• Nenhum resultado encontrado

Instituto de Biociências Departamento de Botânica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Instituto de Biociências Departamento de Botânica"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Instituto de Biociências Departamento de Botânica Dados de identificação

Disciplina: FUNGOS Período Letivo: 2021/1

Professor Responsável: Guilherme Dubal dos Santos Seger Sigla: BIO02073 Créditos: 2

Carga Horária: 30h CH Autônoma: CH Coletiva: 30h CH Individual:

Súmula

Reino Fungi. Introdução ao estudo dos fungos e conceitos básicos de Micologia. Estruturas vegetativas e características gerais; estruturas da reprodução vegetativa e da reprodução sexuada dos fungos. Caracterizarão, modo de vida, ciclos biológicos e diversidade dos Filos Oomycota, Zygomycota, Ascomycota, Basidiomycota e dos fungos Liquenizados (Ascomycota liquenizados). Técnicas de coleta, identificação e preservação do material de fungos.

Importância ecológica e econômica.

Currículos

Currículos Etapa Pré-Requisitos Natureza

BAC EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ÊNFASE

BIOLOGIA MARINHA E COSTEIRA 3 (BIO02045) Sistemática

e Biologia de Algas Obrigatória BAC EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ÊNFASE

GESTÃO AMBIENTAL MARINHA E COSTEIRA

3 (BIO02045) Sistemática

e Biologia de Algas Obrigatória

Objetivos

Proporcionar aos alunos a oportunidade de reconhecer os representantes dos diferentes filos de fungos, em campo e em laboratório; identificar suas estruturas e correlacioná-las com as respectivas funções e modo de vida; comparar os ciclos biológicos e caracterizar os principais grupos de fungos. Discutir distribuição, aspectos ecológicos, evolutivos e importância

econômica dos grupos estudados.

Conteúdo Programático

Semana Título Conteúdo

1 Introdução aos fungos.

Taxonomia e nomenclatura dos fungos.

Características gerais, estruturas somáticas, corpos frutíferos dos fungos, importância ecológica e econômica.

2 Filos Cryptomycota, Microsporidia e Blastocladiomycota

Características gerais, modo de vida e estruturas da reprodução assexuada e sexuada. Importância ecológica e econômica.

3 Filo Chytridiomycota Características gerais, estruturas da reprodução assexuada e sexuada, modo de vida. Exemplos de parasitismos de importância ecológica e econômica.

4 Filo Zoopagomycota

Características gerais, estruturas da reprodução assexuada e sexuada, modo de vida. Importância ecológica e econômica. Biocontrole e fungos predadores.

5 Filo Mucoromycota

Características gerais, estruturas da reprodução assexuada e sexuada, modo de vida. Importância ecológica e econômica. Micorrizas – tipos e importância ecológica e econômica.

(2)

6 Filo Ascomycota

Características gerais, estruturas da reprodução assexuada e sexuada, modo de vida. Importância ecológica e econômica. Subfilos Taphrinomycotina e Saccharomycotina. Micobiota e fungos patogênicos de humanos.

7 Filo Ascomycota Subfilo Pezizomycotina. Fungos patogênicos de plantas.

8 Filo Ascomycota Subfilo Pezizomycotina. Trufas.

9 Semana acadêmica* Semana acadêmica*

10 Fungos liquenizados

Características gerais. Tipos de substratos e de ambiente. Morfologia e estrutura do talo. Estruturas da reprodução assexuada e sexuada. Classificação taxonômica. Importância ecológica e econômica.

Aspectos evolutivos.

11 Filo Basidiomycota Características gerais, estruturas da reprodução assexuada e sexuada, modo de vida. Classificação taxonômica. Métodos de coleta.

12 Filo Basidiomycota Subfilos Pucciniomycotina e Ustilaginomycotina.

Importância ecológica e econômica. Fungos bioluminescentes.

13 Filo Basidiomycota Subfilo Agaricomycotina. Principais ordens.

Características gerais. Importância ecológica e econômica. Espécies comestíveis.

14 Apresentação de

seminários. ERE Síncrona

15 Micetozoários e

Oomycetes Características gerais, modo de vida e importância ecológica.

16

Visita virtual à empresa Hayashi cogumelos, produtora de cogumelos orgânicos, e conversa com o proprietário.

ERE Síncrona

17 Atividade de recuperação Atividade Assíncrona O conteúdo pode ser redistribuído.

*Semana acadêmica de 27/09 a 01/10/2021 (PORTARIA Nº 2441 de 21/05/2021. Sem atividades de ensino, em consonância com a RESOLUÇÃO CEPE Nº 11/2013).

Metodologia

A disciplina é ofertada na modalidade de Ensino Remoto Emergencial (ERE).

As aulas serão em formato teórico-expositivo assíncronos através de videoaulas ou de encontros síncronos no horário da disciplina nas quais ocorrerão atendimentos de dúvidas e/ou apresentação de palestras por ministrantes convidados.

As aulas síncronas serão realizadas através da plataforma Google Meet. Todas as aulas teóricas expositivas realizadas por encontros síncronos ou de modo assíncrono serão gravadas e disponibilizadas aos alunos.

O horário de início da aula síncrona será combinado, baseado em aceitação plena dos discentes.

Os materiais da disciplina estarão disponíveis na plataforma Moodle. As vídeo-aulas e demais gravações (quando houver) serão disponibilizadas em e em repositório de dados (“nuvem”) para visualização.

A entrega de atividades, como relatórios e estudos dirigidos, será realizada exclusivamente através da plataforma Moodle.

Informações sobre Direitos Autorais e de Imagem:

Todos os materiais disponibilizados são exclusivamente para fins didáticos, sendo vedada a sua utilização para qualquer outra finalidade, sob as penas legais.

(3)

Todos os materiais de terceiros que venham a ser utilizados devem ser referenciados, indicando a autoria, sob pena de plágio.

A liberdade de escolha de exposição da imagem e da voz não isenta o aluno de realizar as atividades originalmente propostas ou alternativas;

Todas as gravações de atividades síncronas devem ser previamente informadas por parte dos professores.

Somente poderão ser gravadas as atividades síncronas propostas mediante concordância prévia dos professores e colegas, sob as penas legais.

É proibido disponibilizar, por quaisquer meios digitais ou físicos, os dados, a imagem e a voz de colegas e do professor, sem autorização específica para a finalidade pretendida.

Os materiais disponibilizados no ambiente virtual possuem licença de uso e distribuição específica, sendo vedada a distribuição do material cuja licença não permita ou sem a autorização prévia dos professores para o material de sua autoria.

Carga Horária

Teórica: 30 Prática: 0

Experiências de Aprendizagem

Os materiais fúngicos serão apresentados através de fotos e vídeos para o reconhecimento de macro e microestruturas. Os alunos responderão estudos dirigidos baseados nos materiais fúngicos apresentados, em vídeos, artigos científicos e/ou similares. Todos os estudos dirigidos serão corrigidos e discutidos em encontros síncronos.

Cada aluno desenvolverá um material de divulgação científica (infográficos e/ou vídeos) com linguagem adequada ao público leigo sobre um tema referente à importância ecológica e econômica dos fungos. O material de divulgação científica será apresentado através de um seminário de maneira síncrona onde os alunos desenvolverão a capacidade de síntese de conteúdo e sua apresentação de forma didática.

Os alunos terão a oportunidade de interagir de forma síncrona com o docente responsável pela disciplina para solução de dúvidas e com palestrantes convidados, bem como de forma assíncrona via fórum indicado na plataforma Moodle.

Critérios de Avaliação

A disciplina será composta pelas seguintes avaliações com seus respectivos pesos indicados abaixo, a fim de, por média ponderada, atribuir o conceito final:

1. Estudo dirigidos (peso 5). Os trabalhos terão prazo de entrega de duas semanas a contar de sua divulgação.

2. Montagem de material de divulgação científica e sua apresentação em um seminário (peso 5).

Os conceitos finais serão aplicados seguindo a correspondência com as seguintes notas:

≥ 9,0 = A (ótimo) 8,99 – 7,5 = B (bom) 7,49 – 6,0 = C (regular)

< 6,0 = D (insatisfatório)

O conceito final mínimo para aprovação é C.

O aluno que atingir o conceito D poderá realizar uma avaliação teórica de recuperação a ser aplicada no final do semestre.

Os seguintes critérios de avaliação serão adotados para as modalidades de avaliação descritas abaixo:

(4)

Estudos dirigidos: precisão nos cálculos, precisão na descrição dos resultados, conclusões adequadas (baseadas nas perguntas realizadas e/ou nos resultados obtidos).

De acordo com a Resolução do CEPE sobre o ERE, durante o período em que perdurar o ERE, fica inaplicável a atribuição de conceito FF, prevista no Parágrafo 2º, do Artigo 44, da Resolução nº 11/2013 do CEPE.

Para os estudantes matriculados até o final do período e que deixaram de participar da Atividade de Ensino, deverá ser atribuído o registro NI (Não Informado) no campo de conceito do sistema acadêmico.

Para os casos previstos no Parágrafo 1º, a justificativa do registro NI deverá conter a referência ao período de excepcionalidade.

Os casos de não informação de conceito durante o ERE, deverão ser resolvidos até o fim do segundo período letivo, após o fim da situação emergencial de saúde.

Atividades de Recuperação Previstas

O aluno que atingir o conceito D poderá realizar uma avaliação de recuperação teórica assíncrona, incluindo todo o conteúdo ministrado no decorrer do semestre.

A média final da disciplina será calculada considerando: [(nota da disciplina, com peso 1) + (nota da prova de recuperação, com peso 2)]/ 3.

Os alunos deverão manifestar seu interesse (via Moodle ou e-mail) em realizar a avaliação de recuperação em um prazo de no máximo 48h antes da data estabelecida para sua realização.

Se, mesmo com a recuperação, o aluno não alcançar conceito C, estará reprovado e será atribuído conceito final D.

Sobre a recuperação das atividades não realizadas nos prazos eventualmente definidos:

Diante da situação sanitária excepcional, casos de impossibilidade de participação nos prazos definidos, serão tratados também com excepcionalidade. Tal excepcionalidade se coloca quando da impossibilidade de entrega ou de participação no desenvolvimento das entregas em grupo. Os casos de impossibilidade por parte dos discentes (seja por conexão, seja por afastamento por saúde) serão tratados individualmente, propondo prazos diferenciados para as entregas; bem como adaptando as atividades coletivas para entregas individuais quando do retorno dos discentes às aulas.

Prazo para Divulgação dos Resultados das Avaliações

Os resultados dos estudos dirigidos serão divulgados em até três (3) semanas após a sua entrega/apresentação. Os resultados dos estudos dirigidos e dos seminários realizados próximos ao término da disciplina serão divulgados respeitando o prazo de pelo menos 72h de antecedência para a realização da avaliação de recuperação.

Bibliografia

Básica Essencial

EVERT, R.F. & EICHHORN, S.E. Raven, biologia vegetal. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. ISBN 978-85-277-2384-8. Disponível como livro eletrônico na biblioteca virtual da UFRGS em:

http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsmib&AN=edsmib.0000055 37&lang=pt-br&site=eds-

live&scope=site&authtype=ip,guest&custid=s5837110&groupid=main.

REECE, J. B. Biologia de Campbell. Porto Alegre: ArtMed, 2015. ISBN 9788582712306.

Disponível em:

http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsmib&AN=edsmib.0000067 46&lang=pt-br&site=eds-

live&scope=site&authtype=ip,guest&custid=s5837110&groupid=main.

(5)

SADAVA, D. Vida, a ciência da biologia, v. 2 : evolução, diversidade e ecologia. Porto Alegre: ArtMed, 2019. ISBN 9788582715680. Disponível em:

http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsmib&AN=edsmib.0000162 55&lang=pt-br&site=eds-

live&scope=site&authtype=ip,guest&custid=s5837110&groupid=main.

Complementar

Alexopoulos, C. J.; Mims, C. W. Introducción a la Micologia. Barcelona: Ediciones Omega S.A., 1985. ISBN 842820747X

McLaughlin, D. & Spatafora, J. Systematics and evolution. The Mycota (A

Comprehensive Treatise on Fungi as Experimental Systems for Basic and Applied Research). Volume VII, Systematics and Evolution, Part A. 2nd ed. Heidelberg:

Springer, 2014. ISBN 9783662460108.

McLaughlin, D. & Spatafora, J. Systematics and evolution. The Mycota (A

Comprehensive Treatise on Fungi as Experimental Systems for Basic and Applied Research). Volume VII, Systematics and Evolution, Part B. 2nd ed. Heidelberg:

Springer, 2015. ISBN 9783642553172.

Timm, J.M. Primavera Fungi. Porto Alegre: Via Sapiens, 2018. ISBN 9788561941147.

Watkinson, S.; Boddy, L.; Money, N. The Fungi. EUA: Academic Press, 2015. ISBN 9780123820341

Webster, J. 2007. Introduction to Fungi. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.

ISBN 9780511809026.

Outras Referências

Spatafora, J. W.; Aime, M. C.; Grigoriev, I. V.; Martin, F.; Stajich, J. E.; Blackwell, M.

2017. The fungal tree of life: from molecular systematics to genome-scale phylogenies.

Microbiology Spectrum 5: FUNK-0053-2016.

http://dx.doi.org/10.1128/microbiolspec.FUNK-0053-2016

Observações

O cronograma da disciplina será divulgado na primeira semana de aula.

A disciplina prevê a realização de estágios de docência por alunos de Pós-Graduação conforme Resolução CEPE 02/2009, e de Pós Doutorandos que submeterem seu plano de atividades às instâncias competentes, de acordo com o Art. 8°, da Resolução n° 26/2011 do CEPE e atendendo ao disposto na Resolução nº 02/2009 do CEPE.

A disciplina poderá contar com a participação de palestrantes, e pesquisadores de pós- doutorado.

Todo o conteúdo apresentado, incluindo materiais como slides e apostilas, não podem ser registrados por áudio, fotografia ou vídeo, divulgados ou reproduzidos sem prévia autorização do professor, sob pena de violação ao artigo 46, IV, da Lei nº 9.610/98.

Referências

Documentos relacionados

Os Cryptococcus (criptococos) possuem cápsula, fato importante na sua detecção em material clínico: trata-se o material com tinta nanquim que não penetra na cápsula. A

Trabalhos iniciais mostraram que os fungos que apresentaram maior crescimento em meio contendo tanino como única fonte de carbono são promissores na produção da

Neste sistema, a indicação da fonte deve ser pelo sobrenome do autor, instituição responsável ou pelo título, seguida da data de publicação entre parênteses

Gozarão de estabilidade provisória de em- prego, salvo por motivo de justa causa para demissão: e) pré-aposentadoria: por 12 (doze) meses imediatamente anteriores à comple-

Os produtos provenientes dos novos sensores orbitais de alta resolução apresentam considerável potencial em estudos e aplicações sobre o ambiente urbano. A utilização dos

com missionários que eles começaram a ter sua vida profundamente transformada (grifos nossos)”.. como mandioca, batata doce, macaxeira, bananeiras pode morrer toda, porque o

Destes, sete abordam o currículo, cinco possuem como tema a formação de professores, quatro versam sobre os temas das pesquisas na Pós-Graduação, três abordam

Em algumas páginas são dadas dicas de como colorir as lâminas com o intuito de associar rapidamente conceitos com cores, porém, em geral, o leitor é livre para fazer sua