• Nenhum resultado encontrado

REUNIÃO DA UNIDADE TEMÁTICA DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL PAUTA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "REUNIÃO DA UNIDADE TEMÁTICA DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL PAUTA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

REUNIÃO DA UNIDADE TEMÁTICA DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL PAUTA

30 de novembro de 2005 9h-12h

Centro Universitário Fundação Santo André

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

I. ABERTURA

Reuniram-se no Centro Universitário Fundação Santo no dia 30 de novembro de 2005 as cidades de: Santo André, Rio Grande, Salto, Jacareí, São Leopoldo, Recife, Penápolis, Gravataí, Camaçari, Santa Maria, Viamão, São José do Rio Preto, Mauá, Vitória, São Bernardo do Campo, São Carlos e Osasco, do Brasil; Canelones e Colonia, do Uruguai; Rosário, Córdoba, Tandil, Buenos Aires, Montecarlo e Morón, da Argentina; Santiago do Chile, do Chile; e Lima, do Peru1. Participou ainda um representante da Comunidade Andina.

II. BALANÇO

Após cada participante se apresentar, a coordenação da Unidade Temática Desenvolvimento Econômico Local – UT DEL apresentou o balanço dos trabalhos do último ano. Para o ano de 2004/2005, a UT DEL teve como cidade coordenadora, Santo André e subcoordenadora, Rosario. A cidade de São Caetano do Sul também foi escolhida como cidade subcoordenadora, mas não participou de nenhuma atividade da UT este ano.

A UT DEL previu para o ano de 2004/2005 sete principais atividades:

1- Implementação do Observatório da Rede Mercocidades.

Como um passo anterior para a implantação de um Observatório Econômico da Rede Mercocidades, a coordenação da UT DEL levantou com as cidades da UT os seus perfis econômicos. No segundo semestre de 2005, Santo André iniciou um trabalho para atualização destes perfis e levantamento das informações econômicas de todas as cidades da Rede, independente de participarem da UT DEL.

(2)

Estas informações estão sendo repassadas para a Secretaria Técnica Permanente para a sua inserção no website http://mercociudades.org.

Além do levantamento dos perfis econômicos, Santo André, com apoio da Fundação Friedrich Ebert (Brasil) e realização da Unicamp, está iniciando um trabalho de estudo de cadeias produtivas do setor plástico do Mercosul.

2- Cooperação e complementação produtiva: fomento a negócios na Rede

A consolidação da presença de outros atores sociais junto à Rede Mercocidades deve avançar, e um programa concreto de estímulo às trocas comerciais com ênfase na complementariedade produtiva deve ser colocado em prática ao longo de toda a Rede Mercocidades.

Nesse sentido, Tandil sediou a Rodada de Negócios em outubro de 2005, objetivando fomentar os negócios entre as cidades do Mercosul, Bolívia, Chile e Peru, buscando viabilizar o comércio, a cooperação e a parceria entre os municípios deste bloco de países. Em anexo, segue o relatório da Rodada de Negócios elaborado por Tandil.

Para a cidade de Santo André, coordenadora da UT DEL, os principais pontos fortes da Rodada de Negócios foram: iniciativa de Tandil em propor a organização da Rodada de Negócios, demonstrando alto interesse em colaborar com os objetivos da UT DEL e da Rede Mercocidades;

divulgação da Rede Mercocidades em jornais, revistas e meios eletrônicos; participação de 10 empresários brasileiros, validando a proposta; oportunidade de intercâmbio cultural entre os participantes; possibilidade de visitar a Feira Multisetorial organizada em Tandil na mesma época; e os negócios firmados e prospectados pelos empresários brasileiros

Os pontos mais fracos foram: falta de organização em relação hospedagens; falta de organização nas agendas, uma vez que os encontros de empresários não condiziam com demanda e necessidade; o não comprometimento das empresas locais, onde mais de 50% não compareceram; a data escolhida não foi adequada, pois a mesma coincidia com o feriado prolongado na Argentida e início de uma Feira Multisetorial.

Além da Rodada de Negócios as cidades coordenadoras das Uts DEL, Educação e Ciência e Tecnologia se reuniram em Santo André, no dia 29 de abril de 2005, com o propósito de desenvolver algum projeto que estimule a geração de trabalho, que incentive a educação e que envolva a questão da tecnologia.

A coordenação da UT DEL elaborou um calendário de atividades econômicas com a ajuda de todas as cidades membros da UT.

Por último, Santo André estará organizando uma Feira de Investimentos durante a XI Cúpula da Rede Mercocidades, entre os dias 29 de novembro e 01 de dezembro de 2005.

3- Produção da DEL nº 4 – ARRANJOS PRODUTIVOS NO MERCOSUL

Após a publicação de três edições da revista Diálogo Econômico Local, a UT DEL lançará sua quarta edição sobre a temática dos Arranjos Produtivos (APLs) na Rede Mercocidades na XI

(3)

casos de cooperação público/privado/universidades que podem contribuir para a implementação de políticas de desenvolvimento econômico na Rede Mercocidades.

A publicação contará com artigos de:

Mercocidades:

Santo André / Brasil Rosario / Argentina Tandil / Argentina Arica / Chile

San Isidro / Argentina Cordoba / Argentina

São José do Rio Preto / Brasil São Bernardo do Campo / Brasil Juiz de Fora / Brasil

Necochea / Argentina Convidados:

PETRANTONIO, Marcela ((Universidade Mar del Plata) ZITZ, Miriam Machado (SEBRAE)

MELO, Luiz Martins de (FINEP) AMATO NETO, João (USP)

FABRI, Luiz Carlos (Ministério das Cidades)

4- Microcrédito

Por 2005 ser o Ano Internacional de Microcrédito, a UT DEL entendeu que deve desenvolver ações neste sentido. As cidades de Córdoba e Tandil desenvolveram um artigo neste sentido, que segue anexo.

5- Captação de recursos e cooperação técnica para a UT DEL

As cidades integrantes da UT DEL seguem propondo um esforço conjunto de captação de recursos para o desenvolvimento de trabalhos da UT DEL. Neste sentido, a Municipalidade de Rosario organizou o Seminário Internacional “Sistemas Produtivos Locais: Problemáticas Atuais e Novos Desafios”, em Rosario, nos dias 5 e 6 de setembro de 2005 e teve o apoio financeiro e técnico da Fundação Friedrich Ebert.

(4)

6- Integração com Comunidade Andina e Flacma

A UT DEL não avançou em ações de integração voltadas ao desenvolvimento e integração regional com Comunidade Andina e Flacma nas ações, como previsto no Plano de Trabalho.

7- Atividades integradas com outras UTs

A coordenação da UT DEL fez uma reunião de trabalho com as coordenadoras das Uts Educação e Ciência e Tecnologia, em 29 de abril com as cidades coordenadoras (ata em anexo).

As UTs Desenvolvimento Social e Gênero e Município propuseram a organização de um concurso de políticas públicas voltadas à questão de gênero e conta com o apoio de Santo André, na condição de coordenadora da UT DEL, para avaliação dos programas relacionados à área econômica (trabalho, renda, etc) inscritos.

A UT Autonomia e Gestão Municipal e a Prefeitura de Santo André estão organizando em conjunto um seminário sobre Financiamento Municipal e Local

III. CANDIDATURAS PARA COORDENAÇÃO

A única cidade que se candidatou à coordenação da UT DEL foi Rosário, Argentina. Após a sua proposta de plano de trabalho, todas as demais cidades concordaram com sua coordenação. As cidades de Santa Maria, Brasil e Morón, Argentina se apresentaram como subcoordenadoras, o que também foi aceito como consenso.

IV. PLANO DE TRABALHO PARA UT DEL 2005/2006

Segue anexo o plano de trabalho proposto por Rosário. Durante a reunião, Santo André apresentou uma proposta de: (a) criação de uma comissão que trabalhe com o tema da economia solidária e empresas de auto gestão; (b) instalação de um fundo da rede mercocidades para fomento de empresas de auto gestão com apoio financeiro das próprias municipalidades e de algum organismo internacional; e (c) quinta edição da revista DIÁLOGO ECONÔMICO LOCAL com o tema de empresas de auto gestão.

Santa Maria apresentou uma idéia de criação de uma Unidade Temática Economia Solidária, mas entende que esta comissão inserida na UT DEL pode desenvolver projetos nesta linha.

Sugeriu ainda que a Rede Mercocidades participe de um encontro (evento pré Fórum Social Mundial) sobre Economia Solidária nos dias 22 e 23 de janeiro em Caracas, Venezuela.

São José do Rio Preto sugeriu ainda que as secretarias de desenvolvimento econômico troquem mais informações em uma perspectiva de aprimorar as suas estruturas.

São Carlos apresentou a rede de incubadoras tecnológicas da Unidade Temática Ciência e

(5)

Lima apresentou interesse em trabalhar com a temática de fomento aos negócios e ciência e tecnologia.

Santo André sugeriu a criação de uma comissão para trabalhar com a temática de fomento aos negócios.

Foram criadas duas comissões dentro da UT DEL:

1. Comissão de fomento aos negócios, formada pelas cidades:

• São José do Rio Preto (Brasil) – coordenadora dos trabalhos da comissão

• Rosário (Argentina)

• Lima (Peru)

• Santo André (Brasil)

• Taboão da Serra (Brasil)

• Colonia (Uruguai)

• Tandil (Argentina)

• São Bernardo do Campo (Brasil)

2. Comissão de economia solidária / empresas de autogestão, formada pelas cidades:

• Santa Maria (Brasil) – coordenadora dos trabalhos da comissão

• Rosário (Argentina)

• Santo André

• Recife

• Taboão da Serra

• Canelones

• Osasco

• Jacareí

• Mauá

(6)

ANEXO 1

LISTA DE PRESENÇA NA REUNIÃO DA UT DEL, EM SANTO ANDRÉ, NO DIA 30 DE NOVEMBRO DE 2005.

NOME CIDADE EMAIL

Jeroen Klink Santo André jklink@santoandre.sp.gov.br

Wilson Fava São Paulo wfava@hotmail.com

Márcio Sansão São José do Rio Preto msansao@empro.com.br Fernando Moretti São José do Rio Preto fmoretti@empro.com.br

Raul F. Dentesano Cordoba rdentesano@cordoba.gov.ar

Matias R. Civale Tandil matiascivale@infovia.com.ar

Helder Silva Mauá helderalisil@hotmail.com

Antolin Magallanes Buenos Aires amagallanes@cbas@gov.ar

Pablo Trivelli Santiago do Chile pablotrivelli@gmail.com Inês Borgo da Cunha Lima Vitória ibcunhalima@vitoria.es.gov.br

Bianca G. Teixeira Vitória bgteixeira@vitoria.es.gov.br

Maria Luz Presa Montecarlo luzminas@yahoo.com.ar

Nilson Antonio Soares Santo André nilsonsoares2004@yahoo.com.br

Paulo Sérgio Lima Mauá eng_paulolima@yahoo.com.br

Manoel Batista Neto Mauá eng_manoelbatista@ig.com.br

Wilson Afonso Rosa Mauá wilsonarosa@vivax.com.br

Maria Julia Reyna Rosario mreyna@rosario.gov.ar

Galileu G. Silveira Santo André officegalileu@terra.com.br Sandro da Silva Pinto Penápolis sdtt.pmp@terra.com.br Juarez V. Torrontegry Rio Grande juarez@riogrande.rs.gov.br

Antonio Leme CAN - Lima aleme@comunidadandina.org

Sergio Arizcorrete Salto / UR sarizco@adinet.com.uy

Yamandú Orsi Canelones / UR yamanduorsi@adinet.com.uy

Pablo Barril Morón / AR barril.pablo@moron.gov.ar

(7)

Roxana Paurinotto Lima / PE roxanapaurinotto@gmail.com Yashiro Yamamoto São Carlos / BR yashiro.gab@saocarlos.sp.gov.br

Delaine Romano Osasco / BR romano@netpoint.com.br

Patrícia Laczynski Santo André / BR plsouza@santoandre.sp.gov.br

Orestes Cáceres Lima / PE orestescaceres@gmail.com

Angela Schwengber Santo André / BR amaria@santoandre.sp.gov.br David Gomes Souza Santo André / BR dgsouza@santoandre.sp.gov.br Maria Cristina de Paula

Machado

Jacareí / BR mariacristinapt@yahoo.com.br

Ary José Vonazzi São Leopoldo / BR 55 51 3592-9091

George Braga Recife / BR georgebraga@recife.pe.gov,br

55 81 8856-6008

Sergio Stasinski Gravataí / BR sergiostasinski@bol.com.br Sócrates Magno Torres Camaçari / BR sócrates@camacari.com.br Ivo Luiz Cassol Junior Santa Maria / BR ivocassol@santamaria.rs.gov.br Valdeci Oliveira Santa Maria / BR prefeito@santamaria.rs.gov.br

Robinson de Souza Viamão / BR robinsongp@pmviamao.com.br

Alex Bucarini Viamão / BR

Maren Greising Colonia / UR mgreising@colonia.gub.uy

Marcos César Lopes Barros Santo André / BR mclbarros@santoandre.sp.gov.br

Marcelo Romeu Rosario / AR mromeu@rosario.gov.ar

Referências

Documentos relacionados

A produção de Matéria Seca Total e Matéria Seca de Lâminas Foliares da Mombaça (Figura1) não foi diferente entre os cortes (p<0,05) demostrando estabilidade produtiva

Por isso, construir uma criminologia feminista negra e queer apresenta-se ao mesmo tempo com um desafio e um problema porque as teorias (criminológicas) não

Por fim, o artigo de Madalena Duarte, Ana Oliveira, Paula Fernando e Conceição Gomes, tendo como ponto de partida a magistratura em Portugal, procura analisar as consequências

mulher/homem na academia, descriminação por ser mulher na academia e formação complementar, por exemplo), (2) carreira profissional tanto na advocacia como na magistratura

Em termos macropolí!cos, portanto, importante apontar para a necessidade de estudo prévio de impacto polí!co-criminal nos projetos de lei que versem sobre

Face, portanto, ao compadecimento social com a história de Maria, à fácil aderência por todos às causas feministas, no que tange à violência doméstica contra a mulher, como também

Por fim, é essencial compreender que as questões familiares, a relação vítima e agressor, não devem necessariamente passar pelo tratamento do sistema penal, pois a

Conclui-se, portanto, que a pena restritiva de direitos, atualmente efetivada de forma imediata na transação penal, continuará a ser aplicada, ao final de um processo,