• Nenhum resultado encontrado

Conhecimentos Específicos:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Conhecimentos Específicos:"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº003/2015 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

CARGO: ODONTOLOGO 40 HORAS

Nome do candidato:____________________________________Doc. Identificação: _______________ Conhecimentos Específicos:

1- De acordo com a Lei Nº. 8.080, é de responsabilidade EXCLUSIVA do Governo Federal: a) Formular, avaliar e apoiar políticas nacionais no campo da saúde.

b) Acompanhar, avaliar e divulgar os seus indicadores de morbidade e mortalidade. c) Prestar apoio técnico e financeiro aos municípios.

d) Coordenar e, em caráter complementar, executar ações e serviços de vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, alimentação e nutrição e saúde do trabalhador.

2- Conforme a Lei Nº. 8.142/90, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências, assinale a alternativa que não está correta.

a) O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) terão representação no Conselho Nacional de Saúde.

b) O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

c) Os recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) serão alocados como despesas de custeio e de capital do Ministério da Saúde, seus órgãos e entidades, da administração direta e indireta.

d) A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e Conferências não poderá ser paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos.

3- Estão incluídas no campo de atuação do Sistema Único de Saúde – SUS, exceto: a) O incremento, em todas as áreas de atuações, do desenvolvimento científico e tecnológico. b) A ordenação da formação de recursos humanos na área de saúde.

c) A colaboração na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.

d) A participação na formulação da política e na execução de ações de saneamento básico. 4- A respeito dos Programas de Nacionais de Saúde, assinale a alternativa incorreta:

a) A Política Brasil Sorridente propõe garantir as ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros, entendendo que esta é fundamental para a saúde geral e a qualidade de vida da população. b) O Programa de Agentes Comunitários de Saúde, hoje, ainda não é considerado parte da Saúde da Família. c) A Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo

assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde.

d) A Saúde da Família busca maior racionalidade na utilização dos demais níveis assistenciais e tem produzido resultados positivos nos principais indicadores de saúde das populações assistidas às equipes de saúde da família.

5- Sabe-se que todos os cidadãos têm direito ao acesso às ações e aos serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde promovidos pelo Sistema Único de Saúde. Entre as afirmativas a seguir, assinale a que está em desacordo com os Direitos dos Usuários da Saúde:

a) O encaminhamento à Atenção Especializada e Hospitalar será estabelecido em função da necessidade de saúde e indicação clínica, levando-se em conta critérios de vulnerabilidade e risco com apoio de centrais de regulação ou outros mecanismos que facilitem o acesso a serviços de retaguarda.

b) Nas situações de urgência/emergência, o atendimento se dará de forma incondicional, em qualquer unidade do sistema.

(2)

d) As informações sobre os serviços de saúde contendo critérios de acesso, endereços, telefones, horários de funcionamento, nome e horário de trabalho dos profissionais das equipes assistenciais não devem estar disponíveis aos cidadãos nos locais onde a assistência é prestada e nos espaços de controle social.

6-São características clínicas dos Carcinomas Bucais de Células Escamosas, EXCETO: a) Acometem mais o sexo masculino.

b) Apresentam crescimento endofítico com ulceração. c) Apresentam dor acentuada na fase inicial de crescimento. d) Podem apresentar uma placa leucoplásica ou eritroplásica

7-“Lesão radiotransparente bem definida, apresentando margem esclerótica, unilocular, associada à coroa de um dente incluso ou impactado”. A lesão cística a que corresponde este aspecto radiográfico é:

a)Cisto de Erupção. b)Cisto Dentígero. c)Cisto Traumático.

d)Cisto Ceratinizante e Mineralizante.

8-São doenças freqüentemente associadas à imunodepressão causada pelo vírus HIV, EXCETO: a)Queilite Actínica.

b)Pneumonia por Pneumocystis carini. c)Doença periodontal e Úlceras aftóides.

d)Candidíase do esôfago, da traquéia e dos pulmões

9-O cirurgião dentista deverá fazer uso da profilaxia antibiótica para a endocardite bacteriana nos pacientes, EXCETO:

a)Com história prévia de febre reumática sem lesão valvar. b)Com prolapso de válvula mitral com regurgitação. c)Com história de endocardite bacteriana prévia. d)Com próteses valvulares.

10-Em relação à cárie dentária, é CORRETO afirmar:

a)A lesão de cárie pode ser organizada em uma escala que vai desde uma perda mineral inicial em nível ultra-estrutural até a total destruição do dente.

b)As mudanças no critério de diagnóstico de cárie, para utilização do índice CPOd, aumentou o número de dentes com lesão, ocasionando uma elevação desse índice.

c)Com relação à formação de fluoreto de cálcio, verifica-se que quanto maior o pH e maior a concentração de flúor na aplicação maior será a sua formação.

d)Na medida em que as condições que ocasionaram o desequilíbrio do processo de des-remineralização se modificam e avançam, fica impossibilitada a inativação da lesão de cárie.

11-Todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

a) Dentre os tipos de biópsia, o tipo excisional é o mais utilizado, por ser um procedimento de elucidação diagnóstica e não apresentar contra-indicação

b)Na pesquisa de cárie dental, o exame radiográfico subestima a extensão do processo de desmineralização, ou seja, já existe esmalte desmineralizado, antes que apareça no exame radiográfico.

c)No preparo dentário para utilização de uma resina composta, quanto maior a abertura vestíbulo lingual das cavidades oclusais, maior o risco do material restaurador ficar exposto ao contato direto com o dente antagonista. d)A escovação regular com a pasta dental fluoretada é bastante eficiente, pois, ao mesmo tempo em que a placa dental é desorganizada, o flúor ajuda a saliva a repor as pequenas quantidades de minerais perdidas pelo dente. 12- Avalie as afirmativas a seguir, em relação à fluorose dentária:

I) Quanto mais tarde os dentes tenham sofrido mineralização e erupção, mais gravemente serão afetados.

II) É caracterizada pelo aumento da porosidade na superfície e subsuperfície do esmalte, fazendo com que o esmalte pareça opaco.

III) Existe uma relação linear até mesmo entre doses muito pequenas de flúor e a prevalência e a gravidade das mudanças no esmalte dos dentes permanentes.

Assinale a alternativa correta:

a) apenas as afirmativas I e II estão corretas. b) apenas as afirmativas I e III estão corretas. c) apenas as afirmativas II e III estão corretas. d) todas as afirmativas estão corretas.

13- Em relação aos novos conhecimentos sobre a transmissão precoce da microbiota cariogênica, analise as afirmativas:

I- A transmissão da infecção cariogênica ocorre verticalmente entre as gerações e, usualmente, segue a vertente matriarcal.

(3)

Assinale:

a) apenas a afirmativa II está correta b) apenas as afirmativas I e II estão corretas c) apenas as afirmativas I e III estão corretas d) apenas as afirmativas II e III estão corretas

14- Paciente do sexo masculino, 52 anos, diabético tipo II, queixas de dor localizada no dente 46, mobilidade e sensação de dente “crescido”. Clinicamente observa-se tumefação na gengiva e mucosa, ausência de ponto de contato entre os dentes 45 e 46, e profundidade de bolsa de 7mm na mesial do 46. Apresentou resposta positiva aos testes de sensibilidade. O exame radiográfico mostrou perda óssea vertical entre os dentes 45 e 46. O diagnóstico mais provável é:

a) trauma oclusal; b) cisto periodontal; c) abscesso periapical d) abscesso periodontal.

15- Sobre o Tratamento Restaurador Atraumático (TRA), é correto afirmar que: a) tem o caráter provisório

b) segue a mesma filosofia da adequação meio bucal c) não se vincula à educação e motivação do paciente

d) visa a remoção de tecido cariado com instrumentos manuais

16- O flúor como qualquer medicamento apresenta riscos de intoxicação sistêmica, aguda ou crônica. Sobre a toxicologia do flúor é INCORRETO afirmar que:

a)A absorção do flúor se faz principalmente pelo estômago, assim para minimizar os riscos de intoxicação, sugere-se que as aplicações tópicas de flúor sugere-sejam realizadas após as refeições.

b)Com relação à toxicidade crônica do flúor, o único efeito conhecido é a fluorose.

c)A ingestão acima da dosagem de segurança poderá ocasionar intoxicação identificada pelos sintomas: náusea, vômito, dor abdominal, dor de cabeça, diarréia.

d)A ingestão de flúor pela água somente na concentração ótima, não induz á fluorose dental.

17- Existem alguns açúcares para os quais a maioria das bactérias da microbiota oral não possui a capacidade enzimática para a sua eficiente utilização. Um exemplo desses açúcares é:

a) glicose b) xilitol c) maltose d) frutose

18- Entre as medicações que podem causar xerostomia encontram-se: a) anticolinérgicos e antipsicóticos;

b) antidepressivos e antitérmicos; c) anti-hipertensivos e anti-inflamatórios; d) anestésicos locais e anestésicos gerais

19- Paciente de 42 anos, fazendo uso de antidepressivo tricíclico (Triptanol), necessita fazer uso de procedimento odontológico sob anestesia local. Para o procedimento, optou-se por solução anestésica contendo adrenalina. Nesse caso, espera-se que ocorra:

a) diminuição do efeito pressor do vasoconstrictor; b) aumento do efeito pressor do vasoconstrictor; c) diminuição do efeito do antidepressivo; d) aumento do efeito do antidepressivo;

20- Coloque V ou F ( Verdadeiro ou Falso) nas proposições abaixo:

a) Apesar do Vírus da AIDS já ter sido isolado na saliva, ela não é considerada um meio de transmissão

b) A Herpes simples é uma doença infecciosa aguda, sendo uma das mais comuns na cavidade oral. Sua transmissão se dá através de fungos pelo contato direto com lesões ou objetos contaminados

c) Sarcoma de Kaposi é o tumor mais comum em pacientes com AIDS se apresentam na cavidade oral como manchas isoladas ou múltiplas de cor acastanhada geralmente no palato..

d) Durante o processo de esterilização de instrumentos em estufas, etc. deve permanecer no mínimo a 170º C durante 1 hora devido a alta resistência do vírus da hepatite b.

A seqüência correta é: a) V V F V

b) F V V F c) F F V V d) V F V V

21- Em radiologia, a biossegurança no consultório odontológico é de responsabilidade do cirurgião-dentista. Seguindo as normas de biossegurança, nas tomadas radiográficas intraorais e extraorais:

(4)

b) o trabalhador deve segurar o filme durante a exposição sempre que for necessário ou solicitado pelo cirurgião-dentista.

c) caso seja necessária a presença de trabalhador para assistir ao paciente, segurando o filme durante a exposição, esse profissional deve utilizar luvas.

d) todos os trabalhadores devem manter-se afastados do paciente a uma distância mínima de 1 metro.

22- O sucesso de uma prótese parcial removível depende de cuidados e planejamento e do preparo e adequação dos dentes pilares. Os planos-guias devem ser planejados:

a) nas superfícies distais dos dentes pilares, voltadas para o espaço protético, com o objetivo de se obter paralelismo ao eixo de inserção e remoção da prótese.

b) nas superfícies proximais dos dentes pilares, voltadas para o espaço protético, com o objetivo de se obter paralelismo ao eixo de inserção e remoção da prótese.

c) nas superfícies mesial e distal dos dentes pilares, para se obter simetria paralela, com o objetivo de se estabilizar o eixo da futura prótese.

d) em eixo perpendicular, considerando-se o ângulo entre a superfície proximal e o topo do pilar, para se obter maior retenção da prótese.

23- O cirurgião-dentista deve trabalhar em equipe com técnicos em saúde bucal e auxiliares, segundo as Disposições Gerais sobre a Atenção Básica em saúde do SUS. Considerando essas disposições, assinale a alternativa que descreve uma das atividades atribuídas ao cirurgião--dentista.

a) Coordenar e participar de ações coletivas voltadas à promoção da saúde e à prevenção de doenças bucais. b) Participar na realização de levantamentos e estudos epidemiológicos, exceto na categoria de examinador. c) Coordenar a manutenção e a conservação dos equipamentos odontológicos.

d) Realizar o acolhimento do paciente nos serviços de saúde bucal. 24- Considere as seguintes afirmações:

I. Fluorose dentária é uma anomalia de desenvolvimento que ocorre por ingestão prolongada de flúor durante a formação dos dentes.

II. A ingestão concomitante de creme dental fluoretado na fase de formação dentária em localidades onde a água de abastecimento é fluoretada não pode ser considerada um fator de risco para o desenvolvimento de fluorose. III. A ocorrência de fluorose se dá de modo assimétrico nos dentes afetados em ambas as dentições.

A análise das afirmativas permite concluir que a) a I está correta.

b) I e II estão corretas. c) I e III estão corretas. d) II e III estão corretas.

25- A pulpite crônica hiperplásica apresenta dor:

a) provocada, localizada, moderada e de pequena duração. b) provocada, localizada, intensa e de longa duração. c) espontânea, difusa, intensa e de longa duração. d) espontânea, difusa, moderada e de pequena duração.

26. Algumas doenças autoimunes têm o início de sua manifestação com lesões na cavidade oral. Nesses casos, o papel do cirurgião-dentista é fundamental no diagnóstico e encaminhamento do paciente para tratamento médico. Dessas doenças, pode-se destacar:

a) a mucinose oral focal. b) a psoríase.

c) a artrite reumatoide. d) o pênfigo vulgar.

27- Ao exame clínico, em uma criança com 6 anos de idade, observa-se um abaulamento superficial de coloração azulada, recobrindo a região dos incisivos superiores. O diagnóstico e tratamento são respectivamente:

a) fibroma; remoção cirúrgica. b) cisto de erupção; ulotomia.

c) hematoma de erupção; antibioticoterapia. d) fibromatose dilantínica; antibioticoterapia.

28- Nos casos de abscesso dentoalveolar agudo, na fase inicial: a) a dor é intensa, difusa e provocada.

b) o dente não apresenta mobilidade nem extrusão. c) percebe-se inchaço extra-oral.

d) deve-se realizar a abertura coronária, neutralização do conteúdo séptico do canal e debridamento do forame apical para que ocorra o refluxo da coleção purulenta.

29- Com relação aos dentes decíduos, é correto afirmar:

I. Após 1/3 de rizólise, nenhum tipo de tratamento endodôntico deve ser efetuado.

(5)

Está (ão) correta (as) a(s) afirmativa(s) a) I, II e III.

b) II e III. c) III. d) I e II.

30- Após a correta manipulação, conforme as instruções do fabricante e antes da inserção na cavidade dentária a ser restaurada, o Cimento de Ionômero de Vidro convencional deverá apresentar uma superfície: a) opaca, significando excesso de pó adicionado à mistura.

b) opaca, significando consistência ideal para condensação.

Referências

Documentos relacionados

RICARDO TAVARES FERREIRA RICHARD RAMOS BEZERRA RITA DE CASSIA CABRAL SIMOES RITA DE CASSIA SANTOS SILVA ROBERTO KIYOSHI HASHIMOTO RODRIGO BENITO TENORIO 3 RONNI PETERSON

Este trabalho teve como objetivo alterar geneticamente esta linhagem, criando a nova linhagem Klebsiella pneumoniae Kp17, para aumentar a expressão do gene AdhE,

Foi efectuada uma análise descritiva do número de prescrições segundo o grupo ATC, sexo e idade do utente, usando como denominador o total de utentes inscritos e o número

Os principais objectivos deste trabalho passam por analisar e compreender as vantagens competitivas que os poderes políticos locais e metropolitanos têm em

O Arco Metropolitano atravessará zonas urbanas consolidadas, especialmente nos municípios de Duque de Caxias e Nova Iguaçu, implicando, durante a fase de implantação do

O estudo da camada de solvatação no sistema com o par iônico solvatado apresenta resultados, apenas, para a hidratação do cátion lítio em relação aos átomos

A PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO NOVO DO PARECIS, através da Comissão de Permanente de Licitação, torna público para conhecimento dos interessados que na licitação com

Ao mesmo tempo os participantes tinham-se dirigido ao Papa Paulo VI para que, servindo-se do rico material do mesmo Sínodo, preparasse e publicasse um documente pessoal, como