• Nenhum resultado encontrado

SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE RAÇA E DISCRIMINAÇÃO RACIAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE RAÇA E DISCRIMINAÇÃO RACIAL"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE RAÇA E DISCRIMINAÇÃO RACIAL DISCIPLINA: SOCIOLOGIA

O propósito desta sequência didática é discutir com e/em interação com os jovens-alunos, a questão do preconceito racial e o processo de construção sócio-histórica deste fenômeno no Brasil e no Mundo. Para isso, faz-se necessário a discussão das teorias cientificas que buscavam fundamentar o racismo Eugenia, o Mito da Democracia racial apresentado por Gilberto freire em sua Obra “Casa Grande Senzala” e a desconstrução desse mito com a análise de Florestan Fernandes e a tese do fenômeno do Racismo Velado No Brasil.

Obs: Uma dica para maior efetividade deste trabalho é a de iniciá-lo um mês antes do Dia da Consciência Negra (20 de Novembro) e que o trabalho tenha culminância nesta data com a mobilização de toda a comunidade escolar e apresentação dos materiais produzidos a partir da efetivação desta sequência didática

ATIVIDADE 1: Sensibilização sobre o Tema: Brasil, País com Racismo, mas Sem racista .

TEMPOS: 50 Minutos

OBJETIVO: Apresentar o material da campanha realizada pela IBASE em 2003 que teve como tema: “Aonde você guarda seu preconceito”. O propósito desta atividade é aproximar nossos educandos do conceito de “Racismo Velado” - fruto da análise do sociólogo Florestan Fernandes acerca do fenômeno da Discriminação Racial no Brasil. Tal análise indica que em nosso país mesmo apresentando um latente preconceito frente a determinados grupos raciais, a sociedade brasileira ainda insiste em negar este fato. MATERIAL: Giz, lousa , impressões em folha A4

PROCESSO: Inicialmente, escreva no Quadro ou Imprima e distribua para os educandos o seguinte fragmento de texto:

“Uma pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo mostrou que grande parte dos brasileiros (87%) admite que há discriminação racial no país, mas apenas 4% da população se considera racista.”

(2)

DICA: Antes de realizar a discussão do fragmento com os educandos, provoque-os com as mesmas questões que foram feitas aos participantes da pesquisa. Peça para levantar as mãos, os alunos que acham que existe racismo no Brasil ( caso seja necessário explique em linha gerais o que é racismo). Anote no quadro, a quantidade de alunos que afirmaram que sim e os que responderam não. Em seguida, pergunte quem se considera racista e realize o mesmo procedimento anotando os resultados no quadro. Em seguida, relacione o resultado obtido em sala de aula (dados apresentados pela pesquisa da Fundação Perseu Abramo), salientando a questão suscitada pela pesquisa:

“ Existe Racismo Sem racista?”

Depois de realizada a discussão, convite os alunos para se reunirem em grupos e trocar experiências sobre Casos de descriminação racial, que eles já tenham presenciado. Solicite que o grupo sintetize o que foi discutido em uma folha. Tal síntese deve ser entregue ao professor. Este material deverá servir de subsídio para próxima aula.

ATIVIDADE 2: Análise e discussão dos textos produzidos na aula anterior TEMPO: 50 minutos (1 aula)

OBJETIVO: Esta atividade pretende mostrar que o fenômeno do preconceito racial está muito mais próximo do cotidiano de nossos educandos. Refletir com os alunos, o fato de vivermos em uma sociedade ainda racista, com preconceitos/discriminações naturalizadas. Por meio dessa mesma atividade, podemos fomentar a discussão acerca de como devemos nos portar frente a um caso de discriminação racial explícito. Para tanto, tenha como balizador a legislação brasileira no que tange o combate a discriminação étnico-racial. PROCESSO: Analise os textos produzidos pelos alunos na última atividade. Inicie esta aula comentando o material produzido por eles e proponha um debate com os mesmos sobre como a vitima dos casos citados por eles deveriam proceder diante de tais ofensas.

ANÁLISE DA PRÀTICA: Esta atividade com os alunos do Ensino Médio teve resultados bastante ricos. Alguns casos relatados foram amplamente discutidos e tiveram um grande impacto nas turmas. Um caso que marcou bastante as turmas foi o episódio - O balé no Palácio das Artes. Uma aluna relatou que desde muito jovem apresentava um talento nato para o Balé e com bastante esforço, ela conseguiu uma bolsa de estudos no Corpo de Balé do Palácio das Artes, Instituição Pública com grande renome no campo das culturas/Artes em Minas Gerais. Tal instituição é mantida pelo governo do estado de Minas Gerais.

(3)

professores do Palácio. Respondendo à mãe da aluna, uma professora do Palácio disse, sem maiores rodeios: ‘’meninas de cor”, tradicionalmente no balé, não atuavam em papéis de destaque...” .

Após descrever este caso, sem citar o nome da educanda em questão, realizei uma análise da gravidade do caso. Chamei atenção dos alunos para o fato do ocorrido se passar numa instituição Pública que atua no campo da cultura, onde deveria ser justamente destruído/refletivo os preconceitos e valorizado a diversidade cultural de nosso país . Em seguida, questionei a turma sobre qual seria a atitude correta que a mãe da educanda deveria ter tomado frente ao caso de discriminação racial sofrido por sua filha . Após esta discussão, chegamos a conclusão de que além de chamar a polícia e fazer um boletim de ocorrência, já que a legislação brasileira prevê em seu código penal o racismo como crime. A mãe de nossa educanda deveria chamar a imprensa e colocar público o caso de racismo na Instituição Palácio das Artes. Seria interessante ainda, que os alunos tivessem acesso a legislação citada. No meu caso, tive a sorte de ter um aluno que dispunha de celular com internet naquele momento, que facilmente encontrou tal lei. Por fim, apresente o artigo da legislação brasileira na próxima aula com o intuito de fundamentar da discussão ali realizada.

OBS: Vale muito a pena, acrescentar a essa discussão, os casos ligados ao racismo no futebol (Caso do Goleiro Aranha do Santos e do Volante Tinga do Cruzeiro) entre outros. Peça aos alunos para pesquisarem na Internet tais casos. Depois divida a turma em grupo para a discussão dos mesmos. Relatar o caso: quem são os sujeitos envolvidos? Onde eles aconteceram? Como tais casos tramitaram juridicamente? quais suas repercussões na mídia? e como esses casos mobilizaram a opinião pública? Essa pode ser uma oportunidade de fazer uma reflexão mais aprofundada sobre o tema. No caso do futebol, por exemplo, você pode questionar os educandos se o racismo é um fenômeno novo no futebol, dado o grande número de denúncia ocorrida recentemente. Antes o racismo não ocorria no futebol? Hoje tais denúncias representam uma maior tomada de consciência dos jogadores sobre os seus direitos? Caso ache conveniente, uma aula poderá ser reservada para tratar sobre o tema “ Racismo no Futebol”. Mas é interessante que essa discussão seja realizada de forma local para o global, ou seja, o educando deve perceber que da mesma forma que deve ser abominado o ato de chamar alguém de “Macaco” no campo de futebol, o mesmo deve ser feito na sala de aula .

ATIVIDADE 3 – O CAMPO DA PUBLICIDADE TEMPO: 50 minutos (1 aula)

OBJETIVO: Nesta aula, buscaremos aprofundar o processo de sensibilização de nossos educando sobre a questão da discriminação racial. Para isso, apresentaremos algumas peças utilizadas pelos movimentos sociais para discutir a questão do racismo no Brasil.

(4)

PROCESSO:

Para isso, utilizaremos as peças publicitarias da campanha “Onde você guarda o seu racismo?“ O material consiste em uma série de depoimentos de pessoas que foram vitimas de discriminação racial no Brasil como os listados abaixo:

IMAGEM 1

(5)
(6)

As imagens acima podem ser mostradas com as seguintes questões aos jovens educandos: 1) As pessoas nascem racistas ou a educação que eles recebem as tornam racistas? O objetivo aqui é deixar claro que o racismo é uma construção social e ideológica. Ela é reproduzida e naturalizada por diversas instituições em nossa sociedade brasileira, como: família, igreja, escola, política e mídia.

Outra peça que poderia contribuir para essa discussão seria o Vídeo: “Racismo desde criança. Comparando as bonecas”.

O vídeo apresenta o impacto que a emersão de várias crianças em uma sociedade racista, como a Norte Americana, produz na identidade dessas crianças - autorepresentações. No debate, seria interessante correlacionar a análise do vídeo à teoria do educador Brasileiro Paulo Freire, em especial, a sua obra “Pedagogia do Oprimido”. Nesta, Paulo Freire discute a necessidade da educação ajudar sujeitos escolares superarem a mentalidade de oprimido e opressor. Opressão fundamentada em uma sociedade que hierarquiza as pessoas: marcas sociais, sexo, raça/cor, orientação sexual, relação de gênero e crença religiosa, etc.

(7)

Obs: Recomendo a Leitura da Obra “Pedagogia do Oprimido”, em especial o seu primeiro capítulo para realização de uma mediação mais qualificada da discussão do vídeo.

Link do Vídeo: “Racismo desde criança. Comparando as bonecas” http://www.youtube.com/watch?v=DDO3RrxmCeQ

Link do Livro: Pedagogia do Oprimido

Referências

Documentos relacionados

Visando o controle destas vibrações, diversas opções são possíveis, desde a alteração da estrutura quanto à massa e à rigidez a qual geralmente é feita em fase de

Estatuto Nacional da Igualdade Racial - Lei 12.288/2010 I - discriminação racial ou étnico-racial: toda distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em

Essas questões são os caminhos que levarão à discussão sobre a implantação de políticas de ações afirmativas e sobre uma abordagem a respeito de questões

A expectativa do cliente também se relaciona direta e positivamente com a satisfação do cliente e também de maneira positiva com relação a qualidade e valor percebido

No período da Copa FIFA Rússia 2018, um grupo de torcedores brasileiros, simulando uma saída do Brasil pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos, em transporte aéreo com início de

--- Montagem: Conta com guarda-corpo em toda ex- tensão e escada de acesso para os diversos níveis de plataformas, posicionadas a cada 2 metros, e dimen- sionadas para uma carga de

Em edifícios já existentes, é assim necessário identificar um conjunto de técnicas de mitigação e de remediação que permitam a redução dos níveis elevados de radão no

Uma vez tendo exercido uma prática de excelência e identificado a criança fora de possibilidade de cura, o profissional busca conhecer a opinião dos outros