• Nenhum resultado encontrado

CURRICULUM VITÆ. Renato Gil Gomes Carvalho

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "CURRICULUM VITÆ. Renato Gil Gomes Carvalho"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

CURRICULUM VITÆ

Renato Gil Gomes Carvalho

(2)

Resumo do CV

Renato Gil Gomes Carvalho é doutorado em Psicologia (área de Avaliação Psicológica) pela Universidade de Lisboa, Portugal. A sua formação prévia inclui um Mestrado em Educação na Universidade Aberta e a Licenciatura em Psicologia (clínica, cognitivo- comportamental) na Universidade de Lisboa.

Para além de Psicólogo, foi Assistente e Professor Auxiliar Convidado na Universidade da Madeira entre 2007 e 2014, onde leccionou UCs nos cursos de Psicologia, Ciências de Educação e Serviço Social, bem como orientou estágios e dissertações de mestrado.

Exerceu também funções docentes na Universidade Aberta entre 2008 e 2014 e de forma pontual em outras instituições de ensino superior universitário (Universidade de Cadiz). É membro do Centro de Investigação em Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal.

É autor e coautor de 15 artigos em revistas científicas (outros 3 artigos em preparação), 11 artigos em livros de actas e 35 conferências e comunicações em reuniões científicas nacionais e internacionais. Globalmente, os seus interesses de investigação envolvem a avaliação psicológica, a intervenção psicológica em contextos de educação e formação, a psicopatologia do desenvolvimento e o estudo da relação entre organização da personalidade e adaptação ao longo do ciclo de vida.

(3)

1. Dados Pessoais

Nome: Renato Gil Gomes Carvalho Data de nascimento: 17/04/1982

E-mail pessoal: renatoggc@gmail.com

Profissão: Psicólogo / Professor Auxiliar Convidado

2. Desempenho Científico

2.1. Formação Académica

Junho de 2012: Doutoramento em Psicologia, Universidade de Lisboa, com tese intitulada “A personalidade na compreensão do percurso escolar na adolescência” e classificação final de “Aprovado com Distinção e Louvor”.

Outubro de 2009: Curso de Formação Avançada Programa de Doutoramento em Psicologia, Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, com classificação final de Excelente (19 valores).

Novembro de 2007: Mestrado em Educação pela Universidade Aberta, Lisboa, com tese intitulada “Perspectiva temporal de futuro em contexto educativo” e classificação final de Muito Bom.

Outubro de 2004: Licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (variante Psicologia Clínica, Cognitiva e Sistémica, Cognitivo-Comportamental, núcleo Cognitivo-Comportamental), com classificação final de 16 valores. Estágio realizado nos Serviços à Comunidade, com classificação final de 17 valores.

2.2. Principais interesses de investigação

Trajectórias de desenvolvimento e adaptação ao longo do ciclo de vida. Compreensão da influência das diferenças individuais, particularmente ao nível da organização da personalidade, na variabilidade das trajectórias de desenvolvimento. Neste âmbito, fundado no paradigma da psicopatologia do desenvolvimento, o estudo de factores de

(4)

risco, protecção e/ou resiliência na adaptação ao longo do ciclo de vida, em especial na adolescência e em momentos de resposta a tarefas desenvolvimentistas.

Personalidade e avaliação psicológica. Estudo da relação entre a organização da personalidade (factores estruturais, motivacionais e narrativas de vida, no âmbito do modelo de McAdams) e as transacções entre os indivíduos e os seus contextos.

Compreensão da influência dessas transacções na adaptabilidade das trajectórias de desenvolvimento, especialmente na adolescência. Desenvolvimento e/ou adaptação de instrumentos de avaliação da personalidade e da psicopatologia, tendo em vista, não só a identificação, mas também a compreensão da natureza das dificuldades dos indivíduos. Desenvolvimento de estratégias de estudo e avaliação psicológica que captem a variabilidade intra-individual, para além da inter-individual e inter-grupal.

Intervenção psicológica em contextos educativos. Organização de serviços de psicologia em instituições de educação e formação; intervenção psicológica tendo em vista a promoção de competências com valor funcional e adaptativo e a construção de trajectórias bem-sucedidas de desenvolvimento.

2.3. Qualidade e difusão dos resultados da investigação a) Trabalhos em publicações científicas periódicas

Carvalho, R.G. (no prelo). Desenvolvimento de projectos na adolescência: avaliação e perspetivas sobre a intervenção psicológica. Revista Iberoamericana de Diagnóstico e/y Avaliação/Evaluación Psicológica. (Indexação: ISI-SSCI, PsycInfo)

Carvalho, R.G. & Novo, R.F. (no prelo). Dimensões da personalidade e comportamentos de risco na adolescência: um estudo com a versão portuguesa do MMPI-A. Revista Iberoamericana de Diagnóstico e/y Avaliação/Evaluación Psicológica. (Indexação: ISI-SCCI, PsycInfo)

Carvalho, R.G. (2014). Intervenção do psicólogo em contexto escolar numa perspectiva sistémica. Diversidades, 44.

Carvalho, R.G. & Novo, R.F. (2014). Personalidade e autoavaliação como estudante:

alguns indicadores com um modelo multinomial. Avaliação

(5)

Psicológica/Interamerican Journal of Psychological Assessment, 13 (1), 87-93.

(Indexação: PePsic; Lilacs; Latindex)

Carvalho, R.G. & Novo, R.F. (2014). The relationship between personality structural dimensions and school life in adolescence. Psicologia: Reflexão e Crítica/Psychology, 27 (2), 209-217. (Indexação: ISI-SSCI, Scopus, PsycInfo; Psicodoc, RedAlyC, Latindex, SciElo)

Carvalho, R.G. & Novo, R.F. (2014). Comportamentos problema e personalidade: um estudo comparativo com adolescentes em contexto escolar. Psicologia: Reflexão e Crítica/Psychology, 27 (1), 1-7. (Indexação: ISI-SSCI, Scopus, PsycInfo; Psicodoc, RedAlyC, Latindex)

Carvalho, R.G. & Novo, R.F. (2013, 1ª aceitação). Sumário Estrutural do Inventário da Multifásico da Personalidade de Minnesota – Adolescente (MMPI-A): estudo exploratório com uma amostra portuguesa. Revista Iberoamericana de Diagnóstico e/y Avaliação/Evaluación Psicológica. (Indexação: ISI-SSCI, PsycInfo)

Carvalho, R.G. & Novo, R.F. (2013). Características da personalidade e relacionamento interpessoal na adolescência. Avaliação Psicológica/Interamerican Journal of Psychological Assessment, 12 (1), 27-36. (Indexação: PePsic; Lilacs; Latindex)

Carvalho, R.G. (2012). Pessoas versus Coisas: Sobre as diferenças de género nos interesses profissionais. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 13 (2), 173- 182. (Indexação: Scopus, PsycInfo, RedAlyc, Latindex, Psicodoc, Pepsic)

Carvalho, R.G. & Novo, R.F. (2012). Family socioeconomic status and student adaptation to school life: Looking beyond grades. Electronic Journal of Research in Educational Psychology, 10 (3), 1209-1222. (Indexação: Scopus, PsycInfo; Psicodoc, RedAlyC, Latindex, ERIC, DOAJ)

Carvalho, R.G., Pocinho, M. & Silva, C. (2010). Comportamento adaptativo e perspectivação do futuro: algumas evidências nos contextos da educação e da saúde. Psicologia: Reflexão e Crítica/Psychology, 23 (3), 411-418. (Indexação: ISI- SSCI, Scopus, PsycInfo; Psicodoc, RedAlyC, Latindex, SciElo)

(6)

Carvalho, R.G. & Pocinho, M. (2010). Contextos de mudança, responsabilidade individual e a necessidade de uma nova cultura escolar. Revista de Divulgação Científica AICA, 2, 91-97.

Pocinho, M., Correia, A., Carvalho, R.G. & Silva, C. (2010). Influência do género, da família e dos serviços de psicologia e orientação na tomada de decisão na carreira.

Revista Brasileira de Orientação Profissional, 11 (2), 201-212. (Indexação: Scopus, PsycInfo, RedAlyc, Latindex, Psicodoc, Pepsic)

Carvalho, R.G. (2008). A dinâmica relacional da intervenção dos serviços de psicologia nas escolas. Psicologia: Reflexão e Crítica/Psychology, 21 (1), 119-124. (Indexação:

ISI-SSCI, Scopus, PsycInfo; Psicodoc, RedAlyC, Latindex, SciElo)

Carvalho, R.G. (2006). Isolamento social nas crianças: propostas de intervenção cognitivo-comportamental. Revista Iberoamericana de Educacion, 40 (3), 1-12.

(Indexação: Latindex, DOAJ)

Carvalho, R.G. (2006). Cultura global e contextos locais: A escola como organização possuidora de cultura própria. Revista Iberoamericana de Educacion, 39 (2), 1-9.

(Indexação: Latindex, DOAJ)

b) Outras publicações científicas

Carvalho, R.G. (2011) (Ed.). Congresso Internacional “Educação, Saúde e Desenvolvimento Social: Contributos para o Ajustamento Psicológico” – Livro de Resumos. Funchal: AEPSI.

Silva, C.S.& Carvalho, R.G. (2010). Ligação entre vivências profissionais e actividades académicas. Actas do XVII Colóquio da Association Francophone Internationale pour la Recherche Scientifique en Educacion: ‘A escola e o mundo do trabalho’, Lisboa, Portugal.

Carvalho, R.G., Silva, C. & Pocinho, M. (2010). Programas de intervenção em contexto educativo: contributos da psicologia nas escolas da Madeira. In L.S. Almeida, B.D.

Silva & S. Caires (Eds.), Actas do I Simpósio Internacional 'Contributos da psicologia em contextos educativos (pp. 1628-1635). Braga: Universidade do Minho.

(7)

Carvalho, R.G. (2010). Impacto organizacional da intervenção dos serviços de psicologia e orientação. In M.C. Pérez Fuentez & J.J. Gázquez Linares (Eds.), Actas del II Congreso Internacional de Convivencia Escolar: variables psicológicas y educativas implicadas (pp. 293-298). Almeria, Espanha: Editorial GEU.

Carvalho, R.G. & Novo, R.F. (2010). Personalidade e percurso académico: uma perspectiva para além dos traços. In C. Nogueira, I. Silva, L. Lima, A. T. Almeida, R. Cabecinhas, R. Gomes, C. Machado, A. Maia, A. Sampaio & M. C. Taveira (Eds.), Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (pp. 239- 254). Disponível em http://www.actassnip2010.com

Carvalho, R.G. (2010). Impactos pedagógicos e organizacionais do estudo da perspectiva temporal de futuro em contexto educativo. In R.G. Carvalho & M.

Pocinho (Eds.), Actas do Congresso ‘Psicologia, Educação, Comunidade’ (pp. 32- 44). Funchal: AEPSI.

Carvalho, R.G. (2010). Práticas de orientação vocacional: algumas notas sobre o Programa de Orientação para a Carreira. In R.G. Carvalho & M. Pocinho (Eds.), Actas do Congresso ‘Psicologia, Educação, Comunidade’ (pp. 24-31). Funchal:

AEPSI.

Carvalho, R.G. & Pocinho, M. (2010) (Eds.). Psicologia, Educação, Comunidade: Atas do Congresso “Psicologia, Educação, Comunidade”, Funchal: AEPSI.

Carvalho, R.G. & Gomes, F.J. (2009). O conceito de perspectiva temporal de futuro e as políticas de orientação na escola. In J.M. Sousa (Ed.), Educação para o Sucesso:

Políticas e Actores – Actas do IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (pp. 160-167). Porto: LivPsic.

Gomes, F.J. & Carvalho, R.G. (2009). Começar Bem… do 4º para o 5º ano”: a experiência de um projeto de apoio à transição do 1º para o 2º Ciclo do Ensino Básico. In J.M. Sousa (Ed.), Educação para o Sucesso: Políticas e Actores – Actas do IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (pp. 225-235).

Porto: LivPsic.

(8)

Carvalho, R.G. (2008). The career orientation program experience. International Journal of Psychology, 43 (3-4, Special Issue – Abstracts of the XXIX International Congress of Psychology), 667. (Indexação: ISI-SSCI, Scopus, PsycInfo)

Carvalho, R.G. (2008): Future time perspective and education: organizational and pedagogical challenges. International Journal of Psychology, 43 (3-4, Special Issue – Abstracts of the XXIX International Congress of Psychology), 307. (Indexação: ISI- SSCI, Scopus, PsycInfo)

Carvalho, R.G. (2008). Da cultura global à cultura organizacional de escola. In C.

Escallier & N. Veríssimo (Orgs.), Educação e Cultura, Livro de Actas do VII Colóquio Internacional da Sociedade Europeia de Etnografia da Educação/II Colóquio DCE/UMa (pp. 255-262), Funchal: Universidade da Madeira.

c) Organização de congressos, conferências e seminários

Presidente da Comissão Organizadora do Congresso Internacional “Educação, Saúde e Desenvolvimento Social: Contributos para o Ajustamento Psicológico”, Funchal, 13-14 de Maio de 2011.

Presidente da Comissão Organizadora da “Conferência AEPSI sobre Intervenções Eficazes em Educação”, Funchal, 19 de Novembro de 2009.

Presidente da Comissão Organizadora do Congresso “Psicologia, Educação, Comunidade”, Funchal, 9 e 10 de Maio de 2008.

d) Participação como orador em congressos, conferências e seminários de natureza científica

Carvalho, R.G. & Novo, R.F. (2014, Setembro). O MMPI-A na compreensão do comportamento adaptativo na adolescência. Comunicação para ser apresentada no IX Congresso Iberoamericano de Psicologia/2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Lisboa, Portugal.

Carvalho, R.G. (2014, Julho). Promotion of students’ perspectives concerning the future career: implementing and assessing practice in school context. Comunicação para

(9)

ser apresentada no II International Conference on Time Perspective, Varsóvia, Polónia.

Carvalho, R.G. & Novo, R.F. (2014, Julho). Personality traits, future time perspective, and adaptation to school life in adolescence. Comunicação para ser apresentada no II International Conference on Time Perspective, Varsóvia, Polónia.

Carvalho, R.G. (2014, Junho). Desenvolvimento pessoal e aprendizagem ao longo da vida. Conferência efectuada no V Encontro Escola-Família, Câmara de Lobos, Portugal.

Carvalho, R.G. (2014, Abril). Competências de sucesso: para além dos factores intelectuais. Conferência efectuada no Colégio de Santa Teresinha, Funchal, Portugal

Carvalho, R.G. (2014, Abril). Construção da identidade e desenvolvimento vocacional ao longo do ciclo de vida. Conferência efectuada na Universidade da Madeira.

Carvalho, R.G. (2014, Março). Vocações profissionais: desafios em tempos de incerteza. Conferência efectuada na Casa do Estudante, Madeira.

Carvalho, R.G., Novo, R.F. & Pocinho, M. (2013, Julho). Dificuldades interpessoais no quadro da personalidade e da psicopatologia na adolescência. In M. Pocinho (Coord.), Promoção das relações intra e interpessoais e saúde mental. Simpósio apresentado no 34º Congresso Mundial da STAR (Stress and Anxiety International Research) & II Congresso Iberoamericano de Psicologia da Saúde, Faro, Portugal.

Carvalho, R.G. & Novo, R.F. (2013, Junho). Contributos do MMPI-A para a compreensão do comportamento adaptativo na adolescência. In M.C. Joly (Coord.), Avaliação de adolescentes: perspectivas para o contexto brasileiro e português. IX Congreso Iberoamericano de Diagnóstico y Evaluación Psicológica/VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, Maceió, Brasil.

Carvalho, R.G. (2013, Fevereiro). Different technologies create different risks: an assessment of risk literacy in natural and social scientists. Group Meeting do Instituto Gulbenkian de Ciência, Oeiras, Portugal.

(10)

Carvalho, R.G. (2013, Fevereiro). Para além do consultório na escola: A dimensão organizacional dos serviços de psicologia e orientação. II Jornadas de Psicologia e Educação, Funchal, Portugal.

Carvalho, R.G. & Novo, R.F. (2012, Setembro). The mediating role of future time perspective in the relationship between personality structural dimensions and school life. I International Conference on Time Perspective – Converging Paths in Psychology Time Theory and Research, Coimbra, Portugal.

Fernandes, D., Carvalho, R.G. & Pocinho, M. (2012, Julho). Um contributo para a promoção do desenvolvimento vocacional no 2º ciclo do ensino básico.

Comunicação apresentada no II Simpósio Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”, Braga, Portugal.

Carvalho, R.G. & Novo, R.F. (2012, Fevereiro). A personalidade e a construção do percurso de vida na escola. II Seminário de Investigação em Psicologia, Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa.

Carvalho, R.G. & Novo, R.F. (2011, Julho). O papel da personalidade na compreensão dos problemas interpessoais no contexto escolar em adolescentes portugueses. VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação Psicológica/XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Lisboa, Portugal.

Carvalho, R.G. & Novo, R.F. (2011, Julho). Perspectiva temporal de futuro e sucesso escolar em estudantes portugueses. In M.P. Paixão & I. Janeiro (Coords.), Perspectiva Temporal (PT): Reflexões em torno da sua avaliação psicológica e do seu impacto no comportamento pessoal e social, Simpósio no VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação Psicológica/XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Lisboa, Portugal.

Carvalho, R.G. & Novo, R.F. (2011, Maio). A personalidade prediz o sucesso académico? Congresso Internacional “Educação, Saúde e Desenvolvimento Social:

Contributos para o ajustamento psicológico”, Funchal, Portugal.

Calaça, N., Carvalho, R.G. & Pocinho, M. (2011, Maio). Competências sócio- emocionais em contexto educativo: estudo sobre a eficácia do programa “Aprende

(11)

com os outros e com as emoções”. Congresso Internacional “Educação, Saúde e Desenvolvimento Social: Contributos para o Ajustamento Psicológico”, Funchal, Portugal.

Carvalho, R.G. & Novo, R.F. (2010, Dezembro). Personalidade e percurso académico:

estudos com adolescentes portugueses. I Simpósio de Investigação em Psicologia, Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal.

Carvalho, R.G., Faria, C., Calaça, N. & Pocinho, M. (2010, Julho). Uma proposta de intervenção ao nível da relação escola-família: programa de promoção do envolvimento parental. I Simpósio Internacional 'Contributos da psicologia em contextos educativos', Braga, Portugal.

Carvalho, R.G., Silva, C. & Pocinho, M. (2010, Julho). Programas de intervenção em contexto educativo: contributos da psicologia nas escolas da Madeira. I Simpósio Internacional 'Contributos da psicologia em contextos educativos', Braga, Portugal.

Carvalho, R.G. & Pocinho, M. (2010, Março). Impacto organizacional da intervenção dos serviços de psicologia e orientação. II Congreso Internacional de Convivencia Escolar: variables psicológicas y educativas implicadas, Almeria, Espanha.

Carvalho, R.G. & Novo, R.F. (2010, Fevereiro). Personalidade e percurso académico:

uma perspectiva para além dos traços. VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga, Portugal.

Carvalho, R.G. (2009, Novembro). Programas de orientação e sucesso no percurso académico. Conferência AEPSI sobre intervenções eficazes em educação, Funchal, Portugal.

Carvalho, R.G., Silva, C.S. & Pocinho, M. (2009, Julho). The study of future time perspective through quantitative and qualitative research methods: some evidence from academic setting. 11th European Congress of Psychology, Oslo, Noruega.

Silva, C., Carvalho, R.G. &Pocinho, M. (2009, Julho). Improvement of attitudes towards school through social skills development. 11th European Congress of Psychology, Oslo, Noruega.

(12)

Carvalho, R.G. (2009, Junho). Educação-formação e psicologia: perspectivas sobre a prática. V Encontro Regional de Psicólogos, Funchal, Portugal.

Carvalho, R.G.& Silva, C.S. (2009, Fevereiro). Ligação entre vivências profissionais e actividades académicas: a experiência de um programa de shadowing em alunos do ensino secundário. XVII Colóquio da Association Francophone Internationale pour la Recherche Scientifique en Educacion (AFIRSE), Lisboa.

Carvalho, R.G. (2008, Setembro). Sucesso e insucesso escolar: o que sabemos e o que podemos fazer. I Fórum de Boas Práticas em Contexto Educativo, Campanário, Madeira.

Carvalho, R.G. (2008, Julho). The career orientation program experience. XXIX International Congress of Psychology, Berlim, Alemanha.

Carvalho, R.G. (2008, Julho). Future time perspective and education: pedagogical and organizational challenges. XXIX International Congress of Psychology, Berlim, Alemanha.

Carvalho, R.G. (2008, Maio). Impactos pedagógicos e organizacionais do estudo da perspectiva temporal de futuro em contexto educativo. Congresso ‘Psicologia, Educação, Comunidade’, Funchal, Portugal.

Carvalho, R.G. (2008, Maio). Práticas de orientação vocacional: algumas notas sobre o Programa de Orientação para a Carreira. Congresso ‘Psicologia, Educação, Comunidade’, Funchal, Portugal

Carvalho, R.G. & Gomes, F.J. (2007, Abril). O conceito de perspectiva temporal de futuro e as políticas de orientação na escola. IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Funchal, Portugal.

Gomes, F.J. & Carvalho, R.G. (2007, Abril). Começar Bem… do 4º para o 5º ano”: a experiência de um projecto de apoio à transição do 1º para o 2º Ciclo do Ensino Básico. X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Funchal, Portugal.

(13)

Carvalho, R.G. (2006, Dezembro). Da cultura global à cultura organizacional de escola. VII Colóquio Internacional da Sociedade Europeia de Etnografia da Educação/II Colóquio DCE/UMa, Funchal, Portugal.

Carvalho, R.G. (2006, Maio). Áreas de intervenção do psicólogo na escola: estudos e projectos de investigação. I Conferência Psicologia do Educar, Funchal, Portugal.

Carvalho, R.G. (2000, Julho). Schizophrenia: symptoms, causes, treatments. London International Youth Science Forum, Londres, Reino Unido.

e) Orientação de trabalhos académicos

Orientador da tese de Mestrado em Psicologia da estudante Carolina Abreu, intitulada

“As expectativas dos docentes face ao desempenho académico dos estudantes: os efeitos das características dos alunos”, Universidade da Madeira.

Co-orientador da dissertação “Desenvolvimento vocacional no 2º ciclo do ensino básico: A experiência da implementação de um programa numa escola rural da Madeira”, Débora Fernandes, entregue em Setembro de 2012, Mestrado em Psicologia da Educação, Universidade da Madeira.

Co-orientador da tese “Efeitos de um programa de métodos e hábitos de estudo nas abordagens à aprendizagem: um estudo com alunos do segundo ciclo do ensino básico”, Sandra Sousa, entregue em Setembro de 2012, Mestrado em Psicologia da Educação, Universidade da Madeira.

Orientador da dissertação “Percepções acerca do impacto da prática desportiva: Um estudo de caso com atletas de alta competição da escola Dragon Force”, Susana Porto Silva, entregue em Setembro de 2012, Mestrado em Psicologia da Educação, Universidade da Madeira.

2011/2012: Orientador de estágio e de relatório de estágio, apresentado e discutido em provas públicas, das estudantes Ana Paula Figueira, Carina Castro, Helena Vasconcelos, Sónia Vasconcelos e Susana Porto da Silva, do 2º ciclo de Psicologia da Educação, Universidade da Madeira.

(14)

2011/2012: Orientador de estágio e de relatório de estágio, apresentado e discutido em provas públicas, das estudantes Débora Fernandes e Sandra Sousa, do 2º ciclo de Psicologia da Educação, Universidade da Madeira.

2010/2011: Orientador de estágio e de relatório de estágio, apresentado e discutido em provas públicas, das estudantes Carla Faria e Nádia Calaça, do 2º ciclo de Psicologia da Educação, Universidade da Madeira.

f) Membro de organizações científicas internacionais e nacionais

Desde 2012: Membro da AIDEP – Associação Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação/Evaluación Psicológica.

Desde Março de 2008: Sócio fundador, AEPSI – Associação Educação & Psicologia.

2009-2011: Afiliado Internacional, APA – American Psychological Association.

g) Avaliador de publicações científicas

Desde Maio de 2013: Revisor da Revista Psicologia: Reflexão e Crítica/Psychology

(Indexação: ISI-SSCI, Scopus, PsycInfo; Psicodoc, Red AlyC, Latindex, SciElo)

2.4. Participação em projectos de investigação

Junho de 2012-Setembro de 2013: Membro do grupo de investigação Science and Policy Lab, do Instituto Gulbenkian de Ciência.

Desde Março de 2012: Membro do Centro de Investigação em Psicologia da Universidade de Lisboa, no grupo Avaliação Psicológica: Teorias, Metodologias e Aplicações.

2.5. Prémios, bolsas e distinções

Participante no London International Youth Science Forum 1999 e 2000, seleccionado pelo Serviço de Educação da Fundação Calouste Gulbenkian.

(15)

3. Desempenho Pedagógico

3.1. Funções docentes Ano lectivo de 2013/2014 1º semestre

Psicologia da Educação, 1º ano do 1º ciclo de Ciências da Educação, Universidade da Madeira.

Desenvolvimento Pessoal e Vocacional, 1º ano do 2º ciclo de Psicologia da Educação, Universidade da Madeira.

Ano lectivo de 2012/2013 2º semestre

Desenvolvimento Pessoal e Vocacional, 1º ano do 2º ciclo de Psicologia da Educação, Universidade da Madeira.

Avaliação Psicológica II, 3º ano do 1º ciclo de Psicologia, Universidade da Madeira.

Pedagogia do Ócio e dos Tempos Livres, 2º ano do Minor em Educação, Universidade Aberta. UC leccionada em regime de e-learning.

1º semestre

Psicopatologia, 3º ano do 1º ciclo de Psicologia e 4º ano da licenciatura em Serviço Social, Universidade da Madeira.

Psicologia do Desenvolvimento I, 2º ano do 1º ciclo de Psicologia, Universidade da Madeira.

Ano lectivo de 2011/2012 2º semestre

Estágio, Mestrado Integrado em Psicologia da Educação, Universidade da Madeira

(16)

Pedagogia do Ócio e dos Tempos Livres, 2º ano do Minor em Educação, Universidade Aberta. UC leccionada em regime de e-learning.

Princípios de Didática, Curso de Profissionalização em Serviço (docentes do ensino básico e secundário), Universidade Aberta. UC leccionada em regime de e-learning.

1º semestre

Ética e Educação, Curso de Profissionalização em Serviço (docentes do ensino básico e secundário), Universidade Aberta. UC leccionada em regime de e-learning.

Janeiro, 2012: Metodologia da investigação em ciências sociais e humanas (seminário), Instituto Gulbenkian de Ciência, Oeiras.

Pedagogia do Ócio e dos Tempos Livres, 2º ano do Minor em Educação, Universidade Aberta. UC leccionada em regime de e-learning.

Ano lectivo de 2010/2011 2º semestre

Princípios de Didática, Curso de Profissionalização em Serviço (docentes do ensino básico e secundário), Universidade Aberta. UC leccionada em regime de e-learning.

Março de 2011: Módulo Gestión del conflicto, do Máster en Habilidades y Destrezas para la Gestíon de Organizaciones Públicas y Privadas da Universidade de Cadíz, Espanha.

1º semestre

Pedagogia do Ócio e dos Tempos Livres, 2º ano do Minor em Educação, Universidade Aberta. UC leccionada em regime de e-learning.

Ética e Educação, Curso de Profissionalização em Serviço (docentes do ensino básico e secundário), Universidade Aberta. UC leccionada em regime de e-learning.

(17)

Avaliação Psicológica da Criança e do Adolescente (Seminários Temáticos sobre o MMPI-A, no mês de Outubro de 2009), do Mestrado Integrado em Psicologia, Universidade de Lisboa.

Ano lectivo de 2009/2010 1º semestre

Instrumentos e Relatórios de Avaliação Psicológica (seminário temático sobre o MMPI- A em Novembro de 2009), do Mestrado Integrado em Psicologia, Universidade de Coimbra.

Educação e Diversidade Cultural, 1º ano do Minor em Educação, Universidade Aberta.

UC leccionada em regime de e-learning.

Pedagogia do Ócio e dos Tempos Livres, 2º ano do Minor em Educação, Universidade Aberta. UC leccionada em regime de e-learning.

Ano lectivo de 2008/2009 2º semestre

Psicologia Social, 2º ano da licenciatura em Serviço Social, Universidade da Madeira.

1º semestre

Psicologia das Organizações, 3º ano da licenciatura em Psicologia, Universidade da Madeira.

Pedagogia do Ócio e dos Tempos Livres, 2º ano do Minor em Educação, Universidade Aberta. UC leccionada em regime de e-learning.

Ano lectivo de 2007/2008 2º semestre

Psicologia da Educação, 3º ano da licenciatura em Psicologia 1º semestre

(18)

Psicologia das Organizações, 3º ano da licenciatura em Psicologia, Universidade da Madeira.

Ano lectivo de 2006/2007 2º semestre

Psicologia do Trabalho e das Organizações, 3ª ano da licenciatura em Psicologia, Universidade da Madeira.

3.2. Participação em júris

Fevereiro de 2014: Membro do júri, na qualidade de arguente, das provas públicas de Carminda Santos, Mestrado em Psicologia da Educação, com dissertação intitulada

“Perceção das educadoras de infância sobre a relação escola-família: um estudo no ensino pré-escolar na RAM”.

Novembro de 2013: Membro do júri, na qualidade de arguente, das provas públicas de Paulo Gomes, Doutoramento em Psicologia da Educação, com tese intitulada “A desistência na educação e formação de adultos: a iniciativa novas oportunidades na Madeira”.

Junho de 2013: Membro do júri, na qualidade de arguente, das provas públicas de Carolina Dionísio, Relatório de estágio do Mestrado em Psicologia da Educação, Universidade da Madeira.

Junho de 2013: Membro do júri, na qualidade de arguente, das provas públicas de Teresa Soares, projecto de mestrado intitulado “Espaço criativo: um programa de treino da criatividade”, do Mestrado em Psicologia da Educação, Universidade da Madeira.

Fevereiro de 2013: Membro do júri, na qualidade de arguente, das provas públicas de Dina Freitas, Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, intitulada “Alunos dos quadros de honra e excelência académica: estudo de caso no ensino secundário”, , Universidade da Madeira.

Janeiro de 2013: Membro do júri das provas públicas de Sandra Sousa, Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, intitulada “Efeitos de um programa de métodos e

(19)

hábitos de estudo nas abordagens à aprendizagem: um estudo com alunos do segundo ciclo do ensino básico”, Universidade da Madeira.

Janeiro de 2013, Membro do júri, das provas públicas de Débora Fernandes, Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação intitulada “Desenvolvimento vocacional no 2º ciclo do ensino básico: A experiência da implementação de um programa numa escola rural da Madeira”, Universidade da Madeira.

Janeiro de 2013, Membro do júri, das provas públicas de Susana Silva, Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação intitulada “Perceções acerca do impacto da prática desportiva: Um estudo de caso com atletas de alta competição da escola Dragon Force”, Universidade da Madeira.

Julho de 2012, Membro do júri, das provas públicas de Dolores Castro, Relatório de Estágio, Mestrado em Psicologia da Educação, Universidade da Madeira.

Julho de 2012, Membro do júri, das provas públicas de Sónia Vasconcelos, Relatório de Estágio, Mestrado em Psicologia da Educação, Universidade da Madeira.

Junho de 2012, Membro do júri, na qualidade de arguente, das provas públicas de Catarina Faria, Relatório de Estágio, Mestrado em Psicologia da Educação, Universidade da Madeira.

Junho de 2012, Membro do júri, na qualidade de arguente, das provas públicas de Raquel Santos, Relatório de Estágio, Mestrado em Psicologia da Educação, Universidade da Madeira.

Junho de 2012, Membro do júri, na qualidade de arguente, das provas públicas de Tatiana Silva, Relatório de Estágio, Mestrado em Psicologia da Educação, Universidade da Madeira.

Junho de 2012, Membro do júri, na qualidade de arguente, das provas públicas de Dina Silva, Relatório de Estágio, Mestrado em Psicologia da Educação, Universidade da Madeira.

(20)

4. Formação complementar

9 e 10 de Outubro, 2012: Fórum Gulbenkian de Saúde Brain.org, Serviço de Saúde e Desenvolvimento Humano, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.

10 de Setembro, 2012: Workshop Case studies in career construction, dinamizado por Mark Savickas (Northeastern Ohio Medical University/ Life Design Project), Faculdade de Psicologia, Lisboa.

18-21 de Abril, 2012: 1º Congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Lisboa.

8 de Outubro, 2011: Seminário de intervenção psicológica com crianças e adolescentes:

Intervenções empiricamente validadas para a população portuguesa, Faculdade de Psicologia, Lisboa.

Abril a Julho, 2008: Curso de Formação de Docentes em regime online, Universidade Aberta.

25 a 27 de Outubro, 2007: “Curso intensivo sobre qualificação jurídica e perícia psiquiátrica nas causas matrimoniais por incapacidade”, destinado a psiquiatras e psicólogos, promovido pela Unidad de Diagnóstico y Terapía Familiar, da Clínica Universitária e pelo ‘Instituto de Ciencias para la Familia, da Universidade de Navarra.

3 e 4 de Maio, 2007: Formação “O paradigma da actuação baseada na evidência e os princípios, métodos e técnicas de intervenção em problemas de comportamento na escola”, dinamizada pelo Prof. Doutor Carlos Fernandes, Funchal, Portugal

8 a 11 de Janeiro, 2007: Formação aos membros das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens em Risco.

Abril, 2005: Certificado de Competências Profissionais (Formador).

(21)

5. Outras actividades relevantes

5.1. Actividades profissionais

Desde Setembro de 2005: Psicólogo na Secretaria Regional de Educação e dos Recursos Humanos da Madeira, sendo responsável pelo Serviço de Psicologia e Orientação da EB2,3 Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade, cujas principais atribuições envolvem o acompanhamento de casos individuais e de grupos, dinamização de programas de orientação vocacional, concepção e implementação de programas de intervenção e de sensibilização (e.g., apoio a transições escolares, promoção competências sociais, desenvolvimento de métodos de estudo, entre outros), apoio à tomada de decisão de órgãos colegiais.

Dezembro de 2008 a Fevereiro de 2009: Formador no módulo “Comunicação e Liderança do Projecto”, do Curso de Técnico de Organização de Eventos (nível III, tipo 5) (30h), da Direcção de Qualificação Profissional da Madeira.

Outubro de 2006 a Junho de 2007: Membro cooptado, por valência técnica, da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco do concelho da Ribeira Brava.

Abril de 2005 a Dezembro de 2007: Formador (218h) nos módulos de Psicologia da Aprendizagem e Métodos e Técnicas Pedagógicas em cursos de formação pedagógica inicial de formadores no sector privado (Lusitanaforma – Formação e Consultoria, Lda.).

5.2. Exercício de outras funções

Desde Outubro de 2012: Vogal da Direcção da Delegação Regional da Madeira da Ordem dos Psicólogos.

Desde Fevereiro de 2012: Colaborador da Associação de Solidariedade Social Envelhecer com Prazer, coordenando a participação no projecto “Active Senior Citizens for Europe”, integrado num consórcio europeu de associações, gerido pela AGE Network e patrocinado pela União Europeia.

2004-2011: Associado da APOP – Associação Pró-Ordem dos Psicólogos.

(22)

2002-2004: Representante dos estudantes e vogal, Assembleia de Representantes e Conselho Directivo da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.

Lisboa, 1 de Junho de 2014.

Referências

Documentos relacionados

Respondendo às exigências da Sociedade Digital, os licenciados em Educação da Universidade Aberta (LE-UAb) possuem competências profissionais para intervir em

5.- ¿Cómo se clasifican los sistemas termodinámicosá... ÿÿ.- Escribe el teorema

A teoria das filas de espera agrega o c,onjunto de modelos nntc;máti- cos estocásticos construídos para o estudo dos fenómenos de espera que surgem correntemente na

Os reconhecimentos a que se refere esta Portaria são válidos exclusivamente para os cursos ministrados nos endereços citados na planilha anexa.. 2º Esta Portaria entra em vigor na

Na oportunidade, participei como palestrante convidado, onde explanei sobre Estratégias Adotadas e Aplicação das Ferramentas de Gestão, abordando o plano estratégico do

13) Para tal fim cada Parte deverá comunicar a outra por escrito da existência e o objeto da controvérsia, para a resolução da mesma. 14) Caso isto não aconteça em até 60

Registo de Execução de Recolha de Resíduos Para aceder à página do Registo de Execução de Recolha de Resíduos, seleccionar o processo desejado e, no menu Meios

As queimadas são um dos mais importantes tipos de conversão da cobertura vegetal, e são utilizadas com diferentes objetivos, desde práticas de renovação de pastagens até para o