• Nenhum resultado encontrado

Loja Teosófica Raja Yoga

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Loja Teosófica Raja Yoga"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Loja Teosófica Raja Yoga

Rua Mituto Mizumoto, 301 – Liberdade – São Paulo – SP

CURSO “O DESPERTAR DOS CHAKRAS”

TEORIA E PRÁTICA

Facilitador: Irmão Carlos Adriano (Shiva Das)

OM...

ASATO MA SAD GAMAYA

(Do irreal, nos conduza ao Real)

TAMASO MA JYOTIR GAMAYA

(Das Trevas nos conduza a Luz)

MRITYOR MA AMRITAM GAMAYA

(Da morte nos conduza a Imortalidade)

OM SHANTI SHANTI SHANTI

(Om, Paz, Paz, Paz)

(2)

Não se apresse em acreditar...

"Não se apresse em acreditar em nada, mesmo se estiver escrito

nas escrituras sagradas. Não se apresse em acreditar em nada só

porque um professor famoso que disse. Não acredite em nada

apenas porque a maioria concordou que é a verdade. Não

acredite em mim. Você deveria testar qualquer coisa que as

pessoas dizem através de sua própria experiência antes de

aceitar ou rejeitar algo." (Siddartha Gautama, o Buddha, Kalama

Sutra 17:49)

(3)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Definições e explicações básicas sobre:

Os Chakras, os Corpos Sutis, Nadis, alimentação e Kundalini.

Estudo e exercícios para os seguintes Chakras:

1- Muladhara (Chacka básico)

2- Swadhisthana ( Chakra Sacro ou Sagrado) 3- Manipura (Chakra Solar)

4 – Anahata (Chakra do Coração) 5- Vishuddha (Chakra Laríngeo) 6- Ajña (Chakra Frontal)

7- Sahasrara (Chakra Coronário) -

Este é um Chakra que não possui exercícios específicos para sua energização, haja vista que ele é considerado um Portal para uma conexão maior.

* No estudo e prática de estimulação/energização dos Chakras o primeiro a ser trabalhado será o Ajna Chakra. Maiores explicações serão dadas posteriormente.

(4)

Definição dos Chakras: Segundo a Filosofia Yogue são Centros de Força, gerado por conexões, as quais tem por finalidade fluir Energia Vital de um corpo para o outro.

A Palavra Chakra vem do Sânscrito e têm seu significado “roda”, pires, plexo, disco ou centro.

Localização: No corpo Etérico , conhecido também como duplo- Etérico, corpo semi-físico, corpo vital e ou corpo Biossoma

Imagem de um Chakra

Fonte da informação: Clarividentes, entre eles C.W.Leadbeater (1847-1934), Geoffrey Hodson (1886-1993) e Dora Kunz (1904-1999)

(5)

O Corpo Duplo Etérico (Semi-físico/corpo vital)

Como o próprio nome diz é formado por dois Éteres. O *Éter do espaço físico de onde vivemos e do Éter que vem dos planos superiores. Onde termina o mundo físico e se inicia o mundo espiritual. Tudo que vem do Corpo Astral para o Corpo Físico e ou vice- versa, é transportado/transmitido pelo Corpo Etérico ( A Energia Vital – Prana, pensamentos, desejos, sensações e etc).

O Espírito pensa pelo Corpo Mental, sente pelo Corpo Astral, e através dos Centros de Forças existentes no Corpo Astral, aciona o Corpo Duplo Etérico, nos pontos correspondentes a esses Centros de Forças, que no Corpo Etérico são denominados Chakras, que se aglutinam e se situam nos plexos nervosos carnais, para que o corpo físico possa ser acionado.

O Duplo Etérico também é que protege que tenhamos acesso direto ao Plano Astral

*Éter é o “revestimento” ou um dos aspectos do Akasha; é sua forma ou seu corpo mais grosseiro; ocupa toda a vacuidade do Espaço (ou melhor, todo o conteúdo do Espaço) e sua propriedade é o som (a Palavra). É o quinto dos sete Princípios ou Elementos cósmicos, que por sua vez tem sete estados, aspectos ou princípios. Este elemento semi material será visível no ar no final da quarta Ronda e se manifestará plenamente na quinta.

(6)

NADIS

A palavra nadi vem da raiz nad (do sânscrito ), que significa canaleta, córrego, ou fluxo do nada, e é o canal pelo qual circula o prana pelo corpo.

Nos escritos do Shiva Samhita é mencionado que temos em torno de 350.000 nadis.

Já no Hatha yoga Pradipika menciona cerca 72.000 nadis.

Estão divididos em 2 grupos:

◊ Nadis Pranavha... Condutores da força prânica.

◊ Nadis Manova... Condutores da força mental.

Existem 14 nadis principais, sendo os 03 mais importantes: Sushumna, Ida e Pingala e Todos os Nadis são subordinados ao Sushumna.

Nota: O conceito das Nadis ainda não é aceito pela comunidade científica.

Os Nadis Centrais

1. Sushumna – vai da base da coluna até o topo da cabeça. Facilita o movimento ascendente do prana puro que nutre o corpo inteiro.

2. Alambusha – vai do começo do Sushumna até o ânus. E a via de saída pela qual o prana impuro e eliminado do corpo.

Os Nadis da Direita

(7)

movimentação destes.

6. Pusha – vai da base da coluna até o sexto chakra, o “terceiro olho”, e dirige-se ao olho direito, alimentando-o de prana.

7. Payasvini - vai da base da coluna até o sexto chakra, o “terceiro olho”, e dirige-se ao ouvido direito, alimentando-o de prana.

8. Pingala - vai da base da coluna ate o sexto chakra, o “terceiro olho”, e dirige-se à narina direita, alimentando-a de prana

Os Nadis da Esquerda

9. Visvodhara – vai da base da coluna até o terceiro chakra, na altura do umbigo, de onde se dirige à região do estômago, alimentando-a de prana.

10. Hastijihva – vai da base da coluna até o terceiro chakra, na altura do umbigo, de onde se dirige ao braço esquerdo e a perna esquerda. Leva o prana aos membros e permite a movimentação destes.

11. Saraswati - vai da base da coluna até o quinto chakra, na garganta, de onde se dirige à língua e à boca, alimentando-as de prana.

12.Gandhari - vai da base da coluna até o sexto chakra, o “terceiro olho”, de onde se dirige ao olho esquerdo, alimentando-o de prana.

13.Shankhini - vai da base da coluna até o sexto chakra, o “terceiro olho”, de onde se dirige ao ouvido esquerdo, alimentando-o de prana.

14.Ida - Vai da base da coluna até o sexto chakra, o “terceiro olho”, e dirige-se a narina esquerda, alimentando-a de prana.

Desenho apresentando as milhares de nadis do corpo sutil.

(8)

Nadis Principais

(Sushumna,Ida e Pingala)

A Sushumna, é o mais importante dos canais de energia. Inicia-se no eixo da coluna vertebral e flui da extremidade inferior da mesma até chegar a extremidade da cabeça As nadis da Ida e da Pingala são freqüentemente relacionados aos dois hemisférios do cérebro.

Pingala é o princípio masculino .É a nadi solar, e corresponde ao lado direito do cérebro.

Ida é o princípio feminino. É a nadi lunar, correspondendo ao lado do esquerdo do cérebro.

(9)

Kundalini

Kundaliní é o alegado poder espiritual primordial ou energia cósmica que jaz adormecida no Muladhara Chakra, o centro de força situado próximo à base da coluna, e aos órgãos genitais. É a energia que transita entre os Chakras. Deriva de uma palavra em sânscrito que significa, literalmente, "enrolada como uma cobra" ou "aquela que tem a forma de uma serpente". Símbolo do caduceu é considerado como uma antiga representação simbólica da fisiologia da Kundalini. Segundo a crença, enquanto está adormecida, assemelha-se a uma chama congelada. O "despertar" da energia divina Shakti Kundalini requer a orientação de um mestre realizado, para que o ativamento e desenvolvimento sejam apropriados e conduzam à meta suprema do Yoga que é a paz interior e a realização divina.

Kundalini é o poder do desejo puro dentro de nós, é a energia da nossa alma, da nossa consciência. Kundalini é a nossa emanação do infinito, a energia do cosmos dentro de cada um de nós. Como nossa energia criativa, ela pode ser imaginada como uma serpente enroscada, adormecida na base da nossa coluna. Uma energia adormecida dentro de nós que se desperta, expande a nossa consciência. Kundalini é a potencialidade de que todos nós somos capazes.

(10)

Referências

Documentos relacionados

A pouca atenção dada aos princípios de uma boa incisão leva, como no caso clínico descrito anteriormente (onde a incisão foi feita sobre a fístula presente durante a

Cada qual a seu modo, com caraterísticas organizacionais diferentes, CCIR, CONIC, REJU e Koinonia são quatro entidades ecumênicas que vêm tendo certo destaque no país em

Por exemplo, (Mases et al. Autores diferentes citados no mesmo parênteses devem ser ordenados cronologicamente e não alfabeticamente. No caso de repetir a mesma referência

Com o objetivo de investigar a presença de vetores de Leishmania e inferir sobre o risco de transmissão de leishmanioses a humanos, foi feito um levantamento de flebotomíneos em

efeitos definidos Nº de participantes que atingiram pelo menos 3, Mé M étodo de Recolha todo de Recolha. Numa escala de 0 a 4, em cada um dos seguintes

vegetação. Clicar em Add All Values para adicionar todos os grupos de vegetação, ou clicar em Add Values para fazer a seleção dos grupos que se deseja trabalhar, caso não

O estudo indicou que a utilização de méto- dos de interpolação para a construção de modelos digitais da batimetria de cursos d’água é uma al- ternativa viável para

Figure 8 shows the X-ray diffraction pattern of a well-passivated metallic powder and a partially oxidized uranium metallic powder.. Figure 7 - X-ray diffraction pattern of