• Nenhum resultado encontrado

Então, a mãe de Moisés fez um cesto de junco, vedou e colocou seu filho dentro.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Então, a mãe de Moisés fez um cesto de junco, vedou e colocou seu filho dentro."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

INAKIDS – CORNÉLIO PROCÓPIO-PR Tema central: A Bíblia me ensina a obedecer.

Data: 22 ao 28 de março de 2021

Lição Bíblica nº 08: Moisés amava e obedecia a Deus Professora: Ana Karolina

Versículo Bíblico: “Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão”. Êxodo 20:2

Texto bíblico: Êxodo 1, 3, 7, 14, 16, 20

OBJETIVOS

- Aprender a importância da Bíblia.

- Entender que a Bíblia é o livro que Deus nos deu.

- Entender que a Bíblia nos ensina maneiras de sermos felizes.

- Sentir o amor pela Bíblia e prazer em ouvir suas histórias.

- Aprender que Deus quer que sejamos obedientes.

ORIENTAÇÕES GERAIS

Sugere-se que antes de tudo, tire um tempo de oração “com a criança”, abençoando sua vida e pedindo a orientação do Espirito Santo para a apropriação da Palavra. Após apresente o versículo bíblico do dia e explique a importância de aprender-lha no transcurso dessa semana.

INTRODUÇÃO

Olá crianças! Que privilégio ouvir a voz de Deus e poder obedecer. Cada um de nós pode conversar com Deus em oração e ouvir através da Bíblia aquilo que Deus quer falar e ensinar para obedecermos. Vamos conhecer e seguir o exemplo de Moisés?

DESENVOLVIMENTO

O nosso herói de hoje nasceu no Egito. Muitos anos se passaram da época em que José salvou o Egito daquela grande fome. O Faraó que governava o Egito no tempo em que Moisés nasceu escravizava os israelitas e exigia que eles trabalhassem muito. Como o povo

(2)

de Israel aumentava em número, Faraó tinha medo que eles se revoltassem e lutassem contra o Egito exigindo sua liberdade. Um dia, Faraó resolveu matar todos os meninos israelitas que nascessem. As famílias israelitas que estavam esperando um filho ficaram apavoradas. Nessa época, uma mulher chamada Joquebede teve um menino. Ela queria salvá-lo da morte. Joquebede já tinha um filho chamado Arão, uma filha chamada Miriã e agora um filho que depois se chamou Moisés. O pai de Moisés chamava-se Anrão. Eles ficaram com o filho em casa escondido até que completasse três meses.

Mas não podiam escondê-lo mais porque estava ficando grande.

Então, a mãe de Moisés fez um cesto de junco, vedou e colocou seu filho dentro.

Em seguida colocou-o no rio porque sabia que a princesa muitas vezes se banhava nesse rio. O menino começou a chorar e sua irmã Miriã o seguia pela margem do rio escondida para ver o que aconteceria com seu irmão. Mas logo a filha de Faraó viu a cesta e a abriu.

Ela pegou o menino e chamou-o de Moisés porque o tirou das águas.

A irmã do menino que estava por perto disse para a princesa: “Eu conheço uma mulher que pode amamentar e cuidar do menino”. Então Miriã correu para chamar sua mãe, e

Joquebede ficou muito feliz porque Deus tinha guardado seu filho com vida e ainda tinha dado a chance para ela poder cuidar do filho por um tempo e ensinar a ele sobre Deus.

Mas quando Moisés era um jovem menino, Joquebede precisou entregá-lo para a princesa, e ele cresceu e estudou no palácio de Faraó.

Quando Moisés era um homem, ele abandonou o palácio porque não suportava ver o

sofrimento dos israelitas no Egito. Ele foi para um lugar chamado Midiã e tornou-se pastor de ovelhas.

Um dia, enquanto cuidava se suas ovelhas viu algo estranho. Era um arbusto que estava em chamas, mas não se queimava.

Moisés se aproximou do lugar e ouviu a voz de Deus: “Moisés tire meu povo do Egito e leve- o para uma nova terra que eu irei lhe mostrar”.

Moisés obedeceu e foi para o Egito salvar os israelitas. O nosso herói sabia que Deus existia porque no tempo que ficou com sua mãe ela tinha ensinado. Mas agora conhecia o Deus verdadeiro de perto, pois ouviu sua voz e conversou com Ele.

Moisés e seu irmão Arão foram para o palácio e obedeceram a Deus em tudo.

(3)

Deus enviou dez pragas sobre o Egito para que Faraó deixasse o povo sair

Depois, Deus abriu o mar Vermelho para que Moisés passasse com o povo para fugir de Faraó que os perseguia

Deus providenciou comida e água para o seu povo que atravessava o deserto a fim de chegar à terra prometida sob a liderança de Moisés.

Certo dia, Deus chamou Moisés para o topo da montanha para dar a ele os dez

mandamentos escrito em pedra para que seu povo obedecesse. Esse é uma outra história que vamos conhecer em outro estudo. Fiquem ligados!

CONCLUSÃO

Como Deus amava Moisés! E como Moisés obedecia e amava a Deus! Deus também ama cada um de nós! Vamos também obedecê-lo e amá-lo como Moisés? Vamos conversar sempre com Deus como Moisés fazia.

Aprender a amar a Palavra e obedecê-la é um processo contínuo de persistência, o quão cedo aprendemos isso, podemos também a criar laços de aprendizagem e experiências de vida com a Palavra do Senhor.

Crianças, oremos a Deus pedindo a ajuda de Deus para seguir o exemplo de Moisés que obedecia e amava a Deus.

ATIVIDADES E RECURSOS

Versículo bíblico para aprender na semana:

“Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão”. Êxodo 20:2

ATIVIDADES

1- Moisés se aproximou do lugar e ouviu a voz de Deus: “Moisés tire meu povo do Egito e leve-o para uma nova terra que eu irei lhe mostrar”. Moisés obedeceu e foi para o Egito salvar os israelitas.

Colorir o desenho quando Moisés foi chamado por Deus:

(4)

2- Deus abriu o mar Vermelho para que Moisés passasse com o povo para fugir de Faraó que os perseguia

(5)

“Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão”. Êxodo 20:2

Referências

Documentos relacionados

Depois que Moisés subiu a montanha para nunca mais voltar, Deus falou a Josué:.. Meu servo, Moisés, está

O contraste entre Moisés e Cristo é bem definido: Moisés é visto como um administrador da casa, Jesus como Edificador; Moisés é retratado como servo, Jesus como Filho; Moisés foi

-Moisés ainda estava com medo de que os israelitas não cressem que Deus o escolheu para tirá-los do Egito.. -Aqui está o que Moisés disse

Pois bem: Voltai para o Egito, onde tereis o que implorais!” (Alcorão 2:61) Deus estava provendo dádivas e facilitando a vida para os filhos de Israel, enquanto se dirigiam para

P or diversas vezes Jesus usou a expressão “Lei ou os Profetas” para designar todo o conjunto dos livros do Velho Testamento, uma vez que os judeus classificam as

-Deus enviou a filha do perverso faraó para adotar Moisés.. -E Moisés vivia com o perverso faraó e

-Deus enviou a filha do perverso faraó para adotar Moisés.. -E Moisés vivia com o perverso faraó e

Moisés é apresentado como um representante de Cristo que haveria de vir e que já veio, pois sua história decorre em libertar o povo de Deus da escravidão do Egito, conduzir ao deserto