• Nenhum resultado encontrado

Priscila, Natália e Brenda 1202

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Priscila, Natália e Brenda 1202"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Alunas: Natália Branchi, Priscila Schäfer Monteiro e Brenda Rabelo 1.1 É um processo de investigação por etapas; recorrendo a métodos

científicos para a resolução do problema.

1.2 Os objetivos representam as intenções do trabalho, e as possíveis soluções para o problema.

1.3 São as pesquisas:

Pesquisa Acadêmica: Esta é realizada na academia, ou seja, em uma

instituição de ensino superior sempre sendo conduzida por pesquisadores que geralmente são os professores universitários ou pesquisadores independentes. Este tipo de pesquisa visa o conhecimento para determinada disciplina que o acadêmico esteja estudando. Exemplo: Trabalhos de pesquisa da escola. Pesquisa Exploratória: Esta pesquisa busca constatar algo em um organismo ou em determinado fenômeno de maneira a se familiar com o fenômeno

investigado de modo que o próximo passo da pesquisa possa ser melhor compreendida e com maior precisão. Exemplo: um determinadopesquisador, cuja intenção se manifesta pela busca de uma resposta acerca da queda de um determinado produto no mercado.

Pesquisa Experimental: Esta pesquisa envolve qualquer tipo de experimento que auxilie no desenvolvimento da pesquisa. Exemplo: Pinga-se uma gota de ácido em uma placa de metal para observar o resultado.

Pesquisa Laboratorial: Muitas vezes confundida com a pesquisa experimental mesmo que algumas sejam de cunho experimental, porém, muitas vezes as ciências sociais e humanas deixam de lado este tipo de pesquisa por tratar de estudos que envolvem experiências. O que o denomina como laboratorial é o fato de que elas ocorrem em situações controladas. A maioria das pesquisas é realizada em locais fechados (laboratórios) e até mesmo ao ar livre ou em ambientes artificiais. Em todas as pesquisas laboratoriais necessitam de um ambiente possível de ser controlado, estabelecido de forma prévia de acordo com o estudo a ser desenvolvido. Exemplo: Exames de sangue.

Pesquisa de campo: Este tipo de pesquisa vai muito além da observação dos fatos e fenômenos e faz uma coleta do que ocorre na realidade a ser

pesquisada. Depois disso, elas são analisadas e seus dados são interpretados com base em uma fundamentação teórica sólida com o desígnio de elucidar o problema pesquisado. Exemplo: Perguntas feitas á pessoas, e com as

respostas, são elaboradas estatísticas.

Pesquisa Teórica: Este tipo de pesquisa faz uma análise de determinada teoria, sempre utilizando embasamentos teóricos para explicar a pesquisa que está sendo levantada. Exemplo: Artigos científicos.

(2)

1.4 O método científico refere-se a um aglomerado de regras básicas dos procedimentos que produzem o conhecimento científico, quer um novo conhecimento, quer uma correção (evolução) ou um aumento na área de incidência de conhecimentos anteriormente existentes. Na maioria das disciplinas científicas consiste em juntar evidências empíricas verificáveis baseadas na observação sistemática e controlada, geralmente resultantes de experiências ou pesquisa de campo - e analisá-las com o uso da lógica. Para muitos autores, o método científico nada mais é do que a lógica aplicada à ciência.

1.5 Método Experimental: Neste tipo de pesquisa o investigador analisa o problema, constrói suas hipóteses e trabalha manipulando os possíveis fatores, as variáveis, que se referem ao fenômeno observado. A pesquisa experimental procura entender de que modo ou por que causas o fenômeno é produzido. Exemplos: Pesquisas meteorológicas.

Método Estatístico: A estatística é uma parte da matemática aplicada que fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões. Exemplo: Pesquisas do IBGE.

1.6 Tema: é algo abrangente e consiste no assunto que deve ser explorado ao longo do texto.

1.7 Problema: é algo cuja compreensão forneça novos conhecimentos para o entendimento ou tratamento de questões a ele relacionadas.

1.8 São um conjunto de arquivos relacionados entre si com registros sobre pessoas, lugares ou coisas. São de vital importância para empresas e há duas décadas se tornaram a principal peça dos sistemas de informação.

Normalmente existem por vários anos sem alterações em sua estrutura. O modelo plano (ou tabular) consiste de matrizes simples, bidimensionais, compostas por elementos de dados. Este modelo plano é à base das planilhas eletrônicas.

O modelo em rede permite que várias tabelas sejam usadas simultaneamente através do uso de apontadores (ou referências). Algumas colunas contêm apontadores para outras tabelas ao invés de dados. Assim, as tabelas são ligadas por referências, o que pode ser visto como uma rede.

O modelo hierárquico é uma variação particular do modelo em rede, limita as relações a uma estrutura semelhante a uma árvore (hierarquia - tronco,

galhos), ao invés do modelo mais geral direcionado por grafos.

Bases de dados relacionais consistem, principalmente de três componentes: uma coleção de estruturas de dados, nomeadamente relações, ou

(3)

informalmente tabelas; uma coleção dos operadores, a álgebra e o cálculo relacionais; e uma coleção de restrições da integridade, definindo o conjunto consistente de estados de base de dados e de alterações de estados.

1.9 Onde ocorrem as teorias e considerações finais, quanto aos principais assuntos tratados. Ela deve ter uma organização lógica, que resulta da integração das demais partes do trabalho e pode conter suas idéias pessoais sobre o tema estudado.

1.10 Pesquisas teóricas são aquelas que não têm finalidade de conhecer ou aprofundar conhecimentos e discussões. A pesquisa teórica não requer coleta de dados ou pesquisa de campo.

A pesquisa aplicada tem como motivação a necessidade de produzir

conhecimento para aplicação de seus resultados com o objetivo de “resolver problemas ou necessidades concretas e imediatas.”

A pesquisa experimental é adequada para avaliar um sistema: produto, processo ou serviço. 2.1 Resposta: C 2.2 Resposta: A 2.3 Resposta: A 2.4 Resposta: B 2.5 Resposta: C 2.6 Resposta: A 2.7 Resposta: C 2.8 Resposta: C 2.9 Resposta: C 2.10 Resposta: B 2.11 Resposta: 3.1 Resposta: A 3.2 Resposta: B 3.3 Resposta: A 3.4 Resposta: C

(4)

3.5 Resposta: C 3.6 Resposta: B 3.7 Resposta: A 4.1 Fichamento Itens Conteúdo Tipo de obra Ano da publicação Páginas Título Título original Título do capítulo Localização Autor Tema Palavras chaves (...) Comentários Artigo 2013 6 páginas

Ciência e o conhecimento científico Ciência e o conhecimento científico Ciência e o conhecimento científico São Paulo

Antonio Sérgio Azevedo Damy

A Metodologia de pesquisa e os tipos de conhecimento

Conhecimento; Métodos; Ciência.

Leitura de fácil entendimento, relatado de forma bem resumida e completa. Lakatos e Marconi acreditam que para falar sobre o conhecimento científico é necessário diferenciá-lo dos demais. Em nossa opinião isso é verdade, pois se pode obter conhecimento através de várias formas, porém o científico é o mais concreto por utilizar o método científico como abordagem.

4.2 Resenha crítica

Artigo: Ciência e o Conhecimento Científico. Autor: Antonio Sérgio Azevedo Damy.

(5)

Existem quatro tipos de conhecimento. Para compreendê-los, primeiro, é preciso saber diferenciá-los. O artigo se baseia na opinião de Marconi e

Lakatos em seu livro “A Metodologia Científica”, sobre a diferença dos tipos de conhecimento, principalmente entre o científico e o popular. Para o autor, eles se diferem muito mais no seu contexto metodológico do que no seu conteúdo em si.

O conhecimento popular é baseado nas experiências vividas no dia-a-dia, diferente do filosófico que é baseado na capacidade humana de reflexão, ou do teológico que apoia-se em doutrinas que contém proposições sagradas e que busca explicar o mundo através do sobrenatural. Já o conhecimento

científico é o único real, ou seja, baseado em fatos, porém, é falível, pois o desenvolvimento de técnicas pode reformular uma teoria já existente.

Para atingir a realidade os fatos, usa-se o método científico, que compreende uma série de etapas. A resposta pode ser obtida através do método indutivo, que parte de questões particulares até chegar a uma conclusão generalizada, ou dedutivo, que torna explícita uma característica particular contida em características universais.

O autor apresenta em seu artigo uma ideia geral que condiz com a opinião de vários sociólogos. Ele apresenta o texto de forma resumida e de fácil entendimento. Usa também várias citações, como dos escritores Alfonso Trujillo Ferrari e João Álvaro Ruiz. O artigo apresenta tabelas, gráficos e cinco perguntas para orientação nos estudos.

4.3 Resumo

Ciência e o Método Científico

Natália Branchi, Priscila Schäfer e Brenda Rabelo I. E. E Cristóvão de Mendoza (Caxias do Sul/RS)

Antes de se falar em Método Científico, devemos diferenciá-lo dos demais tipos de conhecimento. É muito comum observar esses mesmos em diversas

situações. O conhecimento popular, mais conhecido como senso comum, não se distingue muito do Científico pela veracidade ou natureza do objeto, mas sim pelo método de se conhecer. O senso comum muitas vezes “persuade” as pessoas, pela maneira “fácil” de como é adquirida, porém não deixa de ser um método, pois os indivíduos tiram uma conclusão do alvo de dúvida mesmo que seja somente aparente. Devemos conhecer os vários métodos de

conhecimento, pois não somente o científico leva a verdade e a razão (Lakatos, 1991), existem visões diferentes de um mesmo assunto. Depois de conhecer todos os tipos de Conhecimentos e métodos e diferenciá-los, podemos observar que, existem vários meios de se chegar à verdade, que são meios (métodos) diferentes, assim como opiniões e visões diferentes de um

(6)

determinado assunto ou dúvida. Saber diferenciar os conhecimentos, assim como Lakatos cita, é o primeiro passo para se entender o próprio método científico, que consiste na observação real do alvo, e sem deixar de utilizar o conhecimento mais aprofundado sobre o mesmo.

DAMY, Antonio S. A. A Ciência e o Método Científico. São Paulo: UBC, 2013. 6 p.

Referências

Documentos relacionados

Sem desconsiderar as dificuldades próprias do nosso alunado – muitas vezes geradas sim por um sistema de ensino ainda deficitário – e a necessidade de trabalho com aspectos textuais

Lamarck propôs duas hipóteses: uso e desuso e

Com isso, observa-se que o aumento do interesse dos proprietários de imóveis tombados pela TDC é um fator relevante para que seja realizada a conservação dos imóveis de interesse

A segunda contribuição é explicitar que a aplicação desse método, mesmo que tratando de um recorte específico no processo histórico de formação para o trabalho simples e

Por isso, quando a quantidade de Oxigênio Dissolvido na água diminui, os peixes não conseguem compensar esta.. Diminuição, ficando prejudicados e,

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, por intermédio da Divisão Multidisciplinar de Assistência ao Estudante (DIMAE/PROAES) torna público o lançamento do presente edital

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de