• Nenhum resultado encontrado

COPA METROPOLITANA DE KART DE LONDRINA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COPA METROPOLITANA DE KART DE LONDRINA"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

COPA METROPOLITANA DE KART DE LONDRINA - 2011

REGULAMENTO GERAL

CAPÍTULO I

DA ORGANIZAÇÃO DA PROVA

A Federação Paranaense de Automobilismo – FPRA fará realizar, no Kartódromo Luigi Borghesi, em Londrina, a competição denominada COPA METROPOLITANA DE KART LONDRINA - 2011, promovida e organizada pela AKRL - Associação dos Kartistas da Região de Londrina. A competição obedecerá às normas do Regulamento Nacional de Kart – 2011 - RNK, do Código Desportivo do Automobilismo - CDA / CBA, e deste regulamento.

Este regulamento e seus adendos têm força de lei desportiva, em conformidade com os princípios estabelecidos pela legislação nacional.

As autoridades da prova são os Comissários Desportivos, o Diretor de Prova, o Diretor Adjunto, os Comissários Técnicos, e os Oficiais de Competição, designados pela Federação Paranaense de Automobilismo, identificados por credenciais/uniformes fornecidos pela mesma.

CAPÍTULO II

DO REGULAMENTO DESPORTIVO

SEÇÃO I – DAS CATEGORIAS, CALENDÁRIO, INSCRIÇÃO E DOS COMPETIDORES

Artigo 1º - Categorias:

I- MIRIM / CADETE ... (Motores 5,5HP)

II- 125cc ÁGUA ... (Motores 125cc refrigerado a água original) III- 13HP LG ... (Motores 13HP preparados)

IV- 13HP SORTEADO ... (Motores 13HP T2 original – próprios, lacrados e sorteados) V- RD 135cc “A” ... (Motores Yamaha 5 marchas preparados)

VI- RD 135cc “B” ... (Motores Yamaha 5 marchas preparados)

** Para formação do grid em qualquer uma das categorias, necessário o mínimo de 6 pilotos no grid, exceto as categorias MIRIM / CADETE, onde mesmo que tenha menos de 6 pilotos, terá o grid unificado para estas 2 categorias.

Artigo 2º - Calendário:

I- 1ª Etapa - 17/abril II- 2ª Etapa - 26/junho III- 3ª Etapa - 28/agosto IV- 4ª Etapa - 30/outubro

(2)

__________________________________________________________________________________________

Artigo 3º - Inscrição:

I- Os requisitos obrigatórios para inscrição em cada uma das etapas serão os que seguem:

a) Carteira de piloto filiado a FPRA, com validade para 2011;

b) Pagamento da taxa de inscrição para 1ª etapa no valor de R$ 130,00 exceto as categorias MIRIM/CADETE, que serão isentos (incentivo);

c) O piloto que correr em duas categorias diferentes, terá o desconto de 50% na inscrição da segunda categoria.

II- As inscrições, por etapa, serão iniciadas sempre após a publicação do regulamento oficial no site da AKRL e encerradas no dia anterior da corrida às 18h. Deverão ser feitas individualmente, por piloto, participantes das categorias. Após este horário estipulado, somente com autorização dos Comissários Desportivos.

III- Poderão participar das provas, pilotos menores de idade, desde que autorizados por escrito pelos pais ou responsáveis e atendam o disposto no presente artigo.

IV- Todos os pilotos inscritos, serão considerados pilotos sem distinção sejam adolescentes ou adultos.

V- A inscrição somente estará concluída, quando forem obedecidas as seguintes situações:

a) Ficha de Inscrição da Prova - FIP contiver todos os registros do piloto;

b) Taxa de inscrição estiver paga;

c) Termo de responsabilidade esteja assinado, no caso de menores de 18 (dezoito) anos, pelo (s) pai (s) ou responsável;

d) Combustível a ser utilizado por cada piloto para corrida, esteja devidamente entregue a organização da prova (ver Artigo 9º).

Artigo 4º - Competidores:

I- Somente poderá participar das atividades previstas no Cronograma Oficial para corrida, isto é, de treinos livres (sábado de tarde), e no domingo warm up, treinos de classificação e das provas, os pilotos devidamente inscritos e com todas as suas obrigações quitadas.

Artigo 5º - Número de Participantes:

I- Será de no máximo 32 por categoria;

II- Se o número de competidores inscritos por categoria for superior a 32, a categoria será dividida em 2 categorias distintas separadas pela comissão da categoria, onde mesmo que isto venha acontecer no decorrer do campeonato os pontos também serão separados, computados e enquadrados dentro na nova categoria.

Artigo 6º - Identificação dos karts:

I- A numeração do Kart é obrigatória, devendo ser utilizado o numeral de identificação na gravata e no pára- choque traseiro, sobre uma placa quadrada, com as mesmas dimensões do quadrado do número frontal - 200 x 200 mm:

a) - Lateral: É aconselhável, ainda, o uso de adesivo, afixado nas duas laterais da carenagem, contendo também o número do kart;

b) - Placa: A cor será liberada. A numeração deve ser colocada sobre um quadrado medindo no mínimo 200 x 200 mm;

c) - Adesivos: a colocação de 04 (quatro) adesivos de 100x200mm, 02 (dois) nas laterais dos Karts, e 02 (dois), nas laterais frontais, caso sejam fornecidos pela organização da prova;

(3)

d) - Números: Apenas poderão ser utilizados números com até dois dígitos e deverão ser reservados no ato da inscrição; a prioridade quanto ao numeral é do primeiro piloto a se inscrever;

e) - O piloto, só poderá mudar de número, mediante requerimento e se isto não causar transtorno a outros pilotos ou a organização;

f) - No transcorrer de qualquer atividade de pista, caso venha a cair uma das placas de identificação, ficará a cargo do piloto a sua reposição. Todavia, ficará a cronometragem e a organização isenta de qualquer responsabilidade da anotação da passagem do kart;

g) - Na perda das 2 (duas) identificações obrigatórias, o piloto será sinalizado pela Direção de Prova, para se dirigir ao box imediatamente, para a colocação de nova(s) placa(s);

h) - É expressamente proibido qualquer tipo de amarração, seja com fita adesiva, tairape, barbante, entre outros, na utilização no bico do kart ou na presilha que fixa o bico do kart. Mesmo que isto passe despercebido pela organização da prova e diretor técnico e ser constatado que o piloto correu com esta irregularidade, o piloto perderá automaticamente os pontos conquistados.

Artigo 7º - Indumentária:

Durante todas as atividades de pista é obrigatório ao competidor utilizar:

I- Capacete com proteção do queixo e construção integral, com viseira transparente, homologado pelo INMETRO ou qualquer órgão internacional competente e/ou homologado pela FIA.

II- Macacão de mangas compridas homologado pela CIK ou CIK/CBA, sendo expostos em sua parte frontal o nome, tipo sanguíneo e fator RH do piloto.

III- Luvas completamente fechadas, sem furos ou rasgos.

IV - Sapatilhas de competição.

V- O piloto com barba e/ou cabelo comprido deverá obrigatoriamente usar balaclava.

VI- É facultativo, porém aconselhável, a utilização de protetor de costelas e de protetor de pescoço.

SEÇÃO II – DOS EQUIPAMENTOS Artigo 8º - Motores, pneus, chassi e pára-choque:

I- Motores: Obedecerão as normas estipuladas conforme o regulamento técnico de cada categoria.

II- Pneus: Para todas as categorias para prova, os pneus serão do tipo de composto classificado como

“vermelho”, novo ou usado, livre de qualquer marca e ou procedência.

Nas categorias 13HP LG, 13HP SORTEADO e RD 135cc “A”, será obrigatório o uso de 01 jogo de pneus lacrado para cada duas etapas do campeonato. Caso o piloto não tenha participado da etapa anterior, o mesmo estará livre para utilizar pneus novos mesmo que a etapa em questão seja de pneus usados na etapa anterior (lacrados) para os outros pilotos, devido este piloto já estar em desvantagem por não ter somado nenhum ponto e nem poder ter o descarte da etapa anterior que ele não tenha participado. Nas categorias MIRIM/CADETE, RD 135cc “B” e 125cc a ÁGUA, não se aplica esta regra, não sendo lacrados os pneus.

III- Chassis: Só serão permitidos o uso de chassis homologados pelas normas do Regulamento Nacional de Kart – 2011 – RNK.

IV- Pára-choque: É obrigatório o uso do pára-choque traseiro no kart.

(4)

__________________________________________________________________________________________

SEÇÃO III – DA ESTRUTURA DAS PROVAS Artigo 9º - Combustível:

I-

Estão determinados da seguinte forma:

a) Quantidade de combustível por piloto para entregar a direção de prova no ato da inscrição:

CATEGORIA RD 135cc = 17 litros de etanol + 0,5 litros de óleo Bardahl (álcool) sem estar misturado.

CATEGORIA 13HP LACRADO = 11 litros de gasolina.

CATEGORIA 13HP LG = 13 litros de gasolina.

OBS:

O combustível de cada piloto conforme quadro acima em suas respectivas categorias, serão todos misturados em um único recipiente, onde todos os pilotos usarão o mesmo combustível na tomada de tempo, 1ª e 2ª baterias.

b) Quantidade de combustível que será entregue a cada piloto no dia da corrida (domingo):

CATEGORIA RD 135cc = 08 litros de etanol preparado para tomada de tempo + 1ª bateria (em um único abastecimento) e 7 litros para 2ª bateria.

CATEGORIA 13HP SORTEADO = 05 litros de gasolina para tomada de tempo + 1ª bateria (em um único abastecimento) e 4 litros para 2ª bateria.

CATEGORIA 13HP LG = 06 litros de gasolina para tomada de tempo + 1ª bateria (em um único abastecimento) e 5 litros para 2ª bateria.

II-

Nas categorias MIRIM/CADETE e 125cc a ÁGUA, não se aplica a regra acima (Artigo 9º, item I), sendo o combustível por conta do próprio piloto, sem misturar com o combustível dos demais pilotos.

Artigo 10º - Treino livre:

I- Para participar dos treinos livres, no dia anterior a(s) prova(s), no período vespertino (das 12:30 às 18:00 hs), o piloto deverá obrigatoriamente:

a) Fazer sua inscrição para a etapa;

b) Os pilotos das categorias 13HP LG, 13HP SORTEADO, RD 135cc “A” e “B”, deverão entregar à direção de prova o combustível, conforme Artigo 9º, item I), exceto as categorias MIRIM/CADETE e 125cc a Água.

Artigo 11º - Tomada de Tempo:

I- Os pilotos só poderão participar da tomada de tempos após estarem devidamente com os karts abastecidos, sensor de voltas colocado e com os componentes específicos do kart lacrados pelo diretor técnico.

II- A tomada de tempo será realizada em uma sessão única de treino classificatório com duração de 08 (oito) minutos para cada categoria, com a participação de todos os inscritos na categoria.

III- Todas as voltas do piloto durante a sessão classificatória estarão valendo para a classificação, mas somente a melhor volta de todas elas valerá para a formação do “grid” de largada.

(5)

IV- Em caso de empate no melhor tempo será considerado o segundo melhor tempo de cada piloto. Persistindo o empate, serão considerados os tempos seguintes, até o total das voltas. Se ainda assim o empate persistir será realizado um sorteio entre os pilotos envolvidos para a formação do “grid” de largada.

V- Não será permitido qualquer tipo de reparo mecânico durante a tomada de tempos.

VI- Se o kart sofrer avaria mecânica o piloto deverá retirá-lo da pista permanecendo junto ao mesmo até o término da tomada de tempo da categoria, quando então, poderá ser auxiliado a levar seu kart obrigatoriamente para o recinto da balança.

VI- Caso o piloto rodar na pista, o piloto poderá ser empurrado e voltar para a tomada de tempos sendo validado suas voltas.

VII- O piloto que der por encerrada a sua tomada de tempo, obrigatoriamente se dirigirá à balança, permanecendo o seu kart obrigatoriamente no parque fechado até o término da corrida. Caso o piloto leve seu kart à balança, mesmo sem ter concluído o tempo limite da tomada de tempo, perderá o direito de completá-lo, ficando o equipamento no parque fechado após a pesagem.

VIII- Se o número de inscritos for superior ao limite de 20 pilotos, será realizado um sorteio para dividir o treino classificatório em duas sessões de classificação de 08 (oito) minutos cada, com metade dos inscritos em cada treino. Para a formação do “grid” de largada, será considerado o tempo da melhor volta de cada piloto, independentemente da sessão de treino classificatório ao qual o piloto tenha participado. O piloto sorteado para tomar tempo numa sessão não poderá participar da outra sessão.

IX- Só poderão adentrar ao parque fechado e no interior da pista, piloto e mecânico devidamente uniformizado com o jaleco cedido pela AKRL. Os demais membros de equipe, tais como: parentes, amigos e outros mecânicos, deverão permanecer na área de boxes, fora do parque fechado. Fica, assim, proibida a permanência de pessoas estranhas à organização da prova dentro da pista durante a tomada de tempos e provas.

Artigo 12º - Baterias:

I- Cada categoria, será composta por 2 (duas) baterias de 22 voltas cada, exceto a categoria MIRIM/CADETE que será composta por 10 voltas.

II- A largada no início de cada bateria será no formato em fila dupla, obedecendo a ordem da tomada de tempos, não sendo permitida a aceleração antes da marca dos 25 (vinte e cinco) metros do ponto de largada, obedecendo a bandeirada do diretor de prova.

III- Nas voltas 11ª e 12ª de cada bateria haverá o reagrupamento de todos os pilotos, durante 02 voltas em velocidade baixa, e relargada em fila indiana para as 10 voltas finais, exceto a categoria MIRIM/CADETE.

III- Na 2ª bateria das categorias 13HP LG e RD 135cc “A” de cada etapa, haverá a inversão do grid de largada somente dos 6 primeiros colocados, com exceção das categorias MIRIM/CADETE, RD 135cc “B” e 125cc a Água. Na categoria 13HP SORTEADO, na 2ª bateria haverá a inversão de motores entre os 10 primeiros colocados da 1ª bateria.

Artigo 13º - Abastecimento e Parque Fechado (Manutenção):

I- Os pilotos deverão estar atentos a todas as chamadas pelo auto-falantes na questão do cronograma da corrida, seja para abastecimento, lacre dos pneus e componentes do kart, bem como estarem prontos para tomada de tempos e baterias.

(6)

__________________________________________________________________________________________

II- O não comparecimento do piloto no local e horário determinado pelo programa da prova, onde se determina o horário de término de abastecimento da sua categoria, desobriga a organização da prova de esperá-lo para a tomada de tempo ou para a largada da prova, mesmo que estes horários estejam antecipados.

III- Após o abastecimento para a prova os pilotos devem se dirigir ao parque fechado para serem chamados para o “grid” de largada.

IV- Os pilotos só poderão efetuar reparos mecânicos nos intervalos em área previamente determinada pela organização da prova, denominada Parque Fechado (Manutenção).

V- As categorias apenas podem fazer os seguintes reparos no parque fechado (manutenção): calibragem de pneus, regulagem de carburação (agulhas), regulagem de chassis. Após a tomada de tempo, qualquer troca de algum componente do kart só poderá ser efetuado mediante autorização prévia do Diretor Técnico e implicará na perda de 10 posições no grid de largada para a 1ª bateria e ou a 2ª bateria.

Artigo 14º - Briefing:

I- É obrigatória participação de todos os pilotos inscritos no “Briefing”, com o Diretor de Prova e Comissários Desportivos em local e horário a ser definido.

II- O não comparecimento ao “Briefing” de um dos pilotos, causará a penalização com a perda da posição de largada e o reposicionamento na última posição do “grid” de largada.

Artigo 15º - Interrupção da prova:

I- Caso ocorra interrupção da prova por acidente, chuva ou qualquer outro motivo de força maior, a re-largada será no formato em fila “indiana”, com base na classificação da volta anterior à paralisação da bandeira vermelha.

Caso a corrida já tenha ultrapassado 75% da bateria, ficará a critério do diretor de prova decidir por encerrada ou não a bateria.

Artigo 16º - Sinalização:

I- A sinalização tanto por bandeiras e por placas, será prevista nos artigos 106, 107 e 110 do CDA/CBA-2011.

SEÇÃO IV – DA CASSIFICAÇÃO E PREMIAÇÃO Artigo 17º- Pontuação:

I- Haverá descarte da somatória dos pontos da pior etapa de cada piloto no final do campeonato, entretanto, o descarte não se aplica a etapas que o piloto não tenha participado.

II- O piloto que alinhar no grid e participar da largada, terá sua participação considerada na etapa para efeitos de pontuação, independente das inter ocorrências que possam acontecer.

III- A pontuação constitui-se na somatória das duas baterias em cada uma das etapas.

IV- Será concedido 01 ponto para o “pole position” em cada etapa.

V- Será concedido 01 ponto para o piloto que tiver a melhor volta em cada bateria realizada.

VI- O critério de desempate no resultado final na soma dos pontos em cada etapa, será a melhor colocação do piloto na 2ª bateria. Se houver necessidade de outro critério de desempate, será pela melhor posição no grid de largada.

(7)

VII- Haverá premiação de troféus (simples) em cada etapa, somente para os 5 primeiros colocados e pole-position de cada categoria.

VIII- As pontuações em cada uma das baterias, estão assim distribuídos:

1ª Etapa 01º lugar – 30 pontos 02º lugar – 26 pontos 03º lugar – 24 pontos 04º lugar – 22 pontos 05º lugar – 20 pontos 06º lugar – 18 pontos 07º lugar – 16 pontos 08º lugar – 14 pontos 09º lugar – 12 pontos 10º lugar – 10 pontos 11º lugar – 08 pontos 12º lugar – 06 pontos 13º lugar – 04 pontos 14º lugar – 02 pontos 15º lugar – 01 ponto

2ª Etapa 01º lugar – 40 pontos 02º lugar – 35 pontos 03º lugar – 32 pontos 04º lugar – 30 pontos 05º lugar – 27 pontos 06º lugar – 24 pontos 07º lugar – 21 pontos 08º lugar – 19 pontos 09º lugar – 16 pontos 10º lugar – 13 pontos 11º lugar – 11 pontos 12º lugar – 08 pontos 13º lugar – 06 pontos 14º lugar – 03 pontos 15º lugar – 01 ponto

3ª Etapa 01º lugar – 50 pontos 02º lugar – 44 pontos 03º lugar – 40 pontos 04º lugar – 37 pontos 05º lugar – 34 pontos 06º lugar – 30 pontos 07º lugar – 27 pontos 08º lugar – 24 pontos 09º lugar – 20 pontos 10º lugar – 16 pontos 11º lugar – 13 pontos 12º lugar – 10 pontos 13º lugar – 08 pontos 14º lugar – 05 pontos 15º lugar – 02 pontos

4ª Etapa 01º lugar – 60 pontos 02º lugar – 53 pontos 03º lugar – 48 pontos 04º lugar – 45 pontos 05º lugar – 41 pontos 06º lugar – 37 pontos 07º lugar – 33 pontos 08º lugar – 29 pontos 09º lugar – 25 pontos 10º lugar – 20 pontos 11º lugar – 16 pontos 12º lugar – 12 pontos 13º lugar – 09 pontos 14º lugar – 06 pontos 15º lugar – 03 pontos

SEÇÃO IV – DA VISTORIA, PUNIÇÕES E RECURSOS

Artigo 18º- Vistoria do Combustível:

I-

Está detalhado da seguinte forma:

a) Será realizada a coleta da amostra do combustível de qualquer um dos pilotos a qualquer momento, seja no final da tomada de tempo, no final da 1ª bateria ou ao final da 2ª bateria, podendo ser solicitado por qualquer piloto da mesma categoria ou por ordem da direção de prova, na ocorrência de suspeita de possível irregularidade, mediante solicitação com preenchimento da ficha de recurso e cheque caução no valor de R$ 200,00 para que a análise do combustível seja feita pela UEL (Universidade Estadual de Londrina – Dpto de Química). Caso o resultado da análise dê negativo, o cheque caução será automaticamente descontado para cobrir o custo da análise. Caso o resultado da análise dê positivo, o cheque caução será devolvido e o custo de R$ 200,00 da análise deverá ser pago pelo piloto vistoriado;

b) Caso o piloto da amostra com resultado positivo, não efetue o pagamento dos R$ 200,00 ele não poderá pilotar no kartódromo de Londrina, seja em corridas ou para, enquanto não efetuar o pagamento com as devidas correções conforme o tempo (meses ou anos). Neste caso o custo da análise será rateado entre todos os pilotos que alinharam no grid naquela etapa, ficando um custo muito baixo para cada um. Caso algum piloto se recuse entrar no rateio, também ficará impedido de pilotar no kartódromo de Londrina enquanto não efetuar o pagamento.

(8)

__________________________________________________________________________________________

Artigo 19º- Punições:

I- Não haverá bandeira de simples advertência para os pilotos durante a prova. Caso o diretor da prova necessite advertir qualquer piloto por algum ato anti-desportivo, será mostrado ao piloto a bandeira preta e branca de punição, sendo obrigatório cumprir o “stop and go” ( parar o kart no parque fechado em local pré definido, desligar o motor e religá-lo novamente para que possa retornar a corrida ):

a) Caso o piloto for reincidente na mesma etapa, poderá receber novo “stop and go” ou até mesmo ser desclassificado da bateria com bandeira preta;

b) O “stop and go” deverá ser cumprido, após o aviso, em até no máximo em 2 voltas, caso contrário o piloto será desclassificado da bateria;

c) Caso o piloto receba a punição do “stop and go” faltando menos de 2 voltas para o término da bateria e não dê para cumprir o “stop and go”, o piloto será punido com 10 segundos da sua posição de chegada na bateria;

d) Na disputa de posição entre pilotos, se o piloto que está a frente mudar a trajetória habitual da pista para defender sua posição, ele será proibido de retornar ao traçado habitual tendo que realizar a próxima curva no traçado em que ele se encontra. Caso se configure o “X” por pilotagem defensiva pela posição do piloto da frente, será punido com a perda (inversão) da posição com o piloto que vinha tentando ultrapassá-lo. Caso o piloto não obedeça à punição, será passível de “stop and go”.

Caso continue a não cumprir a determinação, será punido no final da bateria em 10 segundos, podendo até vir a ser desclassificado da bateria;

e) Caso o diretor de prova veja necessidade de aplicar punição a algum piloto, poderá ser punido com o “stop and go” durante a bateria, e ou com os 10 segundos após o término da bateria, com a desclassificação do piloto da bateria ou até mesmo da etapa;

f) No caso de algum piloto ou integrante da equipe do piloto vier a insultar algum integrante da organização da prova ou criar alguma situação desagradável, o piloto é quem sofrerá punição que será aplicada conforme o grau da situação;

g) Nos treinos e no warm up os pilotos são obrigados a andar em baixa velocidade dentro dos boxes por medida de segurança. O piloto que não acatar este item será advertido e se reincidente ficará proibido de participar da tomada de tempos para o grid de largada.

Artigo 20º- Vistoria técnica e recursos:

I- Ao final de cada etapa, será obrigatória a permanência dos karts dos 5 primeiros colocados (na somatório das 2 baterias) no parque fechado e será realizada vistoria técnica nos 3 primeiros colocados de cada categoria, pelo Diretor Técnico.

II- O prazo para apresentação de recursos, esgota-se 15 minutos após os resultados e premiação da etapa. No caso de punição a piloto premiado com troféu e havendo perda de posição final do pódium, a AKRL e a categoria não serão responsáveis por pegar o troféu e entregar ao verdadeiro ganhador da posição.

Artigo 21º- Responsabilidades: (Organização, mecânicos, pilotos, pais e responsáveis)

I- Todos os pilotos que se inscreverem para o campeonato, serão considerados como estando totalmente cientes de todos os artigos e detalhes deste regulamento.

(9)

II- Os casos omissos deste regulamento serão decididos pelo diretor de prova, diretor técnico em conjunto com os representantes da categoria, sempre baseados nas normas do Código Desportivo do Automobilismo – CDA e CBA da Confederação Brasileira de Automobilismo.

III- O não cumprimento deste regulamento, caberá a AKRL e FPRA julgar qualquer caso ou situação de pilotos e ou mecânicos, bem como a divulgação da punição devida.

CAPÍTULO III

DO REGULAMENTO TÉCNICO

SEÇÃO I – DAS GENERALIDADES PARA TODAS AS CATEGORIAS

Artigo 22º- Acessórios:

I- Equipamentos de cronometragem, conta-giros e temperatura tais como: volantes AIM, mychron, alfano, bruso, hotlaps e outros equivalentes, estarão liberados para uso desde que não provoquem alteração na parte elétrica do motor.

SEÇÃO II – DOS ITENS ESPECÍFICOS PARA CADA CATEGORIA

Artigo 23º - CATEGORIA RD 135cc “A” e “B”

I- Peso e idade: O peso do conjunto piloto + kart deverá ser de no mínimo 175 kg. Idade mínima de 13 anos.

Categoria “A” para pilotos de ponta e Categoria “B” para pilotos com tempos mais lentos da RD 135cc.

II- Combustível: Etanol + óleo 2 tempos para kart da marca Bardahl (álcool).

III- Motor: Somente poderá ser usado o motor Yamaha RD/RDZ 135/125 cc, mantendo-se as características externas do motor. A preparação interna é livre, permitindo fechar os furos do virabrequim. Biela original.

Livre a marca do pistão. Proibido o uso de pistão de fibra de carbono. Diâmetro máximo do pistão é de 1,75 mm e curso de 50 mm.

IV- Carburação: Permitido o uso de somente 01 (um) carburador para kart, modelo com duas agulhas, com homologação CBA de qualquer época, com diâmetro de 25,4 mm na altura da borboleta, sendo livre a medida do difusor. Proibido o uso de carburadores de três agulhas.

V- Pirâmide: Deve ser original do motor RD/RDZ 135 cc, podendo ser retrabalhada. Permitida a retirada do limitador e a palhetas modelo original de aço ou de fibra sendo livre a marca.

VI- Escapamento: Até o dia 31/07/2011 ainda poderão ser utilizados os escapamentos sem o silencioso, inclusive o escapamento reto virado para trás do kart (EX: escape de alta do fabricante ROCKET). A partir do dia 01/08/2011 será obrigatório o uso do silencioso. Caso o piloto opte por colocar apenas o silencioso (abafador na ponteira), terá que ser aprovado pela comissão da categoria.

VII- Câmbio: Caixa de câmbio de 05 marchas, com relação original e completa do motor RD/RDZ 135 cc, não sendo permitido o intercambio de peças de outros modelos. Permitido a retifica do acoplamento das engrenagens.

VIII- Embreagem: Obrigatório a utilização original composta por 6 discos de embreagem, ou podendo colocar um sétimo disco de embreagem sendo utilizado somente como calço. Platô original RD/RDZ 135 cc (com 4 parafusos com dentes em diagonal, proibido o uso de platô com dentes retos). Permitido o concerto dos pinos do platô.

IX- Filtro de ar: Livre, de qualquer tipo, ficando opcional correr sem o filtro.

X- Velas: Livre, com rosca de diâmetro 14 mm e passo 1,25 mm.

XI- Eixo traseiro: Será obrigatório o uso de eixo em material ferroso imantável com diâmetro mínimo de 40 mm e máximo de 50 mm.

(10)

__________________________________________________________________________________________

XII- Proibições: Todas as permissões que não estiverem explicitas neste regulamento serão terminantemente proibidas, sendo passível de punição conforme julgamento da comissão da categoria.

Artigo 24º - CATEGORIA 13HP SORTEADO (Motor novo próprio, original, sorteado e lacrado)

I- Peso e idade: O peso do conjunto piloto + kart deverá ser de no mínimo 180 kg. Idade mínima de 13 anos.

II- Motor: O motor utilizado nos treinos de sábado a tarde, warm up, treino de classificação e as duas baterias da corrida, será o motor Honda GX 390 -4 tempos, 13HP T2QX, monocilíndrico, a gasolina, refrigerado a ar, com partida de acionamento por corda, juntamente com carburador, filtro de ar modelo turbo, vela original NGK BPR6ES, bomba de combustível, escapamento, curva de escape, flexível com 9,5mm, embreagem centrífuga de 13 dentes, mesa de motor modelo alta e coroa de 41 dentes.

III- Sorteio dos Motores: A distribuição dos motores/conjunto acima, será efetuada em duas etapas pela WMH RACING ENGINES/Preparações, na presença dos pilotos integrantes da categoria, por meio de sorteio:

a) Do primeiro Sorteio: Será realizado no dia anterior da corrida, conforme o cronograma de horários utilizando-se o sistema de globo giratório, para o inicio das sessões de treinos livres no sábado à tarde. No final da última secessão dos treinos da categoria, os pilotos deverão efetuar a devolução imediata dos motores para a WMH RACING ENGINES/Preparações;

b) Do segundo Sorteio: Será realizado no dia da corrida, conforme o cronograma de horários utilizando-se o sistema de globo giratório, para fazer o warm up, tomada de tempos e 1ª bateria, ocorrendo a inversão de motores entre os 10 primeiros colocados para a 2ª bateria. No término da última bateria da categoria, os pilotos deverão efetuar a devolução imediata dos motores para a WMH RACING ENGINES/Preparações;

c) Modificação: A violação de qualquer um dos lacres e ou qualquer modificação que não estejam dentro dos padrões da categoria, resultará na exclusão do competidor do grupo (categoria) dos motores 13HP SORTEADOS.

IV- Responsabilidade: O piloto é responsável pelo motor completo, escapamento e filtro, desde o sorteio até sua entrega no Parque Fechado, ao final do treino e prova:

a) Danos externos: São de responsabilidade do piloto os danos externos causados no motor;

b) Pagamento: O piloto deverá pagar as peças danificadas no ato da devolução do mesmo, pelo preço da tabela em vigor do fabricante sob pena de não participar na etapa subseqüente.

V- Substituição de Motor ou Escapamento: O motor ou escapamento, somente serão substituídos, por sorteio, se comprovado pela Comissão Técnica e Federação, quebra ou defeito mecânico que impeça o funcionamento normal para os treinos/corrida:

a) O piloto que solicitar a troca de motorsem que a Organização e a comissão do grupo 13 HP tenha constatado falha ou problema, largará em último no grid;

b) Caso a comissão e a organização da prova, constatem danos propositais, ou quebra de lacre, o piloto será excluído do grupo 13 HP e o mecânico será suspenso por 06 (seis) meses, tendo que pagar/arcar com o prejuízo a que tenha dado causa, inclusive com o valor de um motor novo, se os danos forem irreparáveis.

VI- Manutenção e Reparo: Todo e qualquer trabalho, manutenção ou reparo a ser executado nos motores, somente poderão ser realizados pela WMH ENGINES RACING.

VII- Relação: Pinhão com 13 dentes e coroa com 41 dentes.

VIII- Combustível: Gasolina.

(11)

IX- Escapamento e flexível: Sorteado, sendo igual para todos.

X- Eixo traseiro: Será obrigatório o uso de eixo em material ferroso imantável com diâmetro mínimo de 40 mm e máximo de 50 mm.

XI- Proibições: Todas as permissões que não estiverem explicitas neste regulamento serão terminantemente proibidas, sendo passível de punição conforme julgamento da comissão da categoria.

Artigo 25º - CATEGORIA 13HP LG (Motores 13HP preparados)

I- Peso e idade: O peso do conjunto piloto + kart deverá ser de no mínimo 175 kg. Idade mínima de 13 anos.

II- Motor: O motor será o Honda GX 390 e ou similar (Fortex, Italy, Toyama, Branco, Briggs Vanguard), 4 tempos, 13 HP, monocilíndrico, refrigerado a ar, com partida de acionamento por corda e com as seguintes condições:

a) Cabeçote – Original permitido retrabalhar os dutos, mantendo as medidas das sedes de válvulas originais e sem poder adicionar material, salvo em casos de recuperação, desde que mantenha as características e medidas originais, respeitando o volume e a rosca da vela que deverá permanecer original, sem retrabalho;

b) Válvulas – Original, podendo retrabalhar, porém mantendo os diâmetros originais;

c) Prisioneiros do cabeçote - deverão ser originais sem retrabalho e nos pontos de fixação originais;

d) Bloco do motor – Permitido somente facear e fazer o corte do suporte do tanque;

e) Virabrequim – Original, sendo permitido adaptação para a fricção e permitido a retirada parcial ou total do balanceador harmônico, e retífica até 0,75 mm. Deve ser mantido o curso original de 64mm;

f) Biela e bronzina – Biela original, sendo permitida a de Duro Alumínio. Permitido o uso de bronzina de alta performance e corte ou substituição do pescador de óleo, mantendo a distância entre os furos originais;

g) Pistão – Original de 88mm, permitido retífica até 0,75mm, sendo permitido retrabalhar.

Obrigatório o uso dos 3 anéis no pistão, e permitido ajustar folga de anéis;

h) Conjunto limitador – Livre, sendo permitida a retirada parcial ou total;

i) Balancin - Não pode ser retrabalhado, devendo permanecer original;

j) Tuchos e varetas – Original sem retrabalho;

k) Molas e travas de válvulas – As molas das válvulas poderão ser de livre procedência, sendo permitido uso de calço nessas mesmas molas. As travas são livres, permitido qualquer modelo;

i) Coletor de escape – Será de livre procedência;

m) Escapamento – Livre, não podendo ultrapassar o limite do pára-choque do kart;

n) Coletor de admissão – Será permitido fazer um furo no coletor de admissão somente para a ligação da bomba de combustível;

o) Comando de válvulas – Original livre, nacional. Permitido qualquer comando, desde que não tenha sistema de variação de ponto;

p) Volante – Original podendo ser aliviado e balanceado, peso livre, rasgo de chavetas originais;

q) Cilindro – Deverá permanecer original, sendo permitido a retifica;

r) Anel – É permitido ajustar o anel, desde que original até 0,75mm.

** OBS: Os itens que constam a palavra retrabalhar, entende-se por: cortar, limar, lixar, aliviar peso e polir.

III- Bomba de combustível: Livre.

IV- Juntas: Livres, devendo manter suas funções.

V- Carburador: Será permitido somente o carburador original, sendo permitido apenas a instalação de agulha e retrabalhar giclê e caneta e retirar borboleta do sistema de afogador. O coletor de ar pode ser de qualquer modelo. O filtro de ar deve ser do modelo turbo ou original e sem qualquer dispositivo que canalize o fluxo de ar. Não é permitido alterar a distância entre carburador e o cabeçote.

** OBS: entende-se por retrabalhar: cortar, limar, lixar, aliviar peso e polir.

VI- Embreagem: Sem restrição de marca, com corrente de passo 428 (moto).

VII- Bobina: Original e obrigatória sua fixação no ponto original, sem retrabalho.

VIII- Vela: Livre.

(12)

__________________________________________________________________________________________

IX- Eixo traseiro: Será obrigatório o uso de eixo em material ferroso imantável, com diâmetro mínimo de 40 mm e máximo de 50 mm. A espessura da parede deverá ser conforme a tabela do artigo 34, inciso XVI.

X- Coroa: Livre.

XII- Filtro: O filtro de ar deve ser do modelo turbo ou original sem qualquer dispositivo que canalize o fluxo de ar.

XIII- Chassi: Qualquer marca homologada pela CBA, liberado o intercâmbio de peças entre as mesmas, e o chassi não poderá sofrer alteração que mude a sua característica, salvo a modificação do suporte do banco e da fixação da lateral direita para a adaptação do motor, essa modificação poderá ser contestada pela comissão técnica, caso o mesmo não ofereça segurança.

XIV - Tanque de combustível: Deverá ser central, original do chassi.

XV- Combustível: Gasolina.

XVI- Proibições: Todas as permissões que não estiverem explicitas neste regulamento serão terminantemente proibidas.

Artigo 25º - CATEGORIA MIRIM / CADETE

I- PESO e MOTOR: Estão assim definidos:

a) CATEGORIA MIRIM: O peso do conjunto piloto + kart deverá ser de no mínimo 100 kg, com motores 5,5HP com limitador;

b) CATEGORIA CADETE: O peso do conjunto piloto + kart deverá ser de no mínimo 106 kg, com motores 5,5HP sem limitador;

II- COMBUSTÍVEL: Gasolina, por conta do piloto.

III- Proibições: Todas as permissões que não estiverem explicitas neste regulamento serão terminantemente proibidas.

Artigo 26º - CATEGORIA 125cc refrigerado a ÁGUA

I- Peso e idade: O peso do conjunto piloto + kart deverá ser de no mínimo 170 kg. Idade mínima de 13 anos.

II- Motor: 125cc refrigerado a água, 100% original, sem qualquer tipo de preparação.

III- Velas: Somente poderá ser utilizada uma das velas:

a) NGK B8 EG; b) NGK B8 EGV; c) NGK B8ES; d) NGK B9 EG; e) NGK B9EGV; f) NGK B9 ES; g) NGK B10 EGV; h) NGK BR 10 EG; i) DENSO IW 24; j) DENSO IW 27; k) DENSO IW 31; l) DENSO W27 SEU; m) BOSH W7 CS; n) BOSH W8 CS; o) NGK IRIDIUM.

IV- Carburador: Permitido o uso de somente 01 (um) carburador para kart, modelo com duas agulhas, com homologação CBA de qualquer época, com diâmetro de 25,4 mm na altura da borboleta, sendo livre a medida do difusor. Proibido o uso de carburadores de três agulhas.

IV- Carburador: Permitido

V- Eixo traseiro: Será obrigatório o uso de eixo em material ferroso imantável com diâmetro mínimo de 40 mm e máximo de 50 mm.

VI- Combustível: Etanol ou gasolina.

VII- Proibições: Todas as permissões que não estiverem explicitas neste regulamento serão terminantemente proibidas, sendo passível de punição conforme julgamento da comissão da categoria.

Assim fica definido o REGULAMENTO GERAL para COPA METROPOLITANA LONDRINA DE KART 2011, sendo passível de adendos se assim a FPRA julgar ser necessário.

Londrina, 08 de abril de 2011.

Presidente: José Antônio Bahls

Referências

Documentos relacionados

Dessa maneira, os resultados desta tese são uma síntese que propõe o uso de índices não convencionais de conforto térmico, utilizando o Índice de Temperatura de Globo Negro e

Maria Cândida Sérgio – Instituto da Educação da Universidade do Minho Possibilidades para uma Prática Pedagógica Colaborativa e Emancipatória na Formação de

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

As práticas de gestão passaram a ter mais dinamicidade por meio da GIDE. A partir dessa mudança se projetaram todos os esforços da gestão escolar para que fossem

O caso de gestão estudado discutiu as dificuldades de implementação do Projeto Ensino Médio com Mediação Tecnológica (EMMT) nas escolas jurisdicionadas à Coordenadoria

Falta número de profissionais, isso atrapalha muito o nosso trabalho, então fica quase tudo a desejar, assistência ao paciente fica prejudicado porque teria que

Na Tabela 2 são apresentados os resultados da composição química dos bolos elaborados com resíduo de amendoim e fécula de mandioca em substituição total da farinha

Por último, temos o vídeo que está sendo exibido dentro do celular, que é segurado e comentado por alguém, e compartilhado e comentado no perfil de BolsoWoman no Twitter. No