• Nenhum resultado encontrado

Lábios que confessam o Seu nome

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Lábios que confessam o Seu nome"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

IGREJA METODISTA EM ITABERABA

CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

Lábios que confessam o Seu nome

“Não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto, sim, contamina o homem” (Mt. 15.11).

O que tem saído dos das nossas bocas? Palavras de morte ou de vida eterna, de graça ou de desgraça, de maldição ou de ben- dição? É muito interessante perceber que a boca ou a língua são temas recorrentes na Bíblia, talvez porque Deus tenha plena cons- ciência do poder das palavras: “Disse Deus: Haja luz; e houve luz”

(Gn. 1.3). Não se trata aqui de palavras miraculosas ou mágicas, e sim de sentimentos exteriorizados em forma de palavras, frases e discur- sos que podem atingir diretamente quem está nos ouvindo, de manei- ra negativa ou positiva. Por isso, a Bíblia nos diz que “a boca fala do que está cheio o coração” (Lc. 6.45).

Há muitos exemplos bons e maus de pessoas que usaram as pala- vras para defender seus pontos de vista. Quem gosta de fazer análi- se de discurso bem sabe que o triste sucesso do nazismo no século passado deveu-se muito à persuasiva retórica de seu líder, Adolf Hi- tler. Como exemplo positivo, temos o metodista Nelson Mandela, que mesmo atrás das grades fez o seu clamor por liberdade ser ouvido por todo mundo. Não poderíamos deixar de citar aquele que para nós é o melhor pregador, o melhor professor e o melhor conselheiro de to- dos os tempos: Jesus Cristo. Por meio de palavras assertivas, sinceras e impregnadas de amor, Ele revelou à humanidade a verdade.

Em Mateus 15, Jesus exorta os fa- riseus a respeito daquilo que saía de suas bocas e deixa claro que a assepsia das mãos, em parte um ritual religioso, deveria ser consi- derada, mas a contaminação mais profunda que o homem poderia causar não era a ingestão de algo com alguma impureza, e sim o proferir palavras de preconceito, julgamento e condenação.

Para Ele, palavras e atitudes precisam sempre andar lado a

BOLETIM INFORMATIVO • ANO IX • Nº 378 • 28 DE AGOSTO DE 2011

(2)

lado, em perfeita harmonia. E, de fato, esse era o grande diferencial de Jesus: sua coerência. Muitas vezes contaminamos os que estão à nossa volta dando péssimo testemunho ao reclamar de tudo e de to- dos, mentir, fofocar, julgar. Se agirmos assim, quando as pessoas nos olharem não conseguirão enxergar Cristo em nós. No máximo verão alguém que se acha cristão, pois o que sai de sua boca nada tem a ver com o que entrou por seus ouvidos no domingo anterior.

Hoje vamos, juntamente com nosso Coral, declarar que o nome de Jesus tem poder! Glória a Deus por isso! Que assim seja não apenas nesta cantata ou aqui na igreja, mas uma constante em nossas vidas.

Como diz a canção de Asaph Borba, “Ainda que as trevas venham me cercar, ainda que os montes desabem sobre mim, ainda que cadeias venham me prender, ainda que os homens se levantem contra mim, meus lábios não se fecharão. Pra sempre hei de te louvar!”

Que a oração do rei Davi também seja a nossa: “Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca manifestará os teus louvores” (Sl. 51.15). Amém!

Com carinho e estima pastoral, Rev. Tiago Valentin

Quanto mais educação, mais religião Cai por terra mais um mito amplamente divulga- do pelos ateus, que costumam atrelar religião a falta de qualificação e ateísmo a uma educação suposta- mente superior. Recente pesquisa realizada nos EUA mostra que, quanto mais educada for a pessoa, mais

propensa ela é a ter uma religião. Confira esta matéria do ScienceDaily.

Educação afeta religião – mas de uma forma mais complexa do que se pensava

O que é mais provável: que, quanto mais educada for a pessoa, mais ela questionará suas crenças religiosas, mais deixará de ir à igreja e até mesmo um dia abandonará sua fé inteiramente ou o contrário?

Uma nova pesquisa que analisou uma amostra de milhares de pesso- as em todos os EUA determinou que a educação realmente influencia as crenças e atividades religiosas dos americanos, mas os efeitos são mais complicados do que o senso comum sugere.

Os resultados mostram que a educação tem realmente um efeito positi- vo sobre o hábito de ir à igreja, práticas devocionais, ênfase da religião na vida cotidiana e apoio a líderes religiosos para pesar sobre questões políticas do país. Mas não é só isso. “A educação influencia as estratégias de ação das pessoas e tais estratégias são relevantes para algumas cren- ças e atividades religiosas, mas não para todas”, disse Philip Schwadel,

(3)

autor do estudo. “Os efeitos da educação sobre a religião não são sim- ples aumentos ou diminuições. Em muitos aspectos, eles podem variar, com base em como você define a religião”, complementa.

Por exemplo, o estudo descobriu que níveis mais elevados de educa- ção acabam com a visão dos americanos de que sua religião especí- fica é a “única fé verdadeira” e de que a Bíblia é a palavra literal de Deus. Ao mesmo tempo, a educação foi positivamente associada à crença na vida após a morte.

Entre as descobertas do estudo, encontram-se as seguintes:

• A educação teve um efeito forte e positivo sobre a participação re- ligiosa. Cada ano adicional de escolaridade aumentou em 15% as chances de a pessoa frequentar cultos religiosos.

• O aumento em educação foi associado com à leitura da Bíblia.

Cada ano adicional de escolaridade aumentou em 9% as chances de o entrevistado ler a Bíblia pelo menos ocasionalmente.

• A educação foi relacionada à mudança de filiação religiosa. As chan- ces de o indivíduo mudar para uma denominação protestante mais comum nos EUA aumentaram em 13% para cada ano de educação.

• Os entrevistados mais educados eram mais propensos a questio- nar o papel da religião na sociedade. No entanto, eles foram contra coibir as vozes dos líderes religiosos sobre questões sociais.

“Os resultados sugerem que os americanos altamente qualificados não se opõem à religião, nem mesmo aos líderes religiosos com opi- niões políticas”, disse Schwadel. “Mas eles se opõem ao que pode ser percebido como a religião sendo forçada na sociedade secular.”

A pesquisa deve abrir uma discussão sobre as interações entre educa- ção e religião na vida americana moderna. “Embora as visões religio- sas dos altamente educados difiram das visões religiosas dos que têm pouca educação, a religião continua a ser relevante para os america- nos de todos os níveis de educação”, afirma Schwadel.

Fonte: Contorno da Sombra/Genizah.

“Aquece o Meu Coração!”

Esse é o título de uma canção da Mocidade de nossa igreja escolhida para integrar um CD de músicas inéditas do Festival Proclamarte. Veja a seguir o depoimento do Murillo Nascimento sobre “esse presente que Deus nos deu”.

“Hoje estamos passando por um momento de conversão e busca do que Deus quer de nós,

e não do que queremos dar a Ele. Então decidimos parar pra rever nossa postura e temos sido abençoados por isso.

(4)

“Um dos assuntos que discutimos foi sobre as nossas composições.

O Senhor nos inspirava canções falando das nossas experiências e, quando elas surgiam e conseguíamos tocá-las, isso nos empolgava e logo queríamos gravá-las. Mas nunca saíamos do lugar. Percebe- mos então que estávamos na direção errada. Nossos propósitos eram bons, mas não eram o que Deus esperava de nós. Repensamos e es- colhemos viver nossas canções no dia a dia e, caso viéssemos a gra- vá-las, que fosse para expressar exatamente o que vivíamos, testemu- nhando o que o Senhor faz em nosso meio. Partindo desse ponto, de- cidimos preparar a canção ‘Aquece o meu coração!’.

“Nesse período, soubemos que estavam abertas as inscrições para o Proclamarte, Festival da Canção Metodista promovido pela Fede- ração Metodista de Jovens da 3ª. Região. A edição deste ano tinha como novidade a gravação de um CD com as canções selecionadas.

Até já tínhamos gravado a linha guia de ‘Aquece’, mas o prazo para inscrição havia se esgotado. Por fim, houve prorrogação e pudemos nos inscrever.

“Algum tempo depois, os organizadores nos informaram que teríamos de apresentar nossa música no dia 13 de agosto. O problema é que nesse mesmo dia nós havíamos assumido o compromisso de participar do único ensaio geral para a apresentação do Dia dos Pais em nossa igreja. Como tínhamos de escolher, decidimos não ir ao Proclamarte.

“Mas Deus continuou agindo e, no dia seguinte ao festival, um dos produtores do CD nos comunicou que a seleção das músicas foi fei- ta antes do evento e que nossa canção havia sido uma unanimidade entre os jurados. Para nossa alegria, faremos parte desse CD e conta- mos com o apoio e a oração de toda a igreja, pois levamos em nosso nome a identidade que expressa o amor de Cristo sobre nossas vidas.”

Mocidade Metodista em Itaberaba Orai sem cessar!

Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e problemas diversos. Oremos:

• Pela saúde de Antônio (irmão da Rosa), Manoel Men- donça, Bruno Estrozi e Maria José Cassu (de Santa- na de Parnaíba);

• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba;

• Pelos ministérios e lideranças de nossa igreja;

• Pelos pastores de nossa igreja;

• Pelo ministério do Bispo Adriel Maia, da nossa Região.

Os irmãos e irmãs que desejarem incluir pedidos de oração no Boin devem procurar o Pr. Tiago.

(5)

Aniversário de Santana Em setembro, nossa Congregação em Santana de Parnaíba completa 15 anos de vida e missão. Para agra- decer e louvar a Deus por tudo o que Ele tem feito ao longo desse tempo, preparamos uma programação es- pecial:

4/9 Sem. Adão;

11/9 Sem. Rogério e o Ministério de Louvor da

I.M. em Araçariguama;

18/9 Pr. José Paschoal “B”, da I.M. em Guaianazes, e o Conjunto Feminino Espe- rança, da I.M. em Itabera- ba;

24/9 Pr. Tiago Valentin e o Coral da I.M. em Itaberaba;

25/9 Evangelista Domitila.

Dízimos e ofertas

“Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colo- carei; entra no gozo do teu senhor”

(Mt. 25.23). Sua contribuição é fun- damental para o crescimento de nos- sa igreja. Para tornar-se contribuinte regular por meio do dízimo, solicite o envelope apropriado ao nosso irmão Wesley. Assuma esse compromisso com Deus ainda hoje!

Não deixe de contribuir com alimentos para compormos a Cesta do Amor.

Traga as doações de preferência no primeiro domingo de cada mês.

Sua participação é fundamental!

André Paganelli em nossa igreja No culto do próximo domingo, 4/9, receberemos o músico e pastor An- dré Paganelli, que participará do lou- vor e trará a mensagem.

Vem aí o Acampamento de Casais Data: De 18 a 20 de novembro;

Local: Hotel-Fazenda Morada do Verde, em Campo Limpo Paulista;

Investimento: R$ 450,00 (por casal);

Tema: “Semeando e Colhendo”;

Preletores: Missionária Marilândia, da Igreja Assembléia de Deus, e Pr.

Adilson Pragana, da 1ª. Igreja Batista de Santo André.

Avisos

PRIMEIROWORKSHOP

DEZdeSETEMBRO DAS 13H30 ÀS 21H00

MÚSICA&LOUVOR

INSCRIÇÕES

gratuitas

INSCRIÇÕES E INFOS COM CAROL 11 3854.3010 | 11 9392.8646 CAC_SANTOS@HOTMAIL.COM COM A PRESENÇA DE:

DAVI MAYA(MINISTÉRO CHABOD) MINISTÉRIO TOQUE DE PODER FABIANO MANHAS

INFANTILWORKSHOP

Um dia inteiro de atividades voltadas para o crescimento espiritual e profissional dos músicos e adoradores: como curso de capacitação, testemunhos e troca de experiências, oficinas técnicas, culto de louvor e adoração;

Inscrições antecipadas para oficinas técnicas de: voz, violão e guitarra, bateria, teclado e dança.

Haverá cantina no local e venda de materiais dos palestrantes.

Para crianças a partir de 6 anos de idade.

(6)

NOSSA MISSÃO

Esforçarmo-nos para espalhar a Santidade bíblica sobre a Terra.

NOSSA VISÃO

Somos uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, tem amor à Palavra, acolhe aos que se achegam e busca a cura e restauração do corpo, da alma e do espírito.

R. Mestras Pias Fillipini, 161 São Paulo - SP - 02736-010 Tel: 3977-0571 Pastor: Tiago Valentin Pastora: Laura Valentin

Tel. Res: 2339-5057 VISITE NOSSO SITE:

metodistaitaberaba.com.br

Aniversariantes

29/8 Marco Aurélio Domingues;

30/8 Esdras Ladeia Gomes e Deise Domingues Santos;

31/8 Edna Cândido Ribeiro;

2/9 Fernanda Carneiro de Oliveira;

3/9 Eizel Ladeia Gomes.

Escala de serviço

SERVIÇO HOJE PRÓX. DOMINGO

INTERCESSÃO Tiago/Danilo Danilo/Tiago

GUARDADOR DOS CARROS Dinho Murilo

MINISTÉRIO INFANTIL --- Doroti/Edna

LOUVOR Nova Aliança Vida

OPERADOR DE SOM Marco Cláudio

OPERADORA DO DATASHOW Beatriz Eula

DIREÇÃO DO CULTO Pra. Laura Pr. Tiago

PREGADOR(A) Pr. Tiago Pr. André Paganelli

I G R E J A M E T O D I S TA E M I TA B E R A B A pROGRAMAçãO SEMAnAl

3ª fEiRa 4ª fEiRa 6ª fEiRa domingo

Tarde de Oração

16h30 Mentoria Espiritual

20h Culto de Libertação

20h Esc. Dominical - 9h Culto Solene - 19h Assista as transmissões ao vivo

dos cultos em nosso site.

Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site www.metodistaitaberaba.com.br ou

http://pt-br.justin.tv/metodistaitaberaba/videos

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã Folga

8h30 – 11h

Tiago - 8h30 – 11h

Tiago - - 9h

Laura e Tiago

Tarde 14h – 18h

Tiago 14h – 18h

Tiago 14h – 18h

Tiago 14h – 18h

Tiago 14h (visitas) Laura e Tiago - Noite 20h (visitas)

Laura e Tiago 20h

Laura 20h (visitas) Laura e Tiago 20h

Laura e Tiago 20h

Tiago 19h

Laura e Tiago

Referências

Documentos relacionados

Como já destacado anteriormente, o campus Viamão (campus da última fase de expansão da instituição), possui o mesmo número de grupos de pesquisa que alguns dos campi

Considerando que, no Brasil, o teste de FC é realizado com antígenos importados c.c.pro - Alemanha e USDA - USA e que recentemente foi desenvolvido um antígeno nacional

By interpreting equations of Table 1, it is possible to see that the EM radiation process involves a periodic chain reaction where originally a time variant conduction

O desenvolvimento desta pesquisa está alicerçado ao método Dialético Crítico fundamentado no Materialismo Histórico, que segundo Triviños (1987)permite que se aproxime de

Dos 46 cromossomos presentes em cada célula do corpo humano, 44 armazenas informações gerais, chamados de autossomos, enquanto os outros dois, são os cromossomos que definem

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Perspectiva antropológica das danças tradicionais da Lousã-Beira Baixa : análise contextual, coreográfica e musical da Dança das Virgens, Dança dos Homens e Dança das Tesouras /