• Nenhum resultado encontrado

Rev. esc. enferm. USP vol.17 número2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Rev. esc. enferm. USP vol.17 número2"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

E D I T O R I A L

A ESCOLA D E ENFERMAGEM D A USP E O X X X V CONGRESSO BRASILEIRO D E ENFERMAGEM

Para regozijo de toda a comunidade de enfermagem paulista, em especial da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, que já hospedou em 1954 o Congresso Mundial de Enfermagem e durante muitos anos foi sede da Associação Brasileira de Enfermagem, a cidade de São Paulo foi escolhida novamente para sede do X X X V Congresso Brasileiro de Enfermagem.

O desejo de justiça social na área da saúde deu origem à meta universal "Saúde para todos no Ano 2000", no final da década de 1970.

Essa proposta vem impelindo os Estados membros da Organização Mundial de Saúde a adotarem as estratégias de Assistência Primária de Saúde visando primordialmente a extensão de cobertura de serviços de saúde.

No entanto, logo após a divulgação das Declarações de Alma Ata sobre Assistência Primária de Saúde, o mundo todo, particularmente o Brasil começou a enfrentar grave crise econômico-social, nunca antes experimentada.

Tal situação entretanto, pode ter seu lado positivo, possivelmente o único, o de conduzir o povo a se unir e refletir sobre as reais necessi-dades e potencialinecessi-dades e seus legítimos direitos e deveres.

Não são raros os exemplos de países em que a crise econômico-po-lítico-social tenha motivado a solidariedade de todos — povo e governo — para repensar sua realidade com vistas à otimização de recursos disponíveis em prol das soluções de problemas prioritários, locais, regio-nais e nacioregio-nais, dentro de um contexto holístico da sociedade.

Mesmo nessas circunstâncias, o setor de saúde, por ser essencial à sobrevivência humana e ao bem estar social, tem merecido desta trata-mento preponderante, sendo adotadas medidas práticas, autênticas, reais e efetivas para alcançar a "saúde do povo, pelo povo e para o povo".

(2)

Dr. Hafdam Mahler, Diretor Geral da OMS, em discurso pronun-ciado na Conferência Internacional "Saúde Para Todos" recentemente realizada em Havana, afirmou que a receita social para interromper o círculo vicioso "doença-pobreza", nos países em desenvolvimento, deve ter os seguintes ingredientes: responsabilidade de todos perante a huma-nidade no sentido de promover a justiça social; a equidade social na saúde; compromisso do povo e do governo em face a promoção e ma-nutenção da saúde; ação conjunta de todos os setores, principalmente dos econômico, social, político e outros afins; determinação e auto--responsabilidade com diminuição máxima da dependência dos países desenvolvidos, os quais devem manter a cooperação respeitando a inde-pendência e a especificidade de cada país alvo de ajuda.

O X X X V Congresso Brasileiro de Enfermagem, numa atitude que incita a verdadeira assunção de responsabilidade da enfermeira e de todos frente à meta social "Saúde para Todos no Ano 2000", adotou como Tema Central "O que a Enfermagem pode fazer por você e pelo Brasil".

Subordinado a esse tema, o citado congresso procura analisar as novas tendências da área da saúde e da enfermagem numa dimensão multi-disciplinar e transetorial, posicionando a enfermagem no contexto global sócio-econômico-político e no plano global do desenvolvimento do país e ainda tentando explicitar o papel de cada um — enfermeira, estudante de enfermagem, comunidade e autoridade governamental no processo de busca da saúde, paz e bem-estar social.

"O que a Enfermagem pode fazer por você e pelo Brasil" expressa de forma objetiva, simples e concisa a complexa dinâmica da enferma-gem brasileira com vistas ao atendimento das necessidades de toda a população, em consonância com as demais profissões da área da saúde e todos os setores da sociedade brasileira.

A Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo congratu-la-se com a Comissão Executiva e de Temas pela excelência da organi-zação e do Temario científico e augura votos de pleno êxito do X X X V Congresso Brasileiro de Enfermagem.

Referências

Documentos relacionados

É certo que as novas exigêcias (de duração do ro, qualificação em enfermagem para o diretor e alguns prdfesores, exigência de Curo Norm. ou instrução

É evidente que observações cien­ tíficas sobre a assistência de enfer­ magem têm-se tornado atualmente ob­ jeto de estudo, investigação e aplicação, anunciando

Os autores aplicaram experiência de ensino, com o intuito de promover contato de alunos de graduação em enfermagem com pacientes portadores de traqueostomia, além de

SQUIRE & CHACE (1975), entre outros, relata a presença de hipomnésia até 9 meses após o término da série de aplicações. Daí a importância das anotações de enfermagem.

A recepção e aceitação da paciente foram nítidas; porém, dado seu estado psíquico, para mim restava a dúvida sobre se ela tinha ou não compreendido inteiramente a mensagem de

Retratando a amplitude do campo de atuação da enfermagem, os artigos tratam de: desvelamento do suicídio na perspectiva heidggeriana; percepção da mãe adolescente sobre o cuidar

Tenho o maior prazer em apresentar aos leitores da Revista d a Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, mais um número que contém parte significativa do produto do esforço

Não remunerar é não pagar uma pessoa pela sua participação específica na pesquisa, mantendo-se a possibilidade de pagar na forma de ressarcimento das despesas decorrentes de