• Nenhum resultado encontrado

Direito Processual do Trabalho

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Direito Processual do Trabalho"

Copied!
37
0
0

Texto

(1)

Direito Processual do Trabalho

Unidade 01

Jéssica Raiane Alves Confessor e Milena Barbosa de Melo

(2)

Unidade 1| Introdução

• O Direito Processual do Trabalho é um ramo da ciência jurídica indispensável para solucionar conflitos na esfera trabalhista, ele está diretamente ligado ao Direito do Trabalho pois é um instrumento de efetivação. O Direito Processual do Trabalho também está ligado a outros ramos da ciência jurídica. Podemos mencionar como exemplo o Direito Internacional, Direito Constitucional, Direito Civil e outros.

(3)

Unidade 1| Objetivos

1. Conhecer a história do direito processual do trabalho.

2. Compreender os conceitos e finalidades e autonomia do direito processual do trabalho.

3. Identificar as relações do direito processual do trabalho com as demais ciências jurídicas.

4. Discernir sobre as fontes e hermenêutica do direito processual do trabalho.

(4)

História do Direito Processual do Trabalho

• Há vários antecedentes históricos para definir a historia do direito processual do trabalho. É importante conhecer o direito processual do trabalho em uma visão universal, para assimila-lo nos dias de hoje. Em uma visão universal, devemos mencionar o que aconteceu nos sistemas jurídicos de França, Alemanha, Estados Unidos e Argentina.

(5)

• O direito processual do trabalho na França foi duramente criticado pela parcialidade de seus julgadores, no Conselhos de prud’hommes, eram representados 50% por representardes dos empregadores e 50% por representantes dos empregados, e não julgavam de forma justa, mas visando seus próprios interesses e de seus representados.

• A Alemanha tem um Código de Processo do Trabalho e quando é necessário o Código de Processo Civil é utilizado de forma subsidiária.

História do Direito Processual do Trabalho

(6)

• Nos Estados Unidos a principal fonte normativa trabalhista está pautada na negociação coletiva (sindicatos e empresas), sendo os conflitos (individuais ou coletivos) mediados através de arbitragem.

• Na Argentina a Justiça do Trabalho começou a estruturar-se na Capital Federal com do Decreto-lei 32.347, de 1944, sendo alterado pela Lei 12.948. A Lei 12.713 é responsável pela criação de comissões de conciliação e arbitragem e regulamentou o trabalho a domicilio.

História do Direito Processual do Trabalho

(7)

O Direito Processual do Trabalho no Brasil

• A princípio, tivemos duas tentativas de criar órgãos especializados em solucionar conflitos trabalhistas na área rural do Estado de São Paulo, sendo o primeiro a lei que criou o “Patronato Agrícola” em 1911, para assistir juridicamente o trabalhador agrícola, especialmente o imigrante, com foco na cobrança de salários, execução de contratos agrícolas e na defesa contra aliciamento de colonos e a “lei da lavra”

de 1922.

(8)

• Em 1923, foi criado o Conselho Nacional do Trabalho, conectado ao Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio, sendo um órgão consultivo do Ministério em matéria trabalhista, instância revisora nas questões previdenciárias e órgão de homologação das dispensas dos empregados públicos.

O Direito Processual do Trabalho no Brasil

(9)

• Já no ano de 1930, com a Revolução, Getúlio Vargas subiu ao poder, e passamos a adotar uma proteção paternalista ao trabalhador, criando o Ministério do Trabalho por intermédio do Decreto 19.433, de 26/11/1930 e o Departamento Nacional do Trabalho (DNT) através do Decreto 19.667, de 04/02/1931.

O Direito Processual do Trabalho no Brasil

(10)

• Com a promulgação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), foram poucas as alterações na legislação de 1939, que destacamos: a competência originária das Juntas de Conciliação e Julgamento em apreciar inquéritos administrativos; a criação de prejulgados, com força vinculante, pelo Conselho Nacional do Trabalho, que deixaria de ter competência para questões previdenciárias, com a criação do Conselho Superior da Previdência Social.

O Direito Processual do Trabalho no Brasil

(11)

• Com a Reforma Trabalhista, houve alteração significativa no Direito do Trabalho no Brasil, tanto em seu aspecto material (individual e coletivo) e administrativo (fiscalização do Ministério do Trabalho), como também em diversas questões processuais.

O Direito Processual do Trabalho no Brasil

(12)

Os Conceitos, Finalidades e Autonomia do Direito Processual do Trabalho

• Sabemos que conceito diverge de definição, conceito retrata um conteúdo genérico, enquanto definição delimita o conteúdo elencando seus elementos. Conceito é derivado do latim conceptus, de concipere, que significa conceber, ter ideia, considerar, indica sentido para a interpretação e significação que tem as coisas, os fatos e palavras.

(13)

• O Estado só poderá prestar a tutela jurisdicional e exercitar o seu Poder de fazer acontecer o direito, quando houver uma provocação por parte do interessado. Após essa provocação, que surge do exercício do direito de ação, nasce o processo judicial, que é formado por uma série de atos pré-ordenados, praticados pelas partes, pelo juiz, pelos auxiliares, por terceiros e pelo representante do Ministério Público, com o objetivo efetivar as regras de direito material e, consequentemente, solucionar o litígio.

Os Conceitos, Finalidades e Autonomia do

Direito Processual do Trabalho

(14)

• Devemos reafirmar que Direito Processual do Trabalho é um ramo da ciência jurídica, constituindo uma das diversas formas de investigação existentes na ciência do Direito, de forma que integra o elenco de disciplinas do Direito Público, sendo com este segmento que o Direito Processual interage sistematicamente, o que ocorre em virtude com o tronco em comum da Teoria Geral do Processo.

Os Conceitos, Finalidades e Autonomia do

Direito Processual do Trabalho

(15)

• Em seguida, devemos compreender que o objeto do Direito Processual do Trabalho é especial, pois cuida da efetivação de direitos extremamente importantes, que são os direitos fundamentais sociais, individuais, coletivos e difusos dos trabalhadores e na promoção da pacificação dos conflitos decorrentes das relações de trabalho, com foco nas oriundas relações de emprego.

Os Conceitos, Finalidades e Autonomia do

Direito Processual do Trabalho

(16)

• O processo judicial cria relação jurídica entre as partes (empregado e empregador) e entre as partes e o Estado-juiz, diversa da relação jurídica de Direito material que originou o conflito de interesse. É uma relação de natureza complexa, que proporciona aos sujeitos poderes, direitos, faculdades, deveres, obrigações, sujeições e ônus, tudo ordenado pelo Direito processual do trabalho.

Os Conceitos, Finalidades e Autonomia do

Direito Processual do Trabalho

(17)

Finalidade do Direito Processual do Trabalho

• A finalidade é o objetivo, o propósito que se deseja alcançar a partir de determinada ação, atitude ou comportamento. Como sinônimos de finalidade podemos utilizar as palavras alvo, objeto, objetivo, efeito, utilidade, propósito, intuito e destinação.

(18)

O Direito Processual do Trabalho busca a pacificação dos conflitos trabalhistas, sejam eles individuais, coletivos ou difusos, decorrentes do vínculo jurídico empregatício e também das relações de trabalho.

É importante ressaltar que o Direito Processual do Trabalho atua na solução de conflitos e seu objetivo está em regular o funcionamento dos órgãos que compõem a estrutura do Judiciário Trabalhista Brasileiro, ou seja varas do trabalho, Tribunas Regionais do Trabalho e Tribunais Superiores do Trabalho e os Juízes do Trabalho.

Finalidade do Direito Processual do Trabalho

(19)

• Podemos afirmar que um ramo do Direito é autônomo quando possuir institutos peculiares que o diferenciem dos demais ramos da Ciência Jurídica, além da extensão de matérias que integram o objeto de estudo. O Direito Processual do Trabalho possui peculiaridades suficientes que permitem sua divisão quanto a outros ramos do Direito.

Finalidade do Direito Processual do Trabalho

(20)

• O Direito Processual do Trabalho também goza de autonomia didática, mas que sua não implica seu isolamento. Por integrar o sistema processual, o direito processual do trabalho deve observar a unidade metodológica comum a todos os demais ramos do direito processual.

Finalidade do Direito Processual do Trabalho

(21)

Direito Processual do Trabalho e as Demais Ciências Jurídicas

• É inegável a relação entre Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho, o primeiro constitui normas jurídicas autônomas e heterônomas, as quais compõem as diversas fontes normativas trabalhistas, que quando violadas, justificam a ativação da função jurisdicional trabalhista e ativam o Direito Processual do Trabalho, por ser um conjunto de normas e princípios aplicáveis a solução de conflitos individuais e coletivos de trabalho.

(22)

• No Direito Internacional, há vários tratados internacionais que se correlacionam com os princípios processuais, por exemplo a Declaração Universal de Direitos Humanos, Pacto de São José da Costa Rica e a Declaração de Nova Iorque. Temos outros tratados que cuidam especialmente de procedimentos processuais, são a Convenção Interamericana sobre Carta Rogatória e Pacto de Las Leñas/Mercosul.

Direito Processual do Trabalho e as Demais

Ciências Jurídicas

(23)

No Direito Constitucional há vários dispositivos que asseguram a aplicação das normas jurídico-trabalhistas pelo Juiz do Trabalho, como os princípios da igualdade, do contraditório e da ampla defesa, da imparcialidade do juiz, da motivação das decisões, do devido processo legal, do juiz natural, da inafastabilidade do controle jurisdicional e da razoabilidade da duração do processo. Também são assegurados pela CF a garantia de aplicação de remédios constitucionais no Processo do Trabalho, como mandado de segurança, habeas corpus, habeas data, ação civil pública e também a substituição processual a entidade sindical.

Direito Processual do Trabalho e as Demais

Ciências Jurídicas

(24)

Direito Administrativo

• O Poder Judiciário é um dos Poderes do Estado e os atos não jurisdicionais são atos regidos pelo Direito Administrativo. Há regimentos internos, provimentos e resoluções que também são atos administrativos.

Podemos afirmar que alguns atos administrativos possuem ingerência no Processo do Trabalho, quando há divisão dos Tribunais em órgãos internos e há fixação de suas competências, entre outros.

(25)

• Durante um processo trabalhista, há diversos momentos em que o magistrado observará a existências de crimes definidos pelo Direito Penal, como: crimes de falso testemunho, falsa perícia, coação, fraude processual, além de crimes contra a organização do trabalho, contra a Justiça, crimes praticados por funcionários públicos e o crime de trabalho escravo, entre outros.

Direito Administrativo

(26)

• Direito Processual Civil e Direito Processual do Trabalho se assemelham em alguns aspectos, da mesma forma que diferem em outros. Ambos pertencem ao mesmo ramo do Direito e possuem princípios e institutos em comum. Mas, cuidado!! Há alguns institutos de mesmo nome, que são totalmente diferentes, quando aplicados, a exemplo do agravo de instrumento e a perempção.

Direito Administrativo

(27)

• Houve um tempo em que o Direito do Trabalho dependia do Direito Tributário para executar as próprias decisões, mas atualmente a Justiça do Trabalho possui competência para executa-las de oficio, como por exemplo a execução das contribuições previdenciárias incidentes sobre a folha de pagamento, sendo assim os os laços do direito processual do trabalho com o direito tributário foram ratificados, de forma que andam lado a lado.

Direito Administrativo

(28)

Quando o assunto for Direito Civil e Direito Processual do Trabalho precisamos saber que o magistrado do Trabalho precisa utilizar várias normas do primeiro para solucionar conflitos do segundo, temos como exemplo: a falência, a recuperação judicial, a habilitação de herdeiros, os laços de parentesco (para analisarmos a incapacidade ou impedimento das testemunhas), prescrição, decadência, direitos de personalidade, atos e fatos jurídicos, direito de empresa, teoria geral das obrigações, contratos, entre outros.

Direito Administrativo

(29)

A relação entre Direito do Consumidor e Direito Processual do Trabalho encontra-se no Título III do Código de Defesa do Consumidor (CDC, Lei 8.078/90), que trata da parte processual. Nesse título encontramos dispositivos são importantes para a análise do procedimento da ação civil pública no âmbito do Judiciário Trabalhista.

A Seguridade Social visa proteger o indivíduo, assegurando-lhe direitos à saúde, à previdência e à assistência social. (NETO E CAVALCANTE, 2019).

Direito Administrativo

(30)

As Fontes e Hermenêutica do Direito Processual do Trabalho

• Sabemos que quando nos referimos a fonte do Direito, estamos falando sobre a origem do Direito, onde estão raízes históricas, de onde são criadas e como as aplicamos na prática, dessa forma, estamos tratando diretamente do processo de produção das normas.

O termo fonte é composto de diversos significados, como: origem do Direito, fundamento da validade das normas jurídicas, exteriorização do Direito (LEITE, 2019).

(31)

• Os fatos políticos e sociais da vida são o que chamamos de fontes materiais.

Fontes materiais são, por excelência, senso de justiça e a concretização de se realizar o que é justo de fato.

• As fontes materiais são fontes potenciais do Direito Processual do Trabalho e surgem através do próprio direito material do trabalho.

As Fontes e Hermenêutica do Direito

Processual do Trabalho

(32)

Uma das competências do direito material é garantir a realização do direito material. Quando houve a extensão da competência da Justiça do Trabalho para processar e julgar ações oriundas das relações de trabalho e de demandas relativas ao direito previdenciário, como a execução das contribuições previdenciárias, do direito tributário, como retenção do imposto de renda, à representação sindical e à greve, houve extraordinária dilatação das fontes materiais do direito processual do trabalho.

As Fontes e Hermenêutica do Direito

Processual do Trabalho

(33)

Fontes Formais

• O Direito se manifesta através das fontes formais, que podem ser imediatas, que se referem aos fatos que por si só são geradores de Direito, como as normas legais. Já as fontes formais mediatas são costumes, os princípios gerais do direito, a jurisprudência e a doutrina.

(34)

• Podemos afirmar que as fontes formais podem ser entendidas como sendo a Constituição Federal, as convenções e tratados internacionais que cuidam de normas processuais, as leis complementares e ordinárias, dentre as quais se destacam em importância a CLT e o Código de Processo Civil, além dos decretos e instruções normativas editadas pelos tribunais.

Fontes Formais

(35)

• Podemos definir hermenêutica como ciência que estuda a sistematização dos processos que se aplicam para a determinação do sentido e do alcance das expressões jurídicas, sendo assim, é a teoria científica da interpretação, compreendendo: a interpretação, a integração e a aplicação do Direito.

Fontes Formais

(36)

• Em relação a hermenêutica, o Direito Processual do Trabalho não possui métodos próprios, pois a hermenêutica é a junção de interpretação, a integração e a aplicação das normas jurídicas processuais, que será a mesma para toda teoria geral do direito processual, é a teoria científica da interpretação, compreendendo: a interpretação, a integração e a aplicação do Direito.

Fontes Formais

(37)

OBRIGADA!

Referências

Documentos relacionados

O objetivo geral deste trabalho foi desenvolver uma nova rota para a produção de células a combustível de óxido sólido suportada no eletrólito utilizando técnicas de

A partir das principais noções que envolvem a concepção dialógica de linguagem do pensador soviético Mikhail Bakhtin 1988, tais como discurso, gêneros do discurso, vozes e

(GONZÁLEZ, 2014) Nesse sentido, entre as características encontradas em diversos relatos de experiência de práticas corporais na Atenção Básica (CABALLERO, 2015) e, portanto,

O estudo teve como objetivo analisar a aderência ao Selo Biomóvel nas empresas certificadas do APL Madeira Móveis do Alto Vale do Rio Negro, identificando as mu- danças estruturais

Alguns estão em processo de formação em cursos de Magistério, Pedagogia e outras licenciaturas (do campo, Geografia e outras), em geral, em cursos em regime

Por conceber que os discursos estão em processo de produção permanente e que sua composição é fruto de diferentes vozes sociais, procurei variar o máximo possível as

Inicialmente, o objetivo principal do presente trabalho era propor um sistema de tratamento de emissões atmosféricas para as indústrias da cerâmica vermelha da

Ocorre que, quando observados com mais acuidade, o MasterChef Brasil e o MasterChef Colômbia são bem diferentes. Primeiramen- te, como são produzidos em contextos distintos,