• Nenhum resultado encontrado

Mestrado e Doutoramento em Economia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mestrado e Doutoramento em Economia"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Mestrado e Doutoramento

em Economia

FACULDADE DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO

António Brandão, director do Programa de Doutoramento em Economia Manuel M. F. Martins, director do Programa de Mestrado em Economia Óscar Afonso, vogal

Paula Sarmento, vogal OBJECTIVOS

A Faculdade de Economia da Universidade do Porto oferece, desde 1983, o Programa de Mestrado em Economia e, desde 1998, o Programa de Doutoramento em Economia. Estes cursos têm como objectivos proporcionar uma formação avançada em Teoria Económica e Métodos Quantitativos, permitindo um aprofundamento de conhecimentos em várias espe-cialidades da Economia e desenvolvendo competências para a análise económica e a inves-tigação científica.

CANDIDATOS

O Programa de Mestrado destina-se a estudantes Licenciados (ou formação equivalente em países estrangeiros) com capacidade e vontade de adquirir conhecimentos intermédios e avançados de Economia e aplicar esses conhecimentos, com o auxílio de ferramentas quan-titativas, à análise económica.

O Programa de Doutoramento dirige-se a estudantes Licenciados ou Mestres (ou formação equivalente em países estrangeiros) com elevada capacidade e vontade de adquirir conheci-mentos avançados de Economia e com motivação para aplicar esses conheciconheci-mentos, com o auxílio de ferramentas quantitativas, à investigação científica em Economia.

(2)

ORGANIZAÇÃO

Os primeiros dois semestres do Doutoramento e do Mestrado funcionam em forte interliga-ção, quer no que respeita à leccionação e às disciplinas oferecidas, quer quanto à possibilida-de possibilida-de transição possibilida-de um Programa para o outro.

Antes de iniciado o plano de estudos curriculares, é obrigatória a frequência com aprovei-tamento da disciplina Matemática e Estatística para todos os alunos de Mestrado e

Douto-ramento, com excepção dos casos em que, baseada no percurso escolar anterior do aluno

e nas recomendações dos docentes da disciplina, a Direcção dos Programas determinar a dispensa. Esta disciplina não curricular de Matemática e Estatística destina-se a leccionar, de forma analítica e através do uso de aplicações informáticas, ferramentas consideradas funda-mentais para as disciplinas nucleares do Mestrado e Doutoramento. Tem escolaridade de 15 horas, a distribuir entre a semana anterior e a primeira semana do 1° semestre curricular. O curso de Mestrado tem duração prevista de três semestres. Durante os dois primeiros se-mestres os alunos frequentam a parte escolar. O terceiro semestre destina-se à preparação da tese.

O plano de estudos da parte escolar é composto por sete disciplinas: três disciplinas comuns, leccionadas no 1° semestre, às quais se seguem, no 2° semestre, duas disciplinas comuns mais avançadas e duas disciplinas de especialização. Os alunos interessados em áreas de especialização de cariz microeconómico (macroeconómico) escolhem as disciplinas comuns de Microeconomia II e Microeconometria (Macroeconomia II e Macroeconometria).

O grau de Mestre em Economia pela Universidade do Porto é conferido mediante aprovação nas provas de defesa da tese, após a conclusão com aproveitamento satisfatório da parte escolar. Aos estudantes que terminem com aproveitamento a parte escolar e não apresentem a tese de mestrado será conferido um diploma de estudos de pós-graduação na área de es-pecialização frequentada.

O Programa de Doutoramento consiste numa parte escolar, com duração de quatro semes-tres, na elaboração, primeiro de um projecto de tese e, depois, da tese de doutoramento. A duração prevista do curso é de quatro anos.

O plano de estudos da parte escolar do Doutoramento compreende treze disciplinas, quatro das quais de especialização conducente à elaboração do projecto de tese e da tese.

Após a conclusão da parte escolar, é elaborado um projecto de tese, a ser defendido perante um júri. A aprovação do projecto de tese e a conclusão da parte escolar com classificação sa-tisfatória são condições de acesso à elaboração da tese de doutoramento. O grau de Doutor em Economia pela Universidade do Porto é conferido mediante aprovação em provas públi-cas de defesa da tese.

(3)

FUNCIONAMENTO

As línguas de leccionação, estudo e elaboração da tese são o português e o inglês.

As aulas dos 1° e 2° semestres realizam-se durante a semana e, pontualmente, nas manhãs de sábado. Com excepção de Economia Matemática (só Doutoramento), o horário decorre a partir das 18h.

Espera-se dos alunos assiduidade na frequência às aulas e participação regular no Programa de Seminários da FEP, no qual os Programas de Mestrado e Doutoramento colaboram activa-mente, em conjugação com os centros de investigação CEMPRE e CETE.

Os boletins de candidatura, os regulamentos completos e os conteúdos resumidos das disci-plinas estão disponíveis em http://www.fep.up.pt/ acedendo a Cursos\Mestrados\Mestrado em Economia e Cursos\Doutoramentos\Doutoramento em Economia

Estrutura dos Cursos

Mestrado Doutoramento

1° Ano, pré-1° sem. Matemática e Estatística (15h não curriculares) Microeconomia I

1° Ano, 1° sem. Macroeconomia I

Métodos Econométricos

Economia Matemática Microeconomia II ou Macroeconomia II Microeconomia II Microeconometria Macroeconometria Macroeconomia II 1° ano, 2° sem.

Disciplina de Especialização Microeconometria ou Disciplina de Especialização Macroeconometria

Análise Económica Avançada

2° ano, 1° sem. Tese História do Pensamento Económico

Disciplina de Especialização Disciplina de Especialização

2° ano, 2° sem. Disciplina de Especialização

Disciplina de Especialização

3° ano Projecto Tese

(4)

Disciplinas de Especialização agrupadas por áreas

Área de Especialização Disciplinas de Especialização

Crescimento Económico

Crescimento e Desenvolvimento Económico Economia da Mudança Estrutural e Inovação Economia de Educação

Economia e Política Social Economia Regional Economia e Planeamento Regional e Urbano Economia Urbana

Economia dos Transportes Planeamento Regional e Urbano Economia Industrial

Política de Concorrência Economia da Produção Economia Industrial Economia da Regulação

Economia do Turismo Economia dos Transportes

Teoria e Política do Comércio Externo Economia Monetária Internacional Economia Internacional Finanças Internacionais

Economia da Empresa Multinacional Economia das Migrações Internacionais Economia das Escolhas Colectivas Finanças Públicas

Economia Pública Economia e Política Social Política Económica Economia da Regulação Economia do Trabalho Economia dos Recursos Humanos Economia da EducaçãoEconomia e Política Social

Economia das Migrações Internacionais Economia do Ambiente

Economia do Ambiente e dos Recursos Naturais Economia dos Recursos NaturaisEconomia da Energia Economia da Regulação

Economia da Saúde

Economia da Saúde Economia IndustrialEconomia das Escolhas Colectivas Política de Concorrência

Economia do Sector Financeiro Economia Monetária Internacional Macroeconomia Financeira Política Económica

Finanças Internacionais Análise de Séries Temporais Tópicos Avançados de Economia I Outras disciplinas de especialização Tópicos Avançados de Economia II (só doutoramento) Economia Computacional

(5)

DIRECÇÃO DOS PROGRAMAS

A direcção científica e pedagógica dos Programas de Doutoramento e Mestrado está a cargo de uma Comissão de Coordenação, que, por nomeação do Conselho Científico, é constituída actualmente pelos seguintes professores da FEP:

António Brandão, director do Programa de Doutoramento em Economia Manuel M. F. Martins, director do Programa de Mestrado em Economia Óscar Afonso, vogal

Paula Sarmento, vogal

CORPO DOCENTE

Para leccionar as disciplinas dos cursos de Mestrado e Doutoramento, a FEP conta com a colaboração de professores dos seus próprios quadros e de professores visitantes.

Professores da FEP

Abel Fernandes, doutorado em Economia pela Universidade de South Carolina (E.U.A). Álvaro Almeida, doutorado em Economia pela London School of Economics (Reino Unido). Álvaro Aguiar, doutorado em Economia pela Universidade de South Carolina (E.U.A). Ana Paula Africano, doutorada em Economia pela Universidade de Reading (Reino Unido). Ana Teresa Tavares, doutorada em Economia pela Universidade de Reading (Reino Unido). Anabela Carneiro, doutorada em Economia pela Universidade do Porto.

António Brandão, doutorado em Economia pela Universidade do Porto. António Almodovar, doutorado em Economia pela Universidade do Porto.

Aurora Teixeira, doutorada em Política Científica e Tecnológica pela Universidade de Sussex (Reino Unido). Elvira Silva, doutorada em Economia pela Universidade de Pennsylvania State (E.U.A).

Francisco Barros Castro, doutorado em Economia pela Universidade de Leeds (Reino Unido). Helder Valente da Silva, doutorado em Economia pela Universidade do Porto.

João Loureiro, doutorado em Economia pela Universidade de Gotemburgo (Suécia).

José Manuel Peres Jorge, doutorado em Economia pela Universidade Pompeu Fabra (Espanha). José Varejão, doutorado em Economia pela Universidade do Porto.

José da Silva Costa, doutorado em Economia pela Universidade de South Carolina (E.U.A). Manuel M. F. Martins, doutorado em Economia pela Universidade do Porto.

Manuel Mendes de Oliveira, doutorado em Economia pela Universidade de South Carolina (E.U.A). Manuel Luís Costa, doutorado em Economia pela Universidade de South Carolina (E.U.A).

Maria da Conceição Ramos, doutorada em Ciência Económica pela Universidade Paris I Sorbonne

(França).

Maria Clementina Santos, doutorada em Economia pela Universidade do Porto. Maria Cristina Barbot, doutorada em Economia pela Universidade do Porto.

Maria Cristina Chaves, doutorada em Economia pela Universidade de Oldenburg (Alemanha).

Maria Isabel Soares, doutorada em Ciências Económicas pela Universidade Louis Pasteur de

Strasbourg (França).

Maria Leonor Vasconcelos Ferrreira, doutorada em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa. Mário Rui Silva, doutorado em Economia pela Universidade Pierre Mendes-France (França). Nuno Pereira, doutorando em Microeconomia Aplicada pela Universidade de Pennsylvania State

(E.U.A.).

(6)

Paulo Teles, doutorado em Estatística pela Universidade Temple (E.U.A.).

Pedro Teixeira, doutorado em Economia pela Universidade de Exeter (Reino Unido). Sofia Castro Gothen, doutorada em Matemática pela Universidade de Warwick (Reino Unido).

Professores Visitantes

Colaboraram ou têm colaborado nos programas de Mestrado e Doutoramento em Economia os se-guintes professores visitantes:

Adam Ostaszewski, London School of Economics (Reino Unido), 1998/99-2000. Anabela Botelho, Universidade do Minho, 2002/03-2004.

Andrew John, INSEAD (França), 1999/00-2003.

Antonio Ciccone, Universidade Pompeu Fabra (Espanha), 2000/01-2003. Bennett McCallum, Carnegie-Mellon University (EUA), 1999/00-2005. Barry Eichengreen, University of California Berkeley (EUA), 2001/02. Carlos Hervés, Universidade de Vigo (Espanha), 2000/01-2006. Charles Evans, Federal Reserve Bank of Chicago (EUA), 1999/00-2001. Charles Goodhart, London School of Economics (Reino Unido), 2001/02. Daniel Ackerberg, University of California Los Angeles (E.U.A.), 2005/06. Eytan Sheshinski, Hebrew University (Israel), 2002/03.

Fabio Canova, Universidade Pompeu Fabra (Espanha), 1999/00- 2002. Gerard Pfann, University of Maastricht (Holanda), 2005/06.

Giancarlo Gandolfo, Università di Roma “La Sapienza” (Itália), 1998/99. Isabel Grilo, CORE, Université Catholique de Louvain (Bélgica), 1999/00-2006.

Jacques-François Thisse, CORE e CERAS, Université Catholique de Louvain (Bélgica), 1999/00. Jean Gabszewicz, CORE, Université Catholique de Louvain (Bélgica), 2000/01-2005.

Jean-Jacques Herings, University of Maastricht (Holanda) 1999/00-2001. John Chilton, University of South Carolina (E.U.A.), 1996/97.

Kjetil Storesletten, University of Oslo (Noruega), 2004/05. Lígia Pinto, Universidade do Minho, 2003/04.

Massimo Motta, European University Institute (Itália), 1999/00. Paulo Brito, Universidade Técnica de Lisboa, 1999/00 e 2002/03. Paulo de Freitas Guimarães, Universidade do Minho, 1997/00-2002. Per Krusell, Princeton University (E.U.A.), 2005/06.

Ricardo Reis, Princeton University (E.U.A.), 2004/05-2006.

Roger Backhouse, University of Birmingham (Reino Unido), 1999/00-2006. Russell Cooper, University of Texas at Austin (E.U.A.), 2005/06.

Vincenzo Quadrini, University of Southern California and New York University (E.U.A.), 2004/05.

TESES DE MESTRADO EM ECONOMIA RECENTES

“Máxima Entropia no Estudo de Fronteiras Estocásticas: uma aplicação na análise da eficiência técnica no sector vitivinícola da Bairrada”. Pedro Filipe Pessoa Macedo (orientação: Elvira Silva).

“The Relationship Between Foreign Direct Investment and Trade in Portugal: A Gravity Analysis”.

Rosinda Manuela Ferreira Magalhães (orientação: Ana Paula Africano).

“Universities as Sources of Knowledgement for Innovation and Determinants of Location Choices”.

Joana Maria Costa Martins das Dores (orientação: Aurora Teixeira).

(7)

“Congestionamento das Linhas de Transporte de Energia Eléctrica e Aquisição de Direitos de Transmissão: Uma Proposta de Modelização para o Mercado Eléctrico”. Luís Manuel Pereira (orientação: Isabel Soares). “Emissão de Gases com Efeito de Estufa, Crescimento Económico e Curva de Kuznets Ambiental: Uma Breve Aplicação ao Caso Português”. Berta Maia (orientação: Cristina Chaves).

“Análise Bi-etápica da Eficiência dos Municípios Portugueses”. Paulo Vieira (orientação: Elvira Silva). “Índice de Preços Hedónicos no Mercado Habitacional: Análise Exploratória no Quadro do Sistema Esta-tístico Nacional”. José Ricardo Guimarães (orientação: Manuel Mendes de Oliveira).

“Fusões e Aquisições e Custos de Produção no Sector Bancário Português”. Raquel Pacheco

(orienta-ção: Daniel Bessa).

“Efeitos da Regulação sobre a Concorrência Marca - Genérico no Mercado de Medicamentos”. Cláudia

Cardoso (orientação: António Brandão).

“Ambiente, Liberalização e Reestruturação: Uma Abordagem do Sector Eléctrico Ibérico”.

Mónica Meireles (orientação: Isabel Soares).

“Promoções e Dinâmica Salarial nas Organizações”. António Dias da Silva (orientação: José Varejão). “Fiscal Policy: An Assessment of the Stability and Growth Pact”. Andrei Radulescu (orientação: João

Loureiro).

“Optimal Investment Decision, Rules with Irreversibility and Asymmetric Information”. Pedro Gil

(orientação: Manuel Luís Costa).

TESES DE DOUTORAMENTO EM ECONOMIA RECENTES

“Essays on General Equilibrium with Asymmetric Information”. João Correia da Silva (orientação:

Car-los Hervés-BeCar-loso).

“Three essays on the interaction among exit, sunk costs and entry decision by the firms”. António

Mar-ques (orientação: António Brandão; co-orientação: Sofia Castro Gothen).

“Impacto da Assimetria de Informação na Organização Internacional da Produção”. Rosa Forte

(orien-tação: António Brandão)

“Monetary Policy and Political Support for a Labor Market Reform”. Ana Paula Ribeiro (orientação:

Álvaro Aguiar)

“Three Essays About the Interaction Between Economic Regulation and Entry”. Paula Sarmento

(orien-tação: António Brandão).

“Modelling Non-Scale Effects of North-South Trade on Economic Growth and on Wage Inequality”.

Óscar Afonso (orientação: Álvaro Aguiar).

“Os Investidores Institucionais e o Governo das Sociedades: Disponibilidade, Condicionantes e Implicações”. Carlos Alves (orientação: Victor Mendes).

“Wage Adjustments, Worker Flows and Unemployment”. Anabela Carneiro (orientação:

Pedro Portugal).

“Tecnologia e Crescimento Económico: O caso português no contexto da OCDE”. Argentino

Pessoa (orientação: Mário Rui Silva).

“Macroeconomic Trade-offs and Monetary Policy in the Euro Area”. Manuel M. F. Martins

(8)

Faculdade de Economia da Universidade do Porto | Rua Dr. Roberto Frias, 4200-464 Porto Tel. 351 225 571 100 | Fax. 351 225 505 050 | www.fep.up.pt

Fátima Araújo e Silva Alice Moreira Calendário 2006/2007

9 de Junho de 2006 Data limite das candidaturas

3 de Julho de 2006 Data limite de comunicação de admissões 3-14 de Julho de 2006 Matrículas

4-15 de Setembro de 2006 Disciplina não curricular de Matemática e Estatística 11 de Setembro - 15 de Dezembro de 2006 Aulas do 1° Semestre

4 de Janeiro de 2007 Início da avaliação do 1° semestre 5 de Fevereiro - 18 de Maio de 2007 Aulas do 2° semestre

25 de Maio de 2007 Início da avaliação do 2° semestre

PROPINAS

Taxa de candidatura: 60 €.

Propinas: 435 € por disciplina curricular e 150 € por semestre de projecto de tese e tese.

BOLSAS DE ESTUDO

A FEP não providencia bolsas ou outros apoios financeiros directamente aos seus alunos dos programas de mestrado e doutoramento. Contudo, a Direcção dos Programas incentiva e dá todo o apoio aos alunos que queiram candidatar-se a bolsas ou outros apoios financeiros. O principal organismo responsável pela atribuição de bolsas de estudo em Portugal é a FCT: Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Serviço de Formação dos Recursos Humanos Avenida D. Carlos I, 126 | 1249–074 Lisboa Tel: (351) 21 392 43 10/1 | Fax: (351) 21 396 43 96 E-mail: bolsas@fct.mces.pt | http://www.fct.mces.pt

INFORMAÇÃO E CONTACTOS

Informação mais detalhada sobre os Programas de Mestrado e Doutoramento em Economia, assim como sobre os outros programas de formação da FEP, está disponível em Cursos em http://www.fep.up.pt

Quaisquer informações ou esclarecimentos adicionais poderão ser solicitados ao Secretariado do Mestrado e Doutoramento:

Faculdade de Economia da Universidade do Porto Mestrado e Doutoramento em Economia

Referências

Documentos relacionados

Todavia, existem pequenas partes na Área do Estudo em Marabá, Brejo Grande do Araguaia e Palestina do Pará, que estão classificadas como IIc., significando que estas áreas

a R$140,00 mensais, tendo como referência de base, valores em reais de agosto de 2010. Atlas do desenvolvimento humano no Brasil.. Elaborado pelo autor. Os resultados obtidos,

É perfeitamente possível imaginarmos que “uma pessoa pode não ter a coragem de desejar a liberdade sob um regime severamente opressivo” (SEN, 1982c, p. 6), e, nesse caso,

No segundo semestre de 2012, a Rede Globo de Televisão adap- tou a obra literária Gabriela Cravo e Canela, de Jorge Amado, para a TV. A história da jovem sensual,

O capítulo 6 consistiu na análise de dados propriamente dita, com exemplos de diferentes memórias de tradução, mostrando que, independentemente do tamanho ou do conteúdo da

Em 2001, a Ecoa implantou o Projeto Diretrizes para o manejo sustentável da atividade de coleta de iscas vivas, consistindo em pesquisas relativas a instrumentos e

Parágrafo Quarto - O ADMINISTRADOR e a GESTORA buscarão manter carteira de ativos financeiros com prazo médio superior a trezentos e sessenta e cinco dias calculado conforme

Peças e partes como Roldanas e Guias de Arame, Medidor Analógico ou Digital danificados por qualquer objeto, Cabos Elétricos ou de Comando danificados, Porta Eletrodos ou Garras,