• Nenhum resultado encontrado

O texto e a imagem se referem às questões 1, 2, 3 e 4

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "O texto e a imagem se referem às questões 1, 2, 3 e 4"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA.

TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

DATA DE ENTREGA: 21 / 09 / 2016

QiD 6 – 6º ANO – PARTE 3 – HISTÓRIA

O texto e a imagem se referem às questões 1, 2, 3 e 4

“Nascida da união de várias aldeias, a pólis é a comunidade perfeita, pois permite satisfazer as necessidades dessa comunidade. A pólis tem as proporções adequadas quando é composta por um número de cidadãos suficientes para satisfazer as necessidades comuns (...). Quais são os elementos necessários à existência de uma pólis? (...) Em primeiro lugar, as subsistências; depois, as variadas profissões indispensáveis à vida; a seguir, as armas(...) para defender a autoridade pública; em quarto lugar, uma certa abundância de moeda para o comércio e para as despesas de guerra. (...)” Aristóteles, Política.

1. (1,0) EXPLIQUE o que era uma pólis grega, apontando claramente suas principais características.

2. (1,0) APONTE em que espaço [local] da parte urbana da pólis estavam localizadas as assembleias e os mercados.

3. (1,0) APONTE em que espaço [local] da parte urbana da pólis se encontravam os templos das principais divindades cultuadas na cidade.

4. (1,0) INDIQUE duas atividades econômicas praticadas na parte urbana da pólis.

5. Entre os séculos VIII e V a.C., temos o período arcaico da história da Grécia antiga, marcado pelo fortalecimento de uma nova forma de organização política e social: a cidade-Estado.

a) (0.5) APONTE uma característica fundamental da pólis grega.

b) (0.5) EXPLIQUE como era organizada a acrópole.

6. (1.0) EXPLIQUE qual era a importância dos não-cidadãos para a vida econômica ateniense.

7. “Cada cidade tinha fisionomia, personalidade e vida própria. Pelas suas instituições e pelo direito, pelo culto e pelas festas, pelos monumentos e pelos heróis, por todas as formas de compreender e aplicar os princípios econômicos e políticos, morais e intelectuais de uma civilização comum, cada cidade contribuía para dar a essa civilização uma infinita variedade de expressões”.

GLOTZ, Gustave. A cidade grega. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998. p.25.

a) (0.4) APONTE dois elementos culturais comuns a todos os gregos.

b) (0.2) INDIQUE as cidades gregas que se destacaram como modelo do que foi a cidade-Estado da Grécia antiga.

c) (0.4) APONTE a localização das cidades citadas acima e o povo que fundou cada uma delas.

8. (1,0) A relação dos gregos com seus deuses era diferente da que existe hoje nas religiões monoteístas. Para os fiéis dessas religiões, a palavra de Deus está revelada em livros sagrados: a Bíblia, para judeus e cristãos, o Corão, para os muçulmanos. Além disso, o culto é celebrado em lugares específicos – a igreja cristã, a sinagoga judaica e a mesquita muçulmana.

APONTE duas características da religião grega que a diferenciam das religiões monoteístas citadas acima.

(2)

QiD 6 – 6º ANO – PARTE 3 – HISTÓRIA

Com base no texto abaixo responda às questões 9 e 10

A cada quatro anos, os gregos, em nome dos deuses em que acreditavam, anunciavam o início de mais uma olimpíada. Na Antiguidade, as cidades gregas [...] viviam em guerra, mas os proclames de que os jogos iriam começar significavam também uma trégua sagrada, ou seja, durante os jogos estavam suspensas as rivalidades de qualquer natureza. Era expressamente proibido a quem quer que fosse, entrar na cidade de Olímpia, nesse período, carregando armas.

Bianca Encarnação e Neyde Theml. Jogos Olímpicos: dos deuses ao século XXI. Ciência Hoje das Crianças, nº 148, jul.

9. (1,0) EXPLIQUE como eram organizados os jogos em Olímpia.

10. (1,0) APONTE quem podia competir e assistir aos jogos.

(3)

PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA.

TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

DATA DE ENTREGA: 21 / 09 / 2016

QiD 6 – 6º ANO – PARTE 3 – HISTÓRIA

GABARITO

1. (1,0) A pólis grega (também chamada de cidade-Estado) era constituída por uma parte urbana e pelas aldeias agrícolas vizinhas. Sua comunidade era independente do ponto de vista político, jurídico e econômico. Sendo assim, cada pólis tinha seu próprio governo, seu governante, suas próprias leis e exército.

2. (1,0) Na ágora.

3. (1,0) Na acrópole.

4. (1,0) O artesanato e o comércio.

5.

a) Cada cidade, com as aldeias agrícolas vizinhas, tinha um governo independente, isto é, constituía um Estado.

b) Geralmente, as cidades-Estado apresentavam uma parte mais elevada, chamada acrópole. Nessa parte alta, mais protegida contra ataques inimigos, eram construídos os templos dos deuses e os palácios dos aristoí.

6. Grande parte da vida econômica de Atenas estava baseada no trabalho dos não-cidadãos, especialmente dos estrangeiros, que se dedicavam ao comércio e ao artesanato.

7.

a) A língua e as crenças religiosas.

b) Atenas e Esparta.

c) A cidade de Atenas, situada no centro da planície da Ática, às margens do mar Egeu, foi fundada pelos jônios. A cidade de Esparta, situada na Lacônia, na península do Peloponeso, foi fundada pelos dórios.

8.

A religião grega era politeísta e não possuía um livro sagrado. O culto era celebrado em um altar, do lado de fora dos templos. Lá se fazia uma oferenda, em geral o sacrifício de um animal, a um deus.

Além disso, os deuses tinham virtudes e defeitos humanos, diferenciando-se dos homens somente pelos poderes que possuíam e por serem imortais.

9. A cada quatro anos, atletas das cidades gregas se reuniam em Olímpia, para competir. Os jogos duravam sete dias, sendo que o primeiro e o último eram dedicados a cerimônias religiosas. Nos outros dias havia competições de corrida, arremesso de dardo e de peso, salto em distância, lutas corpo a corpo, pugilismo e corridas a cavalo.

10. Apenas os homens gregos e livres podiam competir. Mulheres casadas não podiam assistir aos jogos.

(4)

PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA.

TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

DATA DE ENTREGA: 21 / 09 / 2016

QiD 6 – 6º ANO – PARTE 3 – GEOGRAFIA

1. (1,0) Há bilhões de anos, as rochas da crosta terrestre vêm sofrendo um contínuo processo de formaçãoe transformação. Atualmente é possível identificar grandes conjuntos de estruturas geológicas, dentre elas os CRÁTONS.

PESQUISE e EXPLIQUE que estruturas são estas.

2. (1,0) LEIA:

"Uma a uma, as ilhas do Havaí nasceram..." , destaca o artigo publicado na revista "National Geographic"de outubro de 2005. O texto, dessa forma iniciado, prossegue explicando a origem recente - no padrão geológico de tempo - do arquipélago havaiano, que também explica a formação de Fernando de Noronha,no litoral brasileiro.”

INDIQUE e EXPLIQUE a origem destes arquipélagos.

3. (1,0) Considerando o mapa a seguir da América do Sul e tomando por base as características de relevo do continente, faça a associação correta:

( ) Cordilheira dos Andes ( ) Planície Amazônica ( ) Planalto Brasileiro ( ) Planície Platina

4. (1,0) O solo, juntamente com outros elementos da natureza, é a base de toda vida no nosso planeta.

Sobre as causas da sua destruição, INDIQUE e EXPLIQUE qual a principal.

(5)

QiD 6 – 6º ANO – PARTE 3 – GEOGRAFIA

5. (1,0) EXPLIQUE o que são minerais.

6. (1,0) EXPLIQUE o que é uma Jazida mineral.

7. (1,0) EXPLIQUE a diferença entre o termo mineral e minério.

8. (1,5) APRESENTE os 3 tipos de rochas existentes e sua formação.

9. (0,5) CITE uma rocha e sua utilização no cotidiano.

10. (1,0) PESQUISE como se forma o Petróleo e a principal área de extração no Brasil.

(6)

PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA.

TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

DATA DE ENTREGA: 21 / 09 / 2016

QiD 6 – 6º ANO – PARTE 3 – GEOGRAFIA

GABARITO

1. (1,0) Os crátons são terrenos que comportam formas de relevo intensamente desgastadas por longos períodos de erosão. São porções bastante antigas da crosta continental.

2. (1,0) Está associada às erupções vulcânicas, através das forças tectônicas que se originam no interior da Terra.

3. (1,0- 0,25 cada) ( A )

( B ) ( D ) ( C )

4. (1,0) A principal causa da erosão do solo é a perda ou retirada da cobertura vegetal (desmatamento). O solo desnudado ou descoberto é um alvo fácil para a água da chuva e o vento exercerem sua ação erosiva e destruidora.

5. (1,0) Minerais são as substâncias que ocorrem na natureza, no estado sólido, com uma composição química definida, uma estrutura interna na forma de arranjo geométrico organizado dos átomos que os constituem, origem inorgânica e natural. Para ser considerada um mineral, uma substância tem de obedecer todos estes critérios da definição.

6. (1,0) Jazida mineral é uma concentração local de um mineral ou massa individualizada de uma ou mais substâncias úteis que tenham valor econômico, seja na superfície ou no interior da Terra.

Ainda que o termo seja mais associado a uma concentração de minerais, pode referir-se também à concentração de outras substâncias naturais, inclusive fósseis, tais como o carvão e o petróleo.

7. (1,0) Mineral é o elemento natural, inorgânico e sólido (por exemplo: o ferro, o ouro, o diamante, a mica, o anfibólio etc.). Minério é todo mineral que tem importância econômica.

8. (1,5) Magmáticas ou Ígneas –originadas a partir da solidificação do magma.

Sedimentares - a partir da compactação de sedimentos intemperizados.

Metamórficas – originadas a partir do reordenamento dos minerais de uma rocha pela alta pressão e temperatura do interior terrestre.

9. (0,5) Mármore e Granito – uso doméstico , pisos, acabamentos em paredes, bancadas de pias etc.

Argila – esculturas, vasos etc.

10. (1,0) A formação do petróleo vem da deposição, no fundo de lagos e mares, de restos de animais e vegetais mortos ao longo de milhares de anos. Estes restos iam sendo cobertos por sedimentos, e mais tarde esses sedimentos se transformaram em rochas sedimentares. Pela ação do calor e da alta pressão provocados pelo empilhamento dessas camadas, possibilitou reações complexas, formando o petróleo.

No Brasil a principal área de extração é a Bacia de Campos, no norte fluminense – RJ.

Referências

Documentos relacionados

I) Articulação Flexo L) Pincel para radiadores M) Tubo articulado N) Mini turbo escova P) Cobre rodas para parquet.. P1) Junções para fixação do cobre rodas

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

Acreditamos que o estágio supervisionado na formação de professores é uma oportunidade de reflexão sobre a prática docente, pois os estudantes têm contato

O candidato deverá apresentar impreterivelmente até o dia 31 de maio um currículo vitae atualizado e devidamente documentado, além de uma carta- justificativa (ver anexo

d) independentemente dos registros contábeis cabíveis, nas notas explicativas aos balanços da sociedade - conforme determinado pelo item XVI do Título 4 do Capítulo II

A presença de séries cristalíferas no parênquima axial é aspecto freqüente na farrulia, inclusive em espécies de Eugenia, como demonstram os estudos de Marchiori (1984) e

responsabilizam por todo e qualquer dano ou conseqüência causada pelo uso ou manuseio do produto que não esteja de acordo com as informações desta ficha e as instruções de

Το αν αυτό είναι αποτέλεσμα περσικής χοντροκεφαλιάς και της έπαρσης του Μιθραδάτη, που επεχείρησε να το πράξει με ένα γεωγραφικό εμπόδιο (γέφυρα σε φαράγγι) πίσω