• Nenhum resultado encontrado

Subsídios à elaboração de provas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Subsídios à elaboração de provas"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

HISTÓRIA

Ensino Fundamental I 5º ano — 4º bimestre/2021

Subsídios à elaboração de provas

APRESENTAÇÃO

Com a intenção de contribuir de forma mais efetiva para a elaboração de instrumentos de avaliação, coerentes com a abordagem metodológica adotada em nosso sistema de ensino, os autores de nosso material didático produzem, bimestralmente, estes “Subsídios”. Trata-se de sugestões que podem ser utilizadas nas avaliações, mas têm como principal destinatário o próprio professor.

Por esse motivo, será necessário que você analise cada uma das propostas, verificando o nível de adequação, de acordo com as necessidades de seus alunos.

Sabendo das particularidades de cada região, de cada escola e respeitando a dinâmica e as características de cada professor, salientamos que a utilização das atividades sugeridas depende exclusivamente de sua decisão.

(2)

PROPOSTA 1

OBJETIVOS

Avaliar a capacidade do aluno de:

 ler e interpretar textos;

 conhecer a importância da Constituição de 1988 para a consolidação da redemocratização no país.

Considerando os objetivos específicos do bimestre, uma avaliação de desempenho pode utilizar questões que permitam avaliar o desenvolvimento das seguintes habilidades:

 ler e interpretar textos e imagens;

conhecer a importância da Constituição de 1988 para a consolidação da redemocratização no país;

 conhecer alguns direitos fundamentais garantidos pela Constituição de 1988;

 relacionar os direitos garantidos pela Constituição ao cotidiano;

problematizar algumas possíveis causas da falta de acesso de crianças e adolescentes a seus direitos básicos, em 2020.

Nesse sentido, as questões que partem de fragmentos de texto e de imagens são sempre importantes porque mobilizam maior quantidade de habilidades e reduzem a possibilidade de comandos de questões que exigem apenas memorização e reprodução de informações. Dessa forma, a própria avaliação compõe o processo de aprendizagem.

Evidentemente, o grau de dificuldade das questões e, consequentemente, a correção devem considerar as possibilidades da faixa etária e as diferenças entre as experiências individuais dos alunos.

CONSIDERAÇÕES E ORIENTAÇÕES GERAIS

(3)

3 QUESTÕES

Leia o trecho do Jornal da Constituinte, de junho de 1987.

Disponível em: <www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/legislacao/Constituicoes_

Brasileiras/constituicao-cidada/publicacoes/Jornal%20da%20Constituinte/n-%2002%20-

%2008%20a%2014%20junho%201987.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2021.

a) Por que o jornal anuncia na manchete que “Está nascendo a nova Carta”?

b) Escreva três direitos que a Constituição de 1988 garantiu aos cidadãos brasileiros.

c) Agora, escreva três deveres que a Constituição de 1988 estabeleceu para os cidadãos brasileiros.

d) A Constituição de 1988 também foi chamada de Constituição Cidadã. Por que isso aconteceu?

(4)

RESPOSTAS

a) A Constituição também é chamada de Carta Magna, por isso o jornal anuncia na manchete que a nova Constituição, ou Carta, está nascendo, ou seja, sendo elaborada.

b) A Constituição de 1988 garantiu a igualdade de todos os cidadãos brasileiros, homens e mulheres, diante da lei. Também garantiu o direito à liberdade de expressão, pensamento, manifestação artística, política, entre outros.

c) A partir da promulgação da Constituição, todos os cidadãos brasileiros, assim como passaram a ter os mesmos direitos, também têm deveres, como respeitar a lei, não portar armas, avisar as autoridades previamente em caso de organizacão popular ou manifestação em espaços públicos, não cometer atos de racismo.

d) A Constituição de 1988 também é conhecida como Constituição Cidadã porque devolveu aos cidadãos brasileiros os direitos que lhes foram tirados durante a Ditadura Militar (1964-1985), restabeleceu as eleições livres e diretas, acabou com a censura, criou novos direitos trabalhistas e permitiu o voto de analfabetos e de jovens a partir de 16 anos.

COMENTÁRIOS E OBSERVAÇÕES

Proposta de complexidade intermediária, refere-se ao Módulo 13: O Brasil Democrático.

A página do Jornal da Constituinte, publicado em julho de 1987, em Brasília, informa aos cidadãos os avanços acerca dos trabalhos da Constituinte. O jornal afirma que a nova Constituição está nascendo e com ela começará o renascimento do povo brasileiro.

O aluno poderá utilizar o texto como base para retomar os conhecimentos prévios trabalhados em sala sobre o período de redemocratização e consolidação da democracia, garantidos pela Constituição de 1988, a mais democrática de todas as Constituições brasileiras.

(5)

5

PROPOSTA 2

OBJETIVOS

Avaliar a capacidade do aluno de:

 ler e interpretar textos e imagens;

 conhecer alguns direitos fundamentais garantidos pela Constituição de 1988;

 relacionar os direitos garantidos pela Constituição ao cotidiano;

 problematizar algumas possíveis causas da falta de acesso de crianças e adolescentes a seus direitos básicos, em 2020.

QUESTÕES

Leia a notícia.

Unicef alerta: garantir acesso livre à internet para famílias e crianças vulneráveis é essencial na resposta à Covid-19

4,8 milhões de crianças e adolescentes brasileiros vivem em domicílios sem acesso à internet

Brasília, 12 de maio de 2020 – Ter acesso à internet é fundamental para que crianças e adolescentes possam exercer plenamente seus direitos. Em tempos de coronavírus e isolamento social, a rede se torna ainda mais importante para garantir a continuidade da aprendizagem, manter contato com amigos e cuidar da saúde mental, se proteger contra a violência e ter acesso a informações confiáveis. Por isso, o Unicef propõe ao Governo Federal e às empresas de telefonia que invistam para prover o acesso livre à internet para todas as famílias vulneráveis.

“As meninas e os meninos sem acesso à internet em casa são aqueles que mais sofrerão os impactos sociais da pandemia, incluindo o aumento da desigualdade no acesso a direitos fundamentais, como educação, saúde, proteção e participação”, afirma Florence Bauer, representante do Unicef no Brasil. “Tais privações já atingem

(6)

desproporcionalmente as crianças e os adolescentes mais pobres e das regiões de maior vulnerabilidade. Por isso, defendemos que todas as crianças e todos os adolescentes [...] cuja renda mensal familiar per capita é inferior a R$ 178 mensais tenham acesso gratuito à internet.” [...].

Disponível em: <www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/unicef-alerta-essencial-garantir- acesso-livre-a-internet-para-familias-e-criancas-vulneraveis>. Acesso em: 20 jul. 2021.

a) Por que, segundo a notícia, ter internet é fundamental para que as crianças possam exercer seus direitos no contexto da pandemia de Covid-19?

b) Quais direitos, garantidos pela Constituição de 1988, estarão comprometidos, caso o acesso à internet não seja garantido a essas crianças e adolescentes pelo Estado?

c) E você, durante o período em que esteve em isolamento, devido à pandemia de Covid-19, teve acesso à internet e às aulas on-line?

d) De acordo com o que você aprendeu em aula, de quem é a responsabilidade de garantir o direito das crianças e adolescentes, conforme estabelece a Constituição de 1988?

e) Levante uma hipótese para explicar por que as crianças de baixa renda são as mais afetadas pela falta de acesso à internet.

RESPOSTAS

a) Segundo a reportagem, o acesso à internet é fundamental para garantir a continuidade da aprendizagem, manter contato com amigos e cuidar da saúde mental, se proteger contra a violência e ter acesso a informações confiáveis.

b) Caso o acesso à internet não lhes seja garantido, essas crianças e adolescentes terão comprometidos seus direitos fundamentais, como educação, saúde, proteção e participação.

c) A resposta é pessoal e depende da realidade de cada aluno.

d) A Constituição de 1988 estabelece que é dever da família, da sociedade e do Estado garantir os direitos das crianças e dos adolescentes.

e) Espera-se que o aluno perceba a relação entre possuir acesso à internet de qualidade ao valor pago por suas famílias por esse serviço. Crianças e adolescentes de baixa renda não possuem recursos financeiros que possam ser destinados a esse serviço e, durante o período de pandemia da Covid-19, foram prejudicados em relação à educação e acesso à informação que a internet garante.

(7)

7 COMENTÁRIOS E OBSERVAÇÕES

Proposta de complexidade intermediária, refere-se ao Módulo 13: O Brasil Democrático. Trata-se de uma sugestão, cabendo ao professor a escolha de utilizá-la ou não como proposto.

Espera-se que o aluno seja capaz de relacionar a situação apresentada na reportagem pelo Unicef – a falta de acesso de crianças e adolescentes durante a pandemia de Covid- 19 – ao não cumprimento dos direitos garantidos na Constituição de 1988, como educação, saúde, proteção e participação. Os artigos 6, 226, 227, 228 e 230 foram apresentados em sala e devem servir como conhecimento prévio para as relações solicitadas.

Referências

Documentos relacionados

Os que têm uma visão realista não acreditam no Papai Noel (Marcelo, muito pequeno, acredita, mas é corrigido por Júlio), sabem que os presentes custam dinheiro e, como

Quando consideramos espécies de uma mesma linhagem, podemos quantificar a biodiversidade a partir da diversidade de caracteres (Faith 1992, Purvis &amp; Hector 2000), por meio de

Terezinha Guilhermina: Sim, hoje tenho condições de viver do esporte e ter tudo que preciso para ser uma atleta campeã. Tenho os patrocinadores, um nutricionista que me acompanha,

Consideramos que os pontos fortes da disciplina foram os seguintes: criou-se um espaço para discussão e debate na área de games dentro do PPGTIC; a variedade

My favorite season of the year is summer because of the warm weather, the school vacation, and the endless fun. I really enjoy the warm weather because it’s the perfect atmosphere

O estudo múltiplo de casos foi aplicado para identificar as semelhanças e dissemelhanças na forma como as empresas relacionam seus modelos de negócios e suas

Nas leituras de falhas efetuadas, foram obtidos códigos de anomalia por meio de dois diferentes protocolos de comunicação: o ISO 14230 KWP (2000) e o ISO 15765-4 CAN. A seguir, no

A tabela 25 apresenta os resultados brutos desta avaliação em relação à característica busca e a tabela 26 exibe o resultado ponderado para esta característica.. A tabela 27