• Nenhum resultado encontrado

AS ORIGENS DO SER HUMANO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AS ORIGENS DO SER HUMANO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

AS ORIGENS DO SER HUMANO

A evolução do ser humano

O ser humano faz parte do processo de formação e evolução que criou toda a vida do planeta.

A VIDA NA TERRA- Existe algo em comum entre uma baleia e uma formiga? A resposta é sim!

Ambas são constituídas de células. Essa é a principal pista para desvendar o mistério da origem da vida. Todos os seres vivos são feitos de um mesmo material orgânico: as células.

Portanto é bastante razoável pensar que os seres vivos têm uma origem comum. Mas onde e como surgiram os seres vivos?

O SURGIMENTO DA VIDA- Há duas hipóteses principais sobre o surgimento da vida. De acordo com a primeira, os seres vivos originaram-se de compostos orgânicos; de acordo com a segunda, a vida tem origem extraterrestre. A primeira hipótese, os seres vivos surgiram de compostos orgânicos simples. Esses compostos foram formados coma combinação de gases da atmosfera, que se deveu a violentas descargas elétricas, às radiações solares e às elevadas temperaturas. Isso teria ocorrido cerca de 4 bilhões de anos atrás. Há cerca de 2 bilhões de anos, os com,postos orgânicos deram origem aos primeiros organismos vivos.

Óvulo com quatro células em imagem microscópica. É o processo0 de multiplicação das células que dá origem aos seres complexos, como o ser humano.

A segunda hipótese, a vida na Terra se iniciou a partir de micro organismos trazidos por meteoros vindos do espaço. A primeira hipótese é a mais aceita porque foram encontradas muitas evidências a seu favor e as condições imaginadas pelos cientistas puderam ser reproduzidas em laboratórios.

Crânio Homo Floresiensis –Em 2004 foi encontrado na Ilha das Flores, na Indonésia um crânio que pode ser de uma nova espécie humana, Essa espécie teria vivido na mesma época do Homo Sapiens, há 13 mil anos, mas pode ter se originado do Homo Erectus.

O Homo Floresiensis tinha cerca de um metro de altura.

OS HOMINÍDEOS- O que tudo isso tem que ver com o soer humano?Nós também temos origem nesses organismos. Somos o resultado do mesmo processo evolutivo. Fazemos parte de um grupo de mamíferos chamados primatas, que surgiu na África há cerca de 70 milhões de anos. De acordo com os fósseis até então encontrados, chegou-se à conclusão de que os primitivos primatas tinham o tamanho de ratos, alimentavam-se de insetos ou animais um pouco maiores, e sua aparência lembrava os lêmures (ver figura abaixo) atuais. Os primatas deram origem aos hominídeos, ou seja, seres que já apresentavam algumas características humanas. Os mais antigos desses hominídeos forma os australopitecos ou “macacos do sul” (viviam no sul da África). O fóssil mais antigo dessa espécie tem cerca de 3,5 milhões de anos. Os australopitecos já andava eretos sobre os dois pés e tinham habilidade nas mãos, mas ainda não construíam instrumentos. Eles alimentavam-se basicamente de vegetais. Em 1974, na Etiópia, descobriu-se o esqueleto do australopiteco mais antigo e completo encontrado até o momento. Depois de se comprovar que se tratava de uma mulher, o esqueleto foi batizado com o nome de Lucy, porque no momento da descoberta os arqueólogos estavam ouvindo a canção Lucy in the Sky with Diamonds, dos Beatles.

(2)

LÊMURES- Em Madagascar, uma grande ilha localizada a sudeste da África, existem plantas, vês e mamíferos que não encontramos em outros lugares do planeta. Entre eles destaca-se o lêmure, uma espécie de primata de cauda longa e grandes olhos que se alimenta à base de frutas e sementes.O lêmures são considerados os seres ainda vivos mais próximos doso primatas, ancestrais do ser humano que vieram há 55 milhões de anos. Atualmente os lêmures correm o risco de extinção. A destruição das florestas e a caça podem fazer desaparecer esses animais. Assim, infelizmente, o ser humano ameaça eliminar um elo que explica sua própria evolução, porque os lêmures fazem parte da origem do ser humano.

OS PRIMEIROS HUMANOS- O gênero Homo, do qual fazemos parte, originou-se há cerca de 2 milhões de anos. Maior volume cerebral e habilidade nas mãos o diferenciavam dos australopitecos. As seguintes espécies fazem parte desse gênero:

Homo Habilis- Como o nome indica, já tinha a habilidade de fabricar ferramentas simples de pedra. Alimentavam-se de vegetais e carne, e provavelmente desenvolveu uma forma de linguagem. Ossos dessa espécie foram encontrados na África.

Homo Erectus- Além de utilizar ferramentas de pedra lascada, como machados, era bom caçador. Foi provavelmente a primeira espécie a deixar a África. Em 2001, pesquisadores encontraram, na República da Geórgia, ossos humanos que datam de 1,7 a 1,8 milhões de anos. Esses achados foram classificados como pertencentes à espécie do Homo Erectus.

Homo Neanderthalensis- Muito parecido com o ser humano moderno, era caçador, e suas diferentes subespécies habitaram a Europa e a Ásia Ocidental.

Homo Sapiens- Surgiu há pelo menos 100 mil anos, em algum lugar da África, e se espalhou depois por todos os continentes. Era caçador e coletor antes de começar a praticar a agricultura. Também construiu instrumentos diversos e mais elaborados. O ser humano atual é representante da espécie Homo Sapiens, a única que conseguiu sobreviver.

Imagine todos os acontecimentos transcorridos na Terra desde a sua formação, há aproximadamente 4,5 milhos de anos, colocados num calendário anual. A vida no planeta teria surgido no dia 25 de setembro e os primeiros hominídeos somente no dia 30 de dezembro. Descobrimos, ao fazer esta conversão, que o ser humano é ainda um recém-nascido no planeta.

Homo Neanderthalensis, muito diferente do homem da atualidade.

A VIDA HUMAMA MO PALEOLÍTICO

Os primeiros seres humanos viviam da caça, da pesca e da coleta e erma nômades.

A Era da Pedra- Paleolítico (da pedra antiga ou da pedra lascada) é o nome que se dá ao período da história humana que vai do aparecimento dos primeiros seres humanos até o início do desenvolvimento da agricultura, ocorrido há cerca de 10 mil anos. O Paleolítico foi um período muito longo. Durante quase dois mil anos, os seres humanos foram se

(3)

adaptando à natureza: em vez de conservar o fogo, que era ateado nas matas por raios, começaram a produzi-lo eles mesmos. Suas ferramentas também foram se aperfeiçoando, e eles produziram as primeiras manifestações artísticas.

(Pontas de machado de pedra lascada do período Paleolítico)

A Vida no Paleolítico- Os primeiros humanos viviam da caça, da pesca e da coleta de frutos silvestres. Eles viviam em regiões de savanas, em moradias simples, feitas da combinação de madeira ou ossos, para a estrutura, e peles, para a cobertura (veja ilustração abaixo). Outros ainda se abrigavam em cavernas ou viviam a céu aberto. Eles caçavam mamutes, bisões e outros animais, utilizando a carne como alimento, as peles para fazer suas roupas e os ossos para fazer pontas de lanças. Os seres humanos do Paleolítico eram nômades, quer dizer, não moravam em um lugar fixo. Viviam se deslocando de uma região a outra, em busca de alimentos. Eles ainda não domesticavam animais e também não praticavam a agricultura.

(Habitações Paleolíticas- feitas de peles e ossos de mamute, madeira e cobertas por diferentes tipos de pele e até construídas de pau).

Viviam em SAVANAS, moradias bem simples... (ilustração abaixo):

As Ferramentas do Paleolítico- Os seres humanos evoluíram a partir de uma característica particular: sua capacidade intelectual. Com sua inteligência foram capazes de criar ferramentas que facilitaram a sua vida. As ferramentas fabricadas pelos primeiros grupos humanos foram: facas, para cortar a carne as peles; raspadores com os quais separavam a pele dos animais, a fim de utilizá-la como vestimenta e abrigo;

pontas de lanças e de flechas, para caçar; agulhas, para costurar; arpões de pesca, entre outras. A maior parte das ferramentas do Poleolítico era de pedra, mas também se utilizavam a madeira e o osso. Um passo importante nesse período foi o domínio do fogo, por volta de 500 mil anos atrás. Com o fogo foi possível foi afugentar os animais,iluminar os caminhos e as moradias à noite, e cozinhar. (Arpões de osso abaixo)

As Primeira Crenças e Formas de Arte- Durante o Paleolítico a vida era difícil. O clima variava muito, poucos homens e mulheres conseguiam viver além dos 35 anos e as doenças eram muito frequentes.As pessoas acreditavam que havia forças sobrenaturais

(4)

que as ajudavam na caça, protegiam as crianças e aumentavam o número de filhos.É possível que essas crenças tenham motivado os seres humanos do Paleolítico a criar as primeiras expressões artísticas, realizadas na pedra.As pinturas sobre pedras (às vezes, feitas em cavernas) recebem o nome de “pinturas rupestres”. Nas partes mais escuras e inacessíveis dessas cavernas, os artistas desenhavam plantas, objetos e principalmenteanimais. Como os animais são predominantes nos desenhos encontrados por pesquisadores, acredita-se que essaa arte era um ritual mágino, realizado para agradar as divindades e favorecer ao caça O artista rupestre primeiro gravava os desenhos na pedra para depois colori-los, utilizando cores simples, como o ocre e o preto. As cores eram aplicadas diretamente sobre as rochas, mecladas com óleo animal, sangue e resina. Com o tempo formou-se sobre a pintura uma camada de calcário que contribuiu para a sua preservação. As pinturas rupestres encontradas nos dão informações de como viviam os povos caçadores e coletores do Paleolítico. Muitas delas ainda podem ser vistas na África, Na Europa, na Ásia e na América.

(Vênus de Willendorf, estatueta de cerca de 25 mil anos atrás, encontrada na região do Mar Mediterrâneo. Acredita-se que estivesse ligada a rituais agrícolas de fertilidade).

(Pintura Rupestre na Cova dos Cavalos, em Albocácer, na Espanha) O NEOLÍTICO E A REVOLUÇÃO AGRÍCOLA

Há cerca de 10 mil anos, o ser humano começou a praticar a agricultura, mudando radicalmente a sua vida e a face do planeta.

A Era da Pedra Polida (Nolítico)- Por volta de 8000 a.C., grupos humanos começaram a fabricar armas e utensílios com pedras polidas. Alguns desses utensílios eram enxadas, foices, pilões e machados. As mais antigas pedras polidas foram encontradas no Oriente Médio.

(Alguns exemplares de utensílios de pedra polida da era Neolítica)

A Revolução Agrícola- Acredita-se que as mulheres eram , em geral, responsáveis pela coleta de raízes e frutos, e assim puderam observar que as sementes das plantas, uma vez enterradas no solo, davam origem a nova plantas. A agricultura teria sido uma invenção da mulher. Assim, além de caçar, pescar e coletar, os seres humanos

(5)

começaram a plantar e colher. O cultivo das primeiras plantas ocorreu na Turquia e no Crescente Fértil, região localizada no Oriente Médio. O Crescente Fértil se estendia do Vale do Rio Nilo, no Egito, até as margens dos rios Tigre e Eufrates, onde atualmente se l localiza o Iraque. As primeiras plantas cultivadas foram os cereais: o trigo, no Oriente Médio e na África; o trigo e o arroz, na Índia e na China; e o milho, na América.

Mudanças na Vida Humana- Aprender a produzir o próprio alimento provocou uma verdadeira revolução de vida do ser humano. Os grupos humanos tornaram-se sedentários, ou seja, passaram a viver mais tempo em um e mesmo lugar. A necessidade de acompanhar o desenvolvimento das plantas obrigou os grupos humanos a soe fixarem em determinados espaços. No entanto, isso não impedia que se deslocassem.

Quando o solo de um campo mostrava-se esgotado, eles partiam em busca de terras mais férteis. Assim, a introdução da agricultura não significou o abandono completo do nomadismo.A durabilidade dos grãos permitiu o armazenamento dos alimentos por longos períodos e, portanto, garantiu a subsistência da comunidade. As aldeias desse período mostravam-se como um conjunto de habitações semelhantes, construídas com pedra e madeira. Com o cultivo d aterá e a criação de animais, a alimentação tornou-se mais diversificada. O resultado foi um grande aumento populacional: estima-se que entre 10000 a.C. e 6000 a.C., a população humana saltou de 5 milhões para quase 90 milhões de habitantes. A formação de aldeias e o aumento populacional também criaram para os grupos humanos a necessidade de defender seus territórios. Proteger os campos e animais do ataque de outros grupos tornou-se uma preocupação constante, tanto que algumas aldeias maiores tinham muros ao seu redor. As mudanças provocadas pela agricultura variaram de lugar para lugar. Além disso, a prática agrícola não fazia parte da vida de todos os grupos humanos. Na região da África ao sul do Deserto do Saara, por exemplo, as comunidades continuaram vivendo basicamente da caça, da pesca e da coleta. No mesmo período do desenvolvimento agrícola, os grupos humanos perceberam que podiam domesticar os animais. Os primeiros a serem domesticados foram o cachorro, a cabra, a ovelha, o boi, o cavalo, entre muitos outros.

O cachorro ajudava na caça e protegia o grupo contra o ataque de animais selvagens.

Ovelhas e cabras forneciam pele e leite.

Trabalho e Organização Social- O desenvolvimento da agricultura obrigou os grupos humanos a viver junto das terras de cultivo, onde fundaram aldeias, reunindo famílias vizinhas. Algumas famílias eram mais numerosas do que outras ou tinham um rebanho maior. Apesar dessas diferenças, todos os assuntos de interesse da comunidade eram tomados em conselhos formados pelos chefes de famílias. As aldeias neolíticas situavam-se geralmente nas proximidades de um rio, o que garantia água para regar os campos e abastecer a população e o gado. Nelas, a divisão do trabalho dependia geralmente do sexo e da idade: as mulheres trabalhavam na agricultura e preparavam os alimentos; os homens caçavam e cuidavam dos animais. No período Neolítico ocorreu uma especialização do trabalho; surgiram alguns artesões, que fabricavam tecidos, objetos de cerâmica, cestos, armas e outros objetos.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

(Origem:Projeto Araribá –História- Manual do Professor- FNDE-Ministério da Cultura-Componente Curricular-História- Pesquisa:Rodolfo Antonio de Gaspari-Roangas-)

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

ATIVIDADES

1.Monte uma ficha com as principais características do ser humano moderno.

a)Nome científico b)Onde sugiu c)Quando surgiu

d)Atividades que praticava para sobreviver

(6)

2.Cite uma semelhança e uma diferença entre os gêneros Australopitecos e Homo.

3. Faça um rápido relato sobre o surgimento da vida... da primeira hipótese e também da segunda hipótese.

4.Quais as primeiras crenças durante o PALEOLÍTICO?

5.Quais as principais ferramentas usadas pelos seres humanos durante o Paleolítico?

6.Em que período se encontra a “era da pedra polida”?

7.Quais foram os animais descobertos que foram domesticados durante o período do desenvolvimento agrícola?

8.Em que período o ser humano começou a praticar a agricultura e o seu desenvolvimento?

9. Disserte em rápidas palavras o “Homo Sapiens”

10.O que são os “LÊMURES”?

********************************

Contato ou dúvidas: ragrudi@uol.com.br

********************************

Referências

Documentos relacionados

candidaturas: as candidaturas devem ser efetuadas nos 10 dias úteis a contar a partir da data da presente publicação, em suporte de papel através do preenchimento de formulário

No entanto, não compartilho do entendimento esposado pela parte autora, uma vez que, conforme a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, não existe caráter acessório entre

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

O presente trabalho tem por objetivo pesquisar dados do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), especificamente do Campus Canoinhas, sobre a gestão de patrimônio no tocante

1- Designar Comissão composta pelos Professores ANGELO MARIO DO PRADO PESSANHA, matrícula SIAPE 311702; CESAR FREDERICO DOS SANTOS VON DOLLINGER, matrícula SIAPE 2321560; FRANCISCO

a) A DIRPS divulgará o resultado da prova escrita e a data e horário para que os candidatos possam fazer vista da mesma, cabendo interposição de recurso, endereçado à

LVT APFCAN-Associação de Produtores Florestais dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré SF 02-16B 2004 LVT APFCAN-Associação de Produtores Florestais dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré

A maneira expositiva das manifestações patológicas evidencia a formação de fissuras devido a movimentação térmica das paredes, Figura 9, que não foram dimensionadas com