• Nenhum resultado encontrado

Biologia. Exercícios sobre tipos de células e membranas. Exercícios

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Biologia. Exercícios sobre tipos de células e membranas. Exercícios"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Exercícios sobre tipos de células e membranas Exercícios

1.

A classificação biológica proposta por Whittaker permite distinguir cinco grandes linhas evolutivas utilizando, como critérios de classificação, a organização celular e o modo de nutrição. Woese e seus colaboradores, com base na comparação das sequências que codificam o RNA ribossômico dos seres vivos, estabeleceram relações de ancestralidade entre os grupos e concluíram que os procariontes do reino Monera não eram um grupo coeso do ponto de vista evolutivo.

A diferença básica nas classificações citadas é que a mais recente se baseia fundamentalmente em a) tipos de células.

b) aspectos ecológicos.

c) relações filogenéticas.

d) propriedades fisiológicas.

e) características morfológicas.

2.

As células são as unidades funcionais e estruturais dos seres vivos. Apesar da variedade dos tipos celulares, algumas partes são encontradas em todas as células. Costuma-se dizer que essa estrutura é formada por membrana plasmática, citoplasma e núcleo, uma informação incorreta. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que explica corretamente por que não podemos identificar essas três partes em todos os tipos celulares.

a) Não podemos dizer que todas as células possuem membrana, citoplasma e núcleo, pois células mortas não apresentam citoplasma.

b) Não podemos dizer que todas as células possuem membrana, citoplasma e núcleo, pois células vegetais não possuem membrana plasmática, mas, sim, parede celular.

c) Não podemos dizer que todas as células possuem membrana, citoplasma e núcleo, pois a membrana plasmática é encontrada apenas em células animais.

d) Não podemos dizer que todas as células possuem membrana, citoplasma e núcleo, pois o núcleo

(2)

3.

Uma das estratégias para conservação de alimentos é o salgamento, adição de cloreto de sódio (NaCl), historicamente utilizado por tropeiros, vaqueiros e sertanejos para conservar carnes de boi, porco e peixe.

O que ocorre com as células presentes nos alimentos preservados com essa técnica?

a) O sal adicionado diminui a concentração de solutos em seu interior.

b) O sal adicionado desorganiza e destrói suas membranas plasmáticas.

c) A adição de sal altera as propriedades de suas membranas plasmáticas.

d) Os íons Na+ e CI- provenientes da dissociação do sal entram livremente nelas.

e) A grande concentração de sal no meio extracelular provoca a saída de água de dentro delas.

4.

Estão relacionados às células procarióticas as seguintes estruturas e processo:

a) Ribossomos 70 S, parede celular não celulósica, flagelos.

b) Envoltório nuclear, ribossomos 80 S, parede celular não celulósica.

c) Exocitose, flagelos, nucléolo.

d) Cloroplastos, envoltório nuclear, cromossoma único.

e) Cromossoma único, nucléolo, ausência de endomembranas.

5.

Um aluno observou uma célula pelo microscópio e fez as seguintes afirmações:

- Foi possível observar a membrana plasmática e o núcleo;

- A célula não apresenta vacúolo e cloroplastos;

- A parede celular está ausente.

De acordo com as afirmações do aluno, podemos afirmar que se trata:

a) de uma célula procarionte pertencente a uma bactéria.

b) de uma célula procarionte pertencente a um animal.

c) de uma célula eucarionte pertencente a uma bactéria.

d) de uma célula eucarionte pertencente a um animal.

e) de uma célula eucarionte pertencente a uma planta.

6.

Os organismos como os cajueiros, os gatos, as amebas e as bactérias possuem, em comum, as estruturas:

a) lisossomos e peroxissomos.

b) retículo endoplasmático e complexo de Golgi.

c) retículo endoplasmático e ribossomos.

d) ribossomos e membrana plasmática.

e) ribossomos e centríolos.

(3)

7.

Os procariontes diferenciam-se dos eucariontes porque os primeiros, entre outras características:

a) não possuem material genético.

b) possuem material genético como os eucariontes, mas são anucleados.

c) possuem núcleo, mas o material genético encontra-se disperso no citoplasma.

d) possuem material genético disperso no núcleo, mas não em estruturas organizadas denominadas cromossomos.

e) possuem núcleo e material genético organizado nos cromossomos.

8.

A célula eucariótica é compartimentada, a procariótica não. Esta afirmação faz sentido quando comparamos os dois padrões de organização celular sob o seguinte aspecto:

a) Dimensões celulares. A relação superfície/volume é maior na célula procariótica que na eucariótica. Assim, a célula procariótica apresenta-se com uma área superficial suficientemente grande para satisfazê-la em termos nutritivos. Ao mesmo tempo, o seu espaço interno é adequado à ocorrência das reações metabólicas num ambiente descompartimentado.

b) Relação nucleoplasmática. A relação nucleoplasmática varia de 1/1 a 1/3 na célula eucariótica, mostrando-nos que, enquanto o núcleo varia de volume, o citoplasma permanece com volume constante. Portanto, a compartimentação na célula eucariótica aumenta a superfície citoplasmática para fazer face ao aumento de volume do núcleo.

c) Presença de estruturas membranosas. A presença de mesossomo e nucléolo nas células procarióticas dispensa a presença de outras organelas citoplasmáticas.

d) Processo evolutivo. A compartimentação das células eucarióticas é decorrência do processo evolutivo desenvolvido no sentido da diminuição das suas superfícies internas,já que as superfícies externas crescem mais que o volume da célula, na medida em que as dimensões celulares aumentam.

e) Teoria de Lamarck. Todas as células possuem membrana plasmática que apresenta permeabilidade seletiva e separa os compartimentos.

9.

Através da permeabilidade seletiva, a membrana plasmática exerce a importante função de manter condições físico-químicas internas favoráveis à realização das diferentes funções celulares. Sobre os mecanismos que permitem a entrada e a saída de substâncias através da membrana, podemos afirmar que:

a) A bomba de sódio e potássio é um tipo de transporte ativo que não necessita de gastos energéticos.

b) A fagocitose e a difusão são processos que consomem moléculas de ATP.

Na osmose, para cada molécula que penetra na célula, há o consumo de duas moléculas de ATP.

c) A osmose e a difusão são processos de transporte passivo que não necessitam de gastos energéticos.

d) No transporte ativo, as substâncias entram ativamente nas células, não necessitando energia de

(4)

10.

Visando explicar uma das propriedades da membrana plasmática, fusionou-se uma célula de camundongo com uma célula humana, formando uma célula híbrida. Em seguida, com o intuito de marcar as proteínas de membrana, dois anticorpos foram inseridos no experimento, um específico para as proteínas de membrana do camundongo e outro para as proteínas de membrana humana. Os anticorpos foram visualizados ao microscópio por meio de fluorescência de cores diferentes.

A mudança observada da etapa 3 para a etapa 4 do experimento ocorre porque as proteínas a) movimentam-se livremente no plano da bicamada lipídica.

b) permanecem confinadas em determinadas regiões da bicamada.

c) auxiliam o deslocamento dos fosfolipídios da membrana plasmática.

d) são mobilizadas em razão da inserção de anticorpos e) são bloqueadas pelos anticorpos.

(5)

Gabaritos

1. C

Woese classificou os seres vivos em Domínios utilizando análise comparativa de RNA ribossômico (RNAr). Logo, por falar sobre “comparações de sequências que codificam”, a origem e relação evolutiva de sua classificação foi pautada nas relações filogenéticas.

2. D

Nem todas as células possuem núcleo definido. As células procariontes, encontradas em bactérias, não possuem núcleo delimitado por membrana, estando o material genético disperso no citoplasma.

3. E

A técnica de salgamento promove a formação de um ambiente hipertônico, que aumenta a pressão osmótica externa promovendo a desidratação das células.

4. A

Células procariotas possuem ribossomos 70S, podem possuir flagelo e tem parede celular de peptídeoglicanos. Logo, a opção A está correta. Envoltório nuclear, ribossomos 80S são características de células eucariotas, assim como exocitose e nucléolo. Com isso, as opções B e C estão erradas. Cloroplastos e envoltório nuclear são características de eucariontes e não de procariontes. A opção D está incorreta. Por último, como já dito anteriormente, nucléolo não está presente em procariotos, sendo a opção E errada também.

5. D

Por apresentar núcleo, trata-se de uma célula eucarionte. A ausência de cloroplasto, vacúolo e parede celular indica que se trata de uma célula animal.

6. D

As estruturas comuns e presentes em qualquer tipo celular são: ribossomos e membrana plasmática.

7. B

Os procariontes não possuem membrana nuclear (carioteca) e seu material genético fica disperso no citoplasma, diferente dos organismos eucariontes, que possuem carioteca.

8. A

As células eucariotas tiveram invaginações na membrana plasmática que permitiram a formação de organelas membranosas, como o núcleo, os retículos endoplasmáticos, o complexo golgiense e o lisossomo. Para compensar a não compartimentalização, a célula procariota possui tamanho menor. A letra A está correta. A relação nucleoplasmática diminui conforme há aumento celular. Com isso, a letra B está incorreta. Procariotos não possuem nucléolo. Logo, a letra C está errada. Na medida em que as dimensões celulares aumentam, as superfícies externas crescem menos que o volume da célula. A opção D está incorreta. A opção E não está incorreta pois a teoria de Lamarck possui relação com a teoria celular e nem com a membrana plasmática.

(6)

9. D

O transporte de substâncias através da membrana plasmática pode ser classificado como ativo, quando ocorre com gasto de energia, ou seja, quebra de moléculas de ATP (ex: bomba de sódio e potássio) e passivo, quando ocorre sem gasto de energia (ex: difusão simples, difusão facilitada e osmose). A letra A está incorreta pois diz que a bomba de sódio e potássio não necessita de gastos energéticos. Na verdade, nesse processo é necessária a atuação de proteínas de membrana que são capazes de quebrar moléculas de ATP. Essa energia liberada possibilitará uma mudança na forma da proteína, importante para que essa se associe a substâncias fora da célula e consiga liberar tais substâncias no interior da célula (e vice-versa). Dessa maneira, são colocados três íons sódio para fora e dois íons potássio para o interior da célula. A letra B está incorreta pois diz que a difusão e a fagocitose são processos que consomem moléculas de ATP. Na difusão, moléculas movem-se a favor de um gradiente de concentração, ou seja, da solução mais concentrada para a menos concentrada até que as concentrações se igualem, sem gasto de ATP. A fagocitose é um processo que permite a entrada de grandes moléculas orgânicas na célula, através de englobamento de partículas por expansões citoplasmáticas, para posterior digestão e absorção. A letra C está incorreta pois diz que a osmose (processo passivo) consome duas moléculas de ATP, quando na verdade não há gasto de energia. As moléculas de solvente se deslocam por uma membrana semipermeável, do meio menos concentrado (menos soluto) para o mais concentrado (mais soluto). A letra D é a alternativa correta, pois é a única que fala da osmose e da difusão como processos passivos que não consomem energia. A letra E está incorreta pois aborda o conceito de transporte ativo de forma errônea, ao dizer que esse transporte não necessita de energia de outras moléculas.

10. A

A membrana tem composição lipoproteica e com estrutura baseada em um mosaico fluido, ou seja, as proteínas e lipídios não possuem posição fixa na membrana. A migração de proteínas na membrana decorre de sua fluidez. Como observado na figura, as proteínas marcadas se movimentaram ao longo da bicamada fosfolipídica.

Referências

Documentos relacionados

A corrosão eletrolítica ou eletroquímica pode ocorrer sempre que existir uma diferença de potencial elétrico entre a superfície metálica e um meio corrosivo (solvente. Ex.: água)..

Desta forma, seria facilmente possível desenvolver uma interface de comunicação (API) realizar este feito [7]. b) Balanceamento de carga: Outro serviço necessário

Com efeitos a partir de 1 de Julho de 2009, os coeficientes de correcção aplicáveis às remunerações dos funcionários, agentes temporários e agentes contratuais das Comunidades

Extração de elementos em solos e sedimentos assistida por ultra-som. Sonda ultra-sônica x

Sendo I células dos procariontes e II células dos eucariontes, assinale a alternativa da tabela que indica presença (+) ou ausência (−) das organelas

(Unifesp) Na costa oeste da América do Norte, as comunidades marinhas que ocupam a zona rochosa entremarés são biologicamente diversas. Nessa zona, ocorrem mexilhões da

cenários (internos e externos à organização), no levantamento dos fatores críticos de sucesso, no traçado de objetivos estratégicos e estratégias de tal forma a ser estabelecido

a) É um tipo de relação desarmônica interespecífica na qual os indivíduos de uma população secretam substâncias que inibem o desenvolvimento de outras espécies;.. b) É um