• Nenhum resultado encontrado

Mana vol.10 número2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Mana vol.10 número2"

Copied!
4
0
0

Texto

(1)

RESEN HAS 423

ta s d e vá ria s e sp e cia lid a d e s, m a s ta m -b é m a os a n trop ólog os, g e óg ra fos e e cólog os trop ica is d e m od o g e ra l. Está cla ro q u e e le se rvirá d e in stru m e n to p e d a -g ó-g ico n a s com u n id a d e s d e a l-g u n s d e se u s coa u tore s, a sa b e r, e n tre os cola -b ora d ore s in d íg e n a s e re g ion a is d o Al-to J u ru á , q u e p od e rã o e m p re g á -lo co-m o u co-m a re fe rê n cia p a ra a sse g u ra r a con tin u id a d e d o con h e cim e n to cu ltu ra l d a p op u la çã o loca l. Tod o a m a zon ista d e ve ria te r u m e xe m p la r e m su a e sta n -te , e a s b ib lio-te ca s e sp e cia liza d a s e m Am é rica La tin a e Am é rica d o Su l, e m tod o o m u n d o, d e ve ria m ig u a lm e n te a d q u irir e sta En ciclop é d ia.

GARNELO, Luiza. 2003. Poder,

hierar-quia e reciprocidade: saúde e harmo-nia ent re os Baniw a do Alt o Rio Ne-gro. Rio de Janeiro: Edit ora Fiocruz (Coleção Saúde dos Povos Indígenas). 257 pp.

José Antonio Kelly

C AIC ET (C e n tro d e In ve stig a ción y C on trol d e En fe rm e d a d e s Trop ica le s, Sim ón Bolíva r)

A fórm u la “ O u tros, p e rig osos m a s n e ce ssá rios” , con d e n sa , n a lite ra tu ra a n -trop ológ ica sob re a Am a zôn ia , a n e ce sid a d e sociológ ica d os a fin s e a n e ce ssid a d e p olíticoritu a l d e ou tros h u m a -n os e -n ã o-h u m a -n os p a ra a co-n stitu içã o a m e rín d ia d o “ loca l” (p a re n te sco e co-m u n id a d e ). Ela su b su co-m e a n a tu re za a m b íg u a d a a lte rid a d e q u e , com su a com b in a çã o d e p od e r d e stru tivo e cre a -tivo, p re cisa se r cu id a d osa m e n te d om e stica d a p a ra q u e se ja p ossíve l b e n e ficia rse d e su a cria tivid a d e – re p rod u -çã o sim b ólica e m a te ria l d e p e ssoa s e g ru p os – se m d e se n ca d e a r os p e rig os d o p od e r e xce ssivo q u e con d u ze m à d e su m a n iza çã o d a socie d a d e , re m e

-te n d o-a d e volta a o ca os p ré -cu ltu ra l p rim ord ia l q u e os p e rson a g e n s m íticos log ra ra m a rd u a m e n te su p rim ir.

O e stu d o d e G a rn e lo é u m a d e -m on stra çã o cla ra d e q u e ta l p rop osiçã o, n a scid a n a in ve stig a osiçã o d e socie -d a -d e s a m e rín -d ia s e m se u s “ con te xtos tra d icion a is” , é n ã o só ú til com o n e ce s-sá ria p a ra a a n á lise d o e n volvim e n to d os ín d ios com o Esta d o. De ssa p e rs-p e ctiva , o livro d e ve se r sa u d a d o rs-p or a p re se n ta r u m a d iscu ssã o d e ta lh a d a d a cosm olog ia e org a n iza çã o socia l d os Ba n iw a com o p on to d e p a rtid a p a ra a com p re e n sã o d o com p le xo con ju n to d e re la çõe s (e n volve n d o a via d ore s, m is-sion á rios ca tólicos e p rote sta n te s, in stitu içõe s e sta ta is e org a n iza çõe s in d íg e -n a s su p ra loca is) e m q u e se vira m h isto-rica m e n te e n re d a d os, ofe re n ce n d o a s-sim u m a a n á lise d a e tn op olítica b a n i-w a firm e m e n te e n ra iza d a n a s te oria s a m a zôn ica s d a a lte rid a d e e d o p od e r p olítico æ u m a a d içã o n e ce ssá ria a os e stu d os d a e tn op olítica a m e rín d ia , os q u a is, m u ito fre q u e n te m e n te , ob scu re -ce m a re le vâ n cia d a s form a s cu ltu ra is e socia is p a rticu la re s q u e m old a m a s a ti-vid a d e s e con ce itos in d íg e n a s.

(2)

-tica s e in stitu içõe s. Form a s socia is cor-re n te s sã o vista s com o cor-re su lta d o h istóri-co d a in te ra çã o d e força s in te rn a s e e x-te rn a s, d e sca rta n d o-se a s im a g e n s se ja d e u m Esta d o h e g e m ôn ico e sm a g a d or, se ja d e u m a socie d a d e h e rm e tica m e n te fe ch a d a . Esse tip o d e a n á lise , re tra ta d a n os e scritos re ce n te s d e Sa h lin s sob re o con ce ito d e cu ltu ra , re a liza u m a fu sã o fe liz e n tre p osiçõe s g e ra is n o d e b a te a n trop ológ ico e u m a te oria e sp e cifica m e n te a m e rín d ia : a m e n cion a d a p re g -n â -n cia d o e xte rior.

O livro con siste ta m b é m e m u m a b e m -vin d a con trib u içã o a os e stu d os d e a n trop olog ia m é d ica n a Am a zôn ia , e x-p lora n d o a s im x-p lica çõe s d e d ife re n te s p olítica s e m ora lid a d e s (a té cn icoa d -m in istra tiva , ou a e sta ta l e a in d íg e n a , ou a d o p a re n te sco) p re se n te s n a op e ra çã o d o siste m a d e sa ú d e e n tre os Ba -n iw a , ch a m a -n d o a a te -n çã o p a ra q u e s-tõe s q u e u ltra p a ssa m o d om ín io m é d ico (g e ra lm e n te p rivile g ia d o n a lite ra tu -ra d e vota d a à a rticu la çã o d os siste m a s m é d icos in d íg e n a s e ocid e n ta is).

O tra b a lh o d e G a rn e lo in se re -se e m u m a a n trop olog ia p olítica d a s re la çõe s in te ré tn ica s, com u m a ê n fa se e sp e cífica n a sa ú d e e d oe n ça — u m a e scolh a q u e n ã o é fortu ita . A re p re se n ta çã o d a d oe n ça e n tre os Ba n iw a é con stitu tiva d e re la çõe s d e p od e r e n tre g ê n e ros e e n tre g e ra çõe s. Tra ta -se d e u m a form a d istrib u íd a d e p od e r p olítico im p lica d a e m u m e sforço con sta n te p a ra m a n te r a fa sta d os os p e rig os d o com p orta m e n to d e scon trola d o, a sse g u ra n d o a ssim a re -p rod u çã o d e u m m od o d e vid a h u m a n o. A d oe n ça se m p re e n volve u m a g e n te ocu lto, u m a fim in sa tisfe ito, u m e sp írito y oop in ai, u m a lid e ra n ça riva l in ve josa . Da m e sm a m a n e ira , a d oe n ça a tin g e a q u e le s q u e d e svia m -se d a s n orm a s e s-trita s d e com p orta m e n to m ora l e d a s p rá tica s corp ora is com o d ie ta , re sp e ito a ta b u s a lim e n ta re s, h ig ie n e corp ora l —

isto é , a tin g e sob re tu d o os h om e n s jo-ve n s, q u e a in d a n ã o in te rn a liza ra m tota lm e n te a m ora lid a d e (m a scu lin a ) b a n iw a , e a s m u lh e re s, a q u e m n ã o se cre d ita a ca p a cid a d e d e te m p e ra r se u s im p u lsos. Essa s con ve n çõe s b a n iw a ta m -b é m op e ra m n os n ovos con te xtos d a e t-n op olítica , ot-n d e o p od e r p olítico ca p ila r b a n iw a (com os h om e n s m a is ve lh os n a p osiçã o p rivile g ia d a ) se a p lica a os jo-ve n s líd e re s in te r-é tn icos, re g u la n d o su a p e rform a n ce p e ra n te os b ra n cos.

O livro d ivid e -se e m trê s p a rte s, e x-p a n d in d o x-p rog re ssiva m e n te a a n á lise d a s re la çõe s e m d ire çã o à s e sfe ra s e x-te rn a s d o e sp a ço socia l b a n iw a .

A p rim e ira p a rte d e scre ve o ca rá te r socia l d a s re la çõe s com a n a tu re za e o p a n te ã o e sp iritu a l. As re la çõe s com e s-sa s p e ssoa s n ã o-h u m a n a s, con ce itu a li-za d a s p rototip ica m e n te com o a fin s a g re ssivos, sã o re sp on sá ve is p or u m a sé rie d e d oe n ça s con te m p orâ n e a s, p e r-p e tu a n d o a s d ife re n te s form a s d e re cip rocid a d e n e g a tiva e xiste n te s n os te m -p os m íticos e n tre N h iã-p irik oli e se u s irm ã os (“ n ós” irm ítico), d e u irm la d o, e ou -tra s e sp é cie s-p ovos a g re ssivos (O u tros m íticos), d e ou tro. G a rn e lo p rosse g u e d e scre n d o o con ju n to d e d oe n ça s p ossí-ve is a p riori, se u s sin tom a s a ssocia d os e con te xtos socia is (fa la ru im , m orte p or vin g a n ça , in ve ja , im p u lsos d e scon trola -d os e tc). Essa p a rte e n ce rra -se com e xe m p los d e n a rra tiva s d e d oe n ça s e tra je tória s te ra p ê u tica s — a s re a lid a d e s a p oste riori con e cta n d o ca d a e ve n to p a -tológ ico a u m con flito socia l. O e xe m p lo m a is n otá ve l é o d e u m b e m su ce d id o líd e r d e org a n iza çã o in d íg e n a q u e sofre d e m a le s físicos e p sicológ icos con sta n te s. Se u lon g o ca m in h o te ra p ê u tico le vou o d e tra ta m e n tos fitote rá p icos a re -za d ore s e xa m ã s, p a ssa n d o p e lo p osto d o Distrito Sa n itá rio Esp e cia l In d íg e n a (DSEI) e p or u m a b a te ria d e e xa m e s e m M a n a u s. C on clu iu -se q u e e le fora víti-RESEN HAS

(3)

RESEN HAS 425

m a d e fe itiça ria m an h e n e d e vid o a u m a sé rie d e con flitos e n tre fra tria s. O e p i-sód io re ve la com o a e xce ssiva in d ivi-d u a çã o n a s org a n iza çõe s in ivi-d íg e n a s é con tra ria d a p or força s q u e n e g a m ta l d ife re n cia çã o e m p rol d a m a n u te n çã o d o tod o socia l. Essa é u m a d a s con tra d içõe s in trín se ca s q u e o livro d e sn u d a e n tre a lóg ica d o Esta d o — p a rtilh a d a p e -la s org a n iza çõe s in d íg e n a s e m b u sca d e re cu rsos — e a q u e la d a socie d a d e b a n iw a — à q u a l e ssa s m e sm a s org a n i-za çõe s d e ve m ta m b é m con form a r-se p a ra p od e re m se le g itim a r.

A se g u n d a e a te rce ira p a rte s d o li-vro a m p lia m o e scop o d a a n á lise p a ra o p la n o d a vid a in te ra ld e ã , e d a s re la -çõe s com a s org a n iza -çõe s in d íg e n a s d e b a se e re g ion a is. In ú m e ros a sp e ctos e xp lora d os p or G a rn e lo re ve la m a con -tin u id a d e d a s con ve n çõe s cu ltu ra is e socia is b a n iw a ta l com o se a rticu la m à s con ve n çõe s d os b ra n cos, e sta ta is ou g lob a liza d a s, e sã o a ssim tra n sform a -d a s. Em te rm os g e ra is: se , n o p a ssa -d o, os jove n s e sta va m n a lin h a d e fre n te d a s re la çõe s g u e rre ira s com in im ig os, d irig id a s p e los a n ciã os, h oje e le s se rve m a e ste s ú ltim os lid e ra n d o a s b a ta lh a s com p a p e l e ca n e ta con tra o Esta -d o (:121). Em te rm os -d a e sté tica -d a p olítica , a con ve n çã o b a n iw a in cid e forte -m e n te sob re o ca rá te r d a lid e ra n ça d e a ld e ia ou n a s org a n iza çõe s in d íg e n a s, su a le g itim id a d e e d iscu rso. Por e xe m -p lo, a s re la çõe s e n tre os líd e re s d e a ld e ia e su a s com u n ild a ld e s sã o re p lica -d a s n a q u e la s e xiste n te s e n tre os p rim e iros e os líd e re s d e org a n iza çã o in d íg e n a : a m b a s e xib e m os id e a is d a re -cip rocid a d e d e p a re n te sco, e m te rm os d os q u a is le g itim a çã o e a p oio p olíticos sã o troca d os p or b e n s e se rviços. O s a trib u tos id e a is d a s lid e ra n ça s d a s or-g a n iza çõe s sã o ta m b é m a q u e le s q u e e p itom iza m a m ora lid a d e (m a scu lin a ) b a n iw a : a u to-con trole , p e n sa m e n to

fir-m e , h a b ilid a d e d e e le va r a fir-m ora l co-m u n itá ria , fa la p e rsu a siva , ta le n tos d e m e d ia çã o e tc. Alé m d isso, G a rn e lo a rg u m e n ta q u e a n e ce ssid a d e d e e sta b e -le ce r re p re se n ta n te s g e ra is d os Ba n iw a re vita lizou a s h ie ra rq u ia s in te r-sib e d e se n iorid a d e , p ois e sta s torn a ra m -se crité rios d e se le çã o d e líd e re s. O s sib s tra d icion a lm e n te con sid e ra d os com o “ ca b e ça s” , ca p a ze s d e g u ia r a com u n id a -d e , sã o m a is fa vore cd os n a con stitu i-çã o d a s d ire toria s d a s org a n iza çõe s e , n o in te rior d e le s, os irm ã os m a is ve lh os sã o os m a is fre q u e n te m e n te e scolh id os. O ou tro la d o d e sta m oe d a sã o os m ú ltip los p on tos e m q u e é n e ce ssá rio b u sca r a ju sta r a s d ife re n te s lóg ica s, b a n iw a e e sta ta l. As org a n iza çõe s in d íg e -n a s p re cisa m , p or e xe m p lo, e q u ilib ra r a lóg ica d a s in stitu içõe s d e m ocrá tica s, se -g u n d o a q u a l tod os sã o i-g u a is p e ra n te o Esta d o, com a lóg ica d o p a re n te sco, n os te rm os d a q u a l os con sa n g u ín e os e sp e ra m u m tra ta m e n to p re fe re n cia l. O re -su lta d o sã o form a s p olítica s e clé tica s, com o d ire toria s p e riod ica m e n te e le ita s m a s à s q u a is a p e n a s os sib s h ie ra rq u i-ca m e n te su p e riore s tê m a ce sso.

(4)

C on flitos sim ila re s e n tre con ve n çõe s a p a re ce m n a op e ra çã o d o DSEI, on d e os re cu rsos d isp on íve is p a ra a s a tivid a d e s sa n itá ria s sã o a loca d os se g u n d o crité -rios e p id e m iológ icos e log ísticos. Da p e rsp e ctiva d a s a ld e ia s, re m é d ios, ra -d ios, com b u stíve l e m otore s -d e ve ria m se r d istrib u íd os se g u n d o o p a re n te sco e d e a cord o com a re cip rocid a d e d e vid a e n tre líd e re s e se g u id ore s. De ssa m a -n e ira , re cu rsos sa -n itá rios p e -n e tra m a vi-d a a lvi-d e ã com o ca p ita l p olítico.

O ú ltim o te m a im p orta n te d iscu tid o é a h istória e o p re se n te d o m ovim e n to in d íg e n a d o Rio N e g ro. In icia lm e n te ca ra cte riza d o p e la a tu a çã o d e a lg u n s líd e re s ca rism á ticos p olitica m e n te m ili-ta n te s, m a s com p ou ca p e n e tra çã o n a s com u n id a d e s, o p e rfil a g ora é o d e m ú l-tip la s org a n iza çõe s in d íg e n a s m e n ore s volta d a s p a ra a g e ra çã o d e p roje tos e com p osta s p or líd e re s d e p e rfil m a is té cn icoa d m in istra tivo. Essa s org a n iza -çõe s p a ssa ra m d e g ru p os d e p re ssã o a su b stitu tos d o Esta d o n a p rovisã o d e se rviços. O a cord o re ce n te e n tre a FO IRN e a FUN ASA é e xe m p la r. Essa p a ssa g e m d a m ilitâ n cia p olítica à p ro-visã o d e se rviços é a in d a m u ito re ce n te p a ra q u e se p ossa ju lg a r se u s re su lta -d os, m a s G a rn e lo ofe re ce -d isso u m a d iscu ssã o su g e stiva , m ostra n d o com o o m ovim e n to d e re cu o d o Esta d o, tra n s-fe rin d o re sp on sa b ilid a d e s a o “ te rce iro se tor” , in clu in d o O N G s e org a n iza çõe s in d íg e n a s, coloca e sta s ú ltim a s n a p osiçã o a m b íg u a d e org a n iza çõe s sim u lta -n e a m e -n te “ m ilita -n te s” e “ p rofissio-n a is” (:194), e rofissio-n cu rra la d a s e rofissio-n tre a s e xi-g ê n cia s d a s fon te s d e fin a n cia m e n to e a s d e m a n d a s d os re ce p tore s d os se rvi-ços (a s com u n id a d e s). Por ou tro la d o, a p a rce ria a m p lia a ca p a cid a d e d e re s-p osta d a FO IRN à s d e m a n d a s q u e s-p e r-m a n e ce r-m se n d o se u s p rob le r-m a s cotid ia n os (sa ú cotid e , e cotid u ca çã o, b e n s, e m p re -g os). Provê ta m b é m u m a op ortu n id a d e

d e com b a te r o e stig m a d om in a n te d a su p osta in ca p a cid a d e p olítica e in te le c-tu a l d os ín d ios, su b ja ce n te a se u sta c-tu s h istórico d e tu te lad os.

En ce rro com a lg u n s com e n tá rios in sp ira d os p or m in h a p róp ria e xp e riê n -cia d e ca m p o com o siste m a d e sa ú d e volta d o p a ra os Ya n om a m i d a Ve n e zu e -la . H á m u ita s re sson â n cia s e n tre e ssa s d u a s situ a çõe s on d e , com o d iz G a rn e lo, a “ e con om ia d o d om ” e n con tra a “ e co-n om ia d a m e rca d oria ” (:109); oco-n d e os re cu rsos sa n itá rios sã o “ fa tos socia is to-ta is” in corp ora d os à vid a in d íg e n a com o p a rte d e u com p roje to d ife re n te d a -q u e le su g e rid o p e los crité rios d a sa ú d e p ú b lica . De sse p on to d e vista , a a n á lise d e G a rn e lo p od e ria se r e n riq u e cid a com u m a in sp e çã o m a is d e ta lh a d a d a s p e rsp e ctiva s e re a çõe s d os n ã oBa n iw a (m é -d icos in -d íg e n a s e b ra n cos, e n fe rm e ira s, p la n e ja d ore s, ou tros tra b a lh a d ore s d a sa ú d e ), e d o p e so d e ssa s visõe s n a d e fi-n içã o d a s re la çõe s e m p a u ta . Sim ila r-m e n te , o foco n a s re la çõe s d e p od e r p o-d e ria se r com p le m e n ta o-d o p or u m a o-d is-cu ssã o m a is p rofu n d a d o sig n ifica d o, n o p e n sa m e n to b a n iw a , d a s re la çõe s com os b ra n cos e ou tros ín d ios, isto é , u m a d iscu ssã o d a g e og ra fia socia l n a tiva e d e su a re le vâ n cia (ou n ã o) n a con stitu içã o d a s id é ia s d e “ p rog re sso” , “ civiliza çã o” e “ tra d içã o” , e stre ita m e n te re la -cion a d a s à s n oçõe s d e id e n tid a d e q u e p od e m in flu e n cia r a titu d e s e va lore s a s-socia d os com os b e n s e se rviços d os b ra n cos (sa ú d e e e d u ca çã o e m p a rticu -la r). Isso p osto, n ã o p osso te rm in a r se m lou va r a b e m -su ce d id a d e scriçã o d e G a rn e lo d a cria tivid a d e b a n iw a n a su a a rticu la çã o com a m od e rn id a d e , u m e n -g a ja m e n to com os m ú ltip los con te xtos d a vid a a m a zôn ica con te m p orâ n e a q u e p ou cos livros re ve la m .

Referências

Documentos relacionados

El resultado de esa reunión se recogió en esta Declaración de Granada, que comprende 18 recomendaciones agru- padas en seis temas: el uso adecuado de la termino- logía, los resúmenes

Resposta total (clínica e laringoscópica) ao tratamento com IBP (pantoprazol 40mg, duas vezes ao dia, por oito semanas) foi considerada como queda de 50% do ISR e da EAER..

Poder, hierar- quia e reciprocidade: saúde e harmo- nia ent re os Baniw a do Alt o Rio Ne- gro. Rio de Janeiro: Edit ora Fiocruz (Coleção Saúde dos

Int ri- gas e questões: vingança de família e t ramas sociais no sert ão de Pernam- buco.. Rio de

Int ri- gas e questões: vingança de família e t ramas sociais no sert ão de Pernam- buco.. Rio de

Voices of The M agi: Enchant ed Journeys in Sou- t heast Brazil.. Chicago e London: The University of

Lisboa como t errit ório psicot rópico nos anos novent a.. Lisboa: Imprensa de

Lisboa como t errit ório psicot rópico nos anos novent a.. Lisboa: Imprensa de

Complexos com o íon Gd 3+ dificilmente apresentam transferência de energia ligante-íon Gd 3+ , pois as energias dos estados excitados dos ligantes normalmente