• Nenhum resultado encontrado

PORTOS DO NORTE S.A. 3ª EDIÇÃO 2017 I JULHO-SETEMBRO INAUGURAÇÃO DO CORREDOR DE NACALA EM MALAWI

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PORTOS DO NORTE S.A. 3ª EDIÇÃO 2017 I JULHO-SETEMBRO INAUGURAÇÃO DO CORREDOR DE NACALA EM MALAWI"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

INAUGURAÇÃO DO CORREDOR

DE NACALA EM MALAWI

(2)

Editorial

Cremildo Madeira

Coordenador do departamento do Ambiente, Saúde e Segurança

mudanças positivas a todos os níveis. Traba-lhamos com aproximadamente 2.500 utentes, de diversas origens, culturas e hábitos dife-rente e, até à data, temos logrado que estes levem a cabo as suas actividades dentro do recinto portuário e regressem às suas famílias livres de acidentes e sem  danos nos equipa-mentos.

Agradecemos imenso a colaboração e participa-ção da Comissão Executiva e da Direcparticipa-ção da Por-tos do Norte, bem como o seu compromisso para com esta área. Juntos, continuaremos a remar para manter o Porto ambientalmente saudável e seguro.

A implementação de um Sistema de Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional nas empresas deve ter em consideração as  normas e procedi-mentos do sistema. Um sistema equilibrado de-pende totalmente da educação e cultura do co-laborador. Para que haja uma melhor gestão do sistema ao nível do Porto, entendemos que, apesar das normas e requisitos legais, é necessário não só adequarmo-nos à realidade local, como adaptar-mos mecanisadaptar-mos que encontrem um meio-termo que não fira as exigências dos padrões nacionais e internacionais.

(3)

Radar

Qual foi o maior desafio enfrentado no sector em 2016 e como é que lidaram com a situação?

Os desafios de 2016 foram o melhoramento da se-gurança no conteúdo geral: protecção da instalação portuária, bens e pessoas. Neste contexto, tivemos que investir no melhoramento das áreas que se con-sideravam vulneráveis, como é o caso das vedações do perímetro da instalação portuária, na formação e selecção do pessoal competente para lidar com a situação de segurança na instalação portuária.

Que áreas estão a ser focadas para garantir melhor eficiência operacional?

Este ano, estamos focados no controlo electrónico CCTV para as operações no recinto portuário por forma a reduzir casos de ocorrências anormais, com-bate a furtos, assim como no fornecimento de dados das operações relativamente aos tempos de perma-nência de camiões no terminal de contentores.

Gostaria de saber se existem algumas forma-ções para 2017 e que benefícios irão trazer para empresa e para os trabalhadores?

Este ano temo-nos dedicado, em especial, à formação dirigida ao pessoal ligado directamente à segurança portuária. No dia 14 de Setembro tivemos uma for-mação com a participação dos fiscais de mercadorias

e supervisores relacionada com o sistema de fiscaliza-ção,  controlo de entrada e saída de mercadorias, pro-cedimentos de acesso de viaturas e pessoas no recinto portuário. Esta formação visa relembrar os fiscais dos procedimentos importantes na tarefa de fiscalização das mercadorias que entrem e saem do porto.

Existem novos procedimentos no sector para garantir a máxima segurança dentro do porto?

Neste momento o Porto de Nacala encontra-se no mais alto nível de segurança. Manuseamos todo o tipo de produtos a granel, como trigo, milho, fer-tilizantes, feijão, açúcar etc., sem a ocorrência de casos de roubos. Isto deve-se não só às medidas adicionais de segurança dotadas na instalação portuária através de sessões de formação e selec-ção do pessoal competente, mas também à utili-zação de meios electrónicos de vigilância – CCTV.

Para terminar, e em poucas palavras, descreva o Porto de Nacala em 2020.

Para um porto melhorar as suas operações deve acompanhar a dinâmica internacional do merca-do e investir em infra-estruturas. Se nos focarmos nisto, acredito que em 2020 teremos um porto moderno com maior capacidade para responder às exigências do mercado.

Entrevista

Gabriel Antonio

(4)

Radar

O comboio que liga  Niassa a Nacala já esta em funcionamento. Segundo um artigo circulado por noticias “online”, o Governador da província do Niassa, Arlindo Chilundo,apelou ao empresaria-do local que tirasse o máximo proveito da linha. Segundo o Governador, com este meio de trans-porte ferroviário estão criadas as condições para o transporte de mercadorias diversas a preços sus-tentáveis, de Nacala para Lichinga e vice-versa.

Comboio Lichinga/Nacala já está

operacional

Introdução de novas políticas

de segurança no departamento

de informática

volve a introdução de novas políticas de se-gurança, com vista a proteger os activos da empresa (informação e equipamentos). Para tal, está em curso a implementação de um sistema de segurança e backup de informa-ção, que irá permitir melhorar o armazena-mento da informação, ou seja, a informação será armazenada numa nuvem (cloud), onde haverá uma redundância em termos de dispo-nibilidade de informação. O segundo envolve um estudo que está a ser levado a cabo para melhorar as comunicações (Internet). Para fa-zer face a esta nova solução de backup, visto que a banda de 2MB não era suficiente para a transferência de dados para a “cloud”, o de-partamento de informática e a direcção da Portos do Norte, decidiu fazer o upgrade da largura de banda para 4MB.

O departamento de Informática esta neste mo-mento a instalar um novo servidor, recentemen-te adquirido, para migrar os serviços de Cargo

System, Primavera e Domain Control, de forma a

garantir maior disponibilidade de informação. Também estão a ser implementadas políticas de seguranças com o objectivo de travar a onda de ataques cibernéticos.

(5)

en-Radar

O navio MISS SIMONE, agenciado pela Manica, atracou por 10 dias no Porto de Nacala no final do mês de Junho. O navio descarregou 27,500 tons de fertilizantes (adubo) pertencentes à empresa Transcargo com destino ao vizinho Malawi.

Esta descarga representa um marco histórico para o Porto de Nacala, já que é a primeira vez, desde 2013, que se manuseia esta quantidade de fertilizantes. O máximo até a data foi em Junho de 2015 onde foram manuseados 12.194 tons, em um só navio.

Navio MISS SIMONE atraca no Porto

de Nacala

Navio GH SKY

BEAUTY atraca no

porto de Nacala

O navio GH SKY BEAUTY, agenciado pela Manica, atracou no dia 22 de Julho e partiu no dia 28 do mesmo mês. Foram manuseadas  50,000 tons de

clinker pertencentes à Cinac/Cimpor  com destino

ao mercado nacional, em particular Nacala Porto. Este desembarque representa um marco histórico para o Porto de Nacala, já que é a primeira vez que se manuseia esta quantidade de clinker num único navio.

Trabalhadores

recebem formação

de ingles

Vinte trabalhadores da área operacional benefi-ciaram de uma formação em inglês durante um período de 2 meses. Esta formação tinha como objectivo compreender informação específica de textos breves orais e escritos, ter alguns conhe-cimentos de gramática, melhorar habilidades de leitura e pronúncia, bem como obter vocabulário no âmbito operacional.

(6)

In Loco

O Corredor de Nacala (secção ferroviária

Kachaso--Nkaya do projecto Corredor Ferroviário de Naca-la -USD 4.9 bilhões) foi inaugurado no dia 18 de Agosto. Faz parte de um corredor logístico inte-grado, que inclui Malawi e Moçambique, financia-do pela Vale, e que é composto por uma ferrovia de 912 km, que liga a mina de carvão de Moatize em Tete ao Porto de Nacala-a-Velha, através do Malawi. O Corredor de Nacala estende-se desde Chipata, na Zâmbia, passando por Liwonde no Malawi, até ao Porto de Nacala, dando ao Malawi um breve acesso ao mar.

Segundo o Ministro dos Transportes e Serviços Públicos do Malawi, Sr. Jappie Mhango, o novo troço ferroviário contribui para concretizar as

as-INAUGURAÇÃO DO CORREDOR

DE NACALA EM MALAWI

pirações dos Malawianos, no que respeita o de-senvolvimento dos transportes e infra-estruturas. O Presidente do Conselho de Administração das empresas de logística do Corredor de Nacala, Dr. Renato Torres, acrescentou que isto vai ajudar a construir uma sociedade próspera para os países como o Malawi que não têm acesso ao mar.

O Ministro dos Transportes e Comunicações de Mo-çambique, Eng. Carlos Mesquita, acrescentou que, para além de impulsionar o comércio e melhorar a eficiência do transporte de mercadorias, tanto Mo-çambique como o Malawi têm a possibilidade de melhorar as suas situações económicas através da intensificação das actividades no corredor.

Trabalhadores viajam para o Japão

para uma formação ligado ao projecto

de JICA

(7)

Eventos

Visita do adido económico da

Embaixada dos EUA em Moçambique

a Nacala

Seminário sobre a melhoria

do Porto de Nacala

No âmbito dos contactos que a Embaixada do Estados Unidos da América está a efectuar para conhecer o potencial económico do país, em par-ticular o Porto de Nacala, dois representantes da embaixada dos EUA, Sr. Forest Atkinson, afecto à Secção Económica e Politica da Embaixada, e Sr. Marino Vasco, fizeram uma visita ao porto no dia 21 de Setembro. Estiveram presentes represen-tantes da Portos do Norte, Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique- Norte (CFM) e Corredor de Desenvolvimento do Norte (CDN).

O principal objectivo da visita era conhecer o po-tencial económico do Porto de Nacala a nível na-cional, da região, e do comércio internana-cional, bem como dar a conhecer, em particular ao empresaria-do americano, as potencialidades empresaria-do Porto.

Os CFM e da Portos do Norte tiveram a oportunidade de fazer apresentações sobre as suas empresas an-tes da visita ao porto. A Directora do Porto, Sra. Loni

Foi realizado um seminário sobre a melhoria do Por-to de Nacala no Centro de Conferências do Hotel Marítimo em Nacala-Porto, no dia 20 de Setembro. Estiveram presentes neste seminário 40 participan-tes de várias empresas, nomeadamente a Portos do Norte, Terminais do Norte, Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique-Norte (CFM), Corredor

Shott, falou sobre a empresa e sobre as expectativas em termos de cargas nomeadamente grafite, coke e madeira. Acrescentou ainda que a reabilitação do porto e a chegada de novos equipamentos irá du-plicar o seu desempenho de produtividade.

Depois das reuniões e apresentações, os repre-sentantes da embaixada do Estados tiveram a oportunidade de visitar a instalação portuária, nomeadamente os terminais de graneis líquidos, carga geral e de contentores.

(8)

Saúde

, Segurança e Ambiente

No dia 1 de Agosto, o DASSO (Departamento de Ambiente, Saúde e Segurança) realizou uma si-mulação de emergência no edifício principal do Porto “Direcção do Porto”, na qual participaram 32 colaboradores da direcção. O objectivo da simu-lação era treinar os trabalhadores no sentido de estarem sempre atentos e prontos para evacuar o local em caso de emergência. O alarme foi ac-cionado às 14:30 e levou 3 minutos para evacuar alguns trabalhadores para o ponto de concentra-ção. A ambulância levou 3 minutos para chegar ao local da ocorrência para prestar assistência e o bombeiro levou 4 minutos.

Simulação de Emergência

Colaborador do DASSO accionando a sirene manual

Chegada dos bombeiros ao local da ocorrência

Colaboradores saindo em direcção ao ponto de concentração

(9)

Gente

Esta divisão é composta por 2 trabalhadores efec-tivos da Portos do Norte, nomeadamente o Sr. Gabriel António, Chefe da Divisão de Segurança, e o Sr. Luís Manquira, técnico de Segurança. Os restantes trabalhadores são subcontratados, e in-cluem uma brigada de bombeiros, 3 turnos cons-tituídos por 12 homens e posições fixas de vigilan-tes no porto.

A principal tarefa do sector é garantir a seguran-ça dos trabalhadores e dos bens no porto,

atra-Divisão de Segurança Portuária

(10)

Perfil do Colaborador

Nome:

Domingos Ali

Natural de: Vila De Mossuril Posição: Estafeta

Admitido: 2 de Janeiro 2006  

Descrição de Funções: Distribuição de

expedien-tes em diversas instituições

Passatempos:   Ler a Bíblia

Como concebe o Porto de Nacala nos próximos 5 anos? Um Porto com muito  Desenvolvimento Descreve o Porto de Nacala numa só palavra:

um porto de referência

Nome:

Tânia Margarida Domingos

Raudinho Ramos

Natural de: Nampula Posição: Contabilista

Admitido: 2 de Março 2015 

Descrição de Funções: Reconciliação de grandes

fornecedores e unidade de custos

Passatempos: Ler

Como concebe o Porto de Nacala nos próximos 5 anos? Mais desenvolvido e com maior

capaci-dade de resposta aos seus clientes.

Descreve o Porto de Nacala em uma palavra:

(11)

Foto & Síntese

(12)

Tel: (+258) 26 526 279/81 | Fax: (+258) 26 526 390 Maputo

Bairro da Sommerschield - Maputo, Moçambique

Tel.: ( +258 (21) 498 477 | Fax: (+258 (21) 498 482

Referências

Documentos relacionados

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

Quanto às suas desvantagens, com este modelo, não é possível o aluno rever perguntas ou imagens sendo o tempo de visualização e de resposta fixo e limitado;

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

Finally,  we  can  conclude  several  findings  from  our  research.  First,  productivity  is  the  most  important  determinant  for  internationalization  that 

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados

Dificultando a inserção no mercado de trabalho, as pessoas que tenham problemas de saúde, ainda que não graves, e atentando contra o sigilo das informações médicas (Art. 5°,

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo