• Nenhum resultado encontrado

Mana vol.10 número2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Mana vol.10 número2"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

CARNEIRO DA CUNHA, M anuela e AL-M EIDA, AL-M auro Barbosa de (orgs.). 2002. Enciclopédia da Floresta: o Alto Juruá: prát icas e conheciment os das

populações. São Paulo: Cia. das

Le-tras. 735 pp.

W illiam Balée

Tu la n e Un ive rsity

Este volu m e n os ofe re ce m ú ltip la s vi-sõe s d e u m a im p orta n te re g iã o d a flo-re sta a m a zôn ica — d e su a d ive rsifica d a b iota , d e su a h istória re ce n te e d a s p e s-soa s q u e a h a b ita m , com su a p róp ria com p re e n sã o loca liza d a d e sse s fe n ôm e -n os. Ele re g istra , d e u m la d o, o e sforço in te le ctu a l d os p ra tica n te s d a ciê n cia e , d e ou tro, d os d e te n tore s d e u m con h e ci-m e n to, tra d icion a l, coci-m re sp e ito a u ci-m a ú n ica flore sta æ d u a s e p iste m olog ia s, p or m e io d a s q u a is o le itor a p re n d e so-b re a m e sm a flore sta . M a s os a u tore s fi-ze ra m u m e sforço a d m irá ve l p a ra d e scon stru ir o d ivisor im p lícito e n tre com -p re e n sã o in te rcu ltu ra l e in te re -p iste m o-lóg ica . C om e fe ito, d ive rsos a u tore s, com form a çõe s in te le ctu a is d ive rg e n te s e h istória s p e ssoa is d istin ta s, re u n ira m -se p a ra com p or u m p rod u to sa lie n te , sin g u la r, d e se u con h e cim e n to com b in a d o sob re u m a re g iã o p a rticu la r d a Am a zôn ia q u e se d e sta ca p or u m a p lu ra lid a d e d e crité rios cu ltu ra is, le g a is e n a tu -ra is. T-ra ta -se , d e fa to, e e m p a rte p or e s-ta s ra zõe s, d e u m a con trib u içã o ím p a r.

O livro d ivid e se e m se te se çõe s: in trod u çã o; d e scriçã o d a re g iã o, h a b ita n -te s e h istória re ce n -te ; ciclos sa zon a is e ca le n d á ricos d os p ovos in d íg e n a s d a á re a ; a tivid a d e s a g rícola s e e xtra tivis-ta s, in clu in d o o u so d o a lu cin óg e n o Ba-n iste riop sis sp . (ch a m a d o d e “ cip ó” ) p e los se rin g u e iros; m od e los in d íg e n a s e tra d icion a is d e cla ssifica çã o d a flora e fa u n a d a re g iã o; d icion á rios d e a n

i-m a is e p la n ta s q u e coi-m b in a i-m o sa b e r loca l e o cie n tífico; e a p ê n d ice s, q u e in -clu e m u m g lossá rio, u m in d íce e b io-g ra fia s sin óp tica s d os a u tore s e d e se u s p rin cip a is con su ltore s.

(2)

in te rcu ltu ra l d e u m a p a isa g e m e sp e cífi-ca , d a b iota d e ssa p a isa g e m e d e se u s h a b ita n te s h u m a n os e m p a rticu la r.

M in h a le itu ra d e sse livro é colorid a p or u m a ce rta n osta lg ia . Em se te m b ro e ou tu b ro d e 1984, com o p e sq u isa d or d o N e w York Bota n ica l G a rd e n , a com p a -n h e i u m a e q u ip e d e b otâ -n icos e b iólo-g os lid e ra d os p e lo Dr. Da vid C a m p b e ll (a g ora e m G rin n e ll C olle g e , Iow a ) e p or C . A. C id M ore ira , d o IN PA (M a n a u s), a o a lto rio M oa , u m trib u tá rio d o J u ru á , on d e re a liza m os u m in ve n tá rio d e trê s h e cta re s d e flore sta d e te rra firm e . Foi e n tã o q u e a p re n d i, com C a m p b e ll e os ou tros p a rticip a n te s, a s té cn ica s e n vol-vid a s n o in ve n tá rio d e á rvore s d a flore sta trop ica l a m a zôn ica — u m a e xp e riê n -cia a q u e e u re corre ria , a n os m a is ta rd e , p a ra re a liza r in ve n tá rios sim ila re s e n tre p ovos in d íg e n a s d a Am a zôn ia orie n ta l e a lh u re s. Essa e q u ip e d e p e sq u isa e a flora q u e d e scre ve u a ch a m -se m e n cion a d a s cion a se g u cion d a se çã o d o livro. A Ecion ciclop é d ia e voca p a ra m im a q u e le te m -p o e lu g a r, e p e cia lm e n te e m su a d e s-criçã o d a s p e ssoa s (ín d ios d a s fa m ília s Ka tu k in a ou Pa n o, se rin g u e iros d e ori-g e m n ord e stin a , se rin ori-g a lista s); a flora e fa u n a sã o ta m b é m b a sta n te sim ila re s à s d o M oa , com o in d ica m os a u tore s d os ca p ítu los sob re florística . C om ce rte za , d e sd e 1984, m u ita s coisa s m u d a ra m n a re g iã o d o Alto J u ru á , sob re tu d o com o e sta b e le cim e n to d a s re se rva s e xtra tivista s e a m a ior a rticu la çã o in te ré tn ica e n -tre ín d ios, se rin g u e iros e ou tros. Um a h istória m om e n tosa d e se n volve u -se n os ú ltim os q u in ze a n os, e e la é b e m ca p ta -d a n e ste volu m e .

O s e d itore s ch a m a m lh e u m a “ e n ciclop é d ia ” , m a s a d e sig n a çã o, se e n -te n d id a e m u m se n tid o con ve n cion a l, lite rá rio, p od e ria se r q u e stion a d a , u m a ve z q u e o livro n ã o a rrola e m ord e m a l-fa b é tica e xa u stiva ite n s d e in te re sse tó-p ico. A En ciclotó-p é d ia e xclu i, tó-p or d e

(3)

ti-va s d a flore sta n ã o sã o a n trop ólog os, m a s e sp e cia lista s e m b otâ n ica , e n to-m olog ia e ou tra s ciê n cia s n a tu ra is. O li-vro re p a rte -se , a ssim , e m d u a s m e ta d e s con ce itu a is: u m a d ivisã o in icia l con te n -d o m u itos m a te ria is -d e ciê n cia n a tu ra l, e u m a ou tra con te n d o m a te ria is e tn o-b iológ icos (tra d icion a is, in d íg e n a s ou ê m icos). As d u a s se çõe s sã o a rticu la d a s p or m e io d e d e scriçõe s e tn og rá fica s e e tn o-h istórica s d os p ovos d a re g iã o.

O livro foca liza os re cu rsos n a tu ra is, isto é , a b iota , e m b ora , n a s se çõe s ce n -tra is, -tra g a ta m b é m d e scriçõe s sig n ifi-ca tiva s d os a tore s h u m a n os a o lon g o d o te m p o, a lg u n s d os q u a is, a liá s, e stã o e n tre os co-a u tore s d a En ciclop é d ia. O ritm o d o volu m e p od e se r p e rce b id o à m e d id a q u e a va n ça m os n a le itu ra , p a r-tin d o d os e stu d os siste m á ticos d a flora e fa u n a , d a s orig e n s e d a ca ra cte riza -çã o d a flore sta , p a ra ch e g a rm os a os e stu d os sob re os g ru p os in d íg e n a s d a re -g iã o: os Ka xin a w á (d e lín -g u a p a n o), os Ash a n in k a (d e lín g u a a ru a k ) e os Ka tu k in a (d e lín g u a isola d a ), e sob re os se -rin g u e iros. O s a u tore s d e ssa s se çõe s e t-n ológ ica s p re sta m u m a a te t-n çã o p ro-g re ssiva m e n te m a ior à s con ce p çõe s n a tiva s e tra d icion a is d e u m a flora e u m a fa u n a sin g u la re s.

De fa to, h á m u ito m a is q u e stõe s e n -volvid a s a q u i d o q u e a sim p le s cla ssifi-ca çã o d a b iota d a á re a p or siste m a s oci-d e n ta is ou cie n tíficos, oci-d e u m la oci-d o, e siste m a s in d íg e n a s ou tra d icion a is, d e ou tro. A se g u n d a se çã o, p or e xe m p lo, tra ta d a d ive rsid a d e b iológ ica d o a lto J u -ru á ta l com o a p re e n d id a p e la b otâ n ica e a e n tom olog ia siste m á tica s, tra ze n d o a n á lise s d e ta lh a d a s d e a lg u n s tip os d e e sp é cie s in d ica d ora s (p la n ta s e b orb o-le ta s) ob se rva d a s n os h a b ita ts e sp e cífi-cos d a re g iã o. Esta se çã o e n fa tiza a g ra n d e d ive rsid a d e e a su p osta n a tu re -za p rístin a d a s flore sta s d o a lto J u ru á . O s a u tore s d e sse s ca p ítu los n ã o d iscu

-te m a p ossib ilid a d e d e q u e q u a lq u e r fa tor h u m a n o p ossa te r e sta d o e n volvid o n a form a çã o volvid e ssa s flore sta s. Q u a n -to a isso, ca b e a p e n a s la m e n ta r q u e os e d itore s n ã o te n h a m in clu íd o n e n h u m a a n á lise a rq u e ológ ica p a ra te sta r ta l su p osiçã o, p ois é b e m p ossíve l q u e a lg u -m a s d e ssa s flore sta s p ri-m á ria s se ja -m , d e fa to, a n tig a s roça s in d íg e n a s.

(4)

-zôn ia orie n ta l, o q u e p a re ce su g e rir u m p a d rã o m a is g e n e ra liza d o n a re g iã o. O s d e m a is m e m b ros d o re in o ve g e ta l sã o d ivid id os, p a ra os se rin g u e iros, e m p a u s, p a u zin h os, m a tos, m a tin h os, ci-p ós, jitira n a s, ra m a s, ci-p a lh e ira s, ca ci-p in s e vá rios ou tros te rm os e con ce itos b a -se a d os, e s-se n cia lm e n te , e m tra ços m orfológ icos. Este s p a re ce ria m corre sp on -d e r a o q u e se re fe re n a lite ra tu ra com o “ form a s d e vid a ” [life form s] e “ g e n é ri-cos isola d os” [u n affiliate d g e n e rics], e m b ora Em p e ra ire e vite e n ca ixa r o sis-te m a cla ssifica tório d os se rin g u e iros e m u m e sq u e m a m a is g e ra l d e b iolog ia folk . A cla ssifica çã o q u e Em p e ra ire n os re ve la é ta n to d e b a se u tilitá ria q u a n to d e in sp ira çã o in te le ctu a lista , u m a ve z q u e p la n ta s q u e n ã o sã o ú te is e stã o in -clu íd a s e n om e a d a s. Ta lve z e sse re su l-ta d o p ossa se r g e n e ra liza d o p a ra ou tra s socie d a d e s d a re g iã o.

O ca p ítu lo se g u in te , b e m m a is b re ve , sob re a cla ssifica çã o a n im a l d os se -rin g u e iros, e scrito p or M a u ro Ba rb osa d e Alm e id a e ou tros, su g e re u m a com -b in a çã o sim ila r d e u m a in sp ira çã o u tili-tá ria e ou tra in te le ctu a lista , com o se , n a s con ce p çõe s tra d icion a is, e ste s p on -tos d e p a rtid a n ã o fosse m d ife re n te s ou con flitivos. O s a n im a is sã o su b su m id os e m ca te g oria s m orfológ ica s com o “ b ich os d e p ê lo” (b a sica m e n te , m a m ífe -ros), “ b ich os d e p e n a ” e se re s “ d a s á g u a s” — n e sta cla ssifica çã o, m orfo-log ia e h a b ita t se sob re p õe m p a rcia l-m e n te . As cla ssifica çõe s zoológ ica s d os Ka xin a w á , Ka tu k in a e Ash a n in k a sã o a p re se n ta d a s e m se g u id a , su g e rin d o sim ila rid a d e s e n tre os siste m a s. A e sse m a te ria l se g u e m -se os d icion á rios, co-m e ça n d o p or u co-m lon g o ca p ítu lo sob re os “ b ich os d e p ê lo” , q u e lista os m a m í-fe ros p e lo n om e e m p ortu g u ê s, d a a n ta a o ta tu . É in clu íd a n a d e scriçã o d e ca d a a n im a l u m a q u a n tid a d e con sid e rá ve l d e in form a çõe s d e riva d a s d a s vá ria s

cu ltu ra s e n volvid a s n o e stu d o. Su ce -d e m -se e n tã o ca p ítu los sim ila re s sob re os “ b ich os d e p e n a ” e os p e ixe s. A a p re se n ta çã o su b sta n tiva d o sa b e r loca l sob re o a m b ie n te con clu i-se com ca p í-tu los se p a ra d os sob re cob ra s, a n fíb ios e a b e lh a s se m fe rrã o (a s m e lip on íd e a s n a tiva s, e m con tra p osiçã o à s Ap id a e , a b e lh a s ita lia n a s e a frica n iza d a s). Por fim , h á u m d icion á rio d e ve g e ta is, e o livro se e n ce rra com b re ve s b iog ra fia s d os a u tore s e d a q u e le s q u e com e le s tra b a lh a ra m n a p rod u çã o d o volu m e .

Em m in h a op in iã o, a En ciclop é d ia con té m , com o g u ia d e re fe rê n cia com -p le to -p a ra o a lto J u ru á , d u a s om issõe s p rin cip a is. Prim e iro, a s te oria s a li a p re -se n ta d a s sob re a d ive rsid a d e florística d a re g iã o sã o vá lid a s, m a s a s re ce n te s crítica s a e la s fora m ig n ora d a s. O s a u -tore s q u e tra ta m d o te m a u sa m o m o-d e lo o-d o re fú g io, se m m e n cion a r ou tros m od e los riva is, com o a b iog e og ra fia d e vica riâ n cia e a e colog ia h istórica . A se g u n d a om issã o, já m e n cion a d a , re fe re -se à a u sê n cia d e q u a lq u e r in form a çã o a rq u e ológ ica . O s e d itore s n ã o forn e ce m n e n h u m a p ista d e com o u m e stu -d o -d a p ré -h istória p o-d e ria se r ú til p a ra a com p re e n sã o d o p a ssa d o n a re g iã o. N e sse livro, a h istória m a is a n tig a co-m e ça coco-m a h istória ora l in d íg e n a , q u e p e rm a n e ce n ã o d a ta d a ; é a ch e g a d a d os se rin g u e iros d o C e a rá e a rre d ore s, a p a rtir d os a n os 1850, q u e p a re ce in a u g u ra r u m p a ssa d o d ocu m e n ta d o p a ra a re g iã o.

(5)

ista s d e vá ria s e sp e cia lid a d e s, m a s ista m -b é m a os a n trop ólog os, g e óg ra fos e e cólog os trop ica is d e m od o g e ra l. Está cla ro q u e e le se rvirá d e in stru m e n to p e d a -g ó-g ico n a s com u n id a d e s d e a l-g u n s d e se u s coa u tore s, a sa b e r, e n tre os cola -b ora d ore s in d íg e n a s e re g ion a is d o Al-to J u ru á , q u e p od e rã o e m p re g á -lo co-m o u co-m a re fe rê n cia p a ra a sse g u ra r a con tin u id a d e d o con h e cim e n to cu ltu ra l d a p op u la çã o loca l. Tod o a m a zon ista d e ve ria te r u m e xe m p la r e m su a e sta n -te , e a s b ib lio-te ca s e sp e cia liza d a s e m Am é rica La tin a e Am é rica d o Su l, e m tod o o m u n d o, d e ve ria m ig u a lm e n te a d q u irir e sta En ciclop é d ia.

GARNELO, Luiza. 2003. Poder, hierar-quia e reciprocidade: saúde e harmo-nia ent re os Baniw a do Alt o Rio Ne-gro. Rio de Janeiro: Edit ora Fiocruz (Coleção Saúde dos Povos Indígenas). 257 pp.

José Antonio Kelly

C AIC ET (C e n tro d e In ve stig a ción y C on trol d e En fe rm e d a d e s Trop ica le s, Sim ón Bolíva r)

A fórm u la “ O u tros, p e rig osos m a s n e ce ssá rios” , con d e n sa , n a lite ra tu ra a n -trop ológ ica sob re a Am a zôn ia , a n e ce sid a d e sociológ ica d os a fin s e a n e ce ssid a d e p olíticoritu a l d e ou tros h u m a -n os e -n ã o-h u m a -n os p a ra a co-n stitu içã o a m e rín d ia d o “ loca l” (p a re n te sco e co-m u n id a d e ). Ela su b su co-m e a n a tu re za a m b íg u a d a a lte rid a d e q u e , com su a com b in a çã o d e p od e r d e stru tivo e cre a -tivo, p re cisa se r cu id a d osa m e n te d om e stica d a p a ra q u e se ja p ossíve l b e n e ficia rse d e su a cria tivid a d e – re p rod u -çã o sim b ólica e m a te ria l d e p e ssoa s e g ru p os – se m d e se n ca d e a r os p e rig os d o p od e r e xce ssivo q u e con d u ze m à d e su m a n iza çã o d a socie d a d e , re m e

-te n d o-a d e volta a o ca os p ré -cu ltu ra l p rim ord ia l q u e os p e rson a g e n s m íticos log ra ra m a rd u a m e n te su p rim ir.

O e stu d o d e G a rn e lo é u m a d e -m on stra çã o cla ra d e q u e ta l p rop osiçã o, n a scid a n a in ve stig a osiçã o d e socie -d a -d e s a m e rín -d ia s e m se u s “ con te xtos tra d icion a is” , é n ã o só ú til com o n e ce s-sá ria p a ra a a n á lise d o e n volvim e n to d os ín d ios com o Esta d o. De ssa p e rs-p e ctiva , o livro d e ve se r sa u d a d o rs-p or a p re se n ta r u m a d iscu ssã o d e ta lh a d a d a cosm olog ia e org a n iza çã o socia l d os Ba n iw a com o p on to d e p a rtid a p a ra a com p re e n sã o d o com p le xo con ju n to d e re la çõe s (e n volve n d o a via d ore s, m is-sion á rios ca tólicos e p rote sta n te s, in stitu içõe s e sta ta is e org a n iza çõe s in d íg e -n a s su p ra loca is) e m q u e se vira m h isto-rica m e n te e n re d a d os, ofe re n ce n d o a s-sim u m a a n á lise d a e tn op olítica b a n i-w a firm e m e n te e n ra iza d a n a s te oria s a m a zôn ica s d a a lte rid a d e e d o p od e r p olítico æ u m a a d içã o n e ce ssá ria a os e stu d os d a e tn op olítica a m e rín d ia , os q u a is, m u ito fre q u e n te m e n te , ob scu re -ce m a re le vâ n cia d a s form a s cu ltu ra is e socia is p a rticu la re s q u e m old a m a s a ti-vid a d e s e con ce itos in d íg e n a s.

Referências

Documentos relacionados

Resposta total (clínica e laringoscópica) ao tratamento com IBP (pantoprazol 40mg, duas vezes ao dia, por oito semanas) foi considerada como queda de 50% do ISR e da EAER..

Sendo assim, o presente estudo visa quantificar a atividade das proteases alcalinas totais do trato digestório do neon gobi Elacatinus figaro em diferentes idades e dietas que compõem

El resultado de esa reunión se recogió en esta Declaración de Granada, que comprende 18 recomendaciones agru- padas en seis temas: el uso adecuado de la termino- logía, los resúmenes

O Processo Seletivo Interno (PSI) mostra-se como uma das várias ações e medidas que vêm sendo implementadas pela atual gestão da Secretaria de Estado.. Importante

IV – Para as atividades de monitoria serão atribuídas tantas horas-aula quantas forem efetivamente exercidas pelo discente, a critério da Coordenação Acadêmica do Curso de

O arquivo Central, conforme demostrado na figura 02, representa ao longo de sua formação, o parquet fluminense, com todas as suas mudanças institucionais, administrativas

Os per- centuais de indígenas que falam língua indígena no domicílio (55,8%) e daqueles que in- formaram a etnia (71,8%) foram mais pronunciados na área rural, com destaque para o

Complexos com o íon Gd 3+ dificilmente apresentam transferência de energia ligante-íon Gd 3+ , pois as energias dos estados excitados dos ligantes normalmente

Nem a Graco será responsável por mau funcionamento, danos ou desgaste causados por incompatibilidade do equipamento da Graco com estruturas, acessórios, equipamento ou materiais