• Nenhum resultado encontrado

Pesquisa de Tecnologia de Informação na Educação Básica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Pesquisa de Tecnologia de Informação na Educação Básica"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Pesquisa de Tecnologia de Informação na Educação Básica

A Sociedade e a Educação não podem ignorar a realidade e a forte incidência da Tecnologia de Informação [TI] sobre as novas gerações. Juntando-se aos muitos trabalhos desenvolvidos nessa área, a VespeR apresenta sua colaboração. Objetiva-se conhecer a intervenção da TI nos comportamentos básicos de saúde [sono alimentação e práticas esportivas] e sociais [inter-relação, vínculos e senso ético], por questionário digital Google Form, portanto, sem pressão de terceiros.

O SIEEESP [Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo] solicitou à VespeR que fizesse a Abertura do Fórum Permanente - Educação Básica e o Mundo Digital, no II Encontro Internacional sobre o uso de Tecnologia de Informação por Crianças e Adolescentes, Jovens e Adultos, realizado no Mackenzie, nos dias 16 e 17 de maio de 2013. Para este evento, a Entidade considerou necessário pesquisar sobre alguns interesses relacionados com TI, nos alunos da Educação Básica.

Nesta oportunidade, a VespeR publica a pesquisa realizada pelo mestrando Edgar Delbem, sjr, do Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais, do Programa de Pós Graduação em Informática [PPGI], da Universidade Federal do Rio de Janeiro [UFRJ]. A pesquisa versa sobre o uso da Tecnologia de Informação pelos alunos da Educação Básica, especificamente, na faixa etária entre 8 a 25 anos, considerando alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais [de 8 a 10 anos], Ensino Fundamental Anos Finais [ de 11 a 14 anos], Ensino Médio [de 15 a 18 anos] e Cursos Técnicos [ de 15 a 25 anos aproximadamente].

Os dados foram coletados dos dias 09 a 14 de maio de 2013, através de formulário preenchido e enviado digitalmente, do Google Form como já citado acima.

A amostra consta de 8.835 participantes de escolas particulares dos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, realizada dentro dos procedimentos randômicos.

A fundamentação teórica é baseada na Pedagogia Psicogenética do Prof. Pe.

Joaquim Ferreira Xavier Júnior, sjr focando a capacidade inter-relacional dos

(2)

participantes e eventuais comportamentos egocêntricos anacrônicos1. Atualmente, observa-se que os alguns alunos da Educação Básica manifestam comportamentos egocêntricos anacrônicos [Xavier, 2010], agravando o baixo rendimento acadêmico, o isolamento e as expressões de ira.

Analisando as respostas dadas pelos participantes, os educadores podem melhor atender os alunos tanto no processo de desenvolvimento pessoal como nas atividades escolares em trabalho colaborativo.

Os dados mostram que a maioria dos participantes mantém rotina alimentar de 4 refeições ao dia, consomem mais arroz, feijão e carne, dormem cerca de 8 horas por dia, praticam alguma atividade física, navegam mais de 5 horas por dia na internet, tendo o notebook como o instrumento mais frequente para acessar as redes sociais.

Contudo, há de se considerar outros dados emergentes da pesquisa referentes aos participantes, tais como: rotinas alimentares não saudáveis, poucas refeições ao dia, grupos com horas de sono abaixo do proposto pelos especialistas de saúde e um segmento que não pratica esportes. A amostra aponta uma informação relevante sobre o tipo de conversa que os participantes preferem; vê-se uma adesão majoritária pelo diálogo presencial, ficando o diálogo digital em segundo plano.

Registram-se agradecimentos aos Colégios participantes, sobretudo, às equipes pedagógicas que viabilizaram a participação dos alunos. Segue o elenco das Instituições: Colégios Santa Maria (Belo Horizonte/MG), Colégios da APER (Rio de Janeiro/RJ e Uberlândia/MG), Colégio Dante Alighieri (São Paulo/SP), Colégio Santo André (São José do Rio Preto/SP) Colégio Bom Pastor (Barra Mansa/RJ), Colégios da VespeR (Sorocaba, Lorena, Santo André, Tremembé [SP] e Rio de Janeiro/RJ).

Apresentam-se abaixo gráficos com os dados. Para facilitar estudos e reflexões seguem-se gráficos sintéticos com informações pontuais e gráficos analíticos contendo segmento escolar, número de participantes e respostas dadas a determinado assunto, etc.

                                                                                                               

1  Egocentrismo anacrônico: comportamento singularista em que o sujeito encontra sua identidade na saciedade dos interesses imediatos de horizonte aquém de sua faixa etária, em prejuízo do seu potencial de desenvolvimento [Xavier, 2010].  

(3)

1. Dos participantes:

(4)

2. Dos alimentos mais consumidos:

(5)

3. Das vezes em que os participantes se alimentam por dia:

(6)

4. Horas de sono por dia:

(7)

5. Prática de atividades físicas:

(8)

6. Horas de navegação por dia:

(9)

7. Instrumentos mais utilizados para navegar:

(10)

8. Interesse de navegação:

(11)

9. Preferência de diálogo:

Referências

Documentos relacionados

Para se buscar mais subsídios sobre esse tema, em termos de direito constitucional alemão, ver as lições trazidas na doutrina de Konrad Hesse (1998). Para ele, a garantia

A infecção pelo Vaccinia vírus não é totalmente considerada como de ocorrência natural, embora transmissão de ordenhadores para vacas e de vacas para o homem tenham ocorrido,

Desta forma, o objetivo deste trabalho foi estimar a diversidade genética para o pré-melhoramento de indivíduos de jenipapo procedentes do Estado de Sergipe, e avaliar o

A tendência a uma distribuição nor- mal, observada para o ritmo de emergência dos adultos prove- nientes dos diferentes tipos de fezes recém-emitidas, sofreu mo- dificações

Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a diversidade genética de acessos de Saccharum do Banco Ativo de Germoplasma da Embrapa Tabuleiros Costeiros, e caracterizá-los in

1) O sujeito que viveu a experiência real, ou seja, sobreviveu ao cárcere, relacionou-se com outros presos, teve a saúde debilitada, entre outras consequências geradas em

polimorfismo e amplitude de bases, gerados pelas reações de PCR para estudo da diversidade genética entre indivíduos de população de cambuizeiro (Myrciaria tenella O.

O levantamento dos dípteros califorídeos no município de Itaboraí se destinou a identificar as espécies existentes na área, quantificar as predominantes,