• Nenhum resultado encontrado

Chat Educação Ambiental 25 de abril de 2011 Tema: Carta da Terra

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Chat Educação Ambiental 25 de abril de 2011 Tema: Carta da Terra"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Chat Educação Ambiental – 25 de abril de 2011 Tema: Carta da Terra

Tutor(a)MARIANA MOREIRA Entrou na Sala. RITA DE CÁSSIA CARDOSO Entrou na Sala. RITA DE CÁSSIA CARDOSO: Boa Tarde!

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Boa tarde, Rita. Como vai? RITA DE CÁSSIA CARDOSO: Estou bem.

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Você estpa iniciando a Pós em Gestão Ambiental, não é mesmo? Tutor(a)MARIANA MOREIRA: *está

RITA DE CÁSSIA CARDOSO: Isso mesmo

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Como estamos? Alguma dúvida... RITA DE CÁSSIA CARDOSO: Ainda estou no módulo 1. rsrsrs RITA DE CÁSSIA CARDOSO: Estou gostando bastante da matéria

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: ok. ótimo! Conte conosco sempre que for preciso!

RITA DE CÁSSIA CARDOSO: As avaliações podem ser entregues em qualquer formato (pdf, word..)?

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Sim, podem. RITA DE CÁSSIA CARDOSO: Ok!

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Bem. Eu sou Mariana Moreira, mentora do curso, ok? Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Provavelmente você já deve ter conhecido o Professor Leonardo, tutor.

RITA DE CÁSSIA CARDOSO: Engraçado, eu iria fazer esta pergunta agora mesmo Tutor(a)MARIANA MOREIRA: ha, ha... faça mais perguntas...

RITA DE CÁSSIA CARDOSO: Já conheci o tutor Leonardo JANAINA ANDREA CARNEIRO DE ANDRADE Entrou na Sala. Tutor(a)MARIANA MOREIRA: ótimo!

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Olá Janaina, seja bem-vinda! JANAINA ANDREA CARNEIRO DE ANDRADE: Boa tarde! RITA DE CÁSSIA CARDOSO: Boa tarde Janaina!

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Bem, se não temos mais dúvidas "gerais" vamos ao tema do chat de hoje?

JANAINA ANDREA CARNEIRO DE ANDRADE: Olá Mariana!Olá Rita! Gostaria de saber qual é o tema da nossa conversa hoje.

RITA DE CÁSSIA CARDOSO: Vamos sim!

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Hoje a proposta é conversarmos sobre a Carta da Terra. Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Vocês já ouviram falar a respeito? Leram o material sugerido? RITA DE CÁSSIA CARDOSO: Já!

JANAINA ANDREA CARNEIRO DE ANDRADE: Na semana passada eu tentei postar uma atividade sobre esse tema .Não sei se acertei a proposta.

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Sim, sim...

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Tenho uma proposta para encaminharmos nossa "conversa"... Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Proponho destacar alguns pontos da CT (Carta da Terra) e

(2)

abrirmos uma discussão. Pode ser assim para vocês??? RITA DE CÁSSIA CARDOSO: Pode!

JANAINA ANDREA CARNEIRO DE ANDRADE: ok.

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Bem, adoro história! Então vamos começar olhando um pouco de onde começa essa história toda...

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: A Carta da Terra (CT) é fruto de uma longa história que começa antes mesmo da Rio 92.

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Ela surgiu a partir da recomendação da Comissão Brundtland (ONU), buscando reunir princípios universais de proteção ao meio ambiente e

desenvolvimento sustentável.

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: É importante notarmos que a questão ambiental pouco ou quase nada se fazia presente nas diretrizes da ONU até os anos 60, 70...

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Na Rio 92, muito se discutiu, mas não houve consenso para que se fechasse uma versão final da carta.

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Na Rio+5, em 1997, uma primeira versão é apresentada para discussão. A partir de então, quase 40 países passam a adotar a CT como uma ferramenta de educação.

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: E em 2000, é lançada a versão final fruto de um longo processo de construção coletiva que reuniu mais de 40 países...

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Tudo bem? Posso continuar? QUestões?

JANAINA ANDREA CARNEIRO DE ANDRADE: Hoje ,me lembro com muita vergonha da Rio 92 ,eu já fazia faculdade e no entanto era tão mal informada que achei tudo aquilo uma grande besteira.

RITA DE CÁSSIA CARDOSO: ok!

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Não importa Janaina... Que bom que hoje você está podendo re-conhecer e re-ver a Rio 92 com outros olhos...

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Eterá oportunidade de participar (também com outros olhos) da Rio+20 que acontecerá no ano que vem.

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: * E terá

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Bem... hoje, mais de 4600 organizações já aderiram à CT, incluindo aUNESCO, a União Internacional para a Conservação da Natureza

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Importante notar que a CT é fruto de um longo processo de construção coletiva, reunindo a intenção e propostas de milhares de pessoas no mundo todo sobre Desenvolvimento Sustentável...

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: A CT nos ajuda a compreender este momento que estamos vivendo e os desafios que temos que enfrentar, apontando um conjunto de princípios que incluem o Respeito e o Cuidado com a Comunidade e a Vida; a Integridade Ecológica; a Justiça Social e Econômica; e finalmente a Democracia, a Não-violência e a Paz

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: O que vocês pensam a respeito?

JANAINA ANDREA CARNEIRO DE ANDRADE: Li todo o texto da Carta da Terra,fiquei fascinada com as propostas ,mas infelizmente ainda que tudo é muito teórico .

RITA DE CÁSSIA CARDOSO: Infelizmente no mundo de hoje o capitalismo tem falado mais alto e muitos valores são deixados de lado.

RITA DE CÁSSIA CARDOSO: São pouca pessoa conscientes

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Sim, mas há iniciativas interessantes sendo gestadas aqui mesmo no Brasil...

(3)

RITA DE CÁSSIA CARDOSO: São poucas pessoas conscientes

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Experiências de negociação e diálogo entre o Estado, a iniciativa privada e organizações da sociedade civil organizada.

RITA DE CÁSSIA CARDOSO: a respeito dos problemas sociais, econômicos e ambientais Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Sim, Rita, mas se tudo estivesse "resolvido" e todos "conscientes", talvez a educação ambiental não se colocasse como se coloca hoje... RITA DE CÁSSIA CARDOSO: A Carta da Terra ajuda muito na conscientização das pessoas JANAINA ANDREA CARNEIRO DE ANDRADE: Acho que uma palavra que poderia resumir toda a Carta da Terra ,seria a palavra RESPEITO.Se o homem respeitasse o seu próximo(sendo ele outro animal ou até mesmo um vegetal) ,ou melhor se o homem rerspeitasse a si próprio haveria menos destruição.

RITA DE CÁSSIA CARDOSO: Com certeza!

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Enfim, o que quero dizer é que é justamente porque ainda há muito a fazer que temos que continuar estudando e criando novas formas de viver e conviver. Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Sim, Janaina. Ao lado do respeito, gosto muito da palavra CUIDADO!!!

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Respeitar e cuidar...

JANAINA ANDREA CARNEIRO DE ANDRADE: Concordo com sua fala:novas formas de viver e conviver.

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Sim. Essa idéia é da UNESCO, dos 4 pilares da educação... RITA DE CÁSSIA CARDOSO: Cada um fazendo a sua parte, já é um bom começo.

JANAINA ANDREA CARNEIRO DE ANDRADE: Afinal ,quem ama cuida.Cuida de si,do próximo,do planeta...

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: É, Rita, mas a Carta da Terra possibilita tanto ações locais e circunscritas a ações pontuais como aponta a necessidade de ampliar o diálogo e a esfera de atuação, comprometendo toda a sociedade

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Sim, Janaina. Outro dia, assisti um vídeo no Youtube de uma aluna de gestão ambiental...

JANAINA ANDREA CARNEIRO DE ANDRADE: O problema Rita é que poucos fazem a sua parte.Estamos sempre culpando alguém e transferindo nossa responsabilidade.

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: essa sua fala me lembrou a música "quando a gente gosta é claro que a gente cuida"... e ela fez um vídeo bem bacana com essa música. Se quiserem, procurem depois.

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Exatamente, Janaina!

RITA DE CÁSSIA CARDOSO: É verdade Janaína. A gente sempre tira a nossa culpa. Tutor(a)MARIANA MOREIRA: E não exerce o poder que temos de participar, fiscalizar, acompanhar o que está sendo feito...

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Por exemplo, quem de nós se lembra dos candidatos em quem votamos nas últimas eleições? E mais; temos acompanhado o que têm feito? Como têm se posicionado?

JANAINA ANDREA CARNEIRO DE ANDRADE: Em um dos trechos da Carta ,faz-se uma menção sobre a geração de resíduos .Quanta coisa inútil ,ás vezes eu consumo no meu dia-a -dia e por mais que tenha o cuidado de descartar o resíduo em local adequado ,aquela embalagem vazia continuará existindo e sabe Deus onde ela pode parar.

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Sim, Janaina. Vocês já pararam para pensar no motivo de enfatizarmos mais o "R" da reciclagem e nos "esquecermos" dos outros "Rs"

(4)

JANAINA ANDREA CARNEIRO DE ANDRADE: Ando tão descrente em relação a política ,que só acompanho(por obrigação) durante a eleição.Acho que os políticos deveriam assinar um documento de compromisso das campanhas.

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: ???

JANAINA ANDREA CARNEIRO DE ANDRADE: Nunca me atentei para esse fato. Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Sim, Janaina, mas o papel de fiscalização é nosso! Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Os outros Rs falam sobre reduzir e reutilizar...

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Em minha opinião, a reciclagem é muito importante e um mecanismo que precisa ser difundido e adotado como política pública...

RITA DE CÁSSIA CARDOSO: e repensar nossos hábitos de consumo é uma tarefa bem difícil Tutor(a)MARIANA MOREIRA: mas não é o bastante!!!

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Exato, Rita!!! Precisamos reduzir o consumo!!! Repensar em nossos padrões de consumo, repensar em nossos modos de vida... E a quem interessa isso? Diminuir o consumo???

ALESSANDRA FERREIRA ARÊDES Entrou na Sala. ALESSANDRA FERREIRA ARÊDES saiu da sala.

JANAINA ANDREA CARNEIRO DE ANDRADE: As empresas não vão gostar nada disso. Tutor(a)MARIANA MOREIRA: vejam o vídeo a história das coisas...

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Já viram?

ALESSANDRA FERREIRA ARÊDES: Mariana em relação ao modulo 1 se esse trabalho devo mandar pra vc, ou pra faculdade? e qual a data?

RITA DE CÁSSIA CARDOSO: Não

ALESSANDRA FERREIRA ARÊDES Entrou na Sala.

JANAINA ANDREA CARNEIRO DE ANDRADE: Já me falaram sobre esse vídeo .Parece ser bem interessante.

JANAINA ANDREA CARNEIRO DE ANDRADE: Onde posso achá-lo? ALESSANDRA FERREIRA ARÊDES saiu da sala.

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Mostra muito bem como não paramos para pensar nesse ciclo de input e output, no processo de produção e descarte de tudo... em como não interessa que tenhamos uma visão ampla sobre a nossa própria vida

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: O vídeo está no youtube RITA DE CÁSSIA CARDOSO: Vou assistir!

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Se não encontrarem, me passem um mail que eu mando o link certinho

Mensagem De ALESSANDRA FERREIRA ARÊDES: em relação ao modulo 1 devo encaminhar a vc ou a faculdade? E qual a data?

RITA DE CÁSSIA CARDOSO: Ok!

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Olá Alessandra: você poderá encaminhar suas AVs por email para mim e/ou para o professor Leonardo.

ALESSANDRA FERREIRA ARÊDES Entrou na Sala. ALESSANDRA FERREIRA ARÊDES: Oiii

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Não há prazo preestabelecido... esperamos que vocês tentem estudar um módulo por m~es, mas isso depende do ritmo de cada aluno

(5)

JANAINA ANDREA CARNEIRO DE ANDRADE: Se toda vez que fôssemos consurmier algo pensássemos no ciclo de vida do produto ,desde a captação da matéria-prima ,até o seu descarte final,acho que o nosso consumo diminuiria bastante.

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Sim, Janaina, exatamente!

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Mas pense, por exemplo, em como as crianças são educadas hoje em dia...

RITA DE CÁSSIA CARDOSO: O consumo de carne vermelha.traz um grande prejuízo para a natureza.

RITA DE CÁSSIA CARDOSO: Não acham?

ALESSANDRA FERREIRA ARÊDES: Mariana em relação ao relatorio como devo fazer : pesquisa de campo, aspectos positivos e negativos ou as caracteristicas locais?

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: como são "bombardeadas" desde cedo por apelos de toda ordem... consuma, consuma, consuma... o brinde do ovo de Páscoa, a lembrancinha da festinha, o bonequinho do fast food...

JANAINA ANDREA CARNEIRO DE ANDRADE: Embora estejam mais conscientes sobre a questão ambiental ,o consumo é muito alto

JANAINA ANDREA CARNEIRO DE ANDRADE: Cada ano tem uma nova coleção de sandálias ,Barbies....

ALESSANDRA FERREIRA ARÊDES: Mariana em relação ao relatorio como devo fazer : pesquisa de campo, aspectos positivos e negativos ou as caracteristicas locais?

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Alessandra: neste chat estamos conversando sobre a Carta da Terra. Por favor, me passe suas dúvidas por email mariana@avm.edu.br ou aguarde

finalizarmos o tema para esclarecemos suas dúvidas, por gentileza, ok? Terei o maior prazer em orientá-la...

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Sim, Janaina, e não só as crianças, mas nós adultos também entramos nessa "roda viva", não é mesmo?

JANAINA ANDREA CARNEIRO DE ANDRADE: Já perceberam no desperdício de material escolar .Tenho uma filha em casa e estamos sempre discutindo sobre as folhas de caderno que sempre são arrancadas(por nada).

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: sim... e os lápis???

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Mas esse trabalho de educação ambiental deveria passar "por dentro" do trabalho pedagógico de cada professor, de cada escola.

JANAINA ANDREA CARNEIRO DE ANDRADE: Tem duração de no máximo ,um dia de aula.Mas as escolas não fazem nenhum tipo de orientação sobre o tema.

RITA DE CÁSSIA CARDOSO: O consumismo e desperdício realmente já estão "impregnados" em nossa mente.

ALESSANDRA FERREIRA ARÊDES: em relação a carta da terra percebi que nos seres humanos estamos bem distantes da realidade de como podemos lidar com tais situaçôes em relação ao consumismo

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Sim. O mundo capitalista está organizado dessa forma. Resta-nos encontrar as brechas onde é possível quebrar e negociar com essa lógica...

JANAINA ANDREA CARNEIRO DE ANDRADE: É a cultura do "TER". Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Exato...

RITA DE CÁSSIA CARDOSO: A revolução tecnológica tem contribuído muito para isso.

ALESSANDRA FERREIRA ARÊDES: em relação a carta da terra percebi que nos seres humanos estamos bem distantes da realidade de como podemos lidar com tais situaçôes em relação ao

(6)

consumismo

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Bem, vale lembrar que a Carta da Terra aponta diretrizes gerais...

JANAINA ANDREA CARNEIRO DE ANDRADE: Que devem ser seguidas.

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Sim, Alessandra. O que temos conversado é que há iniciativas interessantes que vem apontando caminhos possíveis de ampliação dessa consciência. ALESSANDRA FERREIRA ARÊDES: alguem aqui é do polo de muriaé?

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Sim, Janaina, mas os caminhos são diversos... RITA DE CÁSSIA CARDOSO: Não Alessandra. Sou do Rio

JANAINA ANDREA CARNEIRO DE ANDRADE: Preciso voltar para a sala de aula.Como sempre foi um prazer imenso conversar com vocês.Boa semana!Fiquem com Deus!!!!!!!!!

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Vocês que estão no Rio: vale à pena visitar a exposição que está na Casa da Ciência... há um painel sobre o lixo tecnológico bem bacana, Rita.

RITA DE CÁSSIA CARDOSO: Boa semana Janaína! Fique com Deus tb. JANAINA ANDREA CARNEIRO DE ANDRADE saiu da sala.

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Bem, podemos ficar por aqui... claro, sem esgotar o assunto, mas esperando ter sido proveitosa essa torca...

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: *troca

RITA DE CÁSSIA CARDOSO: OK Mariana! Obrigada pela dica

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Vamos lá Alessandra... em que posso te ajudar?

ALESSANDRA FERREIRA ARÊDES: Quano se trata dos principios, relacionado a carta.Qual sua opinião no item promover a justiça economica e social pois sabemos que isso é uma balanca de dois pesos

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Como assim? ALESSANDRA FERREIRA ARÊDES: balança**

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Por que uma balança de 2 pesos? ALESSANDRA FERREIRA ARÊDES: a economia e a sociedade

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Pois é, mas essas coisas, como sabemos, não estão separadas em dois "pratos da balança" como coisas estanques...

RITA DE CÁSSIA CARDOSO: Boa Noite! Preciso ir.

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Acho interessante o destaque para a erradicação da pobreza... Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Boa noite!

RITA DE CÁSSIA CARDOSO: Até o próximo chat! Tutor(a)MARIANA MOREIRA: Até

ALESSANDRA FERREIRA ARÊDES: Mariana e Rita Boa Noite RITA DE CÁSSIA CARDOSO saiu da sala.

ALESSANDRA FERREIRA ARÊDES: Conversaremos no proximo chat ALESSANDRA FERREIRA ARÊDES: tenho que dar aula

ALESSANDRA FERREIRA ARÊDES: .... ALESSANDRA FERREIRA ARÊDES: xau

Tutor(a)MARIANA MOREIRA: ok, aguardo seu contato. Estou à disposição para os esclarecimentos necessários, ok?

(7)

Referências

Documentos relacionados

Um algoritmo genético multiobjetivo SPEA2 (do inglês, Strength Pareto Evolutionary Algorithm) foi implementado com o objetivo de realizar varredu- ras e gerar

O presente Termo de Referência tem por objetivo a contratação de Consultora/Consultor para diagramar e elaborar a arte final da publicação Mais Mulheres no

Neste sentido, em produ- tos gresificados, deve-se objetivar a obtenção da densidade aparente mais elevada possível durante a conformação e es- tabelecer um controle rigoroso

A partir das extens˜oes, o protocolo de comunicac¸˜ao da RAdNet-VE (ou RAdNet-VE Protocol, RVEP) ´e capaz de encaminhar mensagens de acordo com as seguintes informac¸˜oes presentes

que passam por eles e retransmiti-las quando algum nó declarar interesse nelas. 2) Para que tipos de serviços/situações a arquitetura CCN é mais eficiente do que os modelos

As alegações a proferir pelos mesmos devem ser feitas em formulário próprio, aprovado por Despacho n.º 11 321/2009, de 8 de Maio, publicado no Diário da República,

As hipóteses de trabalho são: (1) Uma bacia hidrográfica legalmente protegida com predomínio de vegetação natural (>80%) apresenta qualidade de água dentro dos

O trabalho de Educação Ambiental buscou aten- der as especificidades de cada conjunto residencial, sendo constituído por reuniões com os moradores para informar sobre