• Nenhum resultado encontrado

Informações do Planejamento

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informações do Planejamento"

Copied!
34
0
0

Texto

(1)

Informações do Planejamento

IES:

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Grupo:

MATEMÁTICA RIP Curso específico PT UNESP 56892 Tutor:

WEBER FLAVIO PEREIRA Ano:

2017

Somatório da carga horária das atividades:

2950

Situação do Planejamento:

Aguardando aprovação do Pró-Reitor Considerações finais:

As propostas de atividades são discutidas em reuniões do grupo, e sempre procuramos, no planejamento

das atividades, nos ater à filosofia do programa do PET, da indissociabilidade do ensino-pesquisa-

extensão, na melhoria do curso de graduação e da formação acadêmica, ética e cidadã do petiano. O tutor

atua nas atividades planejadas, às vezes coordenando, ou orientando, dando sugestões, esclarecendo

objetivos, e isso implica em ouvir as demandas dos alunos, professores do curso, ter um bom

relacionamento com o conselho de curso, chefias departamentais e também com a instituição. As atividades

do grupo PET Matemática para o ano de 2017 começaram a ser planejadas no final de 2016, após algumas

reuniões de avaliação, juntamente com o tutor, das atividades realizadas naquele ano. As atividades

avaliadas positivamente foram novamente propostas e outras foram melhoradas e/ou ampliadas. No

planejamento das atividades, também foi levado em conta as atividades que podem ser trabalhadas na

tríade ensino-pesquisa-extensão.

(2)

Resultados gerais:

O grupo PET Matemática realizará no ano de 2017 atividades de ensino, pesquisa e extensão (muitas vezes indissociadas) visando a melhoria da formação acadêmica dos petianos, alunos do curso e membros da comunidade. Algumas atividades de ensino contribuem amplamente para a melhoria do desempenho dos alunos e consequentemente a diminuição da evasão no curso de Matemática. Outras atividades visam melhorar a formação matemática e cultural dos alunos de graduação (por exemplo, os seminários e palestras apresentados pelos petianos, o Projeto Euler, dentre outras). Há várias atividades que integram a tríade ensino-pesquisa-extensão, como por exemplo o evento VII Mostra de Projetos, o Ciclo de Palestras sobre Arte & Matemática, os minicursos na Semana de Matemática, o Clube da Matemática, dentre outras.

Todas as atividades são acompanhadas pelo tutor do grupo e consideramos que o presente planejamento

atende plenamente os objetivos e a filosofia do Programa de Educação Tutorial.

(3)

Atividade - Projeto RICMI - Revista de Iniciação Científica em Matemática do Ibilce

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

80 20/03/2017 15/12/2017

Descrição/Justificativa:

O projeto consiste na elaboração de um jornal, a princípio com periodicidade anual, e disponibilizado online na página eletrônica do grupo PET, no endereço www.ibilce.unesp.br/#!/departamentos/matematica/pet/. Tal jornal faria o papel de divulgação dos trabalhos de iniciação científica dos alunos do curso de matemática do IBILCE/UNESP. A justificativa para essa atividade é a de criar um veículo de divulgação dos trabalhos de iniciação científica, pois muitos desses trabalhos não são apresentados em congressos e ficam somente no conhecimento do aluno e do orientador. Consiste de um projeto piloto e que sua viabilidade e continuidade nos demais anos dependerá não somente dos alunos, mas dos docentes.

Objetivos:

Esta atividade tem como objetivos: divulgar os trabalhos de iniciação científica desenvolvidas pelos alunos do curso de matemática; incentivar os alunos à produção textual científica como forma de aperfeiçoar suas habilidades referentes à linguagem escrita; integrar o PET Matemática com a comunidade acadêmica do curso; estabelecer um canal permanente de comunicação entre o PET Matemática, a Coordenação do Curso e a comunidade acadêmica; expor de maneira mais efetiva as produções acadêmicas dos alunos do curso de matemática e incentivar a comunidade acadêmica ao hábito da leitura de informativos internos do IBILCE.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

A atividade será realizada durante todo o ano de 2017. O recebimento dos trabalhos terão fluxo contínuo, mas será estabelecido uma data limite de recebimento para que o trabalho seja publicado no ano corrente.

Para o desenvolvimento da atividade, os petianos serão divididos em comissões, podendo essas serem formadas não somente por petianos. Cada comissão ficará responsável por determinada tarefa, como divulgação, edição, diagramação, elaboração das regras, publicação, etc. Os trabalhos recebidos passarão por uma avaliação e classificados com aptos (com ou sem correções) ou inaptos para publicação. Essa atividade é pertinente ao contexto do PET, pois visa integrar o PET Matemática com o curso, através do estímulo à produção de texto.

Quais os resultados que se espera da atividade?

(4)

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Espera-se que essa atividade contribua para a divulgação do Curso e da Instituição, uma vez que a divulgação online dos trabalhos de iniciação científica que estão sendo desenvolvidos pelos alunos estão automaticamente associados ao Curso e ao Instituto. Espera-se também que tal atividade promova nos alunos um desenvolvimento de suas habilidades de escrita dentre outras.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

A atividade será constantemente avaliada pelo grupo. Nas reuniões administrativas semanais, cada

comissão apresentará pareceres dos trabalhos recebidos, dos problemas ocorridos e serão discutidos

soluções para tais e sugestões para melhora.

(5)

Atividade - Projetos Individuais de Pesquisa - Iniciação Científica

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

960 09/01/2017 29/12/2017

Descrição/Justificativa:

Todos os petianos desenvolverão no ano de 2017 um projeto de Iniciação Científica sob a orientação de um professor orientador vinculado a algum dos Departamentos que atuam no curso de Matemática. Os temas dos projetos se inserem nas áreas de Álgebra, Geometria e Topologia, Análise, Matemática Aplicada e Computacional e Ensino da Matemática e são definidos pelo orientador, de comum acordo com o petiano e com o planejamento do grupo. Os projetos podem ser semestrais ou anuais e tenta-se evitar a especialização precoce para alunos das séries iniciais. É importante, na área de Matemática, que os alunos desenvolvam projetos de pesquisa, mesmo aqueles que cursam Licenciatura. Ao terminar o curso, eles podem fazer uma pós-graduação ou usar o aprendizado para inserção no mercado de trabalho.

Objetivos:

O principal objetivo é uma sólida formação científica do aluno, acompanhada de uma formação acadêmica aprimorada, preparando-o para a pós-graduação e para o mercado de trabalho. Outros objetivos são:

aprender a trabalhar com projetos, desde a formulação, o desenvolvimento, as conclusões e a divulgação dos resultados, através da elaboração de relatório e divulgação em reuniões científicas.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

Esses projetos de pesquisa serão desenvolvidos individualmente ou em duplas pelos petianos com a orientação de um Professor/Pesquisador dos Departamentos envolvidos com nosso curso e em horário e local definidos pelo orientador de comum acordo com o petiano. Os alunos pesquisarão em bibliografia especializada e realizarão discussões e seminários com o respectivo orientador. Os resultados de suas pesquisas serão apresentados em eventos científicos ou em palestras para os alunos do curso. Esses projetos de IC são submetidos ao Conselho do Departamento ao qual o orientador está vinculado, com o parecer de um relator, para aprovação. Caso seja aprovado, ao final o aluno elabora um relatório científico que também tem que ser aprovado no Conselho e daí o aluno recebe um certificado.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Os resultados das pesquisas serão apresentados em eventos científicos ou em palestras para os alunos do

Curso, sendo também publicados em anais de eventos. Espera-se também que a apresentação desses

trabalhos em eventos ocorridos na Instituição contribua para uma melhora na formação científica de toda a

comunidade.

(6)

administrativas do grupo.

(7)

Atividade - Acompanhamento e orientação de alunos de cursos superiores da área de ciências exatas e de alunos da educação básica

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

80 20/03/2017 15/12/2017

Descrição/Justificativa:

Assim como faz todos os anos, durante o ano de 2017 os integrantes do grupo desenvolverão atividades de acompanhamento e orientação de alunos nas disciplinas do primeiro e segundo anos do curso de Matemática. Além disso, também atenderão alunos dos cursos da área de ciências exatas do Instituto nas disciplinas Cálculo I e Cálculo II (as quais têm um elevado índice de reprovação) e alunos de faculdades particulares da região. Por falta de base, muitos alunos sentem dificuldade nas disciplinas da área de matemática. Assim, a iniciativa do grupo de realizar essa atividade tem se mostrado muito produtiva para os cursos envolvidos e os alunos. Os petianos também estenderão essa atividade a alunos dos Ensinos Fundamental e Médio que têm procurado auxílio às suas dúvidas dentro da universidade.

Objetivos:

O objetivo dessa atividade é tentar suprir deficiências na formação de alunos dos cursos da área de exatas do Instituto e de faculdades da região, oferecendo uma oportunidade a esses alunos de tentarem melhorar seu desempenho em disciplinas que têm alta taxa de reprovação. Além disso, o atendimento a alunos da educação básica tem por objetivo melhorar o desempenho desses alunos na disciplina Matemática, na qual eles têm bastante dificuldade.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

A atividade consiste de encontros semanais com os alunos interessados para esclarecimento de dúvidas, resolução de listas de exercícios, orientação para elaboração de trabalhos e preparação de seminários, desenvolvimento de metodologia de estudo, dentre outras. Essa atividade é muito mais que uma monitoria, é um acompanhamento mesmo, onde os petianos discutem vários aspectos do curso com os alunos auxiliando-os de diversas maneiras. É realizada em todos os períodos letivos, semanalmente, e cada petiano lhe dedicará duas horas semanais.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Espera-se com a realização dessa atividade, a diminuição da taxa de reprovação em disciplinas da área de

Matemática e consequentemente do curso de Matemática. Também se espera com essa atividade a

(8)

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Essa atividade vem sendo desenvolvida nos últimos anos junto ao curso de Matemática (e depois estendida

a outros cursos) e tem sido avaliada positivamente pelos professores do curso, Conselho de Curso e alunos

envolvidos. Além disso, a atividade também será avaliada durante as reuniões administrativas do grupo,

sempre tentando procurar atingir os resultados esperados e, caso necessário, implementando outras

metodologias.

(9)

Atividade - Leitura e discussão de livro, artigos e CINE-PET- DEBATE

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

12 17/04/2017 27/10/2017

Descrição/Justificativa:

Durante o ano de 2017 os petianos lerão dois livros A Outra Face\" de Deborah Ellis e \"A Revolução dos Bichos\" de George Orwell. Após a leitura será feita a discussão e reflexão sobre os livros juntamente com algumas pessoas interessadas da comunidade acadêmica em geral. Os petianos também lerão reportagens em jornais e revistas com posterior discussão nas reuniões do grupo. O grupo PET também promoverá durante o ano o CINE-PET-DEBATE, que consiste de sessões de filmes ou documentários com posterior discussão, abertas a toda a Comunidade Universitária. A princípio dois filmes estão pré programados, que são: \"Estrelas Além do Tempo\" e a animação \"Animal Farm\", contudo, salientamos que estes filmes são uma pré seleção e que outras opções serão discutidas ao longo das reuniões semanais.

Objetivos:

Integração com alunos do curso de Matemática e com a Comunidade Universitária em geral. Melhorar a formação geral e interdisciplinar dos petianos e dos alunos de graduação interessados.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

A leitura dos livros e artigos serão feitas individualmente, divulgadas à comunidade, posteriormente havendo discussão com os petianos e outros interessados. O CINE-PET-DEBATE será realizado trimestralmente para toda a comunidade universitária. Após a exibição dos filmes haverá, quando possível, discussão sobre os temas tratados nos mesmos. A animação \"Animal Farm\" fará o paralelo com o livro e o filme \"Estrelas Além do Tempo\" discute a divisão racial dentro da NASA em plena Guerra Fria, enquanto Estados Unidos e União Soviética disputam a superioridade na corrida espacial.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Com esta atividade espera-se melhorar o senso crítico dos alunos em geral, em diversos assuntos, não somente naqueles retratados nos filmes e livros, afinal um aluno pensante e crítico é algo de extrema importância para a Universidade.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

A atividade será avaliadas através de consulta aos participantes e nas reuniões administrativas do grupo.

(10)

Atividade - Projeto Coletivo de Pesquisa: Arte & Matemática

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

40 03/04/2017 15/12/2017

Descrição/Justificativa:

Durante o ano de 2017 os integrantes do grupo desenvolverão um projeto coletivo de pesquisa que terá dois enfoques: a Arte e a Matemática. Pretendemos com esse projeto, tratar das relações entre a Arte e a Matemática, que parecem caminhar juntas no tempo. Veremos que a criatividade, beleza, universalidade, simetria, dinamismo, são qualidades que frequentemente usamos quando nos referimos quer à Arte quer à Matemática. Destacamos alguns dos temas tratados nesse projeto: Arte e Números, Simetrias, O número de Ouro, Música nas Esferas, A Matemática da Música, Caos, entre outros. Com base nos temas pesquisados, cada petiano deverá preparar um seminário para apresentação no Ciclo de Seminários de Matemática do grupo PET, cujo publico alvo é toda a comunidade acadêmica e também externa.

Objetivos:

Um dos objetivos é complementar a formação acadêmica, cultural e global dos petianos, dos alunos de graduação do IBILCE e outros membros da comunidade externa que normalmente participam de alguma atividade dentro da Universidade, através da aquisição e transmissão de conhecimento em outras áreas, desenvolvimento de senso crítico e experiência em apresentação de seminários e palestras. Um outro objetivo é apresentar ao aluno diferentes temas do cotidiano onde a matemática está presente, estimulando assim a curiosidade dos mesmos. Por fim, destacamos que tal atividade contempla a interdisciplinaridade, relacionando áreas do conhecimento distintas.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

No desenvolvimento do projeto, os petianos pesquisarão em bibliografia especializada, e também na internet, os temas escolhidos foram baseados em uma série de vídeos apresentados pelo Prof. Luis Barco e transmitido pela TV Cultura. Nas apresentações das palestras, os petianos utilizarão recursos multimídia. O ciclo de palestras se enquadra na relação de Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais (ACC) constantes no Projeto Pedagógico do Curso, e que o aluno de graduação pode cumprir. Os participantes que assistirem a no mínimo setenta por cento das apresentações terão direito a certificado. O Ciclo de Palestras contará com 13 apresentações, uma por semana, às segundas-feiras, das 18 às 19 horas. Alguns egressos do PET e alunos de graduação colaborarão no desenvolvimento do projeto.

Quais os resultados que se espera da atividade?

(11)

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Espera-se com essa atividade melhorar a formação de toda a sociedade acadêmica e em geral, desmistificar a matemática apresentando diversas áreas aonde a matemática está presente. Espera-se que após essa atividade, muitos possam olhar para a matemática com outros olhos e ver a beleza nela presente. O resultado dessa pesquisa também será divulgada através de apresentação de trabalhos em eventos do PET, como o SudestePET, ENAPET e ENAPET-MAT.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

No ano de 2017, as palestras e as discussões relativas ao projeto serão realizadas no horário das 18h00 às

19h00, às segundas-feiras pois temos integrantes do PET que estudam nos períodos manhã, tarde e noite. A

atividade será avaliada durante as discussões, nas reuniões administrativas e também no ciclo de palestras

envolvendo a comunidade.

(12)

Atividade - Clube da Matemática do IBILCE-UNESP

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

80 20/03/2017 01/12/2017

Descrição/Justificativa:

No ano de 2017 os integrantes do PET Matemática continuarão a orientar as atividades dos alunos do ensino fundamental de escolas públicas que participarão do Clube de Matemática que foi criado em 2013 e tem, como membros, alunos do CEDET Centro de Desenvolvimento do Potencial e Talento. O CEDET é um centro mantido pela Secretaria Municipal de Educação, destinado a prestar atendimento às crianças da rede escolar que demonstram capacidade e desempenho notavelmente acima da média do seu grupo comparável. Os alunos do PET trabalharão na orientação das atividades propostas e farão reuniões presenciais com os alunos, quinzenalmente, no Laboratório de Matemática do IBILCE-UNESP.

Objetivos:

O nosso Clube da Matemática foi fundado em 2013 como um Clube de Matemática da OBMEP-Olimpiada Brasileira das Escolas Públicas. Os objetivos gerais dos Clubes de Matemática da OBMEP são Disseminar o estudo da Matemática; Incentivar o desenvolvimento intelectual dos participantes promovendo debates, pesquisas e, sobretudo, desafiando-os a análises críticas de resultados obtidos por eles mesmos e por outros; Desmistificar ideias preconcebidas relativas à Matemática. O objetivo específico do Clube da Matemática do IBILCE será facilitar aos alunos do CEDET o desenvolvimento de competências, habilidades e potencialidades na área de Matemática.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

No Clube da Matemática do IBILCE, seguindo a metodologia dos clubes da OBMEP, será possível desenvolver, pesquisar e criar atividades matemáticas de forma ampla e divertida, indo além do trio clássico livro, caderno e lápis. Algumas das atividades do Clube da Matemática serão desenvolvidas, no blog da OBMEP: http://clubes.obmep.org.br/blog/sobre/os-clubes-de-matematica-da-obmep. Outras atividades serão propostas pelo PET de acordo com a necessidades dos membros do Clube. Os integrantes do PET orientarão os alunos participantes no desenvolvimento das atividades propostas. As reuniões do Clube serão quinzenais, com 2 horas de duração e ocorrerão no Laboratório de Matemática. Os petianos terão que realizar pesquisa sobre ensino e aplicações da matemática no cotidiano e resolução de problemas.

Quais os resultados que se espera da atividade?

(13)

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Espera-se com essa atividade contribuir para a melhoria da formação matemática de estudantesinteressados oriundos de escolas publicas. Os resultados dessa atividade deverão ser apresentados emeventos do PET e de extensão, com publicação nos anais do evento. Para a realização das atividades osintegrantes do grupo terão que transmitir seus conhecimentos aos alunos, usar a didática e materiaispedagógicos. Como o público alvo são alunos talentosos das escolas publicas, isto se constitui em umaatividade desafiadora para os petianos.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

A atividade será avaliada pelos facilitadores do CEDET, através dos alunos do ensino fundamental que

integrarão o Clube. Também será avaliada durante o ano pelos petianos nas reuniões administrativas do

grupo, formulando novas estratégias e metodologias quando necessário.

(14)

Atividade - Desenvolvimento de Competência em Informática e Cursos de Idiomas

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

960 20/03/2017 15/12/2017

Descrição/Justificativa:

Os petianos desenvolverão no ano de 2017 competências em informática utilizando editores de texto tais como Power Point, LaTex, Beamer e softwares gráficos como Cabri, Maple e Matlab, para preparação e apresentação de seminários, palestras, edição de relatórios. Além disso, todos os petianos deverão cursar uma língua estrangeira, preferencialmente Inglês, em cursos presenciais ou a distância, em sites do governo federal.

Objetivos:

Desenvolver habilidades no uso de recursos de informática. Aprendizado de um idioma estrangeiro visando melhoria na leitura de artigos e livros de pesquisa na área de matemática, auxiliando seu futuro profissional.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

O aprendizado em recursos de informática será realizado pelo petiano no desenvolvimento das apresentações de palestras, seminários e digitação de relatórios. Os cursos de idioma serão realizados em escolas particulares ou em sítios eletrônicos específicos (como o myenglish online da CAPES).

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Melhoria da formação global dos petianos, e consequentemente das atividades desenvolvidas pelo grupo na Instituição.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

A avaliação será feita nos cursos de idiomas e também pelo próprio grupo na qualidade das apresentações

de seminários e palestras utilizando recursos de informática.

(15)

Atividade - Minicurso de Matemática Básica: Pré-Cálculo &

Matrizes e Sistemas Lineares

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

64 03/04/2017 27/04/2017

Descrição/Justificativa:

Nessa atividade os integrantes do grupo ministrarão dois minicursos, um de Pré-Cálculo e outro de Matrizes e Sistemas Lineares, cada um de 16 horas/aula, cujo público alvo são os alunos ingressantes do curso de Matemática, Física Biológica, Química Ambiental, Ciências da Computação e Engenharia de Alimentos do Instituto. Nesses minicursos serão abordados temas necessários à disciplina Cálculo I e Geometria Analítica. Essa atividade se justifica pois tais disciplinas possuem um elevado índice de reprovação nos cursos da área de Ciências Exatas do IBILCE. Essa atividade vem sendo desenvolvida todos os anos, sendo que em 2016 teve quase 100 inscritos e foi mito bem avaliada pelos participantes.

Objetivos:

O objetivo geral dessa atividade é ajudar a melhorar o desempenho dos alunos, numa tentativa de diminuir a reprovação nas disciplinas Cálculo Diferencial e Integral I e Geometria Analítica que são dois problemas dos alunos ingressantes. O objetivo específico do minicurso é relembrar e aprimorar alguns conceitos básicos abordados no Ensino Médio e de extrema importância para o desenvolvimento de tais disciplinas, tais como: funções, números reais, valor absoluto, equações polinomiais, etc.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

A atividade consiste de aulas, pesquisa para preparação de aulas e técnicas de ensino-aprendizagem. Os petianos devem pesquisar os temas do minicurso, elaborar resumos e apostilas (notas de aula) e ministrar as aulas. Para frequentar o minicurso os alunos têm que se inscrever e, durante as aulas haverá lista de presença. Os alunos que tiverem no mínimo 70 por cento de presença receberão certificado. A carga horária dos minicursos conta para as 210 horas de Atividades Acadêmicas Científico-Culturais (AACC) que, de acordo com o Projeto Pedagógico, o aluno de Matemática deve cumprir. O minicurso de Pré- Cálculo será ministrado às segundas e quartas e o de Matrizes e Sistemas Lineares às terças e quintas, ambos das 18 às 19 horas, para que possa atender alunos de todos os períodos.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Espera-se, com essa atividade, reduzir o índice de reprovação e evasão nas disciplinas de Cálculo

Diferencial e Integral I e Geometria Analítica dos cursos da área de ciências exatas do Instituto. Os

(16)

minicurso e nas reuniões administrativas do grupo.

(17)

Atividade - Atividades de Caráter Coletivo e Integrador

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

200 20/03/2017 15/12/2017

Descrição/Justificativa:

Durante o ano de 2017, os petianos serão incentivados a participar de eventos acadêmicos da área de matemática e do PET. A seguir listamos os eventos nos quais deverá haver a participação de petianos:

XXIX Congresso de Iniciação Científica da Unesp; XXIX Semana de Matemática, VIII Mostra de Projetos do IBILCE-UNESP e Jornada de iniciação Científica IMPA, XVII SUDESTE-PET; XXII ENAPET; XIX Encontro Paulista dos PETS de Matemática e VIII ENAPET-MAT. Está previsto também uma viagem técnico/cultural em conjunto com a coordenação de curso e com participação de outros alunos de graduação, contudo tal viagem e a participação nos eventos fora da cidade de São José do Rio Preto dependerá da liberação da verba de custeio do grupo e verba da instituição.

Objetivos:

Troca de experiências, integração com outros membros da comunidade científica e de outros grupos PETs.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

A participação dos petianos nos eventos citados será como ouvinte inscrito ou, na maioria das vezes, com apresentação de trabalhos. Para participar de eventos fora de nosso câmpus ou da viagem técnica/cultural as despesas com inscrição e viagens, sempre que possível, serão financiadas com a verba de custeio do PET.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Espera-se que a integração proporcionada por eventos como o SudestePET, ENAPET, EPPM (Encontro Paulista dos Grupos PET-Matemática) e ENAPET-MAT enriquecerá o grupo, e consequentemente as atividades desenvolvidas pelo mesmo em prol do curso e da IES, com situações diversificadas e troca de experiências.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

A atividade será avaliada e discutida nas reuniões administrativas do grupo. Antes de cada evento do PET o

grupo se reunirá para discutir e refletir sobre os temas dos grupos de discussão e/ou de trabalho que serão

realizados nos eventos e após o evento cada petiano deverá avaliar sua participação e transmitir aos demais

membros do grupo suas reflexões sobre os temas tratados.

(18)

Atividade - Projeto Euler

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

20 11/09/2017 24/11/2017

Descrição/Justificativa:

Essa atividade consistirá de seminários ministrados por alunos do primeiro ano do curso e orientados por petianos, sobre temas básicos da matemática. Será realizada no mês de novembro com a participação de alunos do curso de Matemática. No decorrer do segundo semestre os petianos deverão orientar os alunos na escolha e no desenvolvimento dos temas, esclarecendo as eventuais dúvidas sobre o assunto. Para elaboração dos seminários, os alunos utilizam recursos de informática e editores de texto, como o LaTex, Beamer, Power Point, e isso é feito com o auxílio dos petianos. Essa atividade é interessante pois ajudará na melhoria da formação dos alunos e no contato com recursos de informática. Também auxiliará na seleção de novos bolsistas para o PET.

Objetivos:

Melhorar a formação acadêmica dos alunos do 1º ano de graduação e incentiva-los a desenvolver suas potencialidades e a didática. Essa atividade também tem por objetivo auxiliar na seleção de novos integrantes para o PET, pois é uma maneira dos alunos interagirem com o PET e também dos petianos conhecerem melhor os futuros candidatos a petianos. Também servirá para os petianos colocarem em prática os conhecimentos da educação tutorial pois eles atuaram como tutores dos alunos inscritos no projeto.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

A atividade será divulgada no mês de setembro de 2017 e os alunos do primeiro ano, interessados em participar, deverão se inscrever em outubro. Haverá um processo de seleção, baseado no rendimento acadêmico do aluno. Alunos com baixo rendimento acadêmico serão incentivados a participar de outras atividades promovidas pelo grupo e descritas nesse planejamento. Após a seleção, os petianos orientarão os alunos na escolha e desenvolvimento dos temas que serão apresentados, esclarecendo as eventuais dúvidas sobre o assunto e ajudando-os na elaboração da apresentação dos seminários. Os seminários serão abertos à comunidade acadêmica e apresentados dentro de um projeto de extensão do departamento. Por fim, haverá emissão de certificados para os participantes.

Quais os resultados que se espera da atividade?

(19)

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Espera-se com essa atividade, ajudar a complementar a formação acadêmica dos alunos e incentivar os alunos do primeiro ano do curso a desenvolver suas potencialidades, aprender a utilizar recursos de informática, e programas específicos para uma melhor apresentação, desenvolver a didática, diminuir o receio e a vergonha de apresentar em público e, por fim, promover a interação com o grupo PET. Os resultados obtidos com essa atividades serão apresentados em eventos do PET, tais como ENAPET, ENAPET-MAT, Sudeste PET e Encontro Paulista dos Grupos PET de Matemática.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Essa atividade vem sendo desenvolvida todos anos com grande êxito, sendo sempre avaliada positivamente

pelos alunos. As discussões sobre os temas propostos aos alunos do primeiro ano e a avaliação dos

resultados serão feitas em reuniões administrativas do grupo e durante o processo de seleção do PET.

(20)

Atividade - Palestras na ``Hora da Matemática e Participação no Projeto ``Eureka

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

46 20/03/2017 15/12/2017

Descrição/Justificativa:

A Hora da Matemática consiste de palestras semanais, sobre temas básicos de divulgação matemática, história da matemática e outros, proferidas por professores do IBILCE ou do ensino fundamental e médio e também por alunos de graduação ou pós-graduação. O público alvo são alunos do curso, professores e alunos do ensino fundamental e médio. Os integrantes do PET deverão apresentar 3 palestras na Hora da Matemática, no decorrer de 2017. O Projeto Eureka, promovido pelo Laboratório de Matemática e coordenado por um professor do Departamento de Matemática, consiste de sessões semanais de resolução de problemas e desafios matemáticos, com a participação de alunos do curso de graduação e professores do ensino fundamental e médio. Semanalmente 2 petianos participarão dessa atividade.

Objetivos:

O objetivo da atividade Hora da Matemática é apresentar, na forma de palestras, temas de divulgação da Matemática para alunos de graduação e também para a comunidade externa. O Projeto Eureka tem por objetivo despertar nos estudantes participantes motivação para resolver desafios matemáticos. Para os petianos os objetivos das atividades é a integração com estudantes e professores de diversos níveis de ensino, desenvolvimento de habilidade de transmitir conhecimentos, da oratória e da didática.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

A atividade é realizada semanalmente e os petianos, além de assistir às palestras ministradas na Hora da Matemática, também participarão ministrando três palestras, sobre temas discutidos no âmbito do grupo, que são de interesse da comunidade acadêmica. Após a escolha dos temas são selecionados quatro petianos para ministrarem as palestras, sendo dois por palestra. Os temas das palestras são pesquisados e discutidos no grupo para depois serem apresentados. Do Projeto Eureka participarão 2 petianos, semanalmente, auxiliando o professor coordenador em cada sessão de problemas.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a

sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

(21)

Atividade - Ação de Nivelamento e Aulas de Reforço Para o Primeiro Ano do Curso de Matemática

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

48 20/03/2017 15/12/2017

Descrição/Justificativa:

Os alunos que ingressam no Curso de Matemática do IBILCE/UNESP, são em sua maioria, oriundos de escolas publicas e têm deficiências em sua formação. Preocupado com isso, o Conselho de Curso de Graduação de Matemática, com o apoio de professores do curso promoverão uma ação de nivelamento junto aos alunos ingressantes, nos meses de março e abril de 2017, visando motivar e melhorar a formação básica. Essa atividade consistirá de palestras, oficinas, aulas de exercícios, revisão do ensino médio, dentre outras. Os petianos auxiliarão os professores nessa atividade. Além disso, os petianos se dividirão em grupos e no decorrer do ano, antes das provas, ministrarão aulas de reforço sobre o conteúdo das disciplinas do primeiro ano, para os alunos interessados.

Objetivos:

O objetivo dessa atividade é melhorar a formação básica dos alunos ingressantes no curso de matemática e também auxilia-los no entendimento de conteúdos das disciplinas do primeiro ano curso, numa tentativa de diminuir a reprovação e a evasão no do curso de Matemática. Além disso, especificamente para os integrantes do grupo, o objetivo é a integração com os alunos ingressantes, a difusão de conhecimentos, a disseminação, como exemplo para os alunos ingressantes, de metodologias de estudo e postura comportamental na universidade.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

A atividade de nivelamento já foi realizada em anos anteriores e devido ao seu sucesso, está sendo repetida em 2017. A atividade será realizada através de palestras ministradas por professores do curso, oficinas com a construção e o uso de materiais concretos, revisão de conteúdo de matemática do ensino médio, dentre outras. Os integrantes do grupo atuarão como monitores e também auxiliarão os professores fazendo a correção de listas de exercícios. As aulas de reforço serão ministradas pelos próprios petianos na semana que antecede a prova da disciplina, auxiliando os alunos no entendimento dos conteúdos. Para isso, os petianos manterão contato com os professores das disciplinas para saber os conteúdos que serão cobrados nas provas.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a

sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

(22)

contato maior com a realidade dos alunos que estão deixando o ensino médio de escolas publicas e o desenvolvimento da oratória e da didática.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

A atividade será avaliada nas reuniões administrativas do grupo e através de questionários gerais e provas

específicas aplicadas aos alunos do primeiro ano do curso de matemática. Os resultados serão compilados e

novas atividades de formação poderão ser implementadas aos alunos, caso haja necessidade.

(23)

Atividade - Ciclo de Palestras sobre a História da Música e da MPB

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

5 01/05/2017 31/05/2017

Descrição/Justificativa:

Durante o ano de 2017 os integrantes do grupo PET promoverão um ciclo de palestras sobre o início da música e a história da Música Popular Brasileira. Tal ciclo consistirá de aproximadamente de 5 palestras proferidas pelo Prof. Hermes Antônio Pedroso, docente do Departamento de Matemática do IBILCE- UNESP. As palestras são abertas a toda a comunidade e busca apresentar uma pequena dose sobre o surgimento da música, a riqueza da nossa música popular brasileira, os compositores e interpretes muitas vezes esquecidos nesse mar de informações.

Objetivos:

Um dos objetivos dessa atividade é complementar e muitas vezes ampliar a formação cultural dos alunos e da comunidade em geral. Infelizmente com toda essa avalanche de informações que temos de todos os lados dos meios de comunicações, parte da história da música, compositores e interpretes ficam esquecidos e soterrados nesse mar de informações. O objetivo é resgatar essa história proporcionando um ganho cultural a todos os envolvidos.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

Os petianos ficarão responsáveis pela divulgação das palestras, no mural do Grupo, na página e nas redes sociais. Ficarão responsáveis para dar todo o suporte tecnológico necessário. As palestras serão ministradas nas quartas-feiras das 18h as 19h para que todos os alunos dos três períodos estejam haptos a assistir. O ciclo de palestras se enquadra na relação de Atividades Acadêmicas,Científicas e Culturais (ACC) constantes no Projeto Pedagógico do Curso, e que o aluno de graduação pode cumprir. Os participantes que assistirem a no mínimo setenta por cento das apresentações terão direito a certificado.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Espera-se com essa atividade uma melhora na formação cultural dos petianos e de toda a comunidade.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Para essa atividade, as serão realizadas no horário das 18h00 às 19h00, quartas-feiras pois temos

integrantes do PET que estudam nos períodos manhã, tarde e noite. A atividade será avaliada durante as

discussões, nas reuniões administrativas e também no ciclo de palestras envolvendo a comunidade.

(24)

Atividade - Pesquisa visando a preparação de material didático para apresentação de minicursos na Semana de Matemática

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

40 29/05/2017 27/10/2017

Descrição/Justificativa:

Essa atividade consiste de apresentação pelos petianos de dois minicursos na XXIX Semana de Matemática do IBILCE-UNESP. No início de cada ano, os integrantes do grupo, juntamente com o tutor, se reúnem e discutem alguns temas dentro da Matemática que podem ser transmitidos aos alunos do curso na forma de minicursos. Os temas abordados nos minicursos não são vistos nas disciplinas normais de graduação e são definidos em comum acordo com a Diretoria do Centro Acadêmico de Matemática e o Conselho de Curso de Graduação de Matemática, principais responsáveis pela organização da Semana de Matemática. Para o preparo dos minicursos há desenvolvimento de pesquisa e elaboração de apostilas (notas de minicurso). O público alvo são alunos da área de exatas e professores da educação básica.

Objetivos:

Um dos objetivos dessa atividade é propiciar ao aluno de graduação o contato com temas interessantes dentro da Matemática e que ele não teria oportunidade de ver durante o curso. Um outro objetivo é proporcionar aos petianos maior integração com o Conselho de Curso e os alunos de graduação, além da prática da oratória e da didática.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

A pesquisa sobre os temas dos minicursos é orientada ou pelo próprio Tutor, ou por docentes dos Departamentos responsáveis pelo curso. Os assuntos são divididos em pequenos projetos de pesquisa. A partir de bibliografia especializada, os petianos produzirão o seu próprio texto, dentro das normas científicas, com rigor necessário e clareza. Com esses estudos e pesquisas os petianos elaborarão material de apoio e apresentarão os minicursos durante a Semana da Matemática, que deverá ocorrer no mês de outubro. Os temas tratados devem ser de interesse para a comunidade acadêmica, enfatizando aplicações, tanto do ponto de vista da pesquisa, para os alunos do Bacharelado, como do ponto de vista pedagógico, para os alunos da Licenciatura.

Quais os resultados que se espera da atividade?

(25)

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Espera-se com essa atividade, propiciar ao aluno de graduação o contato com temas interessantes dentro da matemática e que ele não teria oportunidade de ver durante o curso. É também interessante para os petianos pois eles terão que pesquisar os temas, elaborar apostilas e desenvolver a habilidade de transmitir conhecimento além do aprimoramento da redação científica, ao mesmo tempo em que se produzem textos didáticos. As apostilas confeccionadas para cada minicurso geram publicações na forma impressa ou nos CD-ROMs dos anais do evento.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Além da comunidade interna à IES, nos minicursos há também a participação da comunidade externa à

IES, formada por alunos de faculdades particulares e professores de ensino fundamental e médio da região

de São José do Rio Preto. A atividade será avaliada durante os minicursos, através do número de inscritos e

frequência às aulas e nas reuniões administrativas do grupo.

(26)

Atividade - Participação, Apresentação e Publicação de Trabalhos em Eventos Científicos

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

48 07/04/2017 15/12/2017

Descrição/Justificativa:

Os petianos são incentivados a participar de eventos científicos de sua área de atuação, com ou sem apresentação de trabalhos. De acordo com o nível em que se encontra a pesquisa científica realizada pelo petiano, ele será incentivado a apresentar trabalho na forma de poster ou comunicação oral nos eventos científicos que ocorrerão em 2017, que podem ser locais, regionais ou nacionais. Nesses eventos normalmente há a publicação de resumos, simples ou expandidos, dos trabalhos apresentados. Cada petiano deverá ter pelo menos uma publicação. Além dos trabalhos científicos, o grupo também deverá apresentar resultados das atividades desenvolvidas pelo grupo, em eventos do PET.

Objetivos:

O principal objetivo dessa atividade é que consiste de um primeiro contato pelos petianos com o meio científico, proporcionando-les experiência na possível área com que trabalhará em seu futuro profissional, maior desenvoltura na elaboração de trabalhos científicos e também apresentação de resultados das pesquisas em congressos e encontros da área. A participação dos petianos no evento VIII Mostra de Projetos (descrito nesse planejamento) apresentando trabalhos, visa também aproximar a pesquisa desenvolvida pelos petianos do aluno de graduação e membros da comunidade externa, relacionando assim uma atividade de pesquisa com uma atividade de extensão.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

Os petianos se informarão sobre os eventos que ocorrerão no ano de 2017 selecionando aqueles em que haverá a possibilidade de participação, com ou sem apresentação de trabalhos. Nos eventos locais todos os petianos serão incentivados a participar e nos eventos fora de São José do Rio Preto dependerão de auxílio financeiro ou da liberação da verba de custeio. Os petianos que apresentarão trabalhos deverão usar editores de textos e gráficos para a elaboração do trabalho que será apresentado (na forma de poster o comunicação oral) bem como do resumo que poderá ser publicado, com o apoio de seu orientador de pesquisa ou do tutor (caso seja um trabalho do grupo).

Quais os resultados que se espera da atividade?

(27)

os eventos organizados pelo grupo.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

A avaliação da atividade será feita nas reuniões administrativas do grupo através de relatos dos próprios

petianos sobre os eventos de que participarão e do impacto dos trabalhos que serão apresentados nesses

eventos.

(28)

Atividade - Participação na VI Mostra de Ciências da Semana de Química do IBILCE-UNESP

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

12 15/05/2017 19/05/2017

Descrição/Justificativa:

A IV Mostra de Ciências do IBILCE_UNESP será realizada no mês de maio durante a XI Semana de Química. A exposição tem a finalidade de despertar aos visitantes a curiosidade e o interesse pela área científica. A atividade possibilitará ao público a visualização de experimentos de diferentes áreas da ciência, dirigidos por graduandos dos cursos Química, Física, Matemática e Biologia do Instituto. O grupo PET Matemática participará da mostra apresentando aos visitantes jogos utilizados no ensino de matemática, o cubo mágico e métodos de resolução, curiosidades matemáticas e aplicações da matemática no cotidiano. O público alvo da exposição é formado por professores e estudantes da educação básica e membros da comunidade externa em geral.

Objetivos:

O objetivo geral da exposição é promover a divulgação de diversas áreas da ciência, para a comunidade em geral e para a escolas da região. O objetivo específico para o PET Matemática é divulgar e desmistificar a matemática para a comunidade, afim de despertar o interesse por essa ciência.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

A atividade será realizada na quadra de esportes do IBILCE-UNESP. Cada grupo expositor, de diferentes cursos, terá um espaço para realização de suas atividades. O evento terá entrada gratuita e será aberto à comunidade em geral e alunos e professores de escolas de educação básica da região. O grupo PET Matemática, elaborará material didático e painéis para divulgação das atividades relacionadas à matemática. Também haverá a utilização de jogos iterativos com os participantes, que são utilizados no ensino de matemática. O evento contará com a participação dos seguintes grupos: PET - Química Ambiental, PET - Matemática, PET - Biologia, GAMAT, Fazendo Física, Vivendo a Geometria, PIBID, dentre outros.

Quais os resultados que se espera da atividade?

(29)

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Espera-se com essa atividade promover a difusão em diversas áreas da ciência, para a comunidade em geral e para escolas da região, contribuindo, assim, para a formação dos participantes e divulgando aplicações na prática de diversas disciplinas, como Matemática, Química, Física e Biologia para a comunidade em geral.

É uma oportunidade também do aluno do ensino básico conhecer atividades realizadas dentro da universidade. Espera-se também, fornecer ao graduando expositor, especificamente o petiano, a possibilidade de compartilhar o conhecimento de sua área, estimulando a habilidade de falar em público e a divulgação de informações.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

A atividade será avaliada pelos participantes durante a Semana de Química e também nas reuniões

administrativas do grupo.

(30)

Atividade - Organização do Grupo e Reuniões Administrativas

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

100 02/01/2017 29/12/2017

Descrição/Justificativa:

Serão realizadas semanalmente reuniões administrativas do grupo, com no mínimo uma hora, de acordo com as necessidades do grupo. Nessas reuniões serão discutidas todas as questões relacionadas às atividades realizadas pelo grupo e outras pertinentes ao curso de Matemática. Além disso, os petianos se dividirão em comissões: informática, biblioteca, manutenção, divulgação, limpeza, tesouraria, informação, eventos e certificados e atualização da home-page, para a organização interna do grupo. A home-page do

PET-Matemática pode ser acessada no endereço http://www.ibilce.unesp.br/#!/departamentos/matematica/pet.

Objetivos:

Os objetivos das reuniões administrativas são: Acompanhar e avaliar o rendimento dos integrantes do grupo nas disciplinas do curso; Avaliar o desempenho dos integrantes do grupo nos seminários e projetos de pesquisa, como atividades obrigatórias do PET; Planejar e avaliar a execução das atividades desenvolvidas pelos integrantes do grupo no semestre, tais como monitorias voluntárias, minicursos e trabalhos a serem apresentados em reuniões científicas; Avaliar o grupo em relação aos objetivos do PET, dentre outros objetivos. As comissões formadas na organização do grupo tem por objetivo a atribuição de responsabilidades e aprendizado do trabalho em equipe.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

As reuniões serão realizadas semanalmente. Os próprios petianos são responsáveis pela manutenção e atualizaçao da home-page do PET-Matemática. As atividades do grupo também são divulgadas no Mural do PET, que é mantido pela comissão de divulgação das atividades do grupo, formada por três petianos. No grupo há outras comissões formadas, cada uma responsável por determinadas atividades dentro do grupo, como por exemplo: comissão da biblioteca (organiza o acervo bibliográfico do grupo), comissão de manutenção (organiza os equipamentos de informática e é responsável por solicitar serviços de manutenção para a sala do PET), comissão de informação (responsável por informações sobre período de realização e inscrição nos eventos científicos e do PET, leitura de e.mails, etc).

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a

(31)

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

A atividade será avaliada pelos petianos considerando os seus objetivos e nas próprias reuniões

administrativas.

(32)

Atividade - VIII Mostra de Projetos da Área de Matemática do IBILCE-UNESP

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

60 05/06/2017 29/09/2017

Descrição/Justificativa:

Esse evento será realizado em meados de setembro de 2017 e sua programação contará com comunicações científicas e apresentação de pôsteres sobre os projetos de pesquisa (Iniciação Científica) desenvolvidos pelos petianos do terceiro e quarto anos do curso, por outros alunos de graduação de matemática que desenvolvem iniciação científica e também alunos de pós-graduação. Poderão se inscrever no evento como ouvintes, todos alunos de graduação e pós-graduação em matemática, ou áreas afins, da comunidade interna ou externa. A programação também contará com palestras ministradas por docentes sobre o Bacharelado e a Licenciatura em Matemática e a pós-graduação. Essa atividade é interessante pois auxilia os alunos do curso de matemática a decidir sobre sua futura área de atuação.

Objetivos:

O objetivo dessa atividade é que cada petiano, do terceiro e quarto anos do curso (e outros alunos de graduação e pós-graduação que demonstrarem interesse), apresente uma comunicação científica ou pôster no qual divulgue sua pesquisa, a área em que se insere, metodologia de trabalho, objetivos e resultados esperados. Essa atividade é interessante porque aproximará os alunos de graduação das pesquisas realizadas pelos petianos e divulgará aos mesmos as diferentes linhas de pesquisa dos departamentos.

Como no final do 1o. ano do curso, o aluno tem que se decidir por Licenciatura, Bacharelado em Matemática Pura ou Bacharelado em Matemática Aplicada, esse evento tem também por objetivo, auxiliar a escolha desses alunos.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

A atividade começará a ser organizada em junho de 2017. Haverá um período de inscrições, com e sem

apresentação de trabalhos, em agosto de 2017. O evento deverá ser realizado em 3 dias e os petianos

convidarão 3 docentes do Instituto para proferirem palestras sobre a Licenciatura, o Bacharelado em

Matemática Pura e o Bacharelado em Matemática Aplicada. Serão aceitos trabalhos de todas as áreas da

matemática, inclusive ensino de matemática, e áreas afins, como Física e Computação, pois existem alunos

de matemática que desenvolvem projetos nessas áreas. As apresentações, deverão ser preparadas de forma

que o aluno de graduação entenda do que se trata aquela linha ou área de pesquisa. Os resumos dos

trabalhos apresentados serão publicados nos anais do evento.

(33)

a aproximação da comunidade acadêmica (também a externa, formada por alunos de graduação de outras faculdades) às pesquisas realizadas por eles em seus projetos individuais de iniciação científica.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

A atividade será avaliada pelos participantes através de questionários distribuídos ao final do evento. Os

resultados serão compilados e discutidos nas reuniões administrativas do grupo.

(34)

Atividade - Olimpíada de Matemática

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

95 03/04/2017 29/12/2017

Descrição/Justificativa:

Esse projeto é coordenado localmente pela Professora Aparecida Francisco da Silva, do Departamento de Matemática do IBILCE-UNESP, com o apoio do IMPA - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - Rio de Janeiro. Tal projeto envolve as escolas de ensino fundamental e médio de Rio Preto e região, tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área e conta com a participação de alunos do curso de Matemática e professores do Departamento de Matemática.

Objetivos:

O objetivo dessa atividade é contribuir com um projeto voltado para o ensino e estudo da Matemática, trazendo alunos talentosos, muitas vezes oriundos de escolas públicas, para o convívio na universidade, despertar nesses alunos o gosto pela matemática e pela ciência em geral e motivá-los na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

Essa atividade ocorre quinzenalmente, aos sábados e tem duração de 5 horas (das 8h00 até 13h00). Os petianos se reunirão com os responsáveis pelo projeto para discutir as atividades que serão desenvolvidas mensalmente. Essas atividades incluem preparação de aulas e palestras, que serão de responsabilidade de um petiano, além de discussão de lista de exercícios que serão feitas nas Sessões de Problemas e nas quais os demais petianos atuarão como monitores.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Espera-se com essa atividade favorecer um contato maior da universidade com a comunidade, sendo uma forma de contribuir com a população e incentivar os alunos participantes, que se destacam e participam de olimpíadas, a seguirem na área de matemática ou áreas afins.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Esta é uma atividade no qual o grupo PET participou em anos anteriores e que agora retoma sua

participação. É uma atividade que vem gerando bons resultados demonstrado pela quantidade de alunos do

Referências

Documentos relacionados

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:.. Espera-se

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc..

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:.. Espera-se

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:.. Espera-se

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc?. Espera-se que

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc.. Espera-se que

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc.. Espera-se que

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:.. Espera-se