• Nenhum resultado encontrado

Epistemologia da Ciência da Informação: um estudo através das comunicações do GT1 do ENANCIB 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Epistemologia da Ciência da Informação: um estudo através das comunicações do GT1 do ENANCIB 1"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Epistemologia da Ciência da Informação: um estudo através das comunicações do GT1 do ENANCIB

1

Lucilene Nunes (UNESP) Eduardo Ismael Murguia (UNESP)

Resumo: A Ciência da Informação (CI); é um campo cientifico que se encontra ainda em construção conceitual, assim, o que propomos é uma reflexão epistemológica acerca do desenvolvimento das pesquisas e avanço sobre o pensamento científico da área. Utilizaremos como instrumento os anais do ENANCIB (Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação) especificamente às comunicações do GT1 - “Estudos Históricos e Episte- mológicos da Informação”. Os principais objetivos são identificar as preocupações epistemológicas dos pesqui- sadores através de suas pesquisas; entender o GT1 como um espaço que representa e propicia os avanços sobre o pensamento da área e entender e contextualizar o desenvolvimento da CI nas últimas duas décadas. Para tanto, buscaremos na literatura base conceitual sobre a CI, características, mudanças e aspectos históricos, sobre o Enancib, a profissionalização dos bibliotecários e o aparecimento da Pós Graduação, levantando as principais mudanças ocorridas, selecionaremos os artigos que tratem especificamente da CI e realizaremos análises críticas e comparativas contextualizando os trabalhos apresentados com o desenvolvimento da CI nas últimas duas déca- das.

Palavras-chave: Ciência da Informação. Epistemologia. ENANCIB. Pós-graduação.

Abstract: The Science of Information (CI) is a scientific field that is still under conceptual construction thus what we are proposing is an epistemological reflection on the development and advancement of research on the scien- tific thought of the area. Use as a tool of the proceedings ENANCIB (National Meeting of Research in Informa- tion Science) specifically for the communications GT1 - "Historical Studies and epistemological Information."

The main objectives are to identify the epistemological concerns of the researchers through their research, under- stand the GT1 as an area that represents and provides progress on the thought of the area and understand and contextualize the development of CI in the last two decades. To do so, find in the literature on the conceptual basis CI, features, changes and historical aspects, on the ENANCIB, the professionalization of librarians and the appearance of the Graduate, lifting the major changes, select the articles that deal specifically with CI and we analysed criticism and comparative contextualizing the work submitted with the development of CI in the last two decades.

Keywords: Information Science. Epistemology. ENANCIB. Postgraduate.

(2)

INTRODUÇÃO

Essa pesquisa está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), a temática envolvida insere-se na linha de Organização da Informação no tema Epistemologia da Ciência da Informação.

Quando falamos em pesquisa epistemológica nos referimos a um campo da filosofia denominado epistemologia ou filosofia da ciência como também é conhecida, se trata da ver- tente do conhecimento filosófico, que está voltada para ciência, é um ramo da filosofia que visa fazer um estudo crítico dos principais conceitos e leis de uma ciência, tendo por finalida- de fundamentar na teoria o que é realizado na prática e refletir sobre a natureza e os limites do conhecimento científico.

Assim, utilizaremos como instrumento os anais do mais importante fórum brasileiro de debates acerca da Ciência da Informação (CI) em nível de pós-graduação, o ENANCIB (Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação), que é promovido pela ANCIB (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação) e é realizado desde 1994 estando agora em sua 8ª edição. As pesquisas apresentadas no ENANCIB são divididas em 7 grupos de trabalhos (GT), e o primeiro deles (GT1) tem como tema os “Estu- dos Históricos e Epistemológicos da Informação” e serão as pesquisas apresentadas nesse GT que tomaremos por instrumento base para análise em nossa investigação.

Através da análise desses resumos pretendemos discutir sobre as questões epistemo- lógicas da CI e traçar uma linha evolutiva no pensamento cientifico da área contribuindo para que a CI possa escrever a história de seu desenvolvimento teórico.

PRINCIPAIS OBJETIVOS

• Realizar um mapeamento dos trabalhos apresentados levantando os principais temas de pes- quisas discutidos em cada edição do ENANCIB.

• Identificar as preocupações epistemológicas dos pesquisadores da área através de seus traba- lhos.

• Entender o GT1 do ENANCIB como um espaço que representa e propicia os avanços sobre o pensamento científico da área

• Entender e contextualizar o desenvolvimento da CI nas últimas duas décadas através dos trabalhos apresentados nos ENANCIBs sobre a epistemologia da área.

MÉTODO

De maneira geral, o método da pesquisa consiste na análise de conteúdo dos resumos de pesquisas apresentados no GT1 (GT8 até o ano de 2003) do ENANCIB nas últimas 5 edi- ções realizadas, e através deles refletir sobre o desenvolvimento das pesquisas e avanço sobre o pensamento científico da área.

Dessa maneira, buscamos na literatura base teórico/conceitual sobre a CI que nos dessem condições para refletir sobre os aspectos epistemológicos da área. A coleta de dados foi realizada através dos anais publicados nas ultimas cinco edições do ENANCIB.

(3)

Para essa apresentação analisamos os resumos apresentados no GT1 desde a V edi- ção do ENANCIB em 2003 até o VIII encontro em 20072. Dessa maneira fizemos um pré- mapeamento desses trabalhos classificando os assuntos abordados nas pesquisas e ao chegar as principais preocupações e temas abordados em cada encontro, verificamos a incidência desses temas ao longo das edições.

UNIVERSO DA PESQUISA - A ANCIB e o ENANCIB

De acordo com o site oficial da ANCIB (Associação Nacional de Pesquisa e Pós- Graduação em Ciência da Informação) disponível no endereço eletrônico <

http://www.ancib.org.br/> a ANCIB trata-se de uma sociedade civil, sem fins lucrativos, fun- dada em junho de 1989 através de alguns Cursos e Programas de Pós-Graduação da área.

A finalidade da ANCIB é acompanhar e estimular as atividades de ensino de pós- graduação e de pesquisa em CI no Brasil. Suas atividades são estruturadas através dos Pro- gramas de Pós-Graduação stricto sensu e através da realização do ENANCIB - Encontro Na- cional de Pesquisa em Ciência da Informação – trata-se de um fórum de debates e reflexões que reúne pesquisadores interessados em temas especializados da CI. Esse encontro visa a- gregar pesquisadores e programas de pós-graduação brasileiros e promover um foro privilegi- ado para o debate da pesquisa conduzida pela CI.

Até hoje foram realizados 8 encontros do ENANCIB que ocorreram nos seguintes anos e cidades:

I ENANCIB – 1994, Belo Horizonte.

II ENANCIB – 1995, Valinhos.

III ENANCIB –1997, Rio de Janeiro.

IV ENANCIB – 2000, Brasília.

V ENANCIB – 2003, Belo Horizonte.

VI ENANCIB – 2005, Florianópolis.

VII ENANCIB - 2006, Marília.

VIII ENANCIB – 2007, Salvador.

A organização de apresentação de trabalhos é distribuída em grupos de trabalho (GT) sendo cada um responsável por um tema de pesquisa, atualmente os grupos são os se- guintes:

GT1 – Estudos Históricos e Epistemológicos da Informação.

GT2 – Organização do Conhecimento e Representação da Informação.

GT3 – Mediação, Circulação e Uso da Informação.

GT4 – Gestão de Unidade de Informação.

GT 5 – Política, Ética e Economia da Informação.

GT6 – Informação e Trabalho.

GT7 – Informação pra Diagnóstico, Mapeamento e Avaliação.

POPULAÇÃO ESTUDADA - O GT1 do ENANCIB.

(4)

O GT1 foi criado na IV edição do ENANCIB em 2000, foi denominado como “Epis- temologia da Ciência da Informação” e representado pelo GT8, já na VI edição em 2005 ele passa a se chamar “Estudos Históricos e Epistemológicos da Informação” e a ser representado pelo GT1 onde acontece até hoje, dessa maneira fez parte até agora das cinco edições do E- NANCIB.

O GT1 tem como ementa discutir pesquisas que tratem dos paradigmas da CI, cons- tituição do seu campo cientifico e questões epistemológicas subjacentes. Inclui discussões sobre disciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade da área, bem como a cons- trução do conhecimento em CI do ponto de vista histórico. Atualmente a responsável por co- ordenar esse tema é a Prof. Dra. Lena Vania Ribeiro Pinheiro (IBICT).

A apresentação de trabalhos nessa temática tem mantido seu nível de relevância e importância entre seus pesquisadores, além de manter também uma média padrão na quanti- dade de pesquisas apresentadas, sendo respectivamente:

IV ENANCIB (2000) – 13 pesquisas V ENANCIB (2003) – 14 pesquisas.

VI ENANCIB (2005) – 16 pesquisas.

VII ENANCIB (2006) – 14 pesquisas.

VIII ENANCIB (2007) – 20 pesquisas.

Foram, portanto um total de 77 pesquisas apresentadas no grupo temático “Estudos Históricos e Epistemológicos da Informação” no decorrer de cinco edições do ENANCIB e serão os resumos dessas pesquisas que comporão o universo instrumental de nossa investiga- ção.

DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

Como esta pesquisa encontra-se em andamento, realizamos um pré-mapeamento dos trabalhos apresentados nos ENANCIB desde sua V edição em 2003 até o VIII encontro em 2007. Podemos dessa forma, adiantar algumas observações que fizemos ao analisar os anais desses encontros chegando então há algumas características fundamentais e tendências dife- rentes em cada uma das edições.

No V ENANCIB em 2003, nota-se uma preocupação especial com o objeto da área em CI visto que, uma maioria dos trabalhos abordam de alguma maneira a informação. As- sim, três trabalhos destacaram o conceito ou conceituação de informação como discussão principal, ao passo que os três seguintes discutiram respectivamente a comunicação da in- formação, as práticas e condição da informação e o ultimo aborda uma possível teoria da in- formação unificada. Embora houvessem outros trabalhos com outras temáticas a serem deta- lhadas posteriormente, podemos deduzir que os aspectos relacionados à informação como o seu conceito, teoria e comunicação fizeram parte das principais discussões no GT1 do V E- NANCIB uma vez que foram focados na maioria das pesquisas apresentadas.

Em contrapartida o VI ENANCIB já em 2005 evidencia, através de suas pesquisas, que as questões de informação se ampliaram dando margem a questões mais amplas relacio- nadas especificamente ao nascimento, desenvolvimento e bases teóricas da própria CI. Como temas de pesquisas, tivemos o conceito de CI e as representações do campo, a apresentação de uma proposta de base teórica e metodológica para a CI, a busca por uma fundamentação e desenvolvimento de teorias que sustentem ações como a de recuperação em sistemas de in- formação.

Além desses temas, houveram quatro outras pesquisas que fizeram algum tipo de revisão histórica da CI, hora evidenciando suas teorias bases ou as circunstancias históricas e sociais que influenciaram seu nascimento. E por ultimo também ficou evidenciado a preocu-

(5)

pação com os vínculos da CI com outras áreas do conhecimento, através de pesquisas que trataram de suas reações com a Arquivologia e com a Comunicação Social.

O VII ENANCIB de 2006 também demonstrou uma tendência muito clara com re- lação às pesquisas apresentadas e nesta edição o tema que predominou foi à interdisciplinari- dade da CI discutida através de suas relações com outras áreas do conhecimento. Houve, nas comunicações, discussões sobre as relações departamentais da CI com a Arquivística e suas relações com a Comunicação.

Duas outras pesquisas trataram respectivamente, das relações existentes entre o co- nhecimento e a informação e a segunda discutiu como se articulam os conceitos de conheci- mento e documento dentro da Organização do conhecimento. Outras duas comunicações dis- cutiram a linguagem em CI sendo que uma delas falou sobre o Pragmatismo e a outra sobre o uso da metáfora. Por fim houve investigação que dedicou-se exclusivamente a interdisciplina- ridade da CI e suas relações com a Ciência da Computação e a Biblioteconomia.

No ano de 2007 houve o VIII ENANCIB e esse encontro contou com temas mais diversificados de pesquisas, de maneira geral, encontramos nos trabalhos apresentados nessa edição, todos os temas que predominaram nas edições anteriores, entre eles podemos verificar os fundamentos epistemológicos da CI, seu campo científico e estatuto de cientificidade, pre- ocupações conceituais como o conceito de informação, a interdisciplinaridade e as relações da CI com outros campos como a Arquivística e a Epistemologia Genética, de maneira que cada um desses assuntos correspondeu a um dos trabalhos apresentados. Apesar dessa variedade de temas abordados ainda pudemos observar a predominância de discussões em três trabalhos apresentados, que evidenciavam a Pós Graduação em Ciência da Informação como foco, de maneira geral esses trabalhos discutiram as tendências temáticas e os contextos históricos da Pós-graduação brasileira em CI.

A seguir apresentamos um quadro preliminar sistematizando os temas mais aborda- dos e quantas vezes eles foram evidenciados nas comunicações dos últimos quatro ENAN- CIBs.

ASSUNTO VARIAÇÕES ABORDADAS QUANTIDADE

DE TRABA- LHOS

Informação Conceito, comunicação, Teoria, Praticas, condição, objeto de estudo.

9

Análise terminológica da CI 1

Conceitos de pluri., inter. e transdisciplinaridade.

2

Relações da CI com as outras áreas

Ciências Cognitivas, comunicação Soci- al, Biblioteconomia e Documentação, Arquivologia, Arquivistica, Computação, epistemologia genética.

9

Relações entre Informação, Conhecimento e Documento.

3 Ciência da Informação Conceito, representações, base teórica e 11

(6)

Pós-Graduação Paradigmas, tendências temáticas, Con- texto histórico.

3 Quadro 1 – Incidência e temas abordados

Assim, podemos observar que os assuntos com maior incidência nas pesquisas fo- ram os que diziam respeito a CI, a própria informação e as relações interdisciplinares da CI com as demais áreas do conhecimento, observando, as várias formas de abordagem desses temas.

Dessa maneira, o que buscamos foi fazer um estudo preliminar dos principais assun- tos abordados nos trabalhos apresentados no GT1 do ENANCIB, com o objetivo de fazer um pré-mapeamento dessas pesquisas levantando as principais características de cada encontro e os principais focos das pesquisas apresentadas. Lembrando que, por hora, apenas os temas mais citados nas comunicações foram sistematizados, no entanto os demais assuntos também são de alta relevância para as pesquisas em CI e serão detalhados em apresentações futuras.

Esta pesquisa está em andamento no Programa de Pós-graduação em Ciência da In- formação da Universidade Estadual Paulista – Unesp – Campus de Marília e pretende apro- fundar seus estudos nos assuntos relativos a epistemologia da CI, bem como detalhar melhor o mapeamento dos trabalhos apresentados no GT1 dos últimos cinco encontros do ENAN- CIB uma vez que esse é o objetivo maior dessa pesquisa.

REFERÊNCIAS:

Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB), dis- ponível em: < http://www.ancib.org.br/> Acesso em 20 de maio de 2008.

IV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB), 2000, Brasília.

Anais... Brasília: Universidade de Brasília, 2000.

V Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB), 2003, Belo Hori- zonte. Anais... Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2003.

VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB), 2005, Florianópo- lis. Anais... Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2005.

VII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB), 2006, Marília.

Anais... Marília: Universidade Estadual de São Paulo, 2005.

VII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB), 2007, Salvador.

Anais... Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2007.

Referências

Documentos relacionados

virtual std::string Marca() const; virtual std::string Modelo() const; virtual int AnoFabrico() const; virtual int Kilometros() const; virtual std::string

Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e a Instituição responsável pela operacionalização do Processo Seletivo, não se responsabilizam pelo não preenchimento do

Em um contexto geral concluímos que os professores de Educação Física averiguados não possuem o conhecimento aprofundado a cerca das drogas, logo, não estão preparados

Thus, the aim of this study was to investigate the effect of a water-soluble polymer cyclodextrin inclusion nanocomplex (hydroxypropyl-β-cyclodextrin) formed with 1% TiF 4

O arrematante adquire o bem(ns) no estado de conservação em que o mesmo se encontra e declara que tem pleno conhecimento de suas condições e instalações, nada tendo

Na América Latina, o estabelecimento dessas comissões tem como objetivo viabilizar a reconstrução histórica, a busca pela verdade dos acontecimentos e, dessa maneira, conceder o

Correlaciona habilidades cognitivas que compõem as Inteligências Múltiplas com habilidades informacionais do modelo de Competência em Informação, de modo a contribuir para

Retórica e Filologia colocam em foco a linguagem, onde discurso e documento imperam como categorias fundacionais. Cada campo, a seu modo, concebe uma reflexão e um