e 2008, com predomínio de áreas com floresta secundária e aumento da área ocupada pelo arroz irrigado. As áreas de mata ciliar para adequação a legislação ambiental representaram um total de 323 ha. Os resultados de qualidade da água mostraram presença de coliformes fecais em todos os pontos amostrados, inclusive nas nascentes. As concentrações médias de fósforo e nitrato na água apresentaram valores inferiores ao limite previsto na resolução CONAMA 357/2005.

Palavras-chave: sensoriamento remoto, mata ciliar, produção de arroz, recursos hídricos.

(2)

Temporal analysis of land use and occupation and water quality in the Ribeirão Irma watershed, Massaranduba, SC.

This study aimed to analyze the changes occurring in land use between the years 1978 and 2008 and its implications for riparian vegetation and water quality in the Ribeirão Irma watershed, municipality of Massaranduba, SC. Aerial photos from 1978 and satellite images from 2008 were used. The use classes defined were reforestation, irrigated rice, banana, grassland, dirty fields, subsistence household complex, primary forest and secondary forest in the initial, intermediate and advanced stage of regeneration. The riparian areas were defined based on federal law. For the water quality analysis, the parameters analyzed were fecal coliforms, turbidity, total phosphorus and nitrate. The results showed that there was little change in the land use and occupation in the comparison between years 1978 and 2008, with a predominance of areas with secondary forest and increasing the area occupied by irrigated rice. Areas of riparian vegetation to fit environmental legislation represented a total of 323 ha. The water quality results showed presence of fecal coliforms in all sampling points, including the springs. The average phosphorus and nitrate concentrations in water were below the limit established by Resolution CONAMA 357/2005. Keywords: irrigated rice, water resources, remote sensing, riparian vegetation

INTRODUÇÃO

À medida que a população aumenta, cresce a demanda por produtos agropecuários e conseqüentemente, ocorre a expansão das áreas agrícolas, a intensidade de uso das terras e dos recursos naturais. A conversão de áreas de floresta em explorações agrícolas resulta em mudanças ambientais, especialmente na quantidade e qualidade da água, assoreamento dos rios e erosão.

Em Santa Catarina, o uso e ocupação das terras ocorreram sem planejamento prévio, tendo como objetivos o mínimo custo e o máximo benefício para seus usuários, sem maiores preocupações com a preservação ambiental. Assim, as diversas pressões de uso e demanda dos recursos naturais, acabaram contribuindo para a rápida degradação nas microbacias. Dessa forma, é necessário compatibilizar o uso e ocupação das terras com os condicionantes locais e a legislação ambiental.

(3)

O sensoriamento remoto permite efetuar análises que visam o acompanhamento e o monitoramento dos processos de mudanças espaço-temporais, através de comparações e cálculos do percentual de variação (ANDRADE e OLIVEIRA, 2004, p.395).

Os usos e as formas de ocupação da terra são os principais fatores que contribuem para a alteração físico-química nos recursos hídricos, através da disponibilização de resíduos orgânicos e compostos químicos de atividades antrópicas (BRIGANTE, et al., 2002, p.22). As relações entre uso do solo e as águas estão claramente demonstradas, sendo que a conversão de áreas florestadas, principalmente para o uso agrícola, tem sido associada à diminuição da sua qualidade (OMETO et al., 2000, p.332).

Tem sido demonstrado em microbacias, que a presença de mata ciliar nas zonas ripárias, constitui condição básica, para garantir a manutenção da integridade dos processos hidrológicos e ecológicos. As matas ciliares constituem parte importante nas microbacias, tanto para a manutenção da qualidade da água, como na diminuição de nutrientes nos curso d'água, devido à absorção do escoamento subsuperficial pelo ecossistema ripário (ZAKIA, 1998, p.1).

Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo realizar análise temporal do uso e ocupação dos solos pela atividade antrópica, nos anos de 1978 e 2008, identificar as áreas para adequação à legislação ambiental quanto as matas ciliares e analisar a qualidade da água na microbacia Ribeirão Irma, localizada no município de Massaranduba, SC.

MATERIAL E MÉTODOS

Caracterização da área de estudo

O estudo foi desenvolvido na microbacia Ribeirão Irma, coordenadas 26º35’00”S e 49º5’0”W, com área de 966,45 ha, localizada no município de Massaranduba, região norte do estado de Santa Catarina.

(4)

A classificação climática para a região, segundo Köeppen é Cfa, clima subtropical úmido com verão quente. Este tipo climático predomina no litoral de Santa Catarina, apresentando temperatura média do mês mais frio inferior a 18°C e temperatura média do mês mais quente superior a 22°C, sem caracterização de estação seca, com a precipitação do mês mais seco superior a 60 mm (SANTA CATARINA, 1986, p.23). A área mapeada pertence à região da Floresta Ombrófila Densa, Formação Floresta Submontana, caracterizada pelo grande número de espécies que se desenvolvem em quatro estratos distintos. O extrato arbóreo superior, bastante denso, é composto por árvores de 20 a 30 metros de altura, com capas largas e folhagem verde escura perenefoliada. O extrato médio é constituído, geralmente, por um número relativamente pequeno de árvores medianas, onde se destaca o palmiteiro (Euterpe adulis). No estrato arbustivo ocorrem um pequeno número de espécies pertencentes às Rubiáceas, Palmáceas e Monimiáceas. Por último, o estrato herbáceo é composto principalmente por Helicomáceas, Marantáceas, Pteridófitas e Gramíneas. Como epífitos, existe um grande número de Bromeliáceas, Orquidáceas, Aráceas, Cactáceas, Piperáceas e Pteridófitas (SANTA CATARINA, 1986, p.25)

(5)

FIGURA 2

(6)

predominante destas serras é no sentido NE-SW, e altimetricamente apresentam-se gradativamente mais baixas em direção ao litoral, atingindo próximo à linha da costa altitudes inferiores a 100m, onde terminam através de pontas, penínsulas e ilhas. Uma característica geral do relevo da unidade é dada pela intensa dissecação, que se acha, em grande parte, controlada estruturalmente, resultando num modelado de dissecação diferencial. Os vales são profundos com encostas íngremes e sulcadas, separadas por cristas bem marcadas na paisagem.

Análise temporal do uso e ocupação

O método de análise temporal foi empregado para identificar, espacializar, caracterizar e quantificar as classes de uso e ocupação das terras na área de estudo em duas datas distintas. A partir desta análise foi possível construir o cenário passado e compreender as mudanças no cenário atual. O método emprega tecnologias de sensoriamento remoto e geoprocessamento com dados levantados no campo.

Para análise do uso atual, o método foi estruturado a partir da visão sinóptica da área utilizando uma imagem de satélite ortorretificada do ano 2008 de alta resolução, com confirmação das classes de uso e ocupação a campo.

Para análise do uso passado foram utilizadas ortofotos pancromáticas na escala aproximada de 1:25.000 do levantamento aerofotogramétrico de Santa Catarina - vôo Cruzeiro do Sul de 1978 disponível no acervo aerofotogramétrico da Epagri. Os dados interpretados nas imagens dos diferentes sensores foram modelados e trabalhados em um Sistema de Informação Geográfica – SIG, utilizando programa ArcGIS 9.2 da Esri. A sobreposição dos mapas no SIG permitiu identificar as mudanças no uso e ocupação das terras, sua direção e velocidade no período de trinta anos de atividade agrícola na microbacia.

Para a integração da imagem e da foto nas duas datas e dados cartográficos de diferentes fontes e formatos, foi preciso realizar a correção geométrica dessas imagens. As etapas deste procedimento compreenderam a coleta de dados (pontos de controle), a ortorretificação e avaliação deste processo. A qualidade da correção geométrica é altamente dependente da topografia do terreno e do número, exatidão e distribuição dos pontos de controle terrestres (TAO E HU, 2002, p.705).

(7)

a área de estudo. O roteiro do trabalho de campo e a localização dos pontos foram previamente planejados de forma a garantir a sua boa distribuição e que as feições de interesse estivessem representadas tanto na imagem como na foto.

Para facilitar a identificação exata dos pontos, foi realizada a monografia dos pontos, ampliando-se as imagens nos locais de interesse.

Pelos erros médios quadráticos (Root Mean Square - RMS) encontrados na imagem é válido dizer que elas podem ser utilizadas em estudos na escala de 1:10000, ou seja, para a escala necessária para execução deste trabalho.

Utilizando a resolução de 1:2000 foram identificadas, espacializadas e quantificadas as classes de uso, que foram definidas nas seguintes categorias de mapeamento: reflorestamento, arroz irrigado, banana, campo, campo sujo, complexo doméstico de subsistência além das categorias baseadas na Resolução CONAMA nº 10 (BRASIL, 1993): floresta primária, floresta secundária nos estágio inicial, médio e avançado de regeneração. Os produtos cartográficos gerados foram mapas temáticos de uso e ocupação das terras atual e do ano de 1978 da microbacia.

Análise da área de mata ciliar

A análise das áreas de mata ciliar foi estruturada com base no Código Florestal, Lei Federal n°. 4.771, de 15 de setembro de 1965 (BRASIL, 1965) e nas Resoluções CONAMA n°. 302, de 20 de março de 2002 (BRASIL, 2002a) e n°. 303, de 20 de março de 2002 (BRASIL, 2002b), com rede de drenagem baseada na carta topográfica, escala 1:50.000, IBGE 1980, folha Pomerode (SG-22-Z-B-IV-2)..

O mapa de áreas de mata ciliar foi elaborado utilizando-se dados obtidos da interpretação da imagem de satélite ortorretificada de alta resolução e vetorização, em tela, da hidrografia. No SIG, foi criado um buffer, de largura igual àquela definida pela legislação ambiental para cada classe de interesse, nas áreas de preservação permanente ao longo dos rios.

A partir do cruzamento dos mapas de uso e ocupação atual das terras e o mapa de áreas de mata ciliar, no SIG, foi possível identificar e caracterizar os conflitos ambientais decorrentes da não adequação à legislação ambiental da área estudada.

Foram identificadas as áreas para adequação à legislação ambiental do uso e ocupação das terras da microbacia Ribeirão Irma.

(8)

Para a avaliação da qualidade da água, foram escolhidos 3 pontos para coleta de água

correspondendo aos seguintes locais: (1) Nascente do Ribeirão Irma; (2) Ribeirão Irma Médio; (3) Ribeirão Irma Baixo (Figura 2). Na nascente as amostragens ocorreram no período entre julho e outubro de 2009 (diagnóstico preliminar). Nos outros pontos, as amostragens foram feitas durante 1 ano, entre julho de 2009 e junho de 2010. Neste trabalho são apresentados os resultados referentes às primeiras 23 campanhas de amostragem.

Os parâmetros analisados nas amostras coletadas foram os seguintes: turbidez, coliformes fecais (CF), fósforo total (PT) e nitrato (N-NO3). As análises físico-químicas e microbiológicas realizadas nas amostras obedeceram aos procedimentos previstos no Standart Methods (APHA, 1998).

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Análise temporal do uso e ocupação

Ao longo de 30 anos de uso e ocupação do solo representado pelos anos de 1978 e 2008, foram encontradas dez categorias temáticas, cujas classes de uso do solo em hectares e percentual da área da microbacia, encontram-se na Tabela 1.

Tabela 1. Classes de uso do solo da microbacia Ribeirão Irma em percentual e hectares nos anos de 1978 e 2008.

CLASSES DE USO DO SOLO 1978

(ha)

% 2008

(ha)

%

Arroz Irrigado 155,58 16,10 204,44 21,15

Banana - - 15,63 1,62

Campo 144,93 15,00 107,63 11,14

Campo Sujo 102,95 10,65 43,37 4,49

Complexo Doméstico de Subsistência 17,68 1,83 47,65 4,93

Floresta Primária 73,39 7,59 67,99 7,03

Floresta Secundária Estágio Inicial 131,62 13,62 68,79 7,12 Floresta Secundária Estágio Médio 195,36 20,21 153,32 15,86 Floresta Secundária Estágio Avançado 144,45 14,95 245,90 25,45

Reflorestamento 0,49 0,05 11,73 1,21

(9)

As Figuras 3 e 4 apresentam respectivamente os mapas de uso e ocupação de solo dos anos de 1978 e 2008 que confirmam a atuação antrópica sobre os ecossistemas florestais, provavelmente devido a retirada de produtos como madeira, frutos, a expansão da produção de alimentos e ocupação do solo, causando a diminuição na cobertura florestal, sendo observados ecossistemas vegetais em diferentes estágios sucessionais, caracterizados pela predominância da vegetação secundária.

FIGURA 3

(10)

Conforme os dados apresentados na Tabela 1, para o uso no ano de 2008, observa-se um total de 55,46% da área da microbacia ocupado com florestas, com predominância da secundária, destacando o estágio avançado de regeneração. Um dado considerável, visto que as florestas em estágio médio e avançado apresentam diversidade de espécies e uma estrutura que se aproxima das florestas no maior nível hierárquico na sucessão, o que se pode afirmar segundo a Tabela 1, que 48,3% da superfície da microbacia são revestidas por florestas em bom grau de conservação, sendo que nessas florestas são vedadas legalmente quaisquer iniciativas de supressão da vegetação, sendo impedidas de serem desmatadas por sua expressão ecológica.

Em 1978 também foram observados maiores valores para as áreas com floresta secundária, sendo que 13,62% da área estavam ocupadas pelo estágio inicial de regeneração, que se caracteriza por surgir logo após o abandono do solo, durando entre seis e dez anos, dependendo do grau de degradação do solo e do entorno e a altura média da vegetação não ultrapassa quatro metros, o que sugere que essa floresta tenha alcançado o estágio avançado em 2008 caso não tenha ocorrido nenhuma perturbação. O estágio médio de regeneração foi o que apresentou em 1978 os maiores percentuais entre os usos na área, correspondendo a 20,21%. Esse estágio pode ocorrer entre seis a quinze anos depois do abandono do solo, constituindo-se por árvores que podem atingir o comprimento de doze metros e a diversidade aumenta, mas ainda há predominância de espécies de árvores pioneiras.

Os maiores valores de florestas no estágio inicial e médio em 1978 refletiram em maiores valores no estágio avançado em 2008 (25,44%), esse estágio inicia-se geralmente depois de quinze anos e pode levar de 60 a 200 anos para alcançar novamente o estágio semelhante à floresta primária. A diversidade aumenta gradualmente à medida que o tempo passa e esse processo é acelerado caso existam remanescentes primários para fornecer sementes. A altura média das árvores é superior a doze metros (APREMAVI, 2010, p.27).

(11)

A floresta primária que representava 7,59% da microbacia em 1978 teve um decréscimo para o ano de 2008, correspondendo 7,03% da área. Essas áreas de floresta encontram-se nas áreas de maior declividade da microbacia, especialmente pela dificuldade de utilização agrícola e pela valorização da cultura do arroz irrigado que ocupa as áreas planas e que representa 21% da área da microbacia em 2008, com um aumento de 5% quando comparado com a área cultivada em 1978. O avanço não foi maior provavelmente devido as condições especificas de relevo para a produção dessa cultura, que necessita de áreas planas e com boa disponibilidade de água.

Observa-se que as áreas de pecuária sofreram grandes decréscimos no período avaliado, verificado pelo decréscimo das áreas de campo e campo sujo. O campo sujo se caracteriza por áreas que apresentam pequenas diferenças nas respostas dos histogramas, que associadas a uma análise do relevo e o apoio das imagens possibilitam o mapeamento dessa categoria, que pode estar relacionada ou ao baixo número de animais por área, como também pelo início do abandono da área, incidindo na área algumas espécies pioneiras herbáceas que se misturam com o campo naturalizado. Provavelmente parte dessas áreas foram substituídas por lavouras de arroz, como também pelo reflorestamento de eucalipto ou para a cultura de banana, porém estes são pouco representativos na microbacia.

Observou-se um aumento do complexo doméstico de subsistência, que se refere a área no entorno na propriedade que engloba tanto a residência como benfeitorias, assim como horta e pomar, que são classificados como áreas de subsistência e não são possíveis de ser incluídos nas demais classes. Esse aumento dessas áreas no tempo pode estar relacionado com a divisão das propriedades com os filhos criando novos complexos de subsistência.

Análise da área de mata ciliar

Na figura 5 é apresentado o mapa de adequação legal da mata ciliar onde estão representadas as áreas que segundo a legislação, necessitam de mata ciliar.

(12)

Considerando-se a escala da rede de drenagem de 1:50000, observa-se na Tabela 2 que a área total onde deveria estar sendo ocupada com mata ciliar é de 96,25 ha, representando um percentual de 9,96% da área da microbacia. Desse total 53 ha estão sendo ocupados por florestas tanto primárias como secundárias, destacando a floresta secundária em estágio avançado de regeneração que ocupa 21,86 ha, ou seja, 22,71% da área da microbacia Ribeirão Irma. O percentual de florestas, que corresponde a 55% da área do Ribeirão Irma está de acordo com a legislação, e ocupa especialmente as áreas de encosta, onde se encontram grande número de nascentes. Este fato pode indicar um grande volume de água disponível, que pode ser confirmado pelo grande número de áreas com plantio de arroz nas áreas planas da microbacia e garante, dessa forma, a manutenção da integridade dos processos hidrológicos e ecológicos.

A Apremavi (2010, p.17) em estudo realizado na Comunidade de Alto Dona Luiza, no município de Atalanta no ano de 1997, mostrou que 47% do entorno dos rios possuía mata ciliar. Já no estudo de todo município demonstrou que, em 1978, 65% das matas ciliares estavam preservadas, contra apenas 50% no ano de 2.000, ou seja, houve uma redução de 15% em 22 anos de ocupação do solo.

Tabela 2. Classes de uso do solo em áreas definidas como de mata ciliar conforme legislação ambiental, em hectares e percentual de área na microbacia Ribeirão Irma.

CLASSES DE USO DO SOLO Mata ciliar

(ha) %

(13)

Banana 3,58 3,72

Campo 5,17 5,37

Campo Sujo 5,07 5,27

Complexo Doméstico de Subsistência 7,62 7,91

Floresta Primária 6,64 6,90

Floresta Secundária Estágio Avançado 21,86 22,71

Floresta Secundária Estágio Médio 13,51 14,04

Floresta Secundária Estágio Inicial de Regeneração 11,00 11,42

Reflorestamento 1,93 2,01

Total 96,25 100

Dos 43,25 ha que estão em desacordo com a legislação, 20,65 ha estão sendo utilizados com a cultura de arroz irrigado, destacando o impacto dessa cultura nas áreas de mata ciliar. Aproximadamente 10% do total cultivado com a cultura estão localizados em áreas de mata ciliar. As áreas ocupadas com campo e campo sujo correspondem a 10% do total das áreas que necessitam de adequação ambiental. As áreas de reflorestamento com eucalipto ocupam 2% da microbacia, o que indica a utilização de florestas exóticas ocupando essas áreas.

Qualidade da água

Na análise da qualidade da água, para fins de comparação com a legislação vigente, levaremos em conta a Portaria número 24 (SANTA CATARINA, 1979), a qual enquadra em classes os cursos d’água do Estado de Santa Catarina. Esta portaria resolve que todos os rios que não sejam mencionados nominalmente na mesma como Classe 1 ou 3 serão considerados de Classe 2, entre eles enquadram-se o Ribeirão Irma.

Porém, os rios da microbacia estudada são utilizados para a irrigação do arroz, os quais, segunda a resolução CONAMA nº 357 (BRASIL, 2005), podem ser enquadrados como Classe 3 (irrigação de cereais).

Os valores médios, desvio padrão, máximo e mínimo dos parâmetros analisados podem ser observados na Tabela 3.

Tabela 3. Concentração dos parâmetros estudados – pontos de coleta. COLIFORMES FECAIS (NMP/100mL)

Pontos de coleta Média DP Máximo Mínimo

Irma Nascente 1,6E+03 2,3E+03 5,2E+03 0

Irma Médio 6,2E+03 1,2E+04 5,2E+04 1,0E+02

Irma Baixo 4,3E+03 8,2E+03 3,7E+04 3,0E+02

(14)

Pontos de coleta Média DP Máximo Mínimo

Irma Nascente 1,73 1,37 3,01 0,00

Irma Médio 6,84 6,26 33,40 2,28

Irma Baixo 18,67 27,40 134,00 5,16

FÓSFORO TOTAL (mg/L)

Pontos de coleta Média DP Máximo Mínimo

Irma Nascente 0,04 0,02 0,05 0,01

Irma Médio 0,05 0,04 0,17 0,01

Irma Baixo 0,03 0,02 0,08 0,01

NITRATO (mg/L)

Pontos de coleta Média DP Máximo Mínimo

Irma Nascente 0,17 0,01 0,19 0,15

Irma Médio 0,20 0,04 0,28 0,13

Irma Baixo 0,16 0,03 0,24 0,12

A Figura 6 mostra a concentração de coliformes fecais (NMP/100mL), nos pontos de coleta do Ribeirão Irma. Os valores médios de coliformes fecais (Escherichia coli) estiveram acima do limite permitido pela resolução CONAMA nº 357 (BRASIL, 2005), que é de 1000 NMP/100 mL. Ocorreram valores altos, com até 1 unidade log acima do limite legal, como ocorreu no ponto do Irma Médio, alcançando 5,02E+04 NMP/100 mL.

A contaminação por coliformes, em todos os pontos, inclusive nas nascentes, mostra que não há sistemas de proteção de fontes efetivos e que a contaminação difusa através de dejetos animais e esgoto doméstico atingem toda a rede hídrica estudada.

(15)

Os valores médios de turbidez sempre estiveram abaixo do valor permitido pela Resolução 357/05 do CONAMA para as águas de Classe 3, destinadas ao cultivo de cereais e para Classe 2, que é de 100 NTU. Porém ocorreram picos, alcançando o valor máximo de 134 NTU no ponto mais a jusante (Irma Baixo), valor acima do permitido pela legislação (Figura 7).

Os valores mais elevados de turbidez ocorreram nos períodos de julho a agosto de 2009 e entre janeiro de fevereiro de 2010. Estes períodos correspondem ao preparo do solo nas quadras e a colheita do arroz, respectivamente, nos quais ocorre movimentação do solo e perdas de sólidos por escoamento superficial.

Deschamps et al. (2001, p. 108) relatam que o manejo inadequado da água de irrigação na fase de preparo do solo para o plantio de sementes pré-germinadas contribui para as perdas de solo e conseqüente aumento da turbidez. Os autores enfatizam ainda que as perdas de sedimentos variam com a textura do solo e, com o tempo podem causar empobrecimento do solo e assoreamento dos recursos hídricos.

(16)

Os valores PT ficaram na faixa de 0,01 mg/L a 0,17 mg/L, este valor máximo foi encontrado no Irma médio (Figura 8). As maiores concentrações de fósforo total no Ribeirão Irma ocorreram durante o preparo do solo (julho) e no período de adubação (agosto e setembro).

Os valores médios ficaram entre 0,03 e 0,05 mg/L e estão, de forma geral, próximos ao valor permitido para ambientes intermediários em rios de Classe 2, no qual o máximo deve ser de 0,05 mg/L de fósforo total (BRASIL, 2005). Caso o ambiente seja considerado lótico e os rios sejam tributários de ambientes intermediários o máximo permitido será de 0,1 mg/L.

O fósforo é um nutriente limitante para o crescimento algal, e pode ser determinante na eutrofização de corpos d’água. De acordo com Pionke et al. (2000, p.334), cerca de 33% das áreas agrícolas são responsáveis por 58% do fósforo que chega aos mananciais hídricos.

(17)

Houve variação nos valores de nitrato ao se comparar os pontos de coleta (Figura 9). O menor valor foi encontrado na Irma Baixo (0,12 mg/L) e o maior valor foi encontrado na nascente do Irma Médio (0,28 mg/L), observados na figura 9. O valor máximo de concentração de nitrogênio, medido como nitrato, recomendado pelo CONAMA nº 357 (BRASIL, 2005) para rios de Classe 2 é de 10 mg/L, ou seja, muito superior a encontrada nas amostragens realizadas.

Os valores mais elevados de nitrato ocorreram entre julho e setembro, ou seja, no mesmo período em que os outros parâmetros também apresentaram picos. Esta condição mostra que o preparo do solo nas quadras de arroz e a adubação com NPK contribuíram para a redução da qualidade da água no Ribeirão Irma.

(18)

CONCLUSÃO

Após 30 anos foram observadas poucas alterações no uso do solo da microbacia, com uma tendência de aumento das florestas nas áreas de maior declividade e expansão da produção de arroz nas áreas planas, que é a atividade econômica mais representativa na microbacia.

Grande parte da microbacia é revestida por floresta sendo necessário revegetação da mata ciliar em muitas áreas que hoje são utilizadas com a cultura do arroz.

O estudo da dinâmica da paisagem permitiu avaliar que as atividades econômicas, foram os principais fatores que impulsionaram o uso do solo na microbacia Ribeirão Irma.

Ocorreu contaminação difusa em todos os pontos amostrados na rede hídrica, inclusive nas nascentes, apesar das concentrações de fósforo e nitrato apresentarem, de forma geral, valores inferiores ao limite previsto na resolução CONAMA 357/2005.

Os valores de coliformes fecais estiveram acima do permitido na legislação vigente (BRASIL, 2005) em 30% das amostras da nascente do Ribeirão Irma e em 70% das amostras do Ribeirão Irma Médio e Ribeirão Irma Baixo.

(19)

nascentes, o controle de emissão de efluentes domésticos e agropecuários e a racionalização do manejo das quadras e do uso de fertilizantes na produção do arroz.

AGRADECIMENTOS

Ao CNPq, pelo auxílio financeiro, através do projeto aprovado no Edital MCT/CNPq/CT-AGRONEGÓCIO/CT-HIDRO - Nº 27/2008.

REFERÊNCIAS

APHA -AMERICAN PUBLIC HEALTH ASSOCIATION. Standard methods for the examination of water and wastewater. 20 ed. Washington: APHA, 1998.

ANDRADE, J.B.; OLIVEIRA, T.S. Análise espaço-temporal do uso da terra em parte do semi-árido cearense. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, n. 28, p. 393-401, 2004.

APREMAVI. Planejando propriedades e paisagens. 2005. Acessado em: 07 de jul de 2010. http://saf.cnpgc.embrapa.br/publicacoes/planejandopropriedades.pdf

BRASIL. Resolução CONAMA n°°°° 357, de 17 de Março de 2005. Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes.

BRASIL. Resolução CONAMA nº 302, de 20 de março de 2002. Dispõe sobre os parâmetros, definições e limites de Áreas de Preservação Permanente de reservatórios artificiais e o regime de uso do entorno (2002a).

BRASIL. Resolução CONAMA nº 303, de 20 de março de 2002. Dispõe sobre parâmetros, definições e limites de Áreas de Preservação Permanente (2002b).

BRASIL. Resolução CONAMA nº 10, de 01 de outubro de 1993. Dispõe sobre parâmetros básicos para análise dos estágios de sucessão da Mata Atlântica (1993). BRASIL. Lei n.° 4.771, de 15 de setembro de 1965. Dispões sobre o Código Florestal brasileiro.

(20)

DESCHAMPS, Francisco C.; TOLEDO, L.G.; NOLDIN, José A. Índice de qualidade de água (IQA) na avaliação do impacto da cultura do arroz irrigado sobre a qualidade das águas superficiais. In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE ARROZ IRRIGADO E XXIV REUNIÃO DA CULTURA DO ARROZ IRRIGADO. Anais do II Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado e XXIV Reunião da Cultura do Arroz Irrigado, Porto Alegre, RS, 2001. p. 763-767.

EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Sistema brasileiro de classificação de solos. 2. ed. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2006.

GREENHILL, Darrel R.; RIPKE, Lennart T.; HITCHMAN, Adrian P.; JONES, Graeme A.; WILKINSON, Graeme G. Characterization of Suburban Areas for Land Use Planning Using Landscape Ecological Indicators Derived from Ikonos-2 Multispectral Imagery. IEEE Transactions on Geoscience and Remote Sensing, New York, v 41, n 9, p. 2015-2021, 2003.

KIENAST, Felix. Analysis of historic landscape patterns with a Geographical Information System – a methodological outline. Landscape Ecology, Netherlends, 8: 103–118. 1993.

OMETO, Jean P.H.B.; MARTINELLI, Luiz A.; BALLESTER, Maria V.; GESSNER, Alaídes F.; KRUSCHE, Alex V.; VICTORIA, Reynaldo L.; WILLIAMS, Michael. Effects of land use on water chemistry and macroinvertebrates in two streams of the Piracicaba river basin, south-east Brazil. Freshwater Biology, London, n. 44, p. 327-337, 2000.

PIONKE, Harry B., GBUREK, William J.; SHARPLEY, Andrew N. Critical source area controls on water quality in an agricultural watershed located in the Chesapeake basin. Ecological Engineering, v. 14, n. 4, p. 325-335, 2000.

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado de Coordenação Geral e Planejamento. Atlas Escolar de Santa Catarina. Florianópolis: SEPLAN, 1986.

SANTA CATARINA. Portaria SEPLANCG nº 24, de 19 de setembro de 1979. Enquadra os cursos d'água do Estado de Santa Catarina, na classificação estabelecida pela Portaria GM nº 0013, de 15.01.76, do Ministério do Interior

TAO, Vicent C.; HU, Yong. 3D Reconstruction methods based on the rational function model. Photogrammetric Engineering and Remote Sensing, v. 68, n. 7, p. 705, July 2002.

(21)

Imagem

Tabela  1.  Classes  de  uso  do  solo  da  microbacia  Ribeirão  Irma  em  percentual  e  hectares nos anos de 1978 e 2008
Tabela 2. Classes de uso do solo em áreas definidas como de mata ciliar conforme  legislação  ambiental,  em  hectares  e  percentual  de  área  na  microbacia  Ribeirão  Irma
Tabela 3. Concentração dos parâmetros estudados – pontos de coleta.

Referências

Documentos relacionados

‘Hello from the other side’: Listening to Data, Slow Science and the Quest for Validity in Qualitative Content Analysis Processes Rosalina Costa, Department of Sociology

[r]

cada amostra, obtidos na deteção de S. pneumoniae por PCR em tempo real, assim como o respetivo resultado qualitativo obtido em cultura. Cada ponto representado nos gráficos 3-1

Em relação a esta primeira etapa do progresso da figura do zombie como elemento narrativo cinematográfico, existem dois filmes que, apesar de não serem os únicos,

expresso pelo senado e pelo povo de que o cadáver de Cómodo fosse arrastado com um gancho e lançado ao Tibre (17.4), patente na transcrição da expressiva litania de impropérios

The exclusion criteria were the following: 1) studies not involving humans (in vitro or research conducted in animals); 2) case reports, qualitative research studies,

Foram incluídos todos os cuidadores elegíveis que aceitaram participar do estudo, e que, a partir da avaliação realizada pelo Índice de Independência nas

Objective: To investigate the care activities that are most frequently left undone or are postponed by nurses working in medical and surgical inpatient units in Portugal.. Methods: