• Nenhum resultado encontrado

a agressores de menores. Uma lei que vai permitir uma proteção mais efetiva das nossas crianças em situação de conflitualidade e violência conjugal.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "a agressores de menores. Uma lei que vai permitir uma proteção mais efetiva das nossas crianças em situação de conflitualidade e violência conjugal."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Estimad@s Camaradas,

Estamos no Mês da liberdade, onde se sente o aroma de abril e de uma Revolução de SIM!

Sim, à liberdade. Sim à Igualdade. Sim à Justiça Social.

Uma Revolução, que 43 anos depois nos continua a moldar, a inspirar e a exigir novas lutas.

U m a d e s s a s l u t a s , a g o r a atingida foi a aprovação por unanimidade de um diploma que resultou de um projeto do GPPS, o qual fixa em dois dias o prazo para o Ministério Público poder intervir na restrição do direito de guarda e de visita

a agressores de menores. Uma lei que vai permitir uma proteção mais efetiva das nossas crianças em situação de conflitualidade e violência conjugal.

No DFMS da FAUL continuamos atentas e a desenvolver ações políticas, debates e formações que visam pugnar por uma defesa constante da igualdade de oportunidades, por isso é de forma entusiasmada que verificamos que as políticas públicas competentes desenvolvidas pelo Governo do PS, permitiram uma recuperação notável do Pais e a retoma da confiança dos Portugueses nas Instituições Democráticas. Mais emprego, reposição efetiva de rendimentos, mais economia e menos déficit, permitem-nos ir para as Autárquicas com um PS inteiro e reconciliado com os Portugueses e Portuguesas.

Na Europa e no Mundo continuamos a assistir a atentados diários á vida humana num naufrágio coletivo eivado pelo terrorismo onde se pretendem submergir os direitos humanos Urge estabelecer uma abordagem comum e vigorosa repudiando o terrorismo, os fundamentalismos e todas as atrocidades cometidas, porque não há guerras boas e guerras más, os conflitos devem prevenir-se e ser geridos de forma dialogante.

Combater as suas causas e ir à raiz dos problemas deve ser a missão da ONU, do Conselho da Europa, da OSCE e da União Europeia.

Em Portugal continuamos a receber refugiados vindos de várias paragens (1255 no total), porque para a nossa matriz humanista os direitos humanos não conhecem barreiras nem fronteiras geográficas, são unos, indivisíveis e preferentes.

Conto consigo nessa luta por um mundo melhor e mais igual!

Saudações fraternas Susana Amador

Ciclo “10 meses, 10 filmes: “Que mal fiz eu a Deus?” - dia 4 de maio, pelas 19h30, Local: FAUL

Ação de Formação: “Paridade: Desafios e Perspetivas Autárquicas“ - dia 10 de maio, pelas 21h, Local: FAUL

(2)

No dia 25 de março realizou-se mais uma ação de formação subordinada ao tema “Paridade e tomada de decisão. Cidades 50/50. As perspetivas Nacionais e Federativas a nível autárquico”, que contou com a presença de Dalila Araújo, Adjunta da Presidente do Departamento Nacional das Mulheres Socialistas, Dirigente Federativa, Professora Universitária e Investigadora.

Uma ação muito participada onde refletimos sobre a paridade 50/50 e o ciclo político autárquico 2017- 2020.

Dalila Araújo revelou números inquietantes e olhando para o atual quadro de representatividade das mulheres nos executivos municipais verificamos que, nos 308 municípios, apenas 23 elegerem mulheres como Presidentes de Câmara.

No total de membros efetivos dos executivos municipais (2086), apenas 547 são vereadoras, uma percentagem de 26%.

As Câmaras Municipais do Distrito do Porto têm, neste campo, a maior representatividade (44M), seguidas das dos Distritos de Aveiro (43M) e Lisboa (42M).

Na sua opinião, O Partido Socialista está associado às profundas alterações legislativas e políticas na promoção da Igualdade de Género e Não Discriminação, que permitiram avanços civilizacionais, reconhecidos hoje como estruturantes de direitos, liberdades e garantias.

Mas ainda há muito para fazer. O Partido deverá dar o exemplo, nas próximas eleições autárquicas, apresentando listas, tendencialmente paritárias, onde existam condições para tal, não prejudicando trajetórias potencialmente ganhadoras, cumprindo o princípio da Igualdade e Não Discriminação, inscrito no programa do Governo.

AÇÃO DE FORMAÇÃO

Há uma “marca” socialista na gestão autárquica que é património do Partido Socialista e dos seus militantes - reconhecida pelas políticas que,

em cada momento, os nossos

Autarcas colocaram ao serviço das populações, nas áreas da educação, ação social, ambiente, cultura, empreendedorismo, modernização administrativa.

Dalila Araújo realçou “os avanços conseguidos pelo Partido Socialista em prol da igualdade, no entanto considerou que objetivo da igualdade entre homens e mulheres é "uma batalha nunca terminada" e um "caminho sem fim", designadamente ao nível da compatibilização entre vida familiar e profissional e igualdade salarial”.

“Com a proximidade do novo ciclo político autárquico 2017-2020 será o tempo do Partido Socialista dar um passo evolutivo nas políticas da Igualdade, reforçando a presença de mulheres na apresentação das listas de candidaturas aos vários órgãos do Poder Local”, afirma Dalila, concluindo, assim a ação de formação com esta reflexão.

(3)

No seguimento do CICLO “10 MESES, 10 FILMES PELA IGUALDADE”, o departamento das mulheres socialistas exibiu o filme “Filomena”.

Sinopse: Irlanda, 1952. Numa sociedade profundamente conservadora, a jovem Philomena engravida. Por esse motivo, é enviada para um convento onde, como forma de remissão, é obrigada a trabalhar e a dar o filho para adopção. Cinquenta anos volvidos, e após muitas tentativas de reencontrar a criança, Philomena ainda não perdeu a esperança. É então que o acaso a leva a conhecer Martin Sixsmith, ex-correspondente da BBC, que se interessa pelo assunto e lhe propõe escrever um artigo para uma revista. Juntos, seguem viagem até aos EUA, onde lhes será revelada a extraordinária história da criança perdida e onde ainda haverá espaço para uma cumplicidade inesperada, que ajudará ambos a abraçar a vida de uma outra maneira.

Um filme sobre o amor e a perda, assinado pelo veterano Stephen Frears, que contou com quatro nomeações para os Óscares: melhor filme, argumento adaptado, actriz (Judi Dench) e banda sonora original.

O argumento, da responsabilidade de Steve Coogan e Jeff Pope, tem por base a história real de Philomena Lee, contada no livro "The Lost Child of Philomena Lee", escrito pelo próprio Martin Sixsmith.

Após a exibição, o debate contou com a presença do Juiz Joaquim Manuel da Silva e da Dra. Laura Domingos, Diogo Leão e José Leitão, e com a moderação de Dorita Gonçalves.

O Juiz Joaquim Manuel da Silva, iniciou o debate dizendo que “o filme que não se esgota nem no tema, nem na época, nem no contexto geográfico que aborda: além da questão concreta da maternidade fora do matrimónio, que desejavelmente fará refletir sobre a diversidade de contextos que a propiciam, a narrativa evoca a prioridade a dar aos filhos, a par do amor e da caridade.”

A Dra. Laura Domingos considerou que o filme “traz à tona uma quantidade substancial de casos semelhantes, em que muitas das mulheres que passaram pela mesma experiência se sentiram encorajadas não apenas a contar a sua história, mas a reencontrar-se consigo e os seus filhos

“10 Meses, 10 Filmes Pela Igualdade”

CICLO

(4)

A Juventude Socialista da FAUL organizou uma conferência dedicada ao debate das questões da Igualdade, com a participação de Eduardo Cabrita, Susana Amador e Pedro Bacelar Vasconcelos, num painel moderado pelo Secretário-geral da Juventude Socialista, Ivan Gonçalves.

No dia 30 de março, os jovens socialistas da Área Urbana de Lisboa encheram o auditório da Federação para a conferência "Participar na Igualdade – Desafios do nosso tempo".

Uma noite de profundo e participado debate sobre questões humanitárias e sociais relevantes a todas as gerações.

A ONU/Mulheres lançou uma iniciativa global “Por um Planeta 50-50 em 2030: um passo decisivo para a igualdade do género” em que apelou aos governos dos Estados membros para adotarem políticas e compromissos que promovam a igualdade de oportunidades entre mulheres e homens para exercerem a liderança a todos os níveis de tomada de decisão.

O DNMS promoveu a Convenção Autárquica para a Igualdade, onde foi lançado o debate sobre as Cidades 50-50 na perspetiva das lideranças políticas paritárias nas várias dimensões da vida das cidades e no modelo de cidade sustentável, competitiva, tecnológica, participada e inclusiva. O DNMS pretendeu, ainda alargar a discussão às universidades, empresas, instituições, sociedade civil e personalidades com intervenção pública nas questões da igualdade do género e territórios inteligentes.

Este debate decorreu a 11 de março, no Centro Cultural de Belém – Sala Almada Negreiros, e contou com a participação das Mulheres Socialistas da FAUL, bem como da sua Presidente, Susana Amador, que foi uma das convidadas para participar no painel sobre a Governação Política das Cidades.

CONVENÇÃO AUTÁRQUICA PARA IGUALDADE CONFERÊNCIA DA JS/FAUL

(5)

Mais PS: Mais e Melhor Saúde

VOTO DE CONGRATULAÇÃO

(6)

Declarações do Presidente do EUROGRUPO

VOTO DE CONDENAÇÃO

(7)

Atentado Terrorista em Londres

VOTO DE PESAR

(8)

Realizou-se na Amadora, no dia 22 de março, a 1ª Reunião Ordinária da Comissão Política do Departamento Federativo das Mulheres Socialistas da FAUL (DFMS/FAUL). A Presidente do DFMS/FAUL, Susana Amador, deu as boas vindas e destacou o trabalho realizado durante o ano de 2016.

A reunião, presidida por Carla Tavares, aprovou por unanimidade o Plano de Atividades para o ano de 2017, não sem antes apresentar e aprovar, por unanimidade, um Voto de Congratulação - “Mais PS: Mais e Melhor Saúde”, um Voto de Condenação - “Declarações do Presidente do EUROGRUPO” e um Voto de Pesar - “Atentados Terroristas em Londres - 23 de março.”

COMISSÃO POLÍTICA DFMS/FAUL

Referências

Documentos relacionados

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Considera-se que a interdisciplinaridade contribui para uma visão mais ampla do fenômeno a ser pesquisado. Esse diálogo entre diferentes áreas do conhecimento sobre

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Foi membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora e viria a exercer muitos outros cargos de relevo na Universidade de Évora, nomeadamente, o de Pró-reitor (1976-

Desta forma, o presente trabalho vem apresentar a primeira contribuição sobre o conhecimento da fauna subterrânea associada a uma cavidade em metapelito

Alves (2001) ressalta que a variável custos da qualidade ambiental decorrente de gastos para manter o padrão de emissão dos resíduos, em conformidade com as leis que regulamentam

Outro ponto importante referente à inserção dos jovens no mercado de trabalho é a possibilidade de conciliar estudo e trabalho. Os dados demonstram as

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue