• Nenhum resultado encontrado

07 de outubro de 2016 Ano 10 Número 92

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "07 de outubro de 2016 Ano 10 Número 92"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

07 de outubro de 2016

Ano 10

Número 92

(2)

2

Promover a educação de excelência por meio do ensino, pesquisa e extensão,

intera-gindo de forma ética e produtiva com a comunidade para o desenvolvimento social e

tecnológico.

Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Câmpus Apucarana

Diretor-Geral: Aloysio Gomes de Souza Filho

Assessoria de Comunicação: Diego Aparecido Maronese Patrícia Mara Gomes Soraya Hiromi Kanashiro www.utfpr.edu.br/apucarana

ascom-ap@utfpr.edu.br

Colaboração: Servidores, alunos e estagiários do câmpus Apucarana.

Edição e Diagramação:

Diego Aparecido Maronese

diegomaronese@utfpr.edu.br

Revisão:

Patrícia Mara Gomes

patriciagomes@utfpr.edu.br

Acadêmicos da UTFPR-AP são premiados em concurso de Moda ... 03

I Semana Acadêmica de Engenharia Civil ... 05

Novos servidores ... 06

Câmpus Apucarana assina convênio com Escola de Idiomas ... 07

Coral do Câmpus Apucarana ... 08

Docente e aluno de Engenharia Civil apresentam artigo em evento ... 08

Acadêmico é segundo colocado em concurso nacional de modelagem ... 09

Docente do câmpus Apucarana registra patente ... 10

Inscrições abertas para o TECDESIGN 16+ ... 11

I Semana Acadêmica de Engenharia Química ... 12

III Simpósio Paranaense de Engenharia Têxtil ... 13

(3)

3

Foi realizada, no último dia 16, a

segun-da edição do Apucarana Fashion Day – AFD 2016, evento organizado pelo Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí (SIVALE), em parceria com o Câmpus Apucarana da UTFPR, Asso-ciação Comercial, Industrial e de Serviços de Apu-carana (ACIA), entre outras empresas e instituições da região.

O evento tem o objetivo de divulgar todo o potencial de produção de moda das empresas e profissionais da área de Apucarana e região, além de possibilitar um maior contato entre empresá-rios, lojistas e a comunidade.

Em sua primeira edição, no ano de 2015, o Apucarana Fashion Day contou com a participação de doze empresas, além de alunos do curso de Design de Moda da UTFPR e das integrantes do Labo-ratório de Criação de Moda (Lacrimo).

Neste ano, com o tema “Da origem ao luxo. Uma viagem cultural através do jeans wear”, treze empresas participaram do evento, apresentando suas principais tendências em roupas e acessórios, além do grupo Lacrimo, que realizou um desfile de looks conceituais e comerciais produzidos por suas integrantes.

Assim como no ano anterior, o talento dos alunos do curso de Design de Moda do Câmpus Apucarana foi destaque no concurso realizado durante o AFD. O acadêmico Jean Carlos Cardoso

Fantucci foi o grande vencedor do concurso e recebeu o prêmio de R$ 500,00. Além dele, as alunas Cintian Lourdes Villar Leichtweis, Giovanna Sitta e Mariângela Silveira Beanchim também

participa-ram do concurso, apresentando dois looks próprios, sendo um conceitual e um comercial.

Jean Carlos, que está cursando o 6º período de Design de Moda, explica que se inspirou nas origens do blue jeans para criar suas peças. “Por ser um tecido grosso e resistente, oferecia uma maior proteção para os trabalhadores em locais de mineração. Por isso, foram incluídos nos looks equipamentos de segurança, como o capacete e óculos, além dos brincos feitos com carvão”.

Além dessa inspiração, o estudante ressalta a importância dos conhecimentos adquiridos no decorrer do curso no desenvolvimento de seus trabalhos, principalmente nas disciplinas que traba-lham na área de criação, história da moda e desenho.

(4)

4

Para Jean, é importante que os acadêmicos par-ticipem de concursos, como o Apucarana Fashion Day, pois, além de ampliar o portfólio e abrir portas no merca-do de trabalho, auxilia a divulgar a Universidade e o que está sendo produzido dentro do curso para a comunidade externa. “Quando eu decidi que iria fazer Moda e fui fa-zer a inscrição, estava em dúvida entre três Instituições. Então, pesquisando na internet, eu vi notícias de alunos da UTFPR, como Carlos e Alberani, que participaram e fo-ram premiados em diversos concursos de moda. Isso me

incentivou a querer conhecer melhor o que era oferecido no curso e escolher estudar na UTFPR”. A aluna Cintian Villar, que foi segunda colocada no con-curso, também afirma que a participação em atividades como essa, além de contribuir com a experiência e a ampliação de seu portfólio, permite conhecer melhor sua própria capacida-de capacida-de criação. “Achei muito interessante (participar do con-curso), em especial pela experiência da criação e do desfile, e para poder verificar o meu nível (de conhecimento na área) e no que eu posso melhorar”. “Por ainda estar na metade do curso, conseguir ficar em segundo lugar na primeira vez que eu participo de um concurso, foi muito importante para mim e para a minha carreira”, complementa.

A estudante explica que encontrou sua principal inspiração no trabalho da renomada estilista Coco Chanel e buscou trazer o estilo característico de seus acessórios para a moda jeans, apostando em trabalhos manuais, como o bordado.

“Divulgar nas redes sociais (as fotos e o resultado do concurso), pode parecer uma coisa pequena, mas gera um reconhecimento, percebemos que as pessoas estão vendo nosso trabalho, estão nos acompanhando. Principalmente para nós que não somos da região, concursos como esse nos ajudam a aparecer e divulgar o nosso trabalho, colocando o nome da UTFPR e o nosso nome em destaque como profissionais nessa área”, ressalta Cintian.

A Direção-Geral do Câmpus Apucarana e a coordenação do curso de Design de Moda para-benizam os alunos que participaram do concurso e todos os envolvidos na organização de mais essa edição do Apucarana Fashion Day.

(5)

5

Nos dias 19 e 20 de setembro, foi

reali-zada a I Semana Acadêmica de Engenharia Civil (SAEC) do Câmpus Apucarana da UTFPR.

O evento foi organizado pelo Centro Aca-dêmico de Engenharia Civil (CAEC) e pelos pro-fessores Elyson Liberati, Fábio Freire e Marcelo de Morais, com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-PR) - Regional Apucarana e da Associação dos Engenheiros e Ar-quitetos de Apucarana (AEAA).

O curso de Engenharia Civil foi implantado no Câmpus Apucarana no primeiro semestre de 2015. Logo no segundo semestre, os alunos se mobilizaram para a criação do Centro Acadêmico de Engenharia Civil, com objetivo de garantir a formação profissional dos acadêmicos, em parceria com a coordenação curso.

Um dos principais resultados desse trabalho conjunto entre a Coordenação e o CAEC foi a rea-lização da primeira edição da SAEC, que abordou o tema “Tecnologias Estruturais”, sendo esta uma área de extrema importância para o profissional em Engenharia Civil.

A palestra de abertura, intitulada “Estruturas de Fundações”, foi proferida pelo professor e Engenheiro Civil Carlos José Marques da Costa Branco, e contou com a presença do Diretor de Gra-duação e Educação Profissional do Câmpus, professor Ivan José Coser; a Assessora da Diretoria de Graduação e Educação Profissional, professora Graciana Freitas Palioto; o Coordenador do Curso de Engenharia Civil, professor Luiz Antonio Farani de Souza; o Presidente da Comissão Organizadora da Semana, professor Fábio Freire; o representante da Regional Apucarana do CREA/PR, Engenheiro Civil Sérgio Barbosa; o Presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Apucarana, Sérgio Takaki; e o Presidente do Centro Acadêmico de Engenharia Civil, o discente Lucas Zanotta de Souza.

(6)

6

Durante os dois dias, também foram realizadas mais algumas palestras acerca do tema de estruturas e a atuação profissional do engenheiro civil: “Engenharia Militar”, proferida pelo 2° Tenente Kaio Cezar Corrêa Ferreira, do 30º BIMtz de Apucarana; e “Patologia em Estruturas”, ministrada pela Engenheira Civil Keila Regi-na Uezi.

Além disso, durante a I SAEC, ocorreu o I Concur-so de Ponte de Macarrão entre os alunos do curConcur-so; uma visita técnica ao edifício residencial Vallence, promovida pela Construtora DR Engenharia; e minicursos de cal-culadora Cássio e Estabilidade Global de Edifícios, ofer-tados pelos discentes João Victor Scarlatto e Johannes Hosp, e pelo professor Elyson Liberati, respectivamente.

A comissão organizadora agradece todo o apoio da Direção-Geral do Câmpus, da Diretoria de Graduação e Educação Profissional, da Coordenação do curso de Engenharia Civil e de todos os servidores e alunos que possibilitaram a realização desse evento.

Novos servidores

No último mês, tivemos a contratação de novos servidores para atender o Câmpus:

- Rodrigo Aparecido Fernandes Pereira, professor, para a Coordenação de Engenharia Elétrica; - Leonardo Dias de Souza, professor, para o Departamento de Física.

(7)

7

Na última sexta-feira (23), foi assinado um Convênio entre o Câmpus Apucarana da UTFPR e a Escola de Idiomas Wizard, visando proporcionar descontos para alunos e servidores nos cursos de línguas (inglês, alemão, espanhol, mandarim, fran-cês e italiano).

O convênio oferece 20% de desconto na matrícula e mensalidades para alunos da UTFPR e 30% de desconto para servidores (estendendo a seus familiares de 1º grau), com pagamento à vista ou parcelado.

Na oportunidade estiveram presentes o Diretor-Geral do Câmpus, professor Aloysio Gomes de Souza Filho; o Diretor de Graduação e Educação Profissional, professor Ivan José Coser; o Assessor Executivo da Direção, professor Marcelo Ferreira; e o representante da Escola de Idiomas Wizard, Luiz Carlos Lagana.

Segundo o professor Aloysio, esse convênio contribuirá para melhorar a formação e profi-ciência da comunidade acadêmica em relação aos idiomas estrangeiros, ampliando as oportunidades futuras de acadêmicos e servidores participarem de programas de intercâmbio internacional.

Além disso, para o professor Ivan, essa ação, assim como outras que serão desencadeadas futuramente, permitirão que a UTFPR atinja seu objetivo de se tornar uma Instituição de classe mun-dial.

A internacionalização é assumida pela atual gestão como uma política institucional e, cada vez mais, a UTFPR firma convênios com instituições de diversos países nos programas de mobilidade acadêmica internacional (dupla diplomação). Esses programas garantem aos acadêmicos a realização de parte do curso no país parceiro, conferindo a equivalência da Graduação da UTFPR com a Gradua-ção (Licenciatura) e Mestrado da instituiGradua-ção externa.

Interessados devem procurar a Wizard, na rua Desembargador Clotário Portugal, 1050, no centro de Apucarana, fone: (43) 3422-0552.

(8)

8

Docente e aluno de Engenharia Civil apresentam artigo em evento

Coral do Câmpus Apucarana

Realizado entre os dias 29 de agosto e 01 de setembro, em Foz do Iguaçu - PR, o Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (CONTECC 2016) contou com a participação do aluno Iago Rios Medeiros, do curso de Engenharia Civil, que apre-sentou artigo científico desenvolvido em conjunto com o profes-sor Fábio Freire.

Com o tema “A Engenharia a Favor do Brasil: mudanças e oportunidades”, o evento, reuniu alguns dos principais

especia-listas nesta área de conhecimento, e também nas demais áreas da engenharia e da agronomia, para discutir o cenário de suas realidades locais e nacional, demonstrando exemplos de inovações em empresas e institutos de pesquisas, e apontar caminhos para que as inovações se desenvolvam bus-cando aumentar o desenvolvimento do país.

O artigo, intitulado “Análise Estrutural com Modelo BIM”, faz parte dos resultados obtidos no Projeto de Ensino “ Utilização da metodologia BIM para compatibilização de projeto arquitetônico e estrutural”, desenvolvido pelo aluno sob a coordenação do professor Fábio Freire.

Com suas atividades iniciadas no final do mês de agosto deste ano, o Coral UTFPR Apucarana já conta com mais de 20 integrantes, entre eles servidores e alunos do câmpus.

Organizado pelo Departamento de Educação - DEPED, o projeto visa capacitar membros da comunidade acadêmica para formar um coral permanente, possibilitando a participação em eventos culturais internos e externos à Instituição.

A equipe organizadora convida todos que tenham interesse em integrar o coral, para

partici-par dos ensaios do grupo com o maestro André Melo, que ocorrem todas as quintas-feiras, das 17h30 às 18h40, na sala I003.

Quem quiser obter maiores informações, pode entrar em contato pelo e-mail: deped.utfprap@gmail. com, ou pela página do coral no Facebook (facebook. com\CoralUTFPRAP).

(9)

9

Acadêmico é destaque em concurso nacional de modelagem

Entre os dias 11 e 16 de setembro, foi realizada a segunda edição do Concurso GG Moda, juntamente com 12° Colóquio de Moda, na cidade de João Pessoa - PB.

O concurso, que é uma parceria entre a Editora Gus-tavo Gili Brasil (GGMODA) e a Associação Brasileira de Estu-dos e Pesquisas em Moda (ABEPEM), elegeu a modelagem como metodologia integrada ao processo de concepção e construção do vestuário. O objetivo foi selecionar, entre os trabalhos inscritos pelas instituições de moda do país, os cinco mais criativos e inovadores, para serem desenvolvi-dos em tecidesenvolvi-dos de algodão – matéria prima brasileira, de grande destaque no cultivo, produção e comercialização regional da Paraíba. Foram aceitas propostas de silhuetas adultas (femininas ou masculinas) que oferecessem

estu-dos de formas, volumes, caimento e proporção realizada em teciestu-dos de algodão cru. Além disso, o evento visa aproximar alunos e professores na discussão das soluções e resultados propostos em metodologias de ensino de modelagem plana, tridimensional ou ambas.

Nesta edição, o evento contou com a participação do aluno Rene Aparecido de Freitas, do curso de Design de Moda do Câmpus Apucarana da UTFPR, que foi premiado como segundo coloca-do. Além de ter sua viagem custeada pela organização do concurso, Rene recebeu uma oferta de te-cido de algodão orgânico colorido da empresa Rede Santa Luzia e sua criação será exposta na edição de 2016 da Casa de Criadores, em São Paulo, considerado o maior evento de novos estilistas do Brasil.

Rene Freitas, que atualmente cursa o 6º período de Design de Moda, relata que sua inspira-ção foi baseada em um verso de uma artista de João Pessoa, José Costa Leite. “Nele, o artista relata um homem apelidado de ‘matuto’, que habitava no campo e vivia da roça; trajava uma vestimenta simples de Algodão Cru. Um tecido rústico que ele mesmo fiava à mão e depois tecia. Em sua trama tecia sua humildade, sofrimento e dor; comum as famílias nordestinas diante dos períodos de seca e fome daquela época”.

A através desse contexto, o aluno explica que propôs uma nova história com o tema “O Mun-do dá voltas”, que trata Mun-do homem Mun-do campo que se arrisca pelo munMun-do, que conheceu novas fron-teiras, novos sabores, novos prazeres.

“O Matuto que antes tecia suas vestes, agora passa a modelar e drapear sua história. As as-simetrias de um caminho sinuoso misturam-se em técnicas de modelagem plana e draping, onde o passado e o presente compõem os elementos formais da veste do Matuto contemporâneo”, explica.

Rene também salienta que estar entre os três primeiros colocados é uma realização profis-sional e acadêmica, “fico mais feliz ainda em saber que terei a oportunidade de participar do grande

(10)

10

Docente do câmpus Apucarana registra patente

No último mês de setembro, a professora Caroline Casagran-de Sipoli dos Reis, da CoorCasagran-denação do Curso Casagran-de Engenharia Química (COENQ), juntamente com sua orientadora de doutorado e grupo de pesquisa, efetuaram o registro de uma patente junto ao Instituto Na-cional de Propriedade Intelectual - INPI.

A patente intitulada “Sistema e processo microfluídico para a produção de nanopartículas de quitosana, nanopartícula de quito-sana e uso da mesma”, foi registrada sob o nº BR 10 2016 018506 8.

Segundo Caroline, uma área potencial de aplicação da micro-fluídica é na produção de nanopartículas. Além disso, novas

perspec-tivas de medicina personalizada (que atende as características individuais do paciente) podem ser vislumbradas destacando-se a terapia/vacinação gênica. Em aplicações como estas, pode-se reduzir a quantidade de compostos degradados realizando a produção dos sistemas no momento do uso do paciente (“point of care”).

Neste sentido, essa invenção traz uma nova alternativa para produção de nanopartículas de quitosana visando aplicações mais específicas.

A Direção-Geral e a Coordenação do curso de Engenharia Química reconhecem a importância do trabalho desenvolvido pela professora e seu grupo de pesquisa, e os parabenizam pela conquista. evento que é a Casa de Criadores, um grande espaço em que poderei conhecer futuras promessas para moda brasileira”. “Vejo que os concursos são grandes portas para os acadêmicos de moda que estão no início de carreira, além de trazerem grande visibilidade para nós, futuros profissionais in-gressantes no mercado de trabalho”, complementa.

O acadêmico também ressalta que projetos dessa magnitude não poderiam ser concluidos se não existissem parceiros envolvidos, amigos e professores do câmpus Apucarana, como o professores Alan Kardec da Silva e Rosimeiri Naomi Nagamatsu, que foram seus mentores neste projeto. “Gosta-ria de honrar a vida de cada um que dispôs de seu tempo para estar comigo nessa jornada, sei que tudo isso não existiria sem o amor e o companheirismo de vocês”.

A Direção-Geral do Câmpus Apucarana e a coordenação do curso de Design de Moda parabe-nizam o acadêmico pelo seu trabalho e por essa importante conquista.

(11)

11

Encontram-se abertas as inscrições para o

TECDESIGN 16+, Simpósio de Tecnologia em Design organizado pela Coordenação do curso de Design de Moda do Câmpus Apucarana da UTFPR, que será rea-lizado nos dias 24 e 25 de outubro.

O objetivo do TECDESIGN é contribuir para o

aperfeiçoamento curricular dos alunos dos cursos de Design de Moda, Engenharia Têxtil e outros afins, permitindo a atualização e uma maior interação entre alunos, professores, profissionais e a co-munidade em geral, respeitando a relação com o tema de cada ano. Para a edição deste ano, o tema definido para o simpósio é “Moda e Comunicação”.

Datas e valor da Inscrição

• Inscrição com submissão de artigo: até 30/09/2016. • Inscrição como ouvinte: até 20/10/2016.

Valor: R$ 15,00

Encaminhar, via e-mail (tecdesignutfpr@gmail.com), cópia do recibo de depósito e dados pessoais: nome completo, RG, telefone e e-mail de contato.

Dados para depósito

Caixa Econômica Federal Agência: 0386

Conta Corrente: 2565-2 Operação: 003

Nome: FUNTEF

Para obter maiores informações sobre o evento e realizar sua incrição, acesse as páginas: •

www.utfpr.edu.br/apucarana/cursos/tecnologias/Ofertados-neste-Campus/curso-supe-rior-de-tecnologia-em-design-de-moda/tecdesign16 • www.ap.utfpr.edu.br/eventos/index.php/tecdesign/Tec

Inscrições abertas para o TECDESIGN 16+

(12)

12

É com muita satisfação que a Coordenação do Curso de Engenharia Química, juntamente com o CAEQ e Empresa Jr. EQ, realizará, de 17 a 21 de outubro de 2016, a I Semana Acadêmica de Engenharia

(13)

13

A Coordenação do Curso de Engenharia Têxtil informa que será realizado, entre os dias

08 e 11 de novembro de 2016, o III Simpósio Paranaense de Engenharia Têxtil - SIPET.

O evento contará com palestras, minicursos e apresentação de trabalhos científicos na forma de painéis. A submissão dos trabalhos deverá ser realizada até o dia 18/10, pelo site do evento

(www.sipet.com.br). A pré-inscrição para o simpósio também deverá ser realizada no site, e sua confirmação deverá ser feita junto a Atlética das Engenharias XII de Março.

(14)
(15)
(16)

Referências

Documentos relacionados

Para Souza (2004, p 65), os micros e pequenos empresários negligenciam as atividades de planejamento e controle dos seus negócios, considerando-as como uma

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

E, quando se trata de saúde, a falta de informação, a informação incompleta e, em especial, a informação falsa (fake news) pode gerar danos irreparáveis. A informação é

O sujeito recorda o tempo da colonização portuguesa o rigor dos professores da escola primária, que não admitiam mistura das duas línguas, exigindo a clara

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

Para além deste componente mais prático, a formação académica do 6º ano do MIM incluiu ainda disciplinas de cariz teórico, nomeadamente, a Unidade Curricular de

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,